Saturday, January 10, 2009

CARTOFILIA/COLECCIONISMO & MEMÓRIA, DE FERNANDO MAURÍCIO - UMA NOVA EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

A Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe, de 12 a 30 de Janeiro, a exposição Cartofilia-Coleccionismo & Memória, de Fernando Maurício. Trata-se de uma exposição de postais ilustrados de Fernando Maurício, natural da vila da Benedita. Trata-se de um cidadão dedicado à preservação do património histórico local, que revela nesta mostra aspectos fascinantes e ainda pouco conhecidos como é o caso do coleccionismo de postais, a cartofilia. Esse interesse do autor teve início em 1966, sendo uma influência herdada pelo seu tio, padre, que estudou em Roma, de uma sua colecção de cartões postais sobre arte sacra. Esta exposição apresenta 116 postais, organizados e catalogados por: concelhos, temas, postais simples e máximos, estrangeiros, ilustrados à pena, a guache e a óleo. Da classificação temática destacam-se: actores portugueses, aves, aviões, azulejos, brasões, calçada portuguesa, cinema, comboios, estações de caminho de ferro, janelas e portas, navios, pelourinhos, poesia; tauromaquia e trajes. Promete ser mesmo muito interessante!

NIKOLAI LUGANSKY DÁ RECITAL EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Ciclo de Piano - Temporada de Música 2009
-Nikolai Lugansky-
12 de Janeiro - 19 horas
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Leos Janácek
Sonata para Piano 1.X.1905
Fryderyk Chopin
Sonata para Piano N.°3, em Si menor, op. 58
Sergei Rachmaninov
Sonata para Piano N.°1, em Ré menor, op. 28
Nikolai Lugansky, nascido em 1972, em Moscovo, está entre os maiores talentos da nova geração de pianistas russos. Classe, elegância, paixão, inspiração, fenómeno. É com palavras destas que a imprensa especializada fala das actuações de Lugansky. Os muitos e prestigiados prémios que continuam a cair no seu palmarés confirmam as descrições. Lisboa poderá confirmá-lo, ao vivo... É de ir!

IL GIARDINO ARMONICO CELEBRA HÄNDEL NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

GIOVANNI ANTONINI - direcção musical
-HANDEL POR IL GIARDINO ARMONICO-
11 de Janeiro - 21 horas
-GRANDE AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM-
Neste seu regresso ao Centro Cultural de Belém, Il Giardino Armonico apresenta um programa que gira em torno dos Concerti grossi de Handel, que morreu há exactamente 250 anos, alargando-se à música italiana da época, de Geminiani a Sammartini. Conduzida pelo milanês Giovanni Antonini e formada por jovens provenientes das melhores escolas europeias, a orquestra Il Giardino Armonico encara a tradição musical italiana com jovialidade, alegria e modernidade. O seu objectivo é reavivar a música barroca com um entusiasmo renovado. O repertório incide principalmente nos séculos XVII e XVIII, e, dependendo das exigências do programa, a sua formação em palco pode ir de 3 a 35 músicos. Consagrada internacionalmente pelas audiências mais exigentes, a orquestra italiana conta já com inúmeros prémios, como o Diapason d’Or, em 1995 e 1998, o Echo-Preis,em 1998, e o Gramophone Award, em 1996. Desde Abril de 2007, Il Giardino Armonico é o Ensemble Barroco em residência no Centro Cultural Miguel Delibes em Valladolid.
PROGRAMA
GEORG FRIEDRICH HANDEL (1685-1759)
Concerto grosso op. 6 N.º 1 em Sol maior
FRANCESCO SAVERIO GEMINIANI (1687-1762)
Concerto grosso op. 5 N.º 12 “La Follia” para cordas e baixo contínuo
GEORG FRIEDRICH HANDEL
Concerto grosso op.6 N.º 12 em Si menor
Intervalo
GEORG FRIEDRICH HANDEL
Concerto grosso op. 6 N.º 6 em Sol menor
GIUSEPPE SAMMARTINI (1695-1750)
Concerto em Fá maior para flauta, cordas e baixo contínuo
GEORG FRIEDRICH HANDEL
Concerto grosso op. 6 N.º 7 em Si bemol maior
Absolutamente imperdível! Com todas as letrinhas bem no sítio...

Friday, January 09, 2009

NOVIDADE DA SEMANA: MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA INAUGURAM NOVA TEMPORADA DE CONCERTOS NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

É verdade. A nova temporada de concertos do Cine-Teatro de Alcobaça vai ser inaugurada na próxima sexta-feira, 23 de Janeiro, às 22 horas, com mais um Concerto(s) Íntimo(s) de Cister, desta vez com a presença em palco do agrupamento nacional Madredeus & A Banda Cósmica. Trata-se do regresso dos Madredeus a Alcobaça, alguns anos depois de terem actuado na Praça 25 de Abril, em frente à entrada principal do Mosteiro de Santa Maria. Nesse espectáculo participaram ainda Teresa Salgueiro (então grávida), José Peixoto e Fernando Júdice, que entretanto abandonariam o projecto. Manteve-se, contudo, o núcleo duro dos Madredeus, formado pelos seus fundadores Pedro Ayres Magalhães (guitarra clássica) e Carlos Maria Trindade (sintetizadores), ao qual se juntaram duas novas vozes femininas, as das cantoras Mariana Abrunheiro e Rita Damásio. O primeiro trabalho discográfico dos renovados Madredeus, Metafonia, foi lançado no mercado em 20 de Outubro de 2008, nele se contando com a participação da Banda Cósmica, composta por Ana Isabel Dias (harpa), Sérgio Zurawski (guitarra eléctrica), Gustavo Roriz (guitarra baixo), Ruca Rebordão (percussão), Babi Bergamini (bateria), Jorge Varrecoso (violino) e Sofia Vitória, Cristina Loureiro e Marisa Fortes (coros). Em Metafonia, esta nova formação dos Madredeus propõs-se reinventar a abordagem à música cantada em português para grandes espectáculos, bebendo da tradição das composições portuguesas e dos arranjos da música popular da Europa, África Ocidental e Brasil. Alcobaça poderá confirmar se esse novo posicionamento criativo e interpretativo dos Madredeus resulta em pleno, já em 23 de Janeiro, no seu Cine-Teatro...
É de ir!

18ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 11 de Janeiro, a décima-oitava emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na décima-oitava emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- Uma das notícias mais agradáveis das últimas semanas referia que o Presidente da Câmara Municipal de Moura, José Maria Pós-de-Mina, havia sido escolhido como uma das 10 personalidades do ano, a nível mundial, pela revista norte-americana One World. Essa distinção deveu-se muito claramente ao bem sucedido projecto de energias alternativas que aquele autarca tem desenvolvido no seu concelho. Em ano de eleições autárquicas, essa autêntica lufada de ar fresco no nosso sistema político poderá ser um bom prenúncio, numa época em que os nossos autarcas nem sempre andam nas bocas do mundo pelos melhores motivos... Será mesmo assim?-
É claro que um debate pontificado por este tema acabará certamente por se desenvolver a caminho das próximas eleições autárquicas e para a própria discussão sobre a evolução do actual sistema eleitoral português... É de ouvir, nem que seja pela Internet (
http://www.cister.fm)!

MARIJANA MIJANOVITC E ORQUESTRA DE CÂMARA DE BASILEIA ACTUAM EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Marijana Mijanovic e Orquestra de Câmara de Basileia
Ciclo de Música Antiga
11 de Janeiro - 19 horas
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian

Orquestra de Câmara de Basileia
Marijana Mijanovic (Meia-soprano)

Georg Friederich Händel
Concerto grosso Nº 2, em Si bemol maior, HWV 313
Antonio Vivaldi
«Sovvente il Sole», da ópera Andromeda liberata
«Sorge l’irato nembo», da ópera Orlando furioso
Georg Friederich Händel
Concerto grosso Nº 3, em Sol maior, HWV 314
«Ah stige larve», da ópera Orlando
«Se fiera belva ha cinto», da ópera Rodelinda
Georg Friederich Händel
Concerto grosso Nº 4, em Fá maior, HWV 315
Antonio Vivaldi
«Cessate, omai cessate», Cantata para Contrato e Cordas, RV 684
Georg Friederich Händel«Gigue», da ópera Giulio Cesare
«Se in fiorito», da ópera Giulio Cesar
Será certamente muito bom: podemos garanti-lo com todas as letras!

Thursday, January 08, 2009

AS AVENTURAS DE PUCK, O DUENDE, NA QUINTA DA REGALEIRA, PELO TEATRO TAPAFUROS

a Cultursintra apresenta:
As Aventuras de Puck, o Duende
numa adaptação livre da versão infantil de Hélia Correia
de Sonho de Uma Noite de Verão
de William Shakespeare
Quinta da Regaleira - Sintra
Sábado: 16h Domingo: 11h30
pelo Teatro TapaFuros
até 26 de Abril

«É que há fadas e duendes escondidos em Sintra… Obedecem aos reis da floresta, Oberon e Titânia… Eles andam zangados por causa de um pedacinho de Lua… Puck, o duende traquinas, não vai ter tempo para descansar! Com as suas magias tem de consertar (e desconsertar!) as vidas de todos. Ainda por cima três artesãos de Sintra andam a preparar uma peça maluca sobre uma princesa moura dos sete ais, que querem oferecer na noite de casamento dos Reis de Sintra. Será que vão conseguir ter tudo ensaiado a tempo? Isto e muito mais são As Aventuras de Puck, o Duende! Um sonho!»
Puck – O Duende
«O mais cretino deles todos, que era para fazer de D. Mendo, enganou-se na cena e foi esconder-se atrás de uma moita. Vou eu e aproveito a situação: troquei a cabeça dele por uma cabeça de burro. (…) Foi então que a Rainha acordou e o viu. Apaixonou-se logo pelo burro.»
Titânia – Rainha das Fadas
«Peço, gentil mortal, canta outra vez; a tua voz fascina os meus ouvidos, tal como o teu aspecto o meu olhar. E à primeira vista te juro que me apaixonei por ti.»


Encenação: Rui Mário; Adaptação: Hélia Correia/ Teatro TapaFuros; Actores: Filipa Duarte, Samuel Saraiva, Rute Lizardo; Música Original: Pedro Hilário; Figurinos/Cenografia: Flávio Tomé; Desenho de Luz: Paulo Campos dos Reis; Vozes Off: Ana Trindade, Catarina Trindade, Catarina Salgueiro, Consultoria Técnica: Câmara dos Ofícios; Equipa Figurinos/Cenografia: Carla Guerreiro, Cláudia Gomes, Rute Lizardo, Madalena Henriques; Montagem: Fábio Ventura, Jorge Facas, Olavo Silva, Vito; Secretariado: Fábio Ventura, Marco Silvestre, Rui Fernandes; Produção: Marco Martin
espectáculo aconselhado para maiores de 4 anos
Disponível de 2ª a 6ª para escolas e grupos com pré-marcação
É de ir!

Wednesday, January 07, 2009

O (MUITO) MAU ESTADO DA SAÚDE EM PORTUGAL, NUMA SENTIDA E ESCLARECEDORA POSTAGEM DA MARTA LUÍS

Ainda há poucos dias um dos comentadores do programa Um Olhar Sobre a Semana sublinhava (com toda a razão!) o facto de em Portugal os presos serem normalmente pessoas pobres, enquanto praticamente todos os criminosos ricos deste país escapam usualmente às (chamadas) teias da lei... Tal como a Justiça, também a Saúde aparenta estar (claramente!) ao serviço dos ricos em Portugal, tendo os mais desfavorecidos de se contentar habitualmente com o (pouco que) resta em termos de assistência médica e hospitalar... A Marta Luís, minha simpática colega de há muitos anos na Rádio Cister de Alcobaça, escreveu e publicou ontem, 6 de Janeiro, no seu blogue ...Reticências..., um sentido e esclarecedor texto em que descreve a odisseia que tem ultimamente percorrido naquilo a quem pomposamente apelidam de Sistema Português de Saúde. É um texto para ler e pensar, e certamente muitos dos que o lerem ficarão com vontade de dar umas boas palmadinhas na cara a quem de direito (ou de torto...). O endereço daquele blogue é http://www.martaluis.blogspot.com
e essa postagem merece muito mais que uma simples reflexão!

Tuesday, January 06, 2009

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA LANÇA NOVO CICLO DE SÁBADOS NO MUSEU

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Laboratorio Chimico - Largo Marquês de Pombal -Coimbra
-Sábados no Museu 2009-
Com o objectivo de promover o interesse pela ciência, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra propõe para 2009 um novo ciclo dos Sábados no Museu com novos temas e actividades dirigidas a crianças a partir dos 3 anos. Todos os Sábados à tarde, às 15h00, poderão descobrir muitas coisas interessantes sobre ciência e visitar as exposições do museu. A começar já este mês:
10 DE JANEIRO
MUDA DE COR?
O que têm em comum o vinagre e o limão? E a pasta de dentes e o limpa-vidros? Vem ver como os líquidos podem mudar de cor e descobrir porquê. A partir dos 5 anos.
17 DE JANEIRO
PLANETAS LONGÍNQUOS
Sabias que há estrelas, para além do Sol, que têm planetas à sua volta? Vem conhecer alguns destes planetas longínquos e construir o teu sistema extra-solar. A partir dos 8 anos.
24 DE JANEIRO
QUEM TAPOU O SOL?
A Lua consegue tapar o Sol? Vem saber o que acontece durante um eclipse e por que razão não se vê em todo o Mundo. A partir dos 7 anos.
31 DE JANEIRO
ORQUESTRA ECOLÓGICA
Queres fazer uma orquestra com materiais recicláveis? Junta os teus amigos e venham todos ao barulho! A partir dos 3 anos.
Este novo ciclo de Sábados no Museu prolonga-se até 28 de Março e já se sabe que é absolutamente imperdível!

OFICINA DO GIMBA - UM NOVO ANO DE ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES

ANO NOVO, CURSO NOVO!
-OFICINA do GIMBA-
todas as terças - a partir de 5 de Janeiro
ESCRITA DE LETRAS DE CANÇÕES - NÍVEL 1
-EscreverEscrever-
Largo Camões, 36 - 3º dt
Lisboa
Que tal iniciar o ano com a Iniciação à Escrita de Letras de Canções? É um curso super-divertido numa escola super-divertida – a escrever escrever – onde se aprende os segredos mais bem guardados da escrita de letras de canções! Inscreva-se nesta viagem fantástica pelas florestas da retórica! Entre nas grutas da fonética! Conheça as cordilheiras da prosódia! Atreva-se a mergulhar numa sopa de letras! Experimente a pesca de palavras, o jogo dos monossílabos, a linguagem dos traços, e o duche de vogais tónicas! Prove os cocktails de rimas e delicie-se com um banquete de aliterações recém-colhidas. Todas as terças-feiras a partir de 5 de Janeiro (das 19.30 às 22h), relaxe com o tuga-yoga!Esta é uma experiência que desperta os sentidos e abre novas dimensões de consciência! (seis milhões de pessoas não podem estar enganadas!). E a escola é em pleno Largo de Camões, com vista para o Tejo!
É de ir, aprender!

Monday, January 05, 2009

NOVO MUNDO, PELA ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO, NA CASA DA MÚSICA


Sexta-Feira - 9 de Janeiro - 21 horas
Sala Suggia - Casa da Música - Porto
Novo Mundo
Uma ponte entre o Velho Continente e o Novo Mundo na viragem do século XIX para o século XX. O mais conceituado compositor eslavo do Romantismo compôs a sua 9ª Sinfonia em Nova Iorque, influenciado pelas canções que escutou aí. O perfil inconfundível da cidade que nunca dorme serve de inspiração ao maior compositor do Brasil, país tema da programação da Casa da Música. George Gershwin retrata o bulício da cidade luz aquando da viagem que o trouxe à Europa na década de 192 0. Já no último quartel do século XX, Ligeti estreia nos Estados Unidos uma encomenda da Associação Sinfónica de São Francisco que confirmava o seu nome como um dos maiores criadores do século. Mas nenhum concerto tem início sem a orquestra afinar. Tuning Up, de Edgar Varèse, oferece um olhar jocoso sobre essa arte imprescindível a qualquer orquestra.
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO
Christoph König - direcção musical
Edgar Varèse - Tuning Up
George Gershwin - Um Americano em Paris
György Ligeti - San Francisco Polyphony
Heitor Villa-Lobos - New York Skyline
Antonín Dvorák - Sinfonia n.º 9, Novo Mundo
Palestra pré-concerto por Gabriela Canavilhas
É de ir!

Sunday, January 04, 2009

NEW KIDS ON THE BLOG: OS MELROS

Só hoje soubemos de um novo e importante acontecimento na chamada blogosfera alcobacense. Trata-se, como não podia deixar de ser, do surgimento de um novo blogue, intitulado Os Melros, que define o seu posicionamento blogosférico nos seguintes termos "Cada um afina ou desafina quando, enquanto, como e sobre o que lhe aprouver. Cada um, melhor que o outro, não abdica da responsabilidade própria inerente á sua condição de melro livre. A nossa vocação é universalista mas, tendo o nosso pouso em Portugal e dentro deste particular, a maior parte de nós nidificado em Alcobaça, não estranhem os casuais e por certo pouco numerosos ouvintes que, a estes remotos e ancestrais lugares e demais melros instalados, dediquemos algumas árias." Como se pode ver a coisa promete, sendo seus autores os nossos amigos António Matos, Felisberto Matos e Ninguém. O endereço do blogue Os Melros é
e está claro que o Nas Faldas da Serra lhe deseja largos e reluzentes voos por este universo fora. Bem-vindos!

LISBOA JÁ TEM UMA LIVRARIA DE POESIA. CHAMA-SE POESIA INCOMPLETA E É UM AUTÊNTICO ACHADO!

Há cerca de três anos, durante uma viagem pelo sul e pelo centro de França, fui surpreendido, junto à catedral de Clermont-Ferrand, por uma das livrarias mais deliciosas e fascinantes que até hoje visitei. Chama-se La Compagnie du Chat Noir e trata-se, nem mais nem menos, de uma livraria sonora. Quer isto dizer que os livros ali disponibilizados ao público não o são em formato analógico, ou seja, em papel, mas sim em formato sonoro, ou seja, em CD! E existem lá umas boas centenas de livros... Essa livraria funciona simultaneamente como salão de chá e dispõe de um site na Internet, cujo endereço é http://compagnie.chat.noir.free.fr/.
Os nossos visitantes e amigos que quiserem ficar com uma ideia mais pormenorizada sobre essa irresistível livraria sonora podem consultar uma não menos fascinante reportagem do canal televisivo TV 8 / Clermont-Ferrand sobre esse espaço de cultura, consultando o endereço http://www.clermont-ferrand.fr/Compagnie-du-Chat-noir.html.
Tive esta semana conhecimento de que alguém começou a dar passos no mesmo sentido no nosso Portugal, ao saber que tinha sido inaugurada em Lisboa a primeira livraria exclusivamente dedicada à poesia no nosso país. Chama-se Poesia Incompleta e situa-se no nº 11 da Rua Cecílio de Sousa, em Lisboa, no Príncipe Real. Esse espaço de sensibilidade e muito bom gosto funciona de segunda a sábado, entre as 10 e as 19 e 45, dispondo ainda de um blogue, cujo endereço é
http://poesia-incompleta.blogspot.com. Trata-se de um autêntico jardim do paraíso para quem ama a poesia com todas as letras, não deixando Alcobaça de lá marcar um lugar muito especial, dado que entre uma sua pequena lista de coisas muito apetecíveis consta um belíssimo e raro livro do poeta alcobacense Levi Condinho: o seu Saxofone, editado pela & Etc. É uma livraria de visitar, pois é mesmo uma delícia!

ALFREDO COELHO EXPÕE NA GALERIA PAULO SANTOS - ARTE CONTEMPORÂNEA

O artista de representação visual angolano Alfredo Coelho expõe pintura a acrílico sobre tela e sobre papel, até ao próximo dia 18 de Janeiro, na galeria Paulo Santos - Arte Contemporânea (Rua do Poder Local, 6 B - Pontinha / Junto ao estacionamento do metro da Pontinha), recentemente reaberta ao público. Todos os quadros patentes nessa exposição estão disponíveis on line, no endereço http://www.paulo-santos.com, podendo ser adquiridos por essa via, anunciando aquela galeria a sua disponibilidade para a entrega dos quadros que vende em todo o país.
Alfredo Coelho é natural de Angola, tendo nascido em Nova Lisboa/Huambo, em Agosto de 1959. Dedica-se exclusivamente às Artes Plásticas desde 1980, quando iniciou a actividade como pintor, tendo mais tarde alargado a sua experiência a áreas como a fotografia, vídeo, instalação e escultura, com destaque para a criação e execução do Troféu (escultura em ferro) para o V Festival Internacional de Teatro - Resende/Rio de Janeiro. Realizou dezenas de exposições individuais em diversos países como França, Alemanha, Espanha, Brasil e Portugal, onde está representado em inúmeras colecções privadas e acervos oficiais, entre os quais: MAM - Museu de Arte Moderna - Resende/Rio de Janeiro/Brasil; Banco de Macau; Museu Diogo Gonçalvez, Fundação Ouro Negro/Portugal, e outras.Participou em inúmeras exposições colectivas e em Salões e Feiras Internacionais de Arte. Foram-lhe atribuídos Primeiros Prémios de Pintura (Público) na Primeira PortArt / Feira Internacional de Arte de Portimão em 1993 (Algarve/Portugal) e no XIII Salão de Arte de Itatiaia - Rio de Janeiro/Brasil em 1995, além de outras distinções.Está referênciado em diversas edições de Arte tais como: Aspectos das Artes Plásticas em Portugal / ed. FIC (1992); O Artista e seu Mercado / ed. Adrian Publishers (1993), entre outras publicações pontuais da especialidade.Actualmente reside e trabalha em Portugal (Algarve), depois de ter passado cerca de 20 anos no Brasil e 4 na Alemanha.
É de visitar!