Saturday, December 12, 2009

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A GRIPE A, EM PATAIAS

A Junta de Freguesia de Pataias promove uma SESSÃO DE ESCLARECIMENTO - GRIPE A, que terá como oradora Dina Ruivaco, Coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Alcobaça Norte. A sessão realiza-se no AUDITÓRIO BOMBEIROS V. PATAIAS, no dia 13 Dezembro, domingo, às 16 horas. Pretende-se esclarecer a população sobre uma série de dúvidas que diariamente surgem. É de ir!

INAUGURA HOJE: EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE NATAL, EM ALCOBAÇA, NA GALERIA CONVENTUAL

Neste Natal, a Galeria Conventual, em Alcobaça, convidou um conjunto de artistas a apresentar trabalhos de pintura, desenho, fotografia e colagem de pequenos formatos, de forma a possibilitar a aquisição de obras de arte a custos igualmente pequenos.
Estarão patentes estudos de Ana Maria Botelho, Irene Sá Natividade e Isabel Leite, fotografias de João Costa, desenhos a pastel e aguarela de Jorge Pereira de Sampaio, colagens de José Alberto Vasco, desenhos e pinturas de Paula Teresa, fotografias de Paulo Madeira e um conjunto de pinturas e desenhos antigos de autores anónimos do acervo da Galeria. E, cumprindo-se a tradição da Conventual, é apresentado o Presépio montado por Joana d´Oliva Monteiro e Jorge Pereira de Sampaio. A inauguração é no próximo sábado, 12 de Dezembro, entre as 17 e as 20 horas. É de ir!

Friday, December 11, 2009

O PÃO, DE JORGE PINHEIRO, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes . Alcobaça
O Pão
Estudos Preparatórios para o Quadro "O Guarda, o Pão e o Camponês"
de
Jorge Pinheiro
de 13 de Dezembro a 27 de Fevereiro
Inaugura em 13 de Dezembro, às 15 horas
Segunda a Sexta: das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas
Sábado e Domingo: das 14 às 18 horas
É de visitar!

Thursday, December 10, 2009

THIERRY FERREIRA APRESENTA VÍDEO NO CONVENTO DE MAFRA

Integrada nas comemorações do 200º aniversário da edificação do Convento de Mafra, o artista de representação visual alcobacense Thierry Ferreira foi convidado a apresentar um vídeo , no espaço museológico desse magnífico monumento, que é património nacional desde 1910. A inauguração da exposição de Arte Contemporânea - SONHO EM CONTRAPONTO. terá lugar no próximo sábado, dia 12 de Dezembro, pelas 15 horas.
Pintura de Ricardo Passos; Instalação de Paula Rousseau; Vídeo de Thierry Ferreira.
Excepcionalmente nesse dia, as entradas serão gratuitas visto a exposição decorrer dentro do espaço museológico do palácio. É de visitar!

LUÍS VAZ 73 EM LISBOA, NO CENTRO DE ARTE MODERNA DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Luís Vaz 73
até 13 de Dezembro . às 13h00 e às 16h30 . Terça a Domingo . Entrada livre
Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna . Fundação Gulbenkian . Lisboa

A obra Luís Vaz 73 foi exibida pela primeira vez, em 1975, no V Festival Internacional de Mixed Media em Gand (Bélgica), mas a sua génese data de 1973, quando o compositor português Jorge Peixinho, então estagiário do Governo belga no IPEM (Universidade de Gand), compõe o «poema (sinfónico) electrónico», com o mesmo nome, que tem por base o poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Ernesto de Sousa reprogramou o conceito da obra musical em instalação mixed media, concebendo uma estrutura visual e espacial. Luís Vaz 73 teve, entre 1975 e 1981, seis apresentações públicas em Portugal e no estrangeiro. Foi exibido pela última vez em 1981. Contou, nas suas diferentes apresentações, com a participação do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.

A actual recriação tem como referência principal a apresentação ocorrida na Galeria Nacional de Arte Moderna de Belém, em 1976: uma estrutura musical base de quatro Cantos (I, III, IX, X), com quatro momentos de improvisação musical, quatro projecções simultâneas de imagens e com concepção espacial de Fernando Calhau (1948-2002).

A obra tem sido apresentada em duas sessões diárias, entre as 13h00 e as 14h30 e as 16h30 e 18h00, até 13 de Dezembro, todos os dias, excepto às 2ª feiras.

Organizada pelo CAM em conjunto com o Serviço de Belas-Artes, a exposição Anos 70. Atravessar Fronteiras, comissariada por Raquel Henriques da Silva, com a colaboração de Ana Ruivo e Ana Filipa Candeias, junta centena e meia de obras de mais de 100 artistas representativos desta década, fortemente marcada pela revolução de 25 de Abril de 1974, e dominada pela energia, contaminação e experimentação.

São explorados novos meios, como a fotografia, o vídeo, a instalação e a perfomance, num cruzamento de processos e estéticas que atravessam todas as fronteiras. A mostra estará aberta até 3 de Janeiro de 2010.

Visitas Luís Vaz 73
Domingo . 13 de Dezembro . 16 horas
por Jaime Reis (musicólogo e compositor)

Visitas Anos 70 Atravessar Fronteiras
Domingo . 13 de Dezembro . 12 horas
por Raquel Henriques da Silva (comissária da exposição)

É de visitar!

MARGARIDA SOARES CARDOSO LANÇA METAMORFOSES, EM LISBOA

Lançamento do Livro
Metamorfoses
de
Margarida Soares Cardoso
Sábado . 12 de Dezembro . 19 horas
Livraria Ler Devagar - Lx Factory . Lisboa
Apresentação a cargo de Cristina Nobre Soares
É de ir!

SALVADOR MASSANO CARDOSO APRESENTA RAMINHO DE ALECRIM, EM SANTA COMBA DÃO

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão, a editora Mar da Palavra e o autor, Salvador Massano Cardoso, convidam-nos a estar presentes no lançamento editorial, em Santa Comba Dão, do livro Raminho de Alecrim (crónicas), em sessão pública a realizar no próximo sábado, 12 de Dezembro, pelas 17 horas, no Auditório da Câmara Municipal. A apresentação da obra, que dá continuidade à colecção Maré Alta, sob a chancela da Mar da Palavra) será efectuada por António José Correia (vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão). É de ir!

GENESIS: ORCHESTRUTOPICA REGRESSA AO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Pequeno Auditório . Sala Eduardo Prado Coelho
Sábado . 12 de Dezembro . 21 horas
Genesis . Orchestrutopica
Nascimento, criação, origem, luz. São estas as ideias centrais deste concerto, numa proposta da OrchestrUtopica para o Natal. Modalidades de interpretação da ideia de nascimento poderão ser ouvidas através da música contemporânea – no Natal, o momento em que o ciclo anual das estações mergulha na expectativa da renovação e do recomeço. Este concerto conta com obras do britânico Jonathan Harvey, do compositor português Carlos Caires (co-fundador da OrchestrUtopica e também do Coro Ricercare), e uma nova obra, encomendada pela OrchestrUtopica, da jovem compositora lisboeta Andreia Pinto-Correia, residente em Boston, onde estuda composição com Michael Gandolfi no New England Conservatory.
ORCHESTRUTOPICA
CORO DE CÂMARA DA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA
PAULO LOURENÇO . direcção coral
MIHHAIL GERTS . direcção musical
PROGRAMA
JONATHAN HARVEY . Come, Holy Ghost * (1984) 4’
CARLOS CAIRES . Painting wordpainting (2009) 12'
ANDREIA PINTO-CORREIA . E das noites luz ** (2009)
JONATHAN HARVEY . Come, Holy Ghost * (1984) 4’
* Estreia em Portugal
** Estreia absoluta e encomenda da OrchestrUtopica
É de ir e não perder pitada!

SOPRO APRESENTA EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE DESENHO: À CRISE

Sopro . Projecto de Arte Contemporânea
Colectiva
"À CRISE..."
Salão de Desenho . de 10 de Dezembro a 9 de Janeiro
A partir de quinta-feira, 10 de Dezembro, a Sopro - Projecto de Arte Contemporânea, apresenta em parceria com a associação Nada na Manga, uma exposição colectiva de Desenho. As propostas apresentadas pelos cerca de 25 artistas não obedecem a qualquer temática. Em contrapartida, a montagem e a definição do circuito expositivo remetem para um "conceito instalado"- à crise.. Artistas: Martinha Maia, Romeu Gonçalves, Lúcia Prancha, Manuel Santos Maia, Paulo Mendes, Lara Torres com Ana Santos, Francisco Sousa Lobo, Catarina Viana, Carla Cruz, Evgenia Tabakova, The Hut Project, Patrick Coyle, Mikael Larsson, Francesca Anfossi, Carlos Noronha Feio, Sara Nunes Fernandes, Adam Latham, Giorgio Sadotti, Bruno Borges, Patricia Sousa, Soraya Vasconcelos, André Alves, Pedro Alves, Miguelangelo Veiga, Ana Guedes, Paula Prates, Manuel Furtado dos Santos, Ana Sério, Mara Castilho.
--------------------------------------------------------------------------------
SOPRO - Projecto de Arte Contemporânea
Rua das Fontaínhas, 40 (Alcântara) - 1300-257 Lisboa
--------------------------------------------------------------------------------
É de ir! Garantimos que valerá certamente a pena!

Wednesday, December 09, 2009

EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE NATAL, EM ALCOBAÇA, NA GALERIA CONVENTUAL

Neste Natal, a Galeria Conventual, em Alcobaça, convidou um conjunto de artistas a apresentar trabalhos de pintura, desenho, fotografia e colagem de pequenos formatos, de forma a possibilitar a aquisição de obras de arte a custos igualmente pequenos.
Estarão patentes estudos de Ana Maria Botelho, Irene Sá Natividade e Isabel Leite, fotografias de João Costa, desenhos a pastel e aguarela de Jorge Pereira de Sampaio, colagens de José Alberto Vasco, desenhos e pinturas de Paula Teresa, fotografias de Paulo Madeira e um conjunto de pinturas e desenhos antigos de autores anónimos do acervo da Galeria. E, cumprindo-se a tradição da Conventual, é apresentado o Presépio feito pela Joana d´Oliva Monteiro e pelo Jorge Pereira de Sampaio. A inauguração é no próximo sábado, 12 de Dezembro, entre as 17 e as 20 horas. É de ir!

EDSON CORDEIRO NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Grande Auditório . Caldas da Rainha
Sexta-Feira . 11 de Dezembro . 21h30
Edson Cordeiro
Depois do enorme sucesso da tour do ano passado, que encheu as salas onde se apresentou, Edson Cordeiro está de regresso para uma nova digressão pelo nosso país. Um espectáculo imperdível e em que é obrigatório levar a família. É de ir!

APRENDER A EDUCAR CÃES-GUIA PARA CEGOS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
10 de Dezembro . 17 horas
APRENDER A EDUCAR CÃES-GUIA PARA CEGOS
João Pedro Fonseca - Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual
Um cão-guia para cegos é geralmente um labrador de raça retriever, educado durante dois anos para conduzir o seu dono em segurança nas suas deslocações. Ele evita que o seu dono choque com obstáculos, ajuda-o a encontrar a entrada dos locais onde pretende dirigir-se, procura um multibanco ou um telefone público, encontra a passadeira para peões e até impede que pise poças de água e excrementos de outros animais. Nesta sessão, que conta com a presença de um cão guia, vamos aprender como se faz a sua educação e como cada um de nós pode participar directamente nessa formação. Absolutamente imperdível!


UMAR PROMOVE JANTAR E LEILÃO DE SOLIDARIEDADE, NO PORTO

No dia 11 de Dezembro, Sexta-Feira, às 19h30: Jantar de Solidariedade da UMAR, no Restaurante Cadeira de Van Gogh, Rua Morgado Mateus, Porto, para angariação de fundos para a área do combate à violência de género. Coordenação de Margarida Rocha. No final, haverá um leilão de obras de arte e uma tertúlia sobre o tema O Feminismo Faz Sentido Hoje?
Inscrições pelo e-mail umarte.umar@gmail.com
É de participar!

MANUEL JOÃO VIEIRA MOSTRA QUE O ARTISTA PORTUGUÊS É TÃO BOM COMO OS MELHORES, EM LISBOA

Teatro São Luiz . Sala Principal . Lisboa
O Artista Português é Tão Bom Como os Melhores
11, 12 e 13 de Dezembro
Sexta e Sábado, às 21 horas
Domingo, às 17h30
Um espectáculo baseado numa narrativa da autoria de Manuel João Vieira, tendo como ponto de partida os diversos personagens ou alter egos daquele artista, como o Candidato Vieira, o artista contemporâneo Orgasmo Carlos ou os cantores Lello Minsk e Elvis Ramalho, vocalistas das bandas Irmãos Catita e Ena Pá 2000. Trata-se de um espectáculo a não perder!

Tuesday, December 08, 2009

JOÃO GARCIA MIGUEL APRESENTA O SEU BANQUEIRO ANARQUISTA DE FERNANDO PESSOA NO TEATRO MARIA MATOS, EM LISBOA

O Banqueiro Anarquista . Fernando Pessoa
Teatro Maria Matos . Lisboa
Encenação . João Garcia Miguel

"À mesa de um restaurante dois amigos debatem a situação social de um deles que diz paradoxalmente que se tornou banqueiro por que é anarquista politicamente. O absurdo da situação, a falta de teatralidade e o devaneio mental deste personagem, conduzem-nos perante um retrato de vida do qual a maior parte dos ouvintes conhece, ou por experiência própria ou por proximidade familiar. É a evolução clássica de um ponto da escala política, até ao seu oposto, no decorrer de uma vida, tão comum nos nossos políticos e porque não também em alguns dos mais conhecidos membros da nossa finança e economia. O desenrolar da história tem muitas semelhanças e reverberações com os reality shows actuais ou os programas confessionais onde se tece a biografia pessoal em termos mais ou menos fantasiosos." - João Garcia Miguel (2009)
Um projecto Companhia JGM
Encenação – João Garcia Miguel Texto – O Banqueiro Anarquista de Fernando Pessoa Adaptação Dramatúrgica e outros
textos - João Garcia Miguel Interpretação – Anton Skrzypiciel, Ana Rosa Abreu, Isa Araujo, João Pedro Santos
e Sara Ribeiro Movimento – Anton Skrzypiciel Música Original – Steve Bird Realização Vídeo – HOW by Rui Gato
Edição e Operação Vídeo – João Faustino Figurinos – Lidija Kolovrat Cenografia – João Garcia Miguel, Luís Bombico e
Rui Gato Assistência à encenação – Rui Viola Construção de Cenografia – Pedro Santos e Mantos Desenho de Luz –
Luís Bombico Direcção Técnica – Várias Cenas Lda Operação Legendagem – Nuno Correia Fotografia – Márcio Silva
Produção Executiva – Marta Vieira Assistência Produção – Solange Carvalho Web design – Mantos Co-Produção – JGM
Teatro Maria Matos Apoio - Teatro-Cine Torres Vedras Camara Municipal Torres Vedras
Estrutura financiada - MC Dgartes Fundação Calouste Gulbenkian JGM é um artista associado do Espaço do Tempo

De 10 a 15 de Dezembro . às 21h30 . sala principal do Teatro Maria Matos

Absolutamente imperdível!

NOBODY'S BIZNESS BLUES BAND, AO VIVO, NO MAXIME

NOBODY'S BIZNESS . blues band
Cabaret Maxime . Lisboa
Quinta-Feira . 10 de Dezembro

"Azul mais azul, não há!"

Existe uma tendência generalizada para se pensar que os grupos de blues tocam sempre a mesma música – tum tum-tum tum-tum tum-tum... – cantando frases repetidas por entre solos mais ou menos virtuosos de guitarra eléctrica, harmónica ou piano. Tendência errada... Com os NOBODY’S BIZNESS, a cena é diferente! «Branco mais branco, não há!», dizia a publicidade. Mudando a frase para «Azul mais azul, não há» e temos um bom slogan para os Bizness, que trazem ao Maxime os melhores blues que ouvimos nos últimos tempos. A noite de 10 de Dezembro no MAXIME vai ser a mais azul do ano. Mais azul, não há! Herdeiros do blues rural, cru e acústico, estes militantes azulados oriundos do coração do Bairro Alto (o French Quarter de Lisboa) evoluiram recriando o som de heróis como Ida Cox, Tampa Red ou J.J. Cale, mas é dos temas que eles próprios escrevem que sai o melhor sumo da laranja azul, madura e pronta para a melhor colheita. Podem espreitar o myspace e provar um pouco deste néctar, mas para sentir o verdadeiro poder desta vitamina celeste, o melhor é rumar no dia 10 de Dezembro ao Maxime e beber directamente do jarro!

cabaret maxime - pç. alegria, 58 . lisboa

abertura portas 22h00 . espectáculo 23h30

bilhetes € 8,00
é de ir!

Monday, December 07, 2009

MENSAGEM DE FERNANDO PESSOA DEBATIDA NO SEU 75º ANIVERSÁRIO

Casa Fernando Pessoa . Rua Coelho da Rocha, 16 . Lisboa
Quarta-Feira . 9 de Dezembro . 18h30
Mensagem, o Poema, o Prémio e o Estado Novo
debate moderado por Carlos Vaz Marques com a presença de
José Blanco . Richard Zenith . José Carlos Seabra Pereira
É de ir!

AGENDA FEMINISTA 2010 VAI SER APRESENTADA EM LISBOA

A publicação As Mulheres e a República - Agenda Feminista 2010 vai ter a sua apresentação pública na próxima quarta-feira, 9 de Dezembro, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa (Paços do Concelho. Consta que o resultado final daquela produção bibliográfica é lindíssimo, pelo que apenas aqui podemos aconselhar os nossos visitantes e amigos a não perderem este lançamento e esta edição: é de ir!

Sunday, December 06, 2009

ENSEMBLE CONTRAPUNCTUS CELEBRA HAYDN EM ALCOBAÇA, HOJE MESMO!

Comemorando os duzentos anos da morte de Haydn, o ENSEMBLE CONTRAPUNCTUS apresenta cinco concertos em cinco freguesias do concelho, executando nove quartetos de Haydn que ilustram diferentes fases do génio inesgotável do compositor. Tendo como núcleo de base os membros do Moscow Piano Quartet, o ENSEMBLE CONTRAPUNCTUS tem uma composição que abrange as mais diversas formações da música de câmara, tendo sido convidado pela Antena 2 da RDP a realizar a integral dos quartetos de cordas de Joseph Haydn em 2009. Entre Outubro e Dezembro o grupo trouxe uma extensão desse projecto ao concelho de Alcobaça.

PROGRAMA
Joseph Haydn
Quarteto em lá maior op. 9 n.º 6 (1770)
Quarteto em si bemol maior op. 55 n.º 3 (1788)
Quarteto em sol menor op. 74 n.º 3, "O Cavaleiro" (1793)

José Pereira, 1º violino
Arthur Soulès, 2º violino
Alexandre Delgado, violeta
Guenrikh Elessine, violoncelo

Domingo . 6 de Dezembro . 18 horas
Igreja Nª Senhora da Conceição . Alcobaça

Entrada Livre

É de ir!

LEYA PROMOVE CURSO DE ESCRITA CRIATIVA - ESCREVA COM ALICE VIEIRA

Leya . Curso de Escrita Criativa
-Escreva com Alice Vieira-
de 11 de Janeiro a 10 de Fevereiro
às 2ªs e 4ªs - entre as 18h30 e as 20h30
Inscrições de 1 a 19 de Dezembro
Informações:
Isabel Garcez - 214272294 / igarcez@caminho.leya.com
É de inscrever e participar!