Saturday, November 11, 2006

NEW KIDS ON THE BLOG! (3)

Ora aí está mais uma voz alcobacense no universo blogosférico! É a voz sempre muito convicta (e com a qual nem sempre concordo) do Raúl Duarte, que conheço há muito bons anos e com quem já partilhei também o universo radiofónico, na nossa Rádio Cister de (quase) sempre... A voz blogosférica do Raúl Duarte começou precisamente a dar frutos neste mesinho de Novembro e chama-se Nova Opinião. O endereço cibernáutico desse novo às da blogosfera alcobacense é:
http://www.novaopiniao.blogspot.com

UMA HISTÓRIA DE (MUSEU DOS) COUTOS QUE HÁ E (MUSEUS DOS) COUTOS QUE NÃO HÁ

É hoje inaugurada no Centro Cultural da Nazaré a exposição O Litoral dos Coutos de Alcobaça, que ali se manterá até 10 de Dezembro. Quando vi a notícia, julguei que aquela exposição era organizada pelo Museu dos Coutos de Alcobaça. Afinal não é. A organização daquela exposição é da responsabilidade da Câmara Municipal da Nazaré e do Museu Etnológico e Etnográfico Dr Joaquim Manso. Desculpem a pergunta: (por) onde é que anda o Museu dos Coutos de Alcobaça? Ter-se-á perdido no caminho?

Friday, November 10, 2006

CLINIC E CLUBE DE FÃS PRESTAM TRIBUTO AOS DEPECHE MODE NUMA FESTA QUE PODERÁ CHEGAR PERTO DO PARAÍSO POR OBRA E GRAÇA DAS ELECTRÓNICAS CLIENT!

Esta noite de sexta-feira, 1o de Novembro, será animada em Alcobaça, no Clinic Bar, por obra e graça de uma festa/tributo aos Depeche Mode, preparada e apresentada pelo clube de fãs portugueses daquela banda. Na noite de sábado, 11 de Novembro, a coisa piará mais fino e (muito) mais bonito, dessa vez com um live act das Client, uma banda londrina de pop electrónica formada apenas por elegantes e vistosas meninas, e logo três! Mas quem julga que as Client valem só pelo seu (belo) aspecto está bem enganado. Aquilo é maltinha bem batida na noite de Londres e não são mesmo para brincadeiras... A coisa é de arromba!

CENTRO CULTURAL DE BELÉM TRIPLICA ESPECTÁCULOS DE MÚSICA CULTA NESTE FIM-DE-SEMANA

Esta noite, às 21 horas inicia-se o primeiro de uma série de excelentes concertos integrados na série Ano Mozart, previstos para este fim-de-semana em Lisboa, no Centro Cultural de Belém. Este vai ser apresentado no seu Grande Auditório, onde sob o tema/título Chiaroscuro das Paixões actuarão as pianistas Katia e Marielle Labèque acompanhadas pela orquestra Divino Sospiro, sob a direcção de Enrico Onofri. Além deste concerto, estão também previstos dois recitais da série Integral das Sonatas para Piano de Mozart. No primeiro, apresentado na noite de sábado, 11 de Novembro, a partir das 21 horas, no Auditório 3 do Centro Cultural de Belém, actuará o pianista António Rosado. No segundo, apresentado na mesma sala, às 17 hora de domingo, 12 de Novembro, estará em palco o pianista Jorge Moyano. A(s) coisa(s) promete!

NEW GRAPHICS ON THE BLOG!

Constatámos hoje que o nosso colega Capela do Desterro (http://www.capeladodesterro.blogspot.com) apresenta agora um renovado e arejado grafismo. O Nas Faldas da Serra gosta e é visitante assíduo do blogue dirigido pelo Miguel Silvestre, embora nem sempre esteja de acordo com ele. Todavia, a verdade nua e crua é que nesta casa gostamos de todos os blogues que tal como o Capela do Desterro não escolhem nem optam pelo cinzent(ã)o!...

S.A. MARIONETAS DESCOBRIRAM QUE A CULPA FOI DA INÊS E NÃO SE CANSAM DE O APREGOAR!

No nosso país tem sido sempre muito difícil descobrir culpados. Seja lá do que for... Ainda hoje se discute se o Afonso Costa foi ou não foi culpado... O mesmo se passando com o Bernardim Ribeiro, o D. Sebastião, o Salazar ou o Mário Soares.... Rara continua a ser a perspicácia dos que em 1640 logo identificaram um tal Miguel de Vasconcelos como responsável de alguma coisa... Porém, verificámos há cerca de um ano que a companhia alcobacense S. A. Marionetas-Teatro & Bonecos também não esteve com meias medidas e identificou, alto e bom som, que A Culpa Foi da Inês! E segundo rezam as crónicas da época, fizeram-no com a "livre, irónica e bem humorada" maneira com que sempre tratam qualquer coisa. É (muito) bom ver que uma cidade (Alcobaça) e um país (Portugal) dispõem de gente assim, empenhada em fazer arte de um modo convicto e divertido.
Cerca de um ano depois da estreia de A Culpa Foi da Inês, a S. A. Marionetas volta a apresentar esse seu imperdível espectáculo em Alcobaça, no Grande Auditório do Cine-Teatro, na noite de 25 de Novembro. Espero que nessa noite o Jaime Leão, o José Gil e a Sofia Vinagre voltem a não dar tréguas à sua Inês!

Thursday, November 09, 2006

ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL ACTUA EM ALCANENA, SOB A DIRECÇÃO DO MAESTRO CHRISTOPHER BOCHMANN

A Orquestra Sinfónica Juvenil actuará em Alcanena no próximo dia 18 de Novembro, sob a direcção do maestro Christopher Bochmann. Esse espectáculo decorrerá na Igreja de Santa Maria Mãe de Deus, a partir das 21 e 30 e nele serão interpretadas composições de Mozart, Mendelssohn, Haydn e Rossini. Lembramos que em 25 de Outubro foi lançado um CD em que Christopher Bochmann e a Orquestra Sinfónica Juvenil interpretam a envolvente Sinfonia de Chrstopher Bochmann, aliciante exemplo de um género raramente cultivado na música culta contemporânea portuguesa. E podemos aqui adiantar que apreciamos muito convictamente a Sinfonia de Christopher Bochmann como uma produção musical digna de enfileirar na esteira de notáveis composições contemporâneas do seu género como a Sinfonia de Luciano Berio, as Sinfonias nº 1 e nº 2 de Witold Lutoslawski ou a Sinfonia Concertante e a Sinfonia de Peter Maxwell Davies. Bem hajam!

ARTISTA DE REPRESENTAÇÃO VISUAL ALCOBACENSE MARCO PIRES VOLTA A ESTAR PRESENTE NA FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE LISBOA

Começou ontem mais uma edição da Feira de Arte Contemporânea de Lisboa, novamente realizada no espaço da FIL-Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. O certame decorre até 13 de Novembro e nele volta a estar representado o artista de representação visual alcobacense Marco Pires. A produção artística de Marco Pires volta a estar patente no stand da Galeria Pedro Oliveira (C 11) sendo encorpada por sua obras criativas deste ano em acrílico sobre papel e plexigas, tendo nelas Marco Pires "utilizando o principal vocabulário do exercício da arquitectura: a luz e o espaço". Merece certamente uma atenta visita!

Wednesday, November 08, 2006

PAVILHÃO MULTIUSOS DE ALCANENA ABRE PORTAS A COLECCIONADORES (DE TUDO E MAIS ALGUMA COISA)

A Câmara Municipal de Alcanena teve espaço e pinta para apresentar uma iniciativa com algo de original. Trata-se de mais uma edição, a décima, do Encontro Nacional de Coleccionadores, que decorrerá no próximo sábado, 11 de Novembro, no Pavilhão Multiusos de Alcanena. Paralelamente decorrerá no mesmo espaço e no mesmo horário o V Concurso Concelhio de Coleccionismo, destinado a jovens naturais ou residentes naquele concelho, com idade entre o 7 e os 14 anos, que ali poderão apresentar as suas colecções e concorrer ao prémio para "a melhor colecção". O único limite, neste caso, volta a ser o céu e vamos lá a ver quem terá ideia para a colecção com mais rasgo e originalidade...

CULTURA: QUEM QUISER OVOS , QUE OS PONHA! (13 ANOS DEPOIS)

Numa semana em que se completam dois anos após a reabertura ao público do Cine-Teatro de Alcobaça após as suas obras de recuperação e requalificação, lembrei-me de aqui recordar os (inadvertidos) tempos em que a mais importante infra-estrutura cultural alcobacense estava em autêntico processo de auto-destruição e poucos eram os alcobacenses que lutavam para que a nossa edilidade comprasse o edifício e o recuperasse. Lembro aqui a parte final de um meu texto de opinião publicado na edição de 31 de Outubro de 1993 do mensário A Voz de Alcobaça, sob o título "Cultura: Quem Quiser Ovos, Que os Ponha", que terá sido a primeira vez que algum alcobacense colocou publicamente a questão, iniciando alguns anos de batalha contra a falta de rasgo de muito boa gente:
"É caricato que a nossa vila não disponha de um auditório com boas condições acústicas e que todo o tipo de concertos aqui realizados sejam encaminhados para salas com deficientes condições, incluindo as do Mosteiro, o que até à data só tem prejudicado aquele tipo de realizações. E aqui, não basta continuar a esperar pelos bons humores eclesiásticos ou incitar o povo à ressurreição, tal como um conhecido político local tentou fazer aquando da recente polémica da proibição imposta pelo Patriarcado, impedindo que os concertos do II Cistermúsica se pudessem realizar na Nave Central do Mosteiro, local que, apesar de tudo, também não reune as condições mínimas necessárias para a realização de concertos. Será importante e indispensável que a próxima edilidade (que segundo indicam as sondagens e as modestas propostas da concorrência ao lugar de Miguel Guerra, acabará por ser a mesma) aposte verdadeiramente nesse campo, através da construção de um bom auditório, a que não faltem os devidos adereços em termos de complemento de trabalho dos artistas, como camarins ou salas de ensaio, entre outros.
Porém, e se a construção de um auditório poderá ser morosa, em termos de tempo, existe uma outra solução para este problema, solução que além de resolver esta questão poderia até matar dois coelhos de uma só cajadada, contribuindo também para a conservação de uma das mais preciosas peças arquitectónicas existentes nesta vila. É claro que falamos da aquisição do Cine-Teatro de Alcobaça, sala com excelentes condições acústicas, que após necessárias obras nalguns dos seus espaços poderia afirmar-se como importante cartão de visita local e até mesmo reavivar a agora adormecida actividade teatral de alguns agrupamentos desta região. Como diriam alguns conhecidos comentadores políticos da nossa praça: além de dinheiro e capacidade é apenas necessária e indispensável -vontade política- para isso. Vale?".
O Cine-Teatro de hoje já fez, (muito) felizmente, esquecer aquela época...

Tuesday, November 07, 2006

WIM MERTENS ACTUARÁ EM DUO COM A VIOLINISTA GUDRUN VERCAMPT NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, EM 7 DE DEZEMBRO

Numa semana em que se aproxima a comemoração do 2º aniversário da reabertura do Cine-Teatro de Alcobaça ao público, após as suas recentes, necessárias e bem sucedidas obras de recuperação e requalificação, lembrámo-nos de aqui destacar aquele que será, certamente, um dos grandes espectáculos do ano em Alcobaça. Escrevo já sobre o espectáculo marcado para a noite de 7 de Dezembro deste ano no Grande Auditório daquele Cine-Teatro, que trará a Alcobaça um dos maiores teóricos da música minimal e um importante músico belga: Wim Mertens. Wim Mertens tornou-se conhecido e admirado em todo o mundo musical no início da década de 1980, altura em que além de ter escrito e publicado o seu importante ensaio American Minimal Music, fundou a editora Les Discs du Crepuscule e o seminal agrupamento Soft Verdict, através dos quais deu a conhecer ao mundo a sua arte criativa e interpretativa.
Wim Mertens actuará em Alcobaça num ano em que editou mais um excelente disco Partes Extra Partes, que inclui novos arranjos e novas interpretações de alguns dos temas mais famosos e apreciados da sua carreira, nomeadamente dos seus álbuns Struggle For Pleasure. Multiple 12 e Close Cover, além da banda sonora que concebeu para o filme The Belly of an Architecht de Peter Greenaway. A gravação original de Partes Extra Partes foi gravada e editada pela Flemish Radio Orchestra, sob a direcção do maestro argentino Dante Anzolini.
Contudo, podemos aqui afirmar em primeiríssima mão que o seu concerto de Alcobaça integrará uma sua digressão em duo, com a qualificada violinista belga Gudrun Vercampt.
Gudrun Vercampt nasceu em 1966, tendo estudado com Philippe Hirshhorn e Harry Van Lysbeth. Continuou a sua formação na European Community Youth Orchestra, distendendo seguidamente a sua carreira a agrupamentos como Quadro, Musikfabriek e Champs d'Action. Presentemente, além da sua colaboração criativa com Wim Mertens, Gudrun Vercampt é também concertino da Beethoven Academie e da Nieuw Symphonie Orkest.
Deixo aqui o aviso de que essa coisa (de 7 de Dezembro) no Cine-Teatro de Alcobaça promete mesmo muito!

DEADLINE NOW!- TEATRO CONTEMPORÂNEO SOBE PELA PRIMEIRA VEZ AO PALCO NO FESTIVAL FADE IN (2006)

Continua a mostrar muito boa saúde o Festival Fade In, que Leiria acolhe este ano pela 6ª vez. A edição deste ano tem mantido e exponenciado as virtudes dos anos anteriores e pode já escrever-se que o Fade In 2006 está a ser bafejado pelo sucesso, tendo já apresentado inesquecíveis espectáculos dos projectos Spiritual Front e Final Fantasy. Contudo, o êxito do Fade In 2006 não tende a ficar por aí e, já na noite da próxima sexta-feira, 10 de Novembro, voltará a subir às estrelas, com o palco do Teatro Miguel Franco a acolher uma peça de teatro criada por Von Magnet, músico que actuou na edição de 2004 do Fade In de um modo tão sublime que deixou saudades...
A multidisciplinar peça de teatro que nessa noite será apresentada no Fade In 2006 intitula-se Deadline Now! e é no dizer dos seus autores Flore Magnet e Phil Von (Von Magnet): "an electro video urban tragedy performance", sendo um imperdível e arrojado espectáculo multimédia de teatro, dança, música e vídeo, contando com música original de Von Magnet (já editada em Portugal pela Thisco). A interpretação de Deadline Now! nesse espectáculo do Fade In 2006 estará a cargo da companhia portuguesa de teatro contemporâneo Persona e promete não deixar o público indiferente!

Monday, November 06, 2006

ALGUÉM SE LEMBROU DE NOS DAR A ELEGER AS NOVAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO

Numa altura em que nos parece que quase tudo pode ser votado, alguém se lembrou de eleger As Novas Sete Maravilhas do Mundo. A ideia até nem está má de todo e o que se pretende é requalificar a anterior classificação, dado que algumas das até agora chamadas Sete Maravilhas do Mundo já foram destruídas ou não resistiram fisicamente ao passar dos tempos, não esquecendo aquelas de que nunca houve qualquer representação visual fiável...
Desta vez a coisa funciona num site, de sua graça (http://www.new7wonders.com), que nos disponibiliza 21 possibilidades de escolha para votar nas nossas Sete Maravilhas do Mundo ainda existentes. O site funciona em 12 línguas, entre as quais o português, e podemos aqui adiantar que a apresentação do resultado final desta escolha ocorrerá em Lisboa, em 7 de Julho de 2007, o que talvez se deva ao facto de não existir nenhuma possibilidade de escolha situada em território português, entre as 21 hipóteses possíveis.
Pode-se votar pela via Internet ou pela via telefónica e podemos aqui adiantar que o Nas Faldas da Serra já votou, tornando aqui público que os pilares da sua votação foram o indiano Taj Mahal, a grega Acrópole, a britânica Stonehenge e mais quatro que prefiro deixar em segredo...

CEDECE LANÇA DVD E APRESENTA (O SEU) ÚLTIMO ESPECTÁCULO DO ANO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Sou muito mais fã da CeDeCe que do Scolari... E já o sou desde a primeira vez em que a vi actuar, ainda então Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal. Também sou fã de Setúbal e da Caixa Geral de Depósitos. Não tenho é grande pachorra para aturar o (tal) Scorari... A primeira vez que presenciei uma actuação da CeDeCe foi em Alcobaça, na primeira edição do Cistermúsica, em 1992. Apesar da qualidade do espectáculo de então, não pude deixar de lamentar as deficientes condições logísticas em que ele foi então apresentado. O local foi então o Refeitório do Mosteiro e não pude deixar de apreciar a dignidade e a qualidade técnica e criativa do espectáculo então ali apresentado, apesar de ter sido apresentado num salão muito bom para fazer almoços e jantares mas incompatível com qualquer género de arte que exija boas condições acústicas e temperatura condizente ...
O que agora aqui nos traz é, porém, o facto de a CeDeCe ter preparado um dia cheio de (muito) interessantes actividades, para o próximo sábado, 11 de Novembro. Esse dia dedicado à dança pela CeDeCe (o que faz todos os dias, seja a favor ou contra a maré...) começa à tarde, às 16 e 30, no Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, com a apresentação integral de um seu DVD que inclui o bailado O Flautista (uma história de encantar, pensada, coreografada, dançada e realizada para os mais novos). Além dessa apresentação do DVD, o seu realizador João Tochas ensinará aos presentes como aceder aos seus extras, havendo ainda dois exemplares a sortear entre dois sortudos assistentes desse acontecimento (para isso bastando ter juízo e sorte...).
O lançamento e apresentação directa ao público daquele DVD ocorrerá no mesmíssimo sábado, 11 de Novembro, à noite, no Cine-Teatro de Alcobaça , cujo Grande Auditório acolherá, às 21 e 30, a última apresentação da CeDeCe ao público alcobacense durante este ano. Será apresentado o espectáculo de bailado Feed Back 2007, que integrará solos, duetos e toda a companhia em obras marco do bailado contemporâneo, coreografias de Vasco Wellemkamp, Gagik Ismailien, António Rodrigues, Jocken Heckman e ainda Sónia Rocha e Maria João Pires. Aqui recordando este blogue que a sua actuação no I Cistermúsica em 23 de Maio de 1992 também incluiu a apresentação de coreografias desta duas últimas, numa época em que Sónia Rocha era ainda estagiária A da companhia (esse hábito de dar oportunidade de os novos -bons- valores poderem mostrar a sua produção artística impressionou-me desde então muito favoravelmente na companhia dirigida por Maria Bessa e António Rodrigues).
Os nossos visitantes que gostam de dança já sabem então que no próximo sábado, 11 de Novembro, todos os caminhos vão dar ao Cine-Teatro de Alcobaça!

Sunday, November 05, 2006

NÃO GOSTAMOS DE VER O MOSTEIRO DE ALCOBAÇA TRANSFORMADO NUMA PASTELARIA GIGANTE!

Achamos que a coisa se começa a tornar algo complicada. Ainda muito recentemente vimos parte da Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça transformar-se em montra de algumas lojas de moda locais. Pouco tempo depois, vimos outra sua parte transformar-se numa espécie de mostruário de algumas fábricas de cerâmica da região. A coisa parecia-me estar mesmo a ficar grave... Gravidade que agora parece (ir) aprofundar-se (ainda) muito mais. Anuncia-se já que a edição deste ano da Mostra de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça, que decorrerá entre 16 e 19 de Novembro, irá ser apresentada e colocar os seus docinhos e licores à venda no interior do próprio Mosteiro de Alcobaça. Mais precisamente no seu Refeitório... Parece-me, muito sinceramente, que algo está (a ficar) pôdre no reino da Dinamarca, ou melhor escrevendo, em terras de Cister. Tendo clara noção de que estou a (tentar) remar contra a corrente oficial e oficiosa, não posso deixar de aqui lamentar que algo (ou alguém) tenha a ideia de que colocar o Mosteiro em comunhão com a comunidade alcobacense seja transformá-lo numa enorme pastelaria!