Saturday, April 14, 2007

MICK MISTURAPURA MENGUCCI ACTUA ESTA NOITE EM LISBOA, NO SÍTIO DO CEFALÓPODE


"MisturaPura" é a ideia musical de Mick Mengucci, nascido em Rimini, Itália e residente em Lisboa, depois de ter viajado por lugares como: Bahia, Havana, São Francisco - lugares e gentes visitadas e vividas que tanto influenciaram a sua maneira de tocar violão, compor e cantar. Trazendo no coração e na alma o tesouro das músicas populares dessas culturas, a intenção musical da MisturaPura encontrou casa na mescla cultural de Lisboa.
Em Lisboa, colabora e cria com músicos de Cabo Verde, Angola e Brasil. A música produzida é um funk inspirado nas rítmicas brasileiras (samba, afoxé, baião e maracatu), cubanas (som e rumba), de Cabo Verde (coladeira, batuque e funaná), de Angola (semba e kilapanga), colorido com harmonias e atmosferas estilo bossa nova. Embora os temas da MisturaPura sejam obra cantautoral, o arranjo é de estilo jazzístico de maneira que, na atuação ao vivo, esteja sempre presente um componente de improviso controlado - como se fosse uma peça de teatro e uma jam ao mesmo tempo. As letras, são principalmente em inglês, italiano e português, mas também em francês, alemão,espanhole crioulo.
Mick Misturapura Mengucci actua neste sábado, 14 de Abril, em Lisboa, no Sítio do Cefalópode, a partir das 23 horas, mostrando novamente aos lisboetas (e não só) a sua vibrante fusão experimental/latin/afro beat... É de ir!

INAPA LANÇOU COLECÇÃO GRANDES AMORES DE PORTUGAL, QUE INCLUI LINDA IGNÊS, UM LIVRO SOBRE OS AMORES DE PEDRO E INÊS

A editora Inapa lançou recentemente uma colecção de 12 livros, intitulada Os Grandes Amores de Portugal. Essa interessante colecção é-nos apresentada por Rita Ferro, através de um volume introdutório (Pecados da Paixão) também nela incluído. Essa colecção inclui Estórias da História de Portugal, baseadas em relatos de cronistas da época, como Fernão Lopes e outros ao seu nível, romantizadas pelo seu autor, Francisco José Rocha Martins (1879-1952) e passadas entre reis e rainhas adúlteros, fidalgos e cortesãs, nobres e plebeus. Tudo isto, quase sempre, em cenários palacianos ou conventuais, propícios à intriga, à inveja e à traição... Um dos volumes dessa colecção é precisamente dedicado aos amores de D. Pedro e Dª Inês de Castro, sob o título Linda Ignês.
Rocha Martins foi jornalista, escritor e membro da Academia de Letras, tendo-se notabilizado como precursor do romace histórico português do século XX e sido autor de mais de cinquenta obras literárias, entre novelas e crónicas históricas.
Os 13 volumes da colecção Os Grandes Amores de Portugal têm o formato de livros de bolso e são disponibilizados ao público numa caixa cartonada.

Friday, April 13, 2007

EDITORIAL CAMINHO CONTINUA A PROMOVER SEMANA DO LIVRO INFANTIL NO SEU SITE DA INTERNET

A Editorial Caminho associou-se às comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, assinalado no dia 2 de Abril, e, até ao dia 15 de Abril, continua a promover no seu site a Semana do Livro Infantil. Diariamente têm sido apresentadas sugestões temáticas de livros para a infância e para a juventude, abordando diversos assuntos e destacando o trabalho de diferentes escritores e ilustradores.
Os temas escolhidos para esta imperdível Feira do Livro foram os seguintes:
09 de Abril - Música; 10 de Abril - Ilustradores; 11 de Abril - Livros premiados; 12 de Abril - Autores que escrevem para adultos também escrevem para crianças; 13 de Abril - Ambiente; 14 de Abril - Guerra / Paz; 15 de Abril - Clássicos.
Os livros aconselhados dia a dia nesta Semana do Livro Infantil promovida pela Editorial Caminho têm tido em especial consideração livros aconselhados no Plano Nacional de Leitura. Até ao próximo domingo continua a valer a pena consultar o site da Caminho (www.editorial-caminho.pt) e encomendar os livros que se pretendam comprar, aproveitando esta excelente oportunidade. Vale?

DJ'S BROTO VERBO E DISORDER REINAM DURANTE ESTE FIM-DE-SEMANA EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

Numa altura em que o Cool é ser positivo, reggae boy meet reggae girl, tásse bem e afins vamos ser do contra… Não que façamos bem esse papel mas numa sexta feira 13 apetece-nos sermos mordazes e neste caso especifico audazes em trazer para a cabine do Clinic uma das almas mais iluminadas do nosso distrito. Carlos Matos é há já muito tempo um crítico, jornalista e sobretudo um entusiasta sobre música. Proprietário da loja de culto Alquimia em Leiria acaba por ser ele, um dos grandes responsáveis pela boa música que se ouve e que se faz no nosso distrito. Recentemente encarna a personagem de Broto Verbo – a sua mais recente experiência musical em nome próprio - www.myspace.com/brotoverbomusic . Nesta noite de sexta-feira, 13 de Abril, será precisamente a vez de Broto Verbo/Carlos Matos reinar em Alcobaça! No Clinic...
Nesta noite de sexta-feira 13 será também lançada a edição de Abril da cada vez mais indispensável revistinha Verniz. A não perder!
Na noite de sábado, 14 de Abril, o Clinic volta a não deixar os seus reais créditos por mãos alheias, entregando a sua cabine de som à dupla de DJ'S Disorder.
Estes simpáticos desordeiros das mais afamadas mesas de mistura são vistos pelo Clinic como uns verdadeiros Santos da Casa. Atrás dos pratos fazem milagres, a música é sempre requintada e com um toque de modernidade que não só apontam caminhos como nos fazem repensar o passado. Zé Pedro Moura e Dexter dupla perfeita para personificar Lux @ Clinic. Grande fim-de-semana em perspectiva, não é?

LOTO TOCAM HOJE À NOITE EM ALCOBAÇA, NO CINE-TEATRO

Após o último adiamento deste seu concerto os Loto actuam finalmente esta noite no principal palco da sua cidade natal. Os Loto subirão ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça às 22 horas, iniciando a muito aguardada apresentação do seu CD Beat Riot na santa terrinha que os viu nascer. A coisa promete, numa altura em que o segundo single extraido daquele CD, We Are, já vai passando em tudo o que seja rádio que se preze. Em noite de sexta-feira 13, tudo indica que a noite será mesmo de (muita) sorte para o sempre luminescente rock alcobacense!

Thursday, April 12, 2007

DIVULGADOS NÚMEROS DE TELEFONE E SMS ONDE SE PODERÁ VOTAR NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA COMO UMA DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL

Parece que a nossa postagem do passado domingo sobre a divulgação do (então) estado actual da classificação da eleição das 7 Maravilhas de Portugal já teve alguns efeitos benéficos para previsíveis votações no Mosteiro de Alcobaça, que segundo o então divulgado continua fora dos 10 monumentos até agora mais votados. O sempre atento jornal digital Tinta Fresca noticiou também esse facto e entrevistou o actual Director do Mosteiro de Alcobaça, Rui Rasquilho, que muito subtilmente reconheceu que as entidades institucionais alcobacenses não têm até agora feito tudo o que deviam no sentido de promover a necessidade de votar no Mosteiro de Alcobaça e de o conseguir eleger como uma das 7 Maravilhas de Portugal...
Parece que alguém já decidiu fazer alguma coisa nesse sentido, dado que hoje encontrei hoje á disposição do público alcobacense uns folhetos acabadinhos de imprimir, em que se divulgava o facto de além da Internet também se poder votar telefonicamente ou por SMS naquela eleição. Segundo esse interessante e útil folheto, que quiser votar por telefone no Mosteiro de Alcobaça deverá ligar 760100077 e digitar o código 12, e quem quiser votar por SMS deverá escrever no seu telemóvel PORTUGAL 12 PARA 3077. Vamos então a essa empreitada, caros visitantes que até esta data ainda não votaram no Mosteiro de Alcobaça, recordando também que o site dedicado àquela votação tem o endereço www.7maravilhas.pt

WINTER MUSIC CONFERENCE PARTY A 14 DE ABRIL EM ESPINHO, NA WHY NOT?

A discoteca espinhense Why Not? promove na noite do próximo sábado, 14 de Abril, uma movimentada e supercadenciada Winter Music Conference Party. Traduzida para miúdos e para português, a coisa significa muito claramente que a Why Not? entrega nessa noite a sua cabine de som e o comando das suas mesas de mistura a um conjunto de DJ's vindo expressamente de Miami. Entre a 1 e 30 e as 3 e 30 da madrugada, sobem ao palco os potentíssimos DJ's norte-americanos David Slam e MC Xana, e a partir dessa hora a coisa promete (re)mexer-se ainda muito mais, com a entrada em cena do afamado e superdotado DJ Frank Maurel, que promete agitar a sala até às 7 da matina, sempre a abrir! A Why Not? fica na Zona Industrial de Espinho e já se sabe que as noites são ali sempre muito bem passadas!

Wednesday, April 11, 2007

DEOLINDA, UMA ALFACINHA DE GEMA COM OS TOMATES BEM NO SÍTIO, VAI CANTAR AO MAXIME!

Já aqui escrevemos sobre ela, a Deolinda. Uma cantadeira alfacinha de gema, que se orgulha de ter os tomates bem no sítio! Ela vai cantar ao Cabaret Maxime, em Lisboa, na noite do próximo sábado, 14 de Abril. Garanto que após essa noite a Praça da Alegria nunca mais voltará a ser a mesma:

Contado ninguém acredita! DEOLINDA estreia-se nos grandes palcos mundiais!

As Produções Banana têm o prazer e o orgulho* de apresentar à sociedade a sua filha mais nova, Deolinda! E que filha! Deolinda é herdeira de uma linhagem de bailaricos e desgarradas, altiva e destemida, uma alfacinha de gema com os tomates no sítio! Um fenómeno castiço e vivaço surripiado ao Fado, colorido e popular, fresco que nem uma verdadeira alface! Deolinda encanta como ninguém: tem um futuro brilhante pela frente e o mundo inteiro à sua espera! Mas por agora está perdida de amores pelo seu país natal, e quer dizê-lo cantando, a toda a gente!
Deolinda canta as palavras mais inspiradas desde Camões e Bocage, e as suas melodias abalam o Portugal mais profundo, com epicentro no épico centro da Lisboa castiça e canalha, de chinela no pé, e da laia do “Vasquinho da Anatomia” e do “Costa do Castelo”!
Deolinda é o nome de quem se falará em grandes parangonas num futuro próximo. Por isso esta é uma oportunidade única para presenciar o grande acontecimento, e depois poder dizer com orgulho: «Nós vimos a Deolinda a partir a loiça toda no Maxime, ainda não tinham gravado o primeiro disco! E foi do camandro! Contado ninguém acredita!»

* Leia-se: “Na realidade babam-se, extasiam-se, liquefazem-se, benzem-se ao apresentar…”
Palavras para quê? A Deolinda e o Maxime são (mesmo) Portugal no seu melhor!

UM JANTAR COMEMORATIVO DO 33º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL, EM LISBOA, NO MERCADO DA RIBEIRA

Vai realizar-se um jantar/convívio comemorativo do 33º aniversário do 25 de Abril, que decorrerá no próximo dia 20, sexta-feira, pelas 20 horas, no Mercado da Ribeira (Avenida 24 Julho), em Lisboa, organizado desde há 4 anos por uma simpática comissão. Divulguem e... inscrevam-se!Podem fazê-lo para: 91 454 89 86 (Júlia Coutinho).
A ementa será a seguinte:- entradas de salgados em miniatura, azeitonas e pão de trigo,- caldo verde,- escalopes de novilho com arroz, batata corada, legumes e salada, - mousse de chocolate ou salada de frutas,- vinho branco ou tinto da casa, imperial, sumos e águas; Quem preferir dieta (peixe ou carne grelhada)ou prato vegetariano (piza) deve indicá-lo quando se inscrever.
É sempre (muito) bom comemorar o 25 de Abril em (muito) boas companhias e em plena liberdade!

Tuesday, April 10, 2007

CARTOON'S DE MÍMICA DE JOSÉ GIL E ISRAEL PEREIRA ENAMORAM ALCOBAÇA, NO CINE-TEATRO, NA NOITE DE SÁBADO, 14 DE ABRIL

Há noites alcobacenses em que quase todos os caminhos vão dar a esse belíssimo edifício que é o Cine - Teatro de Alcobaça. Esse será certamente o caso do próximo sábado, 14 de Abril de 2007, às 21 e 30h, hora a que se iniciará mais um espectáculo que promete fazer história na história da cultura alcobacense (seja lá isso o que for...)
Em palco estarão os fascinantes "CARTOON´S DE MÍMICA", um original de José Gil e Israel Pereira. O impagável José Gil é o responsável pela encenação e coreografia deste espectáculo, que conta com música originalmente concebida para esse efeito pelo imparável Israel Pereira , tocada ao vivo pelo próprio em palco. É claro que a interpretação mímica deste espectáculo em palco é da responsabilidade do mimo José Gil, que certamente nos encherá de miminhos...
Depois de percorrer ruas e praças um pouco por todo o lado, este projecto chega agora aos principais palcos, transpondo assim a experiência adquirida num ambiente descontrolado que é a rua, para um palco onde a arte do gesto serve como base a uma série de cartoon´s , a palavra é substituída pelos gestos como forma de comunicação, o som da guitarra de Israel Pereira ilustra esta tão antiga forma de representação, onde a interacção com o público e o humor marcam presença constantes.
Cartoon´s de Mímica estreou em 1990, em Alcobaça, e percorreu o pais até 1994, voltando a cena em 2005 desta vez para ficar.

Entre outros locais esteve em Coimbra. Foi assim que o “Diário de Coimb
ra" o descreveu: “…trouxeram para a ribalta figuras que fazem da imaginação um instrumento de trabalho, e José Gil é um dos que da linguagem gestual faz um espectáculo por inteiro.”
“…é uma Pantomima encenada, cenografada e interpretada por José Gil, artista cuja plasticidade, sensibilidade, humor e empatia estiveram bem presentes, numa peça que se vai sempre renovando, à medida que vai sendo representada…” -
Jornal -A Voz de Alcobaça-
“…A Mímica das Marionetas – a sala está escura. No palco, uma mala vermelha dá vida ao auditório. O som de uma viola anima o espectáculo. O marionetista José Gil pinta o rosto de branco e as sobrancelhas de preto. Silêncio…os artistas estão a trabalhar.”
-Semanário -Região de Cister-
"É mesmo um espectáculo imperdível, indizível, inverosímil, irrepreensível e sabe-se lá que mais: um autêntico mimo que os alcobacenses não deverão deixar passar em branco! Faltar é pecado! Hummm..." Blogue -Nas Faldas da Serra-

.

FEIRA LAICA NO MERCADO DE OEIRAS NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

Eis mais uma imperdível e inexcedível Feira Laica, desta feita no Mercado de Oeiras, a decorrer dias 14 e 15 de Abril próximo, sábado e domingo.
Tal como é uso e costume nestes ditosos acontecimentos haverá comida, edições independentes, livros, fanzines, BD, produtos alternativos, artesanato, e música, muita música...
Dia 14, sábado, abertura das portas às 12h, da parte da tarde, e a partir das 15h, música com os djs Themoteo Suspiro (Gaz, Us Forretas Ocultos,..) e convidados + mauamor. À noite a a partir das 21h concerto com M-Pex ( www.myspace.com/mpex ) + Beeper ( www.myspace.com/beeperagiet ).
Dia 15, domingo, abertura das portas às 13h e durante toda a tarde dj sets com Giosé benvenuto a.k.a Jolly_k_Joker (
spaghetticrew@gmail.com ) + Luís Van Seixas (Thisco/Sci Fi Industries).
Não é por alguins deles serem meus amigos e um até ser de Alcobaça, mas a verdade é que esta Feira Laica promete voltar a ser um acontecimento inesquecível... Pelo menos para quem lá der uma saltada e se divertir à grande e à francesa! Ou será à oirense?

Monday, April 09, 2007

ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES, EM COIMBRA, EM 14 DE ABRIL

Acreditando que a união faz a força e torna possível a mudança, vai concretizar-se o Encontro Nacional de Mulheres, no dia 14 de Abril de 2007, sábado, em Coimbra no Hotel TRYP. Nesse encontro, organizado pela Acção para a Justiça e Paz (AJP) em parceria com a “Associação Cultural, Recreativa e Social de Coles de Samuel”, a “Associação para o Desenvolvimento Rural de Lafões” e a “Associação não te prives”, em nome da Coordenação Portuguesa da Marcha Mundial das Mulheres, serão discutidos e debatidos os eixos temáticos da Marcha Mundial das Mulheres: Mulheres, Paz e Desmilitarização; As violências contra as Mulheres; Os trabalhos das Mulheres e a Pobreza; Mulheres, Bens Comuns e Acesso a Recursos e Serviços.
Além disso, será apresentado o Documentário “Vozes e Olhares Femininos”, construído durante a preparação do encontro, que incluiu vozes femininas de diferentes localizações geográficas do país e que, em encontros e diálogos, partilharam Histórias de Vida, Olhares e Saberes.
Pode encontrar-se tudo sobre o Encontro em: http://www.ajpaz.org.pt/accao2007.htm
A participação será gratuita. No entanto, deverá ser feita a inscrição nesse evento, enviando nome completo, e-mail, telefone e Organização/Associação (se aplicável) para:
AJP - Acção para a Justiça e Paz
Rua São João - 3130-080 Granja do Ulmeiro – Portugal
crocodila@ajpaz.org.pt
(TM) 96 2477031 (T) 239 642815 (F) 239 642816
É mesmo muito importante estar presente!

Sunday, April 08, 2007

TVI DIVULGOU ONTEM OS 10 MONUMENTOS MAIS VOTADOS ATÉ AO MOMENTO NA ELEIÇÃO DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL. SEM MOSTEIRO DE ALCOBAÇA....

O Jornal da Noite da TVI divulgou no seu noticiário de ontem, sábado, 7 de Abril, quais são até ao momento os dez monumentos mais votados na decorrente eleição das 7 Maravilhas de Portugal. Os alcobacenses mais atentos e interessados nessas coisas terão verificado (com maior mágoa ou com maior realismo) que o Mosteiro de Alcobaça continua ausente entre os mais votados e está cada vez mais longe dessa eleição... Será até caso para perguntar: onde é que andam os tão anunciados lobies que se anuciavam para promover a sua eleição entre as 7 Maravilhas de Portugal? Ter-se-ão transformado em fantasmas? Ou ter-se-ão perdido no umbigo de algum dos seus proponentes?
Esta divulgação feita pela TVI será a única até ao final dessa votação, que ocorrerá precisamente de hoje a 90 dias. Os dez mais votados até esta data naquela eleição são os seguintes, por ordem alfabética:
Castelo de Almourol
Castelo de Guimarães
Castelo de Óbidos
Convento de Cristo em Tomar
Convento e Basílica de Mafra
Mosteiro da Batalha
Mosteiro dos Jerónimos
Palácio Nacional da Pena
Templo Romano de Évora
Torre de Belém
O Nas Faldas da Serra continua a torcer pela eleição do Mosteiro de Alcobaça e espera que os fantasmas e os umbigos anteriormente referidos façam muito mais do que o que fizeram (ou será que não fizeram?) até esta data por essa eleição... Força nessa verga, Mosteiro de Alcobaça!