Saturday, December 06, 2008

INTÉRIEUR NUIT_ DE JEAN-BAPTISTE ANDRÉ, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

INTÉRIEUR NUIT_
de Jean-Baptiste André
Sábado - 6 de Dezembro - 21 e 3o
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
INTÉRIEUR NUIT_ é mais do que um simples espectáculo: é uma experiência a ser vivida pelo espectador, um momento de intimidade e de proximidade para ser partilhada. Concebido com a colaboração de Jacques Bertrand e Christophe Sechet, esta é a primeira criação de Jean-Baptiste André, uma obra inovadora, na fronteira de diferentes disciplinas artísticas. O artista utiliza movimentos corporais, a contorção, a coreografia e o vídeo para nos oferecer uma bela peça, que assenta nos conceitos de equilíbrio e de espaço. O público é levado a interrogar-se sobre a relação entre o tempo e o espaço, o interior e o exterior, o real e o imaginário. Jean-Baptiste André mistura, com sucesso, as artes do circo à dança, ao teatro, ao vídeo e à música electrónica, conduzindo a uma pesquisa do corpo e das suas metamorfoses. Palhaço e acrobata, o artista leva ao extremo os limites do corpo, não pelas proezas que executa no palco, mas sobretudo pelas questões sugeridas pelos seus movimentos. Como representar a metamorfose? Para abordar esta problemática, a peça invoca e cruza as artes do circo [equilibrismo, clown], a dança, o teatro. O vídeo abre uma quarta dimensão e age sobre a ilusão das perspectivas [a queda do abismo, grandes planos, jogos de sombras, imponderabilidade]. O ângulo da imagem favorece a distorção do espaço e interfere no campo lógico das nossas percepções. A música electrónica está muito presente. Verdadeira matéria sonora, amplifica as diferentes respirações do espectáculo. O trabalho da luz cria uma “divisão para as aparições”, age sobre a decomposição do espaço, trabalha as sombras e os vazios e, desta forma, dá-nos o volume da intimidade.
Promete ser (muito) interessante!

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA APRESENTA: MESSIAEN E MOZART, UMA RELAÇÃO MUSICAL - NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
8 de Dezembro - às 17 e às 19 horas
No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Olivier Messiaen, a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta um programa que assenta na forte relação que o compositor francês manteve com a música de Mozart.
ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
NUNO SILVA clarinete
MICHEL BÉROFF piano
ANTOINE TAMESTIT viola
AUGUSTIN DUMAY violino e direcção
17:00: PRÉ-CONCERTO / FOYER DO GRANDE AUDITÓRIO
PROGRAMA:
OLIVIER MESSIAEN
Tema e variações para Violino e Piano
Trois Regards
19:00: CONCERTO/GRANDE AUDITÓRIO
PROGRAMA:
WOLGANG AMADEUS MOZART
Trio para Piano, Clarinete e Viola, K. 498
Sinfonia Concertante, para Violino e Viola, K. 364
Abertura da ópera cómica As Bodas de Fígaro
Concerto para Piano e Orquestra, K. 453
Olivier Messiaen nasceu no dia 10 de Dezembro de 1908. É esta a efeméride que se pretende assinalar com estes dois momentos musicais. No "pré-concerto" são interpretadas duas partituras do compositor francês: uma de música de câmara e três peças escolhidas entre os Vingt Regards sur l'Enfant-Jésus, uma das obras para piano mais importantes do século XX. Depois, é dado lugar à música de Mozart, com a qual Messiaen manteve uma forte afinidade ao longo de toda a sua vida – ou não fosse ele mesmo um músico “clássico” na sua matriz. Esta influência fez-se reflectir sobretudo nas obras datadas dos seus últimos anos de vida, onde se denota uma grande sobriedade discursiva e ecoam inúmeras referências à tradição musical austro-germânica.
Imperdível! Faltar é pecado...

Friday, December 05, 2008

CLINIC MARCA NOVAMENTE A DIFERENÇA: EM ALCOBAÇA, COM DEL MARQUIS ATRÁS DOS PRATOS E DA MESA DE MISTURA

Clinic - Alcobaça
Sábado - 6 de Dezembro
DEL MARQUIS
[Scissor Sisters / New York]
PLUS
SEAN B
[New York]
PLUS
LOTO
[Alcobaça]
»»»»»»»»»» DJ SETS ««««««««««
Sábado // 6 de Dezembro de 2008 // 1h00
Del Marquis plus Sean B plus Loto / DJ Sets
Entrada - 10 euros (venda antecipada)
Entrada - 15 euros (no próprio dia)
BILHETES JÁ À VENDA
Venda antecipada: 10 euros
Bilhetes à venda no Clinic, Estremadura e Celeiro dos Frades (Alcobaça)
No próprio dia: 15 Euros
Chama-se a isto marcar a diferença. Em Alcobaça. Sem espinhas!

NEW KIDS ON THE BLOG: HISTÓRIA(S) DE ALCOBAÇA PELA PENA DE FLEMING DE OLIVEIRA

Ora aí está mais um representante alcobacense na blogosfera. Trata-se do jurista Fleming de Oliveira, que anuncia como principal colaboradora "a graciosa menina, melómana, dançarina e estudante Ana Cláudia Nunes". O endereço do novo blogue é:
prometendo o seu autor "dar conhecimento de alguns apontamentos históricos de Alcobaça e do país, bem como profissionais e até familiares". Certamente que o fará, aqui se deixando votos de felicidades para esse novo pilar da blogosfera alcobacense!

PROJECTO DE TGV LISBOA-PORTO VAI ESTAR EM FOCO NA 13ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 7 de Dezembro, a décima-terceira emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. O tema em debate na décima-terceira emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana será o seguinte:
1. As implicações do projecto de passagem do TGV Lisboa-Porto pelo concelho de Alcobaça, estiveram esta semana em debate na Assembleia da República. Qual é o saldo previsível, entre ganhos e perdas, de um projecto deste género para o concelho de Alcobaça e para a sua região?
Sabendo-se que essa é uma questão propícia a emoções fortes, calcula-se que essa será uma daquelas emissões radiofónicas em que o verniz poderá estalar muito facilmente. Será?

ÚLTIMA FESTA/CONCERTO MUNDO CATITA: HOJE MESMO, NO MAXIME!

ÚLTIMA FESTA-CONCERTO MUNDO CATITA
OS IRMÃOS CATITA
Gimba, Karley Aida, Gretty Star, Tony, Susaninha e Phil Mendrix
CONVIDADO ESPECIAL DESTA NOITE: FILIPE MELO
Quais Óscares, qual Teatro Kodak, qual Holywood, qual Los Angeles! A verdadeira passadeira vermelha das estrelas estende-se através do pequeno ecrã em direcção aos nossos sofás, todos os domingos na RTP 2! É a estreia apoteótica, meteórica e apoplética da melhor série do século – sem a assinatura de João Botelho! – o maior sucesso desde Tarzan Taborda. Senhoras e senhores, David Selznick Jr e a Indivídeos e O Pato Profissional apresentam: UM MUNDO CATITA – a série!! Ta-ra!!! Para comemorar e exibição desta série, vamos poder saborear 4 deliciosos momentos musicais servidos pelos próprios IRMÃOS CATITA – na vizinha sala do MAXIME! Dia 5 de Dezembro última grande festa-concerto com convidados de gabarito internacional: GIMBA, KARLEY AIDA, FILIPE MELO, SUSANINHA, TONY BARRACUDA, PHIL MENDRIX, e ainda eróticas actuações de STRIP-TEASE com a garbosa GRETTY STAR.
Venha festejar connosco a genica de Tom Mix, o olhar de Valentino, o nonsense dos Marx, o magnetismo de Bogart, a sensualidade de Marilyn, ou a velocidade estonteante de Manoel de Oliveira, que não passam de meros copinhos-de-leite ao pé desta produção nacional de gabarito inter-galáctico! As aventuras de Vieira – o cantor galã dos IRMÃOS CATITA – e do seu arqui-rival Tony Barracuda vão cativar o público, que será hipnotizado por uma história de sexo, fama e poder que mete Pinto da Costa num chinelo! Um trila erótico-musico-espasmo-dialético de cortar a respiração e fazer chorar as pedrinhas da calçada! Uma série do outro mundo, para maiores de 18, com um montão de gajas boas, ursos, palhaços, polícias, sexo, acção e aventura nos cenários românticos e luxuriantes do Casal Ventoso, Hospital de Sta Maria ou Club de Strip de Fernão Ferro! UM MUNDO CATITA, a série que vai projectar o Portugal-dos-Pequenitos aquém e além-mar!
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h30
reserva mesas: 213467090 . 916350427
bilhetes € 10,00
Absolutamente imperdível!

Thursday, December 04, 2008

MERCADO DE NATAL EM ALCOBAÇA MUDA-SE DE ARMAS E BAGAGENS PARA A PRAÇA 25 DE ABRIL

O Mercado de Natal volta este ano às ruas de Alcobaça, de 6 a 14 de Dezembro. Este ano, o local escolhido é a Praça 25 de Abril, mesmo em frente ao Mosteiro de Santa Maria. Os produtos a expor e comercializar serão de origem nacional, com particular preferência para os produtos específicos da zona de Alcobaça. O Mercado de Natal destina-se a atrair potenciais compradores ao centro histórico da cidade e vai decorrer todos os dias, das 11 às 20 horas. Trata-se de uma iniciativa que convida as famílias a fazerem as compras de Natal num ambiente diferente e com espírito natalício. Para além da venda de produtos de pele, doces, licores, vinhos, azeite, queijos, fruta (maçã e pêra), cristal e porcelana, o Mercado de Natal contará também com expositores de artesanato, um atelier infantil, uma Casa do Pai Natal, insufláveis (apenas em Alcobaça nos dias 8, 12, 13 e 14), animação de rua e ainda o regresso do sempre apetecível comboio turístico. Esperamos que este ano as tendas disponibilizadas aos comerciantes sejam de melhor gosto que as do ano passado e que o evento não volte a repetir o erro e a desdita de se apresentar literalmente de costas voltadas para o comércio local...

FINA D'ARMADA LANÇA O SEGREDO DA RAINHA VELHA, NO PORTO

O lançamento do novo romance de Fina d'Armada, O Segredo da Rainha Velha, vai ocorrer no próximo sábado, 6 de Dezembro, às 18 horas, no Porto, na Nova Acrópole (Avenida da Boavista, 1057). O Segredo da Rainha Velha é um romance essencial para compreender a génese dos Descobrimentos Portugueses, através da vida fascinante da infanta D. Beatriz, sogra de D. João II e mãe de D. Manuel, Governadora da Ordem de Cristo e a mulher que elaborou o primeiro Tratado de Globalização. A apresentação do romance estará a cargo de José Leon Machado, escritor, professor universitário, doutor em Linguística Portuguesa e criador e coordenador do Projecto Vercial, da Internet. No final será servido um Porto de Honra. É de ir!

MARIA ARMANDA TAVARES BELO E JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA LANÇAM UMA PROFESSORA AO CANTO DO OLHO, EM LOULÉ

Os autores Maria Armanda Tavares Belo e Joaquim Manuel Pinto Serra promovem o lançamento editorial, na cidade de Loulé, do seu livro Uma Professora ao Canto do Olho, em sessão pública a realizar no dia 6 de Dezembro, próximo sábado, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, em Loulé. A apresentação do livro, que dá continuidade à colecção Boa Onda, da editora Mar da Palavra, será efectuada por Maria Cristina Pinto Serra Guerreiro. A sessão de lançamento do livro será animada musicalmente com a participação do Grupo Coral da Universidade Sénior de Loulé. Promete!

DEALEMA AO VIVO NO PORTO, NO CINEMA BATALHA

DEALEMA
+
DJ NEL ASSASSIN + WOYZA + MC ZERO + POETA DE RUA + MC BIRRO

Porto - Cinema Batalha – 6 de Dezembro – 22 horas - entrada 8€
Bilhetes à Venda : Fnac Porto e Bilheteira do Cinema Batalha
Os Dealema preparam-se para encerrar o 1º Capitulo deste V Império com um concerto especial no Porto, no dia 6 de Dezembro, no Cinema Batalha. O espectáculo será sem dúvida uma festa para o grupo e o seu público! Basta lembrar os espectáculos no saudoso Hard-Club, para se perceber que o V Império terá uma dimensão maior neste dia. Assim, e em avanço, junto segue o line-up da noite, que terá abertura de portas ás 22h30 e que se alongará noite fora com o Dj Nel Assassin nos pratos e ainda com Dj Guse numa sessão pós concerto. Antes dos Dealema o palco estará por conta de Mc Birro [Gatos do Beco] Mc Zero , Poeta de Rua e a Galega Woyza que para além de participar no tema Segunda Vinda interpretará alguns dos temas do seu trabalho a solo.
A noite promete ser imparável: é de ir!

TEATROENSAIO APRESENTA O DIA QUE FICOU SEMPRE DE NOITE, NO PORTO

TEatroensaio
Teatreia Associação Cultural
-O Dia Que Ficou Sempre de Noite-
Sala Blackbox do CACE (Centro de Apoio à Criação de Empresas) Cultural do Porto
O Dia Que Ficou Sempre De Noite é uma peça que aborda a temática da Ecologia e Sustentabilidade, onde se aprende a responsabilidade do ser humano para com o ambiente e a força do seu pensamento. Um espectáculo pensado especialmente para as crianças do primeiro ciclo e com conteúdos que podem ser aplicados ao projecto educativo anual das escolas. Um espaço livre para dar asas à magia do teatro e à imaginação das crianças. Uma história contada por actores e marionetas para aprender a importância da água, da luz,das árvores e da vida em geral.
-Ficha Artística/Técnica-
Texto: António José Ferreira
Interpretação: António Parra e Inês Leite
Voz Off: Joana Alves dos Santos, Liliana Rocha, Nina Vicente e Tiago Correia
Apoio Pedagógico: Joana Alves dos Santos
Cenografia e Marionetas: Inês Leite, Joana Alves dos Santos e Pedro Ferreira
Desenho de Luz: Francisco Tavares Teles
Operação de Luz e som: Romeu Guimarães
Grafismo: Pedro Ferreira
Produção Executiva: Jorge Baptista
-Espectáculos até ao dia 19 de Dezembro de 2008-
Para escolas: Segunda a sexta-feira às 10h30 e 15h (marcação obrigatória).
Público em geral: Sábados e domingos às 16h (convém reservar).
[duração aproximada 45 minutos]
Informações e Reservas: 918626345
O Nas Faldas da Serra recomenda: é de ir!

Wednesday, December 03, 2008

LOTO PASSAM MÊS DE DEZEMBRO ATRÁS DOS PRATOS, COM DEL MARQUIS, SEAN B., CHEWY CHOCOLATE COOKIES E ALGUMAS MESAS DE MISTURA

Os Loto prometem um mesinho de Dezembro atrás dos pratos e das mesas de mistura! Até ao fechar deste ano eles vão andar de phones por alguns clubes portugueses. Durante esta semana vão partilhar os pratos com o Del Marquis dos Scissor Sisters (esse mesmo!) e com o Sean B.: na Lux, na Indústria e no Clinic. As duas celebridades norte-americanas chegam de Nova York para a sua primeira experiência como Djs no nosso país. Na próxima semana celebra-se a terceira edição do Mucho Blast! O convidado é o Chewy Chocolate Cookies (UK). Um mês de festas entre amigos! Divirtam-se e fechem em grande este ano!
WE LOVE DEL!!
4 Dezembro - LUX / LISBOA - Del Marquis + Sean B. + Loto Dj set
5 Dezembro - INDUSTRIA / PORTO - Del Marquis + Sean B. + Loto Dj set
6 Dezembro - CLINIC / ALCOBAÇA - Del Marquis + Sean B. + Loto Dj set
MUCHO BLAST!
Chewy Chocolate Cookies (UK) + Loto Dj set
11 Dezembro - VIA LATINA / COIMBRA
New Kids on the Block vs Mucho Blast! Le Rockeur Digitable + CCC + Loto Dj set
12 Dezembro - MINIMERCADO / LISBOA
CCC + Loto Dj set + Pixxxhell
13 Dezembro - CLINIC / ALCOBAÇA
CCC + Loto Dj set
É sempre a abrir! Esta maltinha não pára...

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA COMEMORA 2º ANIVERSÁRIO EM REGIME DE ENTRADA LIVRE

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra comemora o seu segundo aniversário na próxima sexta-feira, 5 de Dezembro. O Museu estará em festa durante todo o dia, funcionando em regime de entrada livre. Recordamos que esse museu é um dos nossos museus favoritos a nível nacional, desenvolvendo uma actividade de se lhe tirar o chapéu, com uma dinâmica que ultrapassa largamente a inépcia de muitos museus tradicionais que não souberam adaptar-se a novas realidades. Foram dois anos muito activos e recheados de iniciativas. O reconhecimento nacional e internacional dessa actividade e da qualidade do projecto desenvolvido surgiu através de prémios como o Micheletti Award 2008 para o melhor a mais inovador museu europeu de ciência, técnica e indústria. Mas a sua satisfação provém, em primeiro lugar, do acolhimento fantástico que o Museu tem recebido das cerca de 40 000 pessoas que já o visitaram. O trabalho desenvolvido no Museu é o produto de um grande número de pessoas, que está muito para lá da pequena equipa, que diariamente trabalha para prestar um melhor serviço de divulgação da ciência. Trata-se dos colaboradores e amigos do Museu que, com enorme disponibilidade e entusiasmo têm ajudado, de forma decisiva, a construir este projecto e a dar-lhe qualidade. O Nas Faldas da Serra tem muito orgulho em ser amigo desse jovem brilhante que é o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e aqui lhe deixa os seus votos de parabéns!

ESSÊNCIA DO SABER PROMOVE CURSOS DE FORMAÇÃO EM HORÁRIO PÓS-LABORAL, EM ALCOBAÇA

A Essência do Saber (Rua Afonso de Albuquerque, 69 - 1º Dtº / Alcobaça / telefone 262581582) promove Cursos de Formação, que irão iniciar-se em Alcobaça, em Dezembro, em horário pós-laboral. Esses cursos destinam-se a activos e a desempregados que não tenham concluído o 12º ano. Todos os formandos têm direito a subsídio de alimentação e de transporte por cada dia do curso e no final da formação será atribuído um diploma, atestando os conhecimentos adquiridos.
Formação Financiada
QREN – POPH
Formações Modulares Certificadas
Estão abertas as inscrições para formação, direccionada a activos, empregados ou desempregados que visem a elevação do seu nível de qualificação.
Duração: 25 ou 50 horas
Horário: Pós-Laboral
Direito a: subsídio de refeição e transporte
Aceitam-se inscrições (na Essência do Saber) nas seguintes acções de formação:
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Conceitos Básicos – 25 horas
Noções de HACCP – (Hazard Analysis Critical and Control Points)- 25 horas
Implementação e Avaliação do sistema HACCP – 50 horas
Higiene e Segurança Alimentar – 25 horas
Gestão da qualidade – 25 horas
Interessante, muito interessante: é de se inscrever, antes que seja tarde!

SABIA QUE JÁ EXISTE UM SITE COM TUDO SOBRE O FAMOSÍSSIMO MAGALHÃES?

É verdade. Um meu amigo passou-me a preciosa informação de que já havia um site dedicado ao famosíssimo computador Magalhães. Clicando http://www.aprenda.com.pt/ tem-se acesso a uma página cibernáutica amplamente democrática, cujos objectivos nela são do seguinte modo definidos: "este sitio (site) foi realizado com objectivo de levar à população carente na área de informática e assim contribuir para a redução da exclusão digital e social". Esse dedicado ao precioso objecto informático-socrático adianta ainda que "este é um sítio de informática para utilizadores iniciantes que desejam aprender a utilizar o computador , para todas as classes e idades e completamente grátis". Se a tudo isto aqui adiantarmos que o mesmo site até disponibiliza cursos de informática absolutamente grátis, facilmente ficaremos seus fãs dedicados. Vivó Magalhães!

Tuesday, December 02, 2008

JOSÉ SARAMAGO LANÇA A VIAGEM DO ELEFANTE, EM LISBOA

-A viagem continua-
sessão de apresentação do novo romance de José Saramago, A Viagem do Elefante, em Lisboa
3 de Dezembro - 18.30 Horas - Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
a sessão contará com a presença de
António Mega Ferreira, Manuel Maria Carrilho e José Saramago
entrada condicionada à lotação da sala
-Fundação José Saramago-
é de ir!

FREEDOM OF CHOICE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILME E VÍDEO, EM LISBOA

Freedom of Choice - Festival Internacional de Filme e Vídeo
4, 5 e 6 de Dezembro - 21:30 - Fábrica Braço de Prata, Lisboa
Entrada Livre
Um grupo de curadores-artistas da comunidade internacional Artists for Peace (www.artistsnpeace.org) promove a realização de um festival internacional de filme e vídeo centrado nos princípios humanistas da liberdade de escolha, paz e direitos humanos. Comissariado em Portugal por Alberto Guerreiro e Milton Dias (duas vozes cinematográficas de Alcobaça), o evento irá realizar-se na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, das 21:30h às 23:30h, com entrada livre. Não sendo um certame competitivo, o programa de exibição do Freedom of Choice - Festival Internacional de Filme e Vídeo é o resultado de um processo de selecção do qual resultou um vasto rol de obras de artistas plásticos e realizadores dos mais variados quadrantes geográficos e culturais. A mostra divide-se em três categorias:A arte vídeo experimental e ficcional (da instalação à ficção narrativa); o documentário (experimental e tradicional) e a animação (multimédia, de volumes e desenho animado). O festival será exibido simultaneamente em Lisboa, Fábrica Braço de Prata, Erevan (Arménia) no NPAK/ACCEA – Armenian Center of Contemporary Art (4, 5 e 6 de Dezembro) e em Istambul (Turquia), no Ciplak Ayaklar Studio (6 e 7 de Dezembro). Promete!

IVO DE GREEF ESTREIA COMPOSIÇÃO DE SÉRGIO AZEVEDO EM RECITAL DE HOMENAGEM A KEITH JARRETT

Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório
4 de Dezembro - 19 horas
CONCERTOS ANTENA 2 NO CCB
CONCERTO DE HOMENAGEM A KEITH JARRETT
-IVO DE GREEF-
O belga Ivo de Greef convidou os compositores e pianistas Sérgio Azevedo, Gustavo Beytelmann, Robert Mitchell e Jonathan Powel para se lhe juntarem numa homenagem ao grande pianista de jazz Keith Jarrett, que será transmitida em directo pela RDP / Antena 2. O Concerto de Colónia (Köln Concert) de Keith Jarrett foi o disco mais vendido de sempre da história do jazz. Apesar de improvisada, a música deste concerto foi transcrita para pauta, o que nos permite escutá-la de novo, numa releitura literal do pianista Ivo de Geef. Para este concerto, Ivo convidou quatro compositores e pianistas de diferentes nacionalidades e influências musicais para homenagear Keith Jarrett, músico de referência no jazz que incursa com facilidade noutros estilos musicais, como o minimalismo, a música clássica, a contemporânea ou a étnica. O resultado deste desafio são, para lá de uma peça já composta por Kris Defoort que terá a sua estreia em Portugal, quatro peças em estreia absoluta escritas por um compositor argentino, dois ingleses e pelo português Sérgio Azevedo, que se inspiraram na música de Jarrett para compor as suas próprias interpretações e homenagear este grande pianista americano.
IVO DE GREEF piano
PROGRAMA
KEITH JARRETT: Köln Concert, Partes I e IV
SÉRGIO AZEVEDO: A Song…for Keith * encomenda da RDP – antena 2
GUSTAVO BEYTELMANN*
ROBERT MITCHELL *
JONATHAN POWEL *
KRIS DEFOORT **
*Estreia absoluta
**Estreia em Portugal
É de ir! Absolutamente! Precisamente no ano em que Keith Jarrett foi eleito para o Hall of Fame da influente revista norte-americana Down Beat...

NEW KIDS ON THE BLOG: O AMOR NOS TEMPOS DA BLOGOSFERA

O nosso amigo João Gomes, director do jornal digital Portal Lisboa, inaugurou um novo blogue. Esse blogue intitula-se O Amor nos Tempos da Blogosfera, sendo a sua veia essencialmente literária e o seu endereço o seguinte http://oamornostemposdablogosfera.blogs.sapo.pt/. Além de director do jornal digital Portal Lisboa João Gomes é também editor de Política da Chiado Editora. Colabora ainda nos blogues colectivos Câmara de Comuns e Centenário da República. Durante alguns meses alimentou a coluna Apanhados na Rede, sobre blogosfera, na extinta Magazine Grande Informação. João Gomes é também o homem que está por trás de uma corrente iniciativa de que já aqui falámos, uma Antologia de Poetas Contemporâneos. Força!

Monday, December 01, 2008

QUINZENÁRIO O ALCOA JÁ ESTÁ A OFERECER OS SEUS EMBLEMÁTICOS PRESÉPIOS DE NATAL

É verdade! Os responsáveis do venerando quinzenário Alcoa voltaram a ter a brilhante ideia de mandar fazer uns curiosos presépios de montar, em papel, que oferecem a todas as crianças (e não só...) que os procurem na sede daquele jornal. Esses presépios são apenas compostos pelas suas tradicionais e elementares personagens, propondo-se que sejam montados em grutas ou cabanas cuja edificação estética fica ao cuidado da própria criançada, que assim se poderá lançar muito facilmente no mundo da cenografia... A ideia é mesmo boa e bastante criativa, bastando aqui acrescentar (para quem não sabe) que a sede daquele ilustre quinzenário se situa no nº 4 da Rua Miguel Bombarda, em Alcobaça. Feliz ideia!

COMPANHIA DO EU LANÇA 4º VOLUME DE BICICLETAS PARA MEMÓRIAS E INVENÇÕES, NA CASA FERNANDO PESSOA

A Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, 1o), em Campo de Ourique, acolherá, em 3 de Dezembro, às 19 e 15, o lançamento do quarto volume da colectânea de contos Bicicletas Para Memórias e Invenções, de autoria de vários alunos da Companhia do Eu ( http://www.companhiadoeu.com/new): Teresa Teixeira Lopo, Nuno Natividade, Irene Crespo, Rita Saldanha, Pedro Braz Teixeira, Alberto Pereira, Manuel Alonso, Susana Cabaço, Madalena Dalage, Alexandra Lisboa e Francisco Ribeiro Rosa. O livro será apresentado por Pedro Sena-Lino, sendo essa apresentação antecedida por uma sessão livre de escrira criativa, a partir das 18 horas. É de ir! Absolutamente!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA APRESENTA AS UVAS DE LABÉRIA GALA

As Uvas de Labéria Gala, obra literária da autoria de Orlando Cardoso e vencedora do 1.º Prémio do Concurso de Literatura do IPL 2007 (Categoria de Poesia), será apresentada em sessão pública que terá lugar na Biblioteca José Saramago no Campus 2 do IPL (junto à ESTG), em Leiria, no próximo dia 3 de Dezembro, pelas 18 horas. A edição daquele livro faz parte integrante do prémio que a distinguiu, de acordo com o estipulado no ponto 2 do art. 4º do Regulamento do Concurso. Orlando Cardoso é professor no Colégio João de Barros (Pombal). Foi Director dos semanários Jornal de Leiria e O Correio de Pombal. Publicou, entre outras obras, Trinta Dias em Maio (Prémio de Poesia Ary dos Santos) e Xeque Mate (Prémio dos 600 anos dos Bombeiros Portugueses). Foi co-autor do roteiro Leiria e do álbum Zarah, a Moura Encantada de Leiria. É de ir!

ALGUÉM ESTÁ INTERESSADO EM PARTICIPAR NUMA NOVA ANTOLOGIA DE POETAS CONTEMPORÂNEOS PORTUGUESES?

Tendo em vista dar voz aos novos autores, o Portal Lisboa e a Chiado Editora estabeleceram uma parceria única, no campo da criação literária portuguesa. Nesse sentido, o Portal Lisboa vai apadrinhar duas colectâneas literárias, uma de Poesia e outra de Contos Literários, a serem lançadas pela Chiado Editora. Gostaria de ver os seus textos literários publicados por uma editora de prestígio? O Portal Lisboa dá-lhe essa oportunidade! Descubra mais no site: www.portallisboa.net.
e já agora, inscreva-se, antes que seja tarde...

Sunday, November 30, 2008

CONCERTO / HOMENAGEM A OLGA PRATS, EM LISBOA

Concerto/Homenagem a Olga Prats, nos 70 anos da artista
Música e muitas surpresas, por alguns dos melhores músicos portugueses, colegas e amigos da pianista, que brevemente se estreará no cinema, pela mão de António Victorino d'Almeida
Forum Lisboa (antigo Cinema Roma) - 1 de Dezembro - 21 horas
entrada livre
(sujeita à lotação da sala, pelo que é melhor reservar lugar por telefone para o Forum Lisboa!)
É de ir!

GRAÇA MARTO EXPÕE PINTURA E DESENHO, EM LISBOA

O Espaço PT Andrade Corvo, em Lisboa, apresenta a exposição de pintura e desenho de Graça Marto. A exposição é inaugurada no próximo dia 3 de Dezembro, a partir das 18 horas, e ficará patente até ao dia 19. Graça Marto é licenciada em pintura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade do Porto. Nasceu em Cambarinho, Vouzela, e fez o liceu no Rio de Janeiro onde viveu dos 14 aos 22 anos.A par do ensino, tem feito inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal Continental, Açores e Madeira. No estrangeiro, está representada em diversas colecções, principalmente na Bélgica e no Luxemburgo, tendo participado, também, em exposições em Espanha, Brasil, Moçambique, Macau e Estados Unidos. É de visitar!

XXVI CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE LISBOA - REINVENTAR A ORDEM MUNDIAL / ESTADOS UNIDOS, EUROPA 2009: REENCONTRO DE VONTADES?

O Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais organiza, nos dias 2 e 3 de Dezembro, a XXVI Conferência Internacional de Lisboa, este ano subordinada ao tema Reinventar a Ordem Mundial / Estados Unidos, Europa 2009: Reencontro de Vontades? Essa conferência, organizada IEEI com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros e em colaboração com o Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia, tem por objectivo identificar as alterações no clima internacional no sentido da afirmação de um multilateralismo consequente que advêm do forte impulso de mudança na liderança americana e de uma esperada reafirmação da União Europeia na esfera mundial. É seu objectivo, também, examinar, à luz dos intensos debates que nos Estados Unidos e na Europa, e um pouco por todo o mundo, surgiram neste último ano, antever o alcance dos impactos da mudança esperada, que em parte o resultado das eleições presidenciais americanas causou já, levando em conta aquilo que não se podia sequer conjecturar antes de conhecido o nome do próximo presidente dos Estados Unidos da América. Os trabalhos da conferência irão decorrer na sala Almada Negreiros do Centro Cultural de Belém e o seu programa será o seguinte:
[Terça-feira, 2 de Dezembro]

09:30 :: 10:00
ABERTURA
José Gregório Faria, Presidente do IEEI
Representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros (a indicar)

10:00 :: 11:15
POLÍTICA EXTERNA AMERICANA: UMA MUDANÇA RADICAL?
Maria Carrilho, Deputada à Assembleia da República, Lisboa – Sefan Halper, CIS, Cambridge – Marcin Zaborowski, EUISS, Paris – Carlos Gaspar, Director, IPRI, Lisboa

11:30 :: 13:00
‘RECEITUÁRIO’ PARA O PRESIDENTE OBAMA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS
Teresa de Sousa, Público, Lisboa – Oksana Antonenko, ISS, Londres – Atila Eralp, METU, Ankara – Alfredo Valladão, SciencesPo, Paris – Mahdi Abdul Hadi, PASSIA, Palestina

14:30 :: 16:00
VIZINHANÇA SUL E UNIÃO PARA O MEDITERRÂNEO
Roberto Aliboni, IAI, Roma – Amr ElShobaki, ACPSS, Cairo – Nadim Shehadi, Chatham House, Londres – Abdallah Saaf, CERSS, Rabat

16:30 :: 18:00
CONSEQUÊNCIAS DA CRISE FINANCEIRA: O REGRESSO DO(S) ESTADO(S)?
Vítor Martins*, Lisboa – Alejandro Lorca, Universidad Autónoma, Madrid – Maria João Rodrigues, Lisboa – Sinan Ulgen, Presidente, EDAM, Instanbul – George Joffé, CIS, Cambridge
[Quarta-feira, 3 de Dezembro]

09:30 :: 11:00
RELAÇÕES COM A RÚSSIA E FUTURO DA PARCERIA LESTE DEPOIS DA GUERRA NA GEORGIA
José Luís da Cruz Vilaça*, Lisboa – Leila Alieva, Director, CNIS, Baku – Antje Herrberg, European Forum for International Mediation and Dialogue, Bruxelas – Luis Peral, EUISS, Paris – Luísa Meireles, EXPRESSO, Lisboa

11:30 :: 13:00
ESTRATÉGIA EUROPEIA, NATO, POLÍTICA DE DEFESA: REENCONTRO OU DESENCONTRO?
Zaneta Ozolina, DIIA, Letónia – Nome a indicar, Nato, Bruxelas – Stefano Silvestri, IAI, Roma – Thérèse Delpech*, CEA, Paris – Julian Lindley-French, Academia de Defesa, Haia

14:30 :: 16:30 .
A QUIMERA (POSSÍVEL?) DE UM MULTILATERALISMO CONSEQUENTE :: :: CONCLUSÕES
Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente, CNC, Lisboa – Álvaro de Vasconcelos, Director, EUISS, Paris – Ian Lesser, GMF, Washington – Geoffrey Edwards, CIS, Cambridge – Luís Pais Antunes, Director, IEEI
Será, certamente, pertinente e oportuno!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE DUAS NOVAS PÓS-GRADUAÇÕES

Em Fiscalidade e Ciências do Consumo Aplicadas
-IPL promove duas novas Pós-Graduações-
O Instituto Politécnico de Leiria promove, através do Instituto de Investigação Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), duas novas pós-graduações a iniciar em Janeiro de 2009.
Pós-Graduação em Ciências do Consumo Aplicadas
Esta Pós-Graduação surge para colmatar uma lacuna na oferta formativa a nível nacional, que
vise proporcionar uma formação avançada e especializada na área multidisciplinar do
Consumo, sendo que, no actual contexto social, onde impera o hiperconsumo, estratégias
promocionais agressivas, a globalização e a Internet, as organizações empresariais, públicas e
privadas têm uma responsabilidade acrescida na orientação dos consumidores para um
consumo informado e responsável, capaz de aumentar a qualidade de vida das sociedades
modernas. A estrutura flexível e modular desta Pós-Graduação em Ciências do Consumo Aplicadas irápermitir dotar o mercado nacional de quadros superiores com competências técnicas especializadas no âmbito da compreensão do comportamento do consumidor, do
conhecimento e apreensão do regime jurídico do consumo e da actuação estratégica das
organizações, no sentido de promover um consumo responsável. A formação é composta por 23 temáticas de estrutura curricular, que serão abordadas por uma equipa docente que integra 21 académicos e profissionais de grande notoriedade. Os formandos terão uma grande oportunidade de partilhar da experiência não só de professores catedráticos e universitários de diversas instituições de ensino superior, bem como de presidentes e quadros de gestão de grandes grupos económicos (Controlinvest, Grupo Havas), e de entidades reguladoras e associações de consumidores, como a DECO, a ASAE e a apDC.
Candidaturas: até 9 de Janeiro de 2009
Início: 31 de Janeiro de 2009
Duração: 12 meses
Horário: Pós-Laboral (Sábado)
Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL, Campus 2, em Leiria
Pós-Graduação em Fiscalidade
Este curso de Pós-Graduação surge associado ao tratamento integrado da lei tributária e da
gestão fiscal, resultado da rapidez da mudança das normas tributárias e da sua complexidade.
Além disto, a fiscalidade faz, inexoravelmente, parte da vida dos cidadãos e das empresas e
outras entidades, os quais devem estar atentos às suas obrigações e direitos face à lei
tributária. Neste sentido, esta Pós-Graduação tem como objectivo a obtenção de competências
especializadas nas várias vertentes da área da Fiscalidade, visando a formação de técnicos
capazes de compreender e aplicar duma forma abrangente e integrada as leis tributárias, quer
enquanto quadros das empresas quer como consultores fiscais independentes.
Candidaturas: até 19 de Dezembro de 2008
Início: 9 de Janeiro de 2009
Duração: um semestre
Horário: Pós-Laboral (Sexta e Sábado)
Local: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL, Campus 2, em Leiria
Muito interessante e muito proveitoso, sem dúvida!