Friday, June 25, 2010

CEDECE E TUBAX PREENCHEM MAIS UM FIM-DE-SEMANA DO CISTERMÚSICA 2010

CeDeCe dança contos de 3 países em mais um evento com estreia absoluta no Cistermúsica

Portugal, Canadá e Croácia: são estes os três países que terão três contos dançados pela CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea com histórias que vão desde a lenda da Padeira de Aljubarrota aos ritos e tradições dos povos esquimós do Canadá que habitam as regiões árticas

É mais uma estreia absoluta no programa do Cistermúsica 2010: no próximo sábado, dia 26 de Junho, pelas 21h 30, a CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea leva ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça um espectáculo intitulado Contos Dançados de 3 Países, onde teremos oportunidade de assistir à encenação de contos oriundos da Croácia, Portugal e Canadá.

Dos Balcãs chega-nos um conto inspirado num drama do escritor croata Lada Kartelan
baseado no tema The Legend of the Cow's Bell (em português: A Lenda do Chocalho da
Vaca), que terá coreografia de Stasa Zurovac e música original de Marjan Necak, com o
título Before Dream (Antes do Sonho).
De Portugal temos a célebre lenda da Padeira de Aljubarrota, numa peça intitulada Pão
de Brites que terá coreografia de Fernando Duarte e será acompanhada por célebres
trechos de Mozart (entre as quais a Ária Dove Sono da ópera As Bodas de Figaro) e
música cigana do séc. XVIII.
Por último, The Inuit Gods (Os Deuses Inuit) é uma peça que conta com coreografia de
Jacques St-Cyr e apresenta música tradicional deste povo indígena esquimó, natural
das regiões árticas do Canadá, Alasca e Gronelândia, onde se pretende mostrar algumas
das características fundamentais da cultura deste povo.

Tubax convidam amigos para estreia de obras especialmente escritas e dedicadas ao projecto

Sérgio Carolino, Mário Marques e Telmo Marques juntam-se em palco com o Quarteto de Cordas Amoroso, a harpa de Ilária Vivan e o acordeão de Paulo Jorge Ferreira para tocarem pela primeira vez obras exclusivamente compostas para o trio da autoria de Mike Fitzpatrick, Jerry Grant, Howie Smith ou Paul Hammer, entre outros

O Centro Cultural Gonçalves Sapinho na Benedita vai receber no próximo dia 27 de Junho, domingo, pelas 18h, um espectáculo composto apenas de obras em estreia mundial, expressamente encomendadas, escritas para e dedicadas a Sérgio Carolino e ao projecto Tubax, formação onde o tubista alcobacense se faz acompanhar pelo saxofonista Mário Marques e o pianista Telmo Marques.

Neste concerto, os Tubax convidam também uma série de amigos: o Quarteto de Cordas
Amoroso, do qual fazem parte os músicos Maria Kagan (violino), Ianina Khamelik
(violino), Trevor McTait (viola) e Vanessa Pires (violoncelo), e ainda Paulo Jorge
Ferreira (acordeão) - que terá uma obra sua integrada no repertório: Ritmo Set - e
Ilaria Vivan (harpa).
Todas as composições conhecem na Benedita a sua estreia absoluta e foram escritas para
o projecto Tubax por nomes como Mike Fitzpatrick (Austrália), Howie Smith (EUA),
Jerry Grant (EUA), Paulo Jorge Ferreira (Portugal) e Pedro Santos (Portugal).

É de ir e não perder pitada!

Thursday, June 24, 2010

THE HYPERS ACTUAM ESTE FIM-DE-SEMANA EM RIO MAIOR, NO IN A BAR

Nick Nicotine & His Mystical Orchestra

[ Concerto . Soul Punk . Barreiro ]

The Hypers

[ Concerto . Rock . Almada ]

Wild Guests

[ Dj set . Tudo . Rio Maior ]

Sábado, 26 de Junho, após as 23 horas no In a Bar em Rio Maior

A Nicotine’s Orchestra é o projecto a solo do Maestro Nick Nicotine IV (Act-Ups, Ballyhoos, Singing Dears e muitas mais bandas).

Após dois EPs e um longa-duração, Nicotine prepara-se para editar um novo disco em 2010, intitulado Ghosts and Spirits – é este o cerne do concerto de dia 26 de Junho no In a Bar em Rio Maior.

Depois de 5 anos a apresentar as suas canções em formato one-man-band, Nicotine faz-se agora acompanhar pela sua Mystical Orchestra: Fast Eddie Nelson (Guitarra), Pistol Pete (Bateria) e Tony Fetiche (Baixo).

Os The Hypers são uma das novas bandas mais interessantes do momento. Rock'n roll puro e duro, canções simples e directas são a receita perfeita para este power trio de Lisboa que se sente como peixe na água quando está em palco.

A banda de Gonçalo Larsen (voz e guitarra), Filipe Paixão (baixo) e Pedro Veiga (bateria) participou no Festival Levi's Live Unbuttoned e foi finalista em Janeiro do Festival Termómetro Unplugged, tendo a sua actuação elogiada pela crítica nacional. Foram vencedores num só dia de 2 concursos de música moderna (Corroios e Setúbal) e vão fazer parte da compilação Novos Talentos FNAC de 2010.


Para terminar a festa em beleza teremos a nossa dupla surpresa de dj’s riomaiorenses Wild Guests que prometem disparar hits atrás de hits pelo sound system do In a Bar.


É de ir!

CUSTOM CIRCUS / CABARET ROCK SHOW, EM LISBOA, NO MAXIME

Custom Circus - Cabaret Rock Show
“Gigolo Dance”
26 de Junho no Maxime

Se o Custom Circus - Cabaret Rock Show - já não o tivesse feito, este espectáculo teria de ser inventado! Dia 26 de Junho no Maxime, o “Gigolo Dance” é incontestavelmente o cabaret show do futuro! Esta grande produção é ao mesmo tempo um Concerto ao vivo, um Filme e um Teatro intenso!
Na tradição pura do Cabaret e do Rock, “Gigolo Dance” decorre num ambiente sensual, em que as tentações do amor, do sexo, do jogo e do dinheiro se unem para abalar os sentimentos do público. Neste palco interactivo juntam-se várias histórias ao tema central em que “ninguém sabe o dia de amanhã”… e onde actores, bailarinos e músicos vivem o momento aqui e agora!

sábado . 26 junho . 2010
cabaret maxime . pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h . espectáculos 23h30

É de ir!

GIMBA & OS BANDIDOS ESTÃO DE REGRESSO!

Após uma ausência de mais de dez anos, o artista anteriormente conhecido por Gimba regressa aos palcos acolitado por um quarteto de respeito – os Bandidos – encetando a digressão “Um Milhão de Concertos”, que promete agitação explosiva ao melhor estilo dinamite-chic!

E o primeiro de um milhão de concertos será a 25 de Junho no Porto, numa das melhores salas do país, o Plano B, seguindo-se o não menos carismático Salão Brazil, em Coimbra (26 Jun). No fim de semana seguinte será a estreia em Lisboa, em pleno Music Box (2 Jul), culminando com uma ida à praia para dinamitar o Renhau-nhau, na Costa da Caparica, a 3 de Julho. Dia 9 e 10 de Julho mais uma explosão em Cascais no Rock n' Shots, e outra no Lusitano Club em Pombal. Outras aparições se seguirão – até perfazer o famigerado milhão... Outras aparições se seguirão – até perfazer o famigerado milhão...

Da balada acústica ao mais enfurecido rock metálico, passando pelo samba/pop, pelo disco ou pelo reggae, Gimba & os Bandidos prometem um cocktail musical explosivo servido por uma lírica citrina do melhor que nos pode oferecer o idioma de Luis Vaz. Num tempo de crise, nada como um punhado de canções de combate para deixar tudo exactamente na mesma. In rock bombis est!

Veja se os perfis condizem com as fotografias da interpol:

Gimba – Perigoso agitador, de sorriso fácil, toca guitarra e canta. Não muito bem, mas canta.
Jorge Courela – Ex presidiário metalúrgico, toca guitarra eléctrica e também canta (e bem!).
Ricardo Virtual – O mais perigoso do quinteto, apesar do ar jovial, toca teclas e canta.
Manuel Jonatas – Cumpriu pena por delitos relacionados com o funk, toca guitarra-baixo.
Pedro Pitagroz – A dor de cabeça das brigadas de minas e armadilhas, toca bateria e canta

Se vir algum destes perigosos elementos telefone a todos os seus amigos e junte-se a eles! E traga a polícia. Quantos mais polícias (mulheres-polícia inclusivé), melhor. Vão adorar!

É de ir, a todos!

Tuesday, June 22, 2010

BARRIGA DE ABADE, EM ALCOBAÇA, DE 24 A 27 DE JUNHO

Entre os pratos típicos que irão representar 10 regiões de Portugal Continental e Ilhas, as demonstrações de cozinha e a animação musical e infantil, a cidade de Alcobaça recebe o Barriga De Abade – Festival Gastronomia e Cultura, de 24 a 27 de Junho, no MercoAlcobaça.

Um convite à população para que encha a barriga de Tradição e Cultura. Participa neste festival o actor Carlos Areia.

Regiões e Restaurantes representados:

  • Açores - Espaço Açores
  • Alentejo - A Canga
  • Algarve - Tasca Rasca
  • Beira Interior - O Flor
  • Beira Litoral - O Porquinho
  • Douro - O Costa
  • Estremadura - EPADRC - Escola Profissional de Agricultura da Região de Cister
  • Ribatejo - Taberna do Quinzena
  • Alto Douro e Trás-os-Montes - Académico

Outras participações

  • Escuteiros - Agrupamento de Escuteiros de Alcobaça
  • Produtos Alimentares Certificados Ponto de Gosto
  • Artesanato (Júlia Ramalho, Lúcia Duarte e Paula Teresa)
  • Doces e Licores de Alcobaça
  • Delta Cafés
  • Área de Sensibilização Alimentar
  • APMA - Ass. De Produtores de Maçã de Alcobaça
  • EPADRC - Escola Profissional de Agricultura da Região de Cister
  • Câmara Municipal de Alcobaça



  • Entendida como o fruto de saberes tradicionais que atestam a própria evolução histórica e social do povo português, a gastronomia nacional integra o património intangível que cumpre salvaguardar e promover. O reconhecimento de um tal valor às artes culinárias cria responsabilidades acrescidas no que respeita à defesa da sua autenticidade, bem como à sua valorização e divulgação, tanto no plano interno quanto internacionalmente. Consciente da importância da gastronomia tradicional portuguesa, o 1º Festival Gastronomia e Cultura vem desta forma possibilitar a divulgação e degustação de alguns dos pratos mais característicos de cada região do nosso País, aliadas à sua contextualização cultural.

    Privilegia-se, desta forma, a diversidade regional, o receituário tradicional português e os produtos agro-alimentares produzidos em Portugal que, pelas suas características próprias, revelem interesse do ponto de vista histórico, etnográfico, social ou técnico, evidenciando valores de memória, antiguidade, autenticidade, singularidade ou exemplaridade.


    PROGRAMA

    24 JUNHO – QUINTA-FEIRA


    19h00: Inauguração


    21h30: Rancho Folclórico Mira-Serra de Louções (Alcobaça)

    25 JUNHO – SEXTA-FEIRA


    12h00: Abertura


    15h00 – 17h00: Atendimento Nutrição


    18h00: Demonstração de Cozinha - E.P. Nazaré


    21h30: TUM’ACANÉNICA (Leiria)

    26 JUNHO - SÁBADO


    12h00: Abertura


    14h30: Orquestra Juvenil da Cela (Alcobaça)


    15h00: – 17h00: Atendimento Nutrição


    17h00: Animação musical

    18H00: Demonstração de Cozinha - EPADRC


    21H30: ‘Velha Guarda’ - Fados

    PRESENÇA DO ACTOR CARLOS AREIA

    27 JUNHO - DOMINGO


    12H00: Abertura


    14h30: Actuação Grupo de Trompetes CC Cela


    15h00 - 17H00: Atendimento Nutrição


    16H30: Actuação Isamar


    18h00: Demonstração de Cozinha


    21h30: Ruben Palmeira

    Entrada Livre . É de ir!


    IF I CAN'T DANCE, I DON'T WANT TO BE PART OF YOUR REVOLUTION - EM LISBOA - NA PLATAFORMA REVÓLVE

    Plataforma Revólver . Rua da Boavista, 84 . Lisboa
    inauguração da exposição
    If I Can't Dance, I Don´t Want to be Part of your Revolution
    Quinta-Feira . 24 de Junho . às 22 horas
    Alice Geirinhas, Ana Pérez Quiroga, Cristina Mateus, Isabel Ribeiro, Nuno Ramalho e Susana Chiocca são os artistas que compõem a exposição “If I Can't Dance, I Don't Want to be Part of your Revolution”. Seis artistas, três nascidos na década de 60, três na de 70 e de duas cidades, Lisboa e Porto que se reúnem a convite de Alice Geirinhas para pensarem sobre revolução, anarquia, utopia e arte tendo como livro de cabeceira o ensaio biográfico da investigadora Clara Queiroz sobre a anarquista oitocentista Ema Goldman. Revolucionária, contestatária, oradora carismática e editora da revista Mother Earth, Emma lutou toda a sua vida pelos direitos dos trabalhadores, das mulheres, dos homossexuais, pela liberdade sexual, controlo da natalidade, maternidade voluntária e contra a natureza repressiva do estado e da religião. As suas ideias foram recuperadas pelas feministas americanas e canadianas dos anos 70 do séc. XX e a sua frase que dá título a esta exposição, tornou-se num slogan das manifestações feministas, gritado e impresso em faixas e t-shirts.
    Emma poderia ter sido uma das activistas da revolução de Maio 68, uma miúda flower power a reivindicar pela paz, pelo direito ao sexo livre e pela pílula, uma amiga de John McLaren e da Vivienne Westwood no punk londrino, ou uma estudante lisboeta e revolucionária de 74 – as revoluções estético-ideológicas que marcaram as décadas em que os seis artistas nasceram.
    If I Can't Dance, I Don't Want to be Part of your Revolution, reflecte sobre a arte, o que é, onde está e para onde vai, de um modo artisticamente incorrecto no sótão de uma galeria lisboeta.
    Esta exposição conta ainda com a colaboração dos artistas António Olaio, Carla Cruz, Carlos Vidal, Fernando Ribeiro, Francisco Queirós, Gonçalo Pena, João Fonte Santa, Paulo Mendes, Pedro Amaral, Pedro Cabral Santo, Pedro Pousada e o designer Jorge Silva na realização de uma peça (um livro de artista) da artista/curadora, intitulada Alice’s Guest Book.
    Patente até 31 de Julho
    É de ir!

    DE HERÓIS ESTÁ O INFERNO CHEIO, EM LISBOA, NA PLATAFORMA REVÓLVER

    Plataforma Revólver . Rua da Boavista, 84 . Lisboa
    inauguração da exposição
    De Heróis está o Inferno Cheio
    Quinta-Feira . 24 de Junho . às 22 horas
    obras de
    Ana Luísa Antunes . Filipa Brito . Rachel Korman . Lara Morais
    Ana Pissarra . Lara Portela . Margarida Vala Silva . Flávia Vieira
    a exposição estará patente até 31 de Julho
    É de ir!