Saturday, January 24, 2009

FUNDAÇÃO GULBENKIAN APRESENTA VERSÃO DE CONCERTO DE NORMA DE VINCENZO BELLINI

Coro e Orquestra Gulbenkian
27 e 31 de Janeiro - 20 horas
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
Lawrence Foster (Maestro)
Silvana Dussman (Soprano)
Heidi Brunner (Soprano)
John Botha (Tenor)
Arutjun Kotchinian (Baixo)
Joana Seara (Soprano)
Marcos Santos (Tenor)
Vincenzo Bellini
Norma
(ópera em versão de concerto)
Valerá certamente a pena: é de ir!

VICENTE DA CÂMARA – 60 ANOS DE FADO, EM LISBOA, NO TIVOLI

Vicente da Câmara, uma personagem incontornável da história do Fado está a comemorar 60 anos de invejável carreira! Para celebrar a efeméride, o patriarca da dinastia dos Câmaras vai apresentar um espectáculoem Lisboa, no Teatro Tivoli, e fazer a festa com família, amigos e colegas de profissão que ao longo de décadas o acompanharam, dentro e fora dos palcos. Vai ser passada em revista uma carreira que começa em 1948 na Emissora Nacional e passa por palcos de todo o mundo: do Brasil a Hong Kong, da Holanda à África do Sul, e, claro, Portugal de lés a lés! Todo este admirável percurso está registado em inúmeros discos gravados para as principais editoras portuguesas, sendo talvez “A Moda das Tranças Pretas” o seu principal cartão de visita. Vicente da Câmara é um marco na história do fado e serviu – e ainda serve – de inspiração e exemplo para muitas novas gerações de fadistas. E porque não se trata de uma data qualquer – são já sessenta anos de fados! – a galeria de convidados não é modesta: cantando com o pai e o avô, vamos ouvir José da Câmara, Manuel da Câmara e Teresa da Câmara Fonseca - filhos e neta do homenageado. Um leque ímpar de amigos, nomes grandes do nosso panorama, vai marcar presença: António de Noronha; António Pinto Basto; Carolina Tavares; João Ferreira Rosa; José Cid; Maria João Quadros; Ricardo Ribeiro; Rodrigo Pereira Teresa Siqueira. Os músicos serão: Luís Petisca (guitarra), Jaime Santos (viola) e Filipe Vaz da Silva (baixo), mas como se trata de uma data singular, o naipe de acompanhantes é reforçado com os convidados João Torre do Vale, José Pracana e José Luís Nobre Costa (guitarra), Carlos Velez e Fernando Alvim (viola), e ainda Joel Pina e Segismundo de Bragança (baixo). Este espectáculo único, terá como mestres de cerimónias Mariema e Víctor de Sousa, e uma participação especial de Raúl Solnado. Temos, portanto, nomes de peso e razões de sobra para assistir a uma festa que vai ficar na história do Fado! Parabéns, D. Vicente da Câmara!
Esgotados os bilhetes para a noite de 26 de Janeiro anuncia-se já um espectáculo extra a 27, também às 21 e 30, no mesmíssimo Teatro Tivoli, em Lisboa: é fantástico não é?
Não somos propriamente grandes fãs do fado ou da sua filosofia, mas não podemos deixar de aqui escrever que este será um espectáculo altamente recomendável. É de ir!

Friday, January 23, 2009

É HOJE MESMO: MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA AO VIVO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

É hoje mesmo, sexta-feira, 23 de Setembro, que o Cine-Teatro de Alcobaça acolhe um concerto de Madredeus & A Banda Cósmica. Quando Teresa Salgueiro deixou os Madredeus, houve quem falasse no seu desaparecimento. Mas um projecto como esse não poderia terminar de um modo tão simples. Com nova formação e novo nome, abriu-se agora um novo capítulo na sua história. Alcobaça vai hoje conhecê-lo, ao vivo e a cores (muitas, segundo consta!)... O espectáculo está marcado para as 22 horas, mas quem quiser mais um cheirinho sobre a coisa, ele aqui fica:
Até logo!

20ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 25 de Janeiro, a vigésima emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na vigésima emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estarão em debate os seguintes temas:
1. - Os presidentes das federações de futebol de Portugal e de Espanha anunciaram esta semana que os dois países vão apresentar uma candidatura conjunta para a realização da fase final do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018. Numa época em que atravessamos uma crise económica tão profunda e tão difícil de superar, será essa uma candidatura sensata e ajuizada para o nosso país? É esse o género de investimento que nos vai ajudar a ultrapassar os graves problemas com que nos defrontamos?-
2. - Neste primeiro mês de um ano com eleições autárquicas em Portugal, o meio político alcobacense tem sido ultimamente agitado por rumores de que se estaria a preparar e a ganhar força uma candidatura independente para concorrer à Junta de Freguesia de Alcobaça... Será politicamente viável uma candidatura desse género dentro do actual quadro administrativo?-
Já se sabe que o Um Olhar Sobre a Semana continua a ser um projecto muito bem sucedido, acima de tudo graças aos seus três atentos e pertinentes comentadores residentes, cuja fama já chegou mesmo ao Camboja, de onde houve notícia de ter sido atentamente ouvida uma sua emissão... São as maravilhas da Internet, através da qual o programa pode ser ouvido em directo, em qualquer parte do mundo. Basta clicar http://www.cister.fm!

Thursday, January 22, 2009

SOLIDARIEDADE: INSTITUTO PORTUGUÊS DE ONCOLOGIA ANGARIA FILMES PARA DOENTES DA SUA UNIDADE DE TRANSPLANTE

O Instituto Português de Oncologia (IPO) está a angariar filmes VHS ou DVD's para os doentes da unidade de transplantes que estão em isolamento. São crianças e adultos que precisam de um transplante de medula e de estar ocupados durante o tempo de internamento. A falta de "stocks" torna necessária a ajuda da população. O IPO precisa de filmes para as pessoas mais desfavorecidas que não têm possibilidade de os levar. Algumas crianças trazem os seus próprios filmes e brinquedos, mas depois, quando têm alta, levam-nos. O IPO aceita todos os géneros de filmes, mas a preferência vai para a comédia. Numa altura menos feliz das suas vidas, um sorriso vai fazer bem a quem passa dias inteiros numa cama de hospital. Rir é sempre um bom remédio. As cassetes de vídeo ou DVD's podem ser enviadas para:
Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil
Unidade de Transplante de Medula
A/C Sr.ª Enf. Elsa Oliveira
Rua Professor Lima Basto
1070 Lisboa
Ser solidário pode neste caso também ajudar os que mais precisam. É de dar!

DJ WHY NOT?, EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

Clinic - Alcobaça
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 23 de Janeiro de 2009 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
DJ WHY NOT?
ANYONE CAN BE A DJ!
PLUS
TRASH SELECTOR
[dj set]
Se gostas de música e sempre sonhaste ser dj tens aqui uma oportunidade de ouro. Leva os discos. O Clinic dá a cabine.Trash Selector, hoje dj residente do Clinic foi descoberto numa noite WHY NOT?
Quem sabe se não és tu o próximo?
Sexta // 23 de Janeiro de 2009 // 23h00
DJ Why Not? // Trash Selector // Dj Set
Entrada livre
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 24 de Janeiro de 2009 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
TWO FINGERS
CONVIDAM
SEQUELA BROTHERS (CLUB SOUK)
[dj sets]
Sábado // 24 de Janeiro de 2009 // 23h00
Two Fingers // Sequela Brothers // Dj Set
Entrada 5 euros
Vale sempre a pena tentar...É de ir!

Wednesday, January 21, 2009

É JÁ NESTA SEXTA-FEIRA: MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

-MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA-
Início da Digressão Nacional de Inverno na intimidade
CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
Sexta-Feira - 23 de Janeiro - 22 horas
Os MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA, iniciam a digressão nacional de Inverno dias 23 e 24 de Janeiro respectivamente, no Cine-Teatro de Alcobaça e Cine-Teatro de Estarreja, os primeiros de um ciclo de concertos de auditório que se prolongará até à Primavera. Esta digressão dá continuidade à fórmula intimista inaugurada com os seis concertos de apresentação de Metafonia em Novembro passado no Teatro Ibérico. Idealizado por Pedro Ayres Magalhães no propósito de alcançar maior ecletismo de audiências e locais de apresentação, este novo formato do mítico Madredeus começa por restabelecer uma relação íntima com o seu público de sempre, antes de “tocar mais alto” em grandes festas e festivais por todo o país, durante o próximo Verão. Nestes espectáculos, o público irá assistir à apresentação de temas inéditos e novas versões que integram o CD Metafonia, interpretadas pelas vozes de Mariana Abrunheiro e Rita Damásio. Além das vocalistas estes concertos contam ainda com: Ana Isabel Dias (harpa), Sérgio Zurawski (guitarra eléctrica), Gustavo Roriz (guitarra baixo), Ruca Rebordão (percussão), Babi Bergamini (bateria), António Barbosa (violino), Carlos Maria Trindade, (sintetizadores) e Pedro Ayres Magalhães (guitarra clássica).
Lá estaremos, para confirmar se isto tudo é mesmo verdade. E já agora, aqui fica o nosso habitual aperitivozinho para este concerto:
É de ir, não é?

DJ'S THEMOTEO SUSPIRO, STAGE BLOOD E EL MARIACHI REGRESSAM AO ACTIVO: EM CALDAS DA RAINHA E LEIRIA

- Dupla sessão de TRIJING –
com os Dj's

THEMOTEO SUSPIRO

STAGE BLOOD

EL MARIACHI


Joyce Irish Pub [Caldas da Rainha]
Quinta-Feira, 22 Janeiro, a partir das 23.00

Cinema Paraíso [Leiria]
Sexta-Feira, 23 Janeiro, a partir das 23.00
Aí está o regresso da melhor tripla de dj's (são eles que o dizem, quem poderá contrariá-los?), para mais duas grandes noites de festa, bom ambiente e diversão. 3 ideias diferentes do rock'n roll, surf, beat, soul, disco e muito mais, de todas as gerações para todas as idades, vista por 3 pessoas diferentes, 3 dj's em 3 tempos, tudo em simultâneo e numa noite, sem espinhas, TV, Radio mas uma grande pedalada. O próximo fim-de-semana começa mais cedo e não é em Lisboa nem no Porto!! Estes Dj's estão disponíveis para actuar em qualquer ponto do país
Contacte-os, através da
GAZ PRODUÇOES
Apartado 77 - 2460 Alcobaca
PORTUGAL
Vale sempre a pena, que os tipos nunca páram: é sempre a abrir!

Tuesday, January 20, 2009

TEIA EM CONCERTO, NO PORTO, NO TEATRO HELENA SÁ E COSTA

-TEATRO HELENA SÁ E COSTA-
Rua da Alegria, 503 (entrada - R. da Escola Normal, 39) - Porto
22 e 23 Janeiro - 22 horas
Concerto
-TEIA-
Entrada: 2,50€
Rui Couto – Voz Xandinho – Guitarra Nelson Santos – Guitarra Ruben Cunha – Baixo Kwala – Teclados Francisco Beirão – Percussão Tiago Dinis – Bateria
Som – Alunos do 3º ano do Curso de Produção e Tecnologias da Música da ESMAE orientados por António Pinheiro da Silva.
Luz – THSC
Produção – Curso PTM e THSC

www.teia.cc www.myspace.com/teiaspace www.youtube.com/teiatube
É de ir: sem dúvidas!

JOÃO LOBO ANTUNES À CONVERSA SOBRE O SEU LIVRO O ECO SILENCIOSO, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

A Livraria Arquivo (Av. Combatentes da Grande Guerra, 53 -Leiria) apresenta
-À Conversa com ... João Lobo Antunes-
a propósito do seu mais recente livro
O Eco Silencioso
Apresentação de Helena Carvalhão
24 de Janeiro - sábado - 17 horas
“Reúnem-se neste volume textos que foram escritos, na sua larga maioria, nos últimos três anos. Nem todos se aproximam do modelo de ensaio que segui em livros anteriores, e assim, quer nos temas escolhidos, quer na forma de os tratar, este é um pouco diferente. A razão porque os reuni aqui é fácil de explicar: escrevi-os, porque tive gosto em fazê-lo; publico-os, porque tenho vontade de os partilhar. Seja-me perdoada esta franqueza e, sobretudo, a pretensão de recorrer a uma justificação quase pueril, mas de facto, como dizia E. M. Forster, tudo o que escrevo é, para mim, sentimental.” (in Introdução)
João Lobo Antunes licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa em 1967. Entre 1971 e 1984 trabalhou em Nova Iorque, na Universidade de Columbia. Em 1984 torna-se Professor Catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa. Presidente do Instituto de Medicina Molecular desde a sua fundação, é ainda autor de numerosos artigos científicos e coordenador de vários livros na área das neurociências.Publicou quatro livros de ensaios: Um Modo de Ser (1996), Numa Cidade Feliz (1999), Memória de Nova Iorque (2002) Sobre a Mão e Outros Ensaios (2005).Em 2006 foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa.
Será certamente muito interessante: é de ir!

Monday, January 19, 2009

O SORRISO DAS ESTRELAS É O FILME DE HOJE NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

O Sorriso das Estrelas (Nights in Rodanthe)
Estados Unidos - 2008 - Romance -
Duração: 97 min / Estreia: 27-11-2008
Segunda-Feira / 19 de Janeiro / 21h30
Diane Lane (Actriz) - James Franco (Actor) - Richard Gere (Actor)
Ann Peacock (Argumento) - George C. Wolfe (Realização)
-Adrienne Willis é uma mulher que tem a sua vida num verdadeiro caos. Ela decide retirar-se para a pequena cidade costeira de Rodanthe, na Carolina do Norte, de modo a receber um hóspede no fim-de-semana, na pousada da sua melhor amiga. Ela espera encontrar a tranquilidade que tanto precisa, de modo a repensar a sua vida e todos os conflitos em torno dela – um marido que pediu para regressar para casa, e uma filha adolescente que contraria todas as decisões da mãe. Assim que Adrienne chega a Rodanthe, prevê-se uma grande tempestade e o Dr. Paul Flanner chega. O único hóspede na pousada pretendia passar um fim-de-semana em retiro, de modo a enfrentar uma crise de consciência que se apoderou dele. Com o aproximar da tempestade, Adrienne e Paul, ficam mais próximos e um mágico fim-de-semana, cheio de romance, irá mudar as suas vidas para sempre.-
Cinema é para se ver numa sala de cinema, num écran a sério - é de ir!

Sunday, January 18, 2009

NOUVELLE VAGUE AO VIVO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, EM 8 DE FEVEREIRO - UM APERITIVO

Já aqui noticiámos uma próxima e imperdível actuação da irresistível banda pop francesa Nouvelle Vague em Alcobaça, no seu Cine-Teatro, na noite de domingo, 8 de Fevereiro. Ainda faltam uns bons diazinhos para o evento, mas não resistimos a deixar já aqui, hoje mesmo, um ligeiro aperitivo para um concerto que promete arrasar Alcobaça... Trata-se de uma gravação ao vivo, no Rio de Janeiro, no Circo Voador, em 14 de Setembro de 2007, captando uma sua sedutora e desbragada interpretação do tema Too Drunk to Fuck, um original dos Dead Kennedys que os Nouvelle Vague incluiram no seu primeiro álbum, em 2004:
E já agora, aqui fica também a letra deste Too Drunk To Fuck, para os nossos estimados visitantes e leitores irem estudando, não vá fazer-lhes falta naquela noite:
-Too Drunk to Fuck-
-Dead Kennedys / Nouvelle Vague-
Went to a party
I danced all night
I drank sixteen beers
And I started up a fight
But now I am jaded
You're out of luck
I'm rolling down the stairs
Too drunk to fuck
Too drunk to fuck
Too drunk to fuck
Too drunk, to fuck
I'm too drunk, too drunk, too drunk to fuck
I love your stories
I like your gun
Shooting out truck tires
Sounds like loads and loads of fun
But in my room
Wish you were dead
You ball like the baby
In Eraserhead
Too drunk to fuck
Too drunk to fuck
Too drunk to fuck
I'm too drunk, too drunk, too drunk to fuck
Too drunk to fuck
Hmm
Too drunk to fuckI'm too drunk, too drunk, too drunk to fuck
Oh je suis trop bourrée
Pour baiser
E depois não digam que não avisámos... Promete ser do caraças, não é?

PLANEAMENTO DA REDE DA ALTA VELOCIDADE FERROVIÁRIA, TRAVESSIA DO TEJO E ESTAÇÃO EM LISBOA. ALTERNATIVAS - UMA CONFERÊNCIA DE SILVINO POMPEU SANTOS

Merece especial atenção a conferência promovida pela Secção de Ordenamento do Território e Ecologia, que terá lugar no próximo dia 20 de Janeiro, terça-feira, pelas 18 horas, na Sede da Sociedade de Geografia de Lisboa (Rua das Portas de Santo Antão, nº 100 - Lisboa), sob o seguinte tema: Planeamento da Rede da Alta Velocidade Ferroviária, Travessia do Tejo e Estação em Lisboa. Alternativas - será orador o Silvino Pompeu Santos e a verdade é que o evento interessa muito especialmente a todos os que (a bem ou a mal) se relacionam com a questão TGV/Portugal...
É de ir!

VOX BRASILIENSIS TRAZ MÚSICA NO BRASIL COLONIAL AO CICLO DE MÚSICA ANTIGA DA TEMPORADA GULBENKIAN DE 2009


Ciclo de Música Antiga / Temporada Gulbenkian de Música 2009
Música no Brasil Colonial I
21 de Janeiro - 19 horas
Lisboa - Academia das Ciências

-Vox Brasiliensis-
Rosana Lanzelotte (Pianoforte)
Guilherme de Camargo (Guitarras)
Rosemeire Moreira (Soprano)
Tiago Pinheiro (Tenor)
Ricardo Kanji (Flautas e direcção)

-António da Silva Leite-
Amor concedeu-me um prémio
Onde vais linda negrinha
-António Leal Moreira-
Os teus olhos e os meus olhos
-Joze Constantino Vallucci-
Lundum das Beatas
-Marcos Portugal-
Ah Marília, que tormento! (Ária)
Os Mares Minha Bela
Já, já me vae Mrília (Ária)
Sucede, Marília bela
Você trata amor em brinco
-José Maurício Nunes Garcia-
Liá, do 5.º Tom
Beijo amor que me condena
-Sigismud Neukomm-
L'Amoureux
Les adieux de Neukomm et ses amis
Duo para flauta e pianoforte
-Joaquim Manoel da Câmara-
Desde o dia em que eu nasci
Estas Lágrimas sentidas
-José Francisco Leal-
Esta Noite
-Candido Inácio da Silva-
Lá no Largo da Sé Velha (Lundum)
-Anónimos-
Se fores ao fim do mundo
Os Medeixas que tu dás
Você se esquiva de mim
Vilancico do 7.º tom
Lundum (recolhido por Spix e von Martius, entre 1817 e 1820)
Promete fazer a diferença! É de ir!