Saturday, January 24, 2009

VICENTE DA CÂMARA – 60 ANOS DE FADO, EM LISBOA, NO TIVOLI

Vicente da Câmara, uma personagem incontornável da história do Fado está a comemorar 60 anos de invejável carreira! Para celebrar a efeméride, o patriarca da dinastia dos Câmaras vai apresentar um espectáculoem Lisboa, no Teatro Tivoli, e fazer a festa com família, amigos e colegas de profissão que ao longo de décadas o acompanharam, dentro e fora dos palcos. Vai ser passada em revista uma carreira que começa em 1948 na Emissora Nacional e passa por palcos de todo o mundo: do Brasil a Hong Kong, da Holanda à África do Sul, e, claro, Portugal de lés a lés! Todo este admirável percurso está registado em inúmeros discos gravados para as principais editoras portuguesas, sendo talvez “A Moda das Tranças Pretas” o seu principal cartão de visita. Vicente da Câmara é um marco na história do fado e serviu – e ainda serve – de inspiração e exemplo para muitas novas gerações de fadistas. E porque não se trata de uma data qualquer – são já sessenta anos de fados! – a galeria de convidados não é modesta: cantando com o pai e o avô, vamos ouvir José da Câmara, Manuel da Câmara e Teresa da Câmara Fonseca - filhos e neta do homenageado. Um leque ímpar de amigos, nomes grandes do nosso panorama, vai marcar presença: António de Noronha; António Pinto Basto; Carolina Tavares; João Ferreira Rosa; José Cid; Maria João Quadros; Ricardo Ribeiro; Rodrigo Pereira Teresa Siqueira. Os músicos serão: Luís Petisca (guitarra), Jaime Santos (viola) e Filipe Vaz da Silva (baixo), mas como se trata de uma data singular, o naipe de acompanhantes é reforçado com os convidados João Torre do Vale, José Pracana e José Luís Nobre Costa (guitarra), Carlos Velez e Fernando Alvim (viola), e ainda Joel Pina e Segismundo de Bragança (baixo). Este espectáculo único, terá como mestres de cerimónias Mariema e Víctor de Sousa, e uma participação especial de Raúl Solnado. Temos, portanto, nomes de peso e razões de sobra para assistir a uma festa que vai ficar na história do Fado! Parabéns, D. Vicente da Câmara!
Esgotados os bilhetes para a noite de 26 de Janeiro anuncia-se já um espectáculo extra a 27, também às 21 e 30, no mesmíssimo Teatro Tivoli, em Lisboa: é fantástico não é?
Não somos propriamente grandes fãs do fado ou da sua filosofia, mas não podemos deixar de aqui escrever que este será um espectáculo altamente recomendável. É de ir!

No comments: