Saturday, February 14, 2009

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <11>: MOSCOW PIANO QUARTET NA SALA DO CAPÍTULO DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

-Moscow Piano Quartet-
Programação Especial Dia dos Namorados
-Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça-
15 de Fevereiro - 18 horas
A propósito do Dia de São Valentim, o Moscow Piano Quartet toca duas das obras mais românticas de todos os tempos: o Quarteto com Piano de Schumann e o 3.º Quarteto com Piano de Brahms. Escritas com 33 anos de intervalo, são declarações de amor e de paixão por uma mesma mulher: Clara Wieck. Mas enquanto a obra de Schumann exprime a felicidade exultante dum casamento perfeito, a de Brahms revela o sofrimento dum amor impossível.
Moscow Piano Quartet: Alexei Eremine - piano; José Pereira - violino; Alexandre Delgado - violeta; Guenrik Elessin - violoncelo.
É de ir!

FESTIVAL CCB FORA DE SI 2009 INCENTIVA ARTISTAS E CRIADORES PORTUGUESES E ESTRANGEIROS QUE RESIDAM EM PORTUGAL

O Centro Cultural de Belém anunciou que um dos eixos da programação do Festival CCB Fora de Si 2009, a apresentar em Julho e Agosto deste ano, incidirá na arte urbana nas suas múltiplas expressões (música, dança, teatro, novo circo, performance, projectos site specific, cinema, vídeo), no intuito de conseguir uma programação nacional de qualidade, adaptada às características dos espaços exteriores do Centro Cultural de Belém, convidando artistas e criadores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal a apresentar projectos de pequeno e médio formato em qualquer das áreas mencionadas. As candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 30 de Abril, para o seguinte endereço:
Fundação Centro Cultural de Belém - CCB Fora de Si
Praça do Império
1449-003 Lisboa
Quaisquer informações sobre este evento poderão ser solicitadas para o telefone 213612400 ou para o e-mail rita.bagorro@ccb.pt
É de projectar e concorrer!

DESCOBRE A ELECTRICIDADE NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Ciência em Família
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
As suas crianças interessam-se por ciência? Partilhe diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças de todas as idades. As sessões decorrem das 11h00 às 12h00 e são orientadas por cientistas e por diversos autores da colecção Ciência a Brincar, da Editorial Bizâncio.
DESCOBRE A ELECTRICIDADE
15 de Fevereiro
Imagina que viajas para uma ilha deserta onde não há electricidade... Como podes construir uma pilha para acender uma luz ou fazer uma lanterna para ver à noite? Serás capaz de construir um alarme para avisar da chegada de algum intruso durante a noite...
Helena Vieira Alberto, Departamento de Física da Universidade de Coimbra
É sempre interessante: muito interessante!

UMA EMBAIXADA (A TER MUITO EM CONTA) DA NOVÍSSIMA LITERATURA BRASILEIRA EM PORTUGAL

Na sequência das Correntes d`Escritas na Póvoa do Varzim, estarão em Portugal, entre 15 e 19 de Fevereiro, três dos mais aclamados representantes da novíssima literatura brasileira. Aqui serão recebidos por três colegas de escrita bem conhecidos do público português: Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto e Ondjaki. A Editorial Caminho, a Embaixada do Brasil em Lisboa, a Casa Fernando Pessoa e a Livraria Bertrand convidam-nos a aproveitar esta oportunidade para nos informarmos sobre o que se passa de novo na literatura de língua portuguesa nos dois lados do Atlântico.
Programa
15 de Fevereiro – 17 horas
Livraria Bertrand Coimbra Dolce Vita
Com a presença de Amilcar Bettega, João Paulo Cuenca e Daniel Galera
16 de Fevereiro – 18 horas
Embaixada do Brasil (Estrada das Laranjeiras, 144 – Lisboa)
Recepção aos autores brasileiros
17 de Fevereiro – 18 horas
Livraria Bertrand da Avenida de Roma
Apresentação por Gonçalo M. Tavares, de Mãos de Cavalo, de Daniel Galera
17 de Fevereiro – 21 horas
Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, 16-18 - Lisboa)
Novíssima Literatura Brasileira – Um Encontro em Lisboa
Debate moderado por Inês Pedrosa
18 de Fevereiro – 18.30 horas
Livraria Bertrand das Amoreiras (Lisboa)
Apresentação por José Luís Peixoto de Os Lados do Círculo, de Amilcar Bettega
19 de Fevereiro – 18 horas
Livraria Bertrand do Vasco da Gama (Lisboa)
Apresentação por Ondjaki, de O Dia Mastroianni, de João Paulo Cuenca
Trata-se mesmo de uma embaixada a ter muito em conta. É de ir!

Friday, February 13, 2009

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <10>: ALCOPÁZIO BAR APRESENTA VÍDEO CARCAROLAS 2009, EM ALCOBAÇA (EM QUE OUTRO SÍTIO PODERIA SER?)

O Alcopázio Bar anuncia para amanhã, sábado, 14 de Fevereiro, a estreia mundial do vídeo Carcarolas 2009. A música já circula na blogosfera e na rádio e aí está a primeira grande oportunidade de ver as imagens da sua criação (e ligá-las com a música). Haverá hoje à noite uma ante-estreia da coisa, só para alcopazianos...

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <9>: AURORA APRESENTA AURORA, EM FILME/CONCERTO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

*aurora - rede criativa de programação e exibição de cinema
..........................................................................
uma nova ideia de programação, uma nova forma de olhar o cinema
..........................................................................
filme-concerto
AURORA de F.W. Murnau
CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
sábado - 14 de fevereiro - 21h 30
..........................................................................
Se o cinema é a arte que mais se aproxima do sonho, o projecto *aurora é a concretização de um sonho que sempre procurou aproximar-se do cinema.No próximo sábado, dia 14 de Fevereiro, o Cine-Teatro de Alcobaça recebe pelas 21h 30 a estreia do que pretende afirmar-se como uma rede criativa de programação e exibição de cinema capaz de trazer à salas e aos espaços culturais da região todas as obras de relevância histórica e artística que muitas vezes temos dificuldade em observar no grande ecrã.Livremente inspirada no título de uma das maiores obras-primas da Sétima Arte, realizada pelo genial cineasta alemão F. W. Murnau (e que nesse dia teremos oportunidade de assistir musicada ao vivo), esta sessão do filme "Aurora" (1927) é a perfeita ocasião para pressentir o espírito de uma iniciativa cultural que no futuro pretende inovar no campo da programação de cinema.
..........................................................................
AURORA um filme de F.W. Murnau
..........................................................................
Considerado uma obra-prima absoluta do cinema e um dos mais belos filmes alguma vez feitos, "Aurora" é um prodígio visual e narrativo que continua a entusiasmar espectadores e comunidade cinéfila ao fim de mais de oito décadas.Estreado nos Estados Unidos em 1927, foi o primeiro filme do cineasta alemão Friedrich Wilhelm Murnau realizado em Hollywood (vencendo na cerimónia inaugural dos Óscares três estatuetas: Melhor Filme, Actriz e Fotografia).O filme-concerto que nos oferece agora a oportunidade de rever este clássico da Sétima Arte não procura apenas transportar para o presente uma técnica comum aos primórdios do cinema: a interpretação ao vivo de uma banda sonora durante a exibição de filmes mudos.Acima de tudo, recupera uma relação com o público sugerida pelos diversos ambientes e elementos sonoros que acompanham as emoções transmitidas pelas imagens, reavivando (tal como a história de amor do casal de personagens) o sentimento por esse verdadeiro programa de paixões que é o cinema.
..........................................................................
sinopse
..........................................................................
História de um triângulo amoroso que oscila entre o mundo do campo e da cidade, "Aurora" é o retrato onírico e poético de um casal em crise que conhece o "milagre" da reconciliação através da tentação e da tragédia. Uma obra que mantém o seu espírito e fulgor ao fim de várias décadas e um objecto que preserva intactas as qualidades estéticas e formais de um tempo onde o cinema mudo empenhava toda a sua força nas imagens. François Truffaut chegou mesmo a elegê-lo como "o mais belo filme de todos os tempos".
título original Sunrise de F. W. Murnau
Com George O'Brien, Janet Gaynor, Margaret Livingston, Bodil Rosing
EUA (1927) 110' PB M/12 35 mm
Trata-se mesmo do acontecimento cultural da semana em Alcobaça:
absolutamente imperdível (com todas as letras)!

DIA DE DESCANSO NO UM OLHAR SOBRE A SEMANA, DA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA

O programa Um Olhar Sobre a Semana, apresentado aos domingos, entre as 12 e as 13 horas, na Rádio Cister, de Alcobaça, fará uma interrupção no próximo domingo, 15 de Fevereiro, devido a nesse dia o seu horário habitual ir ser preenchido com a habitual transmissão anual do programa Intercâmbio, animado por Carlos Vieira, em directo e em simultâneo, entre a Rádio Cister, de Alcobaça, e a Rádio Alfa, de Paris. José Alberto Vasco e os seus comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues regressarão à antena da Rádio Cister no domingo seguinte, 22 de Fevereiro, para uma emissão de Um Olhar Sobre a Semana em que um dos temas em debate será a parte da moção que José Sócrates vai apresentar no próximo congresso do Partido Socialista, em que o nosso actual Primeiro Ministro vai defender o casamento homossexual como um direito. Uma emissão que promete!

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <8>: ENCONTROS COM AS INVASÕES FRANCESAS CONTINUAM ESTE FIM-DE-SEMANA EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes - Fundação Cultural - Alcobaça
-exposição-
ENCONTROS COM AS INVASÕES FRANCESAS 1808 - 1811
-até 11 de Março-
Sábado - 14 de Fevereiro - 16 horas - Auditório da Fundação
continuação do ciclo de conferências alusivo àquela exposição:
Rui Rasquilho (Historiador)
Alcobaça, as Invasões Francesas, um Rei no Brasil
É de ir e ouvir (deixando o namoro para antes e depois)!

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <7>: PRESS PLAY AO VIVO, EM SANTO TIRSO, NO CARPE DIEM

Girls Can Rock!
Press Play - Carpe Diem - Santo Tirso
14 de Fevereiro - 21 horas
Playgirl e Lisa sempre estiveram ligadas ao meio musical. Playgirl (vocalista e guitarrista) ja esteve integrada em outras bandas rock, alternativas e punk, incluindo outras bandas só com raparigas de estilo grunge e fazendo participações com Tsunamiz ( da margem sul). PressPlay são influênciadas em demasia pelo movimento underground da margem sul , uma vez que desde hà algum tempo assistem a variados concertos por essas bandas. Lisa ( vocalista e menina das máquinas) começou a influenciar a Playgirl com a sua eletrónica e decidiram fundir as duas componentes: rock+ eletronica. Neste momento encontram-se em gravação de e.p em Almada , procurando a beleza da melodia através da simplicidade. O vídeo clip, estará concluído em Fevereiro, mas poderemos agora vê-las e ouvi-las no Porto, no Carpe Diem (Centro Comercial Cidnay – R.S.Bento). É de ir, ver e ouvir (deixando o namoro para os intervalos)!

Thursday, February 12, 2009

CLINIC NEW - FESTIVAL DE MÚSICA ALTERNATIVA PARA PESSOAS INDEPENDENTES, EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

CLINIC NEW
FESTIVAL DE MÚSICA ALTERNATIVA PARA PESSOAS INDEPENDENTES
EM ALCOBAÇA - NO CLINIC
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta 13 de Fevereiro de 2009 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
UNI FORM [live act]
AQUAPARQUE [live act]
UR.MA [live act]
NORTON [dj set]
Sexta // 13 de Fevereiro de 2009 // 23h00Clinic New // Norton + Ur.Ma + Aquaparque + Uni Form // Live Acts + DJ SetEntrada 6 euros (bilhete dois dias) ou 5 euros (por dia)
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado 14 de Fevereiro de 2009 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
DOIS MIL E OITO [live act]
TWO FINGERS [dj set]
Sábado // 14 de Fevereiro de 2009 // 00h00Clinic New // Doismileoito + Two Fingers // Live Act + DJ SetEntrada 6 euros (bilhete dois dias) ou 5 euros (por dia)
Reserva de entradas - 262598549
Promete!

SONS DE VEZ 2009 CONTINUAM ESTA SEMANA

Depois de uma abertura em grande com o espectáculo de Deolinda no passado dia 6 de Fevereiro, o Sons de Vez continua a apresentação da 7ª edição com duas das surpresas mais frescas de 2009, as Pressplay que colocaram no éter [ com inevitável extensão à net via Myspace] PlayHot o single de avanço para o álbum estreia em Abril. Os Hot Pink Abuse, criaram «Nowadays» durante 2008 e editaram em Janeiro a sua estreia, um disco composto por temas que exploram o universo de uma pop electrónica cheia de glamour e sussurros, ora tímida, ora agitada. Depois de uma série de apresentações nas Fnac´s do Grande Porto os Hot Pink apresentam-se na Casa das Artes dos Arcos de Valdevez no arranque do ano que certamente os levará aos palcos de norte a sul do Pais em apresentações.
Auditório da Casa das Artes
13 de Fevereiro (sexta-feira), 23h00; €3,00 (preço único)
HOT PINK ABUSE + PRESSPLAY
Integrado na 7ª edição da Mostra de Música Moderna de Arcos de Valdevez “Sons de Vez!”
Os Hot Pink Abuse são formados por três elementos: Vítor J.Moreira, Geraldo Eanes e Miss Tish. Cúmplices de outras formações anteriores, nos círculos da música rock e experimental/contemporânea, como compositores e performers em diversos projectos, com especial destaque para os Haus en Factor- Vítor e Geraldo conheceram a vocalista no espaço cibernético em 2007, por intermédio de amigos comuns. Há um ano juntos, e com influências eclécticas enquanto músicos, ouvintes e amantes da música, os Hot Pink Abuse exploram o universo de uma pop electrónica cheia de glamour e sussurros, ora tímida, ora agitada.
As PressPlay sempre estiveram ligadas ao meio musical. Playgirl (vocalista e guitarrista) esteve integrada noutras bandas rock, alternativas e punk, incluindo projectos de base grunge. Lisa (vocalista e “menina das máquinas”) começou a influenciar a Playgirl com a sua electrónica, decidindo fundir as duas componentes: rock+ electrónica. As PressPlay são “orientadas” pelo movimento underground da Margem Sul, não desistindo de “procurar a beleza da melodia através da simplicidade”…
Foyer do Auditório da Casa das Artes
6 de Fevereiro a 5 de Abril; dias úteis: 10-18h00, sábados: 14-18h00 e 21h30-23h00, domingos: 21h30-23h00.
Exposição de fotografia “SONS DE VEZ 2008 EM IMAGENS”, de Sérgio Neto
Integrando a 7ª edição do evento “Sons de Vez!”, a colecção de imagens do jovem fotógrafo Sérgio Neto retrata, de forma original e emotiva, os momentos mais significativos da edição 2008 da Mostra de Música Moderna de Arcos de Valdevez. Espaço para recordar as performances, únicas, de nomes como Wraygun, Fonzie, Tiago Bettencourt, Mazgani, Slimmy, Ramp, Terrakota e Sean Riley. É de ir, antes que se faça tarde!

REMIX ENSEMBLE APRESENTA MEDITAÇÕES NA CASA DA MÚSICA, NO PORTO

Casa da Música - Porto
Sexta-Feira / 13 de Fevereiro / 21 horas / Sala Suggia
Remix Ensemble - Meditações
Um programa que ilustra a grande forma na música contemporânea. Os dois primeiros andamentos da Sinfonia de Câmara do compositor cubano Jorge Lopez foram dados a conhecer em Portugal pelo Remix Ensemble em 2007. Resultante de uma encomenda conjunta da Casa da Música, a versão integral é agora estreada. O mundo literário de Cervantes e Reinaldo Arenas ou os trípticos "O jardim das delícias" e "As tentações de Santo António" de Hierominus Bosch cruzam-se num fascinante universo sonoro e resultam numa das mais originais obras musicais da actualidade. A última obra do compositor francês Gérard Grisey foi concebida como uma meditação musical sobre a morte em quatro partes: a morte do anjo, da civilização, da voz e da humanidade. Estreada já após o falecimento do compositor, Quatre Chants pour franchir le seuil recolhe textos das civilizações antigas cretense, egípcia, grega e mesopotâmica e os seus quatro andamentos estão divididos por interlúdios no limiar do silêncio.
10 EUR
Emilio Pomàrico - direcção musical
Dorothee Mields - soprano
Jorge E. Lopez - Kammersymphonie *
Gérard Grisey - Quatre Chants pour franchir le seuil
*estreia da versão completa; encomenda conjunta da Casa da Música e do Klangforum Wien
Espectáculo absolutamente imperdível!

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <6>: ESPLANADA DO ARTUR, EM ALCOBAÇA, PROMOVE NOITE DOS NAMORADOS

A Esplanada do Artur fica em Alcobaça, bem junto ao bonito edifício onde funciona a sua Câmara Municipal. Esta semana o homem não é de meias medidas e a Esplanada do Artur organiza uma Noite dos Namorados, para acabar em beleza o Dia dos Namorados. Promete-se Karaoke e muitas surpresas. Ir lá não custa e apenas se pode ficar a ganhar. É de ir!

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <5>: CONHECER A OPINIÃO DE DARWIN SOBRE O CASAMENTO NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

14 FEVEREIRO - DIA DOS NAMORADOS
-Conheça a opinião de Darwin sobre o casamento
no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra-
-Casar ou não casar-
O Museu da Ciência oferece a qualquer casal de namorados a possibilidade de visitar o Museu no Dia dos Namorados (14 de Fevereiro) com a aquisição de um único ingresso.
Charles Darwin casou em Janeiro de 1839 com a sua prima Emma Wedgwood. Alguns meses antes escreveu algumas reflexões sobre a união de duas pessoas pelo casamento e as consequências deste acto, quer a nível social quer a nível familiar.
CASAR
Crianças (se agradar a Deus) --- Companhia constante (e amizade na velhice) que se interessará por nós ---- Objecto para ser amado e de diversão ---- Melhor que um cão, em todo o caso --- Lar e alguém para tomar conta da casa --- Charme da música e da conversa de mulheres --- Coisas boas para a saúde --- Forçado a visitar e receber visitas mas tremenda perda de tempo
Meu Deus, é intolerável pensar em gastar a nossa vida como uma abelha, trabalhando, trabalhando e nada no final. --- Não, não, não vou fazer isso. ---Imagine-se viver um dia-a-dia solitário numa casa suja e com fumo em Londres. Imagina-te com uma doce mulher ao lado, sentada num sofá, à lareira, livros e talvez música --- Compara isso com a visão da suja realidade de Grt. Marlboro Street.Casa – Casa –Casa Q.E.D.
NÃO CASAR
Sem filhos, (sem segunda vida) e sem alguém para cuidar de nós na velhice --- Qual a utilidade de trabalhar sem a simpatia dos amigos próximos e queridos --- quem são os amigos queridos e próximos dos velhos, a não ser os parentes
Liberdade para ir onde se quer --- escolha da Sociedade que se quer, e pouco disso --- Conversa de homens inteligentes nos clubes --- Não ser forçado a visitar parentes e não ter que dar atenção a ninharias --- ter as despesas e ansiedade de ter crianças – talvez discussões --- Perda de tempo. --- não poder ler à noite, gordura e ociosidade --- menos dinheiro para livros e etc --- se tiver muitos filhos, necessidade de trabalhar para o ganha-pão --- (E é mau para a saúde trabalhar demasiado).
Talvez a minha mulher não goste de Londres; então a sentença será ser banido, e a degradação num indolente e inútil parvo ---
Para saber mais sobre Charles Darwin
Continua a ser um museu com muita pinta, não é?

SEMINÁRIO INTERNACIONAL A CATÁSTROFE HUMANITÁRIA EM GAZA, EM LISBOA

SEMINÁRIO INTERNACIONAL
A CATÁSTROFE HUMANITÁRIA EM GAZAE OS CRESCENTES PERIGOS DA SITUAÇÃO NOS TERRITÓRIOS PALESTINOS E NA REGIÃO DEPOIS DA DESTRUIÇÃO SISTEMÁTICA OPERADA POR ISRAEL, COMO SOCORRER OS PALESTINOS?COMO ASSEGURAR A SUA SOBREVIVÊNCIA ENQUANTO POVO?COMO GARANTIR O SEU DIREITO A UM FUTURO INDEPENDENTE E EM PAZ?
Sábado, 14 de Fevereiro - das 15 às 20 horas
Hotel Holiday Inn - Lisboa - Av. António José de Almeida, 28 A
INTERVENÇÕES INTRODUTÓRIAS POR:
MIGUEL URBANO RODRIGUES – Escritor e Jornalista, recém-chegado de Beirute;
FRANCISCO ASSIS – Professor Universitário, Deputado ao Parlamento Europeu do Grupo Socialista;
SILAS CERQUEIRA – Investigador em Ciências Políticas, Coordenador do MPPM
COMUNICAÇÕES POR:
MICHAEL KINGSLEY – Director Executivo da UNRWA (Agência das Nações Unidas para Apoio aos Refugiados Palestinos no Médio Oriente), em Gaza;
PIERRE GALAND – Antigo Senador socialista belga, Presidente do Forum Norte-Sul, da Associação Belga para a Palestina e da Coordenação Europeia para a Palestina (Bruxelas)
ORIENTAM OS TRABALHOS OS PROFS. ISABEL ALLEGRO MAGALHÃES E MÁRIO RUIVO
ORGANIZAÇÃO: MPPM - Movimento Pelos Direitos dos Povos Palestinos
INFORMAÇÕES: Telef. 213889076 – Fax 213889136 – Email mppm.palestina@gmail.com
ENTRADA LIVRE
SUGERE-SE UMA CONTRIBUIÇÃO VOLUNTÁRIA PARA AS DESPESAS DE ORGANIZAÇÃO
É de ir! Absolutamente!

Wednesday, February 11, 2009

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <4>: AURORA - UMA NOVA IDEIA DE PROGRAMAÇÃO, UMA NOVA FORMA DE OLHAR O CINEMA

Realizou-se na passada sexta-feira uma conferência de imprensa onde foram expostas todas as linhas de orientação da *aurora - rede criativa de programação e exibição de cinema, um projecto cultural que pretende estabelecer-se na zona centro do país e inovar no campo da programação de cinema. Esse encontro com a imprensa aconteceu cerca de uma semana antes da estreia do que procura afirmar-se como uma rede criativa de programação e exibição de cinema capaz de trazer à salas e aos espaços culturais da região Oeste todas as obras de relevância histórica e artística que muitas vezes temos dificuldade em observar no grande ecrã. Inspirado no título de uma das maiores obras-primas do cineasta alemão F. W. Murnau, esse projecto conhecerá o seu arranque no próximo dia 14 de Fevereiro, sábado, no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, pelas 21h 30, numa sessão do filme "Aurora" (1927), musicada ao vivo por um trio de músicos e que constituirá a perfeita ocasião para pressentir o espírito de toda a iniciativa. A programação e a produção de ciclos de cinema nos diversos espaços culturais associados, através de temáticas, retrospectivas e outro tipo de mostras, é o princípio fundador da *aurora. Os nossos amigos e leitores que pretendam destapar mais um pouquinho o véu sobre o que será a *aurora podem consultar já o site daquele projecto cultural, no seguinte endereço:
Não podemos terminar esta postagem sem desejar as maiores felicidades ao nosso amigo David Mariano, ideólogo e figura central do projecto *aurora, a quem se deve também a genial ideia de fazer a sua apresentação ao público num Dia dos Namorados, exibindo um dos mais belos filmes de amor de todos os tempos... Absolutamente imprescindível!

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <3>: SHHH... LANÇA LOW LIGHTS, EM LISBOA, NA CHILI

Festa de lançamento de Low Lights, novo álbum de shhh..., na CHILI
Sábado, 14 de Fevereiro, às 19 horas
Rua dos Fanqueiros, 174 - 1ºEsq. / Lisboa
Depois do CD homónimo editado em 2006 pela Thisco, Rui Bentes, mentor do projecto shhh..., fará a segunda apresentação do seu novo trabalho Low Lights (edição Thisco / AGaveta) constituido por nove temas onde se cruzam ritmos tensos com melodias em corrosão, interligadas por sons concretos e ambientes cinemáticos, resultando numa experiência densa, caótica, intensamente viva, panaceia contra os ogres comerciais da música electrónica - e sim podemos assumir que shhh... partilha terrenos com Panacea e Ohgr, nem que seja pela coincidência cósmica que a primeira música do último álbum do elemento dos Skinny Puppy intitular-se... shhh. Ainda de referir que este álbum tem o desplante de engolir o Kenji Siratori no tema Parasite Device, título mais do que adequado para este "ciber-escritor" nipónico. Durante o lançamento não se esqueçam de massacrar o Bentes perguntando se Siratori é mesmo um ser humano... ou se é um vírus digital! Na velha tradição dos pioneiros Zoviet France, a edição é limitada a 500 cópias e prevemos - porque somos capazes disso! - que terá várias fases de manuseamento graças à folha de lixa (grão 60) que envolve o digipack. Este álbum de futuros pequenos ódios - porque estragará a sua colecção de CD's - já foi apresentado ao vivo na Fonoteca de Lisboa, no passado dia 7 mas na CHILI será mais dada à Festa com projecção de um vídeo de Márcia Costa e com promoções sobre as edições da Thisco onde shhh... participa. E agora: shhh...
A CHILI é um espaço occulture cyber comix garage art brut psychedelic sci fi futuristic dada trash retro street fluxus graphix rock industrealism anarquitext chaos magic punx gerido pela
Chili Com Carne, El Pep, Groovie Records e Thisco.
É de ir e levar a namorada ou o namorado!

II HÁ LIVROS NA ESTAÇÃO, EM LISBOA, NO TERMINAL DO ROSSIO

Durante todo o mês de Fevereiro, tem lugar a II edição da Feira Há Livros na Estação, em Lisboa, no Terminal do Rossio. Conta com a presença de dezenas de editoras, representadas por milhares de títulos. Esta Feira oferece novidades a preços muito reduzidos.Visite-a no Terminal do Rossio, Piso 0. Verá que vale a pena! É de ir!

Tuesday, February 10, 2009

JANTAR COMEMORATIVO DO 2º ANIVERSÁRIO DO REFERENDO SOBRE A INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DE GRAVIDEZ, EM LISBOA

Amanhã, quarta-feira, 11 de Fevereiro, vai realizar-se em Lisboa um jantar comemorativo do 2º aniversário do referendo sobre a interrupção voluntária de gravidez. Esse jantar realizar-se-á no Café Teatro A Comuna, na Praça de Espanha, estando o seu início marcado para as 20 horas. O jantar é organizado pela Associação Para o Planeamento da Família, custando 15 euros por pessoa. Da ementa constam algumas entradas, Bacalhau à Brás, Lombo de Porco Recheado com Ameixas, sobremesas a gosto, bebidas variadas e música e dança ao ritmo dos anos 1980. As inscrições estão a cargo da Angélica Serra, pelo telefone 213853993 e pelo e-mail apfsede@apf.pt. É muito bom que se vá juntando a maltinha do Sim, antes que volte a aparecer por aí a maltinha do não... É de ir!

ENSEMBLE FAM ESTREIA HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR, DE SÉRGIO AZEVEDO

-História de Uma Gaivota e do Gato Que a Ensinou a Voar-
Texto de Luis Sepúlveda
-Música de Sérgio Azevedo-
Ilustrações de Joana Raposo
Para Narrador e 18 instrumentistas (+ coro infantil ad lib.)
Encomenda da Academia de Música de Viana do Castelo
Estreia dupla (dois concertos) a 13 de Fevereiro de 2009, no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo, Ensemble FAM dirigido por Javier Viceiro, narrador Tiago Fernandes (Paco Barreiro em Espanha), récitas seguidas de mais 3 concertos em Portugal e Espanha (texto em galego, tradução do texto de Reyes Gallardo) a 17 (Ponte de Lima), 18 (Paredes de Coura) e 20 de Fevereiro (Vigo)
A maravilhosa história de uma pequena gaivota que, depois da morte da sua mãe, é criada por gatos do porto que a ensinam a voar. Uma história de compreensão mútua e amor pelos nossos semelhantes, sejam quais forem as diferenças. A música acompanha as aventuras da pequena gaivota, dos gatos, dos pérfidos ratos do porto e dos restantes personagens desta história, e está escrita com um agudo sentido do drama e do contraste, não hesitando em usar jazz, citações, improvisação, as vozes dos músicos, multimédia, instrumentos de percussão e efeitos exóticos, no meio de uma escrita orquestral cheia de brilho e imaginação. Uma obra a não perder, para adultos e crianças! Com a garantia do Nas Faldas da Serra... É de ir!

CARLA PIRES ACTUA AO VIVO, EM LAGOA

O Auditório Municipal de Lagoa apresentará, na próxima sexta-feira, 13 de Fevereiro, ás 22h00, a fadista Carla Pires. Carla Pires tem actuado em diversos palcos do país e do estrangeiro, deixando sempre o público encantado com a sua voz doce e delicada. Neste espectáculo, apresentará temas do seu cd Em Ilha do Meu Fado, dos quais destacamos temas de Zeca Afonso, Alain Oulman, Alberto Janes, Vitorino, Zeca Medeiros, Pedro Ayres Magalhães, Rodrigo Leão, entre outros. É de ir!

SOLIDARIEDADE TELEVISIVA COM A ACROLAT DA ORQUESTRA TRANSDOURIENSE

A ACROLAT da Orquestra Transdouriense pretende equipar a sua Escola de Música com instrumentos musicais e novas tecnologias de som, composição e imagem, de forma a que esta seja moderna e capaz de corresponder às exigências da actualidade. Abrange desde os instrumentos tradicionais, clássicos, ORFF, percussão, teclas, como também a aquisição de novas tecnologias de som, imagem e composição ao serviço da música, equipamentos de mistura, programas de composição, mistura de som e mistura de imagem. Uma votação está a decorrer na SIC e é um concurso cujo prémio são equipamentos até 30.000 euros. A nossa contribuição será útil para muitos alunos e professores da ACROLAT, pois ganhar este concurso depende de todos nós. Seja solidário: ligue para o numero 760206001. Já!

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <2>: LOJA CCB FAZ PROMOÇÕES

Não fica nada mal (antes pelo contrário!) dar uma prendinha (muito!) especial à namorada ou ao namorado no Dia dos Namorados. É no próximo sábado, 14 de Fevereiro (todo o dia!), e uma boa maneira de (também) arranjar inspiração para comprar a dita prendinha é visitar a Design Shop, Loja CCB (Centro Cultural de Belém), que esta semana desatou a fazer promoções alusivas ao Dia dos Namorados. Abre todos os dias, das 11 às 20 horas, e é altura de os (ainda) indecisos avançarem para a tal comprinha... Nós avisámos...

Monday, February 09, 2009

ALCOPÁZIO BAR, DE ALCOBAÇA, JÁ LANÇOU O CARCAROLAS 2009

A verdade nua e crua é que o Alcopázio Bar continua a ser um dos locais de culto entre os eternos resistentes do Carnaval de Alcobaça. O Israel Pereira e a sua orquestra alcopaziana até já gravaram e apresentaram o Carcarolas 2009. E o que será o Carcarolas 2009? Pois bem. O Carcarolas 2009 sucede aos seus antecessores Carcarolas 1995, Carcarolas 1997, Carcarolas 1998, Carcarolas 1999, Carcarolas 2000, Carcarolas 2001, Carcarolas 2002, Carcarolas 2003, Carcarolas 2004, Carcarolas 2005, Carcarolas 2006, Carcarolas 2007 e Carcarolas 2008. E isso quer dizer que todos esses Carcarolas têm funcionado como hino do Carnaval (Alcopaziano) de Alcobaça em todos esses anos. O Carcarolas 2009 foi gravado no passado sábado, à tarde, e posso garantir que foi ouvido durante toda a noite no próprio Alcopázio Bar. Eu mesmo levei várias vezes com ele em cima! Mais palavras para quê? O vocalista até nem canta mal, mas até me alegra... Os músicos tocam todos muito bem, ou não estivesse naquela orquestra a fina flor da música alcobacense... Está bem. A música é um bocado maluca e cheia de vícios, mas a verdade é que até tem bastante piada. É Carnaval e isso até nem parece mal.
Toca a ouvir, em http://www.myspace.com/carcarolas, mas não se cansem, para chegarem inteirinhos ao Carnaval propriamente dito! Bora aí, maltinha!
E já agora, aqui fica a letra da coisa, para quem quiser tentar acompanhar a farra:
---
-CARCAROLAS 2009-
---
Estava eu no MSN
A teclar com o meu love,
Fiz uma jura solene
Disto nada me demove:
Mascarar-me à Superman
P’ró Carnaval 2009!
---
Deu-me uma sede bravia
De uma imperial provar,
Fui prá frente d’ Abadia
E senti-me a variar,
Só que agora até ser dia
Já não consigo parar!
---
REFRÃO
---
Este Carnaval é cor,
Este Carnaval é meu,
Este Carnaval é maior,
Este Carnaval sou eu!
---
Este Carnaval é raça
E da crise vamos rindo,
Este Carnaval é Alcobaça,
Este Carnaval é o mai lindo!
---
Na Sexta é p’ra bebés
No Sábado é p’ra meninos,
Domingo bolhas nos pés
De tantos saltos e pinos,
Do Mosteiro ouvem-se os sinos,
É de manhã e quase dez!
---
Segunda é a doer,
Pr’á despedida vamos indo!
Há mais mines p’ra beber,
Para as magias esquecer
Metamorfoses para ver
Neste Carnaval que é o mai lindo!
---
REFRÃO
REFRÃO
---
-Produção: Estúdios Casal da Costa; Fevereiro 2009©-

ASTRONOMIA À TERÇA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Astronomia à Terça
16H00
ENTRADA LIVRE
No âmbito do Ano Internacional da Astronomia 2009, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta o ciclo de palestras ASTRONOMIA À TERÇA. Trata-se de comunicações para o público em geral que se realizam uma vez por mês, sempre à Terça-feira, às 16H00, no Anfiteatro do Museu da Ciência.
NEUTRON STARS AND THEIR VARIOUS FACES - FROM PULSARS TO MAGNETARS
Pawel Haensel (Nicolaus Copernicus Astronomical Center, Polónia)
10 de Fevereiro
The talk will start with the neutron star birth in SNII explosions. Their structure will be briefly described, stressing our ignorance & uncertainties about dense cores. Various observed faces of neutron stars will be reviewed: radio pulsars, X-ray pulsars, X-ray bursters, magnetars, and millisecond pulsars as recycled old pulsars. Finally, it will be summarized why neutron stars are "superstars". Será proferida em inglês sem tradução.
A VISÃO CIENTÍFICA DO UNIVERSO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Orfeu Bertolami (Instituto Superior Técnico)
10 de Março
Nesta palestra serão discutidas as descobertas mais marcantes sobre a estrutura em larga escala do Universo e os seus constituintes, assim como a sua relação subtil com a Física microscópica.
UM BREVE ROTEIRO DA ASTRONOMIA EM PORTUGAL
Fernando Figueiredo (Universidade de Coimbra)
21 de Abril
Em 1984 é criado o primeiro curso universitário em Astronomia (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). Até esta data não existia em Portugal nenhuma formação de base (licenciatura) em Astronomia. Os astrónomos portugueses tinham formação superior em Engenharia Geográfica, Matemática ou Física, seguindo a formação pós-graduada de Astronomia. E recuando mais no tempo? Como foi evoluindo o ensino da ciência astronómica? Nesta palestra conheceremos algumas datas e períodos relevantes da história da Astronomia portuguesa, com especial enfoque no século XVIII, quando a Astronomia se eleva ao mais elevado estatuto entre as ciências com a criação do Real Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
Ciência a valer e para valer, no Museu da Ciência da Univeridade de Coimbra.
É de ir!

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS <1>: VINTAGE DE LUXE - CABARET DO AMOR - LISBOA - MAXIME

VINTAGE deLUXE . CABARET do AMOR
-DIA DOS NAMORADOS-
Sábado . 14 de Fevereiro . . Lisboa . Cabaret Maxime
No dia mundial dos namorados, as Produções de Luxe Banana apresentam o Vintage de Luxe - Cabaret do Amor, com o maravilhoso elenco do Cais Sodré Cabaret! e as vozes maviosas dos cantores de Luxe. Este espectáculo ímpar transporta o espectador numa viagem fantástica pelo ambiente do vaudeville, do burlesco e da música dos cabarets da velha Lisboa - e do mundo – dos anos 20 aos anos 50! Assistir a este programa de variedades ao vivo com atracções nacionais de gabarito internacional é uma delícia. É o Cabaret do Amor 2009! Em palco estarão o Cais Sodré Cabaret: Carlos e a maravilhosa Miss Scarlett, a talentosa Lucky Lu, a magia de Miss Mia, as apetitosas coreografias das Charisse Sisters, o sensual burlesco (vintage strip-tease) de Lady Gin, Michelle d' Orleans e Go-go Lolita! E ainda, o bizarro mas romântico Urso Cantor Boris Tender, e os cantores do amor: Elvis Ramalho / Orgasmo di Carlo, Jimmy Lopez e Miss Suzie, acompanhados ao piano pelo maestro Jürgen Lukas. Nos comandos da grafonola estará a dupla Cais Sodré Cabaret DJ’s - Miss Sarah & Kharlos (o grego!). E há mais surpresas: Balões, rebuçados, charutos e bebidas espirituosas! Anúncios cantados ao vivo, perninhas ao léu, sorrisos, beijinhos e marotices! E como é dia 14 de Fevereiro, tudo vai estar perfumado com litros e litros de amor! Reserve já a sua mesa (e o seu amor!)! Divirta-se a sério! O amor está no ar! Viva o Maxime!
MÚSICOS de LUXE DO AMOR:
miss Suzie
jimmy lopez (gimba)
orgasmo dicarlo (manuel joão vieira)
maestro Jürgen Lukas (joão lucas)
e ainda... Boris Tender, o urso cantor!

CAIS SODRÉ CABARET! BURLESCO & VAUDEVILLE:
go go lolita
lady gin
michelle d’orleans
lucky lu
miss scarlett
miss mia
the charisse sisters
carlos deluxe
DJs: miss scarlett & carlos deluxe
apoios e agradecimentos:
junta da freguesia de são josé
joão mesquita
ana batel
casa da comarca de arganil
mariana guerra
miss suzie . guarda-roupa
alipio padilha . fotografia
ach. Brito / claus porto
vasco, silvia e ricardo . som e luz
cabaret maxime

cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura portas 22h . espectáculo 23h30
reserva mesas: 213467090 . 916350427
bilhetes € 10,00
É de ir e chorar (a rir) por mais!

Sunday, February 08, 2009

É JÁ ESTA NOITE: NOUVELLE VAGUE AO VIVO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

É já hoje à noite que os Nouvelle Vague actuam no Cine-Teatro de Alcobaça. O concerto é tão imperdível que a sua lotação já está de há muito esgotadíssima. Lá estaremos, mais uma vez e aqui deixamos o nosso último aperitivo para esse concerto, ou seja, o vídeo da versão dos Nouvelle Vague da canção Dance With Me, dos Lords of The New Church
É muito simpático, não é? Até logo!

URGENTÍSSIMO: PRECISA-SE DE DADOR DE MEDULA, PARA UMA CRIANÇA DE FERREIRA DO ALENTEJO

A Sara Maria Arsénio Franco, de 7 anos, residente em Ferreira do Alentejo, precisa urgentemente de encontrar um dador de medula com as seguintes características:
G.S. - A POSITIVO
2ª FASE
HOSPITAL D. ESTEFÂNIA
Vamos esgotar esforços para tentar ajudar esta criança a encontrar um dador compatível.
Contactos: 966083327 - 968589896
Lembrem-se: hoje ela, amanhã nós, ou alguém da nossa família. Ajude!

ALÔ BRASIL! - 7º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS / 2009

-7º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS / 2009-
www.guemanisse.org
editora@guemanisse.com.br

Objetivando incentivar a literatura no país, dando ênfase na publicação de textos, a GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA. promove o 7º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE DE CONTOS E POESIAS, composto por duas categorias distintas:
a) Contos;
b) Poesias,
o qual será regido pelo seguinte

-REGULAMENTO-

1. Podem concorrer quaisquer pessoas, desde que os textos inscritos sejam em língua portuguesa. Os trabalhos não precisam ser inéditos e a temática é livre.

2. As inscrições se encerram no dia 09 de março de 2009. Os trabalhos enviados após esta data não serão considerados para efeito do concurso, e, assim como os demais, não serão devolvidos. Para tanto será considerada a data de postagem (correio e internet).
3. O limite de cada CONTO é de até 6 (seis) páginas e o de cada POESIA é de 2 (duas) páginas. Os textos devem ser redigidos em folha A4, corpo 12, espaço 1,5 (entrelinhas) e fonte Times ou Arial.

4. As inscrições podem ser realizadas por correio ou pela internet da forma seguinte:
a) Via postal (correio): os trabalhos podem ser enviados em papel, CD ou disquete 3 ½ para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. CAIXA POSTAL 92.659 - CEP 25.953-970 - Teresópolis – RJ;
b) Internet: os trabalhos devem ser enviados, em arquivo Word, para o e-mail
editora@guemanisse.com.br

5. Tanto os CONTOS quanto as POESIAS devem ser remetidos em 1 (uma) via, devendo, em folha (ou arquivo) separada, conter os seguintes dados do concorrente:
a) nome completo;
b) nome artístico, com o qual assina a obra e que será divulgado em caso de premiação e/ou publicação;
c) categoria a que concorre;
d data de nascimento / profissão;
e) endereço completo (com CEP) / e endereço eletrônico (e-mail).

6. Cada concorrente pode realizar quantas inscrições desejar.

7. Para a categoria CONTOS, o valor de cada inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais), podendo o autor inscrever até 2 (dois) textos por inscrição. Para a categoria POESIAS, o valor de cada inscrição é de R$ 30,00 (trinta reais) podendo o autor inscrever até 2 (dois) textos por inscrição. Os valores devem ser depositados em favor de GUEMANISSE EDITORA E EVENTOS LTDA, na Caixa Econômica Federal, Agência 2264, Oper. 003 - Conta Corrente Nº 451-7.

8. Os comprovantes de depósito (nos quais os concorrentes escreverão o nome) devem ser remetidos para Guemanisse Editora e Eventos Ltda. pelo correio, pela internet (escaneados) ou para o fax (0XX – 21) 2643-5418 (lembramos que os moradores da Cidade do Rio de Janeiro também devem discar o código de área). Nenhum valor de inscrição será devolvido.
9. Os resultados serão divulgados pelo nosso site www.guemanisse.org (ou com.br), pela mídia e individualmente (por e-mail) a todos os participantes, no dia 11 de maio de 2009.

10. Cada Comissão Julgadora será composta por 3 (três) nomes ligados à literatura e com reconhecida capacidade artístico-cultural. Ambas as Comissões podem conceder menções honrosas ou especiais.

11. As decisões das Comissões Julgadoras são irrecorríveis.

12. Para cada Categoria (Contos e Poesias), a premiação será nos seguintes valores:
a) Premiação em dinheiro:
1º lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) e publicação do texto em livro;
2º lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e publicação do texto em livro;
3º lugar: R$ 1.000,00 (mil reais) e publicação do texto em livro.
b) Premiação de publicação em livro:
Os textos premiados, inclusive os que forem agraciados com MENÇÃO HONROSA e/ou MENÇÃO ESPECIAL, serão publicados em livro (sem ônus para seus autores, inclusive de remessa postal) e cada um destes autores receberá dez exemplares, em troca do que cedem os direitos autorais apenas para esta edição específica a qual não poderá ultrapassar a tiragem de 2.000 (dois mil) exemplares. Os exemplares restantes desta edição serão preferencialmente distribuídos por bibliotecas e escolas públicas.

13. A inscrição no presente concurso implica na aceitação plena deste regulamento
É de concorrer, já!