Friday, October 13, 2006

KRONOS QUARTET SELECCIONA (EM CONCURSO) COMPOSITOR COM MENOS DE 30 ANOS PARA COMPÔR UMA OBRA PARA O SEU REPERTÓRIO

O conceituado quarteto de cordas norte-americano Kronos Quartet, o Carnegie Hall e o Pop Montreal juntaram-se no Kronos: Under 30 Project, uma espécie de concurso cujo objectivo é seleccionar um compositor com menos de 30 anos de idade para compôr uma obra para o repertório daquele que é um dos mais afamados quartetos de cordas a nível mundial. As candidaturas poderã ser feitas até 16 do corrente mês de Outubro, podendo os interessados consultar o site www.kronosquartet.org para conseguir recolher toda a informação lá publicada sobre este acontecimento. O compositor seleccionado residirá criativamente durante algumas semanas na Califórnia, sendo aí acolhido pelo Lucas Artists Program no Montalvo Arts Center, espaço em que lhe serão disponibilizadas todas as condições necessárias para elaborar o seu trabalho de composição. Seguidamente, juntar-se-á ao Kronos Quartet, em S. Francisco, a fim de juntamente prepararem os espectáculos em que essa composição será interpretada por aquele excelente quarteto de cordas, primeiramente no Carnegie Hall e no Pop Montreal e depois sabe-se lá em que salas de concerto de todo o mundo. Esta é mesmo uma notável oportunidade para todos os compositores de música culta contemporânea com menos de 30 anos de idade!

Thursday, October 12, 2006

UMA NOVIDADE DE ÚLTIMA HORA SOBRE O PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA NO CLINIC

O Clinic acolherá na noite do próximo sábado, 14 de Outubro, a After Show Party do concerto que o projecto Final Fantasy, do aclamado violinista canadiano Owen Pallett (eminência parda dos Arcade Fire) dará em Leiria, no Teatro Miguel Franco, às 22 horas. A festa no Clinic só arrancará lá para depois da meia-noite, ao som dos sempre eminentes Discos Voadores do DJ Nuno Galopim. Para entrar (à vontadinha) nessa After Show Party basta apresentar o bilhete daquele concerto ao (simpático) porteiro do Clinic!
Na noite anterior, a sexta-feira 13 mais movimentada desde o princípio deste século, a acolhedora cabina do Clinic acolherá o DJ/Set Negative Vibes, sob a alquímica batuta do DJ Carlos Matos, simpático rapazinho de Leiria (ou será da marinha Grande?) que arrebatou o público do mítico Bar Ben no início dos anos 1990, com o seu não menos mítico projecto Ode Filípica, na primeira edição do eternamente mítico Concurso de Música Moderna de Alcobaça.
Vale a pena ir ao Clinic...

QUANDO MAOMÉ NÃO VAI À MAÇÃ, VAI A MAÇÃ A MAOMÉ (NUM POST DE QUE NOS PODEMOS GABAR SER O ÚNICO COM O PERCURSO CORRECTO DA CAMINHADA DA MAÇÃ!)

Começa esta tarde em Alcobaça, no (espera-se que) quase defunto Mercoalcoa mais uma edição do evento Mundo da Maçã/ Maçã de Alcobaça. Esperando-se que esta sua edição de 2006 repita e melhore os excelentes resultados dos anos anteriores, não podemos deixar de aqui deixar nota sobre duas sedutoras novidades da sua programação deste ano.
A primeira dessas notas vai direitinha para amanhã, sexta-feira, 13 de Outubro, e para a aliciante proposta de um Almoço de Negócios em que a maçã vai ser a rainha do cardápio. É mesmo uma boa ideia! No que respeita à segunda dessas ideias que tanto encantaram o Nas Faldas da Serra, ela é uma das que ultrapassam todas as expectactivas. Trata-se da radicalíssima Caminhada da Maçã, que a organização daquele evento propõe a todos os caminheiros que se desejem também transformar em devotos da maçã em movimento. Quem estiver interessado em participar deverá inscrever-se previamente, telefonando para o nº 262580810, ficando também a saber que terá direito a um prémio de participação (esperamos que não seja uma besta à Guilherme Tell...). Depois desse importante acto, basta aguardar até ao próximo domingo, 15 de Outubro, e aparecer devidamente equipado um pouco antes da 9 e 30 da manhã, no Mercoalcobaça, de onde será dada a partida. O percurso dessa inovadora Caminhada da Maçã, inicia-se então junto àquele (espera-se que) quase defunto pavilhão, seguindo então o seguinte trajecto (que este blogue se orgulha de ser o único a publicar correctamente, dfado não existir nenhuma rua Dr José Vicente de Sousa em Alcobaça). Reza então assim o percurso dessa Caminhada da Maçã:

Mercoalcobaça
Avenida Professor Joaquim Vieira Natividade
Rua Dr José Nascimento e Sousa
Rua Araújo Guimarães
Praça da República
Rua 16 de Outubro
Rua Alexandre Herculano
Mosteiro de Alcobaça
Praça D. Afonso Henriques
Rua D. Pedro V
Rua Costa Veiga
Escola EPADCR
Museu Agrícola
Seguir a estrada para a mata (para apanhar a estrada do Casal da Ortiga)
Descer na estrada dos choupos em direcção à Cooperfrutas
Cooperfrutas
Rua de Leiria
Rotunda do Hospital
Rua de Olivença
Rua Luís de Camões
Bombeiros Voluntários de Alcobaça
Rua dos Bombeiros Voluntários
Mercoalcobaça

E aí terminará a Caminhada da Maçã, que promete, no minimo, levar a maçã a quase toda a cidade de Alcobaça. E aqui recordo, com saudade, uma frase dita pelo meu pai ao nosso então vizinho Engenheiro Agrónomo Martins no próprio dia 25 de Abril de 1974: Sr Engenheiro, só haverá democracia em Portugal quando todos os portugueses puderem ter fruta à sua mesa. Talvez não deixasse de ter muitíssima razão... Viva a maçã de Alcobaça e quem a apoiar!

Wednesday, October 11, 2006

FESTIVAL MÚSICA VIVA 2006 CONSAGRA STOCKHAUSEN NO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS E LANÇA CD COM DUAS COMPOSIÇÕES DE MIGUEL AZGUIME

Na noite da próxima sexta-feira, 13 de Outubro, a edição deste ano do Festival Música Viva vai consagrar a obra Stimmung, de Karlheinz Stockhausen, num concerto apresentado a partir das 21 e 30 no Mosteiro dos Jerónimos. Aquela composição para seis vozes a capela será nessa interpretada pelo agrupamento vocal britânico Singcircle, sob a direcção de Gregory Rose, num espectáculo que constituirá uma rara oportunidade de ouvir aquela composição ser interpretada pelos seus mais apreciados e qualificados intérpretes.
Contudo, o espectáculo dessa noite não vai ficar por aí, dado que após o seu final vai ser lançado um novo CD da Miso Records, no qual são interpretadas duas composições de autoria de Miguel Azguime: O Centro do Excêntrico do Centro do Mundo (numa interpretação do mesmíssimo Singcircle, sob a direcção de Gregory Rose) e Yuan Zhi Yuan (numa interpretação da soprano Xing Rufeng, do tenor Gao Yongping, do Huaxia Ensemble sob a direcção do Maestro Tsung Yeh e do Antifonia Choir sob a direcção do Maestro Constantin Ripa).
O espectáculo promete ser mesmo de elevada qualidade e o Nas Faldas da Serra pode já aqui adiantar que aquele novo disco com produções musicais de Miguel Azguime não lhe vai ficar nada atrás... É claro que já temos um e já o ouvimos e a verdade é que esse CD se me revelou como mais uma obra indispensável da música culta contemporânea portuguesa. O Festival Música Viva continua nmesmo a respirar saúde!

Tuesday, October 10, 2006

PRIMEIRA COLECTÂNEA PORTUGUESA DE DRUM'N BASS APRESENTADA EM GAIA, NO HARD CLUB

A noite de sexta-feira, 13 de Outubro promete ser mesmo muito speedada no Hard Club de Vila Nova de Gaia. E o caso não é para menos, dado que vai ali ser apresentada a primeira colectânea portuguesa de drum'n bass. A "coisa" intitula-se Dopamina e promete ser uma autêntica pedrada no charco (ou lá onde quer que seja...) e quem quiser assistir a esse momento histórico para o drum'n bass nacional paga apenas 7 Euros de entrada, o que lhe dá também direito à oferta de um CD da tal colectânea Dopaminas. A "coisa" promete resistir pela noite dentro e para isso estão convidados os DJ's Discariscos, Maia, ALx, Undercode e Nuno Forte, cuja arte não dará certamente nenhum descanso a quem lá se deslocar naquela noite, já que a pedrada no charco promete ser mesmo muito forte!

MOZART À ESPANHOLA NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Entidades simpáticas como o Centro Cultural de Belém e a Embaixada de Espanha em Lisboa convidam-me para um concerto a realizar no Foyer do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, na quarta-feira, 11 de Outubro, a partir das 21 horas. Infelizmente não me vai ser possível assistir, embora não resista a aqui anunciar que naquele espectáculo irá actuar o Ensemble Zarabanda, num espectáculo integralmente preenchido com a interpretação de Quartetos de Mozart. O Ensemble Zarabanda promete certamente um bom espectáculo, aqui se deixando, para os mais curiosos e para os mais interessados, a formação daquele quarteto espanhol: Álvaro Marías (flauta transversal), Ane Matxain (violino), Ivan Martín (viola) e Angel Luis Quintana (violoncelo). O espectáculo promete ser bom e quem andar por ali perto não perderá o seu tempo se lá se deslocar e ouvir música tão deliciosa quanto baste...

Monday, October 09, 2006

MARIONETAS PÕEM CIDADE DE ALCOBAÇA NUM AUTÊNTICO RODOPIO, ATÉ 15 DE OUTUBRO!

Está já em pleno e feliz andamento a nona edição do Marionetas na Cidade, o Festival Nacional de Teatro de Marionetas (em Alcobaça!), precioso evento ao qual em devido tempo a S. A. Marionetas meteu intelecto e mãos (á obra!). Como vem sendo habitual em outros anos e outras edições daquele imparável e impagável acontecimento, o festival inclui uma série de imperdíveis espectáculos em que, além da companhia organizadora, actuam algumas das mais interessantes companhias nacionais do género e até mesmo algumas personalidades de vulto do "marionetismo" (este termo saiu-me agora, mas parece que já fico inventor de alguma coisa...) mundial.
De entre todos os espectáculos integrados neste 9º Marionetas na Cidade, o Nas Faldas da Serra toma a liberdade de dar especial destaque ao dia de encerramento desta edição do festival, em 15 de Outubro, data que a organização dedica ao 2º Encontro Nacional de Teatro Dom Roberto, aqui se lembrando que a S. A. Marionetas se pode inteiramente gabar de ter sido um dos mais empenhados restauradores daquela arte, a do teatro de marionetas, a nível nacional. Quanto ao resto, a festa acabará certamente em grande, ao fim da tarde de 15 de Outubro, com uma actuação dos magistrais e super-irónicos Bonecos de Santo Aleixo no auditório da Bibiblioteca Municipal de Alcobaça, na qual será interpretado (certamente muito à maneira!) o muitíssimo humorado Auto da Criação do Mundo!!!

UM POEMA DE FERNANDO DE PAMPLONA SOBRE TEATRO DE FANTOCHES, OU MELHOR ESCREVENDO, SOBRE TEATRO DE MARIONETAS

FANTOCHES

Que trágico destino o dos fantoches,
Anões, desengonçados, picarescos,
- Pobres bobos em nossas mãos cruéis...

Mas atenta em seus rostos
Contorcidos de escárnio,
Em que há, petrificadas,
Medonhas gargalhadas
A caricaturarem nosso riso!

Eles fingem talvez que são escravos,
Por terem dó de nós,
Do nosso orgulho doido,
Mas sem quererem crer
Em nosso vão poder de falsos deuses...

Quem puxa os cordelinhos,
Terríveis, invisíveis,
Que nos fazem dançar sem alegria?...

Verdadeiros fantoches
Os que ignoram que o são
E nunca ousaram rir!

FERNANDO DE PAMPLONA
Pássaro de Bruma, edição do autor, Lisboa, 1983

Sunday, October 08, 2006

MOEDA DE COLECÇÃO COMEMORATIVA MOSTEIRO DE ALCOBAÇA VAI SER APRESENTADA A 13 DE OUTUBRO

A Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça acolherá na próxima sexta-feira, 13 de Outubro, a partir da 18 horas, a cerimónia de apresentação da moeda de colecção comemorativa do Mosteiro de Alcobaça, inserida na série Património Mundial Classificado Pela Unesco. Na organização deste evento juntam-se o IPPAR, a Câmara Municipal de Alcobaça, a Imprensa Nacional- Casa da Moeda e o Mosteiro de Alcobaça.
Aquela cerimónia integra-se nas Comemorações do 220º Aniversário da Visita da Rainha Dª Maria I a Alcobaça e a única coisa que o Nas Faldas da Serra não entende lá muito bem em tudo isto é que seja anunciado que no final daquele acontecimento será servido um Porto de Honra. Ter-se-á esgotado no mercado a Ginja de Alcobaça?

UM LIVRO MUITÍSSIMO INTERESSANTE SOBRE O UNVERSO DA BLOGOSFERA

Entre os lançamentos de novos livros recentemente concretizados pela Editorial Presença, mereceu-me particular atenção o do interessante estudo Geração Blogue, de autoria de Giuseppe Granieri. Nesse seu livro, aquele autor tenta responder a questões sobre o relacionamento entre blogues, informação, média, política e democracia e sobre as regras que gerem e filtram todo o enorme "ecossistema" em que se cria e desenvolve a actividade de quem frequenta o universo blogosférico. Geração Blogue é um excelente livro, cujas 152 páginas muito ajudam a compreender e acompanhar a autêntica revolução que os blogues continuam a operar no nosso quotidiano, desafiando a usual visão do papel das novas tecnologias na sociedade de um futuro não muito distante.
Aproveito também esta postagem para relembrar a luta travada por muitos jornalistas em muitos países, lutando não só pelo livre acesso à Internet mas também contra despóticos governantes que continuam a reprimir todos os que por esta via continuam a incomodar o seu sossego edificado sobre desmandos contra a liberdade de imprensa. Segundo o site da organização Reporters Sans Frontieres (www.rsf.fr) estão neste momento presos em todo o mundo 59 jornalistas que desenvolveram essa sua essencial actividade (supostamente livre) no universo blogosférico. Desses 59 jornalistas presos, a maior parte, 50, estão impedidos de exercer a sua actividade jornalística via Internet na República Popular da China. Além desse país, estão presos jornalistas por esse mesmíssimo motivo na Tunísia (1), no Irão (1), na Síria (3) e no Vietnam (4). A luta pela liberdade de imprensa continua!