Thursday, July 29, 2010

ARMAZÉM DAS ARTES INAUGURA EXPOSIÇÕES DE VERÃO

Armazém das Artes . Alcobaça
Inauguração das Exposições de Verão
Sábado . 31 de Julho. 17 horas


QUATRO
Pintura

Sofia Areal
Manuel Casimiro
Jorge MArtins
Nikias Skapinakis

Carlos Roxo
Desenho

Herbário Criativo
Trabalho Cientifico-Artistico

Núcleo Museológico
Anemómetros e Outros Engenhos

É de ir!

BLACK DOG WILLY DÃO CONCERTO NOCTURNO NA PRAIA DE PAREDES DA VITÓRIA

Praia das Paredes da Vitória . Animação de Verão

Sexta-Feira . 30 de Julho . 22 horas

Concerto
BLACK DOG WILLY

Cover's 60's / 70's / 80's / 90's / 00's

O primeiro concerto da nova coqueluche do rock alcobacense
após a sua memorável estreia do passado sábado

Absolutamente imperdível!

FASE FINAL DO CONCURSO DE MÚSICA SONS DO BAÇA ARRANCA NESTE FIM-DE-SEMANA

Já são conhecidos os 11 concorrentes seleccionados para o Concurso de Música “Sons do Baça”. Uma aposta da Autarquia de Alcobaça para promover não só os novos valores da música em Portugal, mas também para animar as noites de Verão ao longo da extensa costa do Concelho. Para os meses de Julho e Agosto, e como principal registo a sua itinerância, estão agendadas as duas eliminatórias que irão acolher novos talentos oriundos não só do Concelho: Alcobaça, Turquel, Benedita, Lameira, entre outros, mas também de Leiria, Caldas da Rainha, Vila Real de Trás-os-Montes e Marinha Grande. Com o apadrinhamento da Banda de Alcobaça – LOTO, as eliminatórias decorrem nas seguintes datas:

1.ª ELIMINATÓRIA: The Clive, Meu e Teu, Sónia Cortez e Smooth Voltage

31 de Julho . 22 horas . Praia de Paredes da Vitória

2.ª ELIMINATÓRIA: O.D.E, Polite Agression, The Plant, Spinning, Bubble Bath, Lince e Inês Henriques

7 de Agosto . 22 horas . São Martinho do Porto

Das duas eliminatórias serão escolhidos 6 concorrentes (3 em cada eliminatória) que estarão na final, marcada para dia 21 de Agosto, na Feira de São Bernardo, Alcobaça.

Entrada livre

É de ir!

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA ENCERRA CISTERMÚSICA 2010

Cistermúsica 2010
....................

XVIII Festival de Música de Alcobaça
30 Maio a 31 Julho

Música e Literatura
....................

Orquestra Metropolitana de Lisboa
31 de Julho | Sábado | 21h 30
Cine-Teatro de Alcobaça
....................

Cistermúsica encerra com Orquestra Metropolitana de Lisboa em concerto que inclui obra juvenil de Alice Vieira e narração do actor e encenador Luís Miguel Cintra

Vai ser um dos momentos altos do Festival de Música de Alcobaça, mas também o último, o concerto de encerramento da mais ambiciosa edição de sempre do Cistermúsica traz-nos a Orquestra Metropolitana de Lisboa num espectáculo que resume na perfeição o lema que o acompanhou durante dois meses de duração: “Música e Literatura”

Dia 31 de Julho, sábado, pelas 21h 30, no Cine-Teatro de Alcobaça, o Cistermúsica 2010 conhece um dia de grandes emoções: a Orquestra Metropolitana de Lisboa sobe ao Grande Auditório daquele espaço para interpretar obras de Mendelssohn, Ravel, Debussy e uma peça recentemente estreada do compositor português Eurico Carrapatoso, projecto que resultou de uma colaboração com a escritora juvenil Alice Vieira e será narrada ao vivo pelo actor e encenador Luís Miguel Cintra.
....................

Jue Wang
30 de Julho | Sexta | 22h
Claustro D. Dinis | Mosteiro de Alcobaça
....................

Toca desde os 10 anos de idade e é um dos pianistas mais activos do mundo: Jue Wang actua no penúltimo dia do Cistermúsica

Venceu alguns dos concursos mais importantes de piano, actua nos mais relevantes palcos do mundo e é desde tenra idade um verdadeiro fenómeno do piano: chega agora ao Festival de Música de Alcobaça para acender a alma de mais uma noite mágica no Claustro D. Dinis no Mosteiro de Alcobaça

O Cistermúsica 2010 apresenta no próximo dia 30 de Julho, sexta, pelas 22h, no Claustro D. Dinis no Mosteiro de Alcobaça, um recital de piano pelo músico chinês Jue Wang, um dos mais proeminentes e activos pianistas da actualidade, que desde os 10 anos de idade se tem destacado no seu país de origem como um dos mais talentosos artistas da jovem geração.

É de ir!

Tuesday, July 27, 2010

PASSEIO PEDESTRE NO VALE DA RIBEIRA DO MOGO (ALCOBAÇA)

O Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça, em parceria com a Agência Ciência Viva, promovem nos próximos dias 28 de Julho e 11 de Agosto, percursos pedestres com aulas de campo, no Vale da Ribeira do Mogo.

Integrado no Programa Biologia Verão 2010, o percurso decorrerá ao longo da Ribeira do Mogo, terminando junto ao Poço Suão e nascentes do Alcoa. O Município de Alcobaça assegura o transporte até ao local.

Junte-se a nós e conheça um local onde a Biodiversidade é Contagiante!

PARTICIPAÇÃO GRATUITA (limitada a 25 pessoas)

Idade mínima: para participação 10 anos

Datas: 28 de Julho e 11 de Agosto

Saída: Paços do Concelho às 14h15

Chegada: Paços do Colncelho às 17h15

Inscrições: Biologia Verão 2010 em www.cienciaviva.pt

É de ir!

S.A. MARIONETAS ESTREIA PORTUCALE EM SANTA MARIA DA FEIRA

A Companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, apresenta em estreia mundial, a sua mais recente produção “PORTUCALE” de Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre, dia 29 de Julho pelas 19.00 horas em Santa Maria da Feira, dentro do recinto da Viagem Medieval.

A nova produção intitulada “Portucale” recria o período desde o casamento de D. Henrique com D. Teresa até à batalha de Ourique onde D. Afonso Henriques é aclamado de “Rei” pelos seus soldados entusiasmados pela vitória.

Utilizam-se marionetas de mesa e varão que trabalham numa estrutura móvel. As actuações realizam-se em cima da estrutura, mas quando transportada pelos três elementos da trupe, esta, tem uma cobertura de pano e é decorada por duas gárgulas recriando um animal de duas cabeças. Utiliza-se assim um símbolo bastante popular usado na época, ficando todo o palco disfarçado de carroça/animal.

Através da pesquisa em iluminuras e textos da época reproduzimos duas das possíveis técnicas de manipulação que eram utilizadas. A técnica de “marionetas de varão” e “marionetas de mesa”. Desta forma criámos as marionetas utilizando madeira e ferro, recriando também as roupas e a forma da trabalhar a madeira da época para que o resultado final seja o mais aproximado. Os marionetistas também receberam a mesma atenção pois estão há vista do público. A iluminação do espaço cénico também foi pensada da mesma maneira utilizando velas de pavio grosso. A narrativa foi criada com rigor no que respeita aos acontecimentos, mas claro com alguns ”toques” de humor com é usual nas produções da companhia, utilizado para isso algumas vezes a interacção entre os próprios marionetistas que estão há vista do público, bem como a relação entre as marionetas – público e marionetista.

Ficha Artística

Texto Original: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Construção das Marionetas: Natacha Costa Pereira, José Gil

Marionetistas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil

Cenografia: Natacha Costa Pereira e José Gil

Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre

Figurinos dos Marionetistas: Sofia Vinagre

Pesquisa: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Pintura das Marionetas: José Gil

Estruturas: José Gil

Fotografia: Sofia Vinagre

Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

( Este espectáculo irá estar em cena de 29 de Julho a 8 de Agosto de 2010, na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, dentro do recinto do evento, 5 sessões por dia, entre as 17.00 h. e as 24.00h.)

É de ir!