Friday, May 30, 2008
A NOSSA GRANDE APOSTA DA SEMANA: JOÃO COSTA APRESENTA FRAGMENTOS DA MEMÓRIA, NO POSTO DE TURISMO DE ALCOBAÇA
LIVRO CISTERMÚSICA-UMA HISTÓRIA, DE JOSÉ ALBERTO VASCO, VAI SER LANÇADO EM 10 DE JUNHO
EM VÉSPERA DE UMA JORNADA DE LUTA AQUI ESTÁ UMA EXCELENTE DICA SOBRE PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS EM PORTUGAL
DE PISTA EM PISTA, EM COIMBRA, NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
Coimbra
KARTÓDROMO INTERNACIONAL DE PALMELA PROMOVE GRANDE ANIMAÇÃO NO DIA DA CRIANÇA
Herdade de Algeruz - Palmela
ENTRADAS GRATUITAS E GRANDE ANIMAÇÃO DURANTE TODO O DIA!
- Concerto "Avô Cantigas"
- Karting Junior *
- Pista de Rádiomodelismo
- Animadores (animação de palhaços e pinturas faciais)
- Torneio de Futebol Infantil
- Game zone e jogos tradicionais
- Pista de MTB (bicicletas todo-o-terreno)
- Actuação de Sevilhanas (infantis)
* As receitas desta actividade reverterão para a Fundação do Gil ®;Todas as restantes serão gratuitas.
Apoios: Fundação do Gil ® - Junta de Freguesia de Palmela
CAMILO PESSANHA: UM DIÁLOGO ENTRE MUNDOS, EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DAS COMUNICAÇÕES, EM LISBOA
Nas convincentes palavras de André Barreiros:
"Esta exposição mostra Camilo Pessanha como eu o conheci e aprendi a apreciar. Passo a explicar: O meu bisavô José Pacheco Jorge foi amigo e professor de chinês do poeta em Macau. Camilo era visita da casa, foi professor da minha avó e sempre me foi apresentado como uma das pessoas mais ilustres da sociedade macaense. Para além da introdução do Simbolismo na poesia portuguesa e da sua genialidade enquanto escritor, Pessanha foi jurista, pedagogo, tradutor e coleccionador de arte. Ainda hoje, pessoas mal informadas ou mal intencionadas (jornalistas inclusive) continuam a passar a imagem do poeta opiómano, marginal, meio louco entre orgias de sexo, drogas e alienação. É a imagem "oficial", criada durante o Estado Novo para desacreditar Pessanha que, pela admiração que criava noutros gigantes da língua portuguesa, como Fernando Pessoa, se tornaria incómodo com o seu sucesso. Pessanha usava ópio, tinha uma mulher chinesa, era maçom e cultivava o espírito livre. Fascinado pela cultura, filosofia, arte e poesia chinesas, Pessanha é muito mais do que as pobres biografias televisivas têm mostrado, sempre acentuando a vertente ópio e loucura. Quando o meu avô, Danilo Barreiros, chegou a Macau nos anos 30, apercebeu-se da grande injustiça que era feita à memória do Poeta e tornou-se seu biógrafo, coleccionando tudo quanto restava da passagem desse homem excepcional pela Terra, publicando os seus estudos em livros e artigos. Chegou a receber um "ralhete" de Marcelo Caetano por divulgar as ligações de Pessanha à maçonaria. Continuou esta obra o meu pai, Pedro Pacheco Jorge Barreiros, através edições, exposições, reportagens, filmes e discussões públicas, através da Associação Wenceslau de Moraes e também de uma vasta colecção de quadros a óleo ilustrativos da poética de Pessanha. Quanto a mim, sinto-me impelido a convidar-vos para ver esta exposição e partilhar convosco a justa homenagem ao autor destes versos:
Eu não sei que mudança a minha alma pressente...
Amor não sei se o é, mas sei que te estremeço,
Que adoecia talvez de te saber doente."
André Barreiros
Thursday, May 29, 2008
CLINIC VOLTA A ABRIR PALCO WHY NOT? NESTA SEXTA-FEIRA
[free jam session]
Se tens amigos ou amigas que vivem sem o palco... Why Not? A ideia pode bem revolucionar os programas dos principais clubes nacionais. Através desta nova forma de programação podemos sem aviso ver uma jam entre músicos de diversas bandas. Lá por fora em cidades onde residem os grandes nomes mundiais já é uma constante existirem sítios, clubes, palcos onde por norma se juntam para versões. Beck é um admirador confesso deste tipo de eventos. Em Los Angeles, no célebre Viper Room as jams entre músicos eram uma constante, houve quem visse - muito antes do YouTube existir para poder espalhar a notícia -Johnny Depp a cantarolar as suas canções preferidas. Estará Alcobaça preparada para uma nova moda? O palco existe, músicos não faltam. O discurso continua por vezes a ser mais do mesmo. A falta de sítios para tocar... Porque não trocar as voltas a essa máxima. És músico? Sentes que é no palco que melhor respiras? O palco é de todos. Aparece cedo. Dás o teu nome, ou o da banda, como preferires. No palco encontrarás o básico dos básicos. Dizem os mais experimentados que uma boa música é sempre uma boa música. Não interessa o número de instrumentos que existem. A ideia é simplificar e relativizar à essência o poder das canções. A experiência é arriscada pois não teremos à partida preconceitos estilísticos... O palco será teu. Traz amigos de preferência que saibam as canções de cor...acendam os isqueiros nas canções mais calmas, fechas os olhos e sentes-te no céu. No fundo o que se pretende é proporcionar uma noite de sonho, sem os caprichos e as listas de pedidos excêntricos que são o costume nas pop-stars mundiais, mas com aquilo que é o melhor do palco, o momento.
Sexta-Feira // 30 de Maio // 00h
Palco Why Not? // Jam Session
+++ Clinic Low Cost +++
-Alcobaça-
Entrada livre e em força!
NÃO ESQUECER- EM 1, 2 E 3 DE JUNHO: DIAS DE LUTA NACIONAL CONTRA OS DESMANDOS E DESVARIOS DO AUMENTO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS EM PORTUGAL
CÂMARA MUNICIPAL DE PORTIMÃO PROMOVE 1º CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO PARA JOVENS COMPOSITORES-CIDADE DE PORTIMÃO
Regulamento
1. A Câmara Municipal de Portimão (CMP), com o objectivo de promover e
estimular a criação musical contemporânea, anuncia a sua 1ª Edição do Concurso
Internacional de Composição para Jovens Compositores – Cidade de Portimão.
2. Poderão concorrer compositores de qualquer nacionalidade com idade não
superior a 30 anos em 31/12/2008.
3. De periodicidade anual, o concurso compreenderá três modalidades: Música para
Orquestra e Solista, Música para Orquestra e Música de Câmara.
4. A formação da Orquestra compreende: 2 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2
fagotes, 2 trompas, 2 trompetes, timbales e cordas (máx. 6. 4. 3. 3. 2.).
5. Na modalidade de Música para Orquestra e Solista, o violino é o instrumento de
eleição nesta edição.
6. A Formação de Câmara disponível nesta edição terá a seguinte composição:
flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa [Quinteto de Sopros].
7. Na modalidade de Música para Orquestra e Solista as obras deverão ter uma
duração mínima de 16 (dezasseis) minutos e máxima de 20 (vinte) minutos; na
modalidade de Música para Orquestra as obras deverão ter uma duração mínima de
10 (dez) minutos e máxima de 14 (catorze); na modalidade de Música de Câmara
as obras deverão ter uma duração mínima de 8 (oito) minutos e máxima de 12
(doze) minutos. Em todas as modalidades, são excluídos quaisquer outros meios
além dos enunciados nas respectivas formações instrumentais, tais como a inclusão
de coro ou voz, mais que um maestro, uso de espacialização ou electroacústica.
8. As obras a concurso terão obrigatoriamente que versar sobre uma temática
alusiva à cidade de Portimão.
9. As obras deverão ser rigorosamente inéditas, sendo excluídas todas aquelas que
tenham sido tornadas públicas por qualquer meio, ou que tenham sido
encomendadas por qualquer instituição.
10. São também excluídas as obras que tenham sido premiadas em qualquer outro
concurso nacional ou internacional.
11. As obras devem ser apresentadas em edição gráfica por computador, bem
como acompanhadas das respectivas gravações de áudio ou ficheiros MIDI.
12. As obras concorrentes – três exemplares de cada partitura – deverão ser
entregues apenas por correio registado, para o Secretariado do Concurso
Internacional de Composição para Jovens Compositores – Cidade de Portimão:
Câmara Municipal de Portimão, Praça 1º de Maio, 8500-543 Portimão. O prazo
termina no dia 31 de Julho de 2008, fazendo fé o carimbo de correio.
13. As composições devem ostentar apenas o título e o pseudónimo do compositor,
não devendo conter qualquer outro elemento susceptível de identificação do seu
autor.
14. Juntamente com as peças concorrentes, deve ser entregue ou enviado um
sobrescrito fechado, contendo a identidade do concorrente, o seu endereço, número
de telefone, e-mail; uma fotocópia autenticada de um documento de identificação
(B.I. ou Passaporte); bem como um curriculum resumido, uma foto do candidato,
um breve texto de apresentação da obra, bem como uma declaração escrita e
assinada pelo compositor, atestando que a obra foi escrita pelo autor que a
submete, que é uma obra inédita, que nunca foi premiada e que a mesma não
concorre simultaneamente a nenhum outro concurso.
15. As cópias da(s) obra(s) e o sobrescrito de identificação devem ser entregues
num único sobrescrito.
16. Cada candidato apenas poderá apresentar um máximo de uma peça para cada
uma das modalidades a concurso (Música para Orquestra e Solista, Música para
Orquestra e Música de Câmara). No caso de o candidato concorrer a todas as
modalidades, as candidaturas devem ser apresentadas separadamente.
17. Serão atribuídos unicamente 1°s prémios nas três categorias. O valor dos
prémios para a modalidade de Música para Orquestra e Solista é de €4000 (quatro
mil euros); para a modalidade de Música para Orquestra é de €3000 (mil euros); e
para a modalidade de Música de Câmara é de €2000 (dois mil euros). Montantes
estes que se consideram como pagamento de direitos de autor relativos à estreia e
aluguer de materiais das obras premiadas.
18. O Júri reserva-se o direito de não atribuir os prémios se a qualidade das obras
a concurso for considerada insuficiente. O Júri poderá, no entanto, e
independentemente dos prémios, decidir atribuir Menções Honrosas, se a qualidade
das obras assim o exigir.
19. Não haverá obras premiadas ex-aequo.
20. A divulgação dos prémios, bem como das obras premiadas, será feita através
da Imprensa, num prazo máximo de um mês, posterior à data de encerramento do
período do concurso. Apenas os compositores premiados e/ou os distinguidos com
Menções Honrosas serão contactados directamente, via telefone e por carta
registada com aviso de recepção.
21. A entrega dos prémios será feita em sessão pública, durante o concerto de
apresentação das obras premiadas, a realizar em Dezembro de 2008. O evento
será integrado nas Comemorações do Dia da Cidade. A organização reserva-se
ainda o direito de autorizar que o concerto seja eventualmente gravado e/ou
transmitido em directo pela RDP – Antena 2, ou por canais televisivos nacionais
e/ou estrangeiros, sem que os compositores laureados tenham direito a outras
remunerações.
22. Quaisquer futuras execuções, gravações ou edições, quer das obras premiadas
quer das obras contempladas com Menções Honrosas, deverão obrigatoriamente
incluir nas notas de programa de concertos, CD/DVD’s e/ou partituras a menção
“Obra vencedora do 1º Concurso Internacional de Composição para Jovens
Compositores, Cidade de Portimão – 2008”.
23. Todos os laureados comprometem-se a fornecer os materiais e partitura de
maestro até ao dia estipulado pela organização do Concurso Internacional Para
Jovens Compositores – Cidade de Portimão (CIJC-CP) – sob pena de perderem o
direito ao prémio –, não podendo reclamar quaisquer direitos de aluguer desses
mesmos materiais. Esta cedência dos materiais é válida apenas para uma
apresentação pública relativa ao concerto de apresentação das obras premiadas.
24. Comprometem-se, ainda, a entregar os materiais em boas condições de
utilização (formato, apresentação, legibilidade, marcações de ensaio e viragem de
páginas).
25. O júri é constituído pelos compositores Cristóvão Silva (Presidente), Carlos
Marecos, e pelo maestro Roberto Perez.
26. Todas as obras não premiadas, bem como os respectivos sobrescritos de
identificação ficarão na posse do secretariado do CIJC-CP, podendo ser reclamados
até um mês depois da publicação dos resultados. Expirado esse prazo serão
destruídos para preservação dos direitos de autor.
27. Cabe ao Secretariado do CIJC-CP todos os esclarecimentos sobre o presente
regulamento.
28. Qualquer caso omisso no Regulamento será decidido pelo Júri e pela Direcção
do CIJC-CP. Das decisões do júri não haverá recurso.
29. Quaisquer dúvidas que este regulamento possa suscitar deverão ser
esclarecidas junto do Secretariado do Concurso Internacional de Composição para
Jovens Compositores – Cidade de Portimão: Câmara Municipal de Portimão, Praça
1º de Maio, 8500-543 Portimão. Telefone: 00+351 282 480 492 Fax: 00+351 282
470 791 E-mail: cijc@cm-portimao.pt
30. A participação neste concurso implica a aceitação de todos os artigos deste
regulamento.
THE GREAT LESBIAN SHOW APRESENTAM YOU'RE NOT HUMAN TONIGHT NO SANTIAGO ALQUIMISTA
"YOU'RE NOT HUMAN TONIGHT"
- Santiago Alquimista - Lisboa -
DJ Set a cargo do Vespa Gang Mod Club, com os DJ's Professor X e Milkshake
Sábado 31 de Maio, 23h (abertura de portas - 22h). Entrada: €7,5
Passatempo com entradas AQUI:
http://www.santiagoalquimista.com/
http://www.myspace.com/thegreatlesbianshow
http://www.myspace.com/gazproducoes
JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA LANÇA O OUTRO MUNDO EM NÓS NA FIGUEIRA DA FOZ
Wednesday, May 28, 2008
TWO FOR THE ROAD TOUR PASSA ESTA SEMANA POR CASA DOS LOTO (ALCOBAÇA) E DOS HIPNÓTICA (LISBOA)
LANÇAMENTO DO LIVRO JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE (1899-1968)-CIÊNCIA E POLÍTICA DO SOBREIRO E DA CORTIÇA
LIVROS EM DESASSOSSEGO, EM LISBOA, NA CASA FERNANDO PESSOA
IMAGENS, PALAVRAS E DOCUMENTOS DA GUERRA COLONIAL REGRESSAM À CASA DO BRASIL, EM LISBOA
É HOJE LANÇADO O Nº 19 DA REVISTA FACES DE EVA
Centro Nacional de Cultura
Rua António Maria Cardoso, 68
1249-101 Lisboa
Tuesday, May 27, 2008
MÚSICA DE PATRÍCIO DA SILVA INTERPRETADA AMANHÃ EM FRANÇA
JOÃO COSTA APRESENTA FRAGMENTOS DA MEMÓRIA, NO POSTO DE TURISMO DE ALCOBAÇA
S.A. MARIONETAS E SÉRGIO CAROLINO APRESENTAM TUBIC NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA
T U B I C
A Casa da Música assinala o Dia Mundial da Criança com um espectáculo de marionetas sem palavras e música interpretada ao vivo. No palco brilham uma tuba e personagens esculpidas em esponja que envolvem o público com histórias que tocam diferentes emoções: de uma simplicidade espantosa, Tubic tanto mergulha uma sala no silêncio como desperta um coro de gargalhadas.
"TUBIC é uma animada conversa sem palavras entre os marionetistas e o tubista virtuoso, Sérgio Carolino. As figuras simples de esponja apresentam uma série de sketches, que são, no seu conjunto e individualmente, cativantes e encantadores. As marionetas são deliciosas e prometemos que nunca antes ouviu tuba tocada desta maneira. Quer seja um apreciador de música, ou marionetas, ou ambos, este espectáculo vai certamente deixá-lo a sorrir.”
Clive Chandler (Director do festival Dynamics-International Puppet Festival-Birmingham-England)
FICHA ARTÍSTICA
Original de: José Gil / Sérgio Carolino
Música original: Sérgio Carolino
Encenação, Cenografia e Marionetas: José Gil
Manipulação: Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira
Músico: Sérgio Carolino
Fotografia: Sofia Vinagre

EM 1, 2 E 3 DE JUNHO NÃO ESQUEÇAMOS A NOSSA LUTA CONTRA O DESMANDO E O DESVARIO DO AUMENTO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS EM PORTUGAL
Juntos teremos força para baixar os lucros daqueles gigantes! Enquanto o governo vira a cara para o lado, diz que não tem condições para baixar o imposto sobre combustiveis e continua a não fazer nada nesse sentido! Será que a situação até lhe convém? Lutemos então com unhas e dentes!
THE GREAT LESBIAN SHOW (INCLUINDO O ALCOBACENSE ANTÓNIO MANZARRA) LANÇAM NOVO DISCO EM LISBOA, NO SANTIAGO ALQUIMISTA
IRMÃOS CATITA VOLTAM A ACTUAR NO MAXIME
sexta-feira, 30 de Maio, às 23h30
Produções Banana (re)apresentam
IRMÃOS CATITA no CABARET MAXIME
frescos e hidratantes!
Podiam ser cinco whiskies, cinco vodkas/laranja, cinco gin/tonics ou até cinco Licores-Beirão! Mas não: São os cinco fresquíssimos e hidratantes Irmãos Catita, que, após um período de seca vêm inundar o palco do Maxime Cabaret com as suas canções ébrias! Um reportório copofónico capaz de humilhar toda a dinastia Haddock! A “molha” está marcada para a noite do próximo dia 30 de Maio! Após um jejum de práticamente cinco meses, os cinco cavaleiros do pós-calypso vêm mostrar que afinal “Tango Anti-alcoólico” não é com eles! A trilogia sexo-borgas&tintol volta a imperar numa cidade sequiosa de loucura e agitação social! E este autêntico shaker que são Os Irmãos Catita vai servir um cocktail musical luso-disíaco como Lisboa nunca viu! A gerência aconselha aos participantes na orgia que evitem as bebidas ao almoço e ao jantar, para assim poderem esvaziar a luxuriante garrafeira do Maxime que – cabaret prevenido vale por dois – até inclui água (sim, água!) no seu menu! Sim, senhoras e senhores. São Os Irmãos Catita, uma vínica banda nacional de graduação internacional (me®dalha de ouro Bordeaux 2007)! In vino Ulissipona est!
Monday, May 26, 2008
THE RENAISSANCE CHOIR ACTUA EM ALCOBAÇA, EM 28 DE MAIO
Duarte Lobo- Missa pro Defunctis (Introit, Kyrie and Offertorium)
Duarte Lobo- Missa vox clamantis (Kyrie, Sanctus & Benedictus and Agnus Dei I & II)
Duarte Lobo- Audivi Vocem de caelo
João Lourenço Rebelo- Panis Angelicus
Thomas Tallis- Missa Salve Intermata (Agnus Dei)
William Byrd- Mass for 5 voices (Agnus Dei)
William Byrd- O lux beata Trinitas
William Byrd- Visita Quaesumus Domine
William Byrd- Ave verum corpus (to be sung with San Jeronimos choir)
John Tavener- Song for Athene
John Tavener- The Lamb
Gerald Finzi- Praise the Tender Flower
Gerald Finzi- My Spirit Sang All Day
SIR COLIN DAVIS E ORQUESTRA SINFÓNICA DE LONDRES INTERPRETAM SCHUBERT E BRUCKNER NO COLISEU DOS RECREIOS
ORQUESTRA SINFÓNICA DE LONDRES
SIR COLIN DAVIS (maestro)
Franz Schubert
Sinfonia Nº 8, em Si menor, D.759, Incompleta
Anton Bruckner
Sinfonia Nº 6, em Lá Maior
Tanto o maestro Colin Davis como a Orquestra Sinfónica de Londres dispensam longas apresentações. Pode-se dizer a propósito de ambos que pertencem à aristocracia da música clássica. Colin Davis foi nomeado maestro titular da Orquestra Sinfónica de Londres em 1995. Até 2006, decidiu as suas escolhas artísticas e orientou o crescimento do agrupamento pelo mais profundo e respeitoso amor pela música. Nesse ano foi substituído por Valery Gergiev, passando a ocupar o lugar de presidente. Antes disso, Davis passou pelo pódio de algumas das melhores orquestras europeias, tornando-se num dos maestros mais populares da segunda metade do século XX. A sua chegada à Sinfónica de Londres foi o culminar de um percurso, reforçada pelo facto de ser uma das orquestras mais respeitadas do último século. Fundada em 1904, tem sido dirigida por maestros míticos e a sua extensa discografia, enriquecida pelo próprio Colin Davis, contém um número assombroso de versões de referência. Do programa constam duas sinfonias: a Oitava (conhecida como «Incompleta») de Franz Schubert e a Sexta de Anton Bruckner. O ímpeto e a clareza que costumam pautar as interpretações de Colin Davis e a sonoridade aveludada que caracteriza a Orquestra Sinfónica de Londres fazem pressagiar duas versões inesquecíveis de ambas as obras, as quais se contam entre o melhor da produção sinfónica oitocentista.
É a Temporada de Música 2007/2008 da Fundação Calouste Gulbenkian no seu melhor!
SEMINÁRIO COMEMORA 10º ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO SEXUALIDADE EM LINHA
Destaques para 2 de Junho - Profissionais de saúde
* Apresentação dos estudos "10 anos da Sexualidade em Linha" e "Acesso dos jovens aos serviços de saúde";
* A situação dos jovens na área da saúde sexual e reprodutiva (problemas e necessidades);
* Workshops temáticos.
Destaques para 3 de Junho - Jovens
* Apresentação da Sexualidade em Linha;
* "Nem muito simples nem muito complicado", peça de teatro - USINA (Associação para a Promoção de Projectos de Intervenção Social);
* Workshops temáticos.
Para saber mais, consulte:
Convite - Adobe Acrobat - 364 Kb
Programa e ficha de inscrição - Adobe Acrobat - 2.114 Kb
Portal da Juventude - http://juventude.gov.pt
APF - http://www.apf.pt
Sunday, May 25, 2008
PETIÇÃO POR UM DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A HOMOFOBIA
homossexualidade seria hoje mais livre que nunca: visível e presente
por toda a parte, na rua, nos jornais, na televisão, no cinema. Há
quem julgue até que a homossexualidade é hoje completamente aceite,
face a recentes progressos legislativos nesses países. E se algumas
alterações continuam a ser necessárias para eliminar as derradeiras
discriminações, várias pessoas parecem considerar que a evolução das
mentalidades é uma simples questão de tempo - o tempo tido como
necessário para levar a bom termo um movimento de fundo lançado já há
algumas décadas.
No entanto, uma observação um pouco mais atenta mostra uma situação
globalmente muito diferente. É que o século XX foi sem dúvida o
período mais violentamente homofóbico da história: desde a deportação
para campos de concentração sob o regime nazi, até ao gulag na União
Soviética, passando por chantagens e perseguições nos Estados Unidos
na época de McCarthy. Tudo isso pode parecer longínquo, mas a
realidade é que é muito frequente observar condições de vida
extremamente desfavoráveis no nosso mundo actual. A homossexualidade
parece ser discriminada por toda a parte; em pelo menos oitenta
Estados, os actos homossexuais são condenados pela lei (Argélia,
Senegal, Camarões, Etiópia, Líbano, Jordânia, Arménia, Koweit, Porto
Rico, Nicarágua, Bósnia…); em muitos países, aquela condenação pode ir
além de dez anos de prisão (Nigéria, Líbia, Síria, Índia, Malásia,
Cuba, Jamaica…); por vezes, a lei prevê a prisão perpétua (Guiana,
Uganda) e, numa dezena de nações, a pena de morte pode ser
efectivamente aplicada (Afeganistão, Irão, Arábia Saudita…). Em
África, recentemente, muitos Presidentes da República reafirmaram
brutalmente a sua vontade de lutar pessoalmente contra este 'flagelo
social', segundo eles 'anti-africano'. E as perseguições
multiplicam-se, mesmo em países cujos códigos penais não punem a
homossexualidade. No Brasil, por exemplo, os esquadrões da morte e os
skinheads semeiam o terror: 1960 homicídios homofóbicos foram
oficialmente registados entre 1980 e 2000. Nestas condições, torna-se
difícil pensar que a 'tolerância' ganha terreno. Pelo contrário, na
maior parte daqueles Estados, a homofobia dá mostras de ser hoje mais
violenta que ontem. A tendência não vai pois no sentido de uma
melhoria generalizada.
É por isso que se propõe este Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia.
Este Dia tem por objectivos : articular acção e reflexão para combater
todas as formas de violência física, moral ou simbólica ligadas à
orientação sexual ou à identidade de género; suscitar, apoiar e
coordenar todas as iniciativas que contribuam para a igualdade entre
os cidadãos nesta matéria, de jure, mas também de facto, em todos os
países que acolham esta acção. A organização de um dia de luta contra
a homofobia em cada país permitirá por sua vez inscrever as nossas
lutas numa campanha de solidariedade com todas as pessoas LGBT do
mundo inteiro. Mas também se trata de inscrever as nossas lutas numa
iniciativa mais global de defesa dos Direitos Humanos. Há muitas
décadas que, pelo mundo inteiro, se procura empreender acções neste
sentido. É nesta linha que nos situamos: pretendemos reforçar as
experiências estabelecidas, dar mais visibilidade às tentativas
futuras e apelamos às instâncias internacionais a que inscrevam este
Dia na sua agenda oficial, a exemplo do Dia Mundial da Mulher ou do
Dia Mundial de Luta Contra a Sida.
O reconhecimento deste Dia representaria um claro empenho da
comunidade internacional - uma comunidade que se tem já mobilizado
contra várias formas de discriminação e de violência social, mas que
ainda não se pronunciou contra a homofobia. Eis o momento.
Assinar Petição Online:
http://petitiononline.com/idaho/
MARIA BOCHICCHIO APRESENTA O PARADIGMA DO PUDOR, NA CASA FERNANDO PESSOA
A Casa Fernando Pessoa e as Quasi Edições apresentam:
O Paradigma do Pudor, de Maria Bochicchio
edição crítico-genética de A Chaga do Lado de José Régio
Do prefácio de Eugénio Lisboa «Estamos na presença de uma poesia que expressa, com a escolha corajosa da forma satírica – e isto numa época de forte censura –, a inquietude e a indignação de uma consciência».
Presidirá à sessão o poeta António Osório.
Apresentação por Giuseppe Tavani e Eugénio Lisboa
Momento musical pela soprano Mariana Alves da Costa, acompanhada ao piano por Pedro Cunha.
Será servido um Porto de Honra.
Terça-feira, 27 de Maio, às 18h30
Casa Fernando Pessoa - Rua Coelho da Rocha, 16 - Campo de Ourique
Entrada livre e muito aconselhável!
WORKSHOP DE INTERPRETAÇÃO DA FOTOGRAFIA NA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
WORKSHOP de Interpretação da FOTOGRAFIA – UBI
Organizado pelo Sexto-Empírico - Núcleo Filosofia da UBI
*INSCRIÇÃO ABERTA A TODOS OS ALUNOS DA UBI
«CORPO - traço: FOTOGRAFIA»
27 MAIO 2008 | 3ªfeira | 15h00 - 18h00
LOCAL: Auditório da Parada – UBI - Covilhã
UBI - UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
P A R T I C I P A Ç Ã O:
-
- Alice
- Alunos da UBI
15h00 - 18h00 :
“TRILOGIA DA IMAGEM [Poesia – Pintura – Fotografia]” por Alice
A importância da Poesia, da Pintura e da Fotografia nestas três vertentes do que é a IMAGEM no desenvolvimento, concepção e realização de projectos artísticos interdisciplinares com as áreas culturais, educativas, científicas, humanas e filosóficas.
“O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS” por Alice Valente Alves
A Fotografia Artística Profissional com a Apresentação em PowerPoint de Imagens referentes à colaboração e pesquisa de planos fotográficos criados expressamente para o cenário da coreografia A SIBILA, a partir do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, estreada em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian em 1998. Em que O ANTES irá aludir às imagens do pedido profissional pela Companhia de Dança Contemporânea, no âmbito da Criação Artística para o trabalho cenográfico da coreografia, O DURANTE que reporta para a relevância das Imagens do acto criativo na Fotografia e O DEPOIS relativamente às Imagens ou resultado final e em seu registo do movimento coreográfico com a respectiva cenografia.
DEBATE
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS AUTORAIS pelos Alunos da UBI
«O CORPO na FOTOGRAFIA» por Frederico Lopes
DEBATE FINAL
*I N S C R I Ç Ã O : Aberta a todos os Alunos da UBI
Esta iniciativa está aberta a todos os Alunos da UBI que queiram participar em que para tal, até às 20h00 do dia 26 de Maio de 2008, deverão enviar por email, 1 ou 2 Fotografias (no máximo) de sua autoria alusivas ao CORPO.
Com a Identificação do Autor, Curso da UBI, Título da Fotografia e Descrição (facultativa).
Com Assunto: Inscrição Workshop «CORPO–traço:FOTOGRAFIA».
A enviar para os dois endereços: sexto-empirico@hotmail.com e alicevalente@sapo.pt
http://www.sexto-empirico.blogspot.com/
Ora aí está mais um acontecimento a ter em conta!
PULSAÇÃO DE SUSANA FÉLIX NO MAXIME
Susana Félix vai ao Maxime cantar as músicas de Pulsação, o seu mais recente CD, no próximo dia 27 de Maio, e festejar o início da sua tournée de 2008! Co-produzido por Renato Jr., Pulsação aproxima os temas do princípio da carreira da “diva da voz doce”, com as sonoridades do disco anterior, Indigo, e ainda inclui duas novas canções assinadas pela própria Susana Félix. Por isso o mesmo naipe de músicos que construiu o som em estúdio, vem reproduzir os seus desempenhos em palco: Alexandre Frazão (bateria), Pedro Gonçalves (contrabaixo), Nuno Rafael (guitarra-leslie) e Renato Jr. (teclas). Pulsação é uma bela oportunidade para re-descobrir – agora ao vivo – grandes canções assinadas por Sérgio Godinho, Mafalda Veiga, a própria Susana Félix, Pedro Malaquias ou Diogo Mello Caiado. Oito anos depois da sua estreia, com o CD Um Pouco Mais, Susana Félix revisita os temas emblemáticos da sua carreira, em novas e surpreendentes versões. Uma boa oportunidade para os fãs da cantora virem até ao Maxime, ouvir um pouco mais de... Susana Félix!
terça . 27 maio 08 . bilhetes € 10,00
cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h00 . espectáculo 23h00
Vale?