Saturday, September 29, 2007
MOVIMENTO FÓRUM CIDADANIA LANÇOU PETIÇÃO ON LINE EXIGINDO OBRAS DE RECUPERAÇÃO NO CONSERVATÓRIO NACIONAL DE LISBOA
"Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro
Exma. Senhora Ministra da Educação
Exma. Senhora Ministra da Cultura
Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Desde os anos 40 do século passado que não se têm efectuado obras no Salão Nobre do Conservatório Nacional, e 62 anos de constante utilização para concertos, audições e aulas deixaram as suas marcas, encontrando-se actualmente o Salão Nobre com um dos balcões laterais suportado por varões de ferro (para não cair), um número considerável de cadeiras totalmente destruídas, tectos com buracos, cortinas rasgadas, camarins em precárias condições, etc. Enfim num adiantado estado de degradação que ameaça chegar ao ponto de não retorno.
Como se trata de um equipamento cultural indispensável não só para as actividades do Conservatório Nacional mas também como pólo dinamizador não só do Bairro Alto mas de toda a cidade de Lisboa, desde há anos que, insistentemente, se reclama, aos organismos competentes, obras!, tendo mesmo sido publicado concurso público para esse efeito (DR - 3ª Série nº 239 de 15/12/2005 – Recuperação do Salão Nobre, galeria, palco, sub-palco, salas de apoio e cobertura-1ª fase - empreitada 135/05); o qual, no entanto, viria a ser subitamente cancelado (!) , não se sabendo até à data as razões desse cancelamento.
O salão Nobre do Conservatório Nacional com os seus magníficos tectos Malhoa não poderá aguentar mais tempo sem obras de recuperação.
É preciso salvá-lo sob pena de estarmos a pactuar num crime de lesa-património.
Os cidadãos subscritores desta petição apelam assim à sensibilidade de V.Exas. para que sejam tomadas as iniciativas necessárias e urgentes que permitam salvar o que tem que ser salvo. Por favor!".
É claro que já assinámos essa petição e que aqui chamamos a atenção dos nossos visitantes e amigos para darem o seu contributo para uma possível recuperação de uma peça importante do património cultural nacional. É facílimo, bastando aceder àquele blogue e subscrever aquela petição com toda a intencionalidade. Não deixemos morrer o Conservatório Nacional de Lisboa...
MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ACOLHE COLÓQUIO TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO MUNDO IBERO-AMERICANO 2007
O programa detalhado poderá ser consultado em www.ceis20.uc.pt e a verdade é que não se pode deixar passar em branco um evento desta estirpe!
Friday, September 28, 2007
PROJECTO XXI DO CLARINETISTA ALCOBACENSE ANTÓNIO ROSA E DO PIANISTA ANTÓNIO OLIVEIRA VAI ACTUAR EM LLEIDA (LÉRIDA)
ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA PROMOVE DOIS CONCERTOS ALUSIVOS AO DIA MUNDIAL DA MÚSICA
QUASE POR 4 APRESENTAM HOJE UMA BANDA SONORA PARA SHERLOCK JR
Thursday, September 27, 2007
MARATONA DE PERCUSSÃO ANIMA DIA MUNDIAL DA MÚSICA EM LISBOA, NO TEATRO MUNICIPAL SÃO LUIZ
PASSEIO DOMINICAL PROMOVIDO PELA CASA DA CULTURA JOSÉ BENTO DA SILVA DE S. MARTINHO DO PORTO PASSEIA-SE POR ÉVORA DE ALCOBAÇA
SERVIÇO EDUCATIVO BERTRAND VOLTA A APRESENTAR UMA TARDE DE CONTOS EM COIMBRA, QUE, INFELIZMENTE, SERÁ A ÚLTIMA
OCASO DO SOL DO PINTOR, NO PRÓXIMO SÁBADO, NO MUSEU DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Chegado o Outono boreal, O Sol do Pintor veste-se das cores do Ocaso. Entre a luz e o fusco, poderemos festejar uma última vez. O Museu de Física da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional de Machado Castro apresentam no próximo sábado, 29 de Setembro, um programa de actividades de encerramento da exposição O Sol do Pintor/Olhares transversais, que se destina a diferentes públicos e decorrerá no Museu de Física. Da programação do Ocaso fazem parte visitas guiadas encenadas para crianças e adultos, actividades de expressão plástica, peça de teatro para todos e música coral, de acordo com o seguinte alinhamento:
10h00 - 11h00
Casamento da D. Cor e do Sr. Sol
Público-alvo: crianças, dos 5 aos 10 anos
11h30 - 12h30
Oficina de câmaras escuras
Pintores no Sol
15h00 - 16h00
Sol & Lóquio
Companhia de Teatro Encerrado para Obras
16h30 - 18h00
Olhares transversais
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
18h00 - 19h00
Pôr-do-sol
Grupo Vocal Ad Libitum.
19h00 - 20h30
Ocaso - Viagem final ao Sol do Pintor
Entrada livre em todas as actividades num sábado em que o Museu de Física da Universidade de Coimbra volta a mostrar as suas aptidões para se abrir ao grande público. Ben hajam!
Wednesday, September 26, 2007
MÚSICA DE CARLOS MARECOS REGRESSA A ALCOBAÇA EM EXIBIÇÃO DA PEÇA TEATRAL O EUNUCO DE INÊS DE CASTRO
MESTRADO EM ESTUDOS SOBRE AS MULHERES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E POLÍTICAS DA UNIVERSIDADE ABERTA PROMOVE NOVA CONFERÊNCIA
UMAR PROMOVE LEILÃO DE ARTE NA CASA DA CULTURA DE PARANHOS
Tuesday, September 25, 2007
OCLA STENCIL ART EM EXPOSIÇÃO NA ESCOLA ADÃES BERMUDES, EM ALCOBAÇA
ARTISTA DE REPRESENTAÇÃO VISUAL ALCOBACENSE MARCO PIRES APRESENTA DISPLACEMENT MAPS E REBATIMENTO, NO PORTO
A Marco Pires interessa a analogia entre representações cartográficas e pintura, assim como a identificação do erro e da ficção, na representação e interpretação da paisagem, como são definidos por Mark Monmonier no livro “How to lie with maps”, e que preconiza a impossibilidade de chegar á realidade em si. É a partir desta impossibilidade que se torna exequível o processo de mediação artística de Marco Pires.
As suas obras nascem de uma actividade processual de distanciamento que obedece a várias etapas; investigação; selecção de imagens impressas ou digitais cartográficas, nomeadamente cidades com tramas complexas e de natureza ortogonal, levantamentos de terreno natural ou ordenamento de território, em seguida e através da sua intervenção por meios que envolvem a fotografia, a projecção, a elaboração de máscaras e modelos tridimensionais, as imagens sofrem um deslocamento, refutação e descontextualização formal das convenções da disciplina (ex: de escala ou perspectiva). O deslocamento é depois acentuado e efectivado sobre novos suportes como o vidro, o alumínio, o papel, a tela ou impressões fotográficas.
É no momento de intervenção final que os factores de erro e falsidade são mimetizados e adquirem uma conotação de critica para com os sistemas de representação da realidade. O imprevisto na sua actuação reflecte-se e decide a estrutura das obras. É através da acumulação de tinta de densidades e tonalidades variáveis, do rebatimento de planos, da justaposição de estruturas, da incerteza das formas, que a política da imagem se afasta da representação objectiva e deixa de ser paisagem ou apenas abstracção para se tornar num local estratégico de concepção e produção artística. Dilatam-se desta forma as possibilidades de interpretação e tradução de um espaço e do visível.
Na leitura das suas obras denota-se um jogo complexo da relação entre as várias tradições artísticas de representação, a crítica de arte e a utilização do terreno ou desenvolvimento urbano do ponto de vista político-económico.
Os seus trabalhos não só referenciam premissas acerca do espaço físico mas reflectem também princípios de um espaço social (espaço social enquanto espaço de produção de cultura, civilização e constituição do meio ambiente). Conceptualmente e tendo em conta o processo formal de reflexão e descontextualização que sofrem as imagens, é visível uma dimensão de critica politica e social nas suas obras, presente em disciplinas degenerativas da Geografia, nomeadamente a Geopolítica ou a Psicogeografia.
A psicogeografia define-se como o estudo das leis precisas e dos efeitos específicos do ambiente geográfico, organizado conscientemente ou não, sobre as emoções e comportamentos dos indivíduos. É relevante introduzir o conceito de “dérive” enunciado por Guy Debord; numa “dérive" uma ou mais pessoas, durante um certo período de tempo, esquecem os motivos habituais para o movimento ou acção, as suas relações, o seu trabalho, as suas actividades de lazer e deixam-se motivar pelas atracções do terreno e encontros inesperados. A premissa fundamental da deriva é a de que os indivíduos devem explorar o ambiente urbano que os rodeia sem preconceitos impostos e de forma criativa afim de compreender mais conscientemente o espaço que habitam e consequentemente a sua existência. Não se recomenda o auxilio de um mapa na deriva por Displacement Maps". No sábado, 29 de Setembro, às 16 horas, é também inaugurada no Porto, na Sala Poste-Ite (Edifício Artes em Partes/Rua Miguel Bombarda, 457) , também artisticamente dirigida pela Galeria Pedro Oliveira, uma extensão daquela exposição de Marco Pires, intitulada Rebatimento, que ali continuará exposta até 10 de Novembro. O teor artístico dessa outra exposição de Marco Pires é explicado do seguinte modo pela Galeria Pedro Oliveira: "Na Sala Poste-Ite é apresentado Rebatimento #2, que representa uma extensão da exposição simultânea Displacement Maps na Galeria Pedro Oliveira. Esta peça constrói uma síntese do que são os princípios fundadores dos agentes da relação do espaço e da sua representação. O conceito de rebatimento deriva do chamado sistema de dupla projecção ortogonal, invenção de Gaspard Monge no fim do séc. XVIII, que revolucionaria o pensamento moderno de representação do espaço e de objectos na sua relação tridimensional. Em suma, a projecção perpendicular dos objectos no espaço sobre dois planos ortogonais permite o registo das suas coordenadas, após o que a rotação de um plano sobre o outro, tendo como eixo a linha onde estes se cruzam, permite a transcrição bidimensional de um cenário espacial tridimensional. Analogamente e por aproximação ao conceito de Monge, a peça exibida é construída por 9 planos ortogonalmente dispostos e desenhando um ângulo agudo comum com o plano da parede, simulando um movimento de charneira entre si".
Ora aí está então mais uma coisa interessante para fazer no Porto: fruir estas duas exposições de Marco Pires!
SEMINÁRIO TERRITÓRIOS CRIATIVOS E ESPAÇOS CONSTRUÍDOS REALIZA-SE AMANHÃ, EM ÓBIDOS
KARTÓDROMO INTERNACIONAL DE PALMELA COMEMORA 10º ANIVERSÁRIO
Sábado, 29 de Setembro:
• Concentração Clube Mini Portugal – 10 Anos de Existência• Experience Race na Pista do KIP• Corrida dos Campeões KIP (Pódio e Entrega de Prémios)• Taça de Portugal de Perícias (Jantar com Entrega de Prémios)• Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do Vinho• Fogos de Artifício e Largada de Balões
Domingo, 30 de Setembro:
• Final do Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pódio e Entrega de Prémios• Concentração Nacional Ferrari (as mais belas máquinas)• Experience Race na Pista do KIP• Corrida da Comunicação Social (Pódio e Entrega de Prémios)• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do VinhoSábado, 29 de Setembro:
• Concentração Clube Mini Portugal – 10 Anos de Existência• Experience Race na Pista do KIP• Corrida dos Campeões KIP (Pódio e Entrega de Prémios)• Taça de Portugal de Perícias (Jantar com Entrega de Prémios)• Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do Vinho• Fogos de Artifício e Largada de Balões
Domingo, 30 de Setembro:
• Final do Convívio Resistência Nocturna de 10 Horas• Pódio e Entrega de Prémios• Concentração Nacional Ferrari (as mais belas máquinas)• Experience Race na Pista do KIP• Corrida da Comunicação Social (Pódio e Entrega de Prémios)• Pista de Todo-o-Terreno• Pista de Radiomodelismo• Mini-Pista de Karting• Simuladores de Fórmula 1• Visitas Guiadas ao Museu do Vinho.
É de ir e sempre a abrir!