Saturday, October 28, 2006

MADRIGAIS DO PRÍNCIPE GESUALDO ESTA TARDE NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Nesta tarde de sábado, 27 de Outubro, merece especial referência o concerto que vai ser apresentado no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, às 17 e 30. Em palco estará o Quinteto Kassiopeia, agrupamento responsável pela única interpretação concebida durante os últimos quarenta anos dos seis livros de Madrigais escritos pelo Príncipe Gesualdo. Nesse seu concerto desta tarde o Quinteto Kassiopeia interpretará trechos dos Livros 4, 5 e 6 do Príncipe Gesualdo e a verdade é que quem estiver por perto não deverá perder esta rara oportunidade...

Friday, October 27, 2006

TELECTU COMEMORA 25º ANIVERSÁRIO E CEFALÓPODE O 1º

O Telectu, formado por Jorge Lima Barreto e Vítor Rua, é provavelmente o mais importante agrupamento da nova música improvisada portuguesa. Estreou-se em 1982, na III Bienal de Vila Nova de Cerveira e desde então tem empenhada e sistematicamente editado a sua heterodoxa e experimental produção criativa em disco e em concertos ao vivo, nomeadamente com a participação de algumas das mais importantes figuras daquela tipologia a nível mundial (eu mesmo já organizei concertos em que com ele colaboraram monstros sagrados como Elliot Sharp -em Alcobaça, no Bar Ben- e Daniel Kientzy -em Leiria, no Orfeão). O Telectu prepara-se para comemorar o seu 25º aniversário e começa a fazê-lo, hoje, 27 de Outubro, com um concerto no Cefalópode, bar situado em Lisboa, junto ao Castelo de S. Jorge, que, muito curiosamente, comemora amanhã à noite o seu 1º aniversário, com uma Jam Session Free Style, com entrada à borla, que promete continuar noite fora, podendo mesmo proporcionar aos mais persistentes um inesquecível nascer da manhã de domingo, para isso lhes bastando descer um bocadinho na encosta daquele castelo e chegar ao Miradouro de Santa Luzia.
E se a história do Telectu merece especial referência a do Cefalópode para isso se encaminha decididamente, dado que aquele bar nasceu precisamente no mesmíssimo local onde em tempos não muito longínquos funcionou o Cantador-Mor de Fernando Tordo e José Carlos Ary dos Santos, sendo portanto um local carregado de música, poesia e luxúria, um luxo de luxúria, como diriam os mais versados nestas coisas!
O Nas Faldas da Serra deixa aqui votos de muitos parabéns ao Telectu e ao Cefalópode, esperando que a sua festa dure mesmo até às tantas!!!

Thursday, October 26, 2006

REVISTA BLITZ PUBLICA AMANHÃ ANTECIPAÇÃO EM DISCURSO DIRECTO DE NOVO CD DOS THE GIFT

Estará amanhã nas bancas a edição nº 5 da revista Blitz. Essa edição da Blitz inclui uma entrevista com os The Gift, lançando muitas luzes sobre Fácil de Entender, o novo trabalho discográfico daquela banda alcobacense, que será lançado na próxima semana. Os mais interessados nestas coisas poderão mesmo ali saber porque é que Fácil de Entender tem muito mais a ver com qualquer Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal do que com uma Satuday Night Fever qualquer...

MÚSICA.PT ASSINALA PRESENÇA PORTUGUESA NA WOMEX 2006

Começou hoje em Newcastle a Womex- World Music Expo 2006, que durará até 30 de Outubro. Uma das grandes novidades daquele evento este ano é o facto de ele se desenrolar no novo complexo arquitectónico The Sage, de autoria do notável arquitecto britânico Norman Foster. É esperada a visita de mais de 2.500 profissionais ligados ao universo musical nos 500 stands da Womex 2006, na qual a presença portuguesa é assegurada pela Música.Pt, organização portuguesa que pretende divulgar mais acentuadamente a música portuguesa no estrangeiro. Nos catálogos daquela entidade encontram-se já mais de 40 artistas e agrupamentos portugueses, englobando áreas musicais como o fado, a folk, o jazz, o rock, a pop, a música africana e a música culta contemporânea. A representação da Música.Pt ocupa quatro pavilhões da Womex 2006 (F4, F5, G4 e G5) e fazemos votos para que essa sua participação e o seus resultados estejam de acordo com s seus propósitos. A música portuguesa bem precisa!

CORAIS DO ORFEÃO DE LEIRIA ACTUARÃO EM REPÚBLICAS DO BÁLTICO NO PRÓXIMO VERÃO

Os Corais do Orfeão de Leiria continuam a manter a sua actividade em bom ritmo e excelente harmonia. Além das suas actuações em concerto, aquele agrupamento coral está também presentemente a gravar o CD O Orfeão no Seu Melhor, anunciando-se também já a gravação de um seu outro CD, dedicado à composição para coro, orquestra e solistas que o Festival Música em Leiria encomendou ao compositor português José Luís Tinoco, cuja estreia absoluta ocorrerá na edição de 2007 daquele prestigiado festival. O actual maestro titular dos Corais do Orfeão de Leiria, Augusto Mesquita, além da sua responsabilidade no actual bom momento daqueles corais, esteve também recentemente em evidência, devido a ter gravado um CD com a reputadíssima Philharmonia Orchestra, de Londres.
Todavia, são também extremante importantes para os Corais do Orfeão de Leiria os convites (já aceites) que lhe foram feitos para durante o próximo Verão actuar em festivais de música culta de países como a Estónia, a Letónia e a Lituânia, estando ainda em aberto a histórica possibilidade de poderem também actuar nesse autêntico Éden da música culta europeia que é a russa e líndissima cidade de S. Petersburgo.
O Orfeão de Leiria continua mesmo de muito boa saúde!

Wednesday, October 25, 2006

KURT COBAIN ULTRAPASSOU ELVIS PRESLEY E JÁ É O MORTO MAIS RICO!

Segundo apurou a conceituada revista Forbes numa das suas habituais classificações do mundo da finança, o malogrado Kurt Cobain, antigo vocalista dos Nirvana, ultrapassou Elvis Presley e é agora A Celebridade Mundial Falecida Que Gera Mais Receitas aos Seus Herdeiros. Elvis Presley liderou essa lista da Forbes durante os últimos 4 anos, mas viu-se este ano ultrapassado por Kurt Cobain, devido a durante os últimos 12 meses apenas ter gerado 42 milhões de dólares de receitas aos seus herdeiros. Deverei aqui escrever que Kurt Cobain gerou 50 milhões de dólares de receitas aos seus herdeiros durante os últimos 12 meses, o que não é mesmo nada mau! Na lista publicada pela Forbes, os outros 6 primeiros lugares daquela lista são respectivamente ocupados por Charles M. Schultz, John Lennon, Albert Einstein e Andy Wharol, tudo celebridades cujos herdeiros continuam a ganhar muito sem fazer nenhum...

ENSAIO GERAL DA ORQUESTRA GULBENKIAN ABERTO AO PÚBLICO, À BORLA!

De vez em quando surgem oportunidades raras e imperdíveis. Uma delas ocorrerá já no próximo domingo, 29 de Outubro, data em que, a partir das 19 horas, se apresentarão em palco, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Lawrence Foster, com a participação, como solistas, do violoncelista Kyril Zlotnikov , do violinista Michael Barenboim e do pianista Daniel Barenboim. Nesse concerto serão interpretadas composições de Beethoven, Schönberg e Liszt e só podemos aqui escrever que o espectáculo promete! Contudo, este espectáculo proporciona a (tal) fantástica oportunidade enunciada no título desta postagem:
O ensaio geral daquele concerto, na manhã do mesmíssimo domingo, 29 de Outubro, a partir das 10 horas, no mesmíssimo Grande Auditório da Fundação Gulbenkian e com os mesmíssimos intérpretes e programa, será aberto ao público, gratuitamente. Contudo, e apesar de a entrada ser livre, é necessário que os interessados se façam acompanhar de um bilhete (gratuito), que está desde ontem a ser disponibilizado a quem se apresentar na bilheteira da Fundação Gulbenkian, dentro do seu habitual horário de funcionamento. Será oportuno que os interessados em fruir esta imperdível oferta se encaminhem já para a bilheteira de Fundação Gulbenkian, antes que a lotação esgote!

FESTIVAL MÚSICA VIVA DESPEDE-SE DA SUA EDIÇÃO DESTE ANO COM UM CONCERTO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Diz um conhecido ditado popular que o que é (mesmo) bom nem sempre dura. O que algumas vezes se confirma. É o caso do Festival Música Viva 2006, que precisamente um mês e quatro dias após o seu início, encerra essa sua bem sucedida edição com um concerto no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, na noite de sexta-feira, 27 de Outubro, às 21 horas. Nesse concerto final daquele que continua agora a ser o mais importante festival português dedicado à música culta contemporânea (dando mesmo especial destaque à apresentação de novas produções musicais de jovens compositores portugueses), actuará novamente o Ensemble L'Itinéraire, sob a direcção de Guillaume Bourgogne, novamente com a participação de Jean-Marc Sullon como responsável directo pela electrónica em tempo real. Este espectáculo tem a especial particularidade de apresentar em estreia mundial a composição Aranea (Insidis Noclis Serenae), encomendada pelo festival à compositora portuguesa Patrícia Sucena Almeida. Além dessa, serão interpretadas, em estreia nacional, composições de Philippe Leroux (Continuo-ns), Stéphane Magnin (Nicomi), Daniel Terrugi (Crystal Mirage) e Enrique X. Macias (Itinerário de Luz). Só poderá ser um concerto mesmo muito interessante, encerrando em beleza um festival que continua a dar muito boa conta de si, graças ao empenho e dedicação do seu fundador e director artístico Miguel Azguime e dos seus indispensáveis e não menos dedicados colaboradores. Esperamos já (ansiosamente) pelo Festival Música Viva 2007!

Tuesday, October 24, 2006

FÁCIL DE ENTENDER JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO RENOVADO SITE DOS THE GIFT

Já anunciámos neste blogue que os The Gift irão actuar no Cine-Teatro de Alcobaça na noite de 12 de Novembro deste ano, num concerto que simultaneamente comemorá o 2º aniversário da reabertura daquela importante infra-estrutura cultural alcobacense e será o 2º da digressão que divulga o seu novo CD Fácil de Entender, cujo lançamento ocorrerá em 30 deste mês.
O que os nossos visitantes talvez ainda não saibam é que o site dos The Gift (http://www.thegift.pt) foi renovado, estando agora com um aspecto (mesmo) muito saudável e acolhedor e um sedutor e irresistível arzinho à francesa, muito fino e requintado. É claro que outra coisa não se esperava... Outra coisa que os nossos simpáticos visitantes provavelmente ainda não sabem é que já podem ouvir o tema de apresentação daquele CD (Fácil de Entender) no site daqueles que continuam a ser a mais importante imagem de marca alcobacense um pouco por todo o mundo. Para ouvir, basta entrar on line e ligar àquele endereço. É mesmo muito Fácil de Entender!

ENSEMBLE L'ITINÉRAIRE CONDUZ FESTIVAL MÚSICA VIVA 2006 AOS SEUS ÚLTIMOS DIAS

Quinta-feira, 26 de Outubro, será apresentado no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, às 21 horas, o penúltimo concerto da edição deste ano do Festival Música Viva. Em palco estará o Ensemble l'Itinéraire, dirigido por Guillaume Bourgogne, contando com a participação de Jean-Marc Sullon ao comando da electrónica ao vivo. De entre as composições que serão apresentadas neste espectáculo merece-nos particular referência Ausgraben und Erinnem, uma composição encomendada pelo festival ao compositor João Madureira, que será apresentada em estreia mundial. Além dessa, serão interpretadas, em estreia nacional, composições de Bruno Mantovani (L'ére de Rien), Pierre Jodlowski (In & Out), Jesper Nordin (Calm Like a Bomb) e Tristan Murail (La Barque Mystique). É perto e bom caminho...

Monday, October 23, 2006

O MANUELINO NO MOSTEIRO E COUTOS DE ALCOBAÇA- UM LIVRO DE MARIA ZULMIRA ALBUQUERQUE FURTADO MARQUES

O livro já foi publicado em Abril de 2006, mas apenas durante o passado fim-de-semana o li com maior atenção. Chama-se O Manuelino no Mosteiro e Coutos de Alcobaça/ A Arte no Tempo de D. Manuel e é mais uma produção literária da historiadora alcobacense Maria Zulmira Albuquerque Furtado Marques, que há mais de uma década tem regularmente escrito e publicado estudos históricos sobre Alcobaça e a sua região. Embora eu nunca tenha sido um declarado fâ e seguidor da obra literária daquela autora, não posso deixar de elogiar o seu interessante posicionamento de, editando em nome e produção própria a sua obra literária, conseguir levar até um público muito razoável os seus estudos históricos sobre a nossa cidade e a nossa região.
Escrevendo sempre de um modo muito acessível e sendo muitas vezes acusada de alguma superficialidade na sua investigação, Maria Zulmira Marques tem contudo o especial condão de contribuir para que muitos alcobacenses tenham acesso a informação que na maior parte das vezes apenas é disponibilizada a estudiosos e licenciados. Este seu novo livro volta a beneficiar desse especial condão e volta a ir de encontro ao que parecem ser os objectivos da autora: chegar o mais perto possível do público. Democrático objectivo contra o qual nada tenho...
Neste livro de Maria Zulmira Marques chamou-me especialmente a atenção capítulo nele dedicado às Gárgulas do Piso Superior do Claustro do Silêncio (do Mosteiro de Alcobaça), de entre as quais lhe merece especial destaque a famosa gárgula do rinoceronte, que mereceu também especial destaque ao alcobacense João d'Oliva Monteiro num excelente texto publicado em Abril de 1996, na primeira edição da Espaços/Adepa- Revista de Património, sob o título Rinoceronte Quinhentista em Alcobaça. Este texto de Maria Zulmira Marques sobre aquele precioso conjunto de gárgulas zoomórficas relembrou-me o particular interesse que poderia haver num estudo muito mais aprofundado daquele belíssimo conjunto escultural, acompanhado peloa respectiva e indispensável publicação. Seria provavelmente mais um notável contributo para o enriquecimento bibliográfico sobre o nosso Mosteiro e sobre a nossa região!

FESTIVAL MÚSICA VIVA 2006 APRESENTA CHRISTOPHER BOCHMANN AO VIVO E EM CD

O Festival Música Viva 2006 entrou já na sua última semana, o que não significa que esteja já a abrandar a sua qualidade. Quarta-feira, 25 de Outubro, actuarão no Centro Cultural de Belém a Orquestra Sinfónica Juvenil e o Coro Odisseya, respectivamente dirigidos pelos maestros Christopher Bochmann e Gonçalo Lourenço., num espectáculo em que serão solistas a meio-soprano Cátia Moreso e a narradora Celia Williams. Serão apresentadas composições de César Oliveira (In Your Most Frail Gesture Are Things Wich Enclose Me), Ka'mi (O Berio) e Christopher Bochmann (Cicero Dixit), a primeira e aterceira em estreia mundial. Recordando que tanto Christopher Bochmann como a Orquestra Sinfónica Juvenil já actuaram várias vezes em Alcobaça, nomeadamente nas duas primeiras edições do Cistermúsica, este espectáculo registará também a especial particularidade de após o seu final, cerca da 23 horas, ser no mesmo local publicamente lançado um novo CD da Miso Records, no qual a mesmíssima Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigida pelo mesmíssimo Christopher Bochmann, interpretam a Sinfonia de Christopher Bochmann, raro contributo para o repertório verdadeiramente sinfónico no contexto da actual música culta portuguesa. O Nas Faldas da Serra já ouviu o disco e pode afiançar que ele tem realmente interesse e qualidade... Muita!

Sunday, October 22, 2006

IMPARÁVEL ORQUESTRA DE ALTIFALANTES DO FESTIVAL MÚSICA VIVA APRESENTA 4 DIAS DE TEATRO ELECTROACÚSTICO PARA CRIANÇAS

O Festival Música Viva 2006 prepara-se para tentar seduzir o público mais jovem para a música culta contemporânea, durante quatro dias consecutivos. Esses espectáculos de Teatro Electroacústico Para Crianças decorrerão na Sala de Ensaios do Centro Cultural de Belém, durante os dias 24, 25, 26 e 27 de Outubro, com sessões às 10 e 30 3 às 11 e 30. Em palco estará mais uma vez a imparável e famosíssima Orquestra de Altifalantes do festival, com a participação de Ágata Mandillo, Ana Castro Guimarães e Rosinda Costa, como narradoras, sendo Simão Costa responsável pela projecção sonora. As histórias narradas em palco serão acompanhadas (em estreia mundial) por música expressamente composta para esse efeito, expressamente encomendada pelo Festival Música Viva, de autoria dos compositores Isabel Pires (Plop!), Simão Costa (A Estrela- do- Mar Foi Viajar), Miguel Azguime (O Rouxinol do Imperador) e António Ferreira (A Nova Música do Rei). Não se podendo já dizer que a música culta contemporânea não liga nada às nossas crianças, aqui se anuncia que os bilhets para estes concertos custam apenas 2 euros cada um e que as escolas interessadas em assistir poderã fazer as suas inscrições pelos telefones +351 21 361 2400(ext 3160) e +351 21 361 2899, além do fax +351 21 361 2859. Podemos apenas adiantar que esses contactos são feitos para a Rita Bagorro, nos dias úteis, das 11 às 13 e das 15 às 17 horas. Ainda aí está ou já está a ligar?