Saturday, October 31, 2009

STEVE REICH REGRESSA AO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório
Domingo . 1 de Novembro . 21 horas
INTEGRADO NO FESTIVAL TEMPS D'IMAGES 2009
-STEVE REICH AND BANG ON A CAN-
Nome maior da música minimalista, o norte-americano Steve Reich apresenta-se em concerto no Grande Auditório do CCB. Uma oportunidade imperdível para ver ao vivo um dos grandes compositores do século XX. Steve Reich, nascido em Nova Iorque em 1936, é um dos maiores compositores da actualidade e um dos mais influentes dos últimos trinta anos. Nome incontornável da música erudita, é sobretudo reconhecido como figura de proa da corrente minimalista, embora seja também aclamado e tenha influenciado muitas outras áreas musicais. Em 2009, foi-lhe atribuído o Pulitzer Prize de música pela sua obra Double Sextet. No CCB, Steve Reich apresenta-se com o grupo Bang on a Can All-Stars, descrito pelo New York Times como "um grupo agressivo, que combina o poder e a força de uma banda de rock com a precisão e a clareza de um ensemble de câmara”. Juntos vão interpretar obras emblemáticas como Clapping Music ou Music for Pieces of Wood.

PROGRAMA

Clapping Music (Steve Reich and Bang on a Can)
New York Counterpoint (Bang on a Can)
Piano Phase/Video Phase (Bang on a Can)
intervalo
Music for Pieces of Wood (Steve Reich and Bang on a Can)
Electric Counterpoint (Bang on a Can)
Sextet (Bang on a Can)

REICH, Steve compositor
BANG ON A CAN:
COSSIN, David . percussão
COTTON, Andrew . engenheiro de som
DONATO, Dominick . percussão
FRIEND, David . piano
KOLOR, Thomas . percussão
LIPSEY, Michael . percussion
SAVELSON, Kenneth . manager
STEWART, Mark . guitarra
ZIPORYN, Evan . clarinetes

É de ir!


Friday, October 30, 2009

MARIA DE LURDES SOUSA APRESENTA NUNCA JAMAIS - BRINCANDO COM OS CLÁSSICOS, NO PORTO

A autora Maria de Lourdes Sousa, a Papiro Editora e a Livraria Salta Folhinhas convidam-nos (a todos!) a estar presentes na apresentação do livro Nunca Jamais - Brincando com os Clássicos que terá lugar no sábado, 31 de Outubro, pelas 11h30, na Livraria Salta Folhinhas, Rua de António Patrício, nº 50, no Porto. É de ir!

BRAD MEHLDAU REGRESSA A ALCOBAÇA, EM TRIO

Brad Mehldau regressa a Portugal e a Alcobaça com o seu trio habitual, para promover o seu último trabalho discográfico, Brad Mehldau Trio Live que lhe valeu a nomeação para o Grammy de "Best Jazz Instrumental Album, Individual or Group". Músico aclamado mundialmente, Brad Mehldau é considerado unanimemente pela crítica um dos mais importantes pianistas do panorama jazzístico actual, gozando de um enorme estatuto e reconhecimento também no nosso país, onde esgota habitualmente as salas por onde passa. Brad Mehldau traz consigo a Lisboa dois velhos companheiros de estrada com quem partilha gostos, sonoridades e performances há vários anos. São eles o contrabaixista Larry Grenadier e o baterista/percussionista Jeff Ballard. É em formato trio que Mehldau explora mais profundamente a sua paixão pelo jazz, trabalhando a sua vertente mais pura, de que são prova os vários volumes da série de álbuns Art of the Trio. Portugal já ansiava pelo trio de Brad Mehldau desde a sua última actuação em 2006, e Alcobaça não poderia ficar alheada desse regresso.
Brad Mehldau: piano
Jeff Ballard: percussão/bateria
Larry Grenadier:contrabaixo
Cine-Teatro de Alcobaça . Grande Auditório
Domingo.1 de Novembro . 21 e 30 horas
É de ir!

IGUALDADE DE ACESSO AO CASAMENTO CIVIL, EM DEBATE DO MOVIMENTO PELA IGUALDADE, EM ALCOBAÇA

-Movimento Pela Igualdade-
Sessão Pública
-A Igualdade de Acesso ao Casamento Civil-
Sábado . 31 de Outubro . 15 horas
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
com a participação de
Miguel Vale de Almeida
e
Pedro Marques Lopes
Trata-se de um tema que merece a melhor atenção: é de ir!

À MARGEM DO DOURO - UM ENCONTRO DE POETAS NO CLUBE LITERÁRIO DO PORTO

Sábado . 31 de Outubro . 16 horas

Piano-Bar do Clube Literário do Porto

Encontro de poetas

À Margem do Douro

…nesta luz que a tarde esfria de Maria Virgínia Monteiro
Ao pé das Palavras de Helder Ramos
Ventos do Sul de Angela Monforte
Ode à Vida e outros poemas de Carlos Sousa Ramos
Pontes da minha compreensão de Bruno Reverendo

Apareça, e... leve outro(a) amigo(a) também!

A entrada é livre.

É de ir!

HALLOWEEN PARTY EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO

Os alcopazianos, e não só, são convidados a visitar um Alcopázio mais assustador, neste sábado,31 de Outubro, a partir das 23 horas.
Nessa "Halloween Party" será requisito irem mascarados ou com um adereço sinistro.
Promete!

SIDEWALKERS ACTUAM EM LEIRIA, NO ORFEÃO VELHO

Concerto da banda alcobacense SIDEWALKERS no Orfeão Velho, em Leiria, dia 31 de Outubro, integrado no XIV Festival Acaso - Festival de Teatro. O concerto terá o seu início às 22.30h e terá nesse mesmo dia a apresentação de uma exposição de cerâmica.
Os Sidewalkers são uma banda de Alcobaça Novos Talentos FNAC que está a promover o seu EP de estreia editado este ano em edição de autor, do qual recebeu muito boas críticas ao ponto do tema Dance With My Soul ter figurado na playlist da ANTENA 3 durante o Verão e terem sido convidados para fazerem a banda sonora da próxima Curta-Metragem do colectivo Filmes da Mente a estrear no início do próximo ano. O tema entrou também na compilação Novos Talentos FNAC deste ano tendo actuado já em quase todos os auditórios das suas lojas por todo o país. Estão de volta ao concertos, de uma mão cheia que vão realizar até final do ano…

Agenda concertos SIDEWALKERS:

13 Novembro @ Plano B, Porto

14 Novembro @ Kastrus Bar, Esposende

28 Novembro @ Galeria Desassossego, Beja

04 Dezembro @ FNAC Chiado, Lisboa

04 Dezembro @ Lounge Bar, Lisboa

Com os Sidewalkers é sempre a abrir: é de ir!

3 COMPANHIAS PORTUGUESAS DE REPORTÓRIO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

CeDeCe . Quorum Ballet . CPBC
3 Companhias Portuguesas de Reportório
URGÊNCIA ADIADA (Undringlichkeit)
Jochen Heckmann
GRAFFITI
Daniel Cardoso
"CHERCHÉ, TROUVÉ, PERDU"
Patrick Delcroix
Sinopse
Um espectáculo forte no âmbito da Dança Contemporânea, através de
diferentes intérpretes e com a vontade de conhecer melhor o “outro” e a sua
forma de trabalhar porque o diálogo intercultural que a Europa nos permite,
pode e até talvez, deva começar em “casa”.
A CeDeCe, o Quorum Ballet e a CPBC são três companhias de repertório
original que, partilhando entre si a linguagem da dança contemporânea,
trabalham em diferentes territórios físicos e artísticos.
Distingue-as o modo como cada uma delas se apropria dessa linguagem,
transformando-a e tornando-a individual e única num processo que é o da
criação da sua própria identidade enquanto corpo artístico.
O encontro destas três companhias neste programa funciona como um tríptico
que na sua inteireza expõe com absoluta nitidez essas diversas visões da
dança e do mundo num único momento.
31 de Outubro às 21:30h
CINE TEATRO DE ALCOBAÇA – ALCOBAÇA
Absolutamente imperdível!

Thursday, October 29, 2009

HALLOWEEN É NO MAXIME!

Cabaret Maxime - Lisboa
Sábado - 31 de Outubro
Buuuuuuuhhh! O Haloween mais “medonho” de Lisboa vai ser a festa do Cais Sodré Cabaret!, que apresenta no Maxime o seu novíssimo “Baile Diabolique”, uma autêntica festa burlesca – a última moda de Londres e Nova Iorque! Cais Sodré Cabaret! apresenta pela primeira vez em Lisboa uma soirée com o verdadeiro espírito (possuído!) do “burlesque show”: Os zombies e as zombettes presentes vão testemunhar “aparições” vampirescas no meio de um genuino baile-das-bruxas proporcionado pelos Cabaret DJ’s que vão lançar maldições e maus-olhados na pista de dança durante toda a noite... Nos entretantos há BURLESCO! As novas divas do Cais Sodré Cabaret vão assombrar os vossos sonhos para sempre! Preparem-se para a assustadora sensualidade de Miss Sky Paris, Lady Myosotis, Miss Jo-Jo Boogie. Señorita Scarlett apresenta “Satan Dance” e Lilly Noir – alter-ego de Lilly Blanche – será a noiva de Frankenstein, Veronique diVine a maga visionária do Tarot negro. E ainda haverá o ressuscitar das divas do Passeio da Fama, e mais algumas surpresas – vintage strip-tease, por exemplo – anunciadas em voz alta pelo Gimba, o crooner de serviço, numa encarnação malévola de Conde Mácula, saído directamente dos palácios mais assombrados da Trans-Sintrânia! Venham à festa mais negra e mais original da cidade. Quem comparecer vai ter que dançar até estarrecer! O dress-code é obrigatoriamente preto, sinistro, sangrento, vampirento, zombiento e draculento.
cabaret maxime - pç. alegria, 58 - lisboa
abertura portas 22h00 . espectáculo 23h30
É de ir!

Wednesday, October 28, 2009

SÉRGIO AZEVEDO ESTREIA XI - QUATRO PINTURAS CHINESAS, NA UNIVERSIDADE DO MINHO

O Instituto Confúcio da Universidade do Minho e o Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas juntaram-se para levar a cabo, na próxima sexta-feira, 30 de Outubro, um conjunto de colóquios subordinados ao tema Ocidente e Oriente: Um diálogo musical. No mesmo dia, pelas 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho, terá lugar um recital subordinado ao mesmo tema. A iniciativa surgiu no âmbito de um projecto cultural bianual europeu, do qual o Instituto Confúcio faz parte, em comemoração dos jesuítas europeus na China, entre os quais se realça o jesuíta português Tomás Pereira, que introduziu na China muitos dos conceitos musicais do ocidente. Desta vez, o compositor português Sérgio Azevedo apresentará a sua obra Xi - Quatro Pinturas Chinesas, para flauta, viola e harpa, concebida a partir de quatro pinturas dedicadas a Tomás Pereira. Assim, ao longo do dia de sexta-feira, será apresentado um conjunto de conferências dedicadas ao tema Ocidente e Oriente: Um Diálogo Musical, seguido à noite, pelas 21h30, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, da primeira audição da referida criação musical, bem como de um recital de música erudita chinesa, interpretado por músicos orientais e ocidentais.
Trata-se de um evento a ter (muito) em conta: é de ir!

MUSEU DE ALVAIÁZERE APRESENTA CONCHAS DO MUNDO

-Museu de Alvaiázere-
Exposição
até 1 de Novembro
-Conchas do Mundo-
927 Conchas marinhas divididas por 22 países diferentes, pertencentes à colecção particular de Carlos Humberto Durães de Carvalho.
Uma exposição a não perder!

JOSÉ SARAMAGO LANÇA CAIM, EM LISBOA, NA CULTURGEST

Culturgest . Lisboa
Sexta-Feira . 30 de Outubro . 18 e 30 horas
Lançamento
Caim
José Saramago
É de ir!

MADREDEUS & A BANDA CÓSMICA AO VIVO, EM CALDAS DA RAINHA

30 de Outubro . 21:30 . Grande Auditório
Os Madredeus & A Banda Cósmica vão estar no Centro Cultural e Congressos, em Caldas da Rainha, no âmbito da sua digressão Metafonia, pouco tempo depois de terem lançado um novo disco. É de ir!

UMA INTUIÇÃO POR PORTUGAL - SEBASTIÃO FORMOSINHO LANÇA NOVO LIVRO NO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Lançamento do Livro
Uma Intuição por Portugal
de
SEBASTIÃO J. FORMOSINHO
Departamento de Química da Universidade de Coimbra
Apresentação por Carlos Fiolhais
28 de Outubro - 18 horas
Todas as linguagens sejam elas matemáticas, verbais, artísticas ou religiosas têm as suas limitações. Daqui decorre que o conhecimento humano, quando se exprime em alguma delas, padece dessas mesmas limitações. Michael Polanyi veio realçar precisamente este facto para as linguagens verbais, enfatizando que sabemos mais do que conseguimos exprimir por palavras. Um tal conhecimento é designado por /conhecimento tácito/ e carece de ser ensinado e aperfeiçoado através da acção numa relação de mestre e aprendiz. Uma inovação nesta área do conhecimento numa universidade em Viseu, que poderia ter sido uma escola vocacionada para este tipo de ensino, vai-nos fazer reflectir sobre a natureza do conhecimento tácito, sobre problemas académicos e, acima de tudo, a respeito de questões culturais presentes no país e que estão a determinar o «nosso modo de vida» e a distanciar-nos da geografia a que pertencemos. O tema próximo foi um ponto de viragem na busca de novos caminhos de inovação e as acções que levaram ao seu desmantelamento. Pedindo emprestadas palavras do filósofo José Gil, é o «medo de existir» que atormenta de há muito Portugal. Um medo que arrasta consigo a inveja, a fuga ao risco, a não-inscrição, a instabilidade de estratégias políticas, institucionais, administrativas e outras constituindo já, infelizmente, uma marca cultural. Paralelamente, a teoria do conhecimento tácito vai permitir discernir marcas culturais na ciência europeia e, através delas, e em contraste com outros países, situa-nos longe da nossa geografia, junto à Hungria e à República Checa. Debilidades que se somam às existentes, mas que carecemos de estar conscientes para reaportuguesar Portugal, tornando-o Europeu.
É de ir!

Tuesday, October 27, 2009

PORTUGAL NO CORAÇÃO LEVA ALCOBAÇA A TODO O MUNDO, NESTA QUINTA-FEIRA

O programa Portugal no Coração, apresentado de segunda a sexta-feira das 16h00 às 18h00, no Canal 1 da RTP e na RTP Internacional, vai estar em Alcobaça, no próximo dia 29 de Outubro, quinta-feira, no âmbito da Feira de S. Simão 2009. Tânia Ribas de Oliveira, João Baião e a RTP convidam a população de Alcobaça e arredores para estarem presentes durante o decorrer do programa e assim terem mesmo a possibilidade de ser vistos bem longe do recinto daquela feira, que este anos volta a realizar-se no MercoAlcobaça.
E não se esqueçam de ir bem alegres, está bem?

PARE, ESCUTE E OLHE, DE JORGE PELICANO, EM LEIRIA, NO TEATRO MIGUEL FRANCO

extensão de festival
DOCLISBOA 2009
Pare, Escute, Olhe
de
Jorge Pelicano
Teatro Miguel Franco
Leiria
28 de Outubro
....................................................................................
Foi o grande vencedor da edição doclisboa 2009 na
Competição Nacional de Longas-Metragens
Portuguesas (revelando-se ainda um verdadeiro papão
de prémios ao arrecadar igualmente no certame os prémios
de Melhor Montagem e IPJ Escolas) e era o filme que
já anteontem muitos espectadores mostravam interesse em ver
presente na extensão do festival em Leiria.
Pare, Escute, Olhe de Jorge Pelicano é o filme escolhido
para integrar a sessão de Filmes Premiados prevista
para esta quarta-feira, no Teatro Miguel Franco,
pelas 18h 30.
Uma obra que aborda o encerramento da famosa linha do
Tua e procura retratar a forma como essa sentença
amputou o rumo do desenvolvimento e ajudou acentuar
mais ainda as assimetrias entre o litoral e o interior de
Portugal. Uma viagem através de um Portugal esquecido,
vítima de promessas quebradas e do esquecimento dos
grandes decisores políticos.
....................................................................................
SESSÃO FILMES PREMIADOS
....................................................................................
28 de Outubro quarta 18h 30
PARE, ESCUTE, OLHE
de Jorge Pelicano
Dezembro de 1991: uma decisão política encerra metade
da linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela.
15 anos depois, essa sentença amputou o rumo do
desenvolvimento, acentuou as assimetrias entre o litoral
e o interior de Portugal. Agora, o comboio é ameaçado
por uma barragem.
....................................................................................
Absolutamente a não perder!

Monday, October 26, 2009

RICARDO VIEIRA LANÇA IDENTIDADES PESSOAIS: INTERACÇÕES, CAMPOS DE POSSIBILIDADE E METAMORFOSES CULTURAIS - EM LEIRIA

Ricardo Vieira apresenta novo livro - Identidades Pessoais: interacções, campos de possibilidade, e metamorfoses culturais, de Ricardo Vieira, será apresentado na próxima quarta-feira, 28 de Outubro, pelas 17 horas, no Auditório 2, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). A apresentação será feita por Brian O’Neill (Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE) e a edição é do IPL em parceria com a Colibri.
O livro, resultado da lição de síntese integrada nas Provas de Agregação em Antropologia da
Educação, que Ricardo Vieira apresentou no ISCTE, a 16 de Março de 2006, recupera a
questão da reconstrução das identidades individuais no trabalho entre as condições sociais
objectivas, e o que cada pessoa subjectivamente faz com elas, em termos de autoconstrução.
A complexidade da questão remete para a ideia de caleidoscópio cultural em que semelhantes
condições sociais vividas por diferentes sujeitos podem produzir identidades diferenciadas.
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira nasceu em Albergaria dos Doze em 1961. É Mestre em Antropologia Social e
Sociologia da Cultura pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova
de Lisboa, Doutor em Antropologia Social, Pós-Doutor em Serviço Social e Agregado em
Antropologia da Educação pelo ISCTE. No ano de 2000, foi galardoado com o Prémio Rui
Grácio, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação ao melhor trabalho de
investigação em Educação realizado em Portugal,
É, actualmente, Professor Coordenador com Agregação da Escola Superior de Educação e
Ciências Sociais do IPL, Investigador e Coordenador do Centro de Investigação Identidade(s) e
Diversidade(s) – CIID/IPL.
Foi bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica (1989-1991) e da Junta Nacional de
Investigação Científica e Tecnológica (1992-1994). Trabalhou em Portugal com Raul Iturra,
Professor Catedrático do ISCTE, e na França com Pierre Bourdieu, François Bonvin, Monique
Gabinete de Imagem e Comunicação_ T. 244 830 010 F. 244 813 013 gic@ipleiria.pt
22
Saint Martin e Marie Elisabeth Handman da «École des Hautes Études en Sciences Sociales»
e do Collège de France.
As suas áreas de investigação preferenciais, onde tem publicado vários livros e artigos
científicos são: Histórias de Vida e Identidades; Metamorfoses da Identidade; Antropologia da
Educação; Educação e Diversidade Cultural; Identidades nos Idosos; Identidades Pessoais e
Profissionais.
Principais obras publicadas:
(2009), Identidades Pessoais, Lisboa: Colibri;
(2009) (Org.), Património e Identidade, Porto: Profedições;
(2005) (Org.), Pensar a Região de Leiria, Porto: Afrontamento;
(2004) (Org.), E Agora Professor? A transformação na voz dos professores, Porto: Profedições;
(1999) Histórias de Vida e Identidades – Professores e Interculturalidade, Porto: Afrontamento;
(1999) Ser igual/Ser diferente: encruzilhadas da identidade, Porto: Profedições;
(1998) Entre a Escola e o Lar: O curriculum e os saberes da infância, Lisboa: Fim de Século.
Promete ser um livro a ter em (muita) conta: é de ir!

Sunday, October 25, 2009

FEIRA DE S. SIMÃO, EM ALCOBAÇA

Como manda a tradição prepare a cesta e o espírito para o regresso do são convívio em volta dos manjares e frutos secos da época. Gastronomia, produtos regionais, artesanato e muita animação são as propostas do Município de Alcobaça para os dias 28 de Outubro a 1 de Novembro. Cinco dias onde pode encontrar, na Feira de São Simão, as melhores passas, castanhas, pinhões e nozes, para além dos queijos, dos enchidos, das compotas, dos vinhos regionais, e muito mais. As tasquinhas, a animação musical e outras actividades marcam também estes dias de festa, contando a organização com a presença da “Bandinha D´Alegria”, do grupo “Isaac Sound”, do “Grupo Soão”, da “Orquestra Juvenil da Cela”, do “Leiricanta - Grupo de Música Tradicional Portuguesa do Ateneu Desportivo de Leiria”, de um espectáculo de Folclore e para finalizar, no dia 1 de Novembro, com a actuação do grupo “Os Alentejanos”. Para animar a Feira, este ano a organização conta ainda com uma demonstração de “Krav Maga” – uma arte marcial de defesa pessoal.
Local: MercoAlcobaça
Horário:
4.ª, 5.ª e 6.ª feira: 15h00 às 23h00
Sábado e Domingo: 12h00 às 23h00
Entrada livre
É de ir!




BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA APRESENTA VASTO PROGRAMA DE FORMAÇÃO ATÉ DEZEMBRO

A Biblioteca Municipal de Alcobaça apresenta um leque de acções de formação para diversos públicos de Outubro a Dezembro. Um serviço de âmbito educativo e social que a Biblioteca coloca à disposição dos cidadãos de forma gratuita. Saiba mais:

NARRATIVA AO LIVRO
Técnicas de contar histórias por Élcio di Trento
Apoio: Direcção geral do Livro e da Leitura(DGLB)

Data: 24 de Outubro, Sábado
Conteúdos:
A palavra como ponto principal para o contar da história;
A história e o diálogo entre o ouvinte e a narrativa;
A incorporação do gesto com a palavra;
O livro como objecto central no contar das histórias;

Metodologias:
Parte do prazer que o próprio contador experimenta ao mergulhar no universo fantástico das histórias. O olhar, a voz e o corpo integram-se na própria história e geram diálogo com o ouvinte, provocando-o a mergulhar no mundo dos livros.

Temas contados e trabalhos na formação
Contos populares, histórias, fábulas, livros sem texto, poesia, lendas e mitos.

Público-alvo
Bibliotecários, professores, educadores, animadores socioculturais, técnicos de biblioteca e outros mediadores de leitura.

Número de participantes
Mínimo de 15 e máximo de 25
Inscrições até ao dia 20 de Outubro ou até atingir o número máximo de participantes

Horário:
Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às18h00
Participação
Serão emitidos certificados de participação

Local
Biblioteca Municipal de Alcobaça

INSCRIÇÃO
Biblioteca Municipal:
Segunda a Sexta-feira das 10h às 18h.
Telefone: 262 580 880

“CONTOS COM REFLEXÃO”

Concepção e realização: Mundo Brilhante - Actividades Lúdico Pedagógicas e Desenvolvimento de Competências.

Toda a magia dos contos originais com um toque de sensibilização. Além da forma clássica do Reconto do Conto, uma abordagem que coloca as crianças a participar e a reflectir sobre temáticas importantes retiradas dos Contos. Tratam-se de momentos de interacção, ilustrados com imagens apelativas. Pedagogia na Promoção do Livro e da Leitura, mas fundamentalmente, no desenvolvimento de valores e atitudes importantes para a vida.

Público-Alvo:
Pré-escolar e 1º Ciclo

Datas
· Outubro: 22 e 23
· Novembro: 2, 9 e 23
· Dezembro: 9, 10 e 11

Nº de participantes:
Serão realizadas 3 sessões diárias com limite máximo de 45 crianças por sessão. Cada sessão tem um tempo aproximado de 45/50 minutos.

Horário: 10H15, 11H15 e 14H30

“AS HISTÓRIAS VÃO À ESCOLA”

Através da palavra e da imagem contamos histórias para todas as idades. Pretendemos, com esta sessão, incentivar as crianças para o prazer de ler, sensibilizando-as, igualmente, para o bom tratamento dos livros. O livro é a “passagem” para a mais fantástica das viagens que dura o tempo de uma, duas, três, ou quem sabe, mais histórias…Esta actividade destina-se a todos aqueles que gostam de sonhar com os livros e realiza-se localmente, nas várias Escolas do Concelho de Alcobaça.

Público-alvo:
Crianças entre os 3 e os 10 anos.

Nº de participantes:
Limite máximo de 25 crianças/por sessão. Duração aproximadamente de 1 hora.

Outubro: 20 e 27
Novembro: 3, 10, 17 e 24
Dezembro: Dia 15

Horário:
11H00 e 14H00

“DESCOBRE A BIBLIOTECA”
Visitas guiadas à Biblioteca Municipal que permitem a descoberta de todos os espaços e potencialidades dos mesmos. Todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, a Biblioteca abre as portas para receber grupos organizados, mediante marcação prévia. Nestas sessões as crianças poderão ainda ter contacto com o livro e sempre que possível ouvir um conto no final da visita.
Nº de participantes: Limite máximo de 25 participantes
Horário: 10h30
Local: Biblioteca Municipal
Duração: Aproximadamente 1 hora.

ENCONTRO COM O ESCRITOR AMÉRICO MARQUES AREIAS
Américo Areias nasceu em Monte de Bois, freguesia do Bárrio, no dia 21 de Janeiro de 1952. Começou a trabalhar aos 11 anos e é conhecido na comunidade tanto pelo seu trabalho como pelo seu compromisso e consciência política. Viveu intensamente o 25 de Abril e foi funcionário do PCP, descrevendo essa época de esperança como a mais bela e activa da sua vida. A vida viria a pregar-lhe uma partida. Com apenas 29 anos foi-lhe diagnosticada uma doença crónica na coluna espinal, a neurofibromatose, que lentamente lhe roubou os movimentos e a independência.
Incitado pelos que o rodeiam, Américo Areias começa a escrever histórias no ano de 2008. “O menino que queria voar” é uma obra inspirada na sua vida, no mundo que o rodeia e nas pessoas que conhece, às quais oferece muito mais do que as suas histórias, uma filosofia de vida: aceitar o presente, olhar o futuro, viver um dia de cada vez.
Obra do autor: “O menino que queria voar”
Nº de participantes: Máximo de 40 alunos
Data: 19 e 26 de Novembro
Horário: 14h30
Local: Biblioteca Municipal de Alcobaça
Público-alvo: 2.º e 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico

“LIVROS PROVOCADORES”

Concepção e realização:
Leonor Riscado

Apoio: Direcção geral do Livro e da Leitura (DGLB)

Conteúdos:
1. O livro/objecto;
2. O miolo do livro;
3. A ilustração;
4. A avaliação global do livro;
5. Instrumentos de selecção para os livros do Plano Nacional de Leitura (PNL)

Objectivos:
Sensibilizar para a urgência da promoção da leitura junto de crianças e jovens. Compreender os elementos estéticos do livro de Literatura para a Infância. Alargar o conhecimento de autores e ilustradores nacionais e estrangeiros.

Metodologia:
Os trabalhos oscilarão entre a exposição da formadora e a reflexão com os formandos a partir dos conhecimentos adquiridos e do contacto com os títulos nacionais e estrangeiros.

Público-alvo:
Bibliotecários, professores, educadores, animadores socioculturais, técnicos de biblioteca e outros mediadores de leitura.

Número de participantes:
Mínimo de 15 e máximo de 25
Data limite de inscrição:
20 de Novembro ou até atingir o número máximo de participantes.

Horário:
Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Data:
28 de Novembro de 2009, Sábado

Inscrições e informações:
Biblioteca Municipal:
Rua Araújo Guimarães 2460-025 Alcobaça
Segunda a Sexta-feira
Das 10h00 às 18h00
Telefone: 262 580 880
E-mail:
biblioteca.municipal@cm-alcobaca.pt
É de aproveitar!