Saturday, February 28, 2009

GIANLUCA PETRELLA AO VIVO EM LISBOA, NA CULTURGEST

Jazz - Domingo - 1 de Março - 21h30
Lisboa - Grande Auditório da Culturgest
Gianluca Petrella - Indigo 4
A primeira vez que Gianluca Petrella esteve na Culturgest foi em Janeiro de 2005, integrado no quinteto de Enrico Rava, num concerto memorável. Deu nas vistas quer pela qualidade da sua música, quer pela forma extrovertida com que actua em palco.Em Janeiro de 2007, esteve anunciado um concerto com o grupo que lidera, Indigo 4, que foi cancelado por razões de saúde de sua mulher.Vem agora, finalmente, com a sua banda. O concerto baseia-se no segundo CD que editaram na Blue Note, Kaleido.Aos 33 anos, Petrella é um dos grandes trombonistas do jazz actual. Para além de colaborar regularmente com Enrico Rava, tocou e/ou gravou com grandes nomes como Steve Swallow, Jimmy Oewns, Greg Osby, Carla Bley, Streve Coleman, Lester Bowie, Pat Metheney, John Abercrombie, Aldo Romano, Roberto Gato, Gianluca Trovesi, entre muitos outros. Apresentou-se ainda em salas de grande prestígio e nos mais famosos festivais do mundo.Em 2001 foi eleito, numa votação promovida pela revista italiana Musica Jazz, como melhor ‘novo talento nacional’. Nesse mesmo ano recebeu o Django d’Or, como melhor ‘novo talento’ europeu. Em 2005, novamente na escolha promovida pela Musica Jazz, foi considerado músico do ano. Em 2006 e 2007, foi colocado pela famosa votação de críticos da Revista Down Beat, como primeiro na lista dos talentos emergentes (rising star), distinção que nunca tinha sido atribuída a um músico italiano.Petrella é um jazzman superlativo, que domina como ninguém o seu instrumento e que concilia, com uma imaginação poderosa e um apurado sentido de medida, elementos do jazz ‘clássico’ e contemporâneo.
Trombone - Gianluca Petrella
Saxofone tenor e clarinete - Francesco Bearzatti
Contrabaixo - Paolino dalla Porta
Bateria - Fabio Accardi
Excelente jazz contemporâneo, com todas as letras no sítio, é o que se promete!
É de ir!

PRÉMIO INTERNACIONAL SUGGIA 2009, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Porto
Prémio Internacional Suggia 2009
Sete escolas e conservatórios superiores de música das cidades de Lisboa, Berlim, Madrid, Helsínquia, Bruxelas e Vilnius nomearam os seus candidatos à 1ª edição do Prémio Internacional Suggia, o qual decorre entre os dias 1 e 6 de Março na Casa da Música. Os violoncelistas apresentam-se em provas recital a solo (entrada livre), após as quais serão escolhidos três finalistas que disputam a final num concerto com a Orquestra Nacional do Porto sob a direcção do maestro e violoncelista Alexander Shelley.
Domingo - 1 de Março - Sala 2
16:30
MARIA ISABEL VAZ
violoncelo
Escola Superior de Música de Lisboa
J. S. Bach Suite solo n.º 2
Paul Hindemith Sonata para violoncelo solo op.25 nº 3
Samuel Barber Sonata para violoncelo e piano op.6
17:45
CAROLINA MATOS
violoncelo
Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa)
R. Schumann Cinco peças em estilo popular
C. Debussy Sonata para violoncelo e piano
J. Brahms Sonata nº 1, op.38
19:00
KONSTANZE VON GUTZEIT
violoncelo
Universität der Künste Berlin
J. S. Bach Suite para violoncelo solo n.º 6 (Prelúdio, Allemande, Courante)
Henri Dutilleux Três estrofes sobre o nome de Sacher, para violoncelo solo
F. Schubert Sonata Arpeggione, D. 821
David Popper Elfentanz, op.39
Segunda - 2 de Março - Sala 2
15:15
FERNANDO ÁRIAS
violoncelo
Escola Superior de Música Reina Sofia (Madrid)
L. van Beethoven Variações sobre um tema da Flauta Mágica
I. Stravinski Suite Italiana César Franck Sonata em Lá maior
16:30
TUOMAS LETHO
violoncelo
Academia Sibelius (Helsínquia)
L. van Beethoven Sonata op.102 nº1
Magnus Lindberg Partia, para violoncelo solo (1. sinfonia; 3. Ária; 6 Giga)
Samuel Barber Sonata para violoncelo e piano op.6
G. Cassadó Danse du Diable vert, para violoncelo e piano
17:45
SEVAK AVANASYAN
violoncelo
Conservatório Koninklijk de Bruxelas
Gyorgy Ligeti Sonata para violoncelo solo
David Popper Fantasia sobre um pequeno tema russo
J. Brahms Sonata nº 2, op.99
19:00
GLEB PYSNIAC
violoncelo
Academia Lituana de Música e Teatro
A. Senderovas Duas canções de Shulamith
L. van Beethoven Sonata para violoncelo e piano nº 4
David Popper Elfentanz, op.39
G. Sollima La Folia
Promete!

MAYDAY LISBOA PREPARA REGRESSO ÀS RUAS NO 1º DE MAIO DE 2009

O MayDay é uma parada de precári@s, que vem marcando o 1º de Maio em várias cidades por esse mundo fora, desde da estreia em 2001, em Milão. No ano passado, a iniciativa MayDay chegou a Lisboa, juntando algumas centenas de pessoas contra a precariedade no trabalho e na vida. Este ano, o MayDay Lisboa já começou: uma organização aberta a tod@s, que vai fazendo assembleias, acções públicas, festas, etc. Na parada MayDay cabemos tod@s: mais nov@s e mais velh@s, operadores de call-center, "caixas" de supermercado, cientistas a bolsa, intermitentes, desempregad@s, estagiári@s, contratad@s a prazo, estudantes que vivem ou pressentem a precariedade,…A 1 de Maio juntamo-nos contra a exploração, contra o emagrecimento dos apoios sociais e à habitação, desafiando o cinzentismo e continuando o percurso de mobilização e visibilidade. Contamos contigo?No dia 1 de Maio vamos para a rua. Porque esta não foi apenas feita para albergar sedes de empresas, escritórios, restaurantes de comida rápida e outros locais onde decorre todo um estado de excepção laboral, onde a exploração, o abuso, a instabilidade e a ilegalidade se tornaram lei.No dia 1 de Maio queremos transformar a rua num espaço em que desfila a alegria da recusa de uma vida aos bocados.
O Mayday! é um apelo geral contra a precariedade. Uma luta que junta trabalhadores de call-center e outras vítimas das empresas de trabalho temporário, estagiários a trabalhar por uma migalha, técnicos e artistas intermitentes do espectáculo, gente a recibos verdes, imigrantes a quem cortam duas vezes os direitos, todos os que têm míseros contratos a prazo e baixos salários, sindicalizados ou não, desempregados, todos a quem a promessa de futuro é viver sob a ameaça e a chantagem. O Mayday! é um protesto que sai à rua no primeiro de Maio, mas é também um caminho de debate, contestação e festa. À chantagem da precariedade propomos a insubmissão dos precários. Precários nos querem, rebeldes nos terão! Até ao Mayday, há um caminho a fazer. E é p'ra já! Toda a gente está convocada!
Próxima Assembleia - 4 de Março, às 21 horas
Associação Solidariedade Imigrante - Rua da Madalena, 8 - 2º
Lisboa (ao Campo das Cebolas)
O Nas Faldas da Serra está solidário com o movimento, num ano em que o mesmo vai também chegar ao Porto! Força nesse protesto!












COMPANHIA RODISIO APRESENTA O LOBO E A CABRA NO CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA

CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA
3 e 4 de MARÇO
[TERÇA e QUARTA-FEIRA]
[TEATRO PARA A INFÂNCIA]

COMPANHIA RODISIO
[Itália]
-O LOBO E A CABRA-

Público-Alvo: 4 aos 7 anos

É UMA HISTÓRIA DE ENCONTROS INESPERADOS, É UM CONTO DOS MISTÉRIOS DO CORAÇÃO, É UM DESAFIO PARA NOS VER O QUE ESTÁ NA ALMA.
Um lobo e uma cabra, inimigos no imaginário comum, encontram-se numa noite sem lua. Não se reconhecem e descobrem neles uma proximidade maior do que se pudesse pensar. Deste encontro nasce a história de dois seres que desafiam a lógica, de dois rebeldes inconscientes: a cabra pode descobrir que afinal até é corajosa, mas também o lobo pode sentir medo, mas até pode ser que nada disto aconteça. Talvez cada um deles continue ancorado às suas cómodas certezas e nada mude. Será que o lobo vai comer a cabra? Será que a cabra, por instinto, vai sentir medo e fugir?
O Lobo e a Cabra, que recebeu o Prémio EOLO 2007 para Melhor Espectáculo de Teatro Infantil Italiano foi inspirado em “Uma noite de Temporal” de Y. Kimura, autor japonês traduzido em todo o mundo, que se impôs no panorama da literatura infantil com este pequeno conto.
Um espectáculo que nasceu de uma investigação, apenas possível graças à colaboração de algumas creches e escolas primárias de Parma [Itália], onde se realizaram percursos em laboratórios para alunos dos 4 aos 7 anos, durante o ano lectivo de 2005 - 2006.

Criação e interpretação Davide Doro e Manuela Capece, livremente adaptado de “Uma noite de Tempestade”, de Y. Kimura Música original de Enrico Fava Encenação e guarda-roupa Compagnia RODISIO Assistente de encenação Consuelo Ghiretti Assistente de produção Sara Zanella Técnic Andrea Bovaia Produção Companhia RODISIO Colaboração Teatro delle Briciole Teatro Stabile di Innovazione
Horários:
3 de Março: 1ª Sessão 09:45h - 2ª Sessão 14:00h
4 de Março: Sessão 09:45h
Preço de Bilhete: 2,5€
É de ir!

Friday, February 27, 2009

24ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, JÁ NESTE DOMINGO, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 1 de Março, a vigésima-quarta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na vigésima-quarta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
1. - A Comissão Concelhia de Alcobaça do Partido Social-Democrata anunciou publicamente que Gonçalves Sapinho não se irá candidatar a um quarto mandato como Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça no próximo acto eleitoral. Que perspectivas se abrirão agora ao concelho de Alcobaça, em que, provavelmente, se assistirá ao início de um novo ciclo em termos de gestão autárquica?
Promete ser mais uma emissão a não esquecer, com reflexões a ter muito em conta durante um ano em se realizarão três actos eleitorais em Portugal. É de ouvir!

OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS EM COIMBRA: HOJE E AMANHÃ

Este ano celebra-se o Ano Internacional da Astronomia, que comemora os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu. O projecto "E agora eu sou Galileu" do Ano Internacional da Astronomia 2009 destina-se a recriar as observações de Galileu por todo o país ao longo de todo o ano. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a colaboração da Alpha Centauri – Associação de Astronomia, associa-se a esta iniciativa nacional, promovendo observações astronómicas na região de Coimbra. As primeiras observações são nos dias 27 e 28 de Fevereiro, ou seja, hoje e amanhã. Em Coimbra, terão lugar no Parque Verde, das 19 às 20 horas. É de ir!

Mais informações sobre "E agora eu sou Galileu" em:
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=20&iId=76

Todas as actividades do Museu da Ciência para o Ano da Astronomia em:
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=20&iId=66

CLINIC LIVING ROOM, NESTE FIM-DE-SEMANA, EM ALCOBAÇA

Clinic - Alcobaça
CLINIC LIVING ROOM
[lounge]
Sexta-Feira 27 e Sábado 28 de Fevereiro
23 horas
Clinic Living Room
lounge
Entrada livre
O descanso dos heróis, após mais um Carnaval...

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NUNCA PÁRA. E MUITO MENOS ENTRE 2 E 7 DE MARÇO!

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal - Coimbra
2 a 6 MARÇO
3 MIL MILHÕES DE ANOS
UMA HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES
A Vida existe na Terra há mais de 3 mil milhões de anos. A dimensão do longo processo evolutivo que tem moldado a vida na Terra é uma história longa e com muitos capítulos. Escolhemos apenas cinco para serem contados em cinco dias.A evolução dos organismos pluricelulares, a extinção dos dinossauros ou a evolução humana serão alguns dos temas abordados nas actividades. Na 1ª semana de Março, altura em que a Universidade de Coimbra apresenta a sua XI Semana Cultural, o Museu da Ciência associa-se a esta iniciativa com actividades dirigidas a todas as escolas que pretendam participar.
+ info em
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=1&iId=73

2 de MARÇO
UMA BREVE HISTÓRIA DA MEDIÇÃO DO TEMPO
Do pêndulo de Galileu ao relógio atómico, do tempo “astronomicamente” longo ao “infinitamente” rápido – uma breve história da medição do tempo.
+ info em
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=13&iId=77&iAreaFirstAccess=1#iItem_77
4 MARÇO
HOMEM-LEGENDA
[Homem-Legenda] é um one man show com um Homem e uma Legenda que interagem entre si e com o espectador, dramatizando conflitos num ensaio acerca de auto-conhecimento e identidade.
+ info em
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=20&iId=75

5 MARÇO
NATURE?
Falar sobre Arte e Ciência: no ano em que se celebram 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin e 150 sobre a publicação da Origem das Espécies, faz-se assim congregar a dinâmica conceptual de um mundo em evolução e o desafio a reflectir criativamente sobre as expectativas da nossa circunstância contemporânea.
+ info em
http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=19&iId=74&iAreaFirstAccess=1#iItem_74

7 MARÇO
SÁBADOS NO MUSEU
Com o objectivo de promover o interesse pela ciência, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra propõe para 2009 um novo ciclo dos SÁBADOS NO MUSEU com novos temas e actividades dirigidas a crianças a partir dos 3 anos. Todos os Sábados à tarde, às 15h00, poderão descobrir muitas coisas interessantes sobre ciência e visitar as exposições do museu.
Este museu continua absolutamente imparável!

Thursday, February 26, 2009

ENCONTROS COM AS INVASÕES FRANCESAS TERMINAM ESTE FIM-DE-SEMANA EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Armazém das Artes - Fundação Cultural - Alcobaça
-exposição-
ENCONTROS COM AS INVASÕES FRANCESAS 1808 - 1811
Até 1 de Março
28 de Fevereiro - 16 horas
-última conferência do ciclo-
Jorge Estrela (Fundação Mário Soares)
As Invasões Francesas na Estremadura Portuguesa
Américo José Henriques (Coronel de Infantaria)
O povo português e a Guerra Peninsular
Tem sido (mesmo) muito interessante. E promete continuar a ser... É de ir!

CHILI INAUGURA FURACÃO MITRA, EM LISBOA

-Inauguração da Exposição Furacão Mitra-
Sábado - 28 de Fevereiro - às 17 horas
CHILI - Rua dos Fanqueiros, 174, 1ºesq. - Lisboa
A 10 Dezembro de 2008, o infame FURACÃO MITRA passou com uma extraordinária velocidade por Lisboa e com ele trouxe uma gigantesca exposição colectiva de 37 artistas e, exposições individuais de Mike Diana (EUA), Fábio Zimbres (Brasil), Filipe Abranches, Carlos Sousa & Nuno Pinheiro, assim como o Festival Rajada Famélica e uma edição da Feira Laica.
A poucos dias do Natal, e já com os ventos a soprarem com normalidade, conseguiu-se então contabilizar o arrasamento, cuidar dos feridos e iniciar a inglória tarefa de reedificação da Interpress, local onde o vórtice do furacão espalhou maior devastação. Enquanto que alguns tiveram o infortúnio de serem arrastados para terras longínquas, outros congregam-se aqui ilesos do assolamento...
-Sobreviventes do Furacão Mitra-
é uma exposição que conta com trabalhos de André Lemos, Bruno Borges, Filipe Abranches, João Maio Pinto, João Chambel, Jucifer, Rafael Gouveia e Ricardo Martins, sendo uma selecção de trabalhos mostrados no extinto FURACÃO MITRA.
Sobre o Furacão Mitra:
furacaomitra.blogspot.com
mitrafotogenico.blogspot.com
Sobre a CHILI:
myspace.com/chilicomcarne
chilicomcarne.blogspot.com
É de ir! Absolutamente!

FESTA DE LANÇAMENTO DA COMPILAÇÃO THIS IS INDUSTRIAL, NO PORTO, NO CACE

Festa de lançamento da compilação de música Portuguesa
:::::::::::::: THIS IS INDUSTRIAL [pt] :::::::::::::::
SÁBADO - 28 de FEVEREIRO - CACE CULTURAL DO PORTO (espaço Panmixia)
Programa : 5 bandas em palco + 2 pistas de dança.
-o conceito e o disco-
A música Portuguesa de raíz Industrial está de parabéns. Existem hojeinúmeros projectos em franco desenvolvimento, provando a vitalidade deuma das mais diversificadas correntes de expressão urbana, e abrindoum potencial de crescimento sem precedentes. São muitas e boas, aspropostas nacionais que justificam o registo desta e de futurascompilações. This Is Industrial [pt] é o primeiro avanço neste formato de reunião.O tema é explícito e a alienação (à música comercial) é implícita. Omeio-ambiente que fomentou a interacção é o fórum IndustrialPT, sítioonline de participação livre e cada vez mais de informação e encontroda "imensa minoria" que se interessa por música de origem Industrial,seja no rock, na electrónica ou em qualquer outra forma final,nacional ou internacional. O desafio deste disco partiu da activíssimanetlabel Enough Records - editando e lançando online em Dezembropassado - e é materializado nesta festa com a edição digipack(limitada) pela internacionalmente aclamada editora Thisco.
-o concerto e as bandas-
O disco reúne 15 propostas, das quais 5 actuam em palco neste evento.O concerto é único, como a interacção de um fórum real, e a ordemtradicional de cinco concertos é por uma noite desconstruída. Cadaprojecto participa várias vezes no dito concerto único, como se de umaorquestra Industrial se tratasse, sem intervalos, num total de 15actos. O concerto decorre entre as 23h00 e as 02h00. Participam os Sektor 304 [industrial em estado puro], Aktivehate [electroindustrial], U.M.M. [punk EBM], Waste Disposal Machine [rockindustrial] e Sci-Fi Industries [electrónica dnb industrial]. Imperdível. Concerto industrial múltiplo, desconstruído em 15 actos, com:
-o local e a festa-
O local do evento é também um caso raro. Situado na área oriental da antiga Central Eléctrica do Freixo, no Espaço Panmixia do CACECultural do Porto, é pela proximidade ao património arqueológico Industrial da cidade um acaso muito feliz. O interior do edifício que alberga a festa nas suas várias partes é cuidadosamente preparado peloprojecto UáUá, um novo organismo de intervenção na cultura urbana.UáUá é um motor de pesquisa e divulgação das artes alternativas, e também um agente integrador de diversos movimentos, como esta produção é disso exemplo.
Na sequência do concerto múltiplo, abrem as duas pistas de dança: aárea central de imediato dá lugar ao Club Underworld, a noite da SoundFactory dedicada às electrónicas de origem Industrial; uma segunda pista funciona de contraponto, complementando a nave-discoteca com a zona Rock das históricas festas Synergy. Até ao amanhecer...
Um disco, quinze propostas, cinco bandas num concerto único, duas pistas de dança, bares e zonas de estar/sentar, vista sobre o rio Douro, parque de estacionamento interno para toda a audiência, acesso directo por auto-estrada via ponte do Freixo, rotunda do Freixo, rua do Freixo, proximidade com a estação (CP/Metro) de Campanhã. Entrada a5 euros, e com o CD digipack vale tudo 8 euros. Um festão. Estão tod@sconvidad@s.
É de ir e ver e ouvir tudo, tudinho!

4TASTE REGRESSAM, AO VIVO, NO CASINO LISBOA

4TASTE
A tua banda preferida está de regresso com muitas canções novas!
Não podes perder o 1º concerto da nova digressão... já no próximo dia 28!
Junta um grupo de 4 amigos e compra bilhetes com 15% de desconto.
Queres conhecer os 4TASTE e visitar os bastidores deste ESPECTACULAR concerto?Então concorre ao passatempo 4Taste no site da UAU. Vai a www.uau.pt e envia-nos um vídeo onde cantas a tua canção preferida da banda. O melhor vídeo enviado ganha entradas duplas e a oportunidade única de conhecer a banda... tirar fotografias... pedir autógrafos...Não percas mais tempo: www.uau.pt
Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa
28 de Fevereiro - às 17 horas
Bilhetes a 15€ e 20€
É de ir!

Wednesday, February 25, 2009

PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA, DE VALDEMAR RODRIGUES

Está já disponível, para entrega, em pré-lançamento, o livro Desenvolvimento Sustentável: Uma Introdução Crítica, de autoria do alcobacense (e meu enormíssimo amigo!) Valdemar Rodrigues, publicado pela editora Principia. A sinopse daquele livro revela-nos que : "A sustentabilidade, esse ideal para que tende o desenvolvimento sustentável, não pode nem deve continuar a confundir-se com o discurso pragmático e superficial da modernização ecológica. Para bem da protecção do ambiente, e em benefíco da possibilidade de uma vida digna para as gerações vindouras. A sustentabilidade apresenta um extraordinário potencial mobilizador das vontades humanas rumo a uma sociedade mais justa, mais democrática e mais respeitadora da multiplicidade de energias criadoras existentes na Terra". Valdemar Rodrigues é Engenheiro de Ambiente, sendo actualmente professor universitário, em Lisboa. Colabora usualmente na comunicação social como autor de textos de opinião, tendo-se também ultimamente notabilizado como comentador residente do programa Um Olhar Sobre a Semana da Rádio Cister de Alcobaça. Aqui deixamos o link para aqueles que pretendam adquirir aquele livro online:
aqui ficando a garantia do Nas Faldas da Serra de que se trata, certamente, de um livro de leitura indispensável. É de ler!

PESSOA REVISITED: ANNE E KJERSTI KAASA NO CINE-TEATRO S. PEDRO DE ALCANENA

Cine-Teatro S. Pedro / Alcanena
28 de Fevereiro - Sábado - 21 e 30 horas
[Música + Teatro + Poesia]
Anne e Kjersti Kaasa - Pessoa Revisited
O Cine-Teatro S. Pedro propõe um espectáculo musical e teatral que reúne poemas de Fernando Pessoa – ortónimo e heterónimos - e obras para piano de Frédéric Chopin, Leos Janácek, Alexander Scriábin e António Fragoso. Várias faces poéticas de Fernando Pessoa desenrolam-se num diálogo poético para duas vozes e piano, no qual as palavras desenham a forma, enquanto a música dá a dimensão onírica que abre à palavra novos mundos e transporta o espectador.

Anne Kaasa, piano - Kjersti Kaasa, actriz

Duração aproximada 60 minutos - s/intervalo
Classificação Etária - Maiores de 6
Preço Bilhete 5€ (Preço Único)
Anne Kaasa nasceu na Noruega, tendo estudado nesse país, em Paris e em Lisboa. No Conservatório Nacional realizou o Curso Superior de Piano com a classificação máxima e licenciou-se na Escola Superior de Música. É professora de Piano na Escola de Música do Conservatório Nacional e no Instituto Gregoriano de Lisboa. Tem-se apresentado como solista em inúmeras cidades, como Londres, Madrid, Budapeste, S. Petersburgo ou Lisboa e com diversas orquestras, como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra da Comunidade de Madrid, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Câmara da Flandres, Orquestra de Câmara de Florença, entre outras. O seu repertório estende-se de Bach aos contemporâneos, tendo gravado para as rádios nacionais de França, Noruega, Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia e Moldávia. Tem obtido referências muito elogiosas da crítica internacional para os seus CD’s a solo de obras de Grieg e Ravel. Kjersti Kaasa actriz, natural da Noruega, participou em 1995 no Festival Jovem de Teatro de Avignon. Fez o curso da ACT-Escola de Actores e o Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema. Do seu percurso profissional destacam-se as participações em Orgia de Pasolini, com encenação de João Grosso, no Teatro Nacional D. Maria II, Fedra, de Racine, com encenação de Ana Tamen, no Teatro Maria Matos, entre outros trabalhos. Foi dirigida por conceituados encenadores como Joaquim Benite e João Lourenço. No cinema, participou no filme Do outro lado do Mundo, de Leandro Ferreira. Na televisão, participa actualmente na novela Podia Acabar o Mundo [SIC].
É de ir! Vale sempre a pena revisitar Pessoa!

ENSEMBLE INTERCONTEMPORAIN ACTUA DUAS VEZES EM LISBOA. QUE SORTE!

Ensemble Intercontemporain com o maestro François-Xavier Roth
Bruno Mantovani, Yan Maresz, Philippe Manoury
28 de Fevereiro - 19 horas
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
Nova Música Francesa
Bruno Mantovani - Streets, para conjunto instrumental
Yan Maresz - Eclipse, para clarinete e grupo instrumental
Philippe Manoury- Fragments pour un portrait, sete peças para trinta instrumentistas
Comentário pré-concerto por Sérgio Azevedo
28 de Fevereiro - das 18 às 19 horas
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
Ensemble Intercontemporain com o maestro François-Xavier Roth
Unsuk Chin, Saed Haddah, Jonathan Harvey
1 de Março - 19 horas
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Gulbenkian
às 18 horas: Comentário pré-concerto: Pedro Amaral, no Auditório 3
Em Busca do Oriente
Unsuk Chin - Fantaisie mécanique, para 5 instrumentistas
Saed Haddah - L'éthique de la lumière
Jonathan Harvey - Bhakti, para 15 instrumentistas e banda magnética
Absolutamente imperdível!

Tuesday, February 24, 2009

ESPECIAL CARNAVAL <10>: SONHO DE UM CARNAVAL, UM POEMA DE CHICO BUARQUE

SONHO DE UM CARNAVAL

Carnaval, desengano
Deixei a dor em casa me esperando
E brinquei e gritei e fui vestido de rei
Quarta-feira sempre desce o pano

Carnaval, desengano
Essa morena me deixou sonhando
Mão na mão, pé no chão
E hoje nem lembra não
Quarta-feira sempre desce o pano

Era uma canção, um só cordão
E uma vontade
De tomar a mão
De cada irmão pela cidade

No carnaval, esperança
Que gente longe viva na lembrança
Que gente triste possa entrar na dança
Que gente grande saiba ser criança

CHICO BUARQUE

TRANSCRIÇÕES DE NUNO PINTO & ELSA SILVA, EM LISBOA, NO AUDITÓRIO DO BANCO DE PORTUGAL

-Nuno Pinto & Elsa Silva-
clarinete & piano
26 de Fevereiro - 17 horas
Lisboa - Auditório do Banco de Portugal
-Transcrições-
Joly Braga Santos – Aria (1943)
J. S. Bach – Sonata BWV 1020 G minor(~1720)
Robert Schumann – Adagio e Allegro Op.70 (1849)
Luís Tinoco – Verde Secreto (1997)*
Bela Bartók – Danças Romenas (1915)
Darius Milhaud – Scaramouche (1939)
* Estreia mundial da versão para clarinete e piano
O Nas Faldas da Serra aconselha: vivamente!

Monday, February 23, 2009

ESPECIAL CARNAVAL <9>: O ENTERRO DO ENTRUDO, EM ALCOBAÇA

O Enterro do Entrudo continua a ser um dos grandes momentos do ano artístico em Alcobaça. Este ano a coisa promete voltar a não deixar as suas habilidades por mãos alheias, embora se note alguma intenção de institucionalizar o irónico evento. Este ano o Enterro do Entrudo volta a percorrer algumas ruas do centro histórico de Alcobaça na noite de quarta-feira de cinzas, 25 de Fevereiro, a partir das 21 horas. O cortejo fúnebre sairá da Praça 25 de Abril, junto ao Mosteiro de Santa Maria, seguindo pelas ruas Alexandre Herculano, 16 de Outubro, Miguel Bombarda e Frei Estêvão Martins, terminando frente ao Mosteiro, onde se prometem desenrolar, conforme vem sendo habitual, alguns dos momenos mais hilariantes da noite... Força nesse enterro! Trata-se de um espectáculo absolutamente imperdível e impagável (é à borla...)!

ESPECIAL CARNAVAL <8>: CARNAVAL DE PATAIAS LIDERA RANKING DE DESFILES CARNAVALESCOS DO CONCELHO DE ALCOBAÇA

É verdade. Este ano o desfile de Carnaval de Pataias, que se iniciará amanhã, terça-feira gorda, às 15 horas, promete liderar o ranking dos eventos do género neste Carnaval de 2009 no concelho de Alcobaça. A sua grande vantagem reside, sem dúvida, no facto de a sua Rainha ser este ano nem mais nem menos que Carla Matadinho (bonita de fazer inveja a qualquer rainha que se preze...). Mas os desfiles carnavalescos deste ano no concelho de Alcobaça não (se) ficam por aí e para o provar aí estão os de Benedita (hoje à noite, à boa maneira madeirense...), Ataíja de Cima, Maiorga, Rebelos, Turquel e Vimeiro. Não é por falta de desfiles que o Carnaval vai morrer no concelho de Alcobaça... Podemos garanti-lo!

Sunday, February 22, 2009

ESPECIAL CARNAVAL <7>: O CARNAVAL DOS MÚSICOS NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, COM JOSÉ VAN DAM E O SCHOSTAKOVICH-ENSEMBLE

CARNAVAL DOS MÚSICOS
SCHOSTAKOVICH-ENSEMBLE (DSCH) COM JOSÉ VAN DAM
Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
Terça-Feira / 24 de Fevereiro / 17 horas
Este ano, no CCB, a terça-feira de Carnaval é dos músicos. O Schostakovich-Ensemble convidou o grande barítono José Van Dam e preparou um programa especial para comemorar a data.
O CCB comemora o Carnaval com o Schostakovich-Ensemble que traz consigo convidados muito especiais, destacando-se José Van Dam, considerado um dos grandes barítonos de todos os tempos. Neste concerto, o Ensemble Associado do CCB fantasia-se de gala e propõe um programa dominado pela música francesa, destacando-se O Baile de Máscaras de Francis Poulenc e o Carnaval dos Animais de Camille Saint-Saëns. Haverá também canções francesas de Gabriel Fauré, Henri Duparc e Jules Massenet, composições de câmara de Maurice Ravel e Francis Poulenc e, como não poderia deixar de ser, uma surpresa de Schostakovich.
JOSÉ VAN DAM barítono
SCHOSTAKOVICH - ENSEMBLE
FILIPE PINTO-RIBEIRO piano
ROSA MARIA BARRANTES piano
SILVIA CAREDDU flauta
RAMÓN ORTEGA oboé
ISAAC RODRIGUEZ clarinete
GUILLERMO SALCEDO fagote
MANU MELLAERTS trompete
PEDRO CARNEIRO percussão
TATIANA SAMOUIL violino
LUDWIG DÜRICHEN violino
NATALIA TCHITCH viola
JUSTUS GRIMM violoncelo
TIAGO PINTO-RIBEIRO contrabaixo
MIGUEL OLIVEIRA celesta
-PROGRAMA-
GABRIEL FAURÉ
Les berceaux Op. 23 N.° 1 Mandoline Op. 58 N.° 1
HENRI DUPARC
Le manoir de Rosemonde
JULES MASSENET
Elegia, para barítono, violoncelo e piano
CAMILE SAINT-SAËNS
O Carnaval dos Animais (textos de Francis Blanche)
-INTERVALO-
MAURICE RAVEL
Tzigane, para violino e piano
DMITRI SCHOSTAKOVICH
Quatro Valsas, para flauta, clarinete e piano (arranjo de Levon Atovmian)
FRANCIS POULENC
Trio, para piano oboé e fagote
O Baile de Máscaras – cantata profana, para barítono e ensemble (poemas de Max Jacob)
É de ir!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA E DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) através da Escola Superior de Saúde (ESSLei) e em
parceria com o Grupo de Trauma e Emergência (GTE) vai realizar a 3.ª edição do curso de
“Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa”, com candidaturas abertas de 2
de Março a 3 de Abril. O curso, desenvolvido pela American Academy of Orthopaedic Surgeons/-Emergency Care and Safety Institute (AAOS/ECSI), em parceria com a American College of Emergency Physicians (ACEP), é usualmente ministrado a profissionais de saúde e elementos do serviço de urgência. Esta 3.ª edição apresenta um total de 20 horas, correspondendo 12 horas a aulas teóricas em regime de e-Learning, e as restantes 8 horas a aulas práticas em regime presencial. Acessível a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 15 anos com acesso à Internet, a formação diversifica e enriquece a cultura geral e promove a cidadania, além de fornecer competências técnicas de intervenção em situações de emergência, aos profissionais que operam nas áreas da Educação, Saúde, da Assistência Social, no atendimento ao público ou em empresas nas mais diversas funções. Com esta iniciativa de formação a distância, o Instituto Politécnico de Leiria através do recurso às novas tecnologias, visa contribuir para uma sociedade mais informada, solidária e cooperante nos momentos em que é necessário fazer a detecção precoce da vítima e accionar os procedimentos da cadeia de sobrevivência.
-Objectivos-
• Conhecer a cadeia de sobrevivência;
• Saber actuar em conformidade com as precauções universais de protecção;
• Diagnosticar paragem respiratória e cardiorespiratória;
• Aplicar correctamente o suporte básico de vida e desfibrilhação automática externa;
• Adquirir treino na abordagem da via aérea;
• Adquirir treino na execução das compressões torácicas;
• Adquirir treino na ventilação boca-a-boca;
• Adquirir treino na ventilação máscara – insuflador manual.
-Metodologia e Avaliação-
• Formação teórica não presencial (e-Learning, via plataforma Moodle) com
acompanhamento tutorial permanente (on-line) e discussão em grupo (fóruns, chats,
outros);
• Formação prática presencial com execução de várias técnicas de intervenção em
contextos de simulação;
• Avaliação individual da formação teórica na plataforma Moodle;
• Avaliação da componente prática nas vertentes individual e de grupo.
-Inscrições e Preço-
Em www.ipleiria.pt ou www.esslei.ipleiria.pt
150€ + 1,80€ (Seguro obrigatório) e inclui:
• Chave de acesso à formação em e-learning durante o período de formação;
• Manual técnico em suporte informático e em papel;
• Acompanhamento tutorial;
• Formação prática;
• Certificado de conclusão de curso.
É muito interessante, é de inscrever!

JÁ ESTÁ ONLINE A ENSINO MAGAZINE DE FEVEREIRO DE 2009

Já está on line a edição de Fevereiro de 2009 da revista digital Ensino Magazine (www.ensino.eu). Os seus maiores destaques deste mês são entrevistas a Fernando Nobre, médico, fundador da AMI; ao cantor Paulo Gonzo e ao futebolista Cristino Ronaldo. Sabe-se também que a na Ensino Magazine se continua a poder saber tudo sobre o ensino superior e o ensinio secundário. Já se sabe também que a Ensino Magazine é uma revista de leitura indispensável. É de ler!

ATENÇÃO S. PAULO: MESTRE BARNEY POOLE VAI AÍ, EM AGOSTO!

Curso Internacional (EUA)
-B A R N E Y P O O L E -
SÃO PAULO - SP
Teórico-Demonstrativo
29 e 30 de agosto de 2009
EXERCÍCIO TERAPÊUTICO TECNOLOGIA EM FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA:
PASSADO PRESENTE E FUTURO
-PROGRAMA-
EXERCÍCIO TERAPÊUTICO E TECNOLOGIA EM FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA:PASSADO, PRESENTE, FUTURO:
I. Introdução e Resumo do curso
II. Complementos farmacológicos para o exercício
A. Controle da dor
B. Drogas anti-inflamatórias não-esteróides
C. Drogas anti-inflamatórias esteróides
III. Exercício Terapêutico
A. Perspectiva histórica
B. Pesquisa em literatura
C. Abordagem baseada em evidências
D. Utilizando a abordagem da bola cristal
IV. Tópicos atuais e futuros em exercício terapêutico para os membros superiores
A. Exercício cinético em cadeia aberta - membros superiores
B. Cadeia cinética fechada - membros superiores
C. Tecnologia futura - membros superiores
V. Tópicos atuais e futuros em exercício terapêutico para membros inferiores
A. Cadeia cinética aberta - membros inferiores
B. Cadeia cinética fechada - membros inferiores
C. Tecnologia futura - membros inferiores
VI. Implicações para a fisioterapia na clínica no futuro.
-DATA E LOCAL-
Data: 29 e 30 de agosto de 2009 (sábado e domingo).
Horário: Dia 29 e 30 das 08:30 às 13:00h e das 14:30 às 18:00h.
Carga horária: Vinte horas acadêmicas.
Idioma: Inglês com tradução consecutiva para o português.
Local: Century Paulista - Rua Teixeira da Silva, 647 (Metro Brigadeiro) - São Paulo - SP
-TABELA DE PREÇOS-
O preço do curso é R$600,00.
Inscrições antecipadas terão desconto.
Almoço de Cortesia: Dias 29 e 30.
INSCRIÇÕES-
Oclusivo - Bodutra EventosTel.: 11-5549.3207, 5083.3009, 5572.3966 e 0800-774.2070 (menos de celulares).
-CURRÍCULO DE BARNEY POOLE-
Trabalho: Performance Physical Therapy, PC
917 Eagles Landing Parkway
Stockbridge, GA 30281
Telephone: 770.506.6993 Fax: 770.506.6994
Experiência Profissional:
2003 -
Proprietário Atual/Diretor Performance Physical Therapy, PC
Stockbridge Georgia, uma clínica particular de para Fisioterapia para pacientes
1997- 2003
Fisioterapeuta/Diretor coorporativo-Atlanta Division
The Human Performance and Rehabilitation Center
A Subsidiary of Rehabilitation Services of Columbus
1992- 1997
Fisioterapeuta / Diretor - Atlanta Office
The Human Performance and Rehabilitation Center
A Subsidiary of Rehabilitation Services of Columbus
1985-1992
Fisioterapeuta de equipe
Human Performance and Rehabilitation Center
Columbus Georgia
1982-1983
Professor Associate
Anatomia-Fisiologia
Columbus State University
Columbus, Georgia
1976-1983
Professor/Treinador Atlético/ Técnico
Glenwood High School
Phenix City, Alabama.
Educação:
1983-1985
Bacharel em Ciências / Fisioterapia
Georgia State University
Atlanta, Georgia
1977-1982
Mestre de Educação secundária em Biologia
Columbus State University
Columbus, Georgia
1970-1975 Bacharel em Ciências - Biologia
Columbus State University
Columbus, Georgia
Alô Brasil: já abriram as inscrições, é de ir!