Friday, March 16, 2007

EL REI JOSÉ CID, O ARTISTA MAIS ÁCIDO DO NOSSO AMOLECIDO MEIO MUSICAL ACTUA SÁBADO, 17 DE MARÇO, EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

O interminável e incatalogável José Cid continua a sua digressão nacional O Rock ao Piano e actuará em Alcobaça, no Clinic, na noite de sábado, 17 de Março. Desta vez não haverá certamente nenhuma partida de Carnaval (José Cid ainda esta manhã esteve no programa televisivo do Manuel Luis Goucha e daquela loirinha simpática e parecia estar mesmo de muito boa saúde!) , anunciando-se que o espectáculo começará às 0 horas. Quem quiser reservar o seu indispensável bilhetinho para este importante e irrepetível evento (irrepetível porque nenhuma actuação de José Cid é igual a outra actuação de José Cid!) poderá fazê-lo para o telefone 262598549, sabendo-se que esses 10 euros serão mesmo muito bem empregados! Depois não digam que não avisámos...

LOTO VOLTAM À ESTRADA COM O SEU BEAT RIOT: ESTA NOITE EM BEJA!

Os imparáveis Loto estão de volta à estrada para tocarem o seu novo disco Beat Riot por tudo quanto é sítio. Aqueles 3 simpáticos meninos de Alcobaça estão cheios de vontade de continuar o seu maquiavélico plano de gradual submissão de todos os humanos ao som Loto e a primeira data desse regresso às lides é já hoje, Sexta-Feira, em Beja, na Galeria do Desassossego.
A Lotofonia poderá ainda acompanhar a banda dia 21 de Março, em Lisboa, assinalando o início da Primavera no Cinema S.Jorge, juntamente com os Cool Hipnoise, seguindo-se-lhe Almodôvar, Alcobaça (finalmente!), um regresso a Lisboa, ao Casino, continuando na Moita, em Famalicão e por aí fora!
Entretanto, está um Mini-Site a funcionar em www.loto.cc, onde podem acompanhar as próximas datas e clicar nos links para os sites oficiais no MySpace, Hi5 e ainda para a LotoTV online (que irá acompanhar todos os passos da banda na estrada.)
Já se sabe que com aqueles meninos é sempre a andar e que a Lotofonia não pára!

ABRIU HOJE EM LISBOA A VII FEIRA DO LIVRO MANUSEADO

Começou esta tarde em Lisboa, na Praça da Figueira, a VII Feira do Livro Manuseado. Nesse evento, mais de cinquenta editoras colocam à disposição do público uma grande variedade de obras já difíceis de encontrar nas livrarias e a preços mesmo muito atractivos. São restos de stocks, fins de edição, promoções, saldos, livros com deficiente apresentação mas com conteúdo intocável, edições já raras – um autêntico mundo de surpresas para quem gosta de livros.
A VII Feira do Livro Manuseado manter-se-á em Lisboa, na Praça da Figueira, até ao dia 8 de Abril, esperando certamente por si e pela sua atenção, caro visitante deste blogue!

Thursday, March 15, 2007

RUI RASQUILHO PROFERE COMUNICAÇÃO ALCOBAÇA E A SUA ALMA NOS MOLEANOS, NO LAGAR DO BARREIRÃO

Domingo, 18 de Março, a partir das 15 horas, Rui Rasquilho proferirá a comunicação Alcobaça e a Sua Alma nos Moleanos, no Lagar do Barreirão, sede do Rancho Folclórico dos Moleanos. Essa comunicação será integrada no 2º Encontro de Alunos do Ciclo Preparatório na Ala Sul do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça entre 1977 e 1979. Além dessa comunicação, aquele Encontro incluirá também um dos famosos almoços do Rancho dos Moleanos, com o valor simbólico de 5 euros por pessoa. As inscrições podem ser feitas para o telefone/fax do Rancho Folcórico dos Moleanos (262502622) ou para o telemóvel do imparável e simpático Presidente daquela meritória instituição cultural, Paulo Palmeira (918108015). É de ir!

ESCULTOR JOSÉ AURÉLIO INAUGURA ARMAZÉM DAS ARTES, FUNDAÇÃO CULTURAL QUE CERTAMENTE MARCARÁ A DIFERENÇA (PARA MELHOR!) EM ALCOBAÇA

O próximo sábado, 24 de Março, promete ficar histórico em Alcobaça (e não só), pois será nessa data que o escultor alcobacense José Aurélio inaugurará naquela cidade um novo espaço cultural, que além de se assumir como galeria de exposições e local de encontro de artistas e amantes da arte, promete também ser um sítio de culto e um local de referência. Apoiando-se na fundação cultural com o mesmo nome, essse novo espaço cultural chamar-se-á Armazém das Artes, situando-se numa (enorme!) esquina entre as ruas Eng. Duarte Pacheco e Frei Estêvão Martins, em Alcobaça (como não podia deixar de ser!).
Significativamente, o escultor José Aurélio escolheu um dia da primeira semana da Primavera de 2007 para inaugurar o seu Armazém das Artes. Nesse dia 24 de Março, sábado, anuncia-se para as 16 horas a primeira abertura ao público (e convidados) da porta do Armazém das Artes, proporcionando desse modo a todos nós uma primeira oportunidade de convívio com aquele espaço. A partir das 17 e 30, José Aurélio conduzirá uma visita através do Armazém das Artes, que será acompanhada por várias performances ao vivo, em vários locais daquele espaço. Os nomes dos artistas que participarão nessas performances indiciam que esse espectáculo dentro do espectáculo que promete ser aquela inauguração são mesmo de fazr crescer água na boca: Academia de Música de Alcobaça, Alexandre Delgado, CêDêCê, Manuel Freire, Olga Pratts e S.A. Marionetas. Alguém disse que nunca se passa nada em Alcobaça?

Wednesday, March 14, 2007

INÊS DE CASTRO- A ESTALAGEM DOS ASSOMBROS, UM NOVO ROMANCE DE SEOMARA DA VEIGA FERREIRA LANÇADO ESTE MÊS PELA EDITORIAL PRESENÇA

A influência dos lendários amores de D. Pedro e Dª Inês de Castro no imaginário cultural continua a manter-se de um modo com tanto de perene como de universal, nomeadamente como fonte de inspiração literária. Uma nova prova desse facto é a novidade de que um dos lançamentos da Editorial Presença durante o corrente mês de Março será precisamente o do novo romance de Seomara da Veiga Ferreira, intitulado Inês de Castro- A Estalagem dos Assombros. Segundo a Editorial Presença, Seomara da Veiga Ferreira transporta para este seu novo romance a marca inconfundível por si anteriormente delineada em As Memórias de Agripina, escolhendo agora para sua narradora Dª Beatriz, mãe do próprio D. Pedro. Essa inusitada perspectiva, feminina e intimista, dá-nos um particular retrato de cada personalidade envolvida neste romance, movimentando-as e relacionando-as no intrincado xadrez dos interesses políticos peninsulares daquela época. É claro que este livro merece uma leitura atenta e interessada de todos os amantes da lenda inesina (e também para os que não o são)!

Tuesday, March 13, 2007

THE GREAT LESBIAN SHOW REGRESSAM COM NOVOS TEMAS E COM DJ

Anuncia-se o muito aguardado regresso aos concertos dos The Great Lesbian Show, apresentando em palco uma série de novos temas que irão compor o segundo album daquela banda da área pop/rock, que muito provavelmente será editado por volta do próximo Verão... Este é o primeiro de uma série de espectáculos apresentados antes de entrarem em estúdio, registando também a presença em palco do Dj Milkshake, preparadíssimo para animar o resto da noite!
Este concerto de regresso às lides dos The Great Lesbian Show [live act] + Dj Milkshake [djset] será apresentado em Rio Maior, no In a Bar, no próximo sábado, dia 17 Março de 2007, sensivelmente a partir das 23 horas. Vale?

SEIXAL ELECTROFEST ANIMA REFEITÓRIO DA MUNDET NO PRÓXIMO SÁBADO

A Seixal ElectroFest regressa no próximo sábado, 17 de Março, no Refeitório da Mundet, prometendo novamente não deixar ninguém indiferente no Seixal e arredores...
A Seixal Electrofest 2007 anuncia coisas tão extraordinárias como Live Acts de projectos musicais tão interessantes e originais como Sci Fi Industries vs shhh..., The Witness e The Enterprise, juntando-lhe um imparável Darklight Project DJ/set e ainda outras coisas tão fascinantes e imprevisíveis como sessões de Video Art e WorkShops, não esquecendo as habituais e não menos imprescindíveis bancas da Thisco e da ChiliComCarne, onde se disponibilizam ao público (pagando...) variados e irradiantes artefactos artísticos que poderão tornar feliz qualquer visitante da Seixal Electrofest 2007. É no Seixal e costuma durar todo o dia e toda a noite!

Monday, March 12, 2007

REMIX ENSEMBLE (INTEGRANDO O PERCUSSIONISTA ALCOBACENSE MANUEL CAMPOS) TEM FIM-DE-SEMANA EM GRANDE, COM CONCERTOS EM LISBOA E NO PORTO

O Remix Ensemble, sedeado no Porto, continua a evidenciar-se entre os mais destacados agrupamentos europeus de música contemporânea. Como alcobacense, sinto bastante orgulho no facto de um dos elementos chave do Remix Ensemble ser o percussionista alcobacense Manuel Campos, lamentando embora que ele nunca tenha actuado no Festival de Música da sua cidade natal, Alcobaça. Enfim, não o vejo a actuar no Cistermúsica mas tenho a felicidade de o poder ver actuar noutros locais, o que até é muito bom, não é?
No próximo fim-de-semana, Manuel Campos e o Remix Ensemble vão estar em merecido destaque, com a apresentação de dois concertos, cujo programa é comum. Sob o tema/título Complexidade/Simplicidade, será nesses concertos interpretada música de notáveis compositores da música culta contemporânea, nomeadamente do raríssimamente interpretado compositor norte-americano La Monte Young, mítico criador da música minimal. O primeiro desses dois concertos será apresentado em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, sábado, 17 de Março, às 19 horas, tendo a especial particularidade de ser previamente comentado por João Pedro Oliveira. No domingo, 18 de Março, o Remix Ensemble repetirá o mesmo programa no Porto, na Sala Suggia da Casa da Música, às 18 horas.
Para os nossos leitores mais interessados aqui fica o programa que o Remix Ensemble interpretará nesses dois concertos, que aqui deixamos com o convicto conselho de que estes serão certamente dois notáveis espectáculos, na esteira do que o Remix Ensemble tem feito um pouco por esse mundo fora... Vale a pena ir a Lisboa ou ao Porto só para assistir!
A coisa rezará do seguinte modo:
Num programa que reflecte a tensão entre as questões da «complexidade» e «simplicidade» na música contemporânea, o Remix Ensemble propõe a audição de Five de Jonh Cage, obra de instrumentação aberta que representa uma certa reconciliação do compositor com a harmonia; Carceri d'Invenzioni para pequena orquestra e Allgebrach para oboé solo e ensemble de cordas do compositor britânico Brian Ferneyhough; as peças Form 1 e Form 2 de James Tenney, dedicadas respectivamente a Varèse e a Cage; Vernal Showers para violino e ensemble, do escocês James Dillon; Silver Street Car de Alvin Lucier, obra inspirada num texto do surrealista Luis Buñuel; e Composition 1960 #7, do compositor minimalista americano La Monte Young.

Peter Rundel direcção musical
Angel Gimeno violino
Piet van Bockstal oboé


Programa
Complexidade / Simplicidade
Parte I
John Cage
Five
Brian Ferneyhough Carceri d'Invenzione I
James Tenney Form 1 e Form 2
James Dillon Vernal Showers
Parte II
Alvin Lucier
Silver Street Car
Brian Fernayhough Allgebrah
La Monte Young Composition 1960 #7



Sunday, March 11, 2007

FALAR DE BLOGUES- UM SALUTAR DEBATE SOBRE A BLOGOSFERA, ORGANIZADO EM LISBOA, NA LIVRARIA ALMEDINA

A blogosfera tem a importância que tem. Há quem lhe muita. Há quem lhe dê pouca. E há até quem não lhe ligue mesmo nada. É a vida... Todavia, entre os que dão maior importância à blogosfera há mesmo alguns que lhe dão mesmo muita e são esses que particularmente mais nos interessam! Esse é o caso de José Carlos Abrantes e da Livraria Almedina, que meteram mãos à obra organizando um ciclo de debates e comunicações, que decorrerá em Lisboa, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, a partir da próxima quinta-feira, 15 de Março. Sob o título genérico Falar de Blogues, esse ciclo incluirá quatro sessões, a primeira das quais, a partir das 19 horas de quinta-feira, 15 de Março, será dedicada ao tema Falar de Blogues Temáticos, lembrando que "uma das vocações dos blogues é a de poderem desenvolver um tema e darem um contributo específico, muitas vezes personalizado. A variedade temática é uma das riquezas da blogosfera". Neste primeiro debate do ciclo Falar de Blogues serão chamados a participar os bloguers Pedro Mexia (blogue Estado Civil), José Nunes (blogue Foram-se os Anéis), Leonel Vicente (blogue Memória Virtual) e Daniel Melo (blogue Não Apaguem a Memória).
Os restantes debates deste ciclo decorrerão também na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, em 19 de Abril, 17 de Maio e 22 de Junho, sempre à mesma hora, sendo respectivamente dedicados a temas como Falar de Blogues na Educação, Falar de Blogues com Cronistas e Falar de Blogues com José Luis Orihuela.
Valerá certamente a pena!

S.A. MARIONETAS INICIAM NOVO CICLO DE ESPECTÁCULOS COM O SEU THEATRUM PUPARUM

A S.A.Marionetas, vai apresentar, no Auditório da Escola Adães Bermudes,em Alcobaça, mais um ciclo de espectáculos do seu "Theatrum Puparum", com início já na próxima terça-feira, 13 de Março de 2007, Neste ciclo voltam a ser essencialmente incluidos espectáculos para as escolas, com marcação prévia. O “Theatrum Puparum” estará no palco do Auditório da Escola Adães Bermudes, dia 31 de Março ás 16.00h. e dia 1 de Abril ás 16.00h. para o público em geral.
O espectáculo escolhido para Março e Abril é “Theatrum Puparum – Inês de Castro”, no qual se conta a vida desta Rainha portuguesa coroada depois de morta.
“Theatrum Puparum”
(teatro de bonecos), bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas lindas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite, relatam a História de Inês de Castro”.
“Por ordem do senhor das terras de Aljubarrota que as funções sejam feitas de acordo com a verdade dos acontecimentos e que os bonecos representem fielmente as damas e os senhores dessas historias. Os animadores dos bonecos durante o acto estão proibidos de fazer graças sobre a pessoa do rei e da rainha, das damas, dos cavaleiros e dos senhores dessas historias, ou mesmo ao senhor nosso pai, sobe pena de lhes ser retirada a licença para animar bonecos ou receber um castigo maior citado pelo rei ou pelo senhor destas terras.”
Estes espectáculo destinam-se a todas as idades, dos mais novinhos aos mais rodados...
Ficha artística do "Theatrum Puparum" da companhia S.A. Marionetas:
Original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira; Encenação: José Gil; Manipulação: Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre; Marionetas: Sofia Vinagre; Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira; Pesquisa: Sofia Vinagre e José Gil; Estruturas: José Gil; Cenários: Natacha Costa Pereira; Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre; Costureira: Maria Luísa Gil; Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos
Programa para escolas-
As datas de apresentação serão:
Março
13, 15, 20, 22 – 3ª e 5ª

Abril
10, 11, 17,19, 24, 26 – 3ª e 5ª

O horário de apresentação será a combinar com os Senhores e as Senhoras Professoras, tendo o Auditório da Escola Adães Bermudes uma lotação de 63 lugares. Poder-se-á fazer a marcação para qualquer uma das datas, através do telefone: 967086609Sofia Vinagre.
Dada a lotação limitada da sala, as marcações efectuam-se por ordem de chegada.
Só falta mesmo ir lá e ver (e ouvir)!