Monday, March 12, 2007

REMIX ENSEMBLE (INTEGRANDO O PERCUSSIONISTA ALCOBACENSE MANUEL CAMPOS) TEM FIM-DE-SEMANA EM GRANDE, COM CONCERTOS EM LISBOA E NO PORTO

O Remix Ensemble, sedeado no Porto, continua a evidenciar-se entre os mais destacados agrupamentos europeus de música contemporânea. Como alcobacense, sinto bastante orgulho no facto de um dos elementos chave do Remix Ensemble ser o percussionista alcobacense Manuel Campos, lamentando embora que ele nunca tenha actuado no Festival de Música da sua cidade natal, Alcobaça. Enfim, não o vejo a actuar no Cistermúsica mas tenho a felicidade de o poder ver actuar noutros locais, o que até é muito bom, não é?
No próximo fim-de-semana, Manuel Campos e o Remix Ensemble vão estar em merecido destaque, com a apresentação de dois concertos, cujo programa é comum. Sob o tema/título Complexidade/Simplicidade, será nesses concertos interpretada música de notáveis compositores da música culta contemporânea, nomeadamente do raríssimamente interpretado compositor norte-americano La Monte Young, mítico criador da música minimal. O primeiro desses dois concertos será apresentado em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, sábado, 17 de Março, às 19 horas, tendo a especial particularidade de ser previamente comentado por João Pedro Oliveira. No domingo, 18 de Março, o Remix Ensemble repetirá o mesmo programa no Porto, na Sala Suggia da Casa da Música, às 18 horas.
Para os nossos leitores mais interessados aqui fica o programa que o Remix Ensemble interpretará nesses dois concertos, que aqui deixamos com o convicto conselho de que estes serão certamente dois notáveis espectáculos, na esteira do que o Remix Ensemble tem feito um pouco por esse mundo fora... Vale a pena ir a Lisboa ou ao Porto só para assistir!
A coisa rezará do seguinte modo:
Num programa que reflecte a tensão entre as questões da «complexidade» e «simplicidade» na música contemporânea, o Remix Ensemble propõe a audição de Five de Jonh Cage, obra de instrumentação aberta que representa uma certa reconciliação do compositor com a harmonia; Carceri d'Invenzioni para pequena orquestra e Allgebrach para oboé solo e ensemble de cordas do compositor britânico Brian Ferneyhough; as peças Form 1 e Form 2 de James Tenney, dedicadas respectivamente a Varèse e a Cage; Vernal Showers para violino e ensemble, do escocês James Dillon; Silver Street Car de Alvin Lucier, obra inspirada num texto do surrealista Luis Buñuel; e Composition 1960 #7, do compositor minimalista americano La Monte Young.

Peter Rundel direcção musical
Angel Gimeno violino
Piet van Bockstal oboé


Programa
Complexidade / Simplicidade
Parte I
John Cage
Five
Brian Ferneyhough Carceri d'Invenzione I
James Tenney Form 1 e Form 2
James Dillon Vernal Showers
Parte II
Alvin Lucier
Silver Street Car
Brian Fernayhough Allgebrah
La Monte Young Composition 1960 #7



2 comments:

Unknown said...

Olá Zé,

só para te informar que o Manuel Campos fará um recital integrado no festival Cistermúsica 2007.
Foi, aliás, um dos primeiros nomes fechados e será um concerto a não perder, por razões que para já não posso revelar...

José Alberto Vasco said...

Olá Rui! Que bela novidade deixaste neste comentário! O fã nº 1 do Cistermúsica já ficou com água na boca...