Thursday, December 14, 2006

REMIX ENSEMBLE (COM SOLISTA ALCOBACENSE MANUEL CAMPOS) ACTUA NO AUDITÓRIO TRÊS DA FUNDAÇÃO GULBENKIAN NO PRÓXIMO SÁBADO

Sábado, 16 de Dezembro, às 19 horas, inicia-se no Auditório Três da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o Ciclo Remix, integrado na programação da corrente Temporada de Música daquela Fundação. Naquele que será o primeiro de três seus concertos integrados naquela Temporada, o Remix Ensemble dedica esta sua actuação à música culta contemporânea da Hungria e da Rússia dos Anos 1970, actuando sob a direcção do notabilizado maestro Emilio Pomarico, num espectáculo em que actuarão também a soprano Alexandra Moura e o viola Trevor Mctait. Lembrando que um dos solistas do Remix Ensemble é o percussionista alcobacense Manuel Campos informamos que naquele concerto serão interpretadas composições que ilustram diferentes perspectivas sobre o uso do contraponto entre os anos 1970 e o início da década seguinte, de autoria dos notáveis compositores do Século XX: György Ligeti, Sofia Gubaidulina, Edison Denisov e György Kurtag. Uma hora antes do início do concerto, decorrerá no mesmo auditório um comentário pré-concerto proferido pelo compositor contemporâneo português Pedro Amaral. Será certamente mais um excelente concerto, fazendo novamente jus à fama mundial do Remix Ensemble!

EDITORA THISCO E BAR ESPAÇOS ORGANIZAM QUINTA EDIÇÃO DA FEIRA LAICA

Sábado, 16 de Dezembro, entre as 15 e as 24 horas, e domingo, 17 de Dezembro, entre as 15 e as 22, a editora Thisco e o bar lisboeta Espaços- Centro de Desastres unem esforços na organização de mais uma edição da Feira Laica, evento multidisciplinar essencial e alternativamente dedicado a tudo e mais alguma coisa (feira de fanzines, exposições, ateliers de serigrafia, venda de livros e discos independentes, comida vegetariana, agricultura biológica, artesanato urbano, concertos e venda de artigos em segunda mão, entre muitas outras coisas...). Esta primeira presença da Feira Laica no bar Espaços recebeu o carinhoso nome de Laica no Espaço, homenageando também singela e ironicamente a famosa e infeliz cadela que em tempos longínquos foi lançada para o espaço sideral numa nave soviética.
Esta Laica no Espaço promete manter a boa onda das Laicas que o não foram, as 4 anteriores, e de entre os concertos para ela programados um há que bate mais forte no nosso coração e no nosso espaço cibernáutico. Esse espectáculo intitula-se Samizdata Club e inclui a presença em palco do projecto TatsuMaki, que na noite de sábado se debaterá musical e performativamente a partir das 24 horas com alguns seus simpáticos convidados da Sci Fi Industries, naquilo a que os meus amigos da Thisco certamente chamarão de Hardware Machines Warfare (seja lá isso o que for!). O Espaços situa-se nos Anjos, no nº 5 da Rua Maria Andrade, na capital do nosso reino: Lisboa e a coisa merece mesmo uma visita e alguns gastos!

MAR DA PALAVRA LANÇA A OUTRA FACE DO LUAR, DE LURDES BREDA

A editora Mar da Palavra continua em permanente actividade na sua homérica cruzada de editar novos livros em Portugal. No próximo sábado, 16 de Dezembro, a Mar da Palavra lançará na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho, pelas 16 horas, o livro de contos A Outra Face do Luar, de autoria de Lurdes Breda, com ilustrações de Ana Loureiro. A apresentação do livro será da responsabilidade da obstetra Teresa Sousa Fernandes, também ela autora de duas obras literárias anteriormente publicadas pela Mar da Palavra.
Após aquela sessão de lançamento realizar-se-á no mesmíssimo local um concerto pelo GIO (Grupo Instrumental Orff), agrupamento local integrado no projecto lúdico-pedagógico Mosaico de Sons e Tons, que interpretará música tradicional e música popular urbana.

CLINIC APRESENTA VERNISSAGE NA SEXTA E ACORDA! (TAMBÉM COM OS SPARTAK) NO SÁBADO

O Clinic continua a marcar o andamento da noite alcobacense. É o que voltará a acontecer no próximo fim-de-semana. Sexta-Feira, 15 de Dezembro, Janita, um dos irrepreensíveis Dj authors do Clinic, estará ao comando de pratos e mesas de mistura a partir da meia-noite, apresentando o Volume 3 da sua Vernissage (música para os que não gostam do mau gosto). Sábado, 16, também a partir da meia-noite, regressa ao Clinic o imprescindível Henrique Amaro, um dos homens fortes da antena 3, que ali apresentará a nova colectânea discográfica Acorda! (Nova Música Portuguesa em MP 3), que inclui trabalhos de 60 novas bandas portuguesas da área pop/rock, entre as quais se contam os alcobacenses Spartak. Mas a coisa não se fica por aí, e a festa continuará pela noite dentro, com um Dj/Set em duelo, em que derimirão forças Henrique Amaro e Nuno Gonçalves, o cérebro dos The Gift e de muitas das melhores surpresas da noite alcobacense nos últimos anos!...

Wednesday, December 13, 2006

PARLATÓRIO CAFÉ APRESENTA LEGENDARY TIGER MAN AO VIVO E A (MUITAS) CORES!

A noite de sexta-feira 15 de Dezembro promete ser de arromba no Parlatório Café, em Alcobaça. E o caso não é para menos, dado que a partir das 23 horas estará em palco o plurifacetado one man ghow e one man band Legendary Tiger Man, apresentando Masquerade, o seu último e muito bem recebido trabalho discográfico. O espectáculo promete ser intimista quanto baste, embora a sua enleante componente visual e a sua veia criativa prometam também que aquela noite se possa e deva transformar numa caleidoscópica caixinha de surpresas no palco do Parlatório Café!

COMEÇAM HOJE OS CONCERTOS DE NATAL DO ORFEÃO DE LEIRIA/CONSERVATÓRIO DE ARTES

Realiza-se esta noite em Leiria, na Igreja do Convento da Portela, às 21 e 30, o primeiro de uma série de Concertos de Natal da Escola de Música do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes. No concerto desta noite actuarão alunos daquela Escola de Música, que na tarde de sábado, 16 de Dezembro, estarão novamente em palco, no Auditório do Orfeão de Leiria, para a sua Audição de Natal deste ano, num espectáculo em que participarão também a Escola de Dança e os Corais do Orfeão de Leiria. Entre esses dois espectáculos, serão apresentados dois recitais pela Classe de Piano do Orfeão de Leiria. Esses dois recitais serão apresentados no belíssimo Auditório do Orfeão de Leiria, o primeiro a 14 de Dezembro, às 19 e 15, e o segundo a 15 de Dezembro, às 14 horas. Feliz Natal (com o) Orfeão de Leiria!

Tuesday, December 12, 2006

NOVA GALERIA DE EXPOSIÇÕES À DISPOSIÇÃO DOS ALCOBACENSES

Quase sem se dar por isso surgiu um novo espaço expositivo à disposição dos artistas e do público alcobacense. Trata-se de um espaço do Arquitecto Gil Moreira e situa-se em Alcobaça, no nº 16 da Rua Engenheiro Duarte Pacheco. Desde o dia 8 de Dezembro que nesse espaço está disponível a exposição de pintura Companhias Separadas, que reúne trabalhos dos artistas de representação visual Natacha Costa Pereira e Rodrigo Matos Silva. Para já, a exposição abre apenas aos fins-de-semana, da parte da tarde, e deverá estar patente até à véspera de Natal.

Monday, December 11, 2006

CIE 111/PHIL SOLTANOFF LEVAM NOVO CIRCO ATÉ AO INFINITO NO CCB

O Centro Cultural de Belém volta a mostrar novo circo de qualidade irrepreensível entre 13 e 17 de Dezembro. Em palco estará nesses dias a CIE 111/Phil Soltanoff, cuja performance Plus Ou Moins l'Infini promete mesmo mostrar ao público um espectáculo mais ou menos infinito! Vale?

Sunday, December 10, 2006

BANDA ROCK ALCOBACENSE RED LINE VAI ACTUAR NA PENSÃO MOSTEIRO

Os Red Line continuam a ser a banda mais fresquinha do rock alcobacense. Adoram a sua banda e tocar ao vivo, mas não é por isso que deixam os seus créditos por mãos alheias na sua vida estudantil. Antes pelo contrário! Simbolicamente, serão os Red Line que irão encerrar a Festa de Natal promovida pela Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Pedro I, em Alcobaça, já no próximo sábado, 16 de Dezembro.
Os Red Line actuarão na Pensão Mosteiro, em Alcobaça, sábado, 16 de Dezembro, às 22 e 30, e o mínimo que se pode esperar é que sejam tão bem sucedidos como nas suas anteriores actuações ao vivo. É claro que eles voltam a prometer mais e melhor. Outra coisa não se esperava... É de ir!

ÓBIDOS VILA NATAL- MAIS UMA IDEIA BEM CONCEBIDA E BEM SUCEDIDA!

Está a decorrer até 6 de Janeiro o evento Óbidos- Vila Natal, que tem atraido milhares de visitantes à simpática vila estremenha. Apoiado numa bem programada divulgação, aquele evento ocupa um largo sector da parte histórica de Óbidos, oferecendo aos seus visitantes uma série de locais de fruição natalícia servidos por alguma originalidade e muito interesse. Além de uma Pista de Gelo, o Óbidos- Vila Natal oferece aos seus visitantes uma Aldeia do Pai Natal, a Terra de Presépio, o Carrosssel Mágico, Insufláveis Gigantes, uma Exposição de Presépios do Continente e Ilhas, Contos de Natal e muita (mas mesmo muita!) Animação de Rua. Chamando a este (mega) evento O Natal Mais Animado de Sempre, a organização do Óbidos- Vila Natal promove ainda aquilo a que chamou de Noites Mágicas, cujo início se dá todos os dias, às 18 horas, com o Brilho de Natal, ou seja, com o acender da iluminação natalícia nocturna que Óbidos preparou para este evento. Essas Noites Mágicas incluem Desfiles de Natal (todas as sextas e sábados), Concertos de Natal (Christmas Wonderlan, Natal Natais e Rocking Around The Christmas Tree) e ainda muitos Coros de Natal e um Presépio Vivo (às terças e quintas), não esquecendo a Missa do Galo, um Fim de Ano Especial e até mesmo as Janeiras... Só pode aqui escrever-se que durante estes dias Óbidos até parece a Disneylândia!

RUAS E GENTES NA LISBOA QUINHENTISTA, UM NOVO LIVRO DE ANTÓNIO BORGES COELHO

Vai ser lançado às 18 e 30 de segunda-feira, 11 de Dezembro, o novo livro de António Borges Coelho: Ruas e Gentes na Lisboa Quinhentista. O livro é lançado sob a chancela da Editorial Caminho e o seu lançamento ocorrerá em Lisboa, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal de S. Luiz, situado na Rua António Maria Cardoso. A apresentação do livro estará a cargo de António Marques de Almeida, aqui se anunciando que esta obra literária de António Borges Coelho é mais um sedutor fresco sobre a memória histórica de Lisboa, aqui se citando um seu curto excerto: "Pronunciamos nomes antigos, não só para deleite das orelhas, mas para -tocar- com o som uma velha humanidade portuguesa que prolongamos com os nossos gestos e as nossas vozes"...