Saturday, March 31, 2007

NEW KIDS ON THE BLOG! - ALCOBAÇA: GENTES E FRENTES

A blogosfera alcobacense continua a crescer. Surgiu nela agora um novo blogue, o Alcobaça: Gentes e Frentes. A sua motivação é a de ser "um espaço para a oartilha, a discussão e a troca de ideias sobre actualidade e a realidade sociocultural da região de Alcobaça". Os seus contribuintes líquidos são António Delgado, Bárbara Tomás, Marco António, Eduardo Silva, Ernesto Feliciano, Jorge Casal e José Gonçalves. Bem vindos a este universo de liberdade!

Friday, March 30, 2007

POP LEVI E NORTON EMBALAM PALCO DO CLINIC NESTE FIM-DE-SEMANA

Dois diferentes live acts de duas diferentes bandas da área pop/rock embalam neste fim-de-semana o palco do Clinic, justificando duas idas diferentes (uma em cada dia) àquele bar alcobacense. Na noite de sexta-feira, 30 de Março, actuará no Clinic o interessante projecto Pop Levi:
O nome é desde já bastante feliz para quem anda nestas vidas. Não é todos os dias que um artista tem dois ícones da publicidade no seu nome... Pop é possivelmente a palavra mais utilizada em música. Levi acaba por ser um marco de modernidade e atitude graças a famosa marca de jeans. Como se ele, que começou a estudar música aos 3 anos, compôs a primeira canção aos 9, foi músico convidado dos Ladytron, correu o mundo a tocar e tem um álbum seriamente concorrente a disco do ano, precisasse do nome para dizer que é mesmo uma estrela em ascensão… Bem vindos ao futuro…
E na noite de sábado, 31 de Março, actuarão no mesmíssimo Clinic os não menos interessantes Norton, lançando ao vivo o seu novo disco Kersche:
O novo disco dos Norton é isso mesmo. Um disco novo. Hoje em dia quase que como um objecto não identificado se tratasse. Um disco. Um álbum de canções novas onde se aplicam conhecimentos, experiências, onde se registam e documentam para sempre um período da vida de uma série de músicos.
O Clinic continua mesmo a valer a pena!

AJITAR PROMOVE PALMELA BEAT 2007

PALMELA BEAT 2007 animará Casa Mãe Rota dos Vinhos, em Palmela, na noite de sábado, 31 de Março, a partir das 24 horas. Na cabina de som estarão três DJ's de primeira água, que certamente não deixarão parar ninguém até de manhã. Serão eles o alemão Housemeister e os portuguesíssimos Disparo e Moulinex. A organização do evento é da responsabilidade da palmelense AJITAR (Associação Juvenil Ideias Transformam a Realidade). Entre o tinto e o branco alguém há-de escapar... É de ir, para quem estiver perto!

MOSAICO ROMANO DE CÓS APRESENTADO ESTA TARDE NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Nesta sexta-feira, 30 de Março, às 18 e 30, decorrerá a apresentação, na Sala dos Reis do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, do Mosaico Romano de Cós cujo regresso ao concelho de Alcobaça tem sido tão anunciado e aplaudido. Essa apresentação inaugura uma exposição da mesmíssima peça patrimonial, que estará aberta ao público até ao próximo dia 1 de Julho, sob patrocínio do IPPAR, da Câmara Municipal de Alcobaça, do Museu Nacional de Arqueologia e do Mosteiro de Alcobaça. É de ir!

Thursday, March 29, 2007

ENA PÁ 2000 REGRESSAM À ESTRADA NUMA GASTRO POP-ROCK TOUR QUE ATÉ INCLUI UM CONCURSO DE MAMAS!

Manuel João Vieira e os Ena Pá 2000 são mesmo uma das mais singulares e descomplexadas bandas da área pop/rock em Portugal. Recordo várias das suas actuações em Alcobaça, no Bar Ben, durante a década de 1990, não esquecendo também uma sua recente actuação alcobacense no Clinic Bar. O que não já recordo (e penso que eles também não!) é uma histórica improvisação feita ao vivo pelos Ena Pá 2000 numa dessas suas memoráveis actuações no Bar Ben, em que Manuel João Vieira e os seus confrades daquela banda improvisaram sobre a letra e a música da Alcobaça de Belo Marques e Silva Tavares, adaptando ironicamente a letra à poluição e sujidade dos rios de Alcobaça. Foi de ouvir, rir e chorar por mais, mas a verdade é que essa noite é tão irrepetível como qualquer actuação dos Ena Pá 2000:
Meus senhores; é oficial, definitivo e irreversível: Os Ena Pá 2000 – a verdadeira e miraculosa “banda gástrica” – vão encetar uma Gastro-Pop-Rock’n’Roll Big Pum Smell Tour no final deste mês de Março!

Com o objectivo inédito de estrangular o consumo excessivo de música da treta - um perfume de sonóxido carbónico vai invadir três pontos estratégicos do globo terrestre, três localizações nevrálgicas no controle de consumo do planeta: Coimbra, Lisboa e Cascais. Controlados estes três baluartes digestivos, o mundo irá experimentar uma prisão de ventre com proporções bíblicas, apenas comparável ao aperto urinário de Cícero, na hora em que foi degolado! Depois disso, através da catarse musical proporcionada pelo combo do famigerado Lello Minsk, dar-se-á o efeito contrário, prevendo-se uma explosão gastro-decibélica que ficará para a história universal como o Big Pum – um fenómeno acústico de aromo-terapia global capaz de abrir brechas na grande muralha da China! É por estas e por outras que a esfinge não tem nariz!

As explosões sonoras vão acontecer no Salão Brasil em Coimbra (dia 30), no Maxime Cabaret em Lisboa (dia 31), e no Lotus Bar em Cascais (no dia 36 de Março, isto é: 5 de Abril). Cheira bem, cheira a Ena Pá 2000! Viva o Big Pum!

E se qualquer actuação dos Ena Pá 2000 é irrepetível, o que escrever sobre essa sua anunciada actuação em Lisboa no Maxime Cabaret, para a qual se anuncia a inclusão de um acontecimento inédito em Portugal, um Concurso de Mamas:

Mamas! Nada como um bom par de mamas para vender seja o que for! As mamas são nutritivas, são aconchegantes, são protectoras, são decorativas, são sensuais (“sensual” significa “dá tesão”), são lactantes, são jactantes, e andam aí aos pares, espalhadas pelo globo terrestre. Para se ter uma ideia, são mesmo mais que muitas!

Então se as mamas servirem para vender mamas, ainda melhor! Junta-se uma com a outra, isto é, o útil ao agradável! Estas mamas do cartaz – que a bem dizer, podiam ser divididas por duas ou três mulheres – explicam tudo: Temos para apresentar, ou melhor, as mamas têm para apresentar uma homenagem a Russ Meyer, cuja primeira obra-prima de 1968 “Vixen” – começa e acaba no par de mamas da actriz Erica Gavin, e descamba num par (mais um!) de sequelas bem almofadadas!

Mamas a sério é no Maxime, no dia 31! Para acolchoar a noite, o grupo Ena Vixen Pá 200 (duzentos só tem um par – e bom! – de zeros…) tocará o seu novo álbum (duplo, claro!) “As Mamas Continuam”, com as suas coristas em topless, pela primeira vez depois do 25 de Abril! E para que não faltem mamas, haverá strip-tease, projecções várias (de mamas, claro!), e o aguardadíssimo concurso “Eleição Miss Super Vixen – O Melhor Par Da Noite”!

No final tudo acabará não em uma, mas sim em duas orgias monumentais – um evento a que Lisboa não assistia desde os tempos do Ballet Rose! Depois disto, para fechar a noite com chave de ouro, toda a gente irá ter sonhos cor-de-rosa!... Bilhetes 10 Euros, com direito a um copo de leite!

Não deixa de ser uma performance muitíssimo original e a verdade é que será certamente um espectáculo imperdível!

Wednesday, March 28, 2007

SÍTIO DO CEFALÓPODE NÃO ESTÁ COM MEIAS MEDIDAS E APRESENTA O ETERNO PHIL MENDRIX AO VIVO

Já nos habituámos à regular programação do Sítio do Cefalópode, o animado bar lisboeta do Largo do Contador Mor, bem juntinho ao Castelo de S. Jorge. Desde o tempo dos Chinchilas até ao tempo do Roxigénio sempre nos habituamos também a ouvir Filipe Mendes, um dos guitarristas portugueses que mais tempo se tem mantido bem perto do céu, o seja do rock sem cedências nem musiquetas de meia tijela. Agora Phil Mendrix, Filipe Mendes não deixa de surpreender tudo e todos, parecendo eternizar-se nos nossos palcos. Esse vai ser o caso da noite da próxima sexta-feira, 30 de Março, em que o eterno Phil Mendrix se fará acompanhar pelas suas guitarras eléctricas e pelo rock (é rock mesmo) da sua Technicolor Lisergic Band no palco do Sítio do Cefalópode.
O Sítio do Cefalópode – “Cefas”, para os amigos – continua assim muito à frente dos seus congéneres lisboetas por várias razões: Primeiro, porque apresenta na sua programação projectos originais (bofetada de luva amarela no estagnado panorama alfacinha, repleto de couves). Segundo, porque um desses projectos é a Super Psychedelic Phil Mendrix Technicolor Lisergic Band, que desce dos céus para arrasar o Castelo e arredores, na noite de 30 de Março!! Altas cenas, também por dois motivos: Porque Filipe Mendes – Mendrix, para os amigos – é em si um fenómeno altamente; e depois, porque o Cefalópode – “Cefas”, para os amigos – é o bar mais alto de Lisboa, tanto em historial e vibração cósmica, como na sua situação geográfica, do alto dos seus 73 metros de altitude. Mais alto, só no céu (Jesus Cristo – “JC”, para os amigos – abriu agora um bar lá em cima, mas infelizmente, também é de couves!). Por isso, calcem as botas de montanha e restante material de alpinismo, peçam ajuda a João Garcia e ao Millennium – “Milas”, para os amigos – e subam ao paraíso, isto é, ao Cefalópode (“Cefas”, para os amigos). Já agora, com tantos amigos, tragam-nos também (sim; e amigas, idem aspas)!! Vai ser bué de fixe – altamente, para os amigos!
Vai ser certamente uma noite (de rock) do caraças!

Tuesday, March 27, 2007

NOVIDADES SOBRE O CISTERMÚSICA 2007, EM PRIMEIRÍSSIMA MÃO!

Fontes muitíssimo bem informadas já nos deram algumas (celestiais) luzes sobre a programação do Cistermúsica 2007. Sabia-se já que Rui Morais se manterá como Director Executivo do Festival de Música de Alcobaça e que Alexandre Delgado o acompanhará novamente este ano como Director Artístico do festival. Sabia-se já também que a personalidade que durante os últimos anos guindou o festival ao nível do que de melhor se faz no género em Portugal será este ano acompanhada na Direcção Artística do Cistermúsica pelo pianista Alexei Eremine e pelo violoncelista Guenrik Elessin, seus companheiros de armas (musicais) no Moscow Piano Quartet, que este ano voltará a actuar no Cistermúsica, três anos depois de nele ter dado muito boa conta de si, na décima-segunda edição do festival.
Quanto às tais luzes (celestiais) que recebemos sobre a programação do Cistermúsica 2007, elas dão a entender que o Festival de Música de Alcobaça se prepara nesta sua décima-quinta edição para se manter como o mais importante evento cultural alcobacense do ano. Embora não saibamos ainda quais serão os fundamentos conceptuais este ano escolhidos para a programação do Festival de Música de Alcobaça em termos de música propriamente dita, podemos então aqui adiantar que uma das suas vertentes respeitará a três relevantes instrumentistas alcobacenses que terão espectáculos a si dedicados na programação do Cistermúsica 2007: o clarinetista António Rosa, o percussionista Manuel Campos e o tubista Sérgio Carolino. Em termos de participações orquestrais, o Cistermúsica refgistará este ano as da Orquestra do Algarve e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, esta última em concerto integrado nas comemorações do seu 15º aniversário, em que será dirigida pelos maestros Jean-Marc Burfin e Michael Zilm, este último o meu favorito entre todos os maestros residentes no nosso país. Outra novidade importante que soubemos sobre a programação do XV Cistermúsica será o regresso a Alcobaça do genial cravista Pierre Hantaï, que em 16 de Maio de 2004 deu aquele que eu ainda considero o melhor espectáculo de sempre da História do Cistermúsica! Desta vez Pierre Hantaï actuará no Cistermúsica integrando o não menos celebrizado Trio Hantaï, juntamente com os seus irmãos Marc (flautista) e Jerôme (viola de gamba). Como se vê (e se há-de ouvir) a coisa (Cistermúsica) volta a prometer mundos e fundos!

Monday, March 26, 2007

POETA JOSÉ FANHA APADRINHA CONCURSO DE POESIA ORGANIZADO PELO RANCHO FOLCLÓRICO DOS MOLEANOS

O Rancho Folclórico dos Moleanos promove um Concurso Nacional de Poesia Amadora, cujo objectivo é revelar novos poetas e fomentar o gosto pela escrita e pela leitura junto dos mais jovens. O poeta José Fanha aceitou apadrinhar este concurso, facto que muito honra e engrandece esta iniciativa. Os interessados em concorrer poderão enviar os seus trabalhos até ao final de Junho para o Rancho Folclórico dos Moleanos, cuja sede se encontra naquela simpática e laboriosa aldeia do concelho de Alcobaça, no emblemático Lagar do Barreirão. Ao vencedor do concurso será atribuido um prémio em dinheiro, sendo o melhor poema apresentado a concurso divulgado no dia 10 de Junho deste ano, em vésperas de aquela meritória colectividade comemorar o seu 29º aniversário. O regulamento deste Concurso Nacional de Poesia Amadora promovido pelo Rancho Folclórico dos Moleanos deverá ser brevemente publicado no site www.jf.aljubarrota.pt e quaisquer outras informações sobre este assunto poderão ser telefonicamente solicitadas para a sede daquela colectividade, cujo número de telefone e de fax é o seguinte: 262502622.