Friday, November 17, 2006

"EVENTO BLOG ESPAÑA" LANÇA DEBATE SOBRE UNIVERSO BLOGOSFÉRICO ESPANHOL, EM SEVILHA, ATÉ DOMINGO

Começou esta tarde em Sevilha o Evento Blog España, acontecimento que lança um forte debate sobre o universo blogosférico espanhol e decorrerá até ao próximo domingo, 19 de Novembro. Contando com cerca de trezentos bloguistas inscritos, o Evento Blog España foi inaugurado por Alfredo Sánchez Monteseirín, exemplar alcaide de Sevilha, ele próprio criador de um blogue que continua a manter em intensa actividade. Entre as várias personalidades convidadas para apresentar comunicações neste seminal evento destaca-se o norte-americano Matt Mullenweg, que em 2003 fundou a bem sucedida Wordpress.com, um dos mais importantes espaços cibernáuticos de criação gratuita de blogues. O prestigiado diário El País publicou hoje uma interessantíssima entrevista com Matt Mullenweg, cujo título cita uma sua frase que chamou a atenção para um facto a que o Nas Faldas da Serra sempre dedica especial atenção no sentido do futuro do universo blogosférico como espaço de responsabilidade: "Os bloguistas devem aspirar ao cumprimento das normas éticas dos média tradicionais". Aqui fica a nossa chamada de atenção contra quem continua a utilizar anónima e "pseudónimamente" o universo blogosférico como espaço de calúnia...

Thursday, November 16, 2006

JÁ SABEM O QUE É QUE SE PASSA ÀS TERÇAS-FEIRAS COM A CEDECE EM ALCOBAÇA?

Passam-se muitas coisas boas em Alcobaça de que nem sempre nos apercebemos. Esta, é uma delas. Passa-se desde Janeiro deste ano, no renovado (ou será revolucionado?) Celeiro do Mosteiro de Alcobaça. E tem (bons) responsáveis, claro está! Maria Bessa e António Rodrigues, directores artísticos da Cedece-Companhia de Dança Contemporânea. Esta "coisa" chama-se então Às Terças-Feiras Com a CeDeCe, tratando-se de um ciclo de programas temáticos pensado e organizado para que o chamado grande público "conheça melhor o trabalho por de trás da cortina e a relação da dança com as outras artes". Esse ciclo tem decorrido apenas nalgumas terças-feiras deste ano e assim vai continuar até ao seu final. É claro que vale mesmo a pena contactar presencialmente com bailarinos em pele e osso, que para lá da sua enorme qualidade artística e interpretativa também gostam de contactar com as pessoas e de ouvir o que estas pensam. Tudo isso ali se consegue e muito mais... Esse muito mais é a possibilidade única que este ciclo oferece de podermos contactar presencialmente com a magia do bailado. Que existe mesmo, posso aqui afiançar...
Até final deste ano serão ainda apresentadas três sessões deste ciclo, que se iniciam impreterivelmente às 19 horas, tendo a duração aproximada de uma hora. Já sabe que é no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça que a Cedece nos recebe e acarinha e só falta aqui referir que a próxima etapa do Às Terças-Feiras Com a CeDeCe se vai realizar já na próxima terça-feira, 21 de Niovembro, tendo como tema O Bailado e a Literatura, em que seremos conduzidos pela sabedoria de António Rodrigues. É mesmo pecado faltar!

AR.CO BAZAR EXPÕE E VENDE ARTE NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Vai ser inaugurada na sexta-feira, 17 de Novembro, na Galeria 1 e na Sala Polivalente do Centro Cultural de Belém, uma exposição/venda organizada pela Arco. Durante três dias, até 19 deste mês, serão ali mostrados desenho, pintura, escultura, fotografia, joalharia, ilustração BD e gravura oferecidos por antigos e actuais alunos da Arco, com a altruísta finalidade de ajudar o financiamento daquela escola de arte. Vamos então fazer uma visitinha ao Ar.co Bazar!

Wednesday, November 15, 2006

BATALHA (RE)PENSA ASSOCIATIVISMO NO SÉCULO XXI

Refere subliminarmente o senso comum (e não só) que "pensar é próprio do homem". A Câmara Municipal da Batalha e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha vão levar muito mais longe essa ideia e vão organizar um fórum onde se enaltecerá que "pensar também é próprio do movimento associativo". A ideia até nem está nada má, pois não? Esse fórum organizado por aquelas duas entidades decorrerá no sábado 25 de Novembro, a partir das 9 e 30, no Auditório Municipal da Batalha, intitulando-se "(Re)pensar o Associativismo no Século XXI". Embora o objectivo principal daquele encontro seja "proceder a uma análise da realidade actual do movimento associativo naquele concelho, a verdade é que ali serão bem-vindos todos os que quiserem "abrir a pestana" sobre algumas temáticas relacionadas com aquele problema, que ali serão (certamente) apresentadas e discutidas (espera-se).
Quaisquer informações sobre este fórum poderão ser recolhidas pelo telefone 244766309 ou pelo e-mail museu.batalha@mail.telepac.pt ou directamente no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha. É de ir!

Tuesday, November 14, 2006

QUEM QUER TOCAR NUMA ORQUESTRA EUROPEIA DE JAZZ?

O Gabinete das Relações Culturais Internacionais do Ministério da Cultura anunciou excelentes novidades para os jovens instrumentistas de jazz portugueses com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos. Essa boa nova jazzística consiste numa série de audições que terão em vista a selecção de jovens instrumentistas que poderão integrar uma orquestra europeia de jazz destinada a celebrar as presidências alemãs, portuguesa e eslovena da Comunidade Europeia. Essas audições decorrerão em Lisboa, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em 27 e 28 de Novembro, sendo o júri português encorpado pelos especialistas José Duarte, Mário Santos e Zé Eduardo.
Pretendem-se com esta audição seleccionar saxofonistas (alto, tenor, barítono e soprano), trombonistas, trompetistas, flautistas, clarinetistas, baterias, baixistas, contrabaixistas, guitarristas (ritmo e solo), bateristas, teclistas e vocalistas, que terão a possibilidades de concorrer e de se candidatarem a integrar aquela orquestra.
Os interessados em mostrar o que valem (jazzisticamente) naquelas audições terão de se inscrever previamente, até ao próximo dia 23 de Novembro, podendo preferencialmente fazê-lo pela via electrónica, para o endereço mcgri@mail.telepac.pt, pdendo também fazê-lo pessoalmente, deslocando-se ao 2º andar do º 45 da Rua de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, para onde podertão também enviar o seu pedido de inscrição por correio, não se esquecendo que o código postal daquele endereço é 1269-139 Lisboa.
Vamos lá rapaziada! Está na hora de mostrar o que valem os novos músicos de jazz portugueses!

LOTO INICIAM HOJE DIGRESSÃO PELAS FNAC'S PORTUGUESAS

A banda pop alcobacense Loto inicia esta noite , às 22 horas, na FNAC de Gaia, uma digressão nacional de divulgação do seu recente e (muito) bem sucedido CD Beat Riot pelas lojas portuguesas daquela multinacional de origem francesa. Essa digressão pelas FNAC'S do Norte continuará a 18 deste mês, com actuações "à moda do Porto" na FNAC Santa Catarina, às 17 horas, e na FNAC NorteShopping, às 22. A 25 de Novembro, a digressão FNAC de Beat Riot desce ao centro do país, com uma actuação dos Loto na FNAC Coimbra, às 22 horas, seguindo a toda a velocidade para Lisboa, onde marcará presença a 26 de Novembro, no palco da FNAC Chiado, às 18 e 30. O final desta digressão FNAC Portugal dos Loto e do seu Beat Riot, assinalará a presença, com pompa e circunstância, no palco da FNAC Colombo, às 21 e 30.
É claro que vale sempre a pena ouvir os Loto ao vivo e a cores, mas a verdade é que nós, dedicados fãs da banda já só pensamos naquele (tal) dia de que já se fala (muito baixinho e muito convictamente), em que a banda estará em palco em Lisboa (ou será em Alcobaça), com a participação em palco do joydivisiano e neworderiano Peter Hook! Já não penso noutra coisa...

Monday, November 13, 2006

EDITORIAL CAMINHO LANÇA NOVA EDIÇÃO DO -CONCURSO UMA AVENTURA... LITERÁRIA-

A Editorial Caminho lança já neste mês de Novembro uma nova edição do salutar Concurso Uma Aventura... Literária, destinado a alunos de escolas portuguesas. Relembrando que no ano anterior foram recebidos a concurso 6011 trabalhos literários de mais de 9000 alunos, a Editorial Caminho congratula-se por novamente tentar ajudar a criar hábitos de escrita e leitura nos portugueses mais jovens. É claro que tem o nosso apoio! Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados para a Editorial Caminho até 15 de Fevereiro de 2007, podendo o regulamento e as fichas de inscrição para este Concurso Uma Aventura... Literária 2007 ser conseguidos na barra esquerda da front page do site http://www.editorial-caminho.pt
Se eu fosse um rapaz novinho, começava já a escrever um conto, antes que fosse tarde...

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CONTINUA DE MÃOS DADAS COM A SOCIEDADE CIVIL E ORGANIZA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN PARA A DIVERSIDADE

Se há gente que não brinca em serviço são os responsáveis do Instituto Superior Técnico. E enquanto muito boa gente não passa da teoria e de ditar sentenças sem mais nada fazer, aquela dotada instituição universitária continua a reger-se pela boa prática de frequentar e deixar-se frequentar pela chamada sociedade civil. Prova do que anteriormente se escreveu é o Curso de Pós-Graduação Design Para a Diversidade, em cuja organização o Instituto Superior Técnico se alia ao Centro Português de Design e à Fundação Liga. Entidades que neste seu interessante empreendimento contam também com a participação do European Institute for Design and Disability e da Design For All Foundation.
Aquele curso de pós-graduação decorrerá em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, entre 12 de Janeiro e 7 de Julho de 2007, tendo por destinatários potenciais designers, arquitectos, engenheiros, técnicos dos serviços públicos, técnicos da área da saúde ou dos seguros, ou outras áreas conexas com a a problemática da Acessibilidade. O seu objectivo essencial é formar profissionais capazes de dinamizar e transformar os processos e tecnologias no campo da concepção e projecto de produtos, edifícios, espaços públicos e serviços que atendam às necessidades de todos os utilizadores, no sentido de fomentar a inclusão social.
Os interessados em frequentar este Curso de Pós-Graduação Design Para a Diversidade terão de se inscrever até final do corrente mês de Novembro, no Núcleo de Pós-Graduação e Formação Contínua do Instituto Superior Técnico, podendo ainda fazê-lo pelo telefone 218417501 ou pelo e-mail carla.amaral@ist.utl.pt

Sunday, November 12, 2006

O ASSINALÁVEL EXEMPLO AMBIENTAL DA AGENDA MUNICIPAL DO SEIXAL

Há muito tempo que recebo regularmente e aprecio (muito) especialmente a Agenda Municipal elaborada e distribuida pela Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal do Seixal. Sendo presentemente dirigida e coordenada por Maria Teresa Ré, aquela publicação conta com um corpo redactorial e editorial de quase 30 colaboradores, que usualmente (nela) não deixam ficar os seus créditos por mãos alheias, conseguindo que aquela publicação seja (muito) mais que um mero cardápio de espectáculos e eventos apresentados e realizados naquele concelho. Esse volta a ser o caso da sua edição nº 18, destinada a divulgar (praticamente) quase tudo o que de interesse cultural se irá passar nas variadas infra-estruturas culturais do concelho do Seixal durante os meses de Novembro e Dezembro deste ano.
Contudo, a Agenda Municipal do Seixal volta a não se ficar por aí e, tal como é (nela) habitual, publica um caderno temático, que nesta sua edição é tematicamente intitulado e dedicado a Consumo Energético e Energias Renováveis. Esse caderno ambiental ocupa 18 páginas desta edição nº 18 daquela Agenda Municipal e nele se pode consultar muita e bem concebida informação dedicada àquele enormíssimo problema, não esquecendo mesmo uma série de conselhos práticos para poupar energia e a divulgação de vários livros dedicados a esta temática. No final deste seu caderno, aquela Agenda Municipal divulga ainda vários sites cibernáuticos dedicados a Consumo Energético, Energias Renováveis, Geologia e Tratamento de Resíduos, mostrando mais uma vez que naquela casa não se brinca com estas coisas!

EDITORIAL PRESENÇA (RE)LANÇA NOBEL ORHAN PAMUK NO MERCADO NACIONAL

Àparte o "Caso Saramago", Portugal tem sido nos últimos anos (muito) surpreendido com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a autores pouco conhecidos e quase ignorados no nosso panorama editorial. Esse voltou a ser o "caso" este ano, quando a Aacademia Sueca atribuiu aquele prémio ao romancista turco Orhan Pamuk. Contudo, a Editorial Presença está já a contribuir para um melhor conhecimento da produção literária de Orhan Pamuk em Portugal, já no corrente mês de Novembro, reeditando um dos seus romances mais aplaudidos e apreciados, A Cidadela Branca e editando pela primeira vez em Portugal o seu (mais recente) romance A Vida Nova. Escritor de referência num país sempre suspenso entre o Oriente e o Ocidente, Orhan Pamuk é autor de uma escrita assombrosa, intrigante e magnificamente delineada, que muitas vezes assume o popder encantatório de Sheerazade. É de correr já para as livrarias e comprar, e chegadinhos a casa, sentarmo-nos no sofá, frente à lareira, começando a nossa fascinante caminhada pela escrita de Orhan Pamuk!