Saturday, July 19, 2008

PAULA TERESA EXPÕE AGUARELAS NO POSTO DE TURISMO DE ALCOBAÇA

A Galeria do Posto de Turismo de Alcobaça está a apresentar uma exposição de aguarelas da artista alcobacense Paula Teresa, que vai estar patente ao público até ao próximo dia 30 de Julho. A exposição pode ser visitada de segunda a domingo das 10 às 13 e das 15 às 19 horas. Nós já lá fomos e garantimos que vale a pena!

O (FELIZ!) BENEFÍCIO DA DÚVIDA, HOJE À NOITE, EM ALCOBAÇA

É verdade. A programação cultural alcobacense está de muito boa saúde e perfeitamente aconselhável. Em quantidade e em qualidade! Por exemplo, hoje, sábado, 19 de Julho, o público alcobacense tem a escolher entre dois promissores espectáculos (embora tenha a possibilidade de ir a ambos:
1- Sangre Flamenca - Nuevo Ballet Español - Alcobaça - sábado - 19 de Julho - às 22 horas - Claustro do Rachadouro - Mosteiro de Alcobaça - Coreografia e direcção artística: Ángel Rojas e Carlos Rodríguez
2- O Jazz do It - Alcobaça - Clinic - sábado - 19 de Julho - Atos Trio (Lucas Acuna- guitarra, Gonçalo Almeida- contrabaixo, Luis Candeias- bateria)
Dj/Set - Trash Selector, invited by Kid Disco
Viva Alcobaça!

XXII FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DE ALCANENA

Tem lugar, no próximo dia 24 de Julho, pelas 21 horas, no Jardim Praça 8 de Maio, o XXII Festival Internacional de Folclore de Alcanena. A edição de 2008 daquele festival contará com a participação/actuação de seis grupos de folclore, quatro internacionais (Eslovénia, Colômbia, Geórgia e Bulgária) e dois grupos nacionais – Rancho Folclórico de Gouxaria (em representação do concelho de Alcanena) e o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo. A anteceder o espectáculo, terá lugar, pelas 20 e 30, um Desfile Etnográfico, no qual participarão todos os grupos presentes na 22.ª edição do Festival Internacional de Folclore de Alcanena. O evento é de entrada livre e será certamente muito aconselhável para quem aprecia folclore!

Friday, July 18, 2008

É JÁ HOJE: CEDECE JUNTA-SE A BALLET NACIONAL DA CROÁCIA EM GRANDE ESPECTÁCULO DE MÚSICA E DANÇA, NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

A CeDeCe alia-se criativamente ao Ballet Nacional da Croácia, para um grande espectáculo, Ancient Times Today, que será apresentado no Claustro do Rachadouro, no Mosteiro de Alcobaça, às 22 horas de hoje, sexta-feira, 18 de Julho:
Três artistas criadores. Três nacionalidades – o compositor Marjan Necak, natural da Macedónia e os coreógrafos Stasa Zurovac, da Croácia, e Luís Sousa, de Portugal. Uma unidade de espectáculo através da música, expressamente encomendada e da fonte de inspiração comum de ambos os coreógrafos – temas milenários, numa abordagem contemporânea.Versatilidade, não só através de linhas coreográficas distintas, mas também pela interpretação dos artistas bailarinos que compõem cada um dos elencos. Um espectáculo único, num único espectáculo, para o grande público. Duração- aproximadamente 1 hora e 40 minutos, com intervalo. É claro que o Nas Faldas da Serra aconselha muito vivamente, publicando mesmo aqui uma motivadora amostra, em forma de spot:
http://www.youtube.com/watch?v=ULq6UbUcG_E
É de ir! E de levar toda a família! Até porque o Claustro do Rachadouro é também muito bonito!

FINALISTAS DO CURSO DE TEATRO DA ESMAE APRESENTAM FALHA, DE MARTA FREITAS

TEATRO HELENA SÁ E COSTA
(Rua da Alegria, 503 -entrada Rua da Escola Normal, 39- Porto)
19 a 27 de Julho / 22 horas
(excepto segunda, dia 21)
Falha
Alunos finalistas Curso de Teatro da ESMAE
Entrada: 1€
Texto: Marta Freitas
Encenação: João Cardoso
Desenho de Luz: Nuno Meira
Cenografia e Figurinos: Catarina Barros; Cátia Barros; Joana Caetano
Música: Sérgio Martins; Rui Lima
Interpretação: Hugo Moreira; Hugo Sousa; Mário Rui Filipe; Marta Freitas
Num dia especial comemora-se. Brinda-se às coisas realmente importantes, resolve-se uma falha... e, acima de tudo, sofre-se. Pelo que existiu, pelo que nunca há-de existir, ou pela angústia de não sabermos se existe. Sobrevive-se.
A criatividade desta gente é mesmo muito aconselhável: é de ir!

MULGREW MILLER & WINGSPAN EM CONCERTO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM - HOJE!

Mulgrew Miller é um dos músicos do panorama jazzístico actual com mais discos gravados, cerca de 400, ficando em segundo lugar apenas atrás do seu colega e amigo Kenny Barron. Desde muito cedo, este pianista americano procurou rodear-se apenas dos melhores músicos, tendo tocado com a maioria dos grandes nomes do jazz - Art Blakey's Jazz Messengers, Quinteto de Tony Williams, Duke Ellington Orchestra, Joe Lovano, Trio de Ron Carter... entre tantos outros. Mulgrew Miller traz ao CCB, pela primeira vez, o seu sexteto - Wingspan.

18 de Julho - 21 horas

Lisboa - Grande Auditório do Centro Cultural de Belém

Wingspan, sexteto que Mulgrew Miller tem conduzido ao longo de vinte anos, conta actualmente com Steve Nelson no vibrafone, Duane Eubanks no trompete, Steve Wilson no saxofone alto (nesta participação substituído por Antonio Hart), Ivan Taylor no contrabaixo e Rodney Green na bateria. O grupo retomou a sua actividade em 2006 com um concerto em tributo a James Williams, a quem Mulgrew Miller sucedeu enquanto Director de Estudos de Jazz na William Paterson University em New Jersey. Wingspan é também o título de um tema original do pianista, composto em tributo a Charlie Parker. O repertório do grupo inclui composições originais de Mulgrew Miller e temas do cancioneiro americano. Mulgrew Miller & Wingspan é também o grupo convidado pelo CCB para leccionar a primeira edição da Lisbon Jazz Summer School.

MULGREW MILLER- Piano
IVAN TAYLOR- Contrabaixo
RODNEY GREEN Bateria
STEVE NELSON- Vibrafone
ANTONIO HART- Saxofone alto
DUANE EUBANKS- Trompete

Valerá certamente a pena! É de ir!

Thursday, July 17, 2008

IGNÁCIO RODES DÁ RECITAL DE GUITARRA EM LEIRIA

Continua a decorrer, entre 12 e 21 de Julho, o Festival Internacional de Guitarra de Leiria. O importante evento, organizado pelo Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes, trouxe à capital do distrito muitos alunos e alguns relevantes mestres internacionais da guitarra. Um deles é Ignácio Rodes, que além de ser um dos mestres do V Master Classe e Concurso Internacional de Guitarra ainda estará disponível (felizmente!) para dar um recital no belíssimo auditório do Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes. Vai ser amanhã, sexta-feira, 18 de Julho, às 21 e 30, e será certamente um notável espectáculo! É de ir!

JAZZ DO IT CONTINUA, EM ALCOBAÇA, NO CLINIC

O Jazz do It, festival de jazz organizado em Alcobaça, pelo Clinic, continua no próximo sábado, 19 de Julho, com um concerto pelo Atos Trio (Lucas Acuna- guitarra, Gonçalo Almeida- contrabaixo, Luis Candeias- bateria). Como vem sendo habitual neste jovem festival, a noite será também animada por um Dj/Set, numa ocasião em que os comandos da mesa de mistura do Clinica estarão por conta e risco de Trash Selector, invited by Kid Disco. Interessante, não é?

NUEVO BALLET ESPAÑOL APRESENTA-SE EM ALCOBAÇA

Sangre Flamenca - Nuevo Ballet Español
Alcobaça, 19 de Julho, às 22 horas
Claustro do Rachadouro - Mosteiro de Alcobaça

O Nuevo Ballet Español, uma das mais prestigiadas companhias de dança espanhola e flamenca, apresenta-se pela primeira vez em Portugal com o espectáculo Sangre Flamenca.
Conhecida pela sua garra, paixão e força de interpretação, esta companhia tem actuado nas mais importantes salas e festivais a nível internacional, com recepção entusiástica tanto a nível do público, como da crítica. Em 2000, recebeu o primeiro lugar no Prémio UP de Danza para a melhor companhia de dança espanhola e de flamenco e, em 2005, os seus directores e fundadores, Angel Rojas e Carlos Rodriguez, foram galardoados com o Prémio Villa de Madrid Pilar Lopez para melhores intérpretes de dança.

Coreografia e direcção artística: Ángel Rojas e Carlos Rodríguez

Será certamente um espectáculo de encher o olho (e o ouvido)!

Wednesday, July 16, 2008

GRUPO ALMA DE COIMBRA E CORAIS DO ORFEÃO DE LEIRIA DÃO CONCERTO

O grupo Alma de Coimbra e os Corais do Orfeão de Leiria apresentam-se em concerto, amanhã, quarta-feira, 17 de Julho, pelas 21 e 30 horas, no auditório do Orfeão de Leiria. Os dois grupos, dirigidos pelo maestro Augusto Mesquita, vão mostrar um repertório de qualidade e prestígio. Augusto Mesquita, maestro titular do Corais do Orfeão de Leiria, é director artístico do Festival de Música em Coimbra e do grupo coral Advocal. O concerto contará com a participação de Inês Mesquita, no piano, Daniel Tapadinhas, no trompete e percussões e Luísa Mesquita, no contrabaixo. Promete!

Tuesday, July 15, 2008

ANCIENT TIMES TODAY: UM OLHAR ACTUAL SOBRE MITOS NA ANTIGUIDADE - UM ESPECTÁCULO DA CEDECE E DO RIJEKA BALLET ENSEMBLE, EM ALCOBAÇA. A NÃO PERDER!

Ancient Times Today - Um Olhar Actual Sobre Mitos na Antiguidade
Uma co-produção CeDeCe / Rijeka Ballet Ensemble, para ver (e ouvir) em 18 de Julho, às 21h30, no Claustro do Rcahadouro do Mosteiro de Alcobaça; com coreografia de Stasa Zurovac e Luís Sousa e com música de Marjan Necak.
"Três artistas. Três nacionalidades". Assim é definido o conceito deste espectáculo que reúne três criativos de diferentes proveniências: o compositor Marijan Necak, da Macedónia; e os coreógrafos Stasa Zurovac, da Croácia, e o português Luís Sousa. "Ancient Times Today - um olhar actual sobre mitos na antiguidade" é uma produção da companhia de reportório CeDeCe e o colectivo croata do Rijeka Ballet Ensemble. Luís Sousa trabalhou criativamente com os bailarinos croatas, enquanto Stasa Zurovac investiu a sua criatividade nos bailarinos portugueses. Um intercâmbio cuja diversidade de estilos encontra a sua unidade na música, especialmente criada para esta produção pelo compositor macedónio Marijan Necak.

ver spot em: http://www.youtube.com/watch?v=ULq6UbUcG_E

co-produção CEDECE RIJEKA BALLET ENSEMBLE
direcção artística CeDeCe ANTÓNIO RODRIGUES MARIA BESSA
direcção artística Rijeka Ballet Ensemble STASA ZUROVAC
direcção artística do Theatre Ivan pl. Zajc NADA MATOSEVIC ORESKOVIC
música MARJAN NECAK
desenho de luz ANTÓNIO RODRIGUES BORIS BLIDAR
figurinos JOÃO TABORDA
cenografia ZORZ DRAUSNIK
maestros NADA MATOSEVIC ORESKOVIC IGOR VLAJNIC
músicos
primeiro violino DARKO LINARIC
violino VESNA KOLACIO
viola VLAHO PROHASKA
violoncelo TETYANA SKLYARENKO
contrabaixo cordas ZORZ DRAUSNIK
tímpanos HRVOJE SEKOVANIC
clarinete TONCI TRINAJSTIC
trompa VINKO ROZIC
oboé TATIJANA PETRUSEVSKA-KARASKAKOVSKA
trombone / guitarra eléctrica MARIJAN ORESKOVIC
sintetizador / piano ELLA VESELIN
cantores solistas
soprano OLGA SOBER tenor VOLJEN GRBAC
mezzo soprano KRISTINA KOLAR barítono CVETAN PELCIC

[SONG OF SONGS]
coreografia STASA ZUROVAC
Este poema sobre o amor espiritual, retirado da Bíblia, costuma ser atribuído ao Rei Salomão, filho de David. Há muito tempo que me interessava e que eu tinha em mente conceber uma peça que o combinasse com outro poema enigmático - o "Poema Obscuro", do famoso poeta apocalíptico croata, Janko Polic Kamov.
com
ele BENJAMIN DURAN
ela CATARINA CORREIA
rapariga HARUKA FUKUIZUM
4 velhas senhoras CAMILA MOREIRA ERICA GAWLEY JOANA PUNTEL VANESSA VIEIRA
pessoas MIGUEL AREIAS ALIA CRUTCHER MARCO LA PERNA ANDRÉ ZACHERY

PENÉLOPE]
coreografia LUÍS SOUSA
Penélope, mulher de Ulisses, prima de Helena de Tróia.
Vinte anos à espera do seu marido, que defende a moralidade de Helena, Penélope tem um caminho penoso pela frente. A espera por Ulisses, a sombra da sua vida (Helena), o desespero do seu filho Telémaco, o abuso dos cavaleiros do reino, a morte das doze aias. História. Mito. Será que o tempo da História e a Palavra do Mito foram correctos e justos para com Penélope? Foi Penélope uma mulher sofredora na mão do Homem? Ou era Penélope simplesmente mais uma mulher na História e no Mito?
penélope PAULA RUS
ulisses ANDREI KÖTELES
helena de tróia MARTA VOINEA
telémaco ASHATBEK YUSUPZHANOV
aias KRISTINA KAPLAN IRINA KÖTELES ANNA PONOMAREVA SABINA VOINEA
pretendentes ROBERTO BARBOSA PEREIRA JÚNIOR VLADIMIR DE FREITAS ROSA
Um espectáculo absolutamente imperdível!

RECITAL DE TOMÁS CAMACHO, EM ALVAIÁZERE

Quarta-feira, 16 de Julho, às 21 e 30, o categorizado guitarrista português Tomás Camacho dá um recital, na Casa Municipal de Cultura, em Alvaiázere. Trata-se de um espectáculo que merece especial atenção... É de ir!

PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO DO OESTE E VALE DO TEJO VAI ESTAR EM DEBATE, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

O Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça recebe, na próxima sexta-feira, 18 de Julho, das 18h30 às 21h00, uma sessão pública de apresentação e esclarecimento do PROT-OVT - Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo. O período de discussão pública teve início no dia 2 de Junho e prolonga-se até 4 de Agosto. A proposta de PROT-OVT, o Relatório Ambiental do Plano e o parecer final da Comissão Mista de Coordenação encontram-se disponíveis para consulta nos seguintes locais:
· Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo - Divisão de Documentação e Recursos Informáticos, sito na Rua Artilharia Um, n.º 33, 1269–145 Lisboa, e nas Delegações Sub-regionais do Vale do Tejo (Rua Zeferino Brandão, 2000-093 Santarém) e do Oeste (Rua de Camões, n.º 85, 2500 Caldas da Rainha);
· Gabinete de Apoio Técnico de Torres Novas (Rua dos Anjos, n.º 10 - Solar dos Anjos, 2350 Torres Novas);
· http://consulta-protovt.inescporto.pt;
· Sítio da CCDR LVT (www.ccdr-lvt.pt).
Durante o referido período, os interessados poderão enviar as suas observações e sugestões, na forma escrita, através do preenchimento da ficha de participação, para a morada postal ou para o endereço web acima mencionados.
A entrada dia 18 de Julho é livre e será óptimo que quem se achar no direito de dizer algo sobre o assunto não deixe de aproveitar esta oportunidade... É de ir!

PROTEJA A SUA CASA COM 11 PASSOS, UMA PERTINENTE CAMPANHA DO SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL DE ALCOBAÇA

Proteja a Sua Casa Com 11 Passos, é uma pertinente campanha lançada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Alcobaça (S.M.P.C.) junto dos habitantes do concelho: uma campanha que surge no âmbito da responsabilidade social do Município para com a comunidade local.Para manter uma casa segura e livre de qualquer perigo de incêndio, o SMPC recomenda:

· Conservar uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros);
· Manter as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providenciar que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros;
· Certificar que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se situam sobre a cobertura;
· Conservar o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a actuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006;
· Manter os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc.) fora da faixa de 50 metros na zona envolvente da habitação;
· Manter as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados;
· Guardar as pilhas de lenha afastadas da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado;
· Manter uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação;

· Manter a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio;
· Colocar uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixar frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior;
· Informar o Serviço Municipal de Protecção Civil sempre que as medidas não estejam a ser cumpridas.

Em caso de incêndio, os habitantes devem ligar para o número 112, uma linha gratuita, apta a responder às necessidades da comunidade.

Isto é que é fazer serviço público, não é?

Monday, July 14, 2008

UMA PROPOSTA DO NAS FALDAS DA SERRA: DESCUBRA AS DIFERENÇAS!

Andámos a passear pelo You Tube e descobrimos coisas muito engraçadas:
Espectáculo de Luís de Matos, em Alcobaça, em 2008
Espectáculo de Luís de Matos, na Galiza, em 2007
Tentámos encontrar diferenças e acabámos por encontrar muitas semelhanças... É claro que convidamos os nossos visitantes e amigos a fazer o mesmo. Descobrirão coisas muito engraçadas, e não só...

S. MARTINHO DO PORTO VAI TER BIBLIOTECA NA PRAIA, JÁ A PARTIR DE AMANHÃ

Pela primeira vez, a vila de São Martinho do Porto vai ter uma biblioteca de praia. Entre 15 de Julho a 24 de Agosto, será disponibilizado um espaço, na Praça Engenheiro Frederico Ulrich, onde os veraneantes poderão solicitar livros para leitura na praia. A estrutura servirá ainda como posto de informação da região (actividades e vendas de bilhetes para os espectáculos de Verão, etc).
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 14 às 20 horas
Ora aí está uma interessante e sábia iniciativa do Município de Alcobaça!

Sunday, July 13, 2008

PLAYTIME DE JACQUES TATI NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA - ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL!

CICLOS DE CINEMA 2008
MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS
JACQUES TATI: PLAYTIME NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
PLAYTIME / 15 DE JULHO / 14h 30 e 21h 30
Jacques Tati não só conseguiu inscrever o seu nome na História do Cinema como o fez em apenas seis filmes. Durante este mês, o ciclo MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS apresenta mais um deles, após ter devolvido parte da obra deste cineasta francês à sala de cinema, em cópia restaurada de 35 mm, no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA. Na próxima terça-feira, 15 DE JULHO teremos então uma das mais aclamadas obras deste mestre francês: PLAYTIME, filme de 1967 onde Jacques Tati torna a dar vida e a interpretar o papel de Mr. Hulot. O filme será apresentado na sequência do ciclo dedicado ao actor e realizador gaulês em duas sessões diárias (pelas 14h 30 e 21h 30) no Grande Auditório do CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, sendo a última obra no contexto do programa dedicado ao cineasta francês apresentada pelos MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS que em Agosto, devido à pausa de Verão daquele espaço, descansa para férias. Realizador, argumentista e protagonista da maioria dos seus próprios trabalhos (a criação do alter-ego Monsieur Hulot é uma das mais míticas a par de Charlot por Chaplin), Tati foi um comediante que não deixou de usar a Sétima Arte como forma de expressão maior no domínio da sátira social. Fê-lo através do riso e para entretenimento do público, atingindo um rigor e uma sofisticação conceptual ainda hoje raras. A crítica aos excessos da "modernidade" tão comuns na sua obra (nomeadamente no campo do design e da arquitectura moderna cujas regras totalitárias iam alastrando durante a sua época) tornou-se, no fundo, uma dos maiores manifestos de modernismo cinematográfico. Jacques Tati não é a descoberta de um mero "clássico" do cinema, mas antes a visão de uma clássica condição humana. E isso sempre foi "moderno". MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema. Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, entre outros.
Faça o download do programa Jacques Tati aqui:
http://www.sendspace.com/file/w8dcvt
Veja o trailer de "O Meu Tio" aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=LGv3FrXITol
É o nosso filme preferido de Tati... Absolutamente imperdível!

RODA DE CHORO DE LISBOA NA ACADEMIA DE RECREIO ARTÍSTICO MÚCIO SÁ

RODA DE CHORO DE LISBOA- continua às terças na Academia de Recreio Artístico Múcio Sá (bandolim e cavaquinho), Luís Bastos (clarinete), Carlos "Bisnaga" Lopes (acordeão)Nuno Gamboa (violão de 7 cordas), Alexandre "Barriga" Santos (percussão) e alguns convidados e amigos... São estes os chorões que se reunem todas as terças-feiras, sempre às 22.30h, para celebrar a música de Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo e muitos, muitos outros...Morada Academia de Recreio Artístico, Rua dos Fanqueiros, 286, 1º andar, L (Lisboa - Baixa Pombalina). A próxima terça-feira não vai ser excepção... É de ir!