Saturday, September 20, 2008

ORQUESTRA GULBENKIAN ACTUA HOJE NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2008


Sábado - 20 de Setembro - Lisboa
Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian
21h00 - 10 € e 6€ (para menores de 30 anos)
Orquestra Gulbenkian
direcção: Lorraine Vaillancourt
flauta: Marion Ralincourt
violino: Gareguin Aroutiounian
Luciano Berio - Requies
Jonathan Harvey - Calling across time
Philippe Hurel - Phonus
Bruno Gabirro - vai faltar sempre um dia - Concerto para Violino e Orquestra (encomenda da Miso Music Portugal)
A Fundação Calouste Gulbenkian associa-se novamente ao Festival Música Viva para um percurso através de alguns dos principais compositores dos últimos cinquenta anos, num programa há muito esperado em Portugal. De Luciano Berio, figura incontornável da música da segunda metade do século XX, um dos “enfants terribles” da vanguarda musical das décadas de 50 e 60, mas cujo lirismo e força expressiva sempre o colocaram num lugar à parte, ouviremos em estreia portuguesa Requies. De Jonathan Harvey, certamente um dos maiores compositores da actualidade em cuja obra encontramos uma especial riqueza tímbrica a par com uma inigualável transparência sonora, teremos oportunidade de assistir à estreia nacional de Calling Across Time, na qual os meios electrónicos combinados com a orquestra vêm justamente contribuir para a rara sensibilidade harmónica da sua música. De Philippe Hurel, figura de destaque no meio musical francês, herdeiro da escola espectral, ouviremos o concerto para flauta e orquestra Phonus, numa quase homenagem a Debussy e a L’Après-Midi d’un Faune e finalmente teremos ainda em estreia absoluta uma obra para violino e orquestra, encomenda da Miso Music Portugal ao jovem compositor português Bruno Gabirro, valor emergente do nosso meio musical. A Orquestra Gulbenkian contará para este concerto com dois solistas de eleição, a flautista Marion Ralincourt e o violinista Gareguin Aroutiounian sob a direcção da maestrina Lorraine Vaillancourt, fundadora e directora do Nouvel Ensemble Moderne de Montréal e que pela primeira vez se apresenta em Portugal.
Um concerto imperdível para os adeptos da música culta contemporânea!

APRESENTAÇÃO DO LIVRO FERNANDO PESSOA E OS MUNDOS ESOTÉRICOS, EM LISBOA, NA CASA FERNANDO PESSOA

A Casa Fernando Pessoa, a Junta de Freguesia do Santo Condestável e a Ésquilo Edições e Multimédia, convidam-nos para a apresentação do livro Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos, na sua 3.ª edição revista e aumentada, de autoria de José Manuel Anes, no próximo dia 23 de Setembro, pelas 18h30, em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa. A apresentação do novo livro estará a cargo do autor e de Manuela Parreira da Silva, professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A Casa Fernando Pessoa situa-se na Rua Coelho da Rocha, n.º 16, em Lisboa, e é um local muito aconselhável e bem frequentado (por quem adora Fernando Pessoa!). É de ir!

O EQUINÓCIO DE OUTONO NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Para assinalar devidamente o Equinócio de Outono, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Ano Internacional da Astronomia 2009, em colaboração com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e a companhia de teatro Marionet, apresentam diversas actividades para os próximos dias 22 e 23 de Setembro. Todas as iniciativas têm entrada gratuita e têm mesmo muito interesse. Mais informações em www.museudaciencia.pt
Museu da Ciência / Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal / Coimbra
E a verdade é que este museu se continua a comportar como um museu a sério! É de ir!

1º LIGA PARQUE - JORNADA DE SENSIBILIZAÇÃO DA LUTA CONTRA O CANCRO, HOJE, NA MARINHA GRANDE

Realiza-se hoje, sábado, 20 de Setembro, uma jornada de sensibilização e de luta contra o cancro, na Marinha Grande, por iniciativa do núcleo local da Liga Portuguesa contra o Cancro. A iniciativa chama-se 1º Ligaparque, decorrendo a partir das 10h30, no Parque Mártires do Colonialismo, com uma manhã desportiva. Às 14 e 30 actuará a Orquestra Ligeira da Marinha Grande, seguindo-se palestras sobre alimentação e a sua relação com o cancro, o cancro do colo do útero e o voluntariado. Um concerto pela Big Band da Marinha Grande, um leilão de obras de artistas locais e danças latinas completam o programa, que inclui ainda uma feira do livro, uma quermesse, pinturas faciais e animação infantil. É aconselhável que não nos mostremos indiferentes em questões como esta... É de ir!

Friday, September 19, 2008

RABISCUITS 2008 CONTINUA NO SÁBADO, 20 DE SETEMBRO, COM ARTES DE REPRESENTAÇÃO VISUAL, WORKSHOPS, MÚSICA E CINEMA AO SERVIÇO DO POVO!

RABISCUITS 2008 / Mostra de Arte Experimental
de 19 a 21 de Setembro
CENTRO HISTÓRICO DE ALCOBAÇA
Perante o sucesso da edição anterior, o Rabiscuits 2008 assume uma vez mais a intenção de evoluir e apresentar obras nas mais diversificadas áreas da arte contemporânea e experimental. Com as mais variadas formas de expressão artísticas: Artes plásticas (Pintura, Escultura, Instalação e Vídeo); Artes performativas; Artes sonoras e Vídeo. Apresentadas sobre a forma de Mostras (Documentário e Curtas metragens), Exposições, Concertos e Workshops, pretende-se mais uma vez envolver instituições locais em prol dos novos valores de arte contemporânea e do desenvolvimento cultural da região de Alcobaça. O evento está na rua desde sexta-feira, 19 de Setembro, continuando no sábado, 20, dia em que além das artes de representação visual disseminadas por grande parte do centro histórico de Alcobaça haverá também lugar para workshops de manipulação de video digital e artes plásticas para crianças e um concerto de Tributo a Nina Simone, além de uma noite dedicada ao cinema, em que serão apresentadas várias curtas-metragens, um video clip e um documentário. A nossa grande aposta para este segundo dia do Rabiscuits 2008 será a apresentação, às 21 e 30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, da curta-metragem A Mala, realizada pelo jornalista e produtor de eventos cinematográficos David Mariano. Lá estaremos, abrindo aqui o apetite para esse acontecimento com a publicação do currículo de David Mariano:
-David Mariano nasceu na cidade suíça de Basileia em 1977, é licenciado em Comunicação e Jornalismo e exerce regularmente a actividade de jornalista freelancer. Foi colaborador do jornal diário Público (através dos suplementos Ípsilon, Mil Folhas e Pública) e da revista de cinema Premiere (onde exerceu crítica cinematográfica). Colaborando actualmente com o quinzenário Região da Nazaré, desde 1996 que publica diversos artigos na imprensa regional local (Região de Cister e Voz de Alcobaça), nomeadamente reportagens e artigos de opinião. Entre 2004 e 2007 foi editor da INK Magazine, publicação mensal dedicada à cultura urbana e nocturna na zona centro. Tem sido ainda responsável pela promoção e produção em 2007 das extensões de cinema Indielisboa e Doclisboa no Cine-Teatro de Alcobaça, em conjunto com a Câmara Municipal de Alcobaça. E em 2002, planeou e produziu os ciclos de cinema 2002 Imagens na Biblioteca Municipal de Alcobaça (mais uma vez com o apoio do Município local) e como membro da Comissão Cinescópio. Nesse ano, foi igualmente fundador, gestor e programador do bar Clinic em Alcobaça (onde esteve até 2006)-
A Mala só poderá ser mesmo um trabalho cinematográfico muito interessante, não é?

FESTA DA FRUTA NESTE FIM-DE-SEMANA NA CELA NOVA (ALCOBAÇA)

Um nosso dedicado amigo recordou-nos que durante este fim-de-semana se vai realizar a Festa da Fruta, na Cela Nova, simpática aldeia do concelho de Alcobaça. Promete-se muita animação, restaurante, bares, e uma actuação da Chaparral Band, no sábado, 20 de Setembro. No domingo, 21 de Setembro, a festa irá certamente ao rubro com uma tarde de folclore com o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela e o valadense Rancho Papoilas do Campo, sem esquecer uma actuação de Quim Barreiros, à noite... Tal como diz o nosso tal dedicado amigo, aí está mais um programa com muita fruta boa... É de ir!

CLARINETISTA NUNO PINTO ACTUA NO FESTIVAL MÚSICA VIVA E EM VARSÓVIA

O excelente clarinetista português Nuno Pinto continua muito activo durante a próxima semana, no que respeita à sua participação em concertos ao vivo, tanto como solista como integrando o Sond'Arte Electric Ensemble. Estes serão os seus próximos concertos:
20/09/2008 17h00 Lisboa Centro Cultural de Belém: Sond'Ar-te Electric Ensemble / Festival Música Viva
22/09/2008 Warsaw (Polónia): Sond'Ar-te Electric Ensemble
25/09/2008 19h00 Lisboa Centro Cultural de Belém Black Box - Clarinete Solo e Electrónica / Festival Música Viva - Clarinete: Nuno Pinto / Electrónica : Jean-Marc Sullon.
Afiançamos a qualidade do artista: somos fãs de Nuno Pinto. São todos concertos a não perder!

2ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 21 de Setembro, a segunda emissão do seu novo programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que será apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse novo espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na segunda emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. Pacote de compensações a 16 municípios do Oeste e da Lezíria do Tejo relativo ao abandono do projecto do Aeroporto da Ota: sua influência na região e no concelho de Alcobaça.
2. Projecto de Lei do Partido Socialista pretende alterar regras do voto por correspondência dos emigrantes portugueses nas eleições. Será uma medida justa e adequada?
Promete manter o excelente nível da emissão de estreia. É de ouvir!

SETEMBRO NA RUA CONTINUA EM ALCOBAÇA, ESTA SEMANA COM A APRESENTAÇÃO DE CONTIGO, O ÚLTIMO MOMENTO

Domingo - 21 Setembro - às 16 e 30
Setembro na Rua - Centro histórico de Alcobaça
MASTRO CHINÊS
CONTIGO, O ÚLTIMO MOMENTO [França]
Um espectáculo que nasceu do encontro entre dois artistas portugueses: Rui Horta, coreógrafo, e João P. Pereira dos Santos, acrobata de mastro chinês. Destas duas individualidades singulares, CONTIGO é uma fusão entre universos diferentes que se alimentam mutuamente. Sozinho em cena, um rapaz brinca com objectos: uma cadeira, uma pedra, “varinha de chuva”, e o mastro. Estes objectos incarnam cada ponto de encontros entre os dois artistas. Das suas diferentes percepções do corpo, dos seus lugares comuns às coisas, destes espaços de mistura nasceu CONTIGO.Numa cena vazia, com alguns objectos, um mastro chinês e sobretudo um corpo, João P. Pereira dos Santos exprime a sua raiva e os seus dons extraordinários entre o céu e a terra, mas também a sua exaustão e a sua solidão.“O meu objectivo não é ser ou não ser um bailarino, mas estar em harmonia com o mastro chinês e o meu corpo”.
Praça D. Afonso Henriques( Zona envolvente ao Mosteiro) - Duração: 30m (s/ intervalo) - Para maiores de 6 anos
Se mantiver o nível de Mobile, da passada semana, será certamente inolvidável!

CONFERÊNCIA NA ÁREA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, EM LISBOA

No âmbito do Projecto Background (projecto transnacional co-financiado pelo Programa Sócrates - iniciativa Grundtvig 1.1), a Associação Mulheres Contra a Violencia está a organizar e a promover a conferência final do projecto, a qual irá realizar-se no próximo dia 20 de Setembro (sábado) em Lisboa, no Hotel Sana Reno. É oportuno e interessante!

II CONGRESSO NACIONAL ENVELHECIMENTO CEREBRAL E DOENÇA DE ALZHEIMER, NO FORUM DA MAIA

II CONGRESSO NACIONAL ENVELHECIMENTO CEREBRAL E DOENÇA DE ALZHEIMER
FORUM DA MAIA (Junto à Praça do Municipio Camara Municipal da Maia)
De forma a comemorar o dia Mundial da Doença de Alzheimer (21 de Setembro, Domingo), realizar-se-á no dia 22 de Setembro (Segunda–Feira) o encontro científico intitulado II Congresso Nacional Envelhecimento Cerebral e Doença de Alzheimer, a concretizar no Forum da Maia, próximo à Praça do Município / Câmara Municipal da Maia. Pretende-se com este congresso proporcionar aos profissionais e estudantes presentes elementos de reflexão e estratégias para os cuidados globais de saúde á pessoa com demência. Informação: (estação do metro junto ao Fórum).
O VALOR DA INSCRIÇÃO INCLUI: Presença no Congresso, Diploma, CD informatizo–apresentações Power Point e Coffe–Break.
ATÉ DIA 18 DE SETEMBRO DE 2008 – VALOR INSCRIÇÃO 15€
APÓS DIA 18 DE SETEMBRO DE 2008 – VALOR INSCRIÇÃO 25€
Nota: Deverá proceder a uma pré– reserva pelo telefone, (válida por dois dias) de forma a garantir a sua inscrição. A Formalização da Inscrição poderá ser feita via: correio, pessoalmente nas nossas instalações (CMStatus) ou, transferência bancária através do NIB: 0032 0306 0020 1024 6344 2, Banco Barclays.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Gabinete de Congressos – CMStatus – 10h00 – 12h30´/ 14h00 – 18h00 – Rua Passos Manuel N. 14 – 4º sala 19 – 4000 – 381 Porto (Rua do Coliseu, Porto).
É de aproveitar!

UM APELO DO ANIMAIS DE RUA - PROJECTO DE ESTERILIZAÇÃO E PROTECÇÃO DE ANIMAIS SEM LAR

Aqui reproduzimos um apelo do Animais de Rua - Projecto de Esterilização e Protecção de Animais Sem Lar (www.animaisderua.org), tentando seduzir os nossos visitantes e amigos para um projecto que deve ser tido muito em conta:
"As matilhas e colónias de gatos controladas pelo Animais de Rua não páram de aumentar. É política do Projecto assegurar-se que os animais esterilizados e que continuam a viver na rua sejam alimentados diariamente, mas estamos a ter muita dificuldade para conseguir fornecer alimentação suficiente a tantos animais. A maioria das colónias e matilhas são cuidadas por pessoas sem recursos económicos que, sem a ajuda do Projecto, apenas lhes podem fornecer restos de comida.
É por isso que pedimos a todos que, na medida das suas possibilidades, contribuam para a alimentação dos nossos protegidos. Precisamos de ração de cão e de gato, e também de latas de comida para administrar a medicação nos pós-operatórios. Uma vez que estes animais estão na maioria das vezes fragilizados pelas dificuldades da vida nas ruas, preferimos que nos seja fornecida ração de qualidade média, ainda que em menor quantidade (alguns exemplos: Friskies, Pedigree, Purina, Catchow e Dogchow, Brekies, Nutro, Husse, etc.).
Pedimos também ajuda na divulgação dos cartazes que envio em anexo e que contêm alguns dos animais que estão neste momento a cargo do Projecto. Apesar do foco do trabalho do Animais de Rua ser a esterilização em massa de animais em risco e não a adopção de animais, não conseguimos ficar indiferentes aos animais dóceis com que nos cruzamos. Como consequência, e uma vez que o Projecto não dispõe de um abrigo, todas as FATs que colaboram connosco estão lotadas de animais à espera de um lar. Grande parte dos recursos do Projecto estão neste momento a ser consumidos na manutenção destes animais.
Vejam aqui outras formas de ajudar:
http://www.animaisderua.org/ajudar
Contactos:
para entrega de ração:
zelia.reis@animaisderua.org (pontos de recolha em Lisboa, Porto, Gaia, Maia, Valongo e Guimarães)
para outra forma de ajuda:
geral@animaisderua.org
Agradecemos toda a ajuda que nos possam dar para conseguirmos chegar a um cada vez maior número de animais!"
É de contribuir! Já!

Thursday, September 18, 2008

RABISCUITS 2008: UM FIM-DE-SEMANA EM QUE A ARTE EXPERIMENTAL SAI À RUA, EM ALCOBAÇA!

RABISCUITS 2008 / Mostra de Arte Experimental
19, 20 e 21 de Setembro
CENTRO HISTÓRICO DE ALCOBAÇA
Perante o sucesso da edição anterior, o Rabiscuits 2008 tem uma vez mais a intenção de evoluir e apresentar obras nas mais diversificadas áreas da arte contemporânea e experimental. Com as mais variadas formas de expressão artísticas: Artes plásticas (Pintura, Escultura, Instalação e Vídeo); Artes performativas; Artes sonoras e Vídeo. Apresentadas sobre a forma de Mostras (Documentário e Curtas metragens), Exposições, Concertos e Workshops, pretende-se mais uma vez envolver instituições locais em prol dos novos valores de arte contemporânea e do desenvolvimento cultural da região de Alcobaça. O evento está na rua já a partir de sexta-feira, 19 de Setembro, e logo nesse dia são muitas as suas propostas. O Nas Faldas da Serra aposta muito especialmente no recital Guitarras, Loops e Electrónica, de Hugo Trindade, às 22 e 30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, mas a verdade é que não vai deixar de andar (durante praticamente todo o dia!) atento aos happenings, video projecções, instalações, performances, video instalações, esculturas, instalações sonoras, exposições e tudo o mais que em termos de arte experimental marcará presença nas ruas do Centro Histórico de Alcobaça, no Armazém das Artes e na Galeria do Mosteiro. Alcobaça promete muito durante o próximo fim-de-semana. E vai cumprir!

CLINIC APRESENTA FESTIVAL REMEMBER SEPTEMBER, EM ALCOBAÇA

-CLINIC / ALCOBAÇA-
FESTIVAL REMEMBER SEPTEMBER '08
apresenta
LOTO / WOMAN IN PANIC / TWO FINGERS / TRASH SELECTOR / SYA
11H00 Abertura de portas
00H00 » 01H00 - TRASH SELECTOR [dj set] Mais info: MySpace TRASH SELECTOR
01H00 » 01H35 - SYA [live act - Palco com Vista para as Estrelas] Mais info: MySpace SYA
01H35 » 02H00 -TRASH SELECTOR [dj set]
02H00 » 02H45 - WOMAN IN PANIC [live act - Palco Clinic] Mais info: MySpace WOMAN IN PANIC
02H45 » 05H00 -LOTO [dj set] Mais info: MySpace LOTO
05H00 »»»»» - TWO FINGERS [dj set] Mais info: MySpace TWO FINGERS
:: :: :: :: :: Reserva de bilhetes: 262 598 549 :: :: :: :: ::
Sábado // 20 de Setembro de 200823h // Festival Remember SeptemberEntrada 10 eurosPasse Festival [20 + 26 Set] 15 euros
Palavras para quê? É o regresso do Clinic às grandes noites, em dois fins-de-semana consecutivos!

MUSEU DA CIENCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PROMOVE CIÊNCIA EM FAMÍLIA, A PARTIR DE 5 DE OUTUBRO

As suas crianças interessam-se por ciência? Partilhe diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças promovido pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. As sessões decorrem das 11h00 às 12h00 e são orientadas pelos diversos autores da colecção Ciência a Brincar, da Editorial Bizâncio.
DESCOBRE O SOM - 5 de Outubro - Carlota Simões e Constança Providência
DESCOBRE AS PLANTAS - 2 de Novembro - Marisa Azul e Catarina Schreck
DESCOBRE A VIDA - 14 de Dezembro - Sofia Araújo, Sónia Martins e Ana Godinho
Mais informações em
www.museudaciencia.pt
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra / Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal - Coimbra
É de aproveitar: tudo!

Wednesday, September 17, 2008

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA INAUGURA FESTIVAL MÚSICA VIVA 2008 COM MIXTUR 2003 DE KARLHEINZ STOCKHAUSEN

Sexta-feira, 19 de Setembro – Lisboa- Mosteiro dos Jerónimos
22h00 – Igreja do Mosteiro dos Jerónimos – entrada livre
Orquestra Metropolitana de Lisboa
direcção: Pedro Amaral
maestro assistente: Alberto Roque
realização técnica: CRFMW-Liège / Miso Studio
assistente informático-musical: Jean-Marc Sullon e Andre Bartetzki
operadores de osciladores: Ângela Lopes, Gilson Beck, Jaime Reis, José Luís Ferreira
Karlheinz Stockhausen – Mixtur 2003 (versão original) *
Karlheinz Stockhausen - Gesang Der Jünglinge
Karlheinz Stockhausen - Mixtur 2003 (versão retrogradada) *
A Orquestra Metropolitana de Lisboa estreia em Portugal a emblemática obra Mixtur 2003, numa homenagem a Karlheinz Stockhausen, certamente um dos maiores génios da música do século XX, recentemente falecido. Neste concerto de abertura, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, que colabora pela primeira vez com o Festival Música Viva, interpreta Mixtur 2003 nas duas versões (original e retrogradada). Neste concerto é também apresentada a histórica obra Gesang der Jünglinge, seguindo uma proposta programática definida pelo próprio compositor. Por ocasião da estreia mundial de MIXTUR 2003 no Festival de Salzburgo de 2006, Stockhausen escreveu nas notas de programa: “MIXTUR é o salto histórico da orquestra clássica para o Elektronisch Klangkörper (corpo sonoro electrónico; o termo alemão é utilizado para grandes ensembles como orquestras e coros).(...) O aspecto essencial de MIXTUR é a transformação do som familiar da orquestra num novo mundo sonoro encantatório. É uma experiência extraordinária ver e ouvir os instrumentistas tocar uma nota sustentada e simultaneamente perceber que este som se vai lentamente afastando de si próprio num glissando, a pulsação acelera e um maravilhoso novo espectro sonoro emerge. (...) MIXTUR foi a génese da música electrónica em tempo real que nestas quatro décadas se tem desenvolvido de múltiplas formas (...).”
Trata-se de um modo muito aliciante de inaugurar a 14ª edição de um evento que continua a assinalar uma justa e adequada presença da música culta contemporânea em Portugal. É de ir!

X TORNEIO INTERNACIONAL DE XADREZ DA CELA NOVA (ALCOBAÇA), EM 5 DE OUTUBRO

Vai realizar-se no próximo dia 5 de Outubro a décima edição do Torneio Internacional de Xadrez da Cela. O evento integra-se na Festa das Flores e o seu regulamento pode já ser consultado em http://axbenedita.no.sapo.pt/X_Cela_xadrez.pdf
Promete muitos xeque-mates e muita inteligência à solta: é de aproveitar!

PORTAL LISBOA: O MAIOR PROJECTO INFORMATIVO EXCLUSIVAMENTE DEDICADO À CIDADE DE LISBOA

Anuncia-se e evidencia-se como o maior projecto informativo dedicado exclusivamente à cidade de Lisboa. Foi fundado em 1 de Setembro e é dirigido por João Gomes. Dedica-se muito especialmente aos residentes e aos visitantes de Lisboa, proporcionando imensa e cuidadaa informação. Pode ser visitado no endereço cibernáutico www.portallisboa.net. E a vista vale mesmo a pena! Nesse mesmíssimo e convidativo espaço, após registo, pode participar-se no fórum e no chat, colocar classificados, ver todas as notícias e informações sobre tudo o que se passa na cidade, com destaque para o âmbito cultural do projecto. É de visitar!

Tuesday, September 16, 2008

MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA CONTINUA SÁBADOS NO MUSEU

O programa Sábados no Museu do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra nasceu há cerca de um ano. Mais de 700 crianças participaram nas actividades que decorreram todos os Sábados à tarde de Novembro de 2007 a Junho de 2008. Tratou-se de um experiência muito gratificante e em que se sentiu grande aceitação e satisfação pelo público jovem. Aquele museu vai dar continuidade àquele projecto, pretendendo fomentar novamente a divulgação e interpretação dos conteúdos abordados nos espaços expositivos e outros temas científicos pertinentes. Toda a programação de Outubro a Dezembro pode ser consultada em www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=4&iId=3. As inscrições podem ser formalizadas por telefone ou por e-mail. É de aproveitar! Tudo!

INVESTIGADOR ANTÓNIO CÂMARA DEFENDE REFORMA POLÍTICA NO ENSINO SUPERIOR, NA ENSINO MAGAZINE ONLINE DE SETEMBRO

Já está disponível a edição de Setembro da revista Ensino Magazine On Line, cujo endereço cibernáutico é www.ensino.eu Os destaques desta edição da Ensino Magazine Online vão inteirinhos para o jornalista Rui Santos, que continua incisivo nas críticas que faz ao futebol português, para o empresário e investigador António Câmara, responsável pela Ydreams, que defende uma reforma política do ensino superior, para os Per7ume, que em entrevista oferecem um CD autografado e para um Passatempo PlayStation - Ensino Magazine, onde se podem ganhar jogos através da Ensino Magazine Online. É de ler!

Monday, September 15, 2008

THEATRE OF GLASS (S. A. MARIONETAS & PUPPET LINK) ESTREIAM A SUA TEMPESTADE EM PORTUGAL - NA MARINHA GRANDE

Estreia em Portugal
A Câmara Municipal da Marinha Grande, a S.A.Marionetas e a PuppetLink ,
Apresentam “TEMPESTADE” pelo Theatre of Glass,
dia 20 de Setembro 2008 pelas 21.00 Horas.
Espectáculo Inaugural da 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande
No Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande
“TEMPESTADE” - Theatre of Glass
teatro de sombras a uma escala Cinematográfica
O Theatre of Glass (S.A.Marionetas + PuppetLink) tem o prazer de anunciar a estreia nacional da nova produção teatral – Tempestade – com teatro de sombras a uma escala cinematográfica, marionetas de vidro e instrumentos musicais de vidro construídos especificamente para o efeito.
O Theatre of Glass nasceu da colaboração entre a companhia de teatro de marionetas PuppetLink (West Midlands - Inglaterra) e a S.A.Marionetas (Alcobaça - Portugal).
Ao longo de vários meses, para tornar possível a estreia de Tempestade, as companhias trabalharam nos dois países desenvolvendo novas técnicas de teatro de sombras a uma escala cinematográfica, usando marionetas de vidro, areia e água, projectando as sombras pela movimentação de pontos de luz num ecrã de 7m x 5m.
Em simultâneo, em Portugal, designers e mestres vidreiros da mundialmente conhecida Atlantis Crystal (Cós) e do Crisform (Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria – Marinha Grande) criaram as marionetas para Tempestade.
Uma ecléctica instrumentação está a ser utilizada pelos músicos-compositores, Inglês e Português, para criar a música que guia o espectáculo, e que inclui taças de cristal com e sem água, carrilhão e vibrafone de vidro guitarras eléctricas e acústicas, sons manipulados por um “granulador” (programa informático) e saltério – uma espécie de harpa medieval. A maior parte destes instrumentos - em vidro, madeira/cordas e Perspex – foram concebidos de forma a criarem impacto tanto quando projectados bem como quando tocados.
Tempestade é fiel às temáticas abordadas na peça The Tempest de Shakespeare mas é no essencial um espectáculo não verbal. Apesar de apresentar fragmentos de linguagem poética, a história é contada com imagens e sons. Com a mistura de Shakespeare, teatro visual original, teatro de marionetas e de sombras, manipulação de objectos, música tradicional e contemporânea, Tempestade destina-se a um público adulto e jovem (maiores de 9 anos).
Criação:
A ideia para o Theatre of Glass surgiu em 2007 pela S.A.Marionetas de Portugal e a PuppetLink do Reino Unido, cujos directores artísticos – José Gil e Clive Chandler – foram inspirados pela possibilidade de criar teatro de sombras pela da projecção de luz através de vidro. Com colaboração dos artistas do Crisform a da Atlantis Crystal em Portugal, esta ideia concretizou-se na inovadora produção de Tempestade.
Da mesma forma que apresenta técnicas experimentais de teatro de sombras, Tempestade, apoia-se na música original para criar a sua história e dinâmica. Os nossos talentosos compositores/músicos estão a criar a música com instrumentos tradicionais, som manipulado informaticamente, assim como com instrumentos criados especificamente para esta produção – taças e carrilhão de cristal, vibrafone de vidro e saltério de duplo cordame.
Um agradecimento especial a Janine Christley do Festival Internacional do Vidro de Stourbridge, pelo encorajamento e incentivo para este trabalho, e a Catarina Carvalho do Museu do Vidro da Marinha Grande.
História:
Tempestade conta a história de Próspero e da sua filha que foram deixados à deriva num barco há 12 anos. Próspero era o Duque de Milão, mas o seu irmão conspirou com o Rei de Nápoles e usurparam o seu ducado. Próspero e a sua filha de 3 anos, Miranda, sobreviveram à terrível provação chegando a uma Ilha onde habitam desde então. Miranda é agora uma jovem enquanto Próspero envelheceu. A Ilha é um local misterioso cheio de estranhos sons e paisagens. Exceptuando um espírito chamado Ariel, e um ser chamado Caliban, é um local deserto. Caliban é o filho de Sycorax uma bruxa banida para a ilha há muitos anos atrás, que morreu antes ainda da chegada de Próspero e Miranda. No início Ariel era seu servo, e antes da morte de Sycorax, esta aprisionou-o numa árvore onde ficou em agonia durante 12 anos até à chegada de Próspero. Grato pela libertação, Ariel serve agora Próspero mas sonha com a sua liberdade absoluta. Caliban está também sujeito ao poder de Próspero, estando severamente restringido por causa do perigo que representa para Miranda.
Graças à Providência, os perpetradores do golpe palaciano contra Próspero navegam ao largo da Ilha. Próspero é um homem de grandes conhecimentos e utiliza os seus misteriosos poderes para criar uma tempestade que encalha e destrói o navio. Aparentemente todos se afogaram. Na verdade, Próspero e Ariel colocaram o grupo a salvo em diferentes locais na Ilha. O Rei, Alonso, está convencido de que o seu filho Ferdinand se afogou, e este, por sua vez, está convencido que perdeu o pai. Próspero e Ariel trabalham em conjunto de forma a levar o grupo de conspiradores à beira da loucura. Por outro lado, juntam Ferdinand e Miranda, que inevitavelmente se apaixonam. Por fim, os culposos arrependem-se dos seus pecados passados e Próspero perdoa-lhes. O Navio é restituído, Ariel é libertado e todos abandonam a Ilha regressando a Milão onde Próspero recuperará o Ducado. Caliban é deixado na Ilha, que desde o início tinha reclamado como sua por legítimo direito. Próspero conseguiu emendar o mal de que tinha sido alvo, e talvez mais importante ainda assegurou o futuro da sua filha. Consciente de que tinha usado os poderes sobrenaturais até ao limite, decide deixá-los para sempre. De uma forma ou de outra todos são libertados.
-Theatre of Glass-
Director Artístico: Clive Chandler
Direcção de Manipulação: José Gil
Produtores: Sally Rew e Sofia Vinagre
Músico-compositor: Edward Briggs
Músico: Hugo Trindade
Actores-Manipuladores: Marcus Fernando, José Gil, Tina Hofman, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre
Design de Ariel: Hugo Amado - Atlantis Crystal
Artistas vidreiros: Nelson Dinis, Rita Barata, Joana Silva - Crisform
Criação de Marionetas: José Gil
Técnico de Iluminação: Jim Duncombe
Técnico: Chris Cuthbert
Vitrais: Rachel Elliott
Ilustrador: John Crane
Saltério: Paul Baker
Vibrafone de vidro: Jim Doble - Elemental Design
Estudantes de música : Michael Hukins, Sarah Price
Fotografia: Marcus Fernando
Co-Produção : S.A.Marionetas e PuppetLink
Dizem que é uma produção artística notável. Vamos certamente confirmá-lo!

SESSÃO PÚBLICA SOBRE A ACTUAL SITUAÇÃO NA PALESTINA, NA MARINHA GRANDE

Sessão Pública de Informação e Esclarecimento Sobre a Situação na Palestina
MARINHA GRANDE
Sexta-feira, 19 de Setembro, às 21 horas
AUDITÓRIO DO MUSEU DO VIDRO
O que se passa hoje realmente nos territórios ocupados? em Gaza? na Cisjordânia?
Que fazer em defesa desse povo martirizado, por uma Palestina Livre, Unida e
Independente, e pela Paz no Médio Oriente?
Exibição do filme “O MURO DE FERRO”
Debate moderado por ALBERTO CASCALHO – Presidente da Câmara Municipal
Com intervenções de:
RANDA NABULSI – Embaixadora da Autoridade Palestina
FREI BENTO DOMINGUES – Direcção Nacional do MPPM
JOSÉ NEVES – Direcção Nacional do MPPM
CARLOS SILVA - Direcção Nacional do MPPM
Sessão promovida pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e Pela Paz no Médio Oriente
Promete ser interessante e esclarecedor!