Friday, October 12, 2007

PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA D. BENTA DE AGUIAR CONTINUA A MARCAR AGENDA CULTURAL DESTE ANO NO CONCELHO DE ALCOBAÇA

O Prémio de Revelação Artistica D. Benta de Aguiar, cujo regulamento já foi publicado neste blogue, continua a marcar a agenda cultural do concelho de Alcobaça durante este ano. Como é público, continua a ceorrer, até 31 de Dezembro, o prazo de apresentação de candidaturas, nas várias áreas que aquele evento engloba. Entretanto, o Bazar das Monjas de Coz, entidade privada organizadora daquele acontecimento cultural, divulgou o Troféu, de autoria de Margarida Metelo, que (além do prémio pecuniário anunciado) será entregue ao vencedor da primeira edição do Prémio de Revelação D. Benta de Aguiar. Essa divulgação foi feita nos seguintes termos:
"De acordo com a estratégia definida para a divulgação do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA), é com grande prazer que vos anunciamos agora o Troféu PRADBA 2007, da autoria da escultora Madalena Metelo, e que foi produzido por sugestão do nosso querido amigo e consagrado escultor alcobacense José Aurélio, durante um estágio realizado pela autora no seu atelier em Alcobaça durante o Verão de 2007 .
Madalena Metelo nasceu em Lisboa em 1981. É elemento do Centro de Estudos Volte Face - Medalha Contemporânea e elemento fundador do Núcleo de Escultura, sedeado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Entre 1987 e 1998 estudou Piano e Formação Musical em escolas particulares e no Orfeão de Leiria. Em 1999 ingressou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo ali frequentado o 2º ano do curso de Pintura. Em 2003 concluiu o Bacharelato em Artes Plásticas - Escultura pela mesma Faculdade. Paralelamente frequentou cursos nas áreas da História da Arte, Medalhística, Fundição e Raku em Universidades e Museus Portugueses. Em 2005 concluiu a sua Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura. Especializou-se na tecnologia de Escultura em Pedra. Frequentou também os cursos de Cerâmica, Fotografia, Desenho, Medalhística e Escultura em Metal na mesma FBAUL. Participou em diversos concursos na área da Escultura, Medalha e Troféu. Em 2007 realizou o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL, Caldas-da-Rainha, com estágio curricular orientado pelo escultor José Aurélio, durante o qual executou o Troféu PRADBA 2007".
Não esqueçam, amigos e visitantes, que ainda podem entregar os vossos trabalhos a concurso até ao fim do ano... Força!

SEMINÁRIO -SOFTWARE, PROJECTO E ERROS- NA EXPONOR

Vai realizar-se em 25 de Outubro na Exponor, no Porto, o seminário Software, Projecto e Erros, evento paralelo à Concreta. O software de projecto é uma ferramenta poderosíssima, mas caso não seja usada de forma crítica pode levar a problemas na construção muito graves. Nesse seminário pretenderão compreender-se os erros mais frequentes e como evitá-los. Para recolha de informações pode consultar-se Ana Maria Oliveira, pelo telefone 2258996 25 ou solicitá-las pelo e-mail: spe@publindustria.pt ou pelo fax 225899625, estando ainda elas disponíveis no site www.publindustria.pt/spe. Não há dúvidas de que é mesmo um evento muito interessante!

Thursday, October 11, 2007

BRUNO PERNADAS JAZZ 5TET ACTUA EM LISBOA, NO SÍTIO DO CEFALÓPODE

A poucos dias de se retirar definitivamente da Costa do Castelo, em Lisboa, o Sítio do Cefalópode continua a resistir até ao fim, doa a quem doer... E como resistir também pode ser uma forma de vida, eis que o Sítio do Cefalópode o continua a fazer com a pedalada e o swing de sempre... Na noite do próximo sábado, 13 de Outubro, o swing no Cefalópode estará, a partir das 23 horas, por conta e risco do Bruno Pernadas Jazz 5Tet. A banda é liderada pelo guitarrista Bruno Pernadas e dela fazem também parte o pianista Luis Barrigas, o contrabaixista André Carvalho, o baterista Alexandre Alves e o harmonicista Gonçalo Sousa. O jazz portuga continua a respirar saúde e eles lá estarão para o provar. Força!

SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO REGRESSAM AMANHÃ AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Mais uma vez no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça continuam a dar a conhecer algumas das obras presentes na última edição do Festival Internacional de Cinema Documental, em 2006. Tem sido assim, uma vez por mês e sempre à sexta-feira, uma oportunidade única de presenciar alguns dos filmes portugueses mais importantes presentes na última edição. Um mês antes da nova extensão DocLisboa no Cine-Teatro de Alcobaça, a realizar entre os dias 23 e 26 de Novembro, as Sextas do Documentário voltam em Outubro com mais um filme e mais documentário.Sendo assim, amanhã, sexta-feira, 12 de Outubro, teremos À Espera da Europa uma obra de Christine Reeh que retrata o percurso da jovem Vânia, uma imigrante búlgara com passagem por Portugal e Espanha, em busca de melhores condições de vida e de uma nova esperança para o seu futuro. A sessão contará com a presença da realizadora Christine Reeh para posterior debate. O DocLisboa é o único festival de cinema em Portugal dedicado ao documentário e em 2007 trará novamente a Lisboa, em primeira mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário, durante onze dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.Em Outubro, o DocLisboa será então outra vez um ponto de encontro privilegiado do público com realizadores e outros profissionais nacionais e estrangeiros do documentário (produtores, distribuidores, programadores, críticos...) e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo. É muito bom que o Doclisboa continue a sssumir a máxima "quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar". Viva!

CEDECE INICIOU HOJE WORKSHOP -O PÁSSARO/A DANÇA E OUTRAS LINGUAGENS-

Inspirado no Conto de Michal Snunit, a Companhia Nacional de Dança Contemporânea–CeDeCe iniciou hoje o workshop O Pássaro/A Dança e Outras Linguagens, que decorrerá até 18 de Outubro, no âmbito do Exchange Festival - 1.º Festival de Dança de Alcobaça. Através de sessões orientadas por bailarinos da Companhia, que contarão com a participação de um contador de histórias ou de um professor, estes workshops, a realizar nas cidades de Alcobaça (Biblioteca Municipal e Centro Cénico da Cela), Caldas da Rainha (Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha), Santarém (Círculo Cultural Scalabitano), Setúbal (Academia de Dança Contemporânea), Lisboa (Escola de Dança do Conservatório Nacional) e Leiria (Orfeão de Leiria), têm como principais objectivos:
• Divulgar a Dança enquanto “linguagem” que se aprende, como aliás tudo na vida, o que nesta Arte - a da Dança -, tende a ser esquecido na comunidade em geral, que parece encará-la tantas vezes como actividade de luxo, ou apenas uma actividade para o sexo feminino;
• Proporcionar uma experiência de Movimento/Dança a alunos do 1º ciclo, que estejam a aprender a ler, ou que se já o souberem na sua língua natal, estejam a iniciar a aprendizagem de uma língua estrangeira – por exemplo, a língua inglesa;
• Possibilitar aos alunos do 1º ou 2º ciclo que já iniciaram a sua aprendizagem em Dança, a aplicação desse vocabulário de uma forma criativa e até comparativa com a “linguagem” escrita;
• Permitir aos mais pequeninos que já aprendem um instrumento de música, a abordagem à Dança com idêntica postura;
• Apresentar/contar ao público familiar uma “colagem da história base em movimento” no local em que se realizam os workshops.
• A possibilidade de participar num espectáculo profissional de bailado com o que cada um aprendeu, de forma a construir e integrar um todo, ou seja, neste caso, o Pássaro da Alma sem palavras.
Com organização da CeDeCe, a Companhia define o Exchange Festival como um termo que significa - troca de experiências entre artistas, com públicos variados e com a população mais jovem. Uma forma de mostrar que a CeDeCe está atenta a outros e, consequentemente, atenta a outros possíveis caminhos. Uma política de descentralização cultural em Portugal, isto é, poder-se-ia igualmente chamar – o Festival dos Pobres. Sem Ofensa.
É claro que este worshop e aquele festival merecem a nossa melhor atenção!

Wednesday, October 10, 2007

2MANYDJS, SÁBADO, NO BUDDAH CLUB DA PÓVOA DE VARZIM

O Buddah Club da Póvoa de Varzim nem no Outono pára. Na noite do próximo sábado, 13 de Outubro, a noite do Buddah Club estará sob os comandos da dupla 2Manydjs, que apresentarão como especial convidado o britânico Riton. Mas como um DJ não é de ferro e tem de descansar, estarão também em palco no Buddah Club os Dj's Tiago Marques e VJ Videovitesse, além dos Dj's residentes RJúnior, Raoul Maya e Overbyte. Será certamente muito mais interessante que ouvir passar o presumível TGV Lisboa-Porto-Vigo, não é?

DECORREM ATÉ 15 DE OUTUBRO AS INSCRIÇÕES PARA O SEMINÁRIO -DOMÓTICA DA TEORIA À PRÁTICA-

O conceito domótica já não é desconhecido para qualquer profissional da engenharia e arquitectura. No entanto, a aplicação da mesma parece ainda uma realidade virtual aos olhos dos promotores imobiliários e das empresas de construção. As soluções tecnológicas e a oferta de projecto de domótica existem, e se há poucos anos atrás as casas se vendiam antes de se colocar a primeira pedra, hoje os promotores têm que se distinguir da concorrência pela qualidade e inovação. Este seminário une a electrónica ao projecto de engenharia e arquitectura e mostra que a domótica é já uma realidade ao alcance de todos. Reconhecendo a importância desta temática, as revistas Construção Magazine e O Electricista estão a organizar um seminário denominado Domótica da Teoria à Prática, no próximo dia 23 de Outubro, no Centro de Congressos da Exponor, no Porto, no âmbito da Concreta.
Inscrições:
Para efectuar a V. inscrição deverá preencher a ficha de inscrição em anexo e enviá-la por e-mail (domotica@publindustria.pt), fax (+351 225 899 629) ou correio (Publindústria, Produção de Comunicação, Lda | Praça da Corujeira, 38 | 4300-144 Porto), ou dirigir-se ao site www.publindustria.pt/domotica. A inscrição inclui certificado de participação e coffee-break.

Preço: 20 euros por pessoa, ou 15 euros para os assinantes das revistas Construção Magazine e O Electricista.
Data limite de Inscrições: 15 de Outubro de 2007
Informações:
Tel.: +351 225 899 625/6, Fax: +351 225 899 629,
E-mail: domotica@publindustria.pt e Site: www.publindustria.pt/domotica

Tuesday, October 09, 2007

CONSULTA PÚBLICA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL DO TGV LISBOA-PORTO: RECLAMAÇÕES DE ÚLTIMA HORA!

Termina hoje o prazo de Consulta Pública de Avaliação de Impacte Ambiental da Ligação Ferroviária de Alta Velocidade (TGV) entre Lisboa e Porto/ Lote C1 Troço Alenquer (Ota)-Pombal. A esta hora, todas as instituições locais já deverão ter entregue pessoalmente as Fichas de Participação, Abaixo Assinados e todas as outras vias através das quais foram reclamados os cruéis e temíveis impactos dessa edificação socrática (no pior sentido) em muitas freguesias do concelho de Alcobaça. Contudo, serve esta postagem para relembrar que quem o pretenda fazer ainda pode reclamar sobre esse projecto até às 24 horas, via Internet. Basta para isso enviar o(s) seu(s) protesto(s) para o e-mail geral@iambiente.pt e dizer de sua justiça. Aconselhamos que o faça, enquanto ainda é tempo!

Monday, October 08, 2007

ADEPA PROMOVE DEBATE SOBRE IMPLICAÇÕES DO TGV LISBOA-PORTO NO CONCELHO DE ALCOBAÇA

Termina amanhã, terça-feira, 9 de Outubro, o período de consulta pública sobre o impacto do Troço C1, Alenquer (Ota)-Pombal, do projectado TGV Lisboa-Porto. No que respeita a esse (muito negativo!) impacto no concelho de Alcobaça continua a levantar-se muita contestação popular e institucional e a verdade é que, para nós, o assunto se deve discutir e contestar até aos minutinhos finais... É por isso (muito) bem-vinda à discussão uma entidade como a ADEPA, que hoje, segunda-feira, 8 de Outubro, a partir das 21 e 30, promove um debate sobre esses impactos. Esse debate terá lugar em Alcobaça, no Auditório da Escola Adães Bermudes, e espera-se que dali volte a sair alguma luz sobre o problema, nomeadamente no que respeita à autêntica violação que esse socrático (no pior sentido) TGV se prepara para fazer em locais como o vale da Ribeira do Mogo, esventrando também o património de muitos habitantes daquela zona do nosso concelho. É de ir!