Saturday, September 06, 2008

RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA ESTREIA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, EM 14 DE SETEMBRO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz), vai estrear no próximo domingo, 14 de Setembro, o novo programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana. Esse novo espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister terá como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Promete!

UM BEM HUMORADO E INTERVENIENTE SITE: REFLUXO

Mão amiga fez chegar até nós o endereço do bem humorado e interveniente site Refluxo, de autoria de Jorge Lousada, eterno paladino do bom humor! O endereço daquele site é http://jorgedelmar.wordpress.com, aqui se recordando que Jorge Lousada, reside perto de Óbidos, tendo sido também ele o autor dos desenhos do Roteiro Cultural de Alcobaça editado pela ADEPA, bem como de muitos outros para o Mosteiro de Alcobaça. O site Refluxo é de visita obrigatória para quem adora tudo o que é bem feito! Já!

UM NOVO E PERTINENTE BLOGUE: CAMINHOS DA MEMÓRIA

Foi lançado no passado dia 15 de Junho um novo blogue. Chama-se Caminhos da Memória e pretende «dar voz a formas de lembrar, de evocar e de interpretar o passado, recorrendo a leituras contemporâneas da história e da memória». O seu endereço é:
http://caminhosdamemoria.wordpress.com. A sua redacção é composta por Diana Andringa, Irene Pimentel, Joana Lopes, Maria Manuela Cruzeiro, Miguel Cardina, Raimundo Narciso e Rui Bebiano. Para além de muitos contributos pontuais, esse blogue conta com o seguinte grupo de colaboradores regulares: Ana Vicente, Eduardo Graça, João Tunes, José Luís Saldanha Sanches, José Vera Jardim e Nuno Brederode Santos. Depois de uma pausa estival com actividade reduzida, o Caminhos da Memória reatou em 1 de Setembro o seu ritmo normal de publicação.
Chamamos a vossa especial atenção para a publicação, entretanto ali iniciada, de um ciclo denominado Que Força é Essa?, em que se traçam alguns percursos de mulheres de diferente notoriedade, mas de igual coragem e dignidade com que atravessaram os tempos sombrios do fascismo. No canto superior esquerdo da página principal do blogue, é indicado o percurso que vos dará acesso à introdução e aos textos deste ciclo. Aproveitamos para sugerir um passeio pelo que já foi publicado (sobretudo entre 15 de Junho e 15 de Julho e depois de 1 de Setembro) e a visitar as secções identificadas no topo da página principal. Assim, por exemplo em Antologia, poderão encontrar uma selecção de textos já publicados e em Biblioteca e Ligações, informação de grande utilidade e em actualização permanente.
Ora aí está um blogue que vale a pena visitar! Já!

Friday, September 05, 2008

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO -ABUSADORES SEXUAIS DE CRIANÇAS: PORQUE É QUE ABUSAM E QUAIS AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS?-

A AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência, vai realizar o Seminário de Formação "Abusadores Sexuais de Crianças: porque é que abusam e quais as estratégias utilizadas no abuso sexual de crianças?", nos dias 2, 3 e 4 de Outubro de 2008, entre as 9h30 e as 17h00, tendo como orador o Prof. Doutor Tilman Fürniss. Esse seminário terá lugar no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, na Avenida Afonso Costa, 41 – entre o Areeiro e a rotunda das Olaias (Metros do Areeiro e Olaias). É objectivo deste Seminário de Formação criar um espaço de reflexão sobre estratégias e modelos de intervenção na área da Abuso Sexual de Crianças. A Associação de Mulheres contra a Violência (AMCV) é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos que, em 1992, surge com o objectivo de apoiar mulheres e crianças sujeitas a situações de violência doméstica, violação e abuso sexual. Ao longo destes anos, tem sido uma prática da AMCV proporcionar aos profissionais que trabalham na área das mulheres e crianças, formação especializada. O Prof. Doutor Tilman Fürniss é psiquiatra da criança e do adolescente, psicanalista e terapeuta familiar. Actualmente é presidente do Dept. de Psiquiatria da Criança, no Hospital de Münster, na Alemanha.Desde 1978, tem colaborado com diversas organizações internacionais, como é o caso da ISPCAN, OMS e ONU.
Objectivos do Seminário de Formação:
- Enriquecer a formação dos profissionais que trabalham na área das crianças, nomeadamente na Intervenção e Prevenção do Abuso e Negligência de CriançasDesenvolver competências profissionais na área do abuso sexual de crianças
- Contribuir para desenvolver competências de comunicação e trabalho em parceria, que possibilitem aos profissionais trabalhar em cooperação, tendo por base abordagens multi-disciplinaresApresentar modelos de intervenção que possam ser utilizados como modelos de boas práticas
Programa:
2 e 3 Outubro:
- Porquê e como actuam os abusadores sexuais de crianças?
- A natureza sexual do abuso sexual de crianças para o abusador.
- Abuso sexual de crianças como forma de relação.
- A dinâmica e o processo do abuso sexual de crianças.
- Responsabilidade, actividade, participação, culpa, vergonha e poder no abuso sexual de crianças: a perspectiva da vítima e do abusador.
4 Outubro:
- Discussão de Casos
(Apresentação a cargo de organizações convidadas)
Horário:
2, 3 e 4 Outubro de 2008
09h30 – 13h00 / 14h30 – 17h00
Abertura do Secretariado: 9h00
Destinatários:
Profissionais que trabalham na área das crianças (psicólog@s, assistentes sociais, médic@s, enfermeir@s, professor@s, educador@s, juristas, entre outr@s)
Tradução em sala:
Inglês – português – inglês
Número limitado de inscrições / Terão prioridade os participantes dos Seminários de Formação anteriores
Preço: 100 € (Associad@s AMCV: 50% desconto)
Para mais informações contactar:
Tel.: 21 380 21 62
Fax: 21 380 21 68E-mail:
seminarios@amcv.org.pt
Promete ser profícuo e interessante. É de ir!

FOLIA / TU ÉS ISSO, PELO TEATRO TAPAFUROS, NA QUINTA DA REGALEIRA

a Cultursintra apresenta: Folia / Tu És Isso
Quinta da Regaleira - Sintra
5ª a sábado: 22h domingo: 20h
pelo Teatro TapaFuros
até 14 de Setembro
aconselhamos a compra/reserva antecipada dos bilhetes
« Que a Loucura reine nesta terra de Portugal,
Cheia de gente cinzenta, séria e triste,
A esquecer-se do mal que existe
Com choques tecnológicos,
Consumismo e futebóis
…à falta de outras armas em riste !»
Texto: Paulo Borges; Encenação/Direcção Artística: Rui Mário; Dramaturgia: Paulo Borges, Teatro TapaFuros; Direcção Musical/ Arranjos: Pedro Hilário; Direcção de Actores: Samuel Saraiva; Cenografia/ Adereços: Carlos Ramos; Vídeo: Samuel Saraiva; Desenho de Luz: José Miguel Antunes, Mário Trigo; Design / Web: Pedro Marques; Fotografia: Sérgio Santos; Figurinos: Elisabete Figueira, Pedro Marques; Interpretação: Anabela Faustino, Filipa Duarte, João Rafael, José Redondo, Mário Trigo, Nuno Pinheiro, Paulo Cintrão, Rute Lizardo, Samuel Saraiva; Figuração/Teatro Reticências: Ana Rita Neves, Ana Trindade, Bárbara Carlos, Carolina Salles, Catarina Salgueiro, Catarina Trindade, David Severino, Inês Amaro, Marco Silvestre, Mário Portelinha, Nidia Roque, Pedro Manaças; Músicos: Alexandre Leitão, António Neves, Jorge Domingues, Miguel Costa; Montagem Vídeo/Soldado: Rui Zilhão; Vozes Off: Adele Sidaru, Jorge Telles de Menezes, Inês Figueira, Natacha Quaresma, Paulo Borges, Ricardo Ventura, Rui Lopo, Rui Mário, Vanessa Muscolino; Costureiras: Dília Queiroz, Adélia Canelas; Luminotécnia: Fábio Ventura, Gonçalo Africano; Apoio à Montagem: Emanuel Ventura, Marco Silvestre, Pedro Manaças; Limpeza: D. Lizete, Direcção de Cena: Sónia Tobias; Frente de Sala: Filipa Tobias, Tânia Tobias; Produção Executiva: Catia Martin; Direcção de Produção: Marco Martin.
espectáculo nos jardins e de caracter volante / aconselha-se agasalho e calçado confortável
espectáculo aconselhado para maiores de 12 anos
Bilhetes: € 16 à venda na Quinta da Regaleira e nos locais habituais, Lojas Fnac, Bliss, Lojas Viagens ABREU, Livraria Bulhosa Oeiras Parque
www.ticketline.pt www.plateia.pt
Reservas: 219106650 / 707 234 234 / geral@tapafuros.com
Informações: 919053476 / 912178878
Encontra-se disponivel no blog (tapafuros.blogspot.com), o documentário realizado o ano passado acerca das origens do projecto, e os seus intervenientes.
Aconselhamos vivamente. Vale mesmo a pena!

Thursday, September 04, 2008

DOUBLE TROUBLE V - ROCK AO VIVO NA BENEDITA, HOJE À NOITE!

Trata-se de um evento que tem o objectivo de apoiar jovens estudantes (Bolsas de Estudo). O Double Trouble, festival de música da Benedita, irá realizar-se pela quinta vez consecutiva na principal artéria da vila, a Avenida da Igreja, hoje mesmo, dia 4 de Setembro, a partir das 21h30. Neste evento participarão diversas formações musicais, totalmente compostas por músicos da Benedita, assegurando um espectáculo variado e passando por diversos estilos, com predominância para o rock e a pop, e devidamente auxiliados por produções audiovisuais e a presença do maior camião palco do país. A organização do evento está assegurada pelos músicos, pelos bares locais e pelo Rotary Club da Benedita. Let The Good Times Roll (além de um imortal tema de B. B. King e Bobby Bland) é a assinatura que dá vida a este festival, que já vai na quinta edição e cuja audiência tem vindo a crescer. As entradas custam apenas um euro por cabeça e não se pode dizer que não vai ser rock quase ao preço da chuva! É de ir!

ARMANDO MARTINS JANEIRA - PEREGRINO, UMA INTERESSANTE EXPOSIÇÃO E UM NOVO LIVRO, EM CASCAIS

Vai ser inaugurada a exposição Armando Martins Janeira – Peregrino, no próximo sábado, 6 de Setembro,às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Cascais (São Domingos de Rana, Rua das Travessas – Bairro do Moinho, Massapés), em São Domingos de Rana. No âmbito dessa inauguração terá lugar uma actuação do duo musical Kasutera. O evento será honrado com a presença da Exmª Senhora Embaixatriz Ingrid Bloser Martins. A exposição ficará patente até 4 de Outubro com a seguinte programação:
18 de Setembro 21h00 - Conferência por António Graça de Abreu: Armando Martins Janeira – Entender o Japão, Descobrir a China.
25 de Setembro 21h00 - Conferência por Eugénio Lisboa: Armando Martins Janeira: Memórias de Uma Amizade Profissional Vivida Numa Embaixada.
2 de Outubro 21h00 - Conferência por António Manuel Dias Farinha: Armando Martins Janeira no Mundo Luso-Oriental.
04 de Outubro 17h00 - Lançamento do livro Peregrino, apresentado por Ana Paula Laborinho.
Horário da exposição: segundas-feiras: das 13h00 às 19h00 3ª a 6ª feira: das 10h00 às 19h00 / sábados: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Recordamos sempre que Armando Martins Janeira foi um dos escritores que melhor escreveram sobre os amores de D. Pedro e Dª Inês de Castro (a inesquecível tragédia em prosa Linda Inês ou o Grande Desvairo), pelo que não podemos deixar de aconselhar vivamente esta exposição: é de ir!

CURSO LIVRE DE ARTE SACRA NO MUSEU DE ARTE SACRA E ETNOLOGIA DE FÁTIMA

O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, vai promover um Curso Livre sobre Arte Sacra, em Fátima. O curso organiza-se em oito sessões, nas quais se percorrem diversas temáticas relacionadas com a especificidade da Arte Sacra, que, ao longo de 90 anos, tomou por habitat o espaço de Fátima. Fátima, lugar do espaço sagrado: o desenvolvimento de um Santuário e Fátima e os objectos religiosos: incompatibilidade artística? - Uma história das lembranças de Fátima, são dois exemplos da temática a ser abordada nalgumas das sessões. Nas duas últimas sessões promover-se-ão visitas guiadas a espaços artísticos da Cova da Iria. Leccionado por Marco Daniel Duarte, a finalizar o doutoramento na Universidade de Coimbra em História da Arte sobre o Santuário de Fátima, enquanto complexo artístico de fé, este curso encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional. Marco Daniel Duarte é autor do livro Arte Sacra Fátima, Uma Peregrinação Estética, cuja qualidade tem sido reconhecida (editado pela Fundação Arca da Aliança, Dom António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, considera não se conhecer bem o roteiro cultural e espiritual de Fátima sem o contributo desta obra). O curso decorrerá nas instalações do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, todas as quartas-feiras, de 1 de Outubro até 17 de Novembro das 18h30 às 20h00. A data limite de inscrição é 29 de Setembro, existindo número limite de vagas. Informações e inscrições através do telefone 249539470 ou do e-mail museuartesacra@consolata.pt.
Promete ser interessante e profícuo! É de aproveitar!

Wednesday, September 03, 2008

CONCERTO FINAL DO XII CURSO REGIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PARA JOVENS MÚSICOS DE BANDAS FILARMÓNICAS

No próximo sábado, 6 de Setembro, às 17 horas, vai ser apresentado, em Leiria, no acolhedor Pátio do Centro Cultural Mercado de Sant'Ana, o concerto final do XII Curso Regional de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos de Bandas Filarmónicas. Promete ser um final em cheio para um evento em que a música e os (jovens) músicos têm estado em cheio!

CASA FERNANDO PESSOA PASSA A ESTAR ABERTA AOS SÁBADOS

A partir de Setembro, a Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, nº 16 - Lisboa Portugal /
Telf. 213913275 /
http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt / http://mundopessoa.blogs.sapo.pt)
passará a estar aberta também aos sábados. Para comodidade do público, o horário da Casa foi alargado e uniformizado: abertura às 10 horas, encerramento às 18 horas, diariamente, de segunda a sábado. Entretanto, a programação cultural da Casa regressa já a 9 de Setembro, às 18h30, com uma palestra do escritor António Mega Ferreira subordinada ao tema Os Livros que Não Esqueci. A entrada é livre, como sempre e vale mesmo a pena!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA PROMOVE SETE NOVAS PÓS-GRADUAÇÕES

O Instituto Politécnico de Leiria, através do INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados vai ministrar, no próximo ano lectivo, sete novas Pós-Graduações:
-6 Sigma-
Destinada a dirigentes, Técnicos da indústria e serviços, Consultores, Estatísticos e
responsáveis por assegurar a produtividade, desempenho e qualidade dos seus processos
produtivos, a Pós-Graduação em 6 Sigma tem como objectivos desenvolver e implementar
projectos 6 Sigma nas organizações, integrando as metodologias de avaliação de problemas,
técnicas estatísticas e ferramentas de gestão presentes nas diversas etapas de um projecto 6
Sigma e elaborando planos 6 Sigma.
-Administração Escolar-
Qualificar para o exercício de funções de direcção e de gestão pedagógica e administrativa nos
estabelecimentos de educação e de ensino é o principal objectivo desta Pós-Graduação
dirigida a Educadores de Infância, Professores dos ensinos básico e secundário licenciados e
profissionalizados, com pelo menos cinco anos de serviço docente.
-Auditores de HACCP-
(Segundo os requisitos da American Society for Quality para a Certificação em Hazard
Analysis and Critical Control Point (HACCP))
Apresentar os conceitos inerentes à implementação e auditoria dos programas de HACCP,
baseando-se no método de estudo de casos práticos e fornecer formação de base de maneira
a que os estudantes desenvolvam aptidões para realizar auditorias no âmbito da norma ISO
22000: 2005 ou inspecções de segurança alimentar, coordenem equipas auditoras na norma
ISO 22000: 2005 e requeiram a realização do exame de certificação da ASQ em “HACCP
Auditor”, são os objectivos da Pós-Graduação em Auditores de HACCP dirigida a Técnicos da
indústria e serviços, Inspectores e Consultores responsáveis pela garantia da segurança
alimentar.
-Comunicação, Publicidade e Marketing-
Dirigida a licenciados em Gestão, Marketing e Comunicação, outros licenciados e não
licenciados que demonstrem uma elevada experiência profissional nestas áreas, a Pós-
-Graduação em Comunicação, Publicidade e Marketing oferece uma formação que possibilita
aos estudantes utilizar as ferramentas disponíveis ajustadas ao pleno exercício, em função das
competências e vocação da empresa/organização.
-Direcção Estratégica de Instituições de Ensino Superior-
Esta pós-graduação tem por objectivo estabelecer o melhor programa de formação para a
liderança e a direcção universitária e politécnica, criar um núcleo de debate sobre as
ferramentas e os processos de melhoria da eficiência das universidades e politécnicos e
facilitar a relação entre os líderes empresariais e de opinião com os principais responsáveis da
direcção dos processos de formação e de investigação nas universidades e politécnicos.
-Gestão e Contabilidade Autárquicas-
Direccionada a activos das entidades públicas da administração autárquica e licenciados com
interesse pela formação em Gestão e Contabilidade Autárquicas, a Pós-Graduação em Gestão
e Contabilidade Autárquicas fornece formação especializada para o exercício da gestão nas
autarquias locais, através do desenvolvimento e aprofundamento de competências,
principalmente na área económico-financeira.
-Supervisão-
Com vista a promover um local de debate que permita compreender o modo de construção do
conhecimento profissional, desenvolver competências comportamentais e relacionais
adequadas à supervisão, analisar a estrutura e o processo de supervisão, debater o papel e o
perfil do supervisor, analisar as condicionantes organizacionais da supervisão e aplicar o
processo de avaliação em supervisão, a Pós-Graduação em Supervisão dirige-se a
profissionais licenciados ou bacharéis nas áreas da Saúde, Serviço social e Ensino com mais
de dois anos de experiência.
Interessa e é de aproveitar!

Tuesday, September 02, 2008

S. MARTINHO DO PORTO VAI INAUGURAR ELEVADOR PANORÂMICO COM A PRESENÇA DO MINISTRO MÁRIO LINO

Completando a segunda fase do projecto de requalificação urbana da vila de São Martinho do Porto, vai ser inaugurado, no próximo dia 10 de Setembro, pelas 11 horas, o novo elevador panorâmico de S. Martinho do Porto, que vai permitir a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por Rua dos Cafés), a Rua da Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva. A sessão de inauguração contará com as presenças do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão. Esperamos que o senhor ministro seja bem recebido e que essa sua visita ao concelho de Alcobaça não implique grandes problemas... Para isso já nos chega a menina dos seus olhos, ou seja, o afamado TGV Lisboa-Porto, que ameaça esventrar uma parte substancial do concelho de Alcobaça...

IR AO 1º ACTO DO SUNSET IT'S ALIVE PODE FAZER GANHAR VIAGEM A IBIZA

Já em 29 de Agosto aqui lhe chamámos o regresso do ano em Alcobaça, mas há mais! A saber:
SUNSET IT'S ALIVE - 1ºacto
vá à festa e habilite-se a ganhar uma viagem para 2 pessoas a ... IBIZA !!!!
cardápio:
No Djs (Antena 3) , Slimmy Live Act , DJ Mónica Seidl , DJ Pelota, DJ Vahagn, Two Fingers
- Show de abertura com Bailarinos - Revolution Project
- Show de Raios Lazer interiores e exteriores - Bailarinas / GoGo Dancers
- Zona Cota/VIP (Espaço reservado à musica dos anos 80 e para os que gostam de um pouco de calma poderão contar aqui com música ao vivo champanhe e tapas)
- Zona Fat (onde se pode deliciar com algumas iguarias que iremos preparar ao longo da noite ou deleitar-se fumando um belo cigaro)
Com isto tudo o que pode mesmo ter certo é uma noite muitooooooooo bem passada !!!!
É de ir! Sem pensar duas vezes!...

CENTRO CULTURAL DE BELÉM INAUGURA NOVA TEMPORADA DE MÚSICA COM UM CONCERTO DE FAZER CRIAR ÁGUA NA BOCA

O concerto inaugural da temporada 2008/2009 do Centro Cultural de Belém é este ano assegurado pela Associação Música-Educação e Cultura e coincide com o encerramento da 2.ª edição do Estágio Nacional Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana (com 120 jovens músicos de Portugal, Espanha e França).
6 de Setembro - 21 horas - Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
com intervalo - espectáculo para maiores de 12 anos
Preços:
1.ª Plateia 26€
2.ª Plateia 23€
Laterais 14€
Camarotes Centrais 26€
Camarotes Laterais 20€
1.º Balcão 18€
2.º Balcão 12€
Balcão Lateral 16€
Galerias 8€
Descontos habituais (para bilhetes adquiridos no CCB)
Este concerto inaugural da temporada 2008/2009 do Centro Cultural de Belém consagra uma iniciativa ímpar no panorama musical nacional: uma orquestra sinfónica de 130 músicos, constituída pelos melhores jovens músicos portugueses e colegas seus espanhóis e franceses. Ao longo de dez dias desenvolvem um trabalho artístico extraordinário, como ficou demonstrado na 1.ª edição deste Estágio Nacional Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana realizada em 2006, e que este ano termina desta excelente forma! Novamente sob a batuta de Michael Zilm, é desta vez apresentado um programa de excelência, com obras de Beethoven, Mahler e Bernstein, e ao qual se associa um dos mais importantes pianistas do nosso tempo, o polaco Krystian Zimerman, que interpreta o concerto que Lutoslawski lhe dedicou.
ORQUESTRA SINFÓNICA ACADÉMICA METROPOLITANA
KRYSTIAN ZIMERMAN-piano
MICHAEL ZILM- direcção
PROGRAMA:
LUDWIG VAN BEETHOVEN- Abertura Leonora n.º 3
WITOLD LUTOSLAWSKI- Concerto para piano e orquestra
GUSTAV MAHLER- Totenfeier
LEONARD BERNSTEIN- Danças Sinfónicas (West Side Story)
Promete ser mesmo muito bom: é de ir!