Saturday, May 05, 2007

EMISSÃO ESPECIAL DO PUBLICAMENTE DA RÁDIO CISTER DEU ESPAÇO À BLOGOSFERA ALCOBACENSE E DIVULGOU IDENTIDADE DA SUA FIGURA (ATÉ AGORA) MAIS ENIGMÁTICA

A emissão de hoje do programa Publicamente da Rádio Cister, de autoria de Piedade Neto, foi simpaticamente dedicada ao histórico evento A Blogosfera Alcobacense Desce àCidade... Na Escola Adães Bermudes, que decorrerá em Alcobaça, no próximo sábado, 12 de Maio, entre as 15 e 30 e as 18 e 30. Estiveram presentes e participaram como convidados daquele programa, os bloguers alcobacenses Dulce Alves (Agre & Doce), José Alberto Vasco (Nas Faldas da Serra), Mário Bernardes (Mblog e Terra de Paixão), Raquel Romão (Bazar das Monjas) e Valdemar Rodrigues (Ortogal), tendo aquela emissão do Publicamente corrido mesmo muito bem e sido uma excelente forma de divulgar a blogosfera alcobacense, algumas das suas virtudes e alguns dos seus defeitos. Foi também marcante o facto de aquela emissão ter contado com o notável facto de o enigmático Alcobacense, pseudónimo até agora utilizado pelo fundador do blogue Terra de Paixão, ter finalmente divulgado publicamente a sua identidade durante aquele programa, tendo-se ficado a saber que essa preponderante figura da blogosfera alcobacense
é, nem mais nem menos: Mário Bernardes (também fundador do blogue Mblog).
Foi realmente um brilhante ensaio para o histórico encontro de bloguers alcobacenses do próximo sábado, que se concretizará certamente como um dos grandes acontecimentos do ano em Alcobaça!

ARMAZÉM DAS ARTES INAUGURA EXPOSIÇÃO ESCULTURA COM AFECTOS E OFERECE CONCERTO PELO OPUS ENSEMBLE

Continua a ser aguardada com muita expectativa a inauguração da primeira exposição que será apresentada pelo alcobacense Armazém das Artes. Essa exposição vai ser inaugurada no próximo sábado, 12 de Maio, às 15 horas, sob o título Escultura Com Afectos. Os nomes dos artistas de representação visual que integram esta exposição inaugural da importante infraestrutura cultural criada em Alcobaça pelo escultor José Aurélio garantem que aquela expectativa não sairá certamente frustrada. São eles: Alberto Carneiro, Álvaro Carneiro, Ana Vieira, Ângelo de Sousa, António Areal, António Viana, Armando Alves, Artur Rosa, Carlos Barreira, Carla Meneres, Cruzeiro Seixas, Eduardo Nery, Espiga Pinto, Francisco Tropa, Graça Costa Cabral, Gustavo Bastos, Helena Almeida, Irene Vilar, Isabel Garcia, Joana de Vasconcelos, João Charters de Almeida, João Cutileiro, João Hogan, João Vieira, Jorge Pinheiro, Jorge Vieira, José Aurélio, José João Brito, José Rodrigues, Júlio Pomar, Lagoa Henriques, Marcelino Vespeira, Martins Correia, Os 4 Vintes, Paulo Neves, Quintino Sebastião, Rogério Ribeiro, Rui Chafes, Rui Vasquez, Sérgio Vicente, Virgílio Domingues, Virgínia Fróis e Zulmiro de Carvalho - enfim, uma lista tão exemplar que até parece uma página do índice do indispensável Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses do saudoso Fernando de Pamplona!
Não contente com uma oferta (já) tão vasta e qualificada, José Aurélio oferece ainda aos visitantes que nessa tarde comprarem bilhete para entrar no seu Armazém das Artes um concerto pelo Opus Ensemble, renomado e qualificado agrupamento da música culta portuguesa, que fará em Alcobaça uma autêntica e imperdível antestreia da apresemtação do seu novo CD, que será feita em Lisboa, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, no dia seguinte, domingo, 13 de Maio. Esse CD e esses concertos incluem a Sonata nº 4 em Fá Maior de Franz Joseph Haydn, as Variações Prometheus, Opus 43 de Ludwig Van Beethoven e duas composições dedicadas ao Opus Ensemble: De Profundis, à Memória de Bruno Pizzamiglio, Opus 130, de António Victorino d'Almeida e Georgicas de Fernando Lopes-Graça.
Não temos dúvidas de que José Aurélio joga (bem) forte nesta primeira prova de fogo da infraestrutura por si arrojadamente criada em Alcobaça!

Friday, May 04, 2007

ASSOCIAÇÃO REPORTERS SANS FRONTIÈRES LANÇOU HOJE, NA INTERNET, UMA PETIÇÃO PELA LIBERTAÇÃO DOS BLOGUERS EGÍPCIOS KAREEM AMER E ABDUL MAHMOUD

A pouco mais de uma semana da histórica realização do primeiro encontro de bloguers alcobacenses, lembrei-me de aqui postar uma especial chamada de atenção para o facto de, segundo a associação Reporters Sans Frontières, neste preciso dia e neste preciso momento se encontrarem presos em vários países precisamente 65 bloguers. A maior parte desses bloguers, presos apenas pela sua livre e democrática intervenção na blogosfera, está detida na China (50). Além da China estão também presos bloguers na Bielorrússia (1), no Egipto (2), no Irão (1), na Líbia (1), na Síria (2), na Tunísia (1) e no Vietnam (7). Hoje mesmo, 4 de Maio de 2007, a Reporters Sans Frontières lançou no seu site uma petição pela libertação dos bloguers egípcios Kareem Amer (fundador do blogue www.karam903.blogspot.com) e Abdul-Moneim Mahmoud (fundador do blogue www.ana-ikhwan.blogspot.com). Para assinar essa petição basta aceder à front page daquele site (www.rsf.org), na qual existe uma especial chamada de atenção para essa iniciativa tão livre e democrática como a própria vida. O Nas Faldas da Serra já cumpriu esse seu direito democrático de apoiar a luta pela liberdade onde quer que ela se desenrole!

REPÓRTER ESTRÁBICO ACTUAM EM ALCOBAÇA, NO CLINIC, NA NOITE DE SÁBADO, 5 DE MAIO

A digressão Dos Pratos Para a Pista, da banda pop portuguesa Repórter Estrábico, passa por Alcobaça, na noite de sábado, 5 de Maio. Esse live act alcobacense dos Repórter Estrábico realizar-se-á no Clinic, custando cada bilhete 8 euros. Poucos dos visitantes deste blogue saberão que eu assisti, na noite de sexta-feira, 15 de Novembro de 1991, à apresentação de Uno Dos, o primeiro disco editado pelos Repórter Estrábico. Esse concerto foi apresentado em Lisboa, no Teatro S. Luiz, reunindo a especial particularidade de servir também de apresentação ao álbum Mimi Tão Pequena e Tão Suja, de Vítor Rua com os seus Pós-GNR. Devo aqui referir que saí muitíssimo satisfeito desse concerto duplo, embora Jorge Dias o tenha classificado dois dias depois, numa crítica publicada no Público, como um "Massacre Auditivo". Concordei então muito mais com Miguel Crespo, que em crítica publicada no mesmíssimo domingo, no Correio da Manhã, evidenciava que "Apostas Diferentes Puseram S. Luiz de Olhos Trocados". Efectivamente assim foi, tendo-se as opiniões dividido muito claramente, e ainda recordo que depois do concerto, eu e o meu amigo Jorge Ventura, então meu companheiro de armas no Júri do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, nos travámos de razões à porta do S. Luiz, ele em defesa dos Repórter Estrábico (então liderados por Antóno Olaio) e eu em defesa dos Pós-GNR (sempre liderados pelo meu indefectível amigo Vítor Rua). Curiosamente, na memória desse concerto marca ainda lugar muito especial o encore dos Repórter Estrábico, em que Vítor Rua colaborou como solista convidado na interpretação do inesquecível John Wayne, fazendo-o com tanta classe e desenvoltura que a maioria dos Repórter Estrábico de então se perdeu mesmo por esse caminho musical...
Os Repórter Estrábico de hoje já não são os mesmos, como refere Emma Luis na edição de Maio do magazine Verniz, mas a verdade é que ainda não foram esquecidos:
"Movidos de um techno pop pertinente, inovador e irónico suficiente para fazer o público corar, os Repórter Estrábico tornam a invadir Alcobaça. Depois da primeira estadia para “reportagem” na cidade, a banda regressa para um encontro marcado “em directo” a partir das instalações da clínica mais famosa da região para tornar essa noite uma noite inesquecível para todos os que têm consulta marcada. Atenção aos pacientes mais sensíveis. Este poderá ser um concerto que aumenta as pulsações…
O alinhamento é imperdível com a reinvenção e transformação dos vinte e dois principais êxitos da banda e com o projecto Remix - A Digressão dos Pratos para a Pista - em parceria com consagrados DJs.
Cruzando a programação digital com o desempenho dos músicos, num formato clássico de canção popular, esta fórmula é, como afinal sempre foi, a imagem de marca da banda. Não vai faltar atitude nem experimentalismo sonoro neste concerto. Depois dos discos indispensáveis “Uno Dos” (1991) “1bigo” (1994), “Disco de Prata” (1995), “Mouse Music” (1999), o Ep “Requiem” (2002), “Eurovisão” (2004) e a participação no projecto “Três Pistas” – Antena 3 (2005), é tempo de subir de novo ao palco e curarem-nos de todos os males. Temas como “Mama Papa”, “Malditos Headphones”, “Weather Girl” ou “2ª Pele” fazem parte da prescrição e são agora apresentados mais fortes que nunca, musculados no timbre.
Para além da música, a parte visual não será descurada, com projecções realizadas para o momento em particular, compondo uma experiência que vai muito para além do que se ouve. Para aqueles que não costumam ir ao médico, chegou o momento de mudarem de ideias. Podem ir, sem medo e assistir à festa, mesmo sem receita médica. Nas palavras dos próprios Repórter Estrábico a palavra de ordem é e será: Entra na Dança!"
Já se sabe que vai ser no Clinic e que é pecado faltar...

SÍTIO DO CEFALÓPODE PASSEIA LISBOETAS DE TAPETE VOADOR... SÁBADO À NOITE!

Música original de raiz tradicional portuguesa e do mundo, voos de sonoridades etéreas e uma viagem com um subtil sabor a especiarias é o que o Sítio do Cefalópode e o agrupamento Tapete Voador prometem para quem visitar aquele simpático bar da encosta do Castelo de S. Jorge na noite de sábado, 5 de Maio... Rui Santos em guitarra clássica, Miguel Simões em guitarra acústica e eléctrica e (ainda!) viola braguesa, Fernando Trindade no baixo e elécrtico e Daniel Matias na bateria e variadas percussões são os rapazinhos que formam este Tapete Voador que nos levárá certamente até paradisíacas paisagens musicais. Vale?

LOTO ACTUAM HOJE EM FAMALICÃO E QUARTA-FEIRA EM LISBOA

Os alcobacenses Loto vão actuar, hoje, sexta-feira, 4 de Maio, no café-concerto da Casa das Artes em Famalicão, pelas 22h. Levam na bagagem o novo disco Beat Rio e a responsabilidade de literalmente incendiar a sala com as suas canções electro pop rock qualquer coisa! Na quarta-feira, dia 9 de Maio, estarão em Lisboa no Frágil, nas Noites Bingo! Prometendo novamente mundos e fundos!

Thursday, May 03, 2007

AUTOR DO SITE ALCOBAÇA NO SAPO ASSOCIA-SE AO EVENTO -A BLOGOSFERA ALCOBACENSE DESCE À CIDADE... NA ESCOLA ADÃES BERMUDES!- CRIANDO UM NOVO BLOGUE

Os efeitos colaterais da organização do evento A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade... Na Escola Adães Bermudes! continuam a notar-se no espaço alcobacense... Já quase não se fala noutro assunto e a verdade é que o número de blogues e bloguers aderentes já superou as (minhas) expectativas iniciais, prometendo continuar a subir até ao dia 12 de Maio... Outra interessante novidade chegou agora às minhas mãos, ou melhor escrevendo, à caixa de entrada do meu e-mail, relatando que Miguel Peixoto, autor e responsável do site Alcobaça No Sapo (http://www.alcobaca.no.sapo.pt), resolveu associar-se àquele encontro de bloguers alcobacense fundado também um blogue. O endereço cibernáutico desse novo blogue é http://www.alcoblogue.blogspot.com e aqui ficam as saudações muito especiais da organização do primeiro grande encontro de blogues e bloguers alcobacenses a este seu aliciante primogénito!

UMA INAUDITA INSTALAÇÃO MUSICAL AO VIVO EM LISBOA, NO 211 DA AVENIDA DA LIBERDADE

É mais um espectáculo para surpreender que tem a mania que já viu e ouviu tudo. Estreou em 30 de Abril, e continua em palco hoje, quinta-feira, 3 de Maio, sendo novamente apresentado nas noites dos próximos dias 4 e 5 de Maio de 2007 (sexta e sábado), sempre a partir das 22 horas. Esse inaudito espectáculo alia o visual com o musical, numa perspectiva de futuro, sem cedências à vulgaridade. Inicia-se com a apresentação de Peça de embalar (versão longa e dupla), para percussão em espelhos suspensos como gongos, saxofone alto, violoncelo, iluminação e electrónica. O espectáculo continua e conclui com outra inaudita peça: Os (versão #2), para percussão em espelhos suspensos como címbalos de altura definida, saxofone alto, iluminação e electrónica.
É um espectáculo visual e musicalmente apetecível, cujos responsáveis criativos e interpretativos são
Nuno Torres (saxofone alto), Ricardo Jacinto (violoncelo e percussão), Dino Récio (percussão), Nuno Morão (percussão), João Pinheiro (percussão) e André Sier (electrónica).
Estará em cena nos dias anteriormente indicados, em Lisboa, no 211 da Avenida da Liberdade, custando cada bilhete apenas 3 euros, democrático preço cujo único problema é o facto de a lotação da sala ser limitada. A aposta é forte e a verdade é que está muito bem conseguida!

Wednesday, May 02, 2007

PUBLICAMENTE DA RÁDIO CISTER VAI ESTA SEMANA RESOLVER O MAIOR MISTÉRIO DA BLOGOSFERA ALCOBACENSE: AUTOR DO BLOGUE TERRA DE PAIXÃO REVELA IDENTIDADE!

Já aqui haviamos noticiado que o evento A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade... Na Escola Adães Bermudes! nasceu para fazer História. Já aqui haviamos também noticiado que alguns dos bloguers alcobacenses participantes nesse evento vão ser os convidados da emissão de sábado, 5 de Maio, às 12 horas, do programa Publicamente, semanalmente apresentado por Piedade Neto. Não haviamos todavia ainda anunciado que além dos cinco bloguers já anunciados, essa emissão especial do Publicamente vai também contar com um convidado surpresa. Nem mais nem menos que o enigmático autor do blogue alcobacense Terra de Paixão. Um proeminente bloguer alcobacense cuja identidade se tem mantido enigmaticamente desconhecida do grande público. E a novidade que esta postagem aqui deixa para a posteridade é que esse enigma vai desaparecer já no próximo sábado, 5 de Maio, em virtude de esse bloguer alcobacense ter aderido ao evento A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade... Na Escola Adães Bermudes! e se ter também simpaticamente disponibilizado a revelar a sua identidade durante essa emissão do Publicamente, na Rádio Cister. Vai ser mesmo uma emissão a não perder e a fazer História!

PEDRO AMARAL DIRIGE LONDON SINFONIETTA EM LANÇAMENTO DO SEU CD WORKS FOR ENSEMBLE

Na sequência do enorme sucesso atingido pelo festival Atlantic Waves no decorrer dos últimos 6 anos, a delegação britânica da Fundação Calouste Gulbenkian vai lançar uma série de CD's destinados a promover a música e músicos portugueses a nível internacional. Tal como o festival, a série tem como objectivo divulgar a diversidade, originalidade e qualidade nacional através de colaborações de grande prestígio com músicos de outros países. O primeiro lançamento, Works For Ensemble, do jovem compositor português Pedro Amaral (que é também o seu CD de estreia), foi gravado pela London Sinfonietta no Henry Wood Hall, em Londres, em Novembro de 2006. Works For Ensemble consiste em quatro obras inéditas na melhor tradição da música contemporânea (Berio, Boulez, Stockhausen…). Este CD vai ser lançado no mercado em 9 de Julho deste ano, sendo editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e distribuido pela Harmonia Mundi.
Nascido em Lisboa em 1972, Pedro Amaral é um dos mais dinâmicos músicos europeus da sua geração. Seja como compositor, maestro ou musicólogo, o seu trabalho é caracterizado por uma profunda coerência. Estudou composição com Fernando Lopes-Graça e Emmanuel Nunes, e direcção com Emilio Pomàrico e Peter Eötvös. É com frequência compositor residente no IRCAM e, desde 2005, assistente pessoal de Karlheinz Stockhausen na revisão de “Momente”. "É um excelente trabalho que me ensinou imensas coisas." Karlheinz Stockhausen sobre a tese de doutoramento de Pedro Amaral, in Le Monde de la Musique.
A London Sinfonietta é reconhecida como um dos melhores ensembles do mundo. Especializada em música contemporânea, trabalha com uma grande variedade de estilos, frequentemente estreias mundias e inclui no seu repertório obras de artistas de áreas tão diversas como a electrónica, o folk ou o jazz. Desde a sua criação em 1968, a London Sinfonietta tem-se dedicado à encomenda de obras tanto de novos talentos como de compositores consagrados. O seu repertório, com mais de 200 encomendas, vai desde o início da carreira de Birtwistle, Xenakis e Berio a Tansy Davies, Dai Fujikura, Jonny Greenwood (Radiohead) e Mark-Anthony Turnage.
O concerto de lançamento de Works For Ensemble terá lugar na prestigiante LSO St Luke’s, em Londres, a 23 de Junho de 2007. Pedro Amaral irá dirigir a London Sinfonietta em dois dos seus carismáticos trabalhos (Spirales e Paraphrase), assim como a brilhante miniatura para seis instrumentos de Boulez (Derive I) e o raramente tocado Chemins IV para onze cordas e oboé de Berio.
A música culta contemporânea portuguesa continua efectivamente de muito boa saúde e vamos lá a ver o que é que esta iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian nos vai continuar a trazer!


Tuesday, May 01, 2007

RÁDIO CISTER DEDICA EMISSÃO DO PROGRAMA PUBLICAMENTE AO PRÓXIMO ENCONTRO DE BLOGUERS ALCOBACENSES

A edição do próximo sábado, 5 de Maio, do programa Publicamente, simpática e semanalmente apresentado por Piedade Neto na Rádio Cister de Alcobaça, será integralmente dedicada ao encontro de bloguers alcobacenses A Blogosfera Alcobacense Desce à Cidade... Na Escola Adães Bermudes! Uma semana antes da realização desse muito aguardado e pioneiro evento (que decorrerá em 12 de Maio, entre as 15 e 30 e as 18 e 30), os convidados presentes naquela emissão do Publicamente serão os bloguers alcobacenses Dulce Alves (blogue Agre & Doce), José Alberto Vasco (blogue Nas Faldas da Serra), Mário Bernardes (blogue MBlog), Raquel Romão (blogue Bazar das Monjas) e Valdemar Rodrigues (blogue Ortogal).
Já se sabe que no próximo sábado todos os ouvidinhos cibernáuticos alcobacenses estarão ligados ao Publicamente da Piedade Neto na Rádio Cister de Alcobaça, sintonizando 95,5 Mhz na sua (melhor) telefonia!

O POLVO RODOLFO VAI SER O HERÓI DO PRÓXIMO CONCERTO PARA BEBÉS DO ORFEÃO DE LEIRIA

A história “Edolina, a boneca bailarina”marcou a estreia do ciclo de Concertos para bebés e crianças da temporada 2006/2007 do Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes contou com a participação especial de Maria Odete Neiva na viola de arco e Ivana Dimitrijevic no violino. Seguiu-se em Abril, “A Lagarta sonhadora” com Marta Mourão na harpa e Neuza Bettencourt na flauta transversal. No próximo concerto para bebés deste ciclo, que será apresentado no domingo, 6 de Maio, através da história “O Polvo Rodolfo”, a amizade, a solidariedade, a tolerância, a afectividade, as emoções, a comunicação, a cumplicidade e a criatividade serão os indutores para cada movimento, cada canção, cada instrumento. Diana Rolo (voz), Flávio Cardoso (voz e guitarra), Katy Nascimento (dança), intérpretes da equipa do projecto, contarão com participação da convidada especial neste concerto, Neuza Felicidade em percussão.
Emolas vai ajudar o seu amigo Polvo Rodolfo a acreditar mais em si e nas suas capacidades e potencialidades, isto é, a ser mais confiante. Afinal, filho de “Cephalopoda e Filo Mollusca” … sabe nadar.
O Rato Emolas, anfitrião deste novo projecto artístico, regressa assim ao nosso convívio no domingo dia 6 de Maio. A realização e a direcção musical são da responsabilidade de Sandrina Milhano, também investigadora e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria. Em cada concerto, o Rato Emolas, que vive na cadeira 44 de um teatro, convida os bebés dos 0 aos 3 anos e as crianças entre os 4 e 6 anos, a partilharem do seu mundo e das suas experiências repletas de timbres, formas, movimento e amigos. Pais, filhos, avós e familiares são transportados durante cerca de 45 minutos para um universo no qual os aspectos físicos e imaginativos da música se aliam no desenvolvimento das capacidades de aprender a ouvir, a compreender, a apreciar, a participar e a criar com música. A música é acompanhada por uma história.
Este novo espectáculo do continuamente bem sucedido ciclo Concertos Para Bebés promovido pelo Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes
será apresentado em duas sessões: às 15h30, para o público dos 0 aos 3 anos de idade, e às 16h30 para o público dos 4 aos 6 anos. As crianças que assistirem a estes espectáculos poderão ser acompanhadas por um máximo de três pssoas. Já se sabe que é no domingo, 6 de Maio, e basta aparecer e assistir!

Monday, April 30, 2007

MUSEU ETNOGRÁFICO DO FREIXIAL ORGANIZA ENCONTRO DE SABERES RECOLHAS ETNOGRÁFICAS- A TRADIÇÃO E A TECNOLOGIA

O Museu Etnográfico do Freixial irá organizar um Encontro de Saberes, na área da investigação antropológica, designado "RECOLHAS ETNOGRÁFICAS – A TRADIÇÃO E A TECNOLOGIA". Esse Encontro de Saberes realizar-se-á no próximo sábado, 5 de Maio, no Auditório da Freguesia de Arrabal. Nas instalações do Museu Etnográfico, pelas 14.30, proceder-se-á à recepção dos participantes, à entrega de documentação sobre o evento e à visita do referido Museu Etnográfico.
Para abordar a temática referenciada, o evento contará com a participação de um conjunto de oradores, cujo percurso académico e profissional constituirá, certamente, uma importante troca de experiências, no âmbito da preservação do nosso Património Cultural. A inscrição dos participantes nesse Encontro de Saberes é gratuita, devendo ser entregue até ao dia 2 de Maio, no
Museu Etnográfico do Freixial, situado na Rua da Ratôa, n.º 9, em Freixial (Arrabal-Leiria). Quaisquer informações sobre o evento "RECOLHAS ETNOGRÁFICAS - A TRADIÇÃO E A TECNOLOGIA" poderão ainda ser solicitadas para aquela instituição, pelo telefone e fax 244 745 600, pelo telemóvel 91 109 692 8 ou pelo e-mail: rffmuseu@gmail.com
Ora aí está um daqueles eventos que tanto gostamos de aqui noticiar! Bora aí!!!

IRMÃOS CATITA PARTEM A LOIÇA NO CABARET MAXIME EM 5 DE MAIO

Escrever que os Irmãos Catita vão partir a loiça na noite do próximo sábado, 5 de Maio, em Lisboa, no Cabaret Maxime, é apenas uma piada... Eles vão é certamente encher o palco e a noite de Lisboa com a sua magia e o seu magnetismo musical durante essa noite. Já se sabe que é na Praça da Alegria, que o espectáculo começa às 23 e 30 e que cada bilhete custa 10 euros com direito a uma bebida. O resto da festa é mesmo com os Irmãos Catita:
Os simplesmente fabulosos Irmãos Catita, que este ano ainda só compareceram por duas vezes em Lisboa – nos intervalos das gravações do seu terceiro disco “Budha-se!”, que decorrem em Katmandu – vão dar aos seus seguidores (e são pelo menos três!) o prazer de mais um espectáculo na cidade de Santana Lopes e Carmona Rodrigues. Eia! Viva a primavera! Consultados os astros, os búzios, as cascas de tremoço, e a linha telefónica de tarot da Maya, ficou decicido que não há melhor data para este espectáculo. Será no sábado 5 de Maio do ano da graça de 2007! Sabemos muito bem que uma cidade desta dimensão cósmica terá talvez mais (um ou dois) palcos grandes. Mas nesta primavera, o mais mágico, o mais magnético, e o mais badalado palco da capital é sem dúvida o Maxime Cabaret! Então, se é mágico, magnético e badalado, é perfeito para uma banda mágica, magnética e badalada. As cascas de tremoço não mentem! Irmãos Catita ao palco! Atracção especial neste espectáculo é a presença do mágico, magnético e badalado (e canhoto!) baixista Gimba, que irá substituir o seu substituto, ausente em Katmandu. É uma oportunidade única para ver ao vivo as canções de Mundo Catita (o disco anterior a “Budha-se!”) executadas com rigor pelo seu line up original! Isto com búzios e tremoços (e uma imperialzinha!) nunca falha!!
Lisboa nunca mais volta a ser a mesma...

Sunday, April 29, 2007

STEEL DRUMMING TOCA ZECA AFONSO NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM E NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA.

O grupo de percussão Steel Drumming, dirigido pelo notável percussionista valenciano Miquel Bernat apresentará-se-á ao vivo no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, na noite de 30 de Abril, como o seu espectáculo Steel Drumming Toca Zeca Afonso. Nesse contagiante espectáculo de homenagem a Zeca Afonso nos vinte anos da sua morte, será apresentada uma convincente programação em torno da sua música, interpretada por aquele agrupamento em steel drums, os também chamados bidões da Jamaica, instrumento de percussão criado a partir de bidões de aço, originário das Caraíbas. Além de arranjos para percussão de temas originais de Zeca Afonso serão também apresentados neste concerto temas originais de Carlos Guedes e Nuno Côrte-Real, compostos em homenagem e sob inspiração na arte compositiva de Zeca Afonso. Além dos percussionistas que integram o Steel Drumming e do seu director artístico Miquel Bernat, o espectáculo conta com a enriquecedora participação especial, como convidado (de luxo!), do cantor J.P. Simões (ex-Pop Dell' Arte e ex- Belle Chase Hotel).
O mesmíssimo espectáculo será também apresentado em Alcobaça, no Grande Auditório do Cine-Teatro, na terça-feira, 1 de Maio, às 21 e 30, proporcionando um motivador regresso de Miquel Bernat ao principal palco alcobacense, seis anos depois de uma sua notável e memorável actuação no mesmíssimo palco em 17 de Fevereiro de 2001, em duo com o percussionista alcobacense Manuel Campos. É mesmo um espectáculo a não perder!

III CONGRESSO DO OESTE GRANDES DESAFIOS 2007-2013: NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA EM 4 E 5 DE MAIO

Vai realizar-se no Mosteiro de Alcobaça, durante os dias 4 e 5 de Maio, o III Congresso do Oeste Grandes Desafios 2007-2013. Está prevista a presença do Primeiro-Ministro José Sócrates na sua sessão de abertura, sexta-feira, às 9 e 30, sessão que contará com intervenções de José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Telmo Faria, Presidente da ADRO (Agência de Desenvolvimento do Oeste), e Carlos Lourenço, Presidente da AMO (Associação de Municípios do Oeste), em representação das entidades organizadora desse congresso. Temas como Plano Estratégico Para o Oeste (Augusto Mateus), Os Grandes Desafios do Turismo (Luis Patrão) ou A Mobilidade Regional (Mário Lino) serão postos em previsível debate, esperando-se que dali saia algum fumo branco em termos de desenvolvimento regional e algum fumo negro quanto à previsibilidade de construção do homérico Aeroporto da Ota...