Wednesday, May 02, 2007

PEDRO AMARAL DIRIGE LONDON SINFONIETTA EM LANÇAMENTO DO SEU CD WORKS FOR ENSEMBLE

Na sequência do enorme sucesso atingido pelo festival Atlantic Waves no decorrer dos últimos 6 anos, a delegação britânica da Fundação Calouste Gulbenkian vai lançar uma série de CD's destinados a promover a música e músicos portugueses a nível internacional. Tal como o festival, a série tem como objectivo divulgar a diversidade, originalidade e qualidade nacional através de colaborações de grande prestígio com músicos de outros países. O primeiro lançamento, Works For Ensemble, do jovem compositor português Pedro Amaral (que é também o seu CD de estreia), foi gravado pela London Sinfonietta no Henry Wood Hall, em Londres, em Novembro de 2006. Works For Ensemble consiste em quatro obras inéditas na melhor tradição da música contemporânea (Berio, Boulez, Stockhausen…). Este CD vai ser lançado no mercado em 9 de Julho deste ano, sendo editado pela Fundação Calouste Gulbenkian e distribuido pela Harmonia Mundi.
Nascido em Lisboa em 1972, Pedro Amaral é um dos mais dinâmicos músicos europeus da sua geração. Seja como compositor, maestro ou musicólogo, o seu trabalho é caracterizado por uma profunda coerência. Estudou composição com Fernando Lopes-Graça e Emmanuel Nunes, e direcção com Emilio Pomàrico e Peter Eötvös. É com frequência compositor residente no IRCAM e, desde 2005, assistente pessoal de Karlheinz Stockhausen na revisão de “Momente”. "É um excelente trabalho que me ensinou imensas coisas." Karlheinz Stockhausen sobre a tese de doutoramento de Pedro Amaral, in Le Monde de la Musique.
A London Sinfonietta é reconhecida como um dos melhores ensembles do mundo. Especializada em música contemporânea, trabalha com uma grande variedade de estilos, frequentemente estreias mundias e inclui no seu repertório obras de artistas de áreas tão diversas como a electrónica, o folk ou o jazz. Desde a sua criação em 1968, a London Sinfonietta tem-se dedicado à encomenda de obras tanto de novos talentos como de compositores consagrados. O seu repertório, com mais de 200 encomendas, vai desde o início da carreira de Birtwistle, Xenakis e Berio a Tansy Davies, Dai Fujikura, Jonny Greenwood (Radiohead) e Mark-Anthony Turnage.
O concerto de lançamento de Works For Ensemble terá lugar na prestigiante LSO St Luke’s, em Londres, a 23 de Junho de 2007. Pedro Amaral irá dirigir a London Sinfonietta em dois dos seus carismáticos trabalhos (Spirales e Paraphrase), assim como a brilhante miniatura para seis instrumentos de Boulez (Derive I) e o raramente tocado Chemins IV para onze cordas e oboé de Berio.
A música culta contemporânea portuguesa continua efectivamente de muito boa saúde e vamos lá a ver o que é que esta iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian nos vai continuar a trazer!


No comments: