Saturday, October 18, 2008

EMISSÕES ANTERIORES DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA JÁ ESTÃO INTEGRALMENTE DISPONÍVEIS NO SITE DA RÁDIO CISTER

Vai ser amanhã apresentada a sexta emissão do programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que a Rádio Cister de Alcobaça está a apresentar semanalmente desde o dia 14 de Setembro. O êxito das primeiras cinco emissões daquele programa levou a que a Rádio Cister tenha disponibilizado a gravação dessas mesmas emissões na sua página da Internet (http://www.cister.fm), possibilitando desse modo a oportunidade de as mesmas poderem agora ser novamente ouvidas. Para o fazer basta aceder àquele site, procurar a sua barra Arquivo e clicar na sua secção Programas, logo lhe aparecendo no seu monitor o alinhamento daquelas emissões. A partir daí é só escolher e ouvir. Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, com a participação dos comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues, sendo apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas, na Rádio Cister (FM 95,5 Mhz). É de ouvir!

UM EVENTO FRESQUINHO, A NÃO PERDER: X SEMANA DO CALOIRO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIAS DO MAR, EM PENICHE

Decorrerá durante os próximos dias 20, 21, 22 e 23 de Outubro a X Semana do Caloiro da Associação de Estudantes da ESTM (Escola Superior de Tecnologias do Mar) de Peniche. Essa Semana do Caloiro está a ser organizada pela Associação de Estudantes da ESTM com o intuito de proporcionar aos estudantes uma semana com actividades, boa música e diversão. A Semana do Caloiro realizar-se-á no recinto localizado na estrada do Cabo Carvoeiro, à excepção do arraial da AE, na segunda-feira, uma tradição que agora se retoma, que será realizado nas instalações da AEESTM. Assim, e dentro das suas possibilidades, a AE elaborou um cartaz em prol dos estudantes por ela representados com concertos, actividades culturais e actividades de solidariedade social. No seguimento do mesmo, a nível musical estarão presentes bandas como Philharmonic Weed, KLEPHT e Declínios, a nível cultural o Teatro do Caloiro, Rally Tascas e Jantar do Caloiro e a nível social uma recolha de bens alimentares a entregar a instituições de solidariedade social de Peniche. Na quinta-feira académica, toma forma o ex-líbris da Semana do Caloiro: a cerimónia de iniciação dos caloiros, traduzida pelo Afogamento, Missa e Baptismo do Caloiro.
-Cartaz-
Segunda-feira:
Jantar do Caloiro
Neptunus
A_Martuna
Arraial AEESTM
Terça-Feira:
Rally Tascas
Declinios
Dj SLY + MR.GEE & Friends
Quarta-feira:
KLEPHT
Dj Gryzzler
Dj Booty Crush
Quinta-feira:
PHILHARMONIC WEED
Full Propulsion
Dj TRL vs Dj Pype
Trata-se certamente de um evento muito fresquinho e cheio de sangue na guelra e já se sabe que Peniche é sempre uma terra simpática e acolhedora. É de ir!

ROB K & UNCLE BUTCHER E ROYALE RENDEZ VOUS ACTUAM HOJE EM RIO MAIOR, NO IN A BAR

ROB K & UNCLE BUTCHER (us/br)
are
The Jam Messengers
e
Royale RendezVous (pt)
Sábado, 18 de Outubro, pelas 23 horas
no In a Bar, em Rio Maior
Estreia em Rio Maior, em concerto, da dupla americana Rob K e Uncle Butcher neste seu projecto The Jam Messengers e ainda, de Leiria, os Royale RendezVous. O duo formado por Rob K (Workdogs) & Uncle Butcher (Thee Butchers Orquestra), traz toda a crueza dos delta blues misturada com a demência e urgência da música punk. Rob K é uma referência incontornável no underground americano. Durante 14 anos, ele no baixo e Scott Jarvis na bateria, foram os Workdogs. Viriam a gravar alguns dos melhores discos de blues dos últimos 20 anos. Nos mais de seis álbuns e vários singles, colaboraram nomes como: Jon Spencer (Blues Explosion), Jerry Teel (Honeymoon killers, The knoxville girls, Chrone Cranks), Kurt Wolfman (Pussy Galore), Don Fleming (Gunball), Lydia Lunch, Foetus, Marcellus Hall (Railroad Jerks), Kid Kongo Powers (The Cramps, The Gun Club e Nick Cave and the Bad Seeds), Jad Fair (Half japanese) e Moe Tucker (The Velvet Underground) entre vários outros. Em 1999, Rob decide deixar os USA e viajar para o Hawai, onde ainda hoje reside. Entretanto, Marco Butcher, no Brasil, esteve sempre envolvido em várias bandas e acaba, com a sua inquietude, por colocar no panorama internacional o trio Thee Butcher's Orchestra. Actualmente toca também como one-man-band: Uncle Butcher. São estes dois ícones de culturas tão distintas que nos vão visitar, em Rio Maior, no In a Bar, depois de editarem "24 hours songs" em Março deste ano. A idéia inicial dos "24 hours songs" foi manter a espontaneidade dos primeiros takes gravados pelo duo, recriando assim, a idéia de uma live session.
Na primeira parte teremos o prazer de ter por Rio Maior os leirienses Royale RendezVous (um deles é de Alcobaça, chama-se António Manzarra e é uma das figuras incontornáveis do rock alcobacense. Duas guitarras e uma bateria procuram algures entre o espaço e o tempo, trocar sonoridades explorar sons e imagens que promovam uma harmonia que em si possam proporcionar um encontro entre o desejo e a loucura. Poderemos imaginar os Royale RendezVous a sonorizar filmes ou a interpretá-los numa outra perspectiva. Poderemos considerá-los como uma banda de temas instrumentais ou ouvir uma voz em qualquer frequência. Tudo isso é certo e compatível e não tem nada de invulgar. O universo royale é isso mesmo, é magia, misticismo, é pôr do sol, é sonhar, construir e desconstruir tudo aquilo que a (in)consciência de cada um quiser e estiver disposta receber. Com menos de um ano de formação e alguns concertos locais, decidiram lançar agora um EP em edição de autor com 5 temas gravados em casa de forma a poderem divulgar o projecto para além das suas fronteiras físicas e fazerem aquilo que mais gostam: tocar.
Ora aí está uma noite em que todos os caminhos irão dar a Rio Maior, ao In a Bar!

Friday, October 17, 2008

JOSÉ ALBERTO VASCO ESCREVE SOBRE MARILYN MANSON NA PÁGINA NOVA OPINIÃO

O meu amigo Raúl Duarte reatou esta semana a publicação da sua página Nova Opinião, após um período de descanso. Esse reatamento significa também o regresso da coluna mensal Músicas da Minha Estante, que eu mesmo, José Alberto Vasco, mantenho naquela página, escrevendo sobre os discos da minha própria discoteca. Desta vez calhou a sorte a Antichrist Superstar, de Marilyn Manson, num texto que sucede a outros sobre Philip Glass, Gac-Vozes na Luta e Fantasia de Walt Disney e pode ser consultado no seguinte endereço:
Espero que gostem e que continuem a visitar aquela página cibernáutica do Raúl Duarte. Viva!

6ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 19 de Outubro, a sexta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que está a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. O tema em debate na sexta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana será o seguinte (sendo uma espécie de 3 em 1):
Hoje é dia de Eleições Para o Parlamento Regional dos Açores, no próximo mês haverá Eleições Presidenciais nos Estados Unidos da América do Norte e para o ano haverá Eleições Autárquicas em Alcobaça. Significa isso que muita coisa vai mudar ou poderá continuar tudo na mesma?
Manterá certamente a qualidade e o interesse das cinco emissões anteriores, prometendo mesmo questões e juízos muito pertinentes: é de ouvir!

MOSCOW PIANO QUARTET INTERPRETA BANDA SONORA DO FILME A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Ciclo Moscow Piano Quartet no Cine-Teatro de Alcobaça
(concerto + cinema)
18 de Outubro - 18 horas - 5€
O agrupamento residente em Alcobaça interpretará, no grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, a banda sonora (composta por Leo Janácek) do filme A Insustentável Leveza do Ser, de Philip Kaufman (1988). Os músicos Alexei Eremine (piano), José Pereira (violino), Alexandre Delgado (violeta) e Guenrik Elessin (violoncelo) contam com a participação da actriz Irene Cruz. À noite, pelas 21 e 30, A Insustentável Leveza do Ser vai estar representada em filme, com a apresentação do excelente drama/romance com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek De Lint e Erland Josephson, com a duração de 160 minutos. Os espectadores que marcarem presença no concerto das 18 horas terão direito a assistir ao filme gratuitamente. Para quem estiver interessado em apenas visionar a película, o bilhete terá o valor de 3 euros. É de ir!

PINHAL DO REI - 700 ANOS DE FLORESTA, UMA INTERESSANTE EXPOSIÇÃO NA GALERIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Autoridade Florestal Nacional / Unidade de Gestão Florestal do Centro Litoral inauguraram a exposição “Pinhal do Rei – 700 Anos de Floresta”, no dia 11 de Outubro, na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos, frente ao Museu do Vidro. Para o Presidente da Câmara, Alberto Cascalho, “apresentar uma exposição fotográfica sobre 700 anos do Pinhal do Rei constitui hoje, para a Marinha Grande, para a região e para o País, bastante mais do que uma bela mostra da arte fotográfica e da deslumbrante beleza deste nosso património histórico e natural”. Uma vez mais, reafirma “de forma inequívoca o compromisso que a Câmara Municipal e a Marinha Grande assumiram decisivamente com o Projecto do Museu Nacional da Floresta”. O Presidente Alberto Cascalho acrescenta que “face à nova lei orgânica da AFN publicada no dia 8 de Agosto de 2008, torna-se agora necessário analisar e enquadrar o respectivo modelo de gestão do Museu, que poderá passar por uma decisão na qual a Câmara Municipal não descartará qualquer responsabilidade na solução que vier a ser encontrada para assegurar uma gestão sustentada e de qualidade para o Pinhal do Rei”. As inúmeras acções e actividades desenvolvidas no âmbito da preparação do Programa Museológico e da promoção e divulgação do Museu Nacional da Floresta, “são a prova mais evidente de que a Marinha Grande está determinada em concretizar este projecto que tem como objectivo central a identificação, investigação, preservação e dinamização do vasto património histórico-cultural e natural ligado à actividade florestal”. O autarca destaca que, “com esta exposição sobre 700 anos de Pinhal do Rei, prestamos homenagem a sucessivas gerações de trabalhadores, técnicos e administradores que construíram e nos deixaram este magnifico tesouro natural, tendo sabido sempre encontrar o pleno equilíbrio entre a exploração económica, a fruição lúdica pelas populações e a preservação da biodiversidade”. É pois “nosso dever dar continuidade a esta herança colectiva que ocupa cerca de 2/3 do nosso território promovendo de forma sistemática a educação cívica e ambiental das novas gerações e as acções necessárias à defesa, preservação e promoção do património constituído pela floresta pública. Para podermos atingir estes objectivos contam os com a participação empenhada de todos os marinhenses”, conclui o Presidente da Câmara marinhense.
O Director Regional de Florestas do Centro da Autoridade Florestal Nacional/Direcção Regional de Florestas, Viriato Garcez, lembra que “a Mata Nacional de Leiria ou Pinhal do Rei, é uma floresta modelo, «por se tratar de um espaço florestal de elevado interesse para o desenvolvimento da produção de material lenhoso e da protecção dos sistemas dunares e ainda de um local com grande potencial para o incremento do recreio e do turismo de natureza»”. A Mata multissecular “forneceu sempre bens e serviços essenciais ao desenvolvimento do país e da região, com qualidade e de modo sustentado”, como “a fixação das areias, a construção naval, as matérias-primas e o combustível para a indústria do vidro, o material lenhoso de qualidade, a escola de guardas e de silvicultores que sempre e com proveito utilizaram a Mata e o contributo pioneiro para a ciência florestal nas áreas da cartografia e ordenamento florestal, silvicultura e correcção torrencial”. O Director Regional esclarece que “trata-se de uma floresta que fornece madeira de pinho de qualidade e dimensões únicas no país, para abastecimento das indústrias afins e uma Mata referência que técnicos e proprietários nacionais e estrangeiros visitam obrigatoriamente, sempre que procuram conhecer a silvicultura do pinheiro bravo no país”.
700 anos de floresta em 90 fotografias
A exposição é realizada no âmbito do Projecto do Museu Nacional da Floresta e apresenta cerca de 90 fotografias dos 700 anos do Pinhal de Leiria, que abordam temas como arborização, ordenamento, infra-estruturas, biodiversidade, uso-múltiplo e a comunidade (a floresta e as gentes locais). Estão também expostos objectos e documentos relacionados com as actividades de exploração da Mata Nacional. As fotografias e imagens foram cedidas por: Unidade de Gestão Florestal do Centro Litoral / AFN, Câmara Municipal da Marinha Grande, Gabriel Roldão, José Nunes André, Raquel Ribeiro (Vertigem APP), Duarte Mendes (Vertigem APP)Cristiana Vieira (Vertigem APP). A maioria das fotografias são inéditas, nunca tendo sido exibidas ao público. A exposição apresenta colecções particulares e institucionais. A exposição “Pinhal do Rei – 700 Anos de Floresta” estará patente ao público até 26 de Outubro, de quarta-feira a domingo, das 13h00 às 19h00, (com horários flexíveis sujeitos a marcação para a comunidade escolar), na Galeria Municipal da Marinha Grande. A entrada é gratuita e merece mesmo uma visita!

HORAS MINHAS, HORAS TUAS E NOS PASSOS DE MAGALHÃES ANIMAM ESTE SÁBADO NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Este Sábado, dia 18 de Outubro, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra destaca:
HORAS MINHAS, HORAS TUAS, um novo atelier integrado no programa SÁBADOS NO MUSEU, que promete esclarecer muitas dúvidas sobre fusos horários, longitudes e a sua importância na navegação (3 euros por criança) - Quando acordas em Coimbra, que horas são em Nova Iorque? E quando vais para a cama, que horas são na China? Serão as horas todas iguais
NOS PASSOS DE MAGALHÃES (2º episódio), pelas 17h30. No final da sessão, Gonçalo Cadilhe, o autor do documentário e do livro com o mesmo nome, estará no Museu da Ciência para uma pequena conversa (entrada livre) - Em 1505, o jovem anónimo soldado Fernão de Magalhães embarca na armada que inaugura a pretensão de erguer um império portuguêsno Índico. O nome de Magalhães sai do anonimato na conquista e colonização de algumas cidades da costa oriental africana. E nós vamos conhecê-las.
Não há dúvida que este museu é (mesmo) o máximo: é de ir!

Thursday, October 16, 2008

ROYALE RENDEZ VOUS LANÇARAM EP DE ESTREIA E DÃO VÁRIOS CONCERTOS, UM POUCO POR TODO O PAÍS

ROYALE RENDEZ VOUS
EP de Estreia (Outubro, 2008) Já em Audição, Um Pouco Por Todo o País
Duas guitarras e uma bateria procuram algures entre o espaço e o tempo, trocar sonoridades explorar sons e imagens que promovam uma harmonia que em si possam proporcionar um encontro entre o desejo e a loucura. Poderemos imaginar os Royale Rendez Vous a sonorizar filmes ou a interpretá-los numa outra perspectiva. Poderemos considerá-los como uma banda de temas instrumentais ou ouvir uma voz em qualquer frequência. Tudo isso é certo e compatível e não tem nada de invulgar. O universo royale é isso mesmo, é magia, misticismo, é pôr do sol, é sonhar, construir e desconstruir tudo aquilo que a (in)consciência de cada um quiser e estiver disposta receber. Com menos de um ano de formação e alguns concertos locais, decidiram lançar agora um EP em edição de autor com 5 temas gravados em casa de forma a poderem divulgar o projecto para além das suas fronteiras físicas e fazerem aquilo que mais gostam: tocar.
Agenda de concertos dos Royale Rendez Vous:
18 de Outubro – In a Bar (Rio Maior), com Rob K & Uncle Messengers
7 de Novembro – Café Meia Coroa (Santo Tirso)
8 de Novembro – Pinguim (Porto)
15 de Novembro – Sede BUM (Batalha)
6 de Dezembro – Orfeão Velho (Leiria)
O Nas Faldas da Serra afiança a qualidade artística desta banda, recordando que um dos seus guitarristas é António Manzarra, um dos grandes heróis do rock alcobacense! Força nessas guitarras e nesse rock!

SCHOSTAKOVICH-ENSEMBLE ESTREIA-SE COMO ENSEMBLE ASSOCIADO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

SCHOSTAKOVICH ENSEMBLE
SCHUMANN-BRAHMS: DÍPTICO ROMÂNTICO
17 de Outubro - 21 horas
GRANDE AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
No seu primeiro concerto como Ensemble Associado do Centro Cultural de Belém, o Schostakovich Ensemble apresenta um programa composto por peças de dois génios do romantismo alemão, Schumann e Brahms.
SCHOSTAKOVICH-ENSEMBLE
FILIPE PINTO-RIBEIRO piano
PHILIPPE GRAFFIN violino
NATALIA TCHITCH viola
PAVEL GOMZIAKOV violoncelo
PROGRAMA
I
Robert SchumannTrio com Piano N.º 1 op. 63
II
Johannes BrahmsQuarteto com Piano N.º 2 op. 26
O Schostakovich-Ensemble – formado pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, pelo violinista Philippe Graffin, pela violetista Natalia Tchitch e pelo violoncelista Pavel Gomziakov – apresenta, naquele que é o seu primeiro concerto enquanto ensemble associado do CCB, um programa com duas obras-primas de dois titãs do romantismo musical: os alemães Robert Schumann e Johannes Brahms. Além dos traços estilísticos que os aproxima, o apaixonado Trio com piano n.º 1 de Schumann e o transcendente Quarteto com piano n.º 2 de Brahms permitem diferenciar a individualidade criativa destes dois geniais compositores do século XIX.
Será certamente um concerto a não perder. É de ir!

CONSERVATÓRIO REGIONAL DE PALMELA ABRIU PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O ANO LECTIVO 2008/2009 DO SEU CURSO DE JAZZ

CURSO DE JAZZ - ANO LECTIVO 2008/2009
Conservatório Regional de Palmela - Sociedade Filarmónica Humanitária
INCRIÇÕES ABERTAS
(Canto, Piano, Guitarra Eléctrica, Contrabaixo/Baixo Eléctrico, Bateria, Saxofone, Trompete,Trombone, Combo e Laboratório de Harmonia)
Docentes
Claus Nymark - Hot Clube de Portugal- Coordenação Pedagógica e Trombone
Paula Oliveira - Hot Clube de Portugal- Operação Triunfo - Canto
Filipe Melo - Hot Clube de Portugal - Piano
José Soares - JB Jazz - Guitarra Eléctrica
Alexandre Alves - Bateria
Pedro Pinto - Contrabaixo
Tomás Pimentel - Trompete
Gonçalo Prazeres - Saxofone
Conservatório Regional de PalmelaSociedade Filarmónica Humanitária
Av. Doutor Godinho de Matos. 2950-252 Palmela
Tel.: 21 235 02 35 (Secretaria)
Fax : 21 235 02 35
Ora aí está um curso a valer! É de aproveitar!

Wednesday, October 15, 2008

TRÊS SIMPÁTICOS GATINHOS PARA ADOPÇÃO NO GABINETE VETERINÁRIO MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

Uma simpática amiga informou-nos de que se encontram, desde anteontem, no Gabinete Veterinário Municipal de Alcobaça, 3 não menos simpáticos gatinhos (2 fêmeas e 1 macho), com 2 meses, muito meiguinhos, para adopção. Os potenciais interessados nesse adopção deverão contactar o referido Gabinete Veterinário Municipal, na Rua da Liberdade, em Alcobaça (Telefone: 262 580 879 - Extensão: 2482)
Certamente não se arrependerão do seu brilhante (e)feito!

AS DUAS FACES DA GUERRA EM MAIS UMAS SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA


SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO
Em colaboração com o DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
AS DUAS FACES DA GUERRA
de Diana Andringa e Flora Gomes
100´ - Portugal - 2007
17 de Outubro / Sexta-Feira
Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça
AS DUAS FACES DA GUERRA: Os dois lados da guerra do ultramar num filme de Diana Andringa e Flora Gomes - No momento em que mais uma edição do DocLisboa promete fazer caber o mundo inteiro em Lisboa (é já no dia 16 de Outubro e pela sexta vez que o Festival mostra o melhor do documentário mundial e nacional) e a um mês de termos em Alcobaça mais uma extensão deste verdadeiro acontecimento, as Sextas do Documentário mostram no próximo dia 17 de Outubro no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, pelas 21h 30, o filme "As Duas Faces da Guerra", obra que nasceu da colaboração entre a jornalista Diana Andringa e o mais reputado cineasta guineense Flora Gomes. Diana Andringa, figura de referêcia do jornalismo televisivo português, e Flora Gomes, o mais importante cineasta guinenense (com presença regular em Cannes e Veneza), acordaram fazer um documentário a quatro mãos e duas vozes sobre a guerra colonial. Luta de libertação para uns, guerra de África para outros, o conflito que, entre 1963 e 1974, opôs o PAIGC às tropas portuguesas é descrito de maneira diferente nos livros de história dos dois países. Mas não são só estas as "duas faces" desta guerra. Para lá do conflito, houve sempre cumplicidades entre as duas partes: "Não fazemos a guerra contra o povo português, mas contra o colonialismo", disse Amílcar Cabral, e a verdade é que muitos portugueses estavam do lado do PAIGC. Não por acaso, foi na Guiné que ganhou forma o Movimento dos Capitães que levaria ao 25 de Abril. De novo duas faces: a guerra termina com uma dupla vitória, a independência da Guiné e a democracia para Portugal. É esta "aventura a dois" que o filme conta, pelas vozes dos que a viveram.
Promete manter a tarimba habitual do evento, que é alta!

SÁBADOS À DESCOBERTA NA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, A PARTIR DE 18 DE OUTUBRO

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra organiza Sábados à Descoberta na FCTUC durante o ano lectivo 2008/2009. O Museu da Ciência associa-se a este projecto na sua divulgação e organização. Os Sábados à Descoberta na FCTUC consistem em sessões lúdicas que decorrem em alguns sábados à tarde, ao longo do ano lectivo, pelos departamentos de Matemática, Física, Química, Botânica, Ciências da Terra, Engenharia Informática e Museu Botânico. A entrada é livre, mas requer uma incrição prévia. O programa inicia-se já no próximo sábado, 18 de Outubro, no Departamento de Matemática, com a sessão Zéfiro, o Explorador, apresentada às 14 e 45 e às 17 horas. Os responsáveis são Adérito Araújo e Cristiana Accioly, sendo admitido um máximo de 60 participantes, entre os 8 e os 13 anos de idade. Para mais informações, visite http://www.mat.uc.pt/sabados/
Promete ser mesmo muitíssimo interessante!

Tuesday, October 14, 2008

COMPOSIÇÃO DE PATRÍCIO DA SILVA VAI TER ESTREIA MUNDIAL, EM PASADENA

No próximo dia 19 de Outubro vai ter estreia mundial em Pasadena, nos Estados Unidos da América, uma nova composição do alcobacense Patrício da Silva para violino e piano. Essa composição intitula-se -The Situation is Dramatic, But not Hopeless-, tendo sido escrita para o pianista Ming Tsu e para o violinista Lorenz Gamma, que a estrearão durante o Boston Court Performing Arts Complex, em Pasadena. Patrício da Silva teve recentemente outra estreia mundial de uma sua composição, ontem, 13 de Outubro, em Londres. Tratou-se do seu Clarinet Quintet, tendo sido estreado pelo ensemble londrino Lontano, dirigido por Odaline de la Martinez, com a participação de Andrew Sparling como solista. Essa estreia de uma nova composição de Patrício da Silva foi integrada no Second London Festival of American Music, constando que o nosso amigo e excelente compositor assistiu a essa estreia. Parabéns Patrício!

GENNADI ROZHDESTVENSKY DIRIGE REQUIEM DE DVORÁK EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Orquestra e Coro Gulbenkian
GENNADI ROZHDESTVENSKY (maestro)
EVA URBANOVA, soprano(substitui TATIANA MONOGAROVA)
KATJA LYTTING (meio-soprano)
KEITH LEWIS (tenor)
SERGEI ALEKSASHKIN (baixo)
Antonín Dvorák - Requiem, op. 89
Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa
16 de Outubro - 21 horas
17 de Outubro - 19 horas
Valerá certamente a pena: é de ir!

7ª BIENAL DE ARTES PLÁSTICAS DA MARINHA GRANDE ENCERRA COM HOMENAGEM A GUILHERME CORREIA

As Cerimónias de Homenagem ao Pintor Guilherme Correia e de Encerramento da 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande – Prémio Pintor Fernando de Azevedo, realizam-se no próximo dia 19 de Outubro, domingo, a partir das 15 e 30, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, contando com o seguinte programa:
15h30 - Homenagem ao Pintor Guilherme Correia
16h30 - Espectáculo pelo Grupo Coral Cantábilis – Caixa Geral de Depósitos de Leiria
Cocktail de Encerramento da 7ª Bienal de Artes Plásticas
É de ir! Merece!

Monday, October 13, 2008

LOTO PARTICIPAM EM CD TRIBUTO A CARLOS PAIÃO E INICIAM FESTAS MUCHO BLAST

Olá! Os Loto têm música nova! Telefonia nas ondas do ar foi editada pela primeira vez em 1982 por Carlos Paião e 26 anos depois é revisitada pela banda alcobacense que ainda melhor nos faz bater o pezinho. Faz parte do CD Tributo a Carlos Paião, já nas lojas, e pode ser escutada no myspace da banda em www.myspace.com/iloveloto. Lisboa, Porto e Alcobaça serão os primeiros destinos das festas MUCHO BLAST!!. Neons, música, suor, festa... Do Electro ao Rock, do neo-hippie ao rave, tudo é POP, tudo é música, tudo é MUCHO BLAST!!!
16 de Outubro - Frágil - Lisboa - Dj set LOTO + Q.G.
17 de Outubro - Plano B - Porto - Dj set LOTO + Q.G. + PIXXXHELL
18 de Outubro - Clinic - Alcobaça - Dj set LOTO + Q.G.
Q.G.
Membro e mentor dos WeAreNotGhettoKids, fenómeno em França na área do Electro, Q.G.estreia-se em Portugal para a primeira dose de MUCHO BLAST!!! Remixer de nomes como Rinocerose, Blackstrobe ou mesmo dos Loto, Q.G é para quem gosta das batidas fortes, baixos corrosivos, arpeggios incendiários, Ed Banger style! PIXXXHELL
Assume-se como o mentor português do Porno-PixxxHell, um género ainda desconhecido do grande público mas que já faz furor nas noites do Clinic em Alcobaça!
É altura de mascar pastilhas Gorilla, calçar o ténis Stan Smith e dançar pela noite fora.
Até já e até sempre!

INTIMIDADES DE SIMONE DE OLIVEIRA, AO VIVO, EM LISBOA, NO MAXIME

Personalidade nunca faltou a Simone de Oliveira. Um temperamento marcado pelo excesso: excesso de talento, de vontade, de querer. Excesso de expressão e paixão. Iniciando bastante nova uma carreira de cantora, Simone revela ainda rapariga, uma intensidade interpretativa que imediatamente a distingue das restantes vozes femininas da época. O seu reportório de cançonetista não foge, nesses primeiros anos de carreira, aos estereótipos criativos dos compositores consagrados da época. Desses tempos iniciais guardam-se vivas memórias de prémios e consagrações sucessivas. Mas Simone quererá sempre mais da sua arte. Por sua iniciativa vai procurar cada vez melhores compositores e letristas, aproximando-se assim de grandes nomes tais como: Ary dos Santos, Nazareth Fernandes, entre outros. Simone de Oliveira consegue fazer história: história da música popular urbana mas também a história das mentalidades. 50 anos de uma vasta carreira marcada por festivais da canção, peças de teatro, musicais, programas de televisão e rádio, cinema, cerca de 80 títulos discográficos, digressões no estrangeiro e inúmeros espectáculos.O espectáculo Intimidades que apresentará no ambiente único do Cabaret Maxime, na noite de sábado, 18 de Outubro, traz-nos de novo a voz profunda de Simone de Oliveira, num espectáculo apaixonante, onde sobressai a cumplicidade entre a cantora e o maestro Nuno Feist. Imperdível! Garanta já o seu lugar, antes que esgote!
-Bilhetes-
Venda antecipada no Cabaret Maxime, de quarta-feira a sábado, entre as 22h00 e as 02h00
25 euros (lugar sentado; incluindo oferta de 1 taça de Champagne) - 15 euros (outros lugares)
Abertura de portas: 22.00 - Início do espectáculo: 23.30
Cabaret Maxime - Praça da Alegria, 58 - Lisboa
Informações: 213467090, 967045836, 916350427
É um espectáculo que vai fazer História! É de ir!

Sunday, October 12, 2008

CÍRCULO DAS LETRAS LANÇA NÚMERO 2/3 DA REVISTA NOVA SÍNTESE

Estamos (todos) convidados para o lançamento do número 2/3 da Revista Nova Síntese – Textos e Contextos do Neo-Realismo / As Imagens do Feminino.
A apresentação será da responsabilidade de
Vitor Viçoso (director da revista/Faculdade Letras UL)
e Helena Neves (autora/Universidade Lusófona).
em
14 Outubro – 3ª feira – 18 e 30h
CÍRCULO DAS LETRAS – Rua Augusto Gil, 15 B - Lisboa
O Círculo das Letras anuncia já também a exposição Leitura e Leituras de António Carmo, que estará patente de 21 de Outubro a 13 de Novembro, sendo inaugurada às 18 e 30 de 21 de Outubro).
É de ir, sempre!

OLHARES SOBRE A MULHER E O FEMININO NO CENTENÁRIO DE SIMONE DE BEAUVOIR, EM LISBOA


UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CEFi – CENTRO DE ESTUDOS DE FILOSOFIA
CECC – CENTRO DE ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
Colóquio Internacional:
-Olhares sobre a Mulher e o Feminino no Centenário de Simone de Beauvoir-
Lisboa - 13 de Outubro
– PROGRAMA –
13 de Outubro
9H30 – Sessão de Abertura / Autoridades Académicas
10H00 – Sessão Plenária
Moderador: Manuel Cândido Pimentel
Maria Luísa Ribeiro Ferreira (Universidade de Lisboa)
· Simone de Beauvoir, uma filósofa para o século XXI?
10H45 – Intervalo

Secção I: Percursos e Discursos

11H00 – Comunicações
Moderador: Isabel Matos Dias (Universidade de Lisboa)
Laura Pires (Universidade Católica Portuguesa)
· Simone de Beauvoir, a primeira intelectual pública
Carlos Morujão (Universidade Católica Portuguesa)
· Os Intelectuais e a História: a propósito do debate entre Simone de Beauvoir e
Merleau-Ponty
Maria de Fátima Silva (Universidade de Coimbra)
· O Segundo Sexo - condição feminina sob o jugo da tradição
Manuel Cândido Pimentel (Universidade Católica Portuguesa)
· A Ética Existencialista de Simone de Beauvoir

Debate

13H00 – Almoço
15H00 – Comunicações
Moderador: Isabel Capeloa Gil
Anne Strasser (Université de Nancy, 2)
· Simone de Beauvoir, une femme écrivain
Cécile Decousu (Université Paris Diderot, Paris 7)
· La question de la subjectivité dans la littérature Beauvoirienne, et ses résonances
contemporaines.
Teresa Seruya (Universidade de Lisboa)
· O Poder “Dissolvente” da Tradução: Simone de Beauvoir na Censura
Portuguesa
Debate
16H15 – Intervalo
16H30 – Comunicações
Moderador: Carlos Morujão

Teresa Maria Martinho Toldy (Universidade Fernando Pessoa)
· Feminismo(s) e direitos humanos: haverá direitos específicos das mulheres?
Tiphaine Martin (Université Paris Diderot, Paris 7)
· Les récits de voyage: représentation de l'intime chez Simone de Beauvoir
autobiographe
Ana Gabriela Macedo (Universidade do Minho)
· Gioconda's Smile - Feminist Studies Reinvented

Debate

18H00 – Encerramento dos trabalhos
Estamos sempre a tempo de debater e aprender. É de ir!