Saturday, June 02, 2007

TELECTU & JOHN BUTCHER ACTUAM HOJE EM LISBOA NA GALERIA ZÉ DOS BOIS

Telectu é um reverencial duo de Jorge Lima Barreto e Vítor Rua, possuindo um celebrado corpo de trabalho de enorme importância no universo das novas músicas, cruzando-se com tangentes da música contemporânea, livre-improvisação e exploração electroacústica. O duo Telectu já actuou com celebradíssimos nomes da música contemporânea como Sunny Murray, John Edwards, John Butcher, Eddie Prèvost, Ikue Mori, Jac Berrocal, Chris Cutler, Elliott Sharp, Daniel Kientzy, Evan Parker ou Louis Sclavis, entre outros. Eu mesmo tive já a honra de organizar concertos do Telectu junto a enormíssimas vedetas da nova música improvisada como Daniel Kientzy (estreando o novo auditório do Orfeão de Leiria) e Elliott Sharp (em Alcobaça, no Bar Ben).
O Telectu volta hoje, sábado, 2 de Junho, a repetir a graça (e muito mais que isso!) de actuar junto ao saxofonista britânico John Butcher, em Lisboa, na Galeria Zé dos Bois, às 23 horas. Garanto que estes espectáculos são sempre bons, muito bons!

CONFERÊNCIA E LANÇAMENTO DO LIVRO -FERNANDO EM PESSOA- DE CELESTE MALPIQUE

A Casa Fernando Pessoa (Rua Coelho da Rocha, nº 18, em Lisboa) e a Fenda Edições promovem na noite de segunda-feira, 4 de Junho, pelas 21h45 , uma conferência proferida por Celeste Malpique, conhecida psiquiatra e psicanalista, com o título do seu livro Fernando em Pessoa, cujo lançamento se fará no final da sessão. É esperado um breve comentário de Emílio Salgueiro, um dos três psicanalistas que prefaciaram o livro. Tanto a conferência como aquele esperado comentário serão certamente tão interessantes como o tema em questão:
«Fernando em Pessoa tenta explicar como o sistema heteronímico se organiza em função desse núcleo central do Self . A complexa e caleidoscópica personalidade do poeta é fonte inesgotável de hipóteses psicodinâmicas nas quais a autora se aventura, sem, todavia, ter a pretensão de explicar a sua genial criatividade».
Folgamos muito que o nosso Fernando Pessoa continue tão na (boa) moda!

GOOGLE- O FENÓMENO QUE ESTÁ A MUDAR O MUNDO

Numa altura em que as Feiras do Livro de Lisboa e do Porto estão ao rubro lembrámo-nos de aqui aconselhar a leitura de um livro que certamente interessará a (quase) todos os internautas e cibernautas. Esse livro chama-se Google-O Fenómeno Que Está a Mudar o Mundo e é da autoria de David A. Vise e Mark Malseed, tendo sido editado em Portugal no passado mês de Abril, pela Editorial Presença.
A sinopse fornecida por aquela editora sobre aquele livro refere-se-lhe nos seguintes termos: "Quando Sergey Brin e Larry Page se conheceram, o projecto a que viriam a dedicar-se não podia ser considerado mais do que um sonho: ter toda a informação do mundo na Internet e acedê-la através de um motor de busca capaz de a organizar gratuitamente, fazendo-o com mais qualidade e rapidez que os seus concorrentes. O resultado hoje é uma verdadeira revolução na forma como trabalhamos com a Internet e gerimos o conhecimento acerca do mundo que nos rodeia. Este livro leva-nos precisamente aos seus bastidores, desde o início, passando pela ascensão rápida e implacável, até aos últimos lançamentos e projectos. Bestseller internacional publicado em 25 países, este é um retrato tão imprescindível como a ferramenta sem a qual já não conseguimos passar".
Resta-nos acrescentar que este (muito) interessante livrinho tem 344 páginas e o preço de capa de 20 euros por exemplar, podendo ser mesmo hoje comprado a um preço ainda mais acessível em qualquer das feiras do livro anteriormente referidas. Já vai a caminho?

DJ ROGER SANCHEZ EM DIGRESSÃO PELO PORTUGAL PROFUNDO

O afamadíssimo DJ Roger Sanchez inicia na noite de quarta-feira, 6 de Junho, uma muito esperada digressão pelas cabinas de som e mesas de mistura de algumas das mais badaladas discotecas nacionais. Nessa noite de 6 de Junho, Roger Sanchez actuará em Amares, na Discoteca Lagar's, estando na noite seguinte, quinta-feira, 7 de Junho, em Lisboa, na Queen's, viajando na sexta-feira, 8 de Junho, para o Porto, actuando nessa noite na Chic, e voltando a atravessar o país no sábado, 9 de Junho, a caminho de Castro Verde, encerrando nessa noite esta sua digressão nacional no emérito S Club. Promete!

Friday, June 01, 2007

LIVRO OLGA PRATS/ UM PIANO SINGULAR VAI SER LANÇADO EM 6 DE JUNHO

O livro Olga Prats/ Um Piano Singular- Conversas com Sérgio Azevedo, vai ser lançado pela Editorial Bizâncio na próxima quarta-feira, 6 de Junho, em Lisboa, no Palácio da Independência (Largo de S. Domingos, 11, junto ao Rossio, em Lisboa), pelas 18 e 30. A apresentação do livro estará a cargo de António Victorino d'Almeida e Rui Vieira Nery. Tudo indica que essa será mais uma produção literária indispensável para todos os que se interessam pela música culta. É de ir!

EDITORIAL CAMINHO NÃO DEIXA PASSAR EM BRANCO O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

A Editorial Caminho comemora o Dia Mundial da Criança e oferece a todas as crianças um poema do último livro de Vergílio Alberto Vieira, Para Não Quebrar o Encanto. Os direitos da criança, ilustrado por Rita Oliveira Dias. Esse livro será apresentado hoje, na Feira do Livro do Porto, pelas 17 Horas. O autor estará também presente na Feira do Livro de Lisboa nos próximos dias 5 e 6 de Junho, pelas 17 Horas.
Também hoje, dia 1 de Junho, pelas 15 Horas, realiza-se a entrega de prémios do Concurso «Uma Aventura... Literária 2007» na Feira do Livro de Lisboa.
Um poemas do livro Não Quebrar o Encanto, de Vergílio Alberto Vieira, no Dia Mundial da Criança:

1

As minhas mãos são brancas como o dia;
as tuas, negras como a noite.

O sol e a lua são o dia
e a noite das nossas mãos.

2

Os meus lábios são vermelhos como cerejas;
os teus, frescos como orvalho.

Sempre que digo o teu nome,
Só eu sei que nome tenho,
qual o lugar em que nasci.

Thursday, May 31, 2007

BAZAR DAS MONJAS COMEMORA 3º ANIVERSÁRIO ANUNCIANDO INICIATIVA CULTURAL INOVADORA TEMATICAMENTE RELACIONADA COM A FREGUESIA DE COZ

O Bazar das Monjas de Coz vai comemorar o seu terceiro aniversário anunciando e apresentando na tarde da próxima terça-feira, 5 de Junho, uma iniciativa cultural inovadora que certamente animará a vivência social e cultural da sua freguesia durante os próximos anos. A iniciativa a revelar nessa ocasião resulta de um intenso e interessado trabalho desenvolvido pelos responsáveis do Bazar das Monjas ao longo do último ano e associa três características merecedoras de especial destaque:
1) Trata- se de algo que visa trazer jovens à freguesia de Coz, concelho de Alcobaça, levando a que estes descubram por si próprios as preciosidades naturais e patrimoniais da freguesia e, dessa forma, levando a que por elas se possam apaixonar;
2) Trata-se de algo que interessa a todos aqueles que sonham, e que sonhando através da arte permitem que o futuro se construa e que a esperança exista;
3) Trata-se de algo que permitirá elevar o nível de conhecimentos e a diversidade das perspectivas relativamente a esta antiquíssima aldeia e ao seu futuro impregnado de presente e de passado histórico.
Os criadores da iniciativa (e do sonho) que nessa tarde será publicamente anunciada e apresentada, Raquel Romão e Valdemar Rodrigues, acreditam que são iniciativas como essa que podem efectivamente contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso país e da nossa região. Eu mesmo estou ansioso por saber do que efectivamente se trata, dado que sendo um admirador confesso daquela laboriosa freguesia e da simpática aldeia que é a sua sede, há muito tempo que me interesso pela sua vida social e cultural e por esse belíssimo monumento que é o seu Convento (que certamente merecia um enquadramento muito menos sincrético e corrosivo que o actual...) . Tenho a perfeita noção de que Coz merece muito mais e melhor atenção cultural do que a que até agora tem recebido do Estado português e ainda há dias confidenciava a um meu amigo que se aquela aldeia se situasse em países como a Áustria ou a Suíça a sua vivência seria bem diferente, para melhor! Espero que a iniciativa proximamente anunciada pelo Bazar das Monjas seja um enormíssimo primeiro passo dado nesse sentido. Parabéns Bazar das Monjas!!!

EMOLAS E AMIGOS OU O ELEFANTE GRANDALHÃO AO VIVO NO AUDITÓRIO DO ORFEÃO DE LEIRIA

A história “Edolina, a boneca bailarina”marcou a estreia do ciclo de Concertos para bebés e crianças da temporada 2006/2007 do Orfeão de Leiria/ Conservatório de Artes, contando com a participação especial de Maria Odete Neiva na viola de arco e Ivana Dimitrijevic no violino. Seguiu-se em Abril, “A Lagarta sonhadora” com Marta Mourão na harpa e Neuza Bettencourt na flauta transversal. No concerto de domingo 6 de Maio, através da história “O Polvo Rodolfo”, a amizade, a solidariedade, a tolerância, a afectividade, as emoções, a comunicação, a cumplicidade e a criatividade foram os indutores para cada movimento, cada canção, cada instrumento. Diana Rolo (voz), Flávio Cardoso (voz e guitarra), Katy Nascimento (dança), intérpretes da equipa do projecto, contaram com participação da convidada especial neste concerto, Neuza Felicidade em percussão.
Desta vez, no próximo domingo, dia 3 de Junho, o Emolas vai encontrar-se com o Elefante Grandalhão e ainda convidará para a festa o contrabaixista Miguel Leiria e o pianista Roberto Maddalena. Estarão também presentes os alunos do 4.º G da Escola 1.º CEB dos Marinheiros, já que ganharam o concurso do Emolas, por terem criado a história do Elefante Grandalhão, que será apresentada no próximo domingo. A realização e a direcção musical são da responsabilidade de Sandrina Milhano, também investigadora e docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria.
Em cada concerto, o Rato Emolas, que vive na cadeira 44 de um teatro, convida os bebés dos 0-3 anos e as crianças entre os 4 e 6 anos, a partilharem do seu mundo e das suas experiências repletas de timbres, formas, movimento e amigos. Pais, filhos, avós e familiares são transportados durante cerca de 45 minutos para um universo no qual os aspectos físicos e imaginativos da música se aliam no desenvolvimento das capacidades de aprender a ouvir, a compreender, a apreciar, a participar e a criar com música.
A música é acompanhada por uma história.
Volta a ser no Auditório do Orfeão de Leiria
/ Conservatório de Artes, sendo apresentado em duas sessões: uma às 15h30, par um público alvo dos 0 aos 3 anos, e outra às 16h30, para um público alvo dos 4 aos 6 anos. Tal como vem sendo usual, cada criança poderá ser acompanhadas por um máximo de três pessoas. É de ir!


DJ FELIX THE HOUSECAT PASSA PELAS BUDDAH CLUB DE LISBOA E PÓVOA DE VARZIM

O DJ Felix The Housecat é conhecido como um dos grandes senhores da House Music e da Electrónica. Os seus fãs em Portugal são tantos e tão dedicados que o Buddah Club não podia ficar indiferente a essa situação. Vai daí, os seus responsáveis resolveram trazer o DJ Felix The Housecat a Portugal, para uma tour que se inicia na noite de sexta-feira, 1 de Junho, em Lisboa, no Buddah Club, e termina na noite seguinte, no sábado, 2 de Junho, na Póvoa do Varzim, também no Buddah Club (onde mais poderia ser?). Está avisado... E Lisboa já não dista assim tanto da Póvoa de Varzim, pelo que até será possível fruir duas vezes, durante duas noites, a arte do DJ Felix The Housecat...

Wednesday, May 30, 2007

GALERIA DE ARTE MATOS FERREIRA ESTÁ A PROMOVER UM CICLO DE PALESTRAS SOBRE FERNANDO PESSOA

A Galeria de Arte Matos Ferreira, situada em Lisboa, no nº 18 da Rua Luz Soriano, em pleno Bairro Alto, está a promover, desde o passado domingo, um interessante e sempre bem-vindo ciclo de palestras sobre Fernando Pessoa. Após o bom acolhimento da exibição do filme sobre a vida e obra de Fernando Pessoa e da palestra "Fernando Pessoa e a Psicanálise", recentemente promovidas pela mesma galeria de arte e também pela manifestação do desejo dos seus clientes, aquela galeria, teve a brilhante ideia de promover (já este mês e com continuidade em Junho ) um magnífico Ciclo de Palestras específicamente dedicado a esse génio das letras portuguesas, evento que aconselhamos muito mais que qualquer ciclo sobre a vida e obra de gentinha como um tal Salazar, e para o qual obviamente chamamos a atenção dos nossos visitantes e amigos.
O evento abriu em 27 de Maio,
com um CAFÉ COM LETRAS em que o livro escolhido foi a MENSAGEM de FERNANDO PESSOA. O ciclo de palestras propriamente dito inicia-se hoje, 30 de Maio de 2007 - Quarta -feira, às 21h30: com uma PALESTRA cujo tema será FERNANDO PESSOA E O CAMINHO DA REALIZAÇÃO ESPIRITUAL, proferida por PEDRO TEIXEIRA DA MOTA.

A partir de amanhã, o alinhamento desse ciclo promovido pela Galeria de Arte Matos Ferreira rezará do seguinte modo:

  • 31 de Maio de 2007 - Quinta-feira, às 21h30: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA E OS MUNDOS ESOTÉRICOS

Proferida por JOSÉ MANUEL ANES.

  • 1 de Junho de 2007 - Sexta-feira, às 21h30: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA, O FILÓSOFO DO OUTRO: DO PENSAR, DE TODO O SER, DE SI PÓPRIO, DE NÓS MESMOS"

Proferida por RENATO EPIFÂNIO.

  • 2 de Junho de 2007 - Sábado, às 21h30: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA: O MISTICISMO EM ALBERTO CAEIRO

Proferida por MARIA AUGUSTA FERNANDES.

  • 3 de Junho de 2007 - Domingo, às 16h00: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA E A ASTROLOGIA

Proferida por RUI FAUSTINO.

  • 6 de Junho de 2007 - Quarta-feira, às 21h30: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA E A NUMEROLOGIA

Proferida por CLARA DE ALMEIDA.

  • 7 de Junho de 2007 - Quinta-feira, às 16h00: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA E A CRIAÇÃO POÉTICA

Proferida por ANTÓNIO CARLOS CORTEZ.

  • 8 de Junho de 2007 - Sexta-feira, às 21h30: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA E AS SOCIEDADES SECRETAS NO "DIÁRIO DE LISBOA", EM 1935

Proferida por JORGE DE MATOS.

  • 9 de Junho de 2007 - Sábado, às 21h30: PALESTRA

Tema: FERNANDO PESSOA E A TEOSOFIA

Proferida por JOÃO PAULO GOMES.

Sabendo-se já ao que vamos e onde fica essa simpática galeria de arte, basta fazermo-nos ao caminho com a nossa paixão pessoana debaixo do braço...


DJ VICTOR CALDERONE VAI ESTAR EM AMARES, NA DISCOTECA LAGAR'S

É isso mesmo: o DJ Victor Calderone vai mostrar o que vale na Discoteca Lagar's, em Amares, junto a Braga. Vai ser na noite de sexta-feira, 1 de Junho, e o homem promete não deixar ninguém parar durante toda a noite!

ENA PÁ 2000 ENCANTAM LISBOA NO MAXIME E MONTEMOR-O-NOVO NO MOINHO DE ANANIL

A boa fama da má fama do Cabaret Maxime não fica por mãos alheias: pela primeira vez desde o 28 de Maio, esta mít®ica sala lisboeta apresenta um espectáculo para maiores de 18 anos: os “famosos” Ena Pá 2000!! A noite do escândalo é a sexta-feira - 1 de Junho do annus sanctum (não, não é o cú do Papa!) de 2007.
Os rapazes vão ter que esperar… Este espectáculo só para homens (e mulheres!) de barba dura e de maior idade, vai ter cenas de nú integral, sexo não-simulado, ejaculações peitorais, sado-masoquismo (masoquismo de Setúbal), o inevitável concurso de mamas, e ainda um divertido festival de xôxos – tudo por conta da banda-fetiche que projectou Lello Minsk para o estrelato inter-tuso-planetário! Tudo isto será acompanhado de música da boa, mas cujos títulos – também eles para maiores de 18 – não podem ser aqui reproduzidos. Enfim: são canções inocentes com nomes parecidos com “Quero Copular Contigo”, “Ó Vulva, a Quanto Obrigas”, “Meretriz”, “Omo Sexual”, etc. Sortido fino!
Este grande festim democrata-cristão será também abrilhantado pelo MD Gimba, recém-chegado de Ibiza, de Goa, e de Al Bufeira. Pede-se a todos os interessados que tragam documentos identificativos, pois à porta estará um fiscal do SENIL (Secretariado Nacional de Informações Libidinosas), para confirmar as idades e os… … … (arrrgh!)… …sexos.......
Logo após esse espectacular evento, esta banda mítica embarcará no seu jactinho particular, com destino ao Moinho de Ananil – Montemor-o-Novo, e aterragem prevista para o Aeroporto Agrícola de Nossa Senhora da Vila da Pouca Roupa. No sábado dia 2 Junho, repetirá o seu magnífico espectáculo, para gáudio da população local.
Palavras para quê? Os Ena Pá 2000 continuam a conquistar o país!

Tuesday, May 29, 2007

COMPANHIA OLGA RORIZ INAUGURA 25º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA COM ESTREIA ABSOLUTA DE PARAÍSO DE OLGA RORIZ

A 25ª edição do Festival Música em Leiria vai ser inaugurada na noite da próxima quinta-feira, 31 de Maio, às 21 e 30, no Teatro José Lúcio da Silva, com a estreia absoluta de um novo bailado coreografado por Olga Roriz: Paraíso. Esse bailado será apresentado pela Companhia Olga Roriz, que além dessa noite o apresentará também na noite seguinte, sexta-feira, 1 de Junho, no mesmíssimo horário e no mesmíssimo Teatro José Lúcio da Silva.
Paraíso de Olga Roriz, que além da sua direcção é também responsável pela sua selecção musical, é uma encomenda do Teatro Nacional de São Carlos em co-produção com o Festival Música em Leiria, sendo assim apresentado por Olga Roriz:
“Paraíso não é um musical nem pretende ser uma sátira aos casais modelo na cultura das sociedades ocidentais do século XX.
Não transmite nenhum ideal de felicidade ancestral à volta de uma utopia do universo amoroso.
Não aborda o poder, a competitividade, a adaptação ou a relação de dependência entre os sexos.
Não se dança nem se canta.
Não se utilizam microfones, cabeleiras ou plumas.
As mulheres não têm saltos altos e os homens não têm nada para dizer.
Não existem vampes nem vampiros.
As músicas não têm memórias.
Os pés não se soltam do corpo e as mãos não tocam em nada.
No ar não ecoam frases como: "Non! Je net'aime pas".
As bocas não têm risos nem assobios.
Não se rezam beijos nem abraços, nem se ouve nenhuma canção do Zeca Afonso numa voz em Dó de porco.
A Catarina não tem nenhum discurso absurdo em fato de banho e saltos altos dos anos 40.
O Pedro não exibe a sua tristeza com um “toutou” em papel de jornal a tocar uma concertina.
A Maria e a Sylvia não arrebatam corações num tango perfeito.
O Danilo não veste a sua pele de italiano sedutor e solitário.
E sobretudo nunca se fala de amor.
O espectador nada tem para ver a não ser que descubra as palavras falsas deste texto".
Resta deslocarmo-nos a Leiria e ao Teatro José Lúcio da Silva, para ver, ouvir e chorar por esse Paraíso de Olga Roriz! Vale?

Monday, May 28, 2007

O ESTIMADO REGRESSO DO ÀS TERÇAS-FEIRAS COM A CEDECE

Anuncia-se para o dia 29 de Maio, terça-feira, às 19 horas, o regresso de um dos eventos mais interessantes entre os que nos últimos anos têm marcado a diferença em Alcobaça: o Ás Terças-Feiras Com a Cedece. O estimado evento continua a ser apresentado no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça e este seu regresso para 2007 inicia-se com o programa Ainda Com Fred Astaire e Ginger Rogers, numa sessão em que serão apresentados vídeos da sua época e bailado ao vivo pelo elenco da Cedece. É já nesta terça-feira!

Sunday, May 27, 2007

SMARTEVENTS ANUNCIA REGRESSO DO CREAMFIELDS A LISBOA EM 2009

A Smartevents, produtora do Creamfields Lisboa/Música, Experiências e Etc, Muito Etc congratulou-se com a excelente aceitação por parte do público que esteve presente e das restantes pessoas que desejaram estar presentes mas não puderam na sua edição deste ano. A Smartevents anunciou também que o Creamfields Lisboa regressará em 2009, com novos e maiores espaços, novas e mais experiências e concertos ainda mais inovadores. É uma boa notícia, não é?

AS CANÇÕES DO SENHOR REITOR (JOSÉ BARATA MOURA) NA ENSINO MAGAZINE DE MAIO

Na edição de Maio da Ensino Magazine podemos conhecer as Canções do Senhor Reitor, numa interessante entrevista a José Barata Moura. Podemos também saber as últimas novidades das principais instituições de ensino superior portuguesas e ainda como os Ez-Special resolveram a saída do seu vocalista. Saiba tudo isso e muito mais consultando a Ensino Magazine em www.rvj.pt/ensino
Tal como já aqui anunciámos, podemos também participar no Concurso Nacional de Páginas Internet/Blogs promovido pela Ensino Magazine e ganhar muitos prémios. O regulamento do concurso está também disponível em www.rvj.pt/ensino
Vamos nessa?