Saturday, September 16, 2006

SEMANA DA MOBILIDADE 2006-MATOSINHOS MEXE-SE, E DE QUE MANEIRA!

Informou-me a indispensável e radical Trinsheira.org que vai decorrer a partir de amanhã, domingo, 17 de Setembro, em Matosinhos, a Semana da Mobilidade Matosinhos 2006. O salutar evento é organizado pela Casa da Juventude de S.Mamede e pela Câmara Municipal de Matosinhos, aqui se anunciando desde já que todos os movimentados acontecimentos nele integrados são de inscrição pura e absolutamente gratuita, bastando desse modo que os interessados em neles participar lá apareçam nos locais e horários indicados!
Esta festa radical inicia-se então amanhã, domingo, com um Workshop de Breakdance, cujo monitor será o sabedor e diligente Bboy Paulinho. Basta então que os potenciais breakdancers nele interessados apareçam na Ponta Norte da Marginal de Matosinhos às 15 horas, ali se podendo movimentadamente manter até às 18, ou mais...
A movimentação continuará no dia 21, com um Workshpo Bmx, monotorizado por Colombia, a ele se seguindo, no dia 22, um Worshop de In Line, monitorizado por Pulga e, no dia 23, um Workshop de Skate, monitorizado por Gaia, anunciando-se também todos eles como salutares e radicais momentos de acção e movimento, para participar nos quais basta aparecer, mesmo que se vá tão tesinho que nem um carapau seco!
Os interessados em conseguir mais informação sobre esta Semana da Mobilidade Matosinhos 2006 poderão contactar a sua organização através dos telefones 229069860 e 912251422. É claro que o hip-hop de todas as cores também não andará muito longe dali!

Wednesday, September 13, 2006

CARLOS ZÍNGARO E VÍTOR RUA FAZEM DAS SUAS (MÚSICAS) NO S. JORGE

Entre as coisas agradáveis que Lisboa (agora) tem assume particular destaque a disponibilidade do Cinema S. Jorge para dar lugar à (boa) música no agradável espaço do seu bar. Na noite do próximo sábado, 16 de Setembro, essa disponibilidade vai dar mesmo lugar à música de dois dos mais notáveis instrumentistas portugueses, integrando o agrupamento "ZRF". Quem estiver em Lisboa nessa noite poderá e deverá (então) marcar presença no Bar do Cinema S. Jorge, situado no nº 175 da Avenida da Liberdade, a partir das 23 horas. Só terá (mesmo) a ganhar, dado que os tais "ZRF" são formados pelo violinista Carlos Zíngaro, pelo guitarrista Vítor Rua e pelo baterista Marco Franco. Com músicos daquela qualidade só posso aqui escrever que aquilo vai ser mesmo (muito) bom! E ainda por cima à borla...

Monday, September 11, 2006

NOVA IORQUE E ALGUMAS COISAS ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICAS QUE NENHUM TERRORISMO CONSEGUIRÁ DESTRUIR!

3 MÚSICAS ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICAS SOBRE NEW YORK:
AUTUMN IN NEW YORK - Billie Holiday
CENTRAL PARK IN THE DARK - Charles Ives
NEW YORK, NEW YORK - Frank Sinatra

3 FILMES ABSOLUTAMENTE FABULOSOS SOBRE NEW YORK:
MANHATTAN - Woody Allen
NOVA IORQUE FORA DE HORAS - Martin Scorcese
SHADOWS - John Cassavetes

3 LIVROS ABSOLUTAMENTE NOTÁVEIS SOBRE NEW YORK:
A TRIOLOGIA DE NOVA IORQUE - Paul Auster
JAZZ - Toni Morrison
SAUDADES DE NOVA IORQUE - Pedro Paixão

3 LOCAIS ABSOLUTAMENTE MARAVILHOSOS QUE SÓ EXISTEM EM NEW YORK:
A ESTÁTUA da LIBERDADE
A KNITTING FACTORY
O MOMA- NEW YORK MUSEUM Of MODERN ART

3 COISAS ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEIS QUE NASCERAM EM NEW YORK:
A editora McGRAW-HILL BOOK COMPANY
O jornal NEW YORK TIMES
O cartão VISA

Sunday, September 10, 2006

SEIXAL GRAFFITI 2006, PORQUE O GRAFFITI É ARTE

A edição para os meses de Setembro e Outubro da Agenda Municipal da Câmara Municipal do Seixal informa, com particular relevo, que decorrerá naquela cidade, nos próximos dias 14 e 15 de Outubro, o Seixal Graffiti 2006. Informa também o referido documento que os writers interessados em participar naquele evento se poderão nele inscrever até ao próximo dia 2 de Outubro, apresentando as suas propostas de participação em desenho de formato A4. Podendo fazê-lo nas Oficinas de Juventude de Amora e Miratejo ou no Sector de Juventude da Divisão de Acção Cultural do Forum Cultural do Seixal, para onde poderão também solicitar quaisquer informações através do telefone 210976105. De entre todos os trabalhos enviados serão seleccionados 5, que serão seguidamente instalados em paredes a esse efeito destinadas em espaços da antiga Fábrica Mundet, no Seixal, desse modo transformada em Wall of Fame deste evento!
Nesta interessante e louvável iniciativa chamou-me especialmente a atenção o facto de aquela edilidade anunciar a sua pretensão de enquadrar o graffiti como autêntica arte, opondo-se desse modo a todos os que continuam a enquadrar esse género de arte urbana de rua num posicionamento de claro e puro vandalismo, desvalorizando completamente a inquestionável criatividade dos inúmeros jovens cuja interventiva arte pictórica recorre usualmente a antigas fachadas de prédios desactivados e não menos abandonados muros e taipais de obras situadas em sectores mais marginais ou marginalizados das grandes ou pequenas cidades.
Cinco anos após os trágicos atentados do chamado "11 de Setembro" em New York, autêntica capital mundial de toda a liberdade, recordo que foi nas paredes e taipais de locais públicos dessa cidade que surgiu durante a década de 1980, quase inadvertidamente. o intensivo movimento cuja criatividade trouxe a esses locais frases, palavras, interjeições e desenhos de carácter jocoso, contestatário, obsceno e até por vezes informativo que, apesar de alguns possíveis e criticáveis desvios, não podemos deixar de referir como imaginativos espaços de liberdade. Posso até aqui escrever que esses espaços de liberdade são mesmo uma das exemplares características que marcam a essencial diferença entre o género de permissiva sociedade ocidental em que nos enquadramos e a inclassificável podridão intelectual que manipula o tipo de doentios indivíduos, de inspiração tipicamente fascista,que programam e executam atentados terroristas como o "11 de Setembro" ou os quase constantes e traiçoeiros atentados contra a liberdade de movimentação e pensamento que todos os dias têm infelizmente sucedido em locais como o Iraque...
Todo o sentimento de intensiva e quase incontrolável liberdade criativa ligada aos graffitis, ao hip hop, à breakdance e aos chamados desportos radicais, nomeadamente o skate, responderão durante aqueles dias, no Seixal, mais uma vez e quantas vezes forem necessárias, aos desumanos inimigos da liberdade que a coberto de algum pensamento de ordem religiosa e social atentam todos os dias contra a nossa liberdade de pensamento e acção, um pouco por todo o mundo...
Num post cujo tema essencial é evidenciar o graffiti como arte, não posso deixar de aqui referir o norte-americano Keith Haring (1958-1990), destacado vulto, entre os artistas de representação visual urbanos cuja arte grafítica, neo-expressionista, surgiu inicialmente nas paredes nova-iorquinas, com a especial particularidade de ter sido também o primeiro a conseguir fazer passar esse género de arte urbana para as paredes dos túneis do metro de New York, caso dos seus inesquecíveis ovnis, homens de enormes falos e pirâmides. Haring abandonaria os graffitis em 1986, numa época em que a irreprimível energia e o vocabulário estético desse seu engenho criativo haviam já sido reconhecidos e enquadrados com o estatuto de arte. A simplicidade e fluidez de linhas, espontaneidade e intensidade cromática apreendidas por Haring enquanto corporizou parte do movimento graffiti das ruas nova-iorquinas estiveram entre as inovações que a sua produção artística trouxe á arte contemporânea, pós-moderna. Havendo muito mais a dizer, resta-me aqui felicitar a Câmara Municipal do Seixal pela continuação desta marcante iniciativa por si iniciada em 2001 (simbolicamente no mesmo ano do trágico atentado contra as torres do Worl Trade Center!), lembrando que o Seixal Graffiti 2006 vai também registar a presença de conhecidos writers estrangeiros e nacionais, bem como bandas hip hop e DJ's, sem esquecer a participação de alguns dos mais afamados skaters portugueses. É só aparecer!