Saturday, March 22, 2008

A CHINA, O TIBETE E OS JOGOS OLÍMPICOS DE 2008

Se libertar o Tibete da opressão chinesa tiver de passar por um exemplar boicote à realização dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, comecemos imediatamente a boicotá-los... De forma tão exemplar que isso constitua uma lição para os hipócritas que governam a chamada República Popular da China!
A imagem “http://www.lefigaro.fr/medias/2008/03/21/20080321PHOWWW00202.jpg” não pode ser mostrada, porque contém erros.
Podemos já começar a fazê-lo através de uma petição on line ao Comité Olímpico de Portugal, que poderá ser assinada em http://www.PetitionOnline.com/jo2008pt/
Ontem por Timor, hoje pelo Tibete!

O CIDADÃO, BIOQUÍMICA E A VIDA: ORIGEM DA VIDA, UMA PALESTRA DE VÍTOR MADEIRA

O CIDADÃO, BIOQUÍMICA E A VIDA: ORIGEM DA VIDA
PALESTRA DE VÍTOR MADEIRA
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
25 de Março de 2008 (17h30)
Entrada gratuita
A Vida surgiu há mais de três mil milhões de anos na Terra, planeta com posição crítica e privilegiada no Sistema Solar. Estatísticas e factos (moléculas primordiais em espaços interstelares longínquos) indicam que a Vida pode existir ou ter existido em milhões de locais do Universo. Simulações apropriadas demonstram que todas as biomoléculas são susceptíveis de síntese abiótica. Na Bioevolução foi decisiva a “invenção” da Fotossíntese que, captando a energia solar (luz), abastece a Biosfera com energia biologicamente utilizável, permitindo uma Evolução Biológica explosiva e diversificada.
Vítor Madeira é Professor Catedrático (aposentado) do Departamento de Bioquímica da U. C. O seu currículo privilegia o metabolismo energético, biomembranas e toxicologia bioquímica. Dedicou grande esforço ao ensino integrado do Metabolismo, aos estudantes de Biologia e Bioquímica, e à Metodologia da Biologia, aos estudantes dos currículos educacionais de Biologia e Geologia.
Museu da Ciência Laboratorio Chimico Largo Marquês de Pombal 3000-272 Coimbra Tel. 239.854350 Fax 239.854359 e-mail geral@museudaciencia.pt
Conforme vem sendo usual naquele museu, este trata-se de mais um interessante acontecimento! É de ir!

A OPINIÃO PÚBLICA DE CHARLES CHAPLIN NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

CICLOS DE CINEMA 2008
-MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS-
OPINIÃO PÚBLICA DE CHARLES CHAPLIN
VERSÃO RESTAURADA DIGITAL EM 35 MM
TÍTULO ORIGINAL: A WOMAN OF PARIS
TERÇA-FEIRA, 25 MARÇO :: 14H 30 E 21H 30
Prosseguindo o ciclo dedicado a Charles Chaplin, na próxima terça-feira, 25 de Março, Modernos São os Clássicos apresenta Opinião Pública, obra realizada em 1923 e um dos projectos mais singulares do actor e realizador britânico. Trata-se de uma crítica mordaz à alta sociedade francesa e é a primeira grande incursão de Chaplin no plano dramático, participando o cineasta apenas num papel secundário, ao contrário dos seus mais conhecidos filmes. Nem sequer estamos perante uma comédia; a ausência aqui de Chaplin tornou este trabalho num dos mais invulgares empreendimentos no conjunto da filmografia do britânico - Chaplin conseguia aqui provar que tinha o talento para abraçar o drama - e segundo muitos ajudou a fundar o melodrama como género. Não apenas uma das maiores obras do cinema mudo, mas obra maior de todo o cinema, Opinião Pública estreou a 25 de Janeiro de 1926, no cinema Tivoli. Nele tornou-se famoso o estarrecedor anúncio assinado por Chaplin logo no início do filme: "In order to avoid any misunderstanding I wish to announce that I do not appear in this picture. It is the first serious drama written and directed by myself."
Modernos São os Clássicos é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema. Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Michelangelo Antonioni, entre outros. Cada sessão mensal (o programa prevê agendar um filme sempre às terças) terá a presença de um crítico de cinema para debate com o público no final da sessão.
Pode ver o trailer de Opinião Pública aqui:
http://www.youtube.com/v/ZEPK9_jpl3Q&rel=1
O cinema de Chaplin merece sempre o rótulo de imperdível! É de ir e pedir mais!

Friday, March 21, 2008

DIA MUNDIAL DA POESIA 5-NAS FALDAS DA SERRA COMEMORA 34º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS PUBLICANDO POEMAS DO LIVRO 25 DE ABRIL/CONCURSO LITERÁRIO

O blogue Nas Faldas da Serra vai comemorar o 34º aniversário da Revolução dos Cravos publicando diariamente, durante todo o mês de Abril, poemas seleccionados do livro 25 de Abril-Concurso Literário/Comemorações do 30º Aniversário. Esse livro foi publicado em Abril de 2oo6, pela Assembleia Municipal de Alcobaça e pelo Município de Alcobaça, reunindo poemas concorrentes ao concurso literário para esse efeito anteriormente promovido pela primeira daquelas instituições, reunindo poesia, quadras populares e sonetos. Viva o 25 de Abril!

DIA MUNDIAL DA POESIA 4 - UM POEMA DE MARIA ROSA FREIRE

LUAR D'AFIFE

Noite fria de Dezembro, em Afife,
Banhada pelo luar
Foste tu quem baixinho me disse:
"Vê como está linda a lua,
a reflectir-se no mar".

Noite estranha, em Afife,
Cheia de luz misteriosa
Em que a lua,
transformada em prata
brilhava
sobre um cão...
e uma rosa!

Luar d'Afife
Que estranha sensação
A lua... espelhada no mar
e o sol... no meu coração!

MARIA ROSA FREIRE
Um Ano de Poesia no Tertúlia Café, 2002

DIA MUNDIAL DA POESIA 3 - POEMAS SEM LIMITE, EM LISBOA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, ONDE TODOS OS POETAS ESTÃO VIVOS, COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DA POESIA COM UMA SÉRIE DE ACTIVIDADES FESTIVAS ABERTAS AO PÚBLICO, ORGANIZADAS EM PARCERIA COM O PLANO NACIONAL DE LEITURA.

Com o objectivo primeiro de defesa da diversidade linguística, a UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março Dia Mundial da Poesia. Excepcionalmente, e porque este ano o dia 21 de Março é na Sexta-Feira Santa, o Centro Cultural de Belém comemora o Dia Mundial da Poesia no sábado, dia 22 de Março. Vamos lá comemorar o Dia Mundial da Poesia nesse dia, entre as 12:00 e as 20:30 -
Para todo o público

Entrada pela Recepção do Módulo 1 ou pelo Foyer dos Auditórios/Praça Museu

ENTRADA LIVRE
O Plano Nacional de Leitura (Ministérios da Educação e Assuntos Parlamentares) e o Centro Cultural de Belém (Ministério da Cultura) associaram-se para assinalar a data, no ano de 2008. O programa, que se estenderá das 12:00 às 20:30, ocupando todo o piso térreo do Centro de Reuniões, inclui uma feira do livro de poesia, conferências, audição de DVDs de poetas, uma exposição de poesia visual e culminará com um espectáculo no Grande Auditório.
Programa
Espaço de Troca FOYER GRANDE AUDITÓRIO
12:00 - 18:00
Neste espaço não é permitido dinheiro. Faça-se acompanhar por um livro (ou mais) que já tenha lido e dirija-se ao Espaço de Troca – aí pode trocar o seu livro por outro, tão simples como isso.
Feira do Livro de Poesia RECEPÇÃO MÓD.1
12:00 - 20:30
Pode comprar o livro do seu poeta preferido no espaço reservado para o efeito, gerido pela Sodilivros, no foyer da recepção do Módulo 1, junto ao envidraçado da rampa e, eventualmente, no espaço exterior.
Exposição de Ana Hatherly GALERIA MÁRIO CÉSARINY
12:00 - 19:00
Exposição de poesia visual (desenho e pintura) de Ana Hatherly.
A exposição vai estar aberta ao público de 22 de Março a 20 de Abril, nos seguintes horários:
De 2ª a 6ª > das 14:00 às 18:00
Sábado, Domingo e Feriados > das 14:00 às 20:00
Espaço de Fazer Poesia SALA EUGÉNIO DE ANDRADE
12:00 - 18:00
Espaço especialmente vocacionado para um público interessado em compor, desenhar ou pintar poesia, onde não irão faltar poetas e artistas plásticos que o vão ajudar a encontrar inspiração. Dos 2 aos 99 anosDiga lá um Poema PASSAGEM 1/2
12:00 -18:00
Poesia dita por pessoas conhecidas ou pelo público. O Espaço é montado como um estúdio de gravação, com um estrado e um microfone. O público é convidado a dizer poesia frente a uma câmara. As gravações são passadas em simultâneo no foyer dos Auditórios, e em diferido junto à Sala de Leitura, em televisores montados para o efeito.
Convidados: José Jorge Letria, José Fanha e Luisa Ducla Soares
As Faces do Poeta FOYER NORTE RECEPÇÃO MÓD.1
12:00– 19:00
Projecção de vídeos de poesia dita por poetas e actores.
O Canto dos Poetas PASSAGEM SUL 1/2
12:00 – 19:00
Doze televisores formam um videowall onde vão passando imagens de poetas ao mesmo tempo que se ouve poesia dita por poetas ou actores, gravadas em CD.
De viva voz SALA LUÍS DE FREITAS BRANCO
14:00 -18:00
Poetas, actores e outros convidados dizem poesia sua e dos outros.
Quatro actores:
Suzana Menezes diz Natália Correia
Pedro Lamares diz Al Berto
Beatriz Batarda diz Sophia de Mello Breyner Andersen
Diogo Dória diz Herberto Hélder Poetas:
Ana Hatherly, Ana Luisa Amaral, Fernando Luís Sampaio, Gastão Cruz, Nuno
Júdice, Manuel Alegre, Pedro Tamen e Valter Hugo Mãe
Alinhamento:
14h00 – Boas vindas e apresentação do programa – António Mega Ferreira diz
“Liberdade” de Fernando Pessoa
14h15-14h30 – Ana Hatherly
14h30-14h45 – Diogo Dória diz Herberto Hélder
14h45-15h00 – Nuno Júdice
15h00-15h15 – Suzana Menezes diz Natália Correia
15h30-15h45 – Pedro Lamares diz Al Berto
15h45-16h00 – Gastão Cruz
16h15-16h30 – Beatriz Batarda diz Sophia de Mello Breyner
16h30-16h45 – Pedro Tamen
16h45-17h00 – Ana Luísa Amaral
17h00-17h15 – Valter Hugo Mãe
17h15-17h30 – Fernando Luís Sampaio
17h30-17h45 – Manuel Alegre
Conferências | Conversas SALA DE LEITURA
15:00 - 18:00
15:00 – 16:00 > Fernando Pinto do Amaral fala sobre a poesia de Cesário Verde
16:30 – 17:30 > Osvaldo Silvestre fala sobre a poesia de Luis Quintais
Espectáculo | Uma canção para ouvir-te chegar
GRANDE AUDITÓRIO
18:30 - 20:30
Pedro Moutinho e Mafalda Arnauth cantam poetas portugueses
Luís Lucas e Luísa Cruz dizem poetas portugueses
Alinhamento:
- Luísa Cruz diz “Ao longe os barcos de flores” de Camilo Pessanha
- Pedro Moutinho canta
“Não disse nada amor” de António Lobo Antunes
“O Medo de acordar” de Aldina Duarte
“Colchetes d’Oiro” de Henrique Rego
- Luísa Cruz diz “Quando eu vir vaguear pordentro da casa” de Fiama Hasse Pais Brandão - Pedro Moutinho canta
“Contemplo o que não vejo” de Fernando Pessoa
“Na tua Rua” de Manuel Alegre
“O meu amor anda em fama” de João Ferreira Rosa
- Luísa Cruz e Luís Lucas dizem “Aniversário” de Álvaro de Campos
- Luís Lucas diz “Canção duma sombra” de Teixeira de Pascoaes
- Mafalda Arnauth canta
“Por onde me levar o vento” de Mafalda Arnauth/Triplicado
“Cavalo à Solta” de Ary dos Santos/Fernando Tordo
“Índios da Meia Praia” de Zeca Afonso
- Luís Lucas diz “Ácidos e Óxidos” de Ruy Belo
- Mafalda Arnauth canta
“As fontes” de Sophia de Melio Breyner/Luis Oliveira
“Maria Lisboa” de David Mourão Ferreira/Alain Oulmain
“No teu poema” de José Luis Tinoco
- Luís Lucas diz “Poema podendo servir de posfácio” de Mário Cesariny
É de ir! Absolutamente!




DIA MUNDIAL DA POESIA 2 - LIVRARIA ARQUIVO ORGANIZA O SEU 2º ENCONTRO DE POESIA, EM LEIRIA

A Livraria Arquivo (Av. Combatentes da Grande Guerra, 53, 2400 -123 Leiria) convida para o seu
2.º Encontro de Poesia

A NOITE ABRE OS MEUS OLHOS
com leituras de poemas pelos poetas

Ana Marques Gastão* | Francisco José Viegas | Gastão Cruz | Jorge Reis-Sá |

Luís Falcão | Orlando Cardoso | Paulo Tavares | Pedro Sena-Lino | Amélia Pais

5 de Abril | Sábado | às 18 horas

«Um grão de poesia basta para perfumar todo um século José Marti, Cuba

|ENTRADA LIVRE|

Patrocínios:
Instituto Politécnico de Leiria
Fundação Caixa Agrícola de Leiria

Apoios
Jornal de Leiria, Movicortes SA, Central FM, Orelhas.pt, Copiola, Relógio d'Água, D. Quixote, Assírio&Alvim, Quasi Edições

sinopse

A propósito do Dia Mundial da Poesia (21 de Março), a Livraria Arquivo realizar dia 5 de Abril (sábado) pelas 18 horas um Encontro de Poesia intitulado “A Noite Abre os Meus Olhos”.

A sessão contará com a presença dos poetas Ana Marques Gastão*, Francisco José Viegas, Gastão Cruz (Grande Prémio de Poesia APE 2007), Jorge Reis-Sá, Luís Falcão, Orlando Cardoso, Paulo Tavares, Pedro Sena-Lino e Amélia Pais, que fara a apresentação. A partir das 18 h, estes poetas irão partilhar alguns dos seus poemas preferidos, que já publicaram ou quem sabe até alguns inédito, num fim de tarde que se pretende eterno... Não falte!

Os poetas

Ana Marques Gastão nasceu em 1962, Lisboa. Poeta, é redactora cultural do Diário de Notícias e crítica literária. Neste jornal exerce funções, desde 1989, na secção “Artes”, tendo colaborado regularmente na página "Livros" e no suplemento DNA. Advogada, licenciou-se na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Publicou Tempo de Morrer, Tempo para Viver (1998), Terra sem Mãe (2000), Três Vezes Deus, em co-autoria com António Rego Chaves e Armando Silva Carvalho (2001), e Nocturnos (2002). Integra várias antologias e representou Portugal em diversos eventos internacionais. Tem editada no Brasil uma antologia pessoal, intitulada A Definição da Noite (Escrituras, 2003). Recentemente publicou “Lápis Mínimo”.

Francisco José Viegas – Nasceu em 1962 em Vila Nova de Foz Côa. Formado em Letras pela Universidade de Lisboa, foi professor de Linguística na Universidade de Évora. Jornalista, escreveu para jornais e revistas como o Jornal de Notícias, Visão, Diário de Notícias, O independente, Ler e Grande Reportagem e apresenta com regularidade programas culturais na rádio e na televisão. Em 2006 recebeu o grande prémio do romance e novela de 2006, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), pelo romance Longe de Manaus. Foi também director da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. É autor dos seguintes livros – ficção: Regresso por um Rio (1987), Crime em Ponta Delgada (1989), Morte no Estádio (1991), As Duas Águas do Mar (1992), Um Céu Demasiado Azul (1995), Um Crime na Exposição (1998), Um Crime Capital (2001), Lourenço Marques (2002), Longe de Manaus (2005); poesia: Fascínio da Monotonia (1982), Olhos de Água (1983), As Imagens (1987), Poemas (1988), Todas as Coisas (1989), O Medo do Inverno seguido de Poemas Irlandeses (1995), Metade da Vida (2002), O Puro e o Impuro (2003), A Noite, o Que É? (2007); teatro: O Segundo Marinheiro (1988); viagens: Nas Margens de Um Rio (1988), Comboios Portugueses. Um Guia sentimental (1988), O Voo dos Anjos (1995); guias: 99 Cervejas + 1 ou Como Não Morrer de Sede no Inferno (2006). Se me comovesse o Amor é o seu livro de poesia mais recente.

Gastão Cruz | Poeta e crítico literário, Gastão Cruz nasceu em Faro em1941. Licenciado em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, foi professor do ensino secundário e leitor de português no King’s College, em Londres. Como poeta, começou por se destacar com a sua participação na revista Poesia 61, no início da década de 60, sendo autor de uma obra vasta e em contínuo crescimento.
Colaborou com vários jornais e revistas como crítico literário, tendo traduzido autores como William Blake, Strindberg e Shakespeare. Foi ainda um dos fundadores do grupo Teatro Hoje, onde encenou várias peças. A obra de Gastão Cruz foi distinguida com inúmeros prémios, entre os quais se contam o Prémio PEN Clube de Poesia, em 1985, e o Pémio D. Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus. Em 2002, o seu livro de poesia Rua de Portugal foi distinguido com o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, e em 2005, com Repercussão, ganhou o Grande Prémio de Literatura dst. Distinguido pelo Grande Prémio de Poesia APE 2007.


Jorge Reis-Sá
nasceu em 1977 em Vila Nova de Famalicão. Frequentou entre 1994 e 2000 os cursos de Astronomia e Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e estagiou no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto onde estudou genética populacional, interrompendo a formação académica para se tornar editor. Retomou a frequência em Biologia no ano lectivo 2007/2008 na mesma faculdade. É responsável pelas editoras Quasi Edições e Editorial Magnólia, inseridas na empresa Do Impensável – Projecto de Atitudes Culturais, que também dirige. Editou seis livros de poemas, os últimos dos quais Biologia do Homem [Quasi Edições, 2004], Livro de Estimação [Quasi Edições, 2006] e Vou para Casa [Quasi Edições, 2008] e cinco de narrativa, entre os quais a memória Por Ser Preciso [Cosmorama, 2004], vencedor do Prémio Manuel Maria Barbosa du Bocage desse mesmo ano, o romance Todos os Dias [Publicações Dom Quixote, 2006, com edição no Brasil na Editora Record em 2007], os contos Terra [Sextante Editora, 2007] e o divertimento O Dom [Editorial Magnólia, 2007].

Luís Falcão – Nesceu em Lisboa em 1975. .Licenciado em argumento cinematográfico, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Luís Falcão fez o seu estágio profissional como editor de guiões no projecto SIC Filmes. Actualmente lecciona na Escola Superior de Teatro e Cinema. Publicou o seu primeiro livro de poesia, Pétalas Negras ardem nos teus olhos, em 2007.

Orlando Cardoso Natural de Souto da Carpalhosa (Leiria) . É professor no Colégio João de Barros, historiador e escritor. Foi director dos semanários Jornal de Leiria, O Correio de Pombal e director-adjunto da revista Desafios, da Nerlei (Associação Empresaria da Região de Leiria). Foi co-organizador das exposições Um Balanço do Século (2000), e António José Saraiva – Um Homem Livre (2002). Foi bolseiro do Instituto Cultural de Macau. Publicou Trinta Dias em Maio (Prémio de Poesia Ary dos Santos) e os livros de contos O Espanto da Lua. Fora das Margens e Xeque-Mate (Prémio Comemorativo dos 600 anos dos Bombeiros Portugueses). Autor do texto do álbum ilustrado Zarah, a Moura Encantada de Leiria. Vencedor na categoria de poesia do concurso de Literatura Região de Leiria e Oeste, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Paulo Tavares nasceu em Lisboa, em 1977. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa e é, actualmente, professor do Ensino Básico. Escreve nos blogues Atravessando o Inverno e Linha Férrea. Editou em 2007 o livro de poesia Pêndulo.

Pedro Sena-Lino nasceu em 1977 em Lisboa. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa, onde concluiu o Mestrado em Literaturas Românicas sobre José Régio, com uma tese sobre "O pecado de si mesmo: José Régio e o paradigma da identidade original." É formador em Escrita Criativa desde 2000, e formador de Português para estrangeiros desde 2001.Foi crítico de poesia no suplemento "Mil Folhas" do "Público", no site www.canaldelivros.com Ensaísta, com vários ensaios sobre o corpo publicados em "Comentário" e "Brotéria", um ensaio crítico-biográfico sobre Natércia Freire (Natércia Freire, Câmara Municipal de Benavente, 2000) e outro sobre Maria da Graça Freire (Só a Viagem Responde, Câmara Municipal de Benavente, 2003). É poeta, com seis livros de poesia publicados: Constelação dos Antípodas (Litera Pura, 2000), as flores do sono (Litera Pura, 2002), o ilimite verde - malcata sete geografias (Alma Azul, 2003), biofagia (Quasi, 2003), deste lado da morte ninguém responde (Quasi, 2005), zona de perda - livro de albas (Objecto Cardíaco 2006).

Amélia Pinto Pais, nasceu em Coimbra mas as suas origens são beirãs de Fornos de Algodres. Estudou na Universidade de Coimbra e mora em Leiria, onde foi professora de Francês e Português. Escreveu entre outras coisas, ensaios literários, monografias, edições escolares de clássicos, manuais escolares. Em finais de 2007 publicou Fernando Pessoa, o menino de sua mãe. Para além do seu próprio blog, http://barcosflores.blogspot.com/, colabora com outros blogs de poesia, nomeadamente o Isla Negra e faz também parte de várias listas de poesia.
Também é de ir! A poesia vale mesmo tudo o que lhe damos!

DIA MUNDIAL DA POESIA 1 - I CONGRESSO MUNDIAL DE POETAS DO MUNDO EM NATAL (BRASIL)


Somando-nos ao empenho dos governantes do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura Municipal do Natal e dos nossos representantes no Brasil, para a realização do 1º Congresso Mundial de Poetas del Mundo no período de 24 a 31 de Maio de 2008, sob o lema Natal, um Mar de Poesia e Paz, apraz-nos sobremaneira este especial convite. É com muita alegria, entusiasmo e prazer que o convidamos e aos poetas de seu país, bem como às entidades poéticas, literárias e culturais que congregam poetas, prosadores, escritores, pensadores e artistas que lidem com a poesia, que lidem com a palavra, pelas respectivas pessoas jurídicas atuantes em âmbito nacional ou internacional. Nossa meta é a de oportunizar a presença do maior número possível desses autênticos fazedores de ações a partir da palavra falada, escrita ou oralizada com performance. No link abaixo encontrarão a planilha de custos de viagem e de hotelaria, bem como a inscrição para o evento, no período mencionado, bem como a programação do evento: http://www.congressopoetasdelmundo.com/menu.htm
Inscrições:
http://www.congressopoetasdelmundo.com/inscricao.htm
Hotelaria:
http://www.congressopoetasdelmundo.com/becotur.htm
Passagens:

E-mails:
Franciele:

franciele@beco.tur.br
Delia

delia@beco.tur.br
Para maiores detalhes são contatos em âmbito nacional a Poetisa Delasnieve Miranda Daspet de Souza, Embaixadora Brasil de Poetas del Mundo, e Deth Haak Cônsul do Estado do Rio Grande do Norte e Luiz Arias Manzo, Secretário Geral de Poetas del Mundo, em âmbito internacional.
Luis Arias Manzo:
info@poetasdelmundo.com
Delasnieve Daspet:
delasnievedaspet@gmail.com
Deth Haak:
dethaak@oi.com.br
É de ir!

Thursday, March 20, 2008

ALCOBAÇA COMEMORA DIA DA ÁRVORE E DA FLORESTA COM UMA BELÍSSIMA IDEIA

Trocar papel velho por plantas novas é a proposta que a Câmara Municipal de Alcobaça e as Juntas de Freguesias do Concelho lançam aos seus munícipes para comemorar o O Dia Mundial da Árvore e da Floresta, em 21 de Março. Trata-se de uma iniciativa que vem na sequência do projecto lançado em 2006 pelo Pelouro do Ambiente, que pretende abordar a questão da reciclagem de papel e sensibilizar os munícipes para a temática Por Cada Tonelada de Papel Reciclado Poderemos Evitar o Abate de 15 Árvores. Através da colaboração de várias Juntas de Freguesias do concelho, a população está convidada a
entregar uma pesagem de papel em troca de vasos com plantas. A troca é feita de acordo com a proporção referenciada na seguinte tabela:
Quantidade de papel recolhido /Vasos a entregar
2 Kg - 1 Pinheiro ou 1 Sobreiro
5 kg - 1 Pinheiro ou 1 Sobreiro e 2 Plantas Anuais
Mais de 10 Kg - 1 Pinheiro, 1 Sobreiro e 3 Plantas Anuais
A iniciativa decorrerá entre os dias 24 e 25 de Março e as Juntas de Freguesia aderentes são as seguintes:
JUNTA DE FREGUESIA DE ALCOBAÇA - 24 e 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE ALFEIZERÃO - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE ALPEDRIZ - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DO BÁRRIO - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DA BENEDITA - (dia por definir)
JUNTA DE FREGUESIA DE CÓS - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE ÉVORA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DA MAIORGA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DA MARTINGANÇA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE MONTES - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE PATAIAS - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE PRAZERES DE ALJUBARROTA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE S. MARTINHO DO PORTO - 26 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DE S. VICENTE DE ALJUBARROTA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DA VESTIARIA - 25 de Março
JUNTA DE FREGUESIA DO VIMEIRO - (dia por definir)
Toca a juntar papel e a defender o ambiente do concelho de Alcobaça!

THE LOVEBIRDS DE BRUNO DE ALMEIDA, UM FILME TÃO INTERESSANTE QUE ATÉ CONTA COM A PARTICIPAÇÃO ARTÍSTICA DE JOE BERARDO

Consagrado no Fantasporto com o Prémio do Júri da Semana dos Realizadores, The Lovebirds, de Bruno de Almeida, está agora em exibição nos cinemas El Corte Inglês e Alvaláxia. Não percam! Cruzando seis histórias de amor e amizade no espaço de uma noite em Lisboa, The Lovebirds reune os actores Michael Imperioli, Ana Padrão, John Ventimiglia, Joaquim de Almeida, Drena De Niro, Rogério Samora, Nick Sandow, Cleia Almeida, Marcello Urgeghe, John Frey, Filipe Vargas, Dmitry Bogomolov e o realizador Fernando Lopes, além de Joe Berardo!
Um filme Português como nenhum outro...diverte, emociona, surpreende, faz querer ver mais filmes deste cineasta.
Jorge Leitão Ramos EXPRESSO
Um divertimento ágil, energético, inesperado e comovente.
Luís Miguel Oliveira O PÚBLICO
Uma pérola no nosso meio cinematográfico que nenhum cinéfilo se pode dar ao luxo de perder!
João Antunes JORNAL DE NOTÍCIAS
Um retrato em que o sentido de "quase" reportagem se combina
com um inesperado e tocante tom de deambulação poética.
João Lopes DIÁRIO DE NOTÍCIAS

É de ir! Mesmo!

Wednesday, March 19, 2008

AUDIBLE ARCHITECTURE ACTUA NA BENEDITA

Os Audible Architecture (Marc Jung, Aurélien Lino, Luís Guerreiro, Eddy Slap e Hugo Trindade) actuam amanhã, quinta-feira, 20 de Março, às 22 horas, na Benedita, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho. É de ir!

M-PEX E THEMIDOR AO VIVO EM LAGOS

Bunny Weekend: Noite Thisco- Apresenta M-Pex e Themidor ao vivo em Lagos, no sábado, 22 de Março, no Laboratório de Actividades Criativas (Largo Convento Srª da Glória). A mensagem é mesmo muito curta mas a verdade é que anuncia algo de muito grande. E bom!

MÚSICAS DO OUTRO MUNDO, EM LISBOA, NO CHAPITÔ

Sofia de Portugal e Rui Rebelo apresentam-se ao vivo na 5ª feira, 20 de Março, em Lisboa , no Chapitô (Costa do Castelo). Trata-se de mais um espectáculo do ciclo Músicas do Outro Mundo, esperando-se novamente novas expressões no campo da música contemporânea portuguesa, transgredindo fronteiras e barreiras. São as Noites Bartô no seu melhor!

IRMÃOS CATITA ACTUAM EM FERNÃO FERRO, NO PHIL MENDRIX BAR

Quis o destino que Phil Mendrix encontrasse Os Irmãos Catita na “Barraca de Santos” (vulgo teatro Cinearte) num longínqua noite de 1994. A partir daí, Mendrix caiu no goto de Manuel João Vieira, e passou a integrar as fileiras do acatitado grupo e das suas históricas e memoráveis maratonas musicais. Quis o destino que Phil Mendrix montasse um “bar de rock/café” – o Mendrix Bar – nessa encantadora e deslumbrante povoação chamada Fernão Ferro, a pérola mais cintilante da península de Setúbal.
Quis o destino que Os Irmãos Catita
fossem convidados para tocar no Mendrix Bar, no dia 22 de Março, tendo Phil Mendrix como guitarrista, convidado, e simultaneamente anfitrião e barman. Quis o destino que as Produções Banana apadrinhassem este evento ímpar, convidando a baixa-sociedade de Lisboa (e também da península de Setúbal!) a presenciar in copo este esquizo-psico-romantico-burlesco -desbundo-pseudo-concerto, mais um para os anais da louca e hilariante história da música ligeira de Portugal!

sábado . 22 março . irmãos catita

mendrix bar . rua josé régio, 31 . fernão ferro

abertura 21h . espectáculo 23h00 . bilhetes €8 . reservas: 939596906

SEXY SOUND SYSTEM & FRIENDS NO VIA RÁPIDA CLUB

A noite da próxima 6ª feira, 21 de Março, será certamente mais uma para não esquecer, no Porto, no Via Rápida Club. A onda musical da noite estará a cargo de Sexy Sound System & Friends e do Mr. V, aclamado produtor do hit-single Put Your Drink Down, e promete-se bar aberto para as meninas. Vai se mesmo uma enormíssima 6ª feira santa, não é?

Tuesday, March 18, 2008

COMPOSITOR PATRÍCIO DA SILVA DISTINGUIDO NOS E.U.A. COM O II INTERNACIONAL BARTO PRIZE

O compositor português Patrício da Silva, meu simpático e ilustre amigo e conterrâneo (alcobacense!) voltou a ver o seu trabalho criativo distinguido nos Estados Unidos da América (onde reside e trabalha!). Patrício da Silva foi agora distinguido com o II International Barto Prize, tendo-lhe esse prémio sido atribuido pela composição da sua obra Three Movements For Solo Piano, de 2007, que foi estreada pelo próprio pianista Tzimon Barto, em 15 e 16 de Março, no Bay State Theatre, em Eustis, na Florida. Tzimon Barto voltará a interpretar aquela composição de Patrício da Silva em concerto já no próximo mês de Abril, em Praga, no líndíssimo Dvorak Hall do Rudolfinum, sede da Czech Philharmonic e em Bellinzano, na Suíça, e também em Agosto, na Áustria, em Viena, durante o Wiener Klavier Sommer. O júri que atribuiu aquele importantíssimo prémio a Patricio da Silva era formado pelo compositor Tobias Picker (EUA), pelo pianista Tzimon Barto (EUA), pelo compositor Wolfgang Rihm (Alemanha), pelo compositor Bright Cheng (China) e pelo compositor Marc-André Dalbavie (França). Muitos parabéns, grande Patrício!

PETIÇÃO PELA LIBERDADE POLÍTICA, RELIGIOSA E CULTURAL NO TIBETE

Continua on line uma "Petição a favor da aprovação pela Assembleia da República de uma moção que condene a Violação dos Direitos Humanos e da Liberdade Política e Religiosa no Tibete", que será entregue na Assembleia da República, solicitando que essa instituição aprove "uma moção que condene a Violação dos Direitos Humanos e da Liberdade Política e Religiosa no Tibete". No preciso momento em que publicamos esta postagem aquela petição regista já 5108 assinaturas. Mas torna-se imperativo que haja muito mais! Entre as quais as de quem me lê neste preciso instante. O endereço on line daquela petição é http://www.PetitionOnline.com/Tibete08/ e o texto em que se explanam os seus propósitos é o seguinte:
"Invadido pela República Popular da China em 1949, o Tibete tem vindo a sofrer a perda de vidas, liberdades e direitos humanos, num autêntico genocídio cultural e étnico.
Em Março de 1959, uma revolta contra a ocupação chinesa foi esmagada e S.S. o Dalai Lama viu-se obrigado a deixar o seu país, encontrando exílio na vizinha Índia, onde chefia hoje o Governo Tibetano no exílio. Foi seguido por cerca de 80.000 tibetanos.
Como resultado da ocupação chinesa, morreram mais de um milhão de Tibetanos: um sexto da população. Os Tibetanos, devido ao contínuo afluxo de imigrantes Chineses, são actualmente uma minoria no seu próprio país
Os Tibetanos são frequentemente presos e torturados de forma arbitrária devido à sua prática religiosa ou a qualquer espécie de demonstração/resistência contra a ocupação chinesa. Toda a actividade política, qualquer iniciativa a favor dos Direitos Humanos, ainda que pacífica, é considerada como o mais grave dos crimes e é punida com penas que vão até à prisão perpétua ou mesmo a morte. Os Tibetanos são desta forma condenados por possuir uma fotografia do Dalai Lama, segurar a bandeira nacional tibetana e gritar “Tibete Livre” em manifestações pacíficas, colar cartazes, traduzir para Tibetano e divulgar a Declaração Universal dos Direitos Humanos ou, simplesmente, falar da situação dos direitos humanos no Tibete com turistas ou jornalistas estrangeiros.
Mais de 6.000 mosteiros foram demolidos e 80% dos Tibetanos que vivem no Tibete são analfabetos. Devido à discriminação de que são alvo têm um reduzido acesso quer à educação, quer aos cuidados de saúde.
O ecosistema do planalto tibetano tem vindo a ser devastado pelo Governo chinês e o “tecto do mundo” é hoje palco da produção de armas nucleares, factor de risco para todo o planeta.
Por todos estes motivos, e tendo em conta que nos Princípios fundamentais da Constituição Portuguesa (artigo 7, 2-3) se estabelece que “Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação e independência” e “preconiza a abolição do imperialismo, do colonialismo e de quaisquer outras formas de agressão, domínio e exploração nas relações entre os povos”, os subscritores desta Petição dirigem-se à Assembleia da República pedindo que seja aprovada uma moção que condene a Violação dos Direitos Humanos e da Liberdade Política e Religiosa no Tibete".
Assinem e não se esqueçam da Concentração e Vigília em frente à Embaixada da República Popular da China, 4ª feira, 19 de Março, a partir das 18.30 (R. São Caetano, 2, Lisboa, à Lapa). É preciso dizer NÃO aos desmandos da República Popular da China no Tibete (e não só)! Já!

HOJE É DIA DE RODA DE CHORO DE LISBOA NA ACADEMIA DE RECREIO ARTÍSTICO

A nossa roda favorita, a Roda de Choro de Lisboa, ingressou na Academia para aprimorar os seus dotes com dedicação e afinco!!!... e preparem-se!!!... é já esta terça!

Múcio Sá (bandolim e cavaquinho)
Luís Bastos (clarinete)
Carlos "Bisnaga" Lopes (acordeão)
Nuno Gamboa (violão de 7 cordas)
Alexandre "Barriga" Santos (percussão)

são os chorões que se vão esmerar todas as terças-feiras, sempre às 22.30h
e prestar prova do que andam a fazer com a música de Ernesto Nazareth,
Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo e muitos, muitos outros...

Do lado de lá do palco estará o bailarino Ricardo Ambrozio e seu par
prometendo contagiar a plateia para um pézinho atrevido de dança.

Esta é a fórmula encontrada para fazer das noites de terça-feira
na Academia de Recreio Artístico uma das mais animadas da nossa bonita Lisboa.
Para isso basta comparecerem neste magnífico espaço, acompanhados de alegria e boa disposição.
O resto já lá estará à vossa espera!!!
Sobre o espaço: Fundada em 15 de Agosto de 1885, a Academia de Recreio Artístico
é uma das mais antigas associações de Lisboa ainda em funcionamento. Situada em plena Baixa Pombalina, esta associação tem sido um grande pólo de desenvolvimento do movimento associativo, tendo cedido as suas instalações para ensaios de bandas filármonicas, nomeadamente a da Carris, e tendo dado origem a outras associações como é o caso da Tuna Comercial de Lisboa e a da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez. Desenvolve ainda um conjunto de diversas actividades, das quais se destacam o grupo de teatro amador, as noites de fado, os saraus de poesia e as noites de cinema.
Morada Rua dos Fanqueiros, 286, 1º andar, L (Baixa Pombalina)
É de ir e bailar até fartar!

Monday, March 17, 2008

CONTINUAM AS COISAS DE JAZZ DE JOSÉ ALBERTO VASCO NO FOYER DO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Continua a ser apresentada, até 25 de MARÇO de 2008, no FOYER do CINE-TEATRO de ALCOBAÇA, a exposição COISAS DE JAZZ DE JOSÉ ALBERTO VASCO, que apresenta objectos de colecção daquele conhecido melómano alcobacense como discos, revistas, pinturas, programas, bilhetes, cartazes de concertos e até mesmo um espaço dedicado à história do jazz em Alcobaça. JOSÉ ALBERTO VASCO foi um dos autores e apresentadores do programa NÃO ÉSÓ JAZZ, na RÁDIO CISTER, de ALCOBAÇA (entre 1987 e 1991), tendo então sido também autor de uma crónica mensal, sob o mesmo título, no jornal A VOZ DE ALCOBAÇA. Foi co-organizador do festival ALCOA JAZZ 93, organizado pelo JAZZ BEN BAR, em ALCOBAÇA, com o qual colaborou também, durante alguns anos, na organização de concertos de jazz avulso. Integrou o júri do CONCURSO NOVAS BANDAS DE JAZZ, organizado em 2001, pelo PARLATÓRIO CAFÉ, em ALCOBAÇA. Tem apresentado DJ/Sets Jazz (Prince à Beira de Um Ataque de Jazzes, Take a Jazz on The Wild Side, Jazz Que é Jazz e Jazz Que Não é Jazz ou Ok! Do YouWant Something Jazzy?, entre outros) na FEIRA DO LIVRO DE ALCOBAÇA e em baresdaquela cidade como o BEN ALMANZOR, o CLINIC e o PARLATÓRIO CAFÉ.

PAPIRO EDITORA LANÇA ANTOLOGIA POÉTICA-DE LUZ E DE SOMBRA

A Papiro Editora lança esta semana a Antologia Poética-De Luz e de Sombra, cuja apresentação estará a cargo da poetisa Maria de Lourdes dos Anjos. Esse lançamento dividr-se-á em duas sessões, a primeira das quais se realizará na terça-feira, 18 de Março, em Lisboa, às 18 e 30, na jovem Byblos Livrarias/Amoreiras (Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17-Lisboa), a que se seguirá, na quarta-feira, 20 de Março, às 21 horas, o seu lançamento no Porto (cidade natal da Papiro Editora), na Livraria Almedina do Arrábida Shopping.
A poesia é sempre muito bem recebida neste blogue! Aleluia!

Sunday, March 16, 2008

CONCENTRAÇÃO E VIGÍLIA ONTEM POR TIMOR, HOJE PELO TIBETE!

ONTEM POR TIMOR, HOJE PELO TIBETE!

4ª Feira, dia 19 de Março de 2008, 18h30
em frente à Embaixada da República Popular da China


ONTEM POR TIMOR, HOJE PELO TIBETE!


Concentração e Vigília em frente à Embaixada da República Popular da China, 4ª feira, 19 de Março, a partir das 18.30 (R. São Caetano, 2, Lisboa, à Lapa)
Perante os graves acontecimentos que ocorrem em Lhasa e noutros pontos do Tibete, em que já perderam a vida mais de 100 pessoas, só possíveis devido a quase 60 anos de brutal ocupação, opressão e violação dos direitos humanos por parte do governo chinês, convocamos todos para uma concentração e vigília de solidariedade com o povo tibetano, a favor do fim da repressão e da violência e do respeito pelos direitos humanos no Tibete.
Apelamos a todos os órgãos de comunicação social que nos ajudem a divulgar esta iniciativa e a todas as organizações cívicas e humanitárias que se juntem a nós.
Quando os governos, as Nações Unidas e os poderosos deste mundo permanecem indiferentes, desprezando as causas humanitárias em prol dos interesses económicos, cabe aos cidadãos indignarem-se e solidarizarem-se com os seres humanos como nós que estão a ser violentados e oprimidos. Exijamos do nosso governo, que ocupa a Presidência da União Europeia, que exorte a comunidade internacional a mobilizar-se.
Recordamos que está on line uma Petição para que a Assembleia da República aprove, de acordo com os princípios fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa, uma moção de censura à sistemática violação dos Direitos Humanos e das Liberdades Política e Religiosa no Tibete, por parte do Governo Chinês.
Esta petição já excedeu numa semana as 1600 subscrições e, com a ajuda de todos, chegará às 4000, o que tornará obrigatória a sua discussão na Assembleia da República.
http://www.PetitionOnline.com/Tibete08/petition.html
Não faltes! Traz uma vela e um Amigo! Ontem por Timor, Hoje pelo Tibete !

ORGANIZAÇÃO:
Grupo de Apoio ao Tibete: http://grupodeapoioaotibete.blogspot.com/
União Budista Portuguesa Tel: 21 363 43 63 www.uniaobudista.pt
Este blogue está de alma e coração ao lado do povo oprimido do Tibete e contra a hipocrisia político-económica da auto-apelidada República Popular da China!

COISAS QUE O NAS FALDAS DA SERRA LEU E GOSTOU

O Nas Faldas da Serra continua a ler. Muito! E por vezes lê coisas que lhe dão muito gosto. Como foi o caso das seguintes:
1- A edição de sexta-feira, 14 de Março, do diário gratuito Global, citava uma notícia do 24 horas em que se anunciava que a banda pop GNR, liderada pelo astro Rui Reininho, irá actuar em conjunto com a Orquestra Sinfónica da GNR em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, em 18 de Abril deste ano. A piada desta história é o facto de ainda nos recordarmos da autêntica guerra movida pela própria GNR aos GNR, aquando da sua fundação, tentando impedir que eles usassem essa designação. Curiosamente, o nome da instituição GNR significa Guarda Nacional Republicana e o nome dos GNR significa Grupo Novo Rock, desde sempre... Consta que Dunas será um dos temas interpretados em conjunto e que a luminosa ideia de juntar e pacificar definitivamente os dois projectos partiu do tenente-coronel Jacinto Montezo. Por vezes eu gostaria de ser mosca...
2- As lúcidas e humoradas crónicas da série Cartas a Um Amigo, publicadas por António Villa Nova no mensário A Voz de Alcobaça, são cada vez mais um must da imprensa regional. Na edição de 29 de Fevereiro daquele jornal o autor ironiza sobre a VCI recentemente inaugurada em Alcobaça, escrevendo, a dado passo, que aquela VCI "é um misto de montanha russa com poço da morte". Um mimo!
3- Tal como em devida altura aqui noticiámos, foi recentemente inaugurada uma nova página do advogado alcobacense Fernando Fleming de Oliveira na Internet. Consideramos notável, pelo conteúdo e pela quantidade, a secção Artigos & Memórias de Alcobaça que o ilustre advogado alcobacense ali vem publicando. De entre os últimos artigos por si incluidos naquela secção, gostámos essencialmente de ler a série Notas Sobre os Tempos do PREC em Alcobaça (1974-1975), editadas em 4 partes, cuja leitura se torna imprescindível para quem tenta compreender melhor o que se foi passando durante o século vinte em Alcobaça. O endereço daquela página é : http://www.flemingdeoliveira.com e quem a visita não sai dali enganado...
4- Outra página alcobacense na Internet que me continua a merecer particular atenção é a Nova Opinião, do alcobacense Raúl Duarte, não só pela qualidade e empenho do autor, mas também pelo facto de eu mesmo também lá colaborar, publicando mensalmente a rubrica Músicas da Minha Estante. A deste mês já está publicada e trata da mítica Fantasia de Walt Disney, concebida com a não menos notável colaboração da Philadelphia Orchestra e do maestro Leopold Stokovski. O endereço daquela página é http://www.novaopiniao.info/new/ e agradece visitas, que já são muitas. Se não for eu a escrever bem sobre mim, quem há-de...

CORPOTRAÇOCORPO- A POESIA E A PINTURA DE ALICE ALVES EM EXPOSIÇÃO, NO PORTO E NA COVILHÃ


Próximas EXPOSIÇÕES do projecto CORPOtraçoCORPO - a poesia e a pintura de ALICE VALENTE:

na Galeria AMIarte - Rua da Lomba, 53 - PORTO (junto à Estação de Campanhã)

19 Março - 4ªfeira- 18 h - Inauguração

até 19 Abril 2008 - cidade do PORTO

serão expostas 18 das 54 obras das 6 cores anteriormente apresentadas.

No dia da Inauguração, a 19 de MARÇO pelas 18h00 contará com a presença de

Fernando Nobre -
Presidente da Fundação AMI - Assistência Médica Internacional

Guilherme D'Oliveira Martins -
Presidente do Centro Nacional de Cultura

E ainda a 30 ABRIL - 4ªfeira - 18h - Inauguração - cidade da COVILHÃ

No Museu da Universidade da Beira Interior com a acção do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Filosofia da UBI e com a presença:

Guilherme D'Oliveira Martins - Presidente do Centro Nacional de Cultura

Elisa Pinheiro - Directora do Museu da UBI - Universidade da Beira Interior

Será inaugurada e apresentada uma nova cor: o [ traço:Verde-OLiva ] ... a 7ª cor (traço) das 9 cores do projecto «CORPOtraçoCORPO - a poesia e a pintura» com a Exposição de 9 Obras em díptic0.

A Exposição irá decorrer com várias actividades de 30 de Abril a Julho de 200

Merece certamente ser vista e ouvida- Viva!