Saturday, December 09, 2006

O DIABO VESTE PRADA NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, MAS TAMBÉM SE PODE LER...

Domingo, 10 de Dezembro e Segunda-Feira, 11 de Dezembro, estará em exibição no Cine-Teatro de Alcobaça o filme O Diabo Veste Prada, realizado por David Frankel. Neste caso, quem veste a pele do Diabo, ou melhor escrevendo, de Miranda Priestly, é Meryl Streep, que neste filme enferniza o juízo de Andrea Sachs (interpretada por Anne Hathaway), uma jornalista que se sujeita a um elevado preço pelo emprego da sua vida...
A história é interessante e o filme tem sido bem sucedido em termos de público e de crítica, tal como o romance em que foi baseado. Esse romance, O Diabo Veste Prada, foi o primeiro escrito por Lauren Weisberger e foi editado em Portugal pela Editorial Presença, na sua colecção Champanhe e Morangos, no recentíssimo mês de Outubro.
É um fime fresquinho, baseado num livro fresquíssimo!

Friday, December 08, 2006

WIM MERTENS DEU RECITAL DE LUXO PARA MEIO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Posso aqui muito convictamente escrever que o recital dado na passada noite pelo pianista e compositor flamengo Wim Mertens no Cine-Teatro de Alcobaça foi um espectáculo de luxo! A música de Mertens confirmou em palco a subtileza e sedução que lhe conhecíamos em disco, para isso tendo também dado especial e não menos subtil e sedutora contribuição a colaboração em palco da violinista Gudrun Vercampt, sua habitual companheira em duo. Além de temas mais recentes, Mertens e Vercampt interpretaram também novos e cativantes arranjos de alguns temas mais antigos de Mertens, atingindo mesmo particular relevo a sua interpretação do emblemático Birds For The Mind, tema com que Wim Mertens imortalizou musicalmente um dos monumentos mais incaracterísticos de Roma: o Monumento a Vittorio Emanuele.
O espectáculo foi mesmo muito bom e o único facto estranho a ele inerente foi o de a lotação do Grande Auditório do nosso Cine-Teatro apresentar aquilo a que nestes casos se chama de "meia-casa", facto estranho numa noite em que Alcobaça recebeu em palco uma relevante figura musical, Wim Mertens, cuja presença em palco na nossa cidade ainda há poucos anos não passava de um sonho distante. E mais esquisito ainda será o facto de entre essa "meia-casa" apenas se encontrar pouco mais de uma reduzida dezena de alcobacenses...

ESTÁ ABERTA VOTAÇÃO PARA AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL E O MOSTEIRO DE ALCOBAÇA ESTÁ ENTRE OS CANDIDATOS!

Em 6 de Novembro este blogue noticiou que estava aberta uma votação cuja finalidade era escolher as Novas Sete Maravilhas do Mundo. Chegámos então ao requinte de apresentar publicamente as nossas escolhas: Taj Mahal, Acrópole e Stonehendge, pilares dessa nossa votação. E por ai ficámos... Contudo, a questão acabou por não se quedar por aí e logo houve quem se lembrasse de adaptar esse género de votação para o quadrante geográfico nacional e ela aí está: uma votação destinada a eleger as Sete Maravilhas de Portugal!
Após uma primeira fase em que um júri escolheu 21 finalistas de entre 77 nomeações iniciais, estão já enunciados esses 21 finalistas, de entre os quais se poderão já escolher e votar os sete vencedores finais, ou seja, as Sete Maravilhas de Portugal. Entre esses 21 finalistas encontra-se o Mosteiro de Alcobaça, estando essa lista disponível no site http://www.7maravilhas.pt, onde além de consultar a lista de candidatos todos podemos votar nos nossos sete preferidos de entre aqueles vinte e um. Resta-me acrescentar, muito "patrioticamente", que à cabeça da minha votação está o Mosteiro de Alcobaça!

Thursday, December 07, 2006

LOTO ACTUAM NA MAIA, ANUNCIANDO-SE JÁ DISPONÍVEIS ON LINE NA LOTO TV

Os Loto continuam a promover o seu interessante CD Beat Riot ao vivo um pouco por todo o país, numa altura em que nos constou que a recepção extra fronteiras a esse seu novo álbum até está a ser muito razoável. Na noite de sexta-feira, 8 de Dezembro, os Loto voltam a tentar conquistar o norte do país, actuando bem junto ao Porto, na Maia, no bar Tertúlia Castelense.
Entretanto, está já disponível on line a Loto Tv, que mostra aparições exclusivas da banda para esse canal, videoclips, mensagens da banda e ensaios. A Loto Tv está disponível em www.youtube.com/i love loto, onde está também disponível um link onde todos poderemos votar naquela laboriosa e simpática banda alcobacense, tentando que ela consiga uma brilhante classificação entre o lote de bandas concorrentes à Breaking Bands Cotage da conceituadíssima revista inglesa New Musical Express. É só votar!

LOOSE CANON E QUASE POR 4 DÃO MÚSICA NUM FIM DE SEMANA EM QUE O CEFALÓPODE TAMBÉM SE AVENTURA NO CINEMA

O Cefalópode continua a sua cruzada de não deixar adormecer as proximidades do Castelo de S. Jorge, em Lisboa. Neste fim de semana a coisa volta a prometer, começando já por um aliciante concerto dos Loose Canon, na noite de sexta-feira, 8 de Dezembro. A cantora Bárbara Lagido é a alma daquele agrupamento, acompanhada pelo guitarrista Zé Soares, pelo saxofonista e flautista Flapi, pelo contrabaixista Gustavo Roriz e pelo baterista Alexandre Alves, seus dedicados companheiros de aventuras... Na noite de sábado, 9 de Dezembro, a coisa piará (ainda) mais fino no palco do Cefalópode, com um pluridisciplinar espectáculo em que os Quase Por 4 exibem ao vivo a sua banda sonora para o impagável filme (mudo) Sherlock Jr, do transcendental Buster Keaton. É claro que o próprio filme também não vai faltar neste espectáculo, prometendo os Quase Por 4 fazer-lhe inteira justiça musical. Os Quase Por 4 são o saxofonista João Pedro Silva, o baixista Flávio Martins, o baterista João Vítor Martins e o videasta, teclista e programador Luís Mares, neste caso acompanhados (na tela) pelo Rei da Ironia: Buster Keaton (que provavelmente até era republicano...). O Cefalópode fica próximo do Castelo de S. Jorge e bem pertinho existe uma vista fantástica sobre o Tejo...

Wednesday, December 06, 2006

SEMANÁRIO O ALCOA OFERECE PRESÉPIOS DE MONTAR À PEQUENADA

Já em 1 de Dezembro aqui escrevemos sobre a exposição de presépios que a partir de sexta-feira, 8 de Dezembro, irá estar patente na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça. Visitar esse evento valerá certamente a pena, mas outras coisas se fazem na nossa cidade com o intuito de animar o espírito natalício local. Esse é o caso do venerando quinzenário O Alcoa, cujos responsáveis tiveram a brilhante ideia de mandar fazer uns curiosos presépios de montar, em papel, que oferecem a todas as crianças que os procurarem na sede daquele jornal. Esses presépios são apenas compostos pelas suas tradicionais personagens, propondo que eles sejam montados em cabanas cuja edificação estética fica ao cuidado da própria criançada. A ideia é mesmo boa e basta acrescentar (para quem não sabe) que a sede daquele quinzenário alcobacense se situa no nº 4 da Rua Miguel Bombarda, em Alcobaça. Feliz ideia!

Tuesday, December 05, 2006

ANTÓNIO VILHENA E ANDREIA TRAVASSOS LANÇAM O PIANO ADORMECIDO EM COIMBRA

Quinta-feira, 7 de Dezembro, às 18 horas, o foyer do Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, acolhe o lançamento de mais um livro para a infância. O título desse novo livro é O Piano Adormecido, tendo sido seus autores o escritor António Vilhena e a ilustradora Andreia Travassos. O Piano Adormecido é mais um livro integrado na colecção Gato Pardo, promovida e publicada pela editora Mar da Palavra. A apresentação do livro estará a cargo de Delfim Leão, professor catedrádico na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

S. A. MARIONETAS APRESENTAM THEATRUM PUPARUM NO TEATRO CHABY PINHEIRO

A S. A. Marionetas continua a mostrar o seu trabalho criativo um pouco por toda a parte. Esta semana será a Nazaré a fruir a arte daqueles imparáveis marionetistas alcobacenses, com a apresentação de três espectáculos no Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré. Essas três investidas nazarenas da Padeira de Aljubarrota à engraçada e transversal maneira da S. A. Marionetas são essencialmente destinadas aos alunos das escolas da Nazaré, tendo a primeira já sido apresentada esta manhã (com o sucesso do costume!). As próximas aventuras do Theatrum Puparum no Teatro Chaby Pinheiro ocorrerão quarta-feira, 6 de Dezembro, às 14 horas, e quinta-feira, 7 de Dezembro, às 10 da manhã. Só espero que a Padeira de Aljubarrota da S. A. Marionetas ainda deixe alguns nazarenos de pé...

Monday, December 04, 2006

EDITORIAL CAMINHO LANÇA LIVROS ILUSTRADOS DE ALVES REDOL EM VILA FRANCA DE XIRA

Quarta-feira, 6 de Dezembro, às 18 horas, a Editorial Caminho lança dois livros de Alves Redol, ambos com ilustrações de José Miguel Ribeiro. Os livros chamam-se, respectivamente, A Flor Foi Ver o Mar e A Flor Vai Pescar Num Bote (originalmente publicados na década de 1960), realizando-se muito apropriadamente essa sessão de lançamento na sede da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira (Rua Dr Vasco Moniz, Bloco 3, Loja 7). A apresentação dos livros estará a cargo de Violante Florêncio, ficando também patente uma exposição de ilustrações originais naquela Junta de Freguesia.

Sunday, December 03, 2006

GEOGRAFIAS VIVAS DE GONÇALO BYRNE EXPOSTAS NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM INCLUEM PROJECTO DE REQUALIFICAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE AO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Foi inaugurada na passada sexta-feira, na Galeria de Exposições Temporárias do Centro Cultural de Belém, a exposição Geografias Vivas, exclusivamente dedicada a projectos do Arquitecto Gonçalo Byrne. As maquetes, painéis, desenhos e fotografias exibidas nesta exposição baseiam-se na participação daquele arquitecto alcobacense na VI Bienal Internacional de Arquitectura de S. Paulo 2005 (cujo tema era Viver na Cidade, Arquitectura, Realidade e Utopia) e são acompanhadas pela projecção de um filme em que se cruzam conversas de Gonçalo Byrne com várias personalidades ligadas à arquitectura, à política e ao urbanismo. Para os alcobacenses, essa interessantíssima exposição assume a especial particularidade de entre os projectos nela exibidos estar o de Requalificação da Zona Envolvente à Abadia de Santa Maria de Alcobaça. A exposição estará patente até 25 de Fevereiro de 2007 e a verdade é que ela é inteiramente merecedora de uma atenta visita!

GALERIA CONVENTUAL (DE ALCOBAÇA) ENCERRA ANO EXPOSITIVO COM SINGULAR EXPOSIÇÃO: NOMES QUE MARCAM

Nomes Que Marcam foi a simbólica intitulação escolhida por Jorge Pereira de Sampaio para a exposição colectiva de pintura, desenho e escultura com que encerrará o ano expositivo de 2006 na sua Galeria Conventual, em Alcobaça. Essa singular exposição incluirá produções artísticas de artistas de representação visual consagrados e de artistas que apresentarão pela primeira vez o seu trabalho criativo ao público. A galeria de Jorge Pereira de Sampaio pretende desse modo "conjugar talentos diferentes" animados e inspirados por "um denominador comum: o amor à Arte". Amor à Arte que tem sido também "denominador comum" da imensa e intensa actividade cultural daquele conhecido historiador e galerista alcobacense.
Os Nomes Que Marcam esta plurifacetada exposição da Galeria Conventual serão mesmo muitos e de entre eles permito-me desde já destacar alguns dos que de há alguns anos a esta parte melhor têm criativamente corporizado o "espírito" da Conventual: Ana Maria Botelho, António Trindade, Artur Franco, Carlos Eirão, D'Asssis Cordeiro, Francisco Eça de Queiroz, Isabel Sales Henriques, Manuela Pinheiro e Nélia Caixinha. A estes juntar-se-á um nome e uma arte efectivamente grandes da cultura alcobacense, como é o caso de Irene Sá Natividade. E merecem também especial referência outros Nomes Que Marcam a arte contemporânea alcobacense como os de Dinora, Jorge Araújo, Sofia Ferreira e Natacha Pereira. Não esquecendo a curiosidade despertada pela arte que Nomes Que Marcam como Paula Bobone e Vasco Bobone ali irão expor. Contudo, as maiores expectativas que o Nas Faldas da Serra reserva para esta exposição vão direitinhas para a arte que será pela primeira vez publicamente exposta nesta exposição da Galeria Conventual por Nomes Que Marcam como os de Elizabeth d'Oliva Monteiro e Fernando Raposo de Magalhães, que não deixarão certamente de ali demonstrar que nunca é tarde para sermos (mesmo) novos...
A inauguração desta exposição da Galeria Conventual será já na tarde do próximo sábado, 9 de Dezembro, entre as 16 e 30 e as 20 horas, e todos sabemos que a activa galeria do (muito) activo Jorge Pereira de Sampaio se situa no nº 42 da Rua Frei Fortunato, em Alcobaça. Basta aparecer, para encher o olho e o espírito!