Sunday, December 03, 2006

GALERIA CONVENTUAL (DE ALCOBAÇA) ENCERRA ANO EXPOSITIVO COM SINGULAR EXPOSIÇÃO: NOMES QUE MARCAM

Nomes Que Marcam foi a simbólica intitulação escolhida por Jorge Pereira de Sampaio para a exposição colectiva de pintura, desenho e escultura com que encerrará o ano expositivo de 2006 na sua Galeria Conventual, em Alcobaça. Essa singular exposição incluirá produções artísticas de artistas de representação visual consagrados e de artistas que apresentarão pela primeira vez o seu trabalho criativo ao público. A galeria de Jorge Pereira de Sampaio pretende desse modo "conjugar talentos diferentes" animados e inspirados por "um denominador comum: o amor à Arte". Amor à Arte que tem sido também "denominador comum" da imensa e intensa actividade cultural daquele conhecido historiador e galerista alcobacense.
Os Nomes Que Marcam esta plurifacetada exposição da Galeria Conventual serão mesmo muitos e de entre eles permito-me desde já destacar alguns dos que de há alguns anos a esta parte melhor têm criativamente corporizado o "espírito" da Conventual: Ana Maria Botelho, António Trindade, Artur Franco, Carlos Eirão, D'Asssis Cordeiro, Francisco Eça de Queiroz, Isabel Sales Henriques, Manuela Pinheiro e Nélia Caixinha. A estes juntar-se-á um nome e uma arte efectivamente grandes da cultura alcobacense, como é o caso de Irene Sá Natividade. E merecem também especial referência outros Nomes Que Marcam a arte contemporânea alcobacense como os de Dinora, Jorge Araújo, Sofia Ferreira e Natacha Pereira. Não esquecendo a curiosidade despertada pela arte que Nomes Que Marcam como Paula Bobone e Vasco Bobone ali irão expor. Contudo, as maiores expectativas que o Nas Faldas da Serra reserva para esta exposição vão direitinhas para a arte que será pela primeira vez publicamente exposta nesta exposição da Galeria Conventual por Nomes Que Marcam como os de Elizabeth d'Oliva Monteiro e Fernando Raposo de Magalhães, que não deixarão certamente de ali demonstrar que nunca é tarde para sermos (mesmo) novos...
A inauguração desta exposição da Galeria Conventual será já na tarde do próximo sábado, 9 de Dezembro, entre as 16 e 30 e as 20 horas, e todos sabemos que a activa galeria do (muito) activo Jorge Pereira de Sampaio se situa no nº 42 da Rua Frei Fortunato, em Alcobaça. Basta aparecer, para encher o olho e o espírito!

6 comments:

Lúcia Duarte said...

ora viva, então tenho mais uma noticia para si: vai haver uma exposição sobre presépios na ala sul do mosteiro, na mesma altura.
vamos ter grandes nomes da nossa terra na escultura e na cerâmica.
mas também lá vamos estar nós: os principiantes e amantes da arte. está já a ser montada e, em breve vou transmitir a hora de inauguração. um abraço

José Alberto Vasco said...

Cara Lúcia, essa exposição de presépios já não é novidade para este blogue, dado que já anteontem publiquei uma postagem sobre ela. Distraíu-se, não foi?

Lúcia Duarte said...

pois foi, e tenho de lhe pedir desculpa por isso.
leio atentamente os seus posts mas acho que esse me escapou. volto a pedir desculpa, até porque, já hoje me chamaram a atenção para este facto.
bom mas resta-me pensar que mais vale muita divulgação do que pouca...

José Alberto Vasco said...

Desta vez fica perdoada...

Lúcia Duarte said...

obrigado. juro que não se repete

chienne de l'espace said...

Olá José,
chamo-me ana e sou amiga do Jorge Sampaio da Galeria Conventual. Não o vejo há uns dois anos e perdi o número dele. Estou agora a viver em Barcelona mas vou a Lisboa para a próxima semana e queria muito falar com o Jorge sobre um projecto que sei que ele vai gostar. Na minha pesquisa por internet vim parar aqui e achei que era um sinal, um caminho...enfim :) Se puder fazer o contacto agradecia muito. O meu site anacardim.com ele saberá logo quem é :) o meu email ana@anacardim.com
obrigada e parabéns peloas temáticas deste blog!