Saturday, May 16, 2009

35ª EMISSÃO DO PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER (ALCOBAÇA)

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 17 de Maio, a trigésima-quinta emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que continua a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Na trigésima-quinta emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana, estará em debate o seguinte tema:
- O recente anúncio de que a Câmara Municipal iria brevemente suspender a circulação automóvel no Rossio de Alcobaça voltou a gerar alguma agitação, nomeadamente com a criação de um abaixo-assinado contra essa postura municipal, promovido por um grupo de comerciantes locais. A Comissão Política de Alcobaça do Partido Socialista anunciou o seu apoio a esse abaixo-assinado, tendo mesmo o seu anunciado candidato à Presidência da edilidade alcobacense nas próximas eleições autárquicas publicado esta semana um artigo de opinião no Região de Cister, em que refere a necessidade de uma nova intervenção na zona histórica de Alcobaça. Poderá dizer-se que a Guerra Autárquica que se avizinha em Alcobaça vai ter o seu início com uma nova Batalha do Rossio? E teremos generais para conduzir essa guerra?-
Já se sabe que o programa está sempre em cima do acontecimento e que os seus comentadores residentes nunca deixam ficar os seus créditos por mãos alheias. E a verdade é que esta semana a coisa promete aquecer, e muito... É de ouvir!

VISITA GUIADA EM SESSÃO EXTRA DA EXTENSÃO INDIE LISBOA'09 A ALCOBAÇA

Extensão do Indie Lisboa'09 a Alcobaça
Sessão Extra
Cine-Teatro de Alcobaça
17 de Maio - domingo - 17 horas
-VISITA GUIADA-
Prémio do Público para Melhor Curta-Metragem Portuguesa
Filme sobre a forma como a história e a identidade portuguesa é interpretada através das viagens turísticas pelo país fora.
Título Original - Visita Guiada
de Tiago Hespanha
Portugal (2009) 56’ Cor M/16 Beta SP
O Nas Faldas da Serra aconselha vivamente, lembrando a notável surpresa que foi a exibição do filme O Homem Que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira, ontem à noite, na abertura do festival. Infelizmente estiveram presentes poucos espectadores, que nunca saberão o que perderam... E foi mesmo muito!

NOISERV AO VIVO EM ALCOBAÇA, NO CLINIC, HOJE MESMO!

Clinic - Alcobaça
:::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado, 16 de Maio ::::::::::::::::::::::::::::::::::::
NOISERV[live act]
NOISERV AO VIVO NO CLINIC
SÁBADO, 16 DE MAIO,À MEIA-NOITE
Música para se ouvir em concerto. Porque as notas são lançadas ali naquele palco. O palco do Clinic. Aquele que muitas das vezes é esquecido pelo público e lembrado em grande pelos artistas. Todos gostam de tocar no Clinic. Este projecto toca em todo o mundo. Quis tocar no Clinic. Porque sim. Porque gosta. E nós gostamos dele porque antes de gostar de nós já gostávamos dele. Noiserv em palco é calmo, sedutor, íntimo. Uma nova sensação por descobrir. O concerto começa às 00horas de sábado dia 16. Não atrasamos nem adiantamos o tempo. Deixamos que ele nos leve através dos sons do xilofone, máquinas contidas, orquestras simples e a voz, a voz aqui tão perto. Para ver sentado. O palco do Clinic continua de pé a aplaudir o que melhor se faz na música em todo o mundo. Se tiver pessoas à frente ainda melhor, se não que vejamos os artistas que nele tocam a sorrir, essa é a nossa vitória. Apareçam, vejam sentados e aplaudam de pé. Mais informação: www.myspace.com/noiserv
Sábado 16 / 00h
Noiserv / live act
Entrada - 5 euros
É de ir!

BLOGUE TROCA LETRAS PROMOVE CARTA PÚBLICA ÀS ENTIDADES OFICIAIS DE SINTRA, TENTANDO IMPEDIR ESPECTÁCULO CIRCENSE COM ANIMAIS SELVAGENS

O blogue Troca Letras (http://www.troca---letras.blogspot.com/) publicou uma carta, dirigida a a entidades oficiais sintrenses, tentando impedir a anunciada exibição, numa localidade do concelho de Sintra, de um espectáculo circense que anuncia a utilização de animais selvagens em palco. A carta reza do seguinte modo:
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Sintra Fernando Seara, Policia Municipal de Sintra, Assembleia Municipal de Sintra e Veterinários Municipais:
Venho por este meio, pedir que se faça cumprir o Regulamento de Animais do Município de Sintra, principalmente o Artigo nº 68 e 69. No dia 13 de Maio de 2009 está a ser montado um circo com animais selvagens, na Urbanização da Cavaleira, que fica em Algueirão conselho de Sintra. E esse circo está anunciar espectáculos de circo com animais selvagens para os dias 16 e 17 de Maio de 2009. As condições alojamento desses animais são péssimas, e o sofrimento e bem estar desses animais está em causa. Por isso peço, que não permitem a realização desse espectáculos e também a presença desses animais em condições não dignas.
Sem outro assunto, agradeço a vossa atenção.
------------------------------------
Para quem e a favor de uma sociedade, que protege e dignifica os animais.Peço que enviem e divulguem esta ou outra carta para os seguintes email.
geral@cm-sintra.pt
policiamunicipal@cm-sintra.pt
geral@jfamm.pt
Para que os circos com animais selvagens, não consigam realizar espectáculos.
O Nas Faldas da Serra está ao lado do Troca Letras em mais uma batalha pela conquista da civilização... É de enviar!

"ARTISTA" QUE MATOU PUBLICAMENTE UM CÃO À FOME TENTA REPETIR ESSE HORRENDO ACTO EM 2009, SE NÓS DEIXARMOS...

Vamos tentar salvar uma vida indefesa, amigos! E mandemos esse pretenso "artista" perverso pro inferno! Como muitos devem saber e até ter protestado, em 2007, Guillermo Vargas Habacuc, um suposto artista de representação visual, colheu um cão abandonado de rua, atou-o a uma corda curtíssima na parede de uma galeria de arte e ali o deixou, a morrer lentamente, de fome e sede. Durante vários dias, tanto o autor de semelhante crueldade, como os visitantes da galeria de arte presenciaram impassíveis à agonia do pobre animal. Até que finalmente morreu de inanição, seguramente depois de ter passado por um doloroso, absurdo e incompreensível calvário. Parece-lhe forte? Pois isso não é tudo: a prestigiosa Bienal Centroamericana de Arte decidiu, incompreensivelmente, que a selvajaria que acabava de ser cometida por tal sujeito era arte, e deste modo tão incompreensível Guillermo Vargas Habacuc foi convidado a repetir a sua cruel acção na dita Bienal em 2009. Facto que podemos tentar impedir, colaborando com a nossa assinatura na seguinte petição on line:
(não tem que se pagar, nem registar) para enviar a petição, de modo a que este cruel e insensível homem não seja felicitado nem chamado de 'artista' por tão cruel acto, por semelhante insensibilidade e desfrute com a dor alheia. Colocando o nome do pretenso 'artista' no Google, saem as fotos daquele pobre animal e seguramente também aparecerão páginas web onde se poderá confirmar a veracidade desta informação. É de assinar! Abaixo a crueldade!

Friday, May 15, 2009

NOITE DE POESIA DA EDITORIAL CAMINHO, HOJE MESMO, NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

A Editorial Caminho vai organizar nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, uma noite diferente na Feira do Livro de Lisboa: uma Noite de Poesia. A leitura dos poemas estará a cargo de Alice Vieira, Ana Paula Tavares, Luís Caminha (leitura de poemas de Sophia de Mello Breyner), Luís Carlos Patraquim, Manuel Gusmão e Paulo Teixeira. Nesta Feira do Livro de Lisboa a Caminho está localizada na Praça Leya. É de ir! A poesia promete andar à solta e fazer das suas...

ADELINA ANDRÊS LANÇA UM PRESENTE DE VIDAS A CRESCER, NO PORTO, SOB CHANCELA DA PAPIRO EDITORA

A Papiro Editora, o Clube Literário do Porto e a autora Adelina Andrês, convidam-nos (a todos!) a estar presentes na apresentação do livro Um Presente de Vidas a Crescer, que terá lugar no sábado, 16 de Maio, pelas 21h30, no Piano Bar do Clube Literário do Porto, Rua Nova da Alfândega, n.º 22 no Porto. A autora lerá alguns textos/poemas deste seu novo livro, pelo que a festa promete ser um autêntico hino à sensibilidade... É de ir!

FILARMONIA DAS BEIRAS COMEMORA 63º ANIVERSÁRIO DO ORFEÃO DE LEIRIA EM CONCERTO GRATUITO

Jean-Sébastien Béreau será o maestro responsável pelo grande concerto que assinala hoje à noite o 63º aniversário do Orfeão de Leiria (OL) - Conservatório de Artes, num espectáculo de entrada livre, mediante levantamento prévio dos bilhetes. Com início às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, na cidade do Lis, o concerto contará com a participação da Orquestra Filarmonia das Beiras, dos Corais do OL e do Coro de Câmara de Leiria, com as actuações especiais de Luís Casalinho, no clarinete, de Neuza Bettencourt, na flauta transversal, de Frederico Fernandes, no oboé, de Gonçalo Pereira, no fagote e de Armando Martins, na trompa. Jéan-Sébastian Béreau, actualmente director artístico e maestro titular da Orquestra Sinfónica de Leiria, foi professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, tendo sido responsável pelas três orquestras e pelas classes de Orquestra e de Direcção de Orquestra desta instituição. Foi assistente de Leonard Bernstein e de Pierre Boulez, nos Estados Unidos. Por sua vez, o grupo Corais do Orfeão de Leiria é dirigido pelo maestro Pedro Miguel. Nos últimos anos, o grupo tem actuado em diversos países, integrando iniciativas reconhecidas mundialmente, como o Festival EUROPÁLIA, na Bélgica, o Festival Internacional de Música de Câmara, na República Checa, ou a digressão integrada nos 500 anos das Comemorações dos Descobrimentos, no Brasil.
Já o Coro de Câmara de Leiria, fundado em 1992, por Eli Camargo, tem como director artístico e maestro titular o professor da Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL) Pedro Miguel. Paralelamente às suas actuações em concertos e festivais nacionais e internacionais, o coro tem participado activamente nas iniciativas da EMOL. É de ir!

GALERIA DE EXPOSIÇÕES DO CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA INAUGURA EXPOSIÇÃO DE SILVA PALMEIRA

CINE-TEATRO SÃO PEDRO DE ALCANENA
17 de MAIO - DOMINGO - 16 horas
-GALERIA DE EXPOSIÇÕES-
INAUGURAÇÃO
-SILVA PALMEIRA
-de 1958 a 2009 , pintura a óleo, gouache e serigrafia-
Nascido em Santarém, em 1934, Silva Palmeira iniciou a sua actividade artística como pintor em 1948, na área da cerâmica, altura em que estudou desenho e pintura com Ramos Ribeiro. Realizou a primeira exposição em Goa e a primeira exposição individual será em 1963, no Salão de Turismo de Santarém. Em 1977, criou os primeiros cartões para tapeçaria e formou, em conjunto com outros dois artistas, o grupo G.I.P. No ano de 1997 recebeu, em Paris, a Medalha de Prata Mérite et Dévouemant Français e no ano seguinte recebeu a Medalha de Bronze Arts-Sciences-Lettres, atribuída na mesma cidade. Está representado em colecções nacionais e internacionais, nomeadamente nos Estados Unidos da América, França, Bélgica, Itália, Suiça, Canadá, Japão, Alemanha, Holanda, Noruega, Escócia e Inglaterra. Em Portugal, destacam-se as colecções do Governo Civil de Évora e Santarém, Comissão Municipal de Turismo da Nazaré, Museu de Angra do Heroísmo - Região Autónoma dos Açores, Galeria Sesimbra do Hotel Ritz . Lisboa, Academia de Artes de Montecatini . Itália, Galeria Portimão . Algarve, Museu Municipal Escultor Martins Correia . Golegã, Companhia de Seguros GAN . Lisboa, Imprensa Regional da Madeira . Funchal, Museu de Arte Moderna, da Caixa Geral de Depósitos . Lisboa, Galerie Herouet . Paris, Centro Português de Serigrafia com obra gráfica, Colecção Montepio Geral. A sua obra, tendencialmente paisagista, contém uma visível componente ilustrativa, traduzível por figuras construídas em planos geométricos, cores planas, contornos bem definidos e contrastes de luz/sombra que se alternam abruptamente.
"A minha aspiração maior é criar um diálogo com o mundo da linguagem sintética, viagem que se faz na tela e que enriquece os tempos da linguagem poética. Pinto como respiro, amo como vivo e isso é, sem dúvida, o princípio da procura de uma verdade imutável, experiência diária, que traduz o meu olhar sobre o mundo que me cerca." - Silva Palmeira
PERÍODO DE EXPOSIÇÃO
-17 DE MAIO A 21 DE JUNHO-
[Horário]
Terça a Sexta: 13:00h às 19:00h
Sáb e Dom: Entre as 14 e as 19:00h
Em Dias de Espectáculo: Até às 21:30h
[Encerra à Segunda-feira]
……………………………………………………………………
CINE-TEATRO SÃO PEDRO
Av. 25 de Abril, 233 - Alcanena
É de visitar!

Thursday, May 14, 2009

LUIS URBANO AFONSO PROFERE PALESTRA EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

ARMAZÉM DAS ARTES - ALCOBAÇA
ÚLTIMO PORTO DO MEDITERRÂNEO - MÉRTOLA EM ALCOBAÇA
11 DE ABRIL A 31 DE MAIO
Todos os sábados, às 16h30, ocorrerão palestras integradas no tema da exposição
Sábado - 16 de Maio
-Luís Urbano Afonso-
apresenta
A Arte Islâmica do Califado de Damasco e as Suas Repercussões na Arte do Al-Andalus
Absolutamente imperdível!

XVII CISTERMÚSICA COMEÇA NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

Com uma forte preocupação de serviço público, a XVII edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, que se prolonga de 16 de Maio a 20 de Junho, apresenta 12 concertos principais, nove dos quais dedicados ao Universo da Música de Câmara. Uma parceria entre o Câmara Municipal e a Academia de Música de Alcobaça. Este é o Cistermúsica mais ambicioso de sempre, tendo a sua qualidade sido reconhecida pelo Ministério da Cultura e pela Direcção Geral das Artes, que atribuiu a maior classificação no plano de apoio às artes.
EFEMÉRIDES
Na data em que se comemoram os 200 anos da morte de Haydn, os 200 anos do nascimento de Mendelssohn e os 250 anos da morte de Händel, o concerto inaugural reúne obras desses autores numa incursão pelo raro e fascinante reportório para quatro vozes e piano.A comemoração do bicentenário haydniano atinge o pleno com a audição da oratória A Criação, num concerto coral-sinfónico que junta o Coro Lisboa Cantat, a Orquestra Académica Metropolitana e três jovens solistas; oportunidade para ouvir uma das obras-primas da música europeia nesse cenário perfeito que é a nave central do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
JORDI SAVALL EXCLUSIVO EM PORTUGAL
Para encerrar o Festival, um dos nomes maiores da música antiga faz uma rara apresentação a solo: Jordi Savall traz à Nave Central do Mosteiro a sua viola da gamba, num programa que percorre alguma da mais bela música para esse instrumento, incluindo obras de Monsieur de Sainte-Colombe, que Savall tocou no filme Tous les matins du monde (será exibido dias antes).
A MÚSICA PORTUGUESA
A música portuguesa — outra das imagens de marca do Cistermúsica, destaca-se com a aposta no reportório para dois pianos, uma proposta original de Artur Pizarro e de Vita Panomariovaite, que reúne obras de Cláudio Carneyro, António Victorino d'Almeida, Tomás de Lima, Isabel Lupi e Fernando Lopes-Graça.
APOSTA NOS NOVOS VALORES
A aposta em jovens talentos é reforçada em 2009. O programa inclui a estreia de duas obras encomendadas às jovens compositoras Sofia Sousa Rocha e Vanessa Valério, dois dos nomes mais promissores da nova geração. Na sequência do 1.º Concurso de Música de Câmara «Cidade de Alcobaça, os vencedores do concurso: Trio Impressões (Portugal) e Messiaen Quartet (Rússia) irão também actuar nesta edição. Finalmente, e dando seguimento à parceria do Cistermúsica com o Concurso de Interpretação do Estoril, Rui Lopes, o jovem fagotista laureado recentemente, irá actuar com o conhecido clarinetista alemão Sebastian Manz.
LEVAR A MÚSICA CLÁSSICA ÀS FREGUESIAS
Para a organização, que conta com a Direcção Artística de Alexandre Delgado pelo oitavo ano consecutivo, esta edição destaca-se pela sua descentralização, uma vez que vai percorrer seis freguesias das 18 do Concelho.
QUATRO NOVAS SECÇÕES
“Cistermúsica Júnior”, “Concertos para famílias”, “Cistermúsica Off” e “O Cinema vai à Ópera” são quatro propostas alternativas ao programa principal que irão enriquecer este festival.
E AINDA...
Uma surpresa muito especial que será uma espécie de CISTERMÚSICA OFF, incorporado num concerto pelo agrupamento 2 Tubas & Friends e numa série de Dj/Set's que serão oportunamente anunciados...
COMEÇA JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO:
16 de Maio (sábado) — 21h30 — Cine-Teatro de Alcobaça
Concerto Inaugural 5 euros
CARLA CARAMUJO (soprano)
SUSANA TEIXEIRA (meio-soprano)
FERNANDO GUIMARÃES (tenor)
RUI BAÊTA (barítono)
JOAO PAULO SANTOS (piano)
Obras para quatro vozes e piano de Händel, Haydn, Mendelssohn, Schubert, Saint-Saëns, Gounod e Rossini
É de ir! A tudo e mais alguma coisa!

GRAMOFONE AO VIVO E A CORES, EM SEIA

-Gramofone ao Vivo -
Sábado - 16 de Maio - 21 e 45 horas
Cineteatro - Casa Municipal da Cultura - Seia
-Uma viagem de 50 anos de música num programa de rádio-
Os Gramofone propõem uma viagem musical de 50 anos, ao longo das várias décadas, através de um programa de rádio… ao vivo, com música ao vivo. A música sempre fez parte da rádio e a forma dos Gramofone celebrarem, quer a música, quer a rádio é através deste espectáculo que será
diversificado do ponto da estrutura do concerto: será um programa de rádio, com música e com “malhas” utilizadas na rádio, algumas informações, provavelmente sobre as músicas apresentadas e sobre as
décadas em questão, entre outras ideias. A sonoridade dos Gramofone faz jus ao seu nome: pela ausência de um baixo/contrabaixo, recorre-se à guitarra ou às teclas para colmatar a ausência de graves do baixo/contrabaixo. A própria rádio, tema central do espectáculo, era tradicionalmente ouvida em equipamentos com alguma falta de graves por via dos receptores utilizados.
Gramofone é composto por:
Emanuel Ferreira – voz, guitarra, percussão e kazoo
Nelson Santos – guitarras, voz e percussão
Dimitry Butsko – teclas, voz e percussão
Fernando Ferreira – bateria, voz e percussão
Aconselhamos de viva voz com um abraço muito especial para o Fernando Ferreira, com quem já tivemos o enormíssimo prazer de trabalhar como nosso editor, na Papiro Editora. É de ir!

NOITE DOS MUSEUS, EM COIMBRA, NO PRÓXIMO SÁBADO

Coimbra - Noite dos museus
16 de Maio
No próximo Sábado, 16 de Maio, estamos (todos) convidados para mais uma noite diferente. A alta de Coimbra estará em festa e são muitos os espaços culturais que se abrem à cidade com entrada gratuita! Começando pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra que assinala esta noite tão especial logo a partir das 18H00, pode também visitar a partir das 21H00:
- Paço das Escolas -
- Museu Zoológico -
- Museu Mineralógico e Geológico -
- Museu Botânico -
- Museu de Física -
A esta festa junta-se também o Museu Nacional de Machado de Castro que também terá as suas portas abertas. No Laboratorio Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vão realizar-se várias actividades logo a partir das 18H00. Consulte o programa completo em http://www.museudaciencia.pt/index.php?iAction=Actividades&iArea=3&iId=72&iAreaFirstAccess=1#iItem_72
Coimbra está bem e aconselha-se, muito! É de ir!

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO 1º CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FILOMENA DA CUNHA, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

No próximo sábado, 16 de Maio, pelas 16h30, a Biblioteca Municipal de Alcobaça comemora o Encerramento do 1.º Centenário do Nascimento de Filomena da Cunha (1908-2008). Durante a tarde haverá espaço para o lançamento do livro: Filomena da Cunha, 1908/2007 (Retalhos de sua vida) de Domingos José Soares Rebelo, e uma sessão pública de entrega de prémios e exposição dos trabalhos referentes ao concurso ‘Vida e obra de Filomena da Cunha’. É de ir!

Wednesday, May 13, 2009

EXTENSÃO INDIE LISBOA'O9 CHEGA ESTA SEMANA AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, SOB CHANCELA DA *AURORA

De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça, o Indie Lisboa apresenta uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.
PROGRAMAÇÃO
> CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
15 de Maio Quinta 14h 30
17 de Maio Domingo 11h
INDIEJÚNIOR CURTAS > 3 ANOS
“Nicolas & Guillemete” passa-se numa loja de pequenas personagens de plástico. Nicolas é o único completo e decide acabar de construir Guillemete. Não o faz bem e a pequena dançarina fica um monstro de mil cabeças. Durante uma tarde chuvosa, uma criança cai num “Circo de Caracóis” de sonho. Jonas tem quatro anos e vai a caminho da primeira aula de natação em “A Lição de Natação”. Assustado, tenta fugir, mas cai à piscina, sem ninguém reparar e tem de se salvar a si próprio. “Onde Quer que Vás, Lá Estarás” é o encontro revelador entre uma mulher e uma idosa. Um entomologista descobre uns insectos desconhecidos e quer juntá-los à sua colecção, mas em “As Novas Espécies” os bicharocos não querem ser objectos de museu. Quando Miriam encontra velhas fotos, começa a ver o mundo a preto e branco. Mas em “As Cores de Miriam” há um arco-íris aonde se podem ir buscar as cores de volta. Uma rapariga chora em “Cogumelos de Chocolate” porque uns cogumelos que adoram chocolate comeram o bolo que ela fez. Mas arrependem-se e vão fazer-lhe um novo. Num outro planeta onde a regra é a ordem, há um miúdo que adora causar problemas e mudar tudo à sua volta. Isto é “Ex-E.T.”.
NICOLAS & GUILLEMETE
De Virginie Taverel França 2008 10’
O CIRCO DE CARACÓIS
De Phillippe Desfretier, Nicolas Dufresne, Sylvain Kauffman, Martin Laurego França 2008 5’
A LIÇÃO DE NATAÇÃO
De Danny de Vent Bélgica 2008 9’
ONDE QUER QUE VÁS, LÁ ESTARÁS
De Sara Barbas Reino Unido/Portugal 2008 2’
AS NOVAS ESPÉCIES
De Evalds Lacis Letónia 2008 9’
AS CORES DE MIRIAM
De Jelena Girlin, Mari-Liis Bassovskaja Estónia 2008 5’
COGUMELOS DE CHOCOLATE
De Masae Koizumi Japão 2008 6’
EX-E.T.
De Benoit Bargeton, Rémy Froment, Yannick Lasfas. Nicolas Gracia França 2008 8’
PROGRAMAÇÃO
15 de Maio Sexta 21h 30
O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS
de Lírio Ferreira
Documentário, Brasil, 2008, 105', 35mm
Compositor, advogado, deputado federal e criador da lei sobre os direitos de autor no Brasil, Humberto Teixeira é a peça central deste documentário. Acompanhamos Denise Dummont, sua filha, enquanto ela procura saber mais sobre “O Doutor do Baião” – como era apelidado. O autor de Asa branca, um clássico da canção popular, é “O Homem que Engarrafava Nuvens”, agora redescoberto por um vasto leque de artistas de primeira linha: David Byrne, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Gal Costa, Bebel Gilberto, Elba Ramalho e Luiz Gonzaga, que fez dupla com Teixeira (e com sucesso) desde os anos 40. Juntos, foram dos principais responsáveis pela divulgação massiva dos ritmos nordestinos. Uma celebração do riquíssimo e diversificado património musical do Brasil.
17 de Maio Domingo 21h 30
Prémio RTP2 Onda Curta
THE HERD
de Ken Wardrop
Documentário, Irlanda , 2008, 4', Beta SP
Um agricultor e a mãe discutem a chegada de um estranho animal ao seu rebanho de gado de Limousin.
Prémio de Distribuição
JALAINUR
de Zhao Ye
Ficção, China , 2008, 92', Beta SP
Old Zhu, maquinista de comboios a vapor, e Li Zhizhong, sinaleiro de via-férrea e seu aprendiz, são inseparáveis. Trabalham ambos nas minas de carvão em Manzhouli, uma cidade do interior da Mongólia. O primeiro está prestes a reformar-se – trabalhou ali por três décadas. O segundo ficará perdido e confuso. É tão dedicado ao mestre como ao trabalho. Dirige o comboio como um romântico, como se fora um cavaleiro, e um dia Zhizhong decide seguir Zhu, lançando a sombra da obsolescência sobre o futuro daqueles homens. A decisão apanha o mais velho de surpresa, que mói a sua desilusão em silêncio. Ye Zhao filma a fragilidade da amizade, construindo, através do fumo, metáforas imagéticas para lamentar a passagem do tempo. Primeira longa metragem de ficção do jovem realizador Ye Zhao, Jalainur cruza o drama familiar com um retrato de uma precisão quase documental de uma paisagem e de um meio social ameaçados de extinção pela acelerada modernização da China.
18 de Maio Segunda 21h 30
ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD
de Werner Herzog
Documentário, Estados Unidos da América , 2007, 99', Beta SP
No seu primeiro documentário desde “Grizzly Man”, acompanhado apenas pelo seu operador de câmara, Werner Herzog viajou pela Antártica, acedendo à raridade da beleza natural e à humanidade crua da derradeira “Down Under”. A última meditação de Herzog sobre a natureza explora esta terra de Fogo, Gelo e Solidão corrosiva.
Trata-se de uma extensão sob chancela da *aurora, garantia de qualidade que torna o evento o acontecimento da semana em Alcobaça. É de ir!

THISCO LANÇA SCORPIO RISING, EM LISBOA, NA ZDB

Na quinta-feira, 15 de Maio, às 19 horas, a Thisco vai lançar na ZDB o livro Scorpio Rising : Transgressão juvenil, Anjos do Inferno e Cinema de Vanguarda escrito por Ondina Pires, que já deveria ter saído este ano na colecção THISCOvery CCChannel se não fosse acontecer um ciclo dedicado a Kenneth Anger na Cinemateca de Lisboa, Fundação de Serralves e Galeria ZDB, onde o artista norte-americano estará presente. Estarão presentes a autora do livro, Carlos Vidal (crítico de arte que assinou o prefácio) e Fernando Cerqueira (Thisco, co-editor da colecção). Nesse mesmo dia também é lançado o número nove da revista Acto com textos de Manuel João Neto, Benjamin Brejon, Carlos Vidal, Tomaz Grusovnik et al.
Sinopse: Kenneth Anger é um realizador controverso, com múltiplas linhas de ambiguidade, numa teia de símbolos e significados, de paradoxos, de ícones, e de manipulação violenta do imaginário. Ondina Pires (ex-Pop Dell'Arte, The Great Lesbian Show), faz neste livro ensaístico uma reflexão riquíssima sobre vários aspectos da cultura underground do século XX. Embora se centre numa análise de um filme do mítico realizador este livro é muito mais do que isso, uma vez que todos os aspectos invocados no seu filme são explorados a fundo por esta autora. Temas como os gangues, a violência, o Cristianismo, o Nazismo, a máquina, a civilização motorizada, os Estados Unidos, a apropriação de imagens, o cinema, a banda desenhada, a velocidade, o século XX, são tratados de forma fecunda e multilinear. Este livro cativará todos os que se interessem pela cultura enquanto local de aparição de fenómenos extremos.
capa de João Maio Pinto, design por Ecletricks, prefácio por Carlos Vidal.
152p. 22x16cm, capa a cores
ISBN: 978-989-95447-3-4
PVP: 12€ (50% desconto para sócios).
O livro já se encontra à venda no site da CCC e na CHILI.
E na Soundcraft, Two Tone Store, Leitura (Fundação Serralves), livraria da Cinemateca e Letra Livre.
É de ir e comprar!

HOT PINK ABUSE ACTUAM NO PORTO, EM MAIS UM ALTABAIXA

Depois de algumas apresentações de Norte a Sul, os Hot Pink Abuse apresentam-se no Porto no próximo dia 16 de Maio, em mais um AltaBaixa. Os Hot Pink Abuse tocarão no Pitch por volta da 01h00 e após a apresentação do grupo será o Dj Pansorbe que encerrará a noite. Este é um momento especial para o grupo, esta apresentação já á algum tempo estava pensada, por várias razões foi sendo adiada mas finalmente estão reunidas as melhores condições para uma apresentação ao Porto. Vai ser já no próximo sábado, 16 de Maio, e promete ser absolutamente imperdível!

ALCOBAÇA RECRIA MERCADO DO SÉCULO XIX, NO PRÓXIMO FIM-DE-SEMANA

O Rossio Praça 25 de Abril) de Alcobaça volta a ser palco, no próximo fim-de-semana, em 16 e 17 de Maio, de uma recriação do seu tradicional Mercado do Século XIX. Trata-se de uma recriação dos mercados antigos, da etnografia, das danças e cantares do povo, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Alcobaça, da NUCCA - Nova União das Colectividades do Concelho e dos Ranchos Folclóricos, que tem como principal objectivo proporcionar a vivência dos costumes da época e dar uma maior visibilidade ao trabalho dos ranchos folclóricos do Concelho.
O QUE PODE ENCONTRAR?
· Venda de produtos tradicionais;
· Demonstrações de antigas profissões;
· Demonstrações de algumas tradições como o namoro à janela, a ida à fonte e os cortejos de casamento, para além de tarefas agrícolas como a descamisada e a desfolhada, os bailaricos etc;
· Animação;
· Jogos tradicionais.
PARTICIPANTES:
Ranchos Folclóricos dos Casais da Vestiaria, Cela Nova, Acipreste, Casal Pinheiro e Fragosas, Louções, Vimeiro entre outros.
Todos estarão vestidos a rigor, como manda a tradição.
Horário
Sábado, 16/Maio das 15h00 às 23h00
Domingo, 17/Maio das 14h00 às 20h00
Entrada livre
É de ir!

MAIO MASTURBO MAIO: OS IRMÃOS CATITA REGRESSAM AO MAXIME, EM LISBOA

Qual Ronaldo no futebol, qual Obama na política, qual Sócrates na artimanha, Os Irmãos Catita re-inventam-se a cada dia que passa! E dia 16 de Maio vai haver nova re-invenção! O quinteto mais Catita da capital re-inventa-se no palco do Cabaret Maxime, em Lisboa! Como se trata do seu primeiro espectáculo no Maxime – pelo menos em Maio de 2009 – a Irmandade Catita prepara com afinco esta aparição aos peixes, tendo decidido que o mote para este evento é “MMM - Maio Masturbo Maio”, numa homenagem simultânea a Zeca Afonso, ao PorscheCarrera (do cunhado de Sócrates!) e aos três pastorinhos (e, consequentemente, ao cogumelo Stropharia). É portanto no reino da ilusão que se dá a diálise cosmo-osmótica em que Os Irmãos Catita são especialistas (para não dizer peritos!) e que o público – também ele sempre re-inventado – não se cansa de exigir e aplaudir. Cidadão do mundo: se gostas de emoções fortes e música da boa – com política e desporto à mistura com alucino-génios – comparece e enlouquece!
cabaret maxime - praça da alegria, 58 - lisboa
abertura portas 22h - espectáculo 23h30
É de ir!

Tuesday, May 12, 2009

ALGUNS REFLEXOS BASTANTE SAUDÁVEIS SOBRE O RECENTE LANÇAMENTO DO CONTO UMA NOITE DE INSÓNIA, DE JOSÉ ALBERTO VASCO, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Alguns reflexos bastante saudáveis do recente lançamento do meu conto Uma Noite de Insónia, em Alcobaça, no Armazém das Artes:

-Página do Armazém das Artes na Internet-
http://www.armazemdasartes.pt/index.php?id=50&p=&album=lan-amento-do-livro-uma-noite-de-ins-nia-da-autoria-de-jos-alberto-vasco

-Blogue Pessoal de Valdemar Rodrigues-

-Blogue Comentar a Nossa Terra-
http://alcobacacomentaranossaterra.blogspot.com/2009/04/uma-noite-de-insonia.html

-Jornal Digital Tinta Fresca-
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=aa47241c-204d-4d31-a238-398bd10ec3e5&edition=103

A todos um muito obrigado do autor, pela simpatia, pelo sorriso e pelos mimos...

FUNDAÇÃO CUIDAR O FUTURO PROMOVE WORKSHOP A IGUALDADE DE GÉNERO NO REIVENTAR DE LIDERANÇAS

Fundação Cuidar o Futuro
Workshop
A Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças
Data: Sábado 16 de Maio 2009
Local: Lisboa, ULHT
Objectivos
1. Promover, junto de líderes locais e profissionais em lugares de decisão, um processo de reflexão-acção em torno das lideranças emergentes em contextos profissionais, comunitários e familiares;
2. Experienciar e (re-) construir uma metodologia adequada para uma praxis unificadora de aprofundamento teórico e de acção no terreno;
3. Constituir uma rede de mediadores/as socioculturais, multiplicadores/as de percursos de sensibilização para a igualdade de género e a qualidade de vida através de lideranças partilhadas.
Metodologia
A metodologia utilizada no workshop combina o processo de aprendizagem pela conversa (conversational learning) de Baker, Jenson e Kolb com a praxis de produção de conhecimento Modus III Learning de Kunneman, na perspectiva da filosofia de conscientização de Freire.
Público-alvo
Professores/as e alunos/as (Doutoramento, Mestrado e último ano da Licenciatura)
Técnicos/as na área da intervenção social e educativa
Líderes locais
Programa
10.00 Recepção e apresentação dos/as participantes
10.30 Introdução à metodologia de Aprendizagem pela Conversa e Modus III learning em processos de literacia para a Igualdade de Género no Reinventar de Lideranças
11.15 Pausa para café
11.30 Aprendizagem pela Conversa 1
13.00 Almoço
14.30 Aprendizagem pela Conversa 2
16.30 Conclusões e perspectivas de intervenção
17.00 Avaliação do workshop
Parceria – ULHT, IPFP, Fundação Cuidar O Futuro
Formadora: Maria Helena de Koning
(Fundação Cuidar O Futuro; Graal; CIIE, FPCE, Universidade do Porto)
Inscrições para sec.coord@
Preço: 20 Euros
É de inscrever e participar!

Monday, May 11, 2009

REAL FILHARMONÍA DE GALÍCIA ACTUA NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música - Porto
Quarta-Feira 13 de Maio
19:30 - Sala Suggia
Real Filharmonía de Galicia
A estreia da Real Filharmonía de Galicia na Casa da Música marca o primeiro de vários concertos inteiramente dedicados a Haydn, compositor de quem se assinala o bicentenário da morte em Maio, e percorre obras escritas para a cidade de Londres. Na voz da soprano Soojin Moon, escutaremos a belíssima ária "Son pietosa, son bonina" que Haydn compôs para uma ópera com música de diversos autores, e a Cena de Berenice, escrita em Londres para a diva Brígida Banti. Duas Sinfonias para a capital do reino inglês e uma marcha para a Royal Society of Musicians completam este apelativo retrato.
Real Filharmonía de Galicia
Theodor Guschlbauer - direcção musical
Soojin Moon - soprano
I
Joseph Haydn: Sinfonia nº. 77 em Si bemol Maior
Joseph Haydn: Ária "Son pietosa, son bonina"
Joseph Haydn: Marcha para a Royal Society of Musicians
Joseph Haydn: Cena de "Berenice"
II
Joseph Haydn: Sinfonia nº. 97 em Dó Maior
É de ir!

WORKSHOP AGENTES COMUNITÁRIOS E EQUIPAS DE RUA: ENTRE PRESENÇA E INTERVENÇÃO, EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO CUIDAR O FUTURO

Fundação Cuidar o Futuro
Workshop
Streetcornerwork 1
Agentes Comunitários e Equipas de Rua: entre Presença e Intervenção
Data: 21 de Maio 2009
Local: Lisboa, Terraço (Rua Luciano Cordeiro, 24-6º)
Objectivos
1. Promover, junto de voluntário@s e profissionais que trabalham com
populações socialmente desfavorecidas, um processo de reflexão-acção em
torno do trabalho das equipas de rua e das equipas de projectos de
intervenção social;
2. Experienciar e (re-) construir uma metodologia adequada para uma praxis
unificadora de aprofundamento teórico e de acção no terreno;
3. Constituir uma rede de trabalhador@s sócio-educativos, profissionais e
voluntári@s, multipilicador@s de percursos de sensibilização para a igualdade
de oportunidades e a qualidade de vida para tod@s.
Metodologia
A metodologia utilizada no workshop combina o processo de aprendizagem pela
conversa (conversational learning) de Baker, Jenson e Kolb com a praxis de produção
de conhecimento Modus III Learning de Kunneman, na perspectiva da filosofia de
conscientização de Freire.
Público-alvo
Agentes comunitários que integram projectos de intervenção social
Dirigentes e gestor@s de projectos em instituições de solidariedade social
Voluntári@s e profissionais que integram equipas de rua e equipas de projectos de
intervenção social
Programa
9.30 Recepção e apresentação d@s participantes
10.00 Introdução à metodologia de Aprendizagem pela Conversa, Modus III
learning e conscientização em processos de intervenção sócioeducativa
junto de populações socialmente desfavorecidas
11.15 Pausa para café
11.30 Aprendizagem pela Conversa 1:
Problematizando o que acontece na rua
13.00 Almoço
14.30 Aprendizagem pela Conversa 2:
Razões da intervenção e propostas de acção
16.30 Conclusões e sistematização de pistas de intervenção
17.00 Avaliação do workshop
Entidade Promotora: Fundação Cuidar O Futuro
Entidade Parceira: Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.
Entidade Formadora: Graal
Formadoras:
Mª de Fátima Quintal de Freitas (Universidade Federal de Paraná, Brasil)
Maria Helena de Koning (Fundação Cuidar O Futuro; Graal; CIIE, FPCE,
Universidade do Porto)
Preço: 30 Euros
Inscrições, até 15 de Maio: fcfuturoworkshops@gmail.com
@s Participantes recebem um certificado no final do Workshop
É de inscrever! Antes que seja tarde...

IV CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINOLOGIA, NO PORTO

O IV Congresso Nacional de Criminologia de decorrerá sob a coordenação científica do Professor Doutor José Pinto da Costa, realizando-se nos próximos dias 19 e 20 de Maio, no Porto, na Fundação Engenheiro António da Almeida. Dada a afluência que se tem registado e dada a escassez de espaço do auditório daquela fundação, os interessados em participar deverão proceder a uma pré–reserva, por telefone ou e-mail (válida por dois dias), de forma a garantir a inscrição -
E-mail: geral@cmstatus.org - Telm. 967648777– 916370357– 936543536
É de inscrever! Antes que seja tarde...

Sunday, May 10, 2009

MOVIMENTO PARA A DEMOCRACIA DIRECTA JÁ ABRIU O SEU SÍTIO NA INTERNET

«Já abriu o sítio da internet do Movimento para a Democracia Directa - DD, sendo o seu endereço o seguinte: http://democraciadirecta.pt/. Este sítio é a interface digital de projecção do Movimento na rede. Naquele espaço poderá saber quem somos, o que defendemos (veja-se a Declaração de Princípios), o que fazemos, como fazemos, se pode aderir e apoiar, informar-se sobre os nossos eventos, os membros escreverem no Blogue do DD, mais os artigos de fundo do sítio, os membros opinarem no Forum do DD, ver e ouvir as últimas intervenções públicas e conhecer as últimas notícias de relevo no Radar do DD. O Movimento é uma associação cívica não-partidária para a promoção da Democracia Directa em Portugal. Um Movimento pedagógico e de acção. De reflexão e consequência. De análise e decisão. De encontro, junção e intervenção. Portugal precisa da reforma moderada do sistema político para a Democracia Directa: mais participação dos cidadãos na vida da comunidade, mais iniciativa, mais direito de escolha, mais garantia, mais transparência, mais responsabilização, mais idoneidade e independência, mais liberdade e respeito pela separação dos poderes. A IV República portuguesa.
Se concorda com a nossa Declaração de Princípios e confia em nós, junte-se e venha connosco!
Na Democracia Directa esperamos por si!»
-José Alberto Vasco-
Membro do Conselho do Movimento Para a Democracia Directa - DD
Membro do Grupo de Trabalho da Cultura do Movimento Para a Democracia Directa - DD