Wednesday, May 13, 2009

EXTENSÃO INDIE LISBOA'O9 CHEGA ESTA SEMANA AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, SOB CHANCELA DA *AURORA

De regresso ao Cine-Teatro de Alcobaça, o Indie Lisboa apresenta uma selecção de alguns dos melhores filmes apresentados na edição do festival deste ano, obras que de outro modo permaneceriam invisíveis junto de um público nacional mais alargado.
PROGRAMAÇÃO
> CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
15 de Maio Quinta 14h 30
17 de Maio Domingo 11h
INDIEJÚNIOR CURTAS > 3 ANOS
“Nicolas & Guillemete” passa-se numa loja de pequenas personagens de plástico. Nicolas é o único completo e decide acabar de construir Guillemete. Não o faz bem e a pequena dançarina fica um monstro de mil cabeças. Durante uma tarde chuvosa, uma criança cai num “Circo de Caracóis” de sonho. Jonas tem quatro anos e vai a caminho da primeira aula de natação em “A Lição de Natação”. Assustado, tenta fugir, mas cai à piscina, sem ninguém reparar e tem de se salvar a si próprio. “Onde Quer que Vás, Lá Estarás” é o encontro revelador entre uma mulher e uma idosa. Um entomologista descobre uns insectos desconhecidos e quer juntá-los à sua colecção, mas em “As Novas Espécies” os bicharocos não querem ser objectos de museu. Quando Miriam encontra velhas fotos, começa a ver o mundo a preto e branco. Mas em “As Cores de Miriam” há um arco-íris aonde se podem ir buscar as cores de volta. Uma rapariga chora em “Cogumelos de Chocolate” porque uns cogumelos que adoram chocolate comeram o bolo que ela fez. Mas arrependem-se e vão fazer-lhe um novo. Num outro planeta onde a regra é a ordem, há um miúdo que adora causar problemas e mudar tudo à sua volta. Isto é “Ex-E.T.”.
NICOLAS & GUILLEMETE
De Virginie Taverel França 2008 10’
O CIRCO DE CARACÓIS
De Phillippe Desfretier, Nicolas Dufresne, Sylvain Kauffman, Martin Laurego França 2008 5’
A LIÇÃO DE NATAÇÃO
De Danny de Vent Bélgica 2008 9’
ONDE QUER QUE VÁS, LÁ ESTARÁS
De Sara Barbas Reino Unido/Portugal 2008 2’
AS NOVAS ESPÉCIES
De Evalds Lacis Letónia 2008 9’
AS CORES DE MIRIAM
De Jelena Girlin, Mari-Liis Bassovskaja Estónia 2008 5’
COGUMELOS DE CHOCOLATE
De Masae Koizumi Japão 2008 6’
EX-E.T.
De Benoit Bargeton, Rémy Froment, Yannick Lasfas. Nicolas Gracia França 2008 8’
PROGRAMAÇÃO
15 de Maio Sexta 21h 30
O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS
de Lírio Ferreira
Documentário, Brasil, 2008, 105', 35mm
Compositor, advogado, deputado federal e criador da lei sobre os direitos de autor no Brasil, Humberto Teixeira é a peça central deste documentário. Acompanhamos Denise Dummont, sua filha, enquanto ela procura saber mais sobre “O Doutor do Baião” – como era apelidado. O autor de Asa branca, um clássico da canção popular, é “O Homem que Engarrafava Nuvens”, agora redescoberto por um vasto leque de artistas de primeira linha: David Byrne, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Gal Costa, Bebel Gilberto, Elba Ramalho e Luiz Gonzaga, que fez dupla com Teixeira (e com sucesso) desde os anos 40. Juntos, foram dos principais responsáveis pela divulgação massiva dos ritmos nordestinos. Uma celebração do riquíssimo e diversificado património musical do Brasil.
17 de Maio Domingo 21h 30
Prémio RTP2 Onda Curta
THE HERD
de Ken Wardrop
Documentário, Irlanda , 2008, 4', Beta SP
Um agricultor e a mãe discutem a chegada de um estranho animal ao seu rebanho de gado de Limousin.
Prémio de Distribuição
JALAINUR
de Zhao Ye
Ficção, China , 2008, 92', Beta SP
Old Zhu, maquinista de comboios a vapor, e Li Zhizhong, sinaleiro de via-férrea e seu aprendiz, são inseparáveis. Trabalham ambos nas minas de carvão em Manzhouli, uma cidade do interior da Mongólia. O primeiro está prestes a reformar-se – trabalhou ali por três décadas. O segundo ficará perdido e confuso. É tão dedicado ao mestre como ao trabalho. Dirige o comboio como um romântico, como se fora um cavaleiro, e um dia Zhizhong decide seguir Zhu, lançando a sombra da obsolescência sobre o futuro daqueles homens. A decisão apanha o mais velho de surpresa, que mói a sua desilusão em silêncio. Ye Zhao filma a fragilidade da amizade, construindo, através do fumo, metáforas imagéticas para lamentar a passagem do tempo. Primeira longa metragem de ficção do jovem realizador Ye Zhao, Jalainur cruza o drama familiar com um retrato de uma precisão quase documental de uma paisagem e de um meio social ameaçados de extinção pela acelerada modernização da China.
18 de Maio Segunda 21h 30
ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD
de Werner Herzog
Documentário, Estados Unidos da América , 2007, 99', Beta SP
No seu primeiro documentário desde “Grizzly Man”, acompanhado apenas pelo seu operador de câmara, Werner Herzog viajou pela Antártica, acedendo à raridade da beleza natural e à humanidade crua da derradeira “Down Under”. A última meditação de Herzog sobre a natureza explora esta terra de Fogo, Gelo e Solidão corrosiva.
Trata-se de uma extensão sob chancela da *aurora, garantia de qualidade que torna o evento o acontecimento da semana em Alcobaça. É de ir!

1 comment:

José Alberto Vasco said...

O Nas Faldas da Serra está ao lado do Troca Letras nesta sua batalha pela civilização e já postou a sua carta. Força!