Friday, December 18, 2009

JOSÉ ALBERTO VASCO APRESENTA METAMORFOSES, DE MARGARIDA SOARES CARDOSO, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Lançamento do Livro de Poesia
Metamorfoses
de
Margarida Soares Cardoso
Domingo . 20 de Dezembro . 16 horas
Armazém das Artes . Alcobaça
Apresentação a cargo de José Alberto Vasco
http://www.umgostoumvintem.com.pt/
É de ir!

CURSO DE ESCRITA CRIATIVA COM ALICE VIEIRA ALARGA PRAZO DE INSCRIÇÃO

Uma vez que o prazo das inscrições para o já aqui divulgado Curso de Escrita Criativa com Alice Vieira, promovido pela editora Leya terminava a um sábado, foi alargado até dia 21, ou seja, até à próxima segunda-feira. É de inscrever!

A CRIAÇÃO DE HAYDN, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM, PELA ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Centro Cultural de Belém . Grande Auditório
Domingo . 20 de Dezembro . 17 horas

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
A CRIAÇÃO DE HAYDN

Neste Natal, a OML e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat oferecem-nos A Criação de Haydn dirigida por Theodor Guschlbauer. A Criação baseia-se no Livro do Génesis, o livro das grandes perguntas e respostas acerca da origem da humanidade. O seu libreto resulta da tradução para a língua alemã da autoria do barão Gottfried van Swieten, diplomata melómano que desenvolveu a sua carreira ao serviço do Império Austro-Húngaro e que também colaborou com músicos tão ilustres como Mozart e Beethoven. No seu todo, a peça revela a intensa devoção religiosa de Haydn e o seu radiante optimismo diante da existência humana. Por muitos, é considerada a sua obra-prima. Trata-se de uma oratória, música sacra escrita para vozes solistas, coro e orquestra que será aqui dirigida pelo maestro Theodor Guschlbauer, detentor de uma carreira que já conta mais de quarenta anos e um dos nomes mais prestigiados da direcção orquestral em todo o mundo. Apresenta-se neste Concerto de Natal à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa, do Coro Sinfónico Lisboa Cantat e de três cantores de craveira internacional.

ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
CORO SINFÓNICO LISBOA CANTAT

Marlis Petersen . soprano
Thomas Walker . tenor
Dietrich Henschel . barítono
Theodor Guschlbauer . direcção

PROGRAMA
JOSEPH HAYDN
A Criação

É de ir!

Thursday, December 17, 2009

ANTÓNIO ELOY E NUNO FARINHA LANÇAM NAVEGAR É PRECISO - DO ESPÍRITO DAS ÁGUAS, EM CASCAIS

Museu do Mar Rei D. Carlos
(Rua Júlio Pereira de Mello . Cascais)
Apresentação do Livro
Navegar é Preciso - do Espírito das Águas
de autoria de
António Eloy
com ilustrações de
Nuno Farinha
Sexta-Feira . 18 de Dezembro . 18h30
A apresentação estará a cargo de Helena Roseta
É de ir!

EXPOSIÇÃO S.A. MARIONETAS - 12 ANOS A TRABALHAR PARA O BONECO, NA GALERIA DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

O Director do IGESPAR, a Directora do Mosteiro de Alcobaça, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e a S.A.Marionetas convidam-nos (a todos!) a estar presentes na inauguração da exposição S.A.Marionetas - 12 Anos a Trabalhar Para o Boneco, que terá lugar na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, no próximo sábado, 19 de Dezembro, pelas 17 horas.

-S. A. Marionetas, Teatro e Bonecos no Mosteiro de Alcobaça-
"Há notícia da existência do teatro de marionetas em quase todas as civilizações: na Europa da Antiguidade, na China e na Índia. Do Pulcinella ao Punch, do Don Cristóbal ao Dom Roberto, é vasta a plêiade de bonecos pela Europa fora. Divertidos ou dramáticos, o seu papel é indelével na análise e crítica da sociedade. No século dezoito, António José da Silva, «o Judeu», levava à cena diversas óperas para marionetas, criando personagens densas e ricas do ponto de vista psicológico. O seu êxito foi imenso mas veio a ser condenado à morte pela Inquisição.

Perde-se nos tempos a tradição do teatro de marionetas em Portugal. Todos nós nos recordamos das barracas, muitas vezes em chita de Alcobaça, de onde sobressaíam pequenos bonecos que alegravam miúdos e graúdos, nas feiras populares, nas praias ou nos jardins. Estes «bonecreiros» andavam de terra em terra, de barraca às costas, muitas vezes fugindo às autoridades, já que os seus fantoches, frequentemente eram irreverentes, afrontando os bons costumes. Algumas peças representadas pelos bonecos são de tradição popular, outras são criadas propositadamente para determinados espectáculos.

A companhia S. A. Marionetas foi criada como estrutura profissional em 1997, embora o trabalho dos seus fundadores nesta área já tivesse lugar na década anterior. Desde essa altura, dedicaram-se à criação de peças originais, que têm levado em itinerância por Portugal e pelo exterior. Desde essa altura estiveram ligados a esta companhia o nome de José Gil, Sofia Vinagre, Jaime Leão, Bárbara Santos, Natacha Pereira e, mais recentemente, Rui Sousa. Estabeleceram co-produções com o Festival Cistermúsica, com as Comemorações dos 650 anos da morte de Inês de Castro, com a companhia de bailado CeDeCê, com as Comemorações dos 200 anos da partida da Família Real para o Brasil, com o Igespar e com alguns nomes importantes da música: os Gift, no vídeo «Question of Love» (Prémio Melhor Produção TMN 2002) e o tubista Sérgio Carolino, com quem fizeram o espectáculo «Tubic». Internacionalmente, têm participado em festivais diversos em Itália, Alemanha, Espanha, País de Gales, França e Inglaterra.

Em Alcobaça, desde 1998 que desenvolvem o Festival Marionetas na Cidade, tendo sido reconhecido como «de interesse cultural» pelo Ministério da Cultura. Pelo seu trabalho, a companhia foi premiada com o Prémio Afonso Lopes Vieira, na categoria Artes e Espectáculo, em 2006. De 1997 até à actualidade, a S. A. Marionetas estreou 31 produções originais, tendo levado a cabo 1336 representações. De resto, a companhia tem no seu currículo a efectivação da educação pela arte, pegando em temas históricos como a história de D. Pedro e D. Inês de Castro, o tempo de D. Maria I, D. João VI e a mudança da Corte para o Brasil ou lendas como a da Padeira de Aljubarrota – dentro da transversalidade dos temas que aborda, a S. A. Marionetas não esquece a história da região que a viu nascer.

A exposição «12 Anos a trabalhar para o boneco» na Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça, apoiada pela Câmara Municipal de Alcobaça, consagra e demonstra o trabalho da S. A. Marionetas que conquistou já, pelos seus méritos, um lugar indelével na História do Teatro de Marionetas em Portugal."
Jorge Pereira de Sampaio
Comissário da Exposição

A Exposição está patente até ao dia 19 de Fevereiro de 2010, de Segunda a Domingo, das 10 às 17 horas - Entrada Livre

É de visitar!

EXPOSIÇÃO COLECTIVA DE NATAL CONTINUA A SER APRESENTADA EM ALCOBAÇA, NA GALERIA CONVENTUAL (INCLUI COLAGENS DE JOSÉ ALBERTO VASCO)

Neste Natal, a Galeria Conventual convidou um conjunto de artistas a apresentar trabalhos de pintura, desenho, fotografia e colagem de pequenos formatos, de forma a possibilitar a aquisição de obras de arte a custos igualmente pequenos. Estão patentes naquela prestigiada galeria de arte estudos de Ana Maria Botelho, Irene Sá Natividade e Isabel Leite, fotografias de João Costa, desenhos a pastel e aguarela de Jorge Pereira de Sampaio, colagens de José Alberto Vasco, desenhos e pinturas de Paula Teresa, fotografias de Paulo Madeira e um conjunto de pinturas e desenhos antigos de autores anónimos do acervo da Galeria. E, cumprindo-se a tradição da Conventual, é apresentado o tradicional presépio montado por Joana d´Oliva Monteiro e Jorge Pereira de Sampaio. A exposição continua em exibição e é um excelente motivo para nos deslocarmos à Galeria Conventual (Rua Frei Fortunato, 42 - Alcobaça / Telf 262582955). É de ir!

HUGO MATIAS FALA SOBRE EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA: DESAFIOS TECNOLÓGICOS E PERSPECTIVAS FUTURAS, NO REGRESSO DAS CONVERSAS PÚBLICAS DA CDU/ALCOBAÇA

Conversa Pública CDU/Alcobaça
Armazém das Artes . Alcobaça
Sábado . 19 de Dezembro . 15 horas
com
Hugo Matias
cuja conferência terá o título/tema
"EXPLORACÃO PETROLÍFERA: Desafios tecnológicos e perspectivas futuras"
As Conversas Publicas continuarão na terceira quinta-feira de Janeiro, onde trataremos o tema da Educação... E em 18 de Fevereiro teremos cá Silvino Pompeu dos Santos e a Conversa Pública tratará do tema O Plano de Acção para as Grandes Obras Públicas. Já se sabe que as Conversas Públicas da CDU/Alcobaça são sempre acontecimentos a não perder! Por nada...

MARGARIDA MARTINS APRESENTA ESCRITA DE LUZ / PONTE DE AFECTOS EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

O Armazém das Artes , de Alcobaça, convida-nos (a todos!) a estar presentes na apresentação do livro
“ESCRITA DE LUZ / PONTE DE AFECTOS”, que incluí fotografias da autoria de
Margarida Martins

Fotografias fabulosas de um país mágico

As receitas revertem a favor do programa ABC / Ser Criança

Sábado . 19 de Dezembro . às 17 horas
Armazém das Artes . Alcobaça

Margarida Martins participa do lançamento e falará da sua aventura

É de ir!

MARGARIDA SOARES CARDOSO APRESENTA METAMORFOSES, EM SANTARÉM

Lançamento do Livro de Poesia
Metamorfoses
de
Margarida Soares Cardoso
Sábado . 19 de Dezembro . 16 horas
Biblioteca Municipal . Santarém
Apresentação a cargo de Vicente Batalha
E já se sabe que no dia seguinte será a vez de Alcobaça acolher estas Metamorfoses e a sua autora, no Armazém das Artes, com apresentação deste vosso amigo...
É de ir!

ESTÓRINHAS SONHADAS NO TEATRO TAPAFUROS, SÓ ATÉ DOMINGO!

As estórias tradicionais remetem-nos para a história das gentes e do mundo e que de boca em boca vão traçando o seu caminho intemporal.
Neste espectáculo queremos recontá-las para que nunca se esvazie o tempo das palavras que nos fazem sonhar e perceber melhor o que anda à nossa volta… Abrimos o palco, como antigamente se abria o círculo onde, baixinho se cruzavam entre os ouvintes os universo dos pequenos animais e das personagens de sempre, que nos mostram nas suas encruzilhadas a medida das nossas escolhas.
Os cenários estão sempre em mutação, dando a ilusão de que todos os mundos cabem dentro duma caixa, tal como nos sonhos podemos inventar mundos, trazê-los cá para fora e voltar a guardá-los enrolados como telas.

Espaço TapaFuros
De 14 Novembro a 20 Dezembro
Sábado / 16h . Domingo / 11h

Encenação . João Vicente
Texto/Adaptação . Rui Mário
Música . Pedro Hilário
Interpretação . Bruna Félix, Flávio Tomé, José Redondo
Cenografia e Figurinos Flávio Tomé
Design . Pedro Marques
Montagem . Fábio Ventura, Olavo Silva, Emanuel Ventura
Produção Executiva . Raquel Belchior
Direcção de Produção . Marco Martin

Classificação etária . Maiores 4
Duração . 60 minutos
Preçário . 7 euros (descontos no local M> 65 anos,
Cartão Jovem/Estudantes)
Bilhetes à venda no local
Reserva aconselhada
Informações 919 053 476; geral@tapafuros.com
Acessos Comboio CP: Algueirão/Mem-Martins (5 minutos a pé)

São os últimos dias de um excelente espectáculo: é de aproveitar!

FESTA DE NATAL EM LISBOA, NO MAXIME

NÃO TROCOU PRENDINHAS NA SUA EMPRESA?...
NÃO FEZ FESTA DE NATAL COM OS SEUS AMIGOS?...
POIS ESTA É A VOSSA NOITE!
APROVEITE E DIVIRTA-SE NUMA FESTA DE NATAL MESMO À SUA MEDIDA!

Se tiver um grupo grande, fale com o Maxime! Neste dia, a simpática gerência desta casa terá o maior prazer em orçamentar e organizar-lhe um jantarinho natalício do melhor que há! Ligue já 916350427
Farto de ver campanhas anunciando rotas tropicais e um Natal à sombra da bananeira, mas sem dinheiro para a excentricidade? Não se preocupe.

A sua empresa queria um local maravilhoso para uma festa de Natal, mas a crise bateu à porta e estragou a festa? Não se preocupe...

Está farto de levar os amigos a festas de pré-Natal todas iguais, com a pata, a peta, a pita e a popota? Não se preocupe!

As Produções Banana Chic (especialistas em festas larocas) e o Cabaret Maxime, têm tudo o que se procura, num só local, num só dia e numa só festa! Dia 19 de Dezembro faça as malas, reuna o pessoal da empresa, esqueça a hipo-póstuma, traga os amigos, escandalize as amigas e embarque numa viagem aos confins da fantasia, sem sair de Lisboa e sem gastar mais do que o aluguer de um camelo!

Não vai ao Brasil? Paciência, vai ao Tahiti e a Hollywood, pelas mãos das pin-ups do CAIS SODRÉ CABARET!, num espectáculo sensual e divertido, que é uma autêntica viagem espacio-temporal. A sua empresa não fez festa? Melhor ainda: venham festejar ao som d’OS CAMPEÕES DO YÉ-YÉ e dos CABARET DJ's, que vos transportarão às melhores festas dos anos 50 e 60. E, por falar em anos 60, 50, 70, etc – e muito melhor que a pata a peta, a pita e a outra – venha dar a conhecer aos amigos (e amigas!) a música dos TERYLENE, um dueto musical com uma fibra que não é óptica mas é acústica!

Enfim: festas destas, nem em Paris, nem no Cartaxo, nem na Somália. Natal – ou pré-Natal – é no Maxime, e viva o Pai Natal!

cabaret maxime - pç. alegria, 58 em lisboa
19 de Dezembro

abertura portas 22h00 . espectáculo 23h30

É de ir!

Wednesday, December 16, 2009

JAY & CLI-XÉ APRESENTAM SEM CORANTES NEM CONSERVANTES, EM ALCOBAÇA, NO ALCOPÁZIO BAR

Alcopázio Bar . Alcobaça
Jay & Cli-Xé
Sem Corantes Nem Conservantes
Sexta-Feira . 18 de Dezembro . à noite
Trata-se de uma espécie de sopa enlatada onde mistura ingredientes como Música, Vídeo, Robots, Cartão, Topless, etc... É de ir!

1944.2009, UMA EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA DOS 65 ANOS DA FUNDAÇÃO DO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

"1944.2009” é o nome da exposição que estará patente de 18 de Dezembro de 2009 a 22 de Março de 2010, no Cine-Teatro da cidade.

Uma exposição que celebra três datas importantes ao nível do plano Cultural do Concelho de Alcobaça como é o caso dos 65 anos da fundação do Cine-Teatro de Alcobaça, em 1944; dos 60 anos da morte de João d' Oliva Monteiro, fundador do Cine-Teatro, em 1949 e dos 5 anos da sua reabertura, em 2004. A inauguração está marcada para as 17h00 desta sexta-feira.

A exposição será dividida em duas partes distintas, sendo a primeira uma evocação histórica do Cine-Teatro de Alcobaça, e a segunda uma alusão aos últimos cinco anos da Programação Cultural do espaço. Compõem a exposição objectos como instrumentos musicais, documentação histórica, objectos em vitrina, maqueta da requalificação do CTA, objectos cedidos pelo Museu Nacional do Teatro (caricaturas e o programa da peça de teatro “A Velha Rabugenta” inaugural), fatos de cena da CeDeCe e a apresentação do programa inaugural do CTA de 1944, cedido pelo neto do Fundador João Filipe Oliva Monteiro.

MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO:

A presente exposição dá corpo à memória de um espaço que marcou e vai marcando a vida social e cultural de Alcobaça. Para além da evocação histórica que vai da sua origem até aos factos mais recentes como a requalificação patrimonial ou programação cultural, a mostra homenageia sobretudo os intervenientes que lhe foram dando vida ao longo dos anos ao assinalar com objectos e documentação o percurso de vida do edifício de 1944 a 2009. Concretiza igualmente um segundo propósito importante ao prestar tributo a João d’Oliva Monteiro no ano em que se cumpre a efeméride dos 60 anos da morte desta eminente figura da história local e principal impulsionador do Cine Teatro de Alcobaça.

Partindo de uma linha contínua entre passado e presente, a exposição reparte-se deste modo entre a memória descritiva e a memória vivida de um lugar onde pontificou outrora a expressão mais sofisticada do bem-estar da sociedade alcobacense mas onde pontifica ainda muito de bom do que vai passando por Alcobaça.

FICHA TÉCNICA

Organização . Município de Alcobaça e Pelouro da Cultura
Produção . Cine-Teatro de Alcobaça
Comissária Geral . Mónica Baptista (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça)
Comissários Técnicos . Alberto Guerreiro (Programação da Exposição e Museologia); Isabel Martins (Coordenação Executiva do Cine Teatro de Alcobaça) e Ana Alves (Arte Gráfica)
Textos . Alberto Guerreiro, Rui Morais e João Filipe de Oliva Monteiro
Documentação, Produção e Comunicação . Rosário Ribeiro, João Paulo Santos, Natália Ramos, Mafalda Cândido e Carlos Mendes

Montagem . Abílio Félix, Hélder Santos, Fernando Agostinho Sousa Duarte, José Marcelino e Mário Carvalho Santos
Apoio logístico . Biblioteca Municipal de Alcobaça, Gabinete de Comunicação e Relações Públicas e Divisão de Conservação do Património Municipal
Produção Gráfica . Loja das Ideias Marketing e Comunicação, Lda. e Arte Ataca
Colecções / Colaboração . Cine-Teatro de Alcobaça, Biblioteca Municipal de Alcobaça, Academia de Música de Alcobaça, CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea, S. A. Marionetas, Museu Nacional do Teatro, BFJ Arquitectos, Moscow Piano Quartet, João Filipe Oliva Monteiro, Sérgio Carolino e Mário Marques
Fotografia . António Guerra, Josezinha e Jorge Vasco
Agradecimento . Museu Nacional do Teatro, Academia de Música de Alcobaça, CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea, S. A. Marionetas, BFJ Arquitectos, Moscow Piano Quartet, João Filipe Oliva Monteiro, Rui Morais, Paula Anjos, Sérgio Carolino, Mário Marques, António Guerra, Josezinha e Jorge Vasco.

Colaboração:
Biblioteca Municipal de Alcobaça
Museu Nacional do Teatro
CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea
S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos

Associação de Música de Alcobaça
João Filipe de Oliva Monteiro
Sérgio Carolino
Mário Marques
Manuel Campos
Jozézinha Vasco e Jorge Vasco
António Guerra

É de visitar!

A SAGRADA FAMÍLIA, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Estará patente, de 18 de Dezembro a 7 de Janeiro , no Armazém das Artes em Alcobaça, a exposição “A Sagrada Família”. A iniciativa das IPSS´s conta com a criatividade dos idosos do concelho de Alcobaça, para a elaboração das figuras que constituem a recriação bíblica .

Os tecidos, o papel, a madeira e a lã são alguns dos materiais que serviram de inspiração para a exposição, numa organização das IPSS´s, com apoio o Câmara Municipal de Alcobaça.

Exposição de Natal "A Sagrada Família"

De e 18 de Dezembro a 7 de Janeiro

Armazém das Artes - Alcobaça

Mostra da Sagrada Família - figuras elaboradas pelos utentes sénior das IPSS's

Entrada Livre

Horário:

2ª a 6ª feira: 10h00-13h00/ 14h00-18h00

Sábado e Domingo: 14h00-19h00

É de visitar!

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ACOLHE CAMPEONATO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE TÉNIS

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) acolhe, nos dias 17 e 18 de Dezembro, no Clube Escola
Ténis de Leiria, o Campeonato Nacional Universitário de Ténis, competição por equipas do
calendário oficial da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
O evento, organizado este ano pelos Serviços de Acção Social (SAS) do IPL, tem como
objectivo o apuramento, em femininos e masculinos, das equipas Campeãs Nacionais
Universitárias 2009/2010 que irão representar Portugal no Campeonato Europeu Universitário
de Ténis, a decorrer em Julho de 2010, na cidade de Coimbra.
Participam neste evento equipas representativas de seis Instituições de Ensino Superior:
- Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico do Porto
- Universidade de Lisboa
- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
- Universidade do Minho
Entrada livre
É de ir!

ORATÓRIA DE NATAL, DE JOHANN SEBASTIAN BACH, EM LISBOA

Fundação Calouste Gulbenkian . Lisboa . Grande Auditório
Coro e Orquestra Gulbenkian
18 de Dezembro . às 19 horas
19 de Dezembro . às 21 horas

Michel Corboz, Maestro
Nathalie Gaudefroy, Soprano
Annette Markert, Meio-Soprano
Christophe Einhom, Tenor
Rudolf Rosen, Barítono

Johann Sebastian Bach
Weihnachtsoratorium («Oratória de Natal»), BWV 248
Cantatas IV, V e VI

Promete ser muito bom: é de ir!

QUEBRA-NOZES, PELO TEATRO NACIONAL DA ÓPERA E BALLET DE LVIV, EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Caldas da Rainha
Quinta-Feira . 17 de Dezembro . 21h30
Quebra-Nozes . Pyotr Tchaikovky
Teatro Nacional da Ópera e Ballet de Lviv (Ucrânia)

O Teatro Nacional da Opera e Ballet de Lviv (Ucrânia) vai estar no CCC das Caldas da Rainha, no início da sua tournée ibérica, para apresentar o clássico de Natal “Quebra-Nozes”, de Pyotr Tchaikovsky.

A Companhia de Ballet do Teatro da Ópera de Lviv é uma das companhias mais prestigiadas da Ucrânia e conta entre as suas representações com grandes produções de elevado prestígio.

Composto por mais de 40 bailarinos e bailarinas, sob a direcção de Igor Jramov, convertem o género da dança clássica em “arte em estado puro”.

Guarda-Roupa, Cenografia e toda a ambiência das grandes representações marcam o espírito das grandes companhias, que fazem honra às lendárias produções de ballet clássico, nas quais confluem os ideais e inquietudes que agitaram os seus maestros e coreógrafos: fantasia, clima, mistério, redenção pelo amor, fatalidade e idealismo.

Produções como o “Lago dos Cisnes” ou “ O Quebra-Nozes” constituem um espelho do que deve ser a técnica, a beleza e a responsabilidade da disciplina clássica.

No repertório da companhia, com mais de vinte produções clássicas, destacam-se: O Lago dos Cisnes, Quebra-Nozes, Giselle, Romeu e Julieta e Coppellia.

A companhia realizou diversas digressões por países como Itália, Polónia, França, Suíça, Holanda, Libano, Austrália e Alemanha.

O Quebra-Nozes é um ballet em dois actos baseado no conto de Ersnst Theodor Amadeus Hoffmann, “O Quebra-Nozes e o rei dos ratos”.

Com um libreto realizado por Marius Petipa, música composta em 1890 por Tchaikovsky (1840-1893) e coreografia criada por Lev Ivanov, teve a sua estreia a 5 de Dezembro de 1893 no Teatro Marinsky de São Petersburgo.

As suas personagens principais são Clara, Drosselmeyer (padrinho de Clara) e o Quebra-Nozes. Tchaikovsky comporia posteriormente uma suite orquestral inspirada no seu próprio ballet, tomando sobretudo movimentos do segundo acto.

Preços: 25€ (Fosso de Orquestra), 20€ (1ª e 2ª Plateia), 15€ (Tribuna e Camarotes).

Director: Yuriy Bervetskyy / Volodymyr Harbaruk
Regisseur: German Isupov
Clara: Anastasya Isupova / Khrystyna Mordzik / Albina Yakymenko
Príncipe: Yevhen Svyedtsa / Oleh Petryk / Vitally Ryzkyy
Drosselmeyer: Serhy Nagenko / Ihor Khramov
Quebra-Nozes: Liubov Ivanchenko / Oksana Grishko-Golovaniova
Myshilda: Anastasiya Isupova / Yulya Yermolenko / Anna Sapunkova / Taisia Tarnovska / Khrystyna Trach / Albina Yakymenko
Princesa Boneca: Tetiana Prokofieva / Viktoria Tkach
Ratos: Oksana Grishko-Golovaniova / Taisia Tapmovska / Evgena Korchunova

Anastacia Isupova
Primeira Bailarina

Estudos:
1984-1989 Academia de Dança de São Petersburgo (Russia)
1900 Liceu Nacional de Dança, Lviv (Ucrânia)
Desde 1995 Primeira Bailarina do Teatro Nacional da Ucrânia (Lviv)

O seu repertorio inclui os seguintes papeis: Odette-Odilia (Lago dos Cisnes), Clara / Masha (Quebra-Nozes), Quitri (D. Quixote), Carmen (Carmen), Julieta (Romeu e Julieta), entre outros.

Realizou digressões por: Espanha, França, Holanda, Polónia, Austria, Suiça, Canadá, EUA, entre outros.

Colaboração especial de Priytkina Maksisma V, Copiy B, Fabianska O, Zvarich V, Maguda N, Chesalina A, Capral A, artistas do Liceu Nacional de Lviv.
É de ir!

Tuesday, December 15, 2009

JOSÉ ALBERTO VASCO APRESENTA METAMORFOSES, DE MARGARIDA SOARES CARDOSO, EM ALCOBAÇA, NO ARMAZÉM DAS ARTES

Lançamento do Livro de Poesia
Metamorfoses
de
Margarida Soares Cardoso
Domingo . 20 de Dezembro . 16 horas
Armazém das Artes . Alcobaça
Apresentação a cargo de José Alberto Vasco
http://www.umgostoumvintem.com.pt/
É de ir!

A HISTÓRIA DA CLÍNICA, EM MAIS UMA SESSÃO DO CICLO CONVERSAS SOBRE..., NA AAICS

A iniciativa Conversas Sobre… é organizada pela AAICS - Associação Académica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Em cada sessão tem sido analisada uma obra (livro ou conjunto de artigos) por um apresentador e tem havido um moderador. Esta iniciativa é dirigida sobretudo aos alunos de mestrado e doutoramento do ICS/UL, mas nela são bem vindos também, como apresentadores ou assistentes, alunos de cursos de graduação e de pós-graduação de outras universidades, bem como investigadores, bolseiros de investigação, docentes e todos os interessados nas temáticas a serem apresentadas e debatidas.
9ª Sessão
17 de Dezembro . 17 horas . Sala de Aulas 2
A História da Clínica
Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2002
(Michel Foucault)
Apresentação
Madalena Rolim Patriarca (ICS-UL)
Moderação
Filipa Subtil (ICS-UL)
É de ir!

CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRÉMIO LOPES-GRAÇA DE COMPOSIÇÃO 2009, EM MONTE ESTORIL

A Câmara Municipal de Cascais vai entregar, dia 17 de Dezembro, às 18h30, o Prémio Fernando Lopes-Graça de Composição 2009 a José Miguel Duarte Oliveira. A cerimónia terá lugar no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, Monte Estoril. “Cinco miniaturas” foi a obra apresentada a concurso pelo compositor Miguel Duarte Oliveira e que mereceu a atribuição do prémio pelo júri da 12.ª edição do concurso, o qual é composto pelos compositores António Pinho Vargas, Sérgio Azevedo e pelo clarinetista Manuel Jerónimo. O júri entendeu ainda distinguir com menções honrosas as obras “Serafina”, de João Duarte Damas, e “Sem abrigo”, de José Pereira Valente. Durante a cerimónia de entrega do prémio terá lugar o lançamento das edições musicais das obras premiadas este ano e em 2004, respectivamente, “Cinco Miniaturas”, de Miguel Duarte Oliveira , e Plurabelle, de Vasco Mendonça, ambas com edição da AVA Musical Editions. Segue-se um concerto por solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras no qual serão interpretadas a obra vencedora e menções honrosas da 12ª edição do Prémio Lopes-Graça de Composição e ainda a composição “Divertissement Trio”, de Fernando Lopes- Graça, numa homenagem ao compositor que dá nome ao prémio. É de ir!

Monday, December 14, 2009

ALICE VIEIRA / 30 ANOS DE LIVROS, EM LISBOA,

Alice Vieira . 30 Anos de Livros
Sessão Comemorativa
16 de Dezembro . às 17 horas
Jardim de Inverno do Teatro São Luiz . Lisboa
É de ir e comemorar!

VIGÍLIA DE SOLIDARIEDADE COM AMINETU HAIDAR, EM LISBOA

O grupo promotor do apelo firmado por 42 personalidades e entregue ontem nas embaixadas de Espanha e de Marrocos decidiu, em estreita colaboração com a AMNISTIA INTERNACIONAL - Portugal, convocar uma nova Vigília de Solidariedade com Aminetu Haidar.
A VIGILIA de SOLIDARIEDADE com AMINETU HAIDAR realiza-se na próxima para terça-feira, dia 15 de Dezembro, às 18:30h, em frente ao CENTRO JEAN MONET
Pedimo-vos a máxima divulgação da iniciativa. TRAZ UMA VELA E MUITOS AMIGOS!
VIGÍLIA de SOLIDARIEDADE com AMINETU HAIDAR
convocada pela AMNISTIA INTERNACIONAL - Portugal
Terça-Feira, dia 15 de Dezembro, às 18:30h, frente ao CENTRO JEAN MONNET
Delegação do Parlamento Europeu e da União Europeia
(Largo Jean Monnet, junto à Rua do Salitre, em Lisboa)
Prémio de Direitos Humanos da Assembleia da República 2006 – AI Portugal
Prémio Nobel da Paz 1977 – Amnistia Internacional
É de ir e não baixar os braços!
................................../.......................................

Abaixo Assinado entregue na Embaixada de Espanha e subscrito por
42 personalidades da vida portuguesa

APELO PELO RETORNO DE AMINETU HAIDAR À SUA TERRA

Aminetu Haidar corre perigo de vida. Privada do seu passaporte e impedida, por isso mesmo, de regressar ao convívio dos seus familiares, Aminetu Haidar está gravemente debilitada e pode morrer a qualquer momento.

Na semana em que a comunidade internacional celebra mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanas e reitera a convicção de que as razões de Estado não podem, em nenhuma circunstância, sobrepor-se ao respeito pelos direitos fundamentais de cada pessoa, permitir o retorno de Aminetu Haidar à sua terra é não só um gesto imperioso de grandeza humanitária como uma expressão da validade efectiva dos direitos humanos.

Animados por este espírito e profundamente preocupados com esta situação, juntamo-nos ao apelo da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos aos Reinos de Espanha e de Marrocos para que sejam criadas, com a máxima urgência, condições para que Aminetu Haidar regresse à sua terra.

Alfredo Bruto da Costa, professor universitário
Ana Vicente, investigadora
André Jorge – editor
Anselmo Borges, Padre
António Filipe, deputado
Boaventura de Sousa Santos, sociólogo
Carvalho da Silva, sindicalista
D.Januário Torgal Ferreira, Bispo
Duarte Cordeiro, deputado
Eduarda Maio, jornalista
Eduardo Nery, pintor
Eduardo Cabrita, deputado
Fernando Nobre, médico
Freitas do Amaral, professor universitário
Helena Roseta, Arquitecta
Isabel Allegro de Magalhães, professora universitária
João Galamba, deputado
José Manuel Pureza, deputado
Lucília Justino, dirigente da Amnistia Internacional
Luis Afonso, cartoonista
Luís Fazenda, deputado
Luis Moita, professor universitário
Luísa Jacobetty, jornalista
Luísa Teotónio Pereira, dirigente associativa
Manuel Alegre, escritor
Manuel Gusmão, escritor
Maria Ângela Pires, dirigente da Amnistia Internacional
Maria João Seixas, directora da Cinemateca Nacional
Marinho Pinto, advogado
Miguel Real, escritor
Miguel Vale de Almeida, deputado
Nuno Teotónio Pereira, arquitecto
Paula Escarameia, professora universitária
Paula Santos, deputada
Pedro Bacelar de Vasconcelos, professor universitário
Pedro Chorão, pintor
Pedro Krupenski, dirigente da Amnistia Internacional
Pezarat Correia, militar aposentado
Teresa Beleza, jurista
Teresa Morais, deputada
Vera Jardim, deputado
Víctor Nogueira, activista pelos direitos humanos

MULHERES CIENTISTAS: UM OLHAR PARA A CIÊNCIA, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Tertúlias da Ciência
CICLO DE CONFERÊNCIAS
ENTRADA LIVRE
Numa tentativa de promover a ciência junto da comunidade estudantil bem como junto da sociedade em geral, o Núcleo de Estudantes de Química em colaboração com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra organizam as Tertúlias da Ciência, um espaço onde todos podem expor as suas ideias de acordo com o tema introduzido pelo orador convidado.
CONFERÊNCIA . 16 DE DEZEMBRO . 17H00
MULHERES CIENTISTAS: UM OLHAR PARA A CIÊNCIA
Maria da Graça Martins Miguel
Departamento de Química da Universidade de Coimbra
Desde há mais de 3000 anos, elas descobriram galáxias, formularam teoremas, sintetizaram elementos químicos e investigaram segredos da matéria e da biologia. Muitas cientistas do passado são desconhecidas, mas certamente que as suas descobertas foram decisivas para a Humanidade. Em Portugal, e na Europa em geral, as mulheres estão cada vez mais presentes em áreas da investigação científica, contudo, paradoxalmente, continuam longe do topo das carreiras, dos círculos do poder e dos centros de decisão, como reflectem as mais recentes estatísticas. Na realidade são necessárias estratégias, através da promoção de um justo equilíbrio, que revertam esta expressão, demasiado reduzida, de modo a optimizar a sua capacidade de intervenção na sociedade e a utilizar os enormes benefícios que daí poderão advir.
Vislumbram-se, no entanto, no horizonte alguns indicadores de esperança…
Com trabalho, afirmação e persistência, esperamos ver o aumento da auto-confiança e participação das mulheres na ciência e tecnologia e, simultaneamente, saber valorizada a sua imprescindível visibilidade.Um outro olhar para a Ciência vai ser uma questão de tempo. A Ciência pertence a toda a Humanidade e transcende a designação de género. Mulheres e homens compartilham uma linguagem e possuem objectivos comuns na busca da verdade e revelação dos mistérios da Natureza. É de ir!

Sunday, December 13, 2009

TUBISTA ALCOBACENSE SÉRGIO CAROLINO É UM DOS CABEÇAS DE CARTAZ DO 2009 TUBAMANIA INTERNATIONAL FESTIVAL, EM BANGKOK

O meu ilustríssimo conterrâneo Sérgio Carolino continua a evidenciar-se como um dos mais importantes e credenciados tubistas mundiais da actualidade. Entre 14 e 17 de Dezembro, Sérgio Carolino passeia a sua genialidade interpretativa e criativa em Bangkok, na Tailândia, onde será uma das cabeças de cartaz do 2009 Tubamania International Festival (http://www.yamaha.co.th/TubaMania.php), cujo director artístico é o australiano Steve Rosse. Ah grande Sérgio Carolino!

FADO, DE CARLOS SAURA, ENCERRA CICLO DE CINEMA FADO: PATRIMÓNIO, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

"Fado", de Carlos Saura, é o filme que encerra o Ciclo de Cinema: “Fado Património”, promovido no Cind-Teatro de Alcobaça. Usando Lisboa como cenário, explora as relações profundas entre a música, a cidade e a evolução do Fado ao longo da sua história, desde as suas origens africanas e brasileiras até aos Fadistas modernos. O documentário junta fadistas e bailarinos de renome, oriundos de Portugal, Brasil, México e Cabo-Verde. Do alinhamento principal constam interpretações contemporâneas de Fados clássicos, na voz de Mariza, Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, aqui recordada em imagens de arquivo, Chico Buarque, Lura, entre outros. Depois do ciclo de cinema: 'Amália - A Diva do Fado', o Cine-Teatro de Alcobaça recebeu assim ao longo de um semestre quatro filmes dedicados ao Fado, património central da matriz identitária portuguesa, no âmbito da sua candidatura a Património Mundial. Ciclos pensados inicialmente para o público sénior, mas estão também abertos a toda a população em geral.
Cine-Teatro de Alcobaça
15 de Dezembro . 14h30
Bilhete: 1 euro
É de ir!

VI CONGRESSO NACIONAL DE GERONTOLOGIA, NO PORTO

A realizar pelo 6º ano consecutivo o VI CONGRESSO NACIONAL DE GERONTOLOGIA, nos próximos dias 15 e 16 de Dezembro, no Auditório da Fundação Eng. António de Almeida, Porto, tem como objectivo: Reflectir sobre as dimensões ético-deontológicas da intervenção gerontológica. Contudo este ano o encontro científico tem uma causa que muito nos empenha que é ajudar a Lar de Idosos das Irmãzinhas dos Pobres (Pinheiro Manso - Porto). Tivemos conhecimento que está instituição necessitava de material destinado a fisioterapia para os idosos lá institucionalizados e por isso, decidimos reverter verbas para esta causa. Lembramos a localização da Fundação Engenheiro António de Almeida: (Avenida da Boavista – Porto, frente ao SHERATON HOTEL), Rua Tenente Valadim, 325,que disponibiliza parque de estacionamento gratuito para todos os participantes neste encontro científico. É de participar!

ORATÓRIA DE NATAL, DE JOHANN SEBASTIAN BACH, EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Fundação Calouste Gulbenkian . Lisboa . Grande Auditório
14 de Dezembro / 19 horas . 15 de Dezembro / 21 horas
Coro e Orquestra Gulbenkian
Michel Corboz, Maestro
Nathalie Gaudefroy, Soprano
Annette Markert, Meio-Soprano
Christophe Einhorn, Tenor
Rudolf Rosen, Barítono
Johann Sebastian Bach
Weihnachtsoratorium («Oratória de Natal»), BWV 248
Cantatas I, II e III
Escrita em 1734, quando Bach contava cerca de 50 anos, a Oratória de Natal ilustra a história da quadra que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A obra foi composta como um conjunto de seis cantatas a serem interpretadas em diferentes celebrações, nomeadamente durante os três dias de Natal (25, 26 e 27 de Dezembro), no dia de Ano Novo, no Domingo após o dia de Ano Novo e ainda no feriado da Epifania, celebrado doze dias após o Natal. Absolutamente imperdível!

BRANCA DE NEVE EM PATINS, NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Cine-Teatro de Alcobaça . Grande Auditório
Branca de Neve na Floresta Encantada
teatro em patins
espectáculo para famílias
Domingo . 13 de Dezembro . às 11 e às 15h30
É de ir!