Friday, September 07, 2007

DJ FRANK MAUREL NO FESTIVAL VIDIGUEIRA JOVEM 2007

O Dj Frank Maurel será um dos animadores de serviço no Festival Vidigueira Jovem 2007, que decorrerá naquela simpática localidade alentejana durante este fim-de-semana. Hoje, sexta-feira, 7 de Setembro, as honras musicais da casa estarão a cargo do Dj Frank Maurel, dos Expensive Soul, dos The Fox e de Sam The Kid. Amanhã, sábado, 8 de Setembro, a coisa voltará a animar, e muito, com a pesença em palco de João Pedro Pais, dos Chus & Ceballos e dos Estado de Espírito. O festival conta ainda com a participação de vários Dj's de serviço contra os tempos mortos... Viva!

RODA DE CHORO DE LISBOA NA PRAÇA DO COMÉRCIO, SEM CARROS, NO PRÓXIMO DOMINGO

A Roda de Choro de Lisboa tem desenvolvido um cuidado trabalho na área da música brasileira do final do séc. XIX e XX. O choro (ou chorinho) foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias (como o schottisch, a valsa, o minueto e, especialmente, a polca), da música popular portuguesa e da música africana. A origem do termo choro decorreu da forma sentimental de abrasileirar as danças europeias. De início, era apenas uma maneira mais emotiva, chorosa, de interpretar uma melodia, cujos praticanteseram chamados de chorões. Como género, o choro só tomou forma na primeira década do século XX, mas a sua história começa em meados do século XIX. Na época em que as danças de salão passaram a ser importadas da Europa. A abolição do tráfico de escravos, em 1850, provocou o surgimento de uma classe média urbana (composta por pequenos comerciantes e funcionários públicos, geralmente de origem negra), segmento de público que mais se interessou por esse género de música.
Os músicos da "Roda" (maioritariamente portugueses) são de diversos estilos musicais mas em comum têm a paixão pelo choro e pelo samba na sua vertente mais tradicional. No dia 9 de Setembro os "malandros" da roda serão: Múcio Sá, bandolim, violão de 6, cavaco, baiano, vive em Lisboa à 12 anos, eclético, participa em projectos de Jazz, MPB, Pop rock e também sua própria música; Nuno Gamboa, violão de 7 cordas (estudou violão e saxofone no Hot Clube de Portugal e Academia de Amadores de Música e já participou em projectos de Pop rock, Jazz blues e MPB); João "Janeca" Nogueira, contrabaixo (amador e autodidacta, toca contrabaixo e violão na área da música do mundo (mpb, fado, música africana e jazz). É Professor Universitário (UNL), Psicólogo, Mestre e Doutor em Ciências da Educação); Alexandre "barriga" Soares, percussão (é carioca, e começou a tocar na Gafieira Estudantina no centro do Rio. Com 26 anos de experiencia está em Portugal há 12 anos e lidera o grupo de percussão Batuquegê, e ainda acompanha diversos artistas de várias áreas musicais); Félix Junior, violão de 7 cordas e cavaco de 5 cordas, músico de Brasilia onde foi professor no conceituado "Clube de Choro de Brasilia". Tocou (e toca) com grandes nomes do choro como Hamilton de Holanda, Jorge Cardoso, etc... Reside em Lisboa desde Maio 2007; Pedro Godinho, violão de 6 cordas e bandolim (músico eclético dentro da lusofonia); Guto Lucena, faluta transversal e saxofone soprano (artista de vários projectos de jazz, tais como o Tora Tora Big Band, entre outros.
Roda de Choro de Lisboa, ao vivo no domingo, 9 de Setembro, às 16 e 30: um espectáculo com muita música e animação, em mais um domingo sem carros na Praça do Comércio! É de ir!

Thursday, September 06, 2007

CLINIC PROMETE ENCERRAR EM GRANDE O SEU FESTIVAL REMEMBER SEPTEMBER, EM 7 DE SETEMBRO

É já no dia 7 de Setembro, sexta-feira, que o alcobacense Clinic encerra o seu festival de novas tendências, música, dj´s, visuais e sangue novo, iniciado no passado sábado, 1 de Setembro. Uma ideia simples e feliz, que aponta sobretudo pistas para o futuro. Tem cabeças de cartaz que estão na linha da frente dos maiores festivais e clubes nacionais. Dezperados e Kitten, habitués nos maiores eventos e com regularidade nos melhores clubes nacionais. A par disso, nomes que estão já cimentados no panorama nacional como Rádio Piratas, Zé Pedro Moura e Jêpê. Para terminar, o tal sangue novo. Novos produtores/dj´s que estão na iminência de se tornarem as próximas estrelas – Kid Disco, Two Fingers e Vernissage Dj set. Este é assim o primeiro Club Festival que o Clinic organiza. Para além do espaço físico o Clinic aponta a área circundante ao ar livre como espaço oficial do Festival. Existirão ainda Visuais por novas esperanças –Vj Myn e On the road, bem como ateliers de roupa. Estas duas datas (1 e 7 de Setembro) apresentam uma ideia original de mostrar que existe uma nova forma de abordar as pistas de dança e sobretudo ressalvar a ideia de Festival Urbano à imagem de um clube. O Clinic faz este ano 5 anos e apresenta regularmente um investimento notável em programação nacional e internacional. Este Festival Remember September é mais uma excelente amostra daquilo que o Clinic pode fazer! Venha o próximo!!!

EDIÇÃO DE SETEMBRO DO MAGAZINE MUSICAL DIGITAL BODYSPACE ESTÁ MESMO MUITO INTERESSANTE

Após a extinção pura e dura da maioria dos jornais e revistas analógicas musicais portuguesas, o público nacional da música popular urbana ficou algo desorientado em termos desse género de imprensa em Portugal. Felizmente, a Internet acabou por disponibilizar novas e muito aliciantes vertentes para esse tipo de imprensa, cuja manutenção se torna dessa modo finaceiramente mais viável. Um desses felizes casos é o magazine musical digital Bodyspace, que sob a direcção de André Gomes continua a proporcionar um espaço jornalístico de livre aderência, com artigos de fundo, entrevistas, notícias, críticas de discos, DVD's e concertos e uma indispensável agenda de espectáculos. A Bodyspace está bem e recomenda-se e a sua edição de Setembro já está on line, confirmando a qualidade anterior daquele interessantíssimo objecto jornalístico digital. A Bodyspace pode ser consultada em http://www.bodyspace.net e tomamos a liberdade de aqui reproduzir o seu editorial de Setembro, em que André Gomes sintetiza muito bem o espírito e o conteúdo do seu magazine musical:
"Entrar no mês de Setembro tem, para sempre, aquele cheiro e sabor de quem regressa às aulas. Tem cheiro a lápis e cadernos, sabor a castanhas e a quase Outono. Mas tendo em conta a falsidade deste Verão que ainda corre tudo leva a crer que as surpresas ainda possam ser muitas. Depois das férias, entrar no 9º mês do ano tem aquele sentimento, agora bem real, de entrada nos últimos meses do ano. A esta hora já algumas listas deverão ir a meio, as contas de cabeça começam a ganhar existência física no papel. Uns fazem listas para comprar material escolar e outros alinhavam nomes para os topes do costume.
Depois do reinado dos discos de Verão, é tempo de dar entrada aos discos de meia-estação, pré-Outono. E não falta por aí discos com sentimento semelhante. Os Múm, por exemplo, estão de regresso com um disco que promete ser companhia segura para os próximos tempos. O novo single chama-se, com toda a imprevisibilidade do mundo,
They Made Frogs Smoke 'Til They Exploded e já anda por aí. E porque eles são uma das bandas mais incontornáveis do momento, também há disco dos Animal Collective quase a chegar: o sucessor de Fells chama-se Strawberry Jam e ameaça conquistar alguns corações mais ou menos desprevenidos. Também vem aí novo disco de PJ Harvey, do enorme Thurston Moore, Joni Mitchell, Akron/Family, Kanye West e a Aesop Rock, só para mencionar alguns.
Mas se Setembro tiver que rimar com concertos, a rentrée tem algumas ofertas interessantes. Massive Attack e Peeping Tom a 17 no Coliseu de Lisboa e a 18 no Porto, a noite de metal experimental / pós-metal com os Bossk e os Humanfly (ambos do Reino Unido) na Fábrica do Som, no Porto, e, como não, o Festa do Avante!, com um dos melhores cartazes do ano – com bastante facilidade. É rumar até à Quinta da Atalaia e ver a festa da família comunista ao som de Fanfare Cioc?rlia, Cristina Branco, Sam the Kid, Sérgio Godinho, Toumani Diabaté's Symmetric Orchestra, Tito Paris, Jacinta, Chullage, Brigada Victor Jara, Vitorino, Carlos Bica, Janita Salomé, Jim Black, Aldina Duarte, Tora Tora Big Band, Telectu, Brigada Vitor Jara, Carlos Barreto, Raquel Tavares, Matt Pavolka, Couple Coffee Band, entre outros.
Noutros assuntos, mudando completamente de assunto, este é o mês em que dedicamos uma semana à música feita no Brasil. Durante cinco dias fazemos uma viagem ao país irmão no sentido de resgatar do anonimato (uns mais que outros) nomes interessantes da música feita em território brasileiro. A semana terá o cuidado de percorrer vários estilos musicais, diferentes realidades e diversas cidades do Brasil – e não só São Paulo ou o Rio de Janeiro, como é comum por aí. Um destes dias acordamos e o Bodyspace estará vestido de verde, amarelo e azul".
Força Bodyspace! Muita!

Wednesday, September 05, 2007

MESA REDONDA EUROPEAN COMPARATIVE WOMEN'S HISTORY, XX CENTURY, NO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Uma imperdível mesa redonda subordinada ao tema European Comparative Women's History, XX Century, terá lugar no próximo dia 10 de Setembro, na Sala Polivalente do Instituto de Ciênciais Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), situada no nº 9 da Av. Prof. Anibal de Bettencourt. Serão apresentadas as comunicações Comparative History as Tool: Testing Hypotheses in Women's History, por Marilyn J. Boxer, da San Francisco State University; Comparing Feminisms, por Karen Offen, do The Michelle Clayman Institute for Gender Research, da Stanford University; Visibilité sans pouvoir. Le féminin de la Démocratie italienne, por Michela de Giorgio, da Université de Sassari, e Modèle anglo-saxon et nordique versus modèle latin: l'accès des femmes à la citoyenneté au XXe siècle?, por Mariette Sineau, do Centre de Recherches Politiques de Sciences-Po, do Paris/CNRS. A organização desta mesa redonda é da responsabilidade de Anne Cova (ICS-UL), com o apoio do Instituto Internacional Casa de Mateus. Os interessados em mais informações sobre o evento deverão contactar: Margarida Bernardo—Assessoria de Eventos/Events, em assessoria.eventos@ics.ul.pt

TEMPORADA GULBENKIAN DE MÚSICA 2007/2008 INICIA-SE COM DOIS CONCERTOS COM OBRAS DE EMMANUEL NUNES

Situo-me entre os que continuam plenamente convictos de que um dos mais importantes acontecimentos culturais do próximo ano em Portugal será a estreia da ópera Das Märchen, de Emmanuel Nunes, em 27 de Janeiro, no Teatro Nacional de S. Carlos. Antes disso, a Fundação Calouste Gulbenkian iniciará no primeiro sábado de Outubro a sua Temporada de Música 2007/2008, cujos dois concertos inaugurais serão também essencialmente dedicados à interpretação de composições de Emmanuel Nunes, reverencial figura da música culta contemporânea e, certamente, o mais importante compositor português em termos de reconhecimento internacional (que este ano é tema de uma retrospectiva internacional no âmbito do Réseau Varèse). E se Emmanuel Nunes é reconhecido como relevante personalidade da música culta a nível mundial, o mesmo se passa com os agrupamentos que interpretarão a sua música nesses dois concertos: o português Remix Ensemble (que entre os seus principais solistas conta com o percussionista alcobacense Manuekl Campos) e o alemão Ensemble Modern.
No sábado, 6 de Outubro, pelas 19 horas, será apresentado o primeiro desses concertos, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, em que o Coro Gulbenkian e o Remix Ensemble, sob a direcção do maestro Peter Rundell, interpretarão Circundante Circunstância dos Círculos (1ª audição em Portugal), de Miguel Azguime, e as composições Duktus e Épures du Serpent Vert II, de Emmanuel Nunes, havendo ainda lugar a um Comentário Pré-Concerto, por Miguel Azguime, às 18 horas, no Auditório Três da Fundação Gulbenkian.
No domingo, 7 de Outubro, à mesmíssima hora e no mesmíssimo local, terá lugar o segundo desses concertos, em que o Ensemble Modern, sob a direcção do maestro Frank Ollu, interpretará duas composições de Emmanuel Nunes: Wandlungen e Épures du Serpente Vert IV, esta última em 1º audição absoluta. Esse espectáculo será também precedido de um Comentário Pré-Concerto, da responsabilidade de Jean Marc Chouvel (que falará em francês).
A Temporada Gulbenkian de Música 2007/2008 prepara assim uma autêntica abertura em grande, que, para os alcobacenses como eu, apresenta também a especialíssima virtude de nela participar um dos mais prestigiados instrumentistas alcobacenses da actualidade: Manuel Campos. Num ano em que a programação daquela temporada musical volta a prometer novos momentos de pura fruição musical ao seu público, não posso deixar de aqui fazer particular destaque ao concerto do Ciclo Grandes Orquestras Mundiais que em 29 de Janeiro prestará homenagem a Olivier Messiaen, um dos mais notáveis compositores do século XX, no centenário do seu nascimento, em que SWR Sinfonieorchester Baden-Baden Und Freiburg sob a direcção do maestro Sylvain Cambreling, interpretará uma das mais apaixonantes composições do passado século: a Turangalila-Symphonie de Olivier Messiaen. Bem hajam!

Tuesday, September 04, 2007

ORQUESTRA TÍPICA E CORAL DE ALCOBAÇA ACTUA NA FESTA DO AVANTE

O próximo fim-de-semana será incontornavelmente marcado por mais uma edição da Festa do Avante. Entre sexta-feira, 7 de Setembro, e domingo, 9 de Setembro, contar-se-ão certamente entre os milhares os visitantes a um evento que lhes continua a proporcionar uma saudável qualidade artística e cultural. Entre as dezenas de artistas e agrupamentos que este ano actuarão nos palcos da Quinta da Atalaia assume particular importância para os alcobacenses o facto de estar entre eles a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, cuja actuação na Festa do Avante 2007 ocorrerá na tarde domingo, 9 de Setembro,as 14 e 30, no Palco Arraial. É certinho e direitinho que Aníbal Freire e a sua orquestra não deixarão ali ficar nada mal Alcobaça e as suas gentes!

UM APELO URGENTE DO GRUPO DE APOIO AOS ANIMAIS DE VILA FRANCA DE XIRA

Uma nossa caríssima amiga solicitou-nos a divulgação do seguinte apelo, impulsionado pelo Grupo de Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira e essencialmente destinado a quem viva naquela região, ou perto, ou a quem, embora vivendo mais longe, tenha muitíssimo bom coração:
"Como muitos já devem de saber, a Direcção Geral de Veterinária decidiu fechar o Abrigo de Vila Franca de Xira. Após inúmeras solicitações por parte de entidades nacionais e estrangeiras à Direcção Geral de Veterinária, conseguiu-se prolongar esse prazo até ao dia 15 de Setembro. Quando se iniciou o trabalho de recuperação do abrigo por parte de um grupo de voluntários, estavam nesse abrigo cerca de 300 cães. Neste momento e após 2 meses de intenso trabalho, encontram-se no abrigo cerca de 40 animais. Tem sido enorme o esforço para melhorar as condições de vida daqueles cães, proporcionar-lhes apoio veterinário, esterilizar as cadelas, realojá-los em familias de acolhimento, temporárias e definitivas. Mas muito trabalho há a fazer até ao dia 15 de Setembro. Continua a haver animais que necessitam de ser esterilizados, de serem vistos por veterinários e a logistica implicada é muito dificil. Quando as energias de quem está a gerir tudo isto se estão a esgotar, gostaríamos de deixar aqui um apelo-
Necessitamos de pessoas voluntárias, com carro, que se disponibilizem para fazer transportes de animais de Vila Franca de Xira para Lisboa nas próximas duas semanas. Pedimos a quem tenha a possibilidade e capacidade de receber um desses animais, seja instituição ou particular, o faça, porque estamos numa corrida contra o tempo. Consultem por favor o site da Felinus http://www.felinus.org/ onde existe um tópico no Fórum que explica o que tem sido um verdadeiro filme de terror".
Seria bom que ninguém ficasse indiferente a esta situação...

Monday, September 03, 2007

UMAR PROMOVE CURSO PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÉNERO NA ESCOLA E NA FAMÍLIA

A UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) promove um curso intitulado Prevenção da Violência de Género na Escola e na Família, nos próximos dias 8 e 9 de Setembro, no Porto. Esse curso inscreve-se no âmbito das actividades de Prevenção da Violência nas Escolas, que visa impulsionar e implementar actividades que poderão dar uma contribuição singular para o sucesso académico e educativo das crianças e dos jovens, uma vez que capacitam para dimensões que permitem o bem-estar e o sucesso educativo dos alunos e da escola. Nos tempos que correm é mesmo muito importante que se debatam temas como este e se tentem apresentar soluções condignas para problemas desse género. Valerá certamente a pena!

ALCANENA APRESENTA EXPOSIÇÃO DE ARTE LUSO-BRASILEIRA

No âmbito do III Intercâmbio Cultural Brasil–Portugal, será inaugurada, na próxima sexta-feira, 7 de Setembro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, uma Exposição de Arte Luso–Brasileira. Seguir-se-á um Porto de Honra e uma Sessão Solene, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alcanena, pelas 18 e 30. Nessa Sessão Solene serão galardoadas algumas entidades e personalidades daquela região, havendo ainda lugar para momentos de música e poesia. Serão galardoadas, entre outras, as seguintes personalidades, por ordem alfabética: Alda Machado Gonçalves, Alfredo Tinoco, António Nabais, Daniel Calado Café, Judite Primo, Márcio Lopes e Mário Canova Moutinho. Aquela iniciativa é da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcanena e da Casa-Museu Maria da Fontinha, de Além do Rio, Castro Daire. É de ir!

SÍTIO DO CEFALÓPODE REABRE ESTA SEMANA

O lisboeta Sítio do Cefalópode situa-se em Lisboa, na encosta do Castelo de S. Jorge, e após um merecido descanso para férias reabre hoje à noite as suas portas ao público, com uma programação aliciante quanto baste. Hoje, 3 de Setembro, o Cefalópode dará honras de palco ao contrabaixista Hugo Antunes, que será o anfitrião de uma noite dedicada a todos os músicos que quiserem mostrar o que valem numa Jam Session que promete durar até tarde. Terça-feira, 4 de Setembro, regressa ao palco do Cefalópode a Roda de Chorinho que desde o seu início tem encantado os visitantes do Cepas... Sábado, 8 de Setembro, regressa ao palco do Cefalópode o emérito Filipe Mendes, que promete arrasar novamente a casa com o seu projecto Selecta+Projecta. E a coisa não pára por aí, anunciando-se já nova Jam Session para a noite de segunda-feira, 10 de Setembro, dessa vez com o contrabaixista Stephen Krieger como anfitrião. Promete!

Sunday, September 02, 2007

VISITAS TEMÁTICAS E SEMINÁRIO ANIMAM EXPOSIÇÃO JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE, UMA VIDA COM A CORTIÇA (1899-1965), AINDA PATENTE NO SEIXAL

Tal como aqui demos conta em nossa postagem de 23 de Abril deste ano, está patente desde o dia 14 desse mês, no Núcleo da Mundet do Ecomuseu Municipal do Seixal, a exposição Joaquim Vieira Natividade, Uma Vida Com a Cortiça (1899-1965). Embora Alcobaça aparente estar praticamente alheada desse evento, que homenageia um dos seus vultos historicamente mais importantes e relevantes, a verdade é que essa continua a ser uma exposição muito bem sucedida e apreciada. Durante este mês, essa interessantíssima exposição será animada por alguns eventos, começando por duas visitas temáticas a decorrer em 7 e 21 de Setembro, às 18 horas, organizadas pelo Núcleo da Mundet do Ecomuseu do Seixal. Sob o título/tema Às Sextas-Feiras, Com Joaquim Vieira Natividade, essas visitas temáticas serão destinadas ao público juvenil e adulto, profissionais ligados à cortiça, ao sobreiro e ao montado, "visando despertar o interesse e corresponder à vontade de conhecer mais sobre o apaixonante universo da cortiça". Os interessados em participar poderão ainda inscrever-se no Serviço Educativo do Ecomuseu Municipal do Seixal ou pelo telefone 210976112. Nos dias 21 e 22 de Setembro, decorrerá no Auditório Municipal e outros locais do Seixal o seminário Joaquim Vieira Natividade, a Subericultura e o Património Suberícula e Corticeiro. A organização desse seminário será da responsabilidade da Câmara Municipal do Seixal e do seu Ecomuseu Municipal, que desse modo voltarão a prestar significatica homenagem a essa notável figura da Ciência e da Cultura portuguesa que foi o alcobacense Joaquim Vieira Natividade. Altamente recomendável!