Thursday, January 28, 2010

WORKSHOP DE ESCRITA CRIATIVA, EM LEIRIA, NA LIVRARIA ARQUIVO

Era uma vez... para sempre!
Escrever para Crianças
Margarida Fonseca Santos
30 de Janeiro . Livraria Arquivo . Leiria

O que é escrever para crianças e jovens?... Uma das coisas mais importantes a reter é que não há receitas – há muito caminhos onde o jogo, o olhar sobre o mundo e os afectos se cruzam.

Tendo como ponto de partida alguns exercícios de escrita criativa, o que se pretende com este pequeno curso é compreender a especificidade da escrita nesta área e experimentar vários caminhos, desde o universo fantástico aos objectos como personagens, do trabalho do diálogo à construção de enredos, passando pelo uso da metáfora e pelos jogos de non-sense.

Margarida Fonseca Santos tem vários livros publicados, sobretudo na área infanto-juvenil. No CLIC – Clube de Literatura, Ilustração e C.ª, orienta ateliers de escrita criativa com crianças, adultos e professores. Em 1996, ganhou o prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e o Prémio Revelação APE/IPLB, e, em 2008, ganhou o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes. Escreveu várias peças de teatro onde se destacam: as peças sobre Matemática para crianças e jovens, e O Navio dos Rebeldes (T. da Trindade), António, Bispo do Porto (Seiva Trupe) e A Filha Rebelde (T. Nac. D. Maria II), encontrando-se de momento em cena a peça Quando os bichos se reúnem (Bica Teatro). Autora (ou co-autora) das colecções 7 Irmãos, O reino de Petzel, As Aventuras de Colombo, A Escola Fantástica, Frik, e Génios do Mundo. Publicou, entre outros muitos outros livros para crianças e jovens, O Nó dos Livros, Chamem-lhes nomes, 7X5 Histórias de Liberdade. Histórias para contar consigo, Começar de Novo, Escrito a lápis, O n.º 11, são alguns dos livros que publicou para adulto.

“A minha vida mudou quando decidi dedicar-me à paixão que é escrever. Comecei pela literatura infantil, depois segui para a juvenil, mas nunca deixei de escrever para adultos. Ensinar pela escrita e contar as minhas histórias são as duas outras paixões...” Margarida Fonseca Santos

Data: 30 de Janeiro
Horário: das 10h às 13h; das 14h30 às 17h30
Duração: 6 horas
Preço: 35,00€
N.º de vagas: 20
Data limite inscrição: 28 de Janeiro
Local: Livraria Arquivo
Informações:
Paula Carvalho
Livraria ARQUIVO / Av. Combatentes da Grande Guerra, 53 / 2400-123 Leiria
Telefone: 244822225 . Fax: 244828091
E-mail: agenda@arquivolivraria.pt . www.arquivolivraria.pt www.arquivolivraria.blogspot.com

É de participar!

LUÍS REIS TORGAL PROFERE CONFERÊNCIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça
Sábado . 30 de Janeiro . 16 horas
conferência
O Estado Novo Corporativo de Salazar e de Marcello Caetano e as Eleições para a Assembleia Nacional. As Oposições
por
Luís Reis Torgal
É de ir!

Wednesday, January 27, 2010

WASTE DISPOSAL MACHINE INICIAM DIGRESSÃO EM FARO

1. Nos próximos meses os Waste Disposal Machine irão estar ocupados com a segunda fase de promoção do seu álbum de estreia, "Interference" [Thisco, Thisk.053]. Faro, Albufeira, Loulé, Tomar, Leiria, Torres Novas e Portalegre são as cidades nas quais a banda tem já confirmadas actuações. A banda encontra-se entretanto a negociar outras datas que serão oportunamente divulgadas.

29 Janeiro: Faro - Arcádia
30 Janeiro: Guia/Albufeira - FNAC Algarve
30 Janeiro: Loulé - Bar Bafo de Baco
20 Fevereiro: Tomar - Lagares d'El Rei
27 Fevereiro: Leiria - Beat Club
27 Março: Torres Novas - Café-concerto do Teatro Virgínia
16 Abril: Portalegre - Café-concerto do Centro de Artes do Espectáculo


2. No mês de Fevereiro, os Waste Disposal Machine lançarão o EP "Recycled" que incluirá várias remisturas de três dos temas incluídos em "Interference". 'I Sign the Body Electric', 'Girl within a Motorcycle' e 'Home Sweet Home' são os três temas alvo de reciclagem por vários projectos com os quais a banda tem mantido próximas relações de colaboração e cumplicidade. Esta edição estará disponível para download gratuito através da netlabel enoughrecords [http://enoughrecords.scene.org/] e também em formato CD-r [apenas nos concertos que a banda irá realizar nos próximos meses].

É de ir!

PIERRE RIGAL NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém . Pequeno Auditório . Sala Eduardo Prado Coelho
29 e 30 de Janeiro . 21 horas
PIERRE RIGAL . COMPANHIA DERNIÈRE MINUTE
PRESS
Press é a imagem da tragédia do homem moderno. Com humor e ironia, Pierre Rigal retrata a luta de um indivíduo com as constantes limitações ao seu espaço vital.
Este solo de Pierre Rigal aborda temas tão actuais como a pressão do dia-a-dia, a banalização do quotidiano e a complexidade que caracteriza a vida moderna. Em cena, o corpo de um indivíduo-objecto que, numa pequena sala quase vazia, se vê forçado a adaptar-se constantemente a um espaço que vai ficando cada vez mais pequeno.
Atleta, especialista dos 400 metros e dos 400 metros barreiras, Pierre Rigal teve formação em cinema onde se cruzou com os coreógrafos Heddy Maalem, Bernardo Montet e Aurélien Bory, entre outros. Em 2003, fundou a companhia Dernière Minute e criou a sua primeira peça, o solo Érection.

Concepção, cenografia, coreografia e interpretação . PIERRE RIGAL
Construtor, iluminação, maquinista . FRÉDÉRIC STOLL
Criação musical . NIHIL BORDURES
Som e música ao vivo . GEORGE DYSON
Assistente do coreógrafo . MÉLANIE CHARTREUX
Direcção de produção . SOPHIE SCHNEIDER
Produção . COMPAGNIE DERNIÈRE MINUTE, GATE THEATRE LONDON
Co-produção . RENCONTRES CHOREGRAPHIQUES INTERNATIONALES DE SEINE-SAINT-DENIS | THEATRE GARONNE - TOULOUSE
É de ir!

Tuesday, January 26, 2010

O SR. DE CHIMPANZÉ: TEATRO NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Teatro no Museu

28 e 29 de Janeiro . 21H30

Entrada livre

Depois do sucesso da iniciativa CIENTISTAS AO PALCO, iremos retomar a apresentação de uma das peças que foi concebida expressamente para a Noite dos Investigadores, no passado dia 25 de Setembro.

O SR. DE CHIMPANZÉ . Teatro Marionet

A Drª Van Carcass é a eminente directora de um museu zoológico. Por entre os animais empalhados que constituem o fabuloso acervo do seu museu dá uma atenção especial à sua filha Etamine, uma pequena jovem inocente, para a qual procura um marido.
Etamine está apaixonada por Isidore, um namorado que a Drª Van Carcass repudia. Para conseguir entrar no museu e aproximar-se da sua amada, Isidore encontra um estratagema invulgar: coloca-se na pele de um chimpanzé que Van Carcass aguardava no museu. Mas Van Carcass tem um criado, Baptiste, também ele apaixonado pela bela Etamine, que seguirá todos os passos do chimpanzé.
Será que Isidore irá ser desmascarado?

A não perder!

TERTÚLIA SOBRE O TEMA VIOLÊNCIA DE GÉNERO E HOMOFOBIA, NO PORTO

A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, inicia este mês o ciclo de colóquios sobre a mulher, que decorrerá durante o ano de 2010, todas as últimas quintas-feiras de cada mês, no Clube Literário do Porto (Rua Nova da Alfândega, 22). A tertúlia de Janeiro, sobre o tema Violência de Género e Homofobia, terá lugar na próxima quinta-feira, 28 de Janeiro, pelas 21.30h. Nela intervirão Helena Topa (FPCEUP) e Fabíola Cardoso (Clube Safo), sob moderação de Vânia Martins (UMAR). É de ir!

ANTÓNIO CARTAXO LANÇA EFEMÉRIDES ROMÂNTICAS, EM LISBOA

Livraria Pó dos Livros
(Avenida Marquês de Tomar, 89 - Lisboa)
Quinta-Feira . 28 de Janeiro . 18 horas
Lançamento do Livro
-Efemérides Românticas-
de
-António Cartaxo-
Apresentação
Alexandre Delgado
É de ir!

Monday, January 25, 2010

UMA MENSAGEM DA AMI, EM APOIO ÀS VÍTIMAS DO TERRAMOTO DO HAITI

Lisboa, 14 de Janeiro de 2010
Caros Amigos, Na sequência do terramoto que devastou o Haiti, partiu esta manhã uma primeira equipa de dois elementos da AMI, com destino à capital do país – Port-au-Prince, tendo-se disponibilizado uma verba de 20 mil dólares a utilizar na aquisição de água, medicamentos, desinfectantes e outro material de primeira necessidade.
Esta equipa tem como missão efectuar o levantamento de necessidades, coordenar acções de emergência com os parceiros locais e outros actores internacionais para desenvolver uma ajuda humanitária concertada e mais eficaz e preparar a chegada de uma equipa médica voluntária da AMI.
Entretanto, está já pronta a partir, de Lisboa, a equipa médica de 3 a 5 elementos, assim que estiverem reunidas condições para chegar rapidamente ao terreno e começar de imediato a trabalhar. Num país onde 53,9% da população já vivia em situação de pobreza extrema, dispondo de 1 dólar por dia, e 46% dos seus 8 milhões de habitantes não tinham acesso a água potável, actualmente toda a ajuda eficaz é pouca, não podendo a AMI, de forma alguma, ficar indiferente. A população do Haiti precisa urgentemente de todo o nosso empenho e para isso precisamos do seu contributo para a aquisição de mais medicamentos, material de penso e sutura, e todos os meios que vierem a ser necessários para prestar ajuda directa e sem demora às vítimas que sobreviveram a esta catástrofe de dimensões dantescas.
Pode efectuar o seu donativo para a AMI para:
Conta Emergência BES - NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco: Entidade 20 909 Refª 909 909 909 em Pagamento de Serviços
Pode ainda colaborar, reencaminhando este apelo a todos os seus contactos.
Contamos com a sua participação para que a população martirizada do Haiti retome alguma esperança num futuro possível.
Obrigado.
FUNDAÇÃO AMI

UM LIVRO PARA A GUINÉ-BISSAU

Um livro para a Guiné Bissau
Numa recente visita á Guiné Bissau, no âmbito da assinatura de um protocolo para
apadrinhamento de crianças à distância – Projecto BAOBÁ – conhecemos de perto a
dificuldade em encontrar professores que falem fluentemente o português, muito por
falta de livros que possam ler para exercitar as suas aptidões linguísticas.
A Acção para o Desenvolvimento, uma ONG guineense que visitámos, promove um
trabalho meritório na formação de jovens, não só através da sua escola de artes e ofícios, mas também através da formação de professores de escolas populares, que são
preparados para ensinar meninos desde o pré primário.
E é importante ajudar a formar estes professores que virão a ensinar as camadas mais
jovens da população. Eles precisam de livros para ler. Precisam de contos, de histórias infantis, de ficção, de novelas, de romances simples, de livrinhos que muitas vezes temos em casa e que não nos custa nada abdicar de um.
É por isso que vos pedimos que enviem um livro. Apenas um livro da vossa biblioteca
para o seguinte endereço:
A/C Isabel Levy Ribeiro
AD - Acção para o Desenvolvimento,
Caixa Postal 606 – Bissau
República da Guiné-Bissau
Os CTT têm uma tarifa especial para Guiné-Bissau, Timor e São Tomé e Príncipe, que
prevê um preço para correio económico internacional até 2kg de 2,98€..
Para eles esse nosso gesto fará a diferença. Desde já o nosso muito obrigado!
Associação Afectos com Letras
http://afectoscomletras.blogspot.com/
É de contribuir!

Sunday, January 24, 2010

MARIA DA CONCEIÇÃO, FUNDADORA DO DHAKA PROJECT E MULHER DO ANO NOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS VAI ESTAR EM LISBOA

Conheça Maria Conceição, fundadora do Dhaka Project e Mulher do Ano nos Emirados Árabes Unidos, em Lisboa, na FCCE-Católica

Maria da Conceição é uma hospedeira de bordo de 32 anos, natural de Vila Franca de Xira, que trabalha para a Emirates Airlines e vive no Dubai. Em 2005 numa viagem a Dhaka, a capital do Bangladesh, ficou chocada com o nível de pobreza e decidiu que tinha de fazer algo, tendo começado a ajudar crianças de um bairro muito pobre da capital. Nas repetidas idas a Dhaka, a Maria usou o tempo livre para criar um pequeno grupo humanitário: o Dhaka Project. Em poucos anos, o Dhaka Project (http://thedhakaprojectpt.blogspot.com/ , http://thedhakaproject.org/ adquiriu uma dimensão significativa fazendo hoje a diferença, não apenas na vida de muitas centenas de crianças, mas em toda a comunidade.

Em 2009, a Maria Conceição foi distinguida com o prémio de Mulher do Ano nos Emirados Árabes Unidos. Em 2007 tinha já recebido o prémio European Union Woman’s Inventors and Innovators Network. A Maria continua a ser hospedeira a tempo inteiro e tem agora planos para abrir um orfanato no Brasil.

Conhecer Maria da Conceição e a sua inspiradora experiência de empreendedorismo social já nesta segunda-feira, 25 Janeiro, em Lisboa, às 18 horas, na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais-Universidade Católica (sala 521-2ºpiso). É de ir!

O CÉU DOS NOSSOS AVÓS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

O céu dos nossos avós

26 de Janeiro . 15H00
Entrada livre
Inscrição recomendada

Depois de um ano de recolhas de textos, provérbios e lendas tradicionais, os parceiros do projecto "O céu dos nossos avós" reunem-se para fazer um balanço do projecto e partilharem com o público as suas descobertas.

PROGRAMA

LENDAS DE ASTRONOMIA DA AMAZONIA
Germano Afonso - Museu da Amazônia (MUSA) - Manaus (Brasil)
Germano Afonso e alguns estudantes indígenas de diversas etnias irão contar mitos de Astronomia das respectivas etnias (participação via Skype)

LENDAS DE ASTRONOMIA DO BRASIL
Ana Lúcia Liberato Tettamanzy - Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (Brasil)
Apresentação de alguns videos com recolhas de lendas e tradição oral sobre Astronomia recolhidos por diversos alunos da UFRGS. Um dos testemunhos é de um indígena kaingang, morador de uma aldeia incrustrada na cidade de Porto Alegre.
Comentários de Ana Lúcia Liberato Tettamanzy (participação via Skype)

O REBANHO DAS ESTRELAS (filme)
pelo Nucleo de Pastorícia do Fundão
«O Rebanho das Estrelas» é uma aproximação ao complexo mundo dos saberes e dos sentires dos ancestrais territórios pastoris. Assumindo-se como um curto apontamento visual, este discurso inscreve-se num projecto mais vasto que se encontra em desenvolvimento e aplicação na freguesia do Salgueiro - Três Povos do concelho beirão do Fundão.

HISTÓRIAS PORTUGUESAS DE ASTRONOMIA
Sandra Nabiça - Sindicato dos Trabalhadores Têxteis
Apresentação de um pequeno filme com histórias portuguesas de Astronomia, produzido no âmbito de um curso de formação profissional.

CONTA ESTÓRIAS
Isabel Silva - MACAPI
Contadores de histórias irão apresentar alguns contos portugueses sobre Sol e Lua.

A sessão será orientada por Ana Paula Guimarães (IELT) e Carlota Simões (MCUC) e será gravada e editada para publicação no site Memoria Media

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto
O CÉU DOS NOSSOS AVÓS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.

Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com astronomia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de astronomia que possam ter sido usados - ou ainda sejam usados - por pescadores, pastores ou lavradores nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com astronomia.
As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido. Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever para geral@museudaciencia.pt

Numa primeira fase, a recolha de textos e material audio-visual vai acontecer até ao dia 21 de Junho de 2009. Os materiais recolhidos até esta data vão ser apresentados no dia 18 de Julho numa iniciativa designada “Dia das Estrelas”.
Depois dessa data, e até ao final do ano de 2009, os interessados poderão continuar a enviar materiais, que serão publicados nesta mesma página e uma selecção será exposta no Museu em datas a indicar.

O envio de textos pode ser feito por e-mail para o endereço geral@museudaciencia.pt com a indicação O CÉU DOS NOSSOS AVÓS.

Organização:
- Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
- Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa

Este museu continua o máximo!

SEMINÁRIO INTERNACIONAL: A PARTICIPAÇÃO DOS UTENTES COMO GARANTIA DE EFICÁCIA E TRANSPARÊNCIA DOS SERVIÇOS PUBLICOS - ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO

Seminário internacional
A participação dos utentes como garantia de eficácia e transparência na gestão dos serviços públicos- algumas experiências de sucesso
26 de Janeiro, CES-Lisboa/CIUL
Picoas Plaza, Rua do Viriato, nº 13 (estação de metro Picoas)

Apresentação
O seminário internacional aqui proposto procura abrir uma nova perspectiva de leitura sobre algumas práticas de gestão participativa de serviços públicos, no espectro autárquico, focalizando o debate sobre alguns serviços (especificamente serviços de gestão hídrica e dos parques habitacionais públicos) que – em alguns países – encontram-se sob a competência de empresas públicas ou agências especiais com “status” de direito privado. Neste sentido, aponta para a análise de casos que possam fornecer uma base de reflexão sobre o valor da inovação no aumento da eficiência e da transparência da gestão pública, valorizando a competência de profissionais e académicos estrangeiros, e criando um espaço de discussão inovador para autarcas, técnicos e investigadores portugueses.

Pretende-se, igualmente, contribuir para a abertura de um debate sobre a relação que pode ser estabelecida entre o objectivo político, de ampliar a participação dos cidadãos na gestão pública, e a construção de novas formas de gestão dos serviços públicos. Trata-se de uma abordagem inovadora à análise sobre experiências participativas, eminentemente centradas em aspectos sociológicos e políticos, procurando-se, desta forma, dar maior atenção às transformações produzidas no âmbito da gestão dos serviços.

Além de peritos estrangeiros, de gestores públicos e de académicos participarão no seminário diversos oradores portugueses convidados (incluindo a importante experiência da Câmara de Cascais na gestão do sector habitacional). As diferentes participações representarão uma importante “ponte” para abrir a reflexão sobre um possível “modelo português”, que poderá emanar da interiorização das experiências estrangeiras que serão apresentadas.

Programa

09h30 – Acreditação dos Participantes

10h00 – Sessão de Abertura
Director do CES, Boaventura de Sousa Santos
Vice-Presidente do CEFA, Nuno Marques Pereira (a confirmar)

10h10 – 10h40 Comunicação de abertura: Giovanni Allegretti (CES)

10h40 – 12h30 Experiências no âmbito da Gestão da Água
Rémi Barbier (UMR Cemagref-ENGEES Gestion des services publics - Estrasburgo): “O caso da Dem’Eau em Nantes”

Carsten Herzberg (Centro Marc Bloch – Berlim): “Successos e ambiguidades de algumas experiências na Alemanha”

Moderador: Nélson Dias (Associação IN LOCO)

12h30 – 13h00 Debate com os/as participantes

14h00 – 16h00 A participação dos utentes na gestão das habitações sociais
Hervé Pinget (Director do Logiparc OPH de Poitiers): “A experiencia da LOGIPARC de Poitiers, França”

Steve Floros (Coordenador do Orçamento Participativo da Toronto Housing Community - Canadá): “Os diferentes níveis de participação de utentes e funcionários na Agência de Habitações Sociais de Toronto”

Moderador: João Seixas (Instituto de Ciências Sociais - Lisboa)

16h00 – 16h30 Debate com os/as participantes:

16h30 – 18h00 Rumo a novas relações com os utentes dos serviços públicos em Portugal
Representante da Câmara Municipal de Cascais - Departamento de Habitação e Acção Social

Isabel Guerra (DINAMIA/CET, ISCTE, Lisboa): "Conclusões"

18h00 – Encerramento do Seminário

É de participar!

REMIX EM PESSOA - UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA COM JÔ SOARES, EM LISBOA, NA CASA FERNANDO PESSOA

REMIX EM PESSOA
Conferência de Imprensa com a presença de Jô Soares

Dia 26 de Janeiro, pelas 18h30, em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa

[Sobre REMIX EM PESSOA: Jô Soares escolhe uma série de poemas de Fernando Pessoa, porque o considera essencial e o amigo Billy Forghieri musica-os. O resultado é Remix em Pessoa.

O projecto é lançado no Brasil, no formato CD em 2007 e apresentado em vários teatros brasileiros, e a aceitação por parte do público e da crítica é enorme.

Os poemas do imortal autor português são declamados em palco por Jô Soares. O versátil e emblemático artista brasileiro, não só reinventa o poeta como se revê a si próprio.

O sotaque de Jô Soares é português e o vocabulário coloquial. O reportório musical viaja pela música clássica de Bach e pela valsa, e ainda pela modernidade com o Hip Hop, o Jazz e o Drum&Bass.

A Espelho de Cultura apresenta pela primeira vez em Lisboa, Remix em Pessoa, no Teatro Villaret de 29 de Janeiro a 31 de Janeiro e de 03 a 07 de Fevereiro.]

Imperdível!

IX FEIRA DE LIVROS EM FIM DE EDIÇÃO, EM LISBOA, NA GARE DO ORIENTE

Entre Janeiro e Fevereiro de 2010, a Divulgação leva à Estação do Oriente a IX Edição da Feira de Livros em Fim de Edição. São milhares de títulos de dezenas de editoras a preços reduzidos, num espaço que oferece a possibilidade de encontrar o livro que procura e não encontra, as mais recentes novidades e raridades há muito desaparecidas das livrarias. Visite essa Feira na Estação do Oriente, diariamente!Deixe-se levar pelos Livros! Absolutamente...

LONDON SYMPHONY ORCHESTRA E MARIA JOÃO PIRES, EM LISBOA, NO COLISEU DOS RECREIOS

Temporada Gulbenkian de Música 2009/2010
Orquestras Convidadas e em Residência
Lisboa . Coliseu dos Recreios
Terça-Feira . 26 de Janeiro . 21 horas
London Symphony Orchestra
Sir John Eliot Gardiner (maestro)
Maria João Pires (piano)
Ludwig van Beethoven
Concerto para Piano e Orquestra Nº 2, em Si bemol maior, op. 19
Sinfonia Nº 6, em Fá maior, op. 68, Pastoral
É de ir!