Saturday, November 08, 2008

APRESENTAÇÃO DOS PROJECTOS DELFOS E QUARK! - AS ESCOLAS OLÍMPICAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

9 de NOVEMBRO - 16H30 - ENTRADA LIVRE
Museu da Ciência - Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal - Coimbra
Desde o início da participação de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática e Física, que a FCTUC tem vindo a preparar as equipas de estudantes que representam Portugal nessas competições. As escolas olímpicas "Delfos" e "Quark!" acolhem, anualmente, largas dezenas de jovens talentos nessas disciplinas, oriundos de vários pontos do país.
Dezenas de jovens de todo o país, entre os quais alguns medalhados das olimpíadas de Matemática e de Física, juntam-se no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra para darem a conhecer a edição 2008/09 dos projectos Delfos e Quark! - as duas escolas pré-universitárias de elite da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A sessão contará com a presença do Presidente da FCTUC, João Gabriel Silva. É de ir!

É HOJE: ALCOPÁZIO BAR APRESENTA MANO A MANO MAIS MANO A MANO DE SEMPRE EM ALCOBAÇA!

É hoje mesmo (sábado, 8 de Novembro) que se realiza o muito aguardado Dj Set Mano a Mano entre os Dj's alcobacenses CÉSAR VASCO & JOSÉ ALBERTO VASCO, que será apresentado em ALCOBAÇA, no ALCOPÁZIO BAR, a partir das 24 horas. Será, certamente, O MANO A MANO MAIS MANO A MANO DE SEMPRE EM ALCOBAÇA e o mínimo que se poderá prometer é que nessa noite poderá valer tudo menos tirar olhos, em termos musicais, numa noite em que até os mais prevenidos poderão ser apanhados em falso... Pequenas amostras do gosto pessoal de cada um daqueles Dj's poderão ser recolhidas em:
DJ JOSÉ ALBERTO VASCO
Se tudo correr bem, este mano a mano ainda vai fazer correr muita tinta, e muita música!

CICLO MAGNUS LINDBERG PARTE IV, EM LISBOA, NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN

Vanguardas/ Novas Vanguardas
Remix Ensemble - Emilio Pomàrico (direcção)
Domingo, 9 de Novembro - às 19h00
Lisboa - Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian

Ciclo Magnus Lindberg IV
Duplo Retrato: Donatoni/Lindberg

-Magnus Lindberg-
Jubilee
Coytote Blues
Corrente

-Franco Donatoni-
Souvenir "Kammersymphonie, op.18"
Ash

PREÇOS:
Plateia (sem lugar marcado)
€ 10.00
Promete ser mesmo muito bom e já se sabe que o Remix Ensemble tem o excelente percussionista alcobacense Manuel Campos entre os seus principais solistas! É de ir!

Friday, November 07, 2008

9ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 9 de Novembro, a nona emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que está a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na nona emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. Câmara Municipal de Alcobaça anunciou que vai isentar de taxas de licenciamento todas as indústrias e empresas comerciais que se pretendam instalar no seu concelho. Será que essa medida ainda vem a tempo de gerar bons frutos em termos de investimento e emprego nesta região?
2. Na proposta de Orçamento de Estado para 2009 do actual governo da República, o distrito de Leiria surge no último lugar ao nível de afectação do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) regionalizado ao considerar-se a capitação dos investimentos previstos. O Distrito de Leiria é o 6º Distrito em termos populacionais do país e no PIDDAC 2009 é apenas contemplado com 97 euros per capita, sendo esse valor o mais baixo dos distritos do continente nesse documento. Isso é aceitável ou haverá aí gato escondido com o rabo de fora?
3. Em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, a actual líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou esta semana que "a construção do novo Aeroporto de Lisboa e do TGV Lisboa-Porto será apenas um luxo", adiantando ainda que "as grandes obras públicas apenas servem para baixar a taxa de desemprego, não em Portugal, mas em Cabo Verde ou na Ucrânia". Essas afirmações geraram protestos de vária ordem, mas serão assim tão desajustadas?
A qualidade e o interesse das suas oito emissões anteriores tem conduzido o programa a maiores audiências, para o que muito tem contribuido a independência e o apurado sentido crítico dos seus comentadores residentes, num programa em que a razão e a paixão continuam de mãos dadas... É de ouvir!

JÁ OUVIU A RÁDIO CLINIC?

A noite alcobacense está hoje de parabéns com as comemorações do 6º aniversário do Clinic. A festa está anunciada e promete ser animada, mas o que hoje aqui propomos aos nossos visitantes e amigos é a audição da Rádio Clinic, recentemente lançada, tal como aqui mesmo foi divulgado... A programação da Rádio Clinic consiste essencialmente em programas de autor, assumindo-se, para já, como "uma forma de estar mais próximo das novas tendências e de descobrir um pouco mais sobre o que de melhor se faz por esse mundo fora em termos musicais". Os autores dos programas que a Rádio Clinic está já a transmitir são André Frutuoso, João António, João Gonçalo, João Pedrosa, José Miguel Gedeão, Nathalie Portela Schneider e Nuno Miguel Gonçalves (de quem neste preciso momento está a ser transmitido o programa Por Terras de Noah). Na Rádio Clinic "não há lugar para playlists, horas a fio de publicidade, passatempos, jogos da mala e afins", o que aqui saudamos muito especialmente, lembrando que para sintonizar a Rádio Clinic basta aceder à Internet e clicar o seguinte endereço:
e depois é só entrar, ouvir e fruir... Vale mesmo a pena!

Thursday, November 06, 2008

ROYALE RENDEZVOUS ACTUAM EM SANTO TIRSO E NO PORTO

-ROYALE RENDEZVOUS-
Continua a série de concertos de promoção e divulgação do EP homónimo dos Royale RendezVous (lançado em Outubro deste ano, em edição de autor) pelas estradas de Portugal, que muito bem têm recebido esta nova banda. Conotados de filmes western e guitarradas, os Royale RendzVous apenas pretendem explorar sons e ambientes que permitam criar imagens livres na mente de cada um da forma que quiserem. Não é um sonho, não é um filme, mas apenas música! E este é um projecto que inclui António Manzarra, uma das grandes figuras da História do Rock em Alcobaça! Neste fim-de-semana os Royale RendezVous deslocam-se de armas e bagagens para o Norte, onde darão dois concertos:

-Sexta, 7 de Novembro, pelas 23 horas-
Café Meia Coroa (Stº Tirso)
-Sábado, 8 de Novembro, pelas 22 horas-
Pinguim Café (Porto)
Com esta gente rock é rock mesmo, pelo que estes concertos são mesmo imperdíveis!

ALCOPÁZIO BAR APRESENTA MANO A MANO MAIS MANO A MANO DE SEMPRE EM ALCOBAÇA: É A NOSSA GRANDE APOSTA DA SEMANA!

A nossa grande aposta desta semana é o muito aguardado Dj Set Mano a Mano entre os Dj's alcobacenses CÉSAR VASCO & JOSÉ ALBERTO VASCO, que será apresentado em ALCOBAÇA, no ALCOPÁZIO BAR, no próximo sábado, 8 de NOVEMBRO, a partir das 24 horas. Será, certamente, O MANO A MANO MAIS MANO A MANO DE SEMPRE EM ALCOBAÇA e o mínimo que se poderá prometer é que nessa noite poderá valer tudo menos tirar olhos, em termos musicais, claro está... Pequenas amostras do gosto pessoal de cada um daqueles Dj's poderão ser recolhidas em:
DJ CÉSAR VASCO
(http://www.registosmagneticosenaoso.blogspot.com/)
DJ JOSÉ ALBERTO VASCO
(
http://www.novaopiniao.info/new/index.php?option=com_content&task=view&id=439&Itemid=39) (http://phono.com.sapo.pt/artigos/rockmetamorfoses.htm)
E sendo aquela uma noite em que a concorrência será muita, em Alcobaça, nada leva aquela maltinha a desistir! Eles vão mesmo lá estar! É de ir!

ESTÁS PRONTO PARA MUDAR O MUNDO? A MICROSOFT DESAFIA-TE...

Entra na Imagine Cup, uma competição global entre estudantes, orientada em redor da procura de soluções para problemas do mundo:
A Microsoft desafia-te no maior concurso Internacional para jovens com garra!
e oferece-te um prémio de 18390 euros...
Atira-te de cabeça e depois não digas que não avisámos!

EXCHANGE 2008: UM FIM-DE-SEMANA COM A CEDECE NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

EXCHANGE
2.º Festival Internacional de Dança de Alcobaça
The 2nd International Dance Festival of Alcobaça

Cine-Teatro de Alcobaça / Grande Auditório
Alcobaça's Theatre / Large Auditorium
8 de Novembro - November the 8th
21h30 - 21.30 pm

CeDeCe

Play’06
Coreografia Choreography Iolanda Rodrigues
Música Music Iann Tiersen
Elenco Dancers Erica Gawley ou or Catarina Correira . Benjamin Duran

Soft Dance
Coreografia Choreography Victoria Marks
Musica Music Pachebell
Elenco Dancers Patrícia Silva e And Alia Crutcher . Catarina Correia . Joana Puntel . Vanessa Vieira

Ripe
Coreografia Choreography André Zachery
Musica Music A. Despla . A. Baraka . C. Clark
Elenco Dancers Uriel Assis . Benjamin Duran . André Zachery

Intervalo Intermission

A Poc A Poc
Amor Udri

E Pur…si mueve
(Y sin embargo…se mueve)
Coreografia Choreography Jaime Camarena
Desenho de Luzes Light Design René Mendoza (+)
Elenco Dancers Maura González Aragón, Diana Sánchez, Saúl Freyre, Ulises González o Vladimir Souto.
Música Music Arvo Part, Jack Body, Harry Patch y sonidos incidentales
Voz sumergida
Coreografía Choreography Jaime Camarena
Música Music Lula Pena
Desenho de Luzes Light Design René Mendoza (+)
Figurinos Costumes Carolina Jiménez
Elenco Dancer Saúl Freyre

Lips & Hands
Coreografia Choreography Jaime Camarena
Música Music Kodama
Elenco Dancers Diana Sánchez y Ulises González
Figurinos Costumes Carolina Jiménez

Cópula negra
Coreografia Choreography Jaime Camarena
Música Music Gregory Kozak y Scrap Arts Music.
Desenho de Luzes Light Design René Mendoza (+)
Figurinos Costumes Carolina Jiménez
Elenco Dancers Diana Sánchez, Maura González Aragón, Saúl Freyre, Vladimir Souto o Ulises González.

9 de Novembro - November the 9th
16h00 - 4.00 pm
A Sibila sobre o romance do mesmo nome de Agustina Bessa-Luís
A Sibila based on the romance by Augustina Bessa-Luis
Vídeo de dança Dance Video

Coreografia, Colagem Musical, Figurinos e Desenho de Luzes Choreography, Musical Collage, Costumes and Light Design António Rodrigues

Dominga
Um solo do bailado Dominga, baseado no conto com o mesmo nome de Agustina Bessa-Luís. A solo based on Agustina Bessa- Luís´s novel “Dominga”
Voz Off Isabel Ayres
Coreografia Coreography Luís Sousa
Elenco Dancer Patrícia Silva

É de ir!

Wednesday, November 05, 2008

CLINIC COMEMORA 6º ANIVERSÁRIO COM QUÁDRUPLO DJ/SET E X-WIFE AO VIVO

CLINIC - ALCOBAÇA
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sexta-Feira, 7 de Novembro::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SEIS ANOS CLINIC
Entrada só com convite
Reserva de convites 262 598 549
Sexta-feira // 07 de Novembro de 2008 // Seis Anos Clinic
Nuno Gonçalves / Kid Disco / Two Fingers / Trash Selector // Dj sets
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Sábado, 8 de Novembro ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
X-WIFE [live act]
PLUS
KID DISCO [dj set]
Os X-Wife conhecem bem o palco do Clinic. Aqui os vimos crescer desde o primeiro Ep até ao mais recente disco "Are You Ready for the Blackout". No Clinic apresentam este último disco. Um disco mais aberto, mais alegre e menos preocupado. O novo pop dos X-Wife juntou-se assim ao rock dos X-Wife. O resultado é uma super banda. A não perder.
Sábado // 08 de Novembro de 2008 // 01h00
X-Wife / Live Act // plus // Kid Disco / DJ Set
Entrada 10 euros
Muitos parabéns! É de ir!

SAUL ANTÓNIO GOMES LANÇA NOVO LIVRO NO MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE ALCOBAÇA

Na próxima sexta-feira, 7 de Novembro, em paralelo com as VI Jornadas Luso-Espanholas de Estudos Medievais, que decorrem no mesmo dia no Mosteiro de Alcobaça, pelas 19h00, na Galeria do Mosteiro de Santa Maria decorrerá o lançamento do livro Imago & Auctoritas.Selos Medievais da Chancelaria do Mosteiro de Alcobaça, da autoria de Saul António Gomes. É de ir!

CONGRESSO TRANSFRONTEIRIÇO DE CULTURA CELTA, EM PONTE DA BARCA

O Auditório Municipal de Ponte da Barca acolhe, nos próximos dias 7 e 8 de Novembro, o seu segundo Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, que tem como objectivo o estudo científico da presença e da herança da cultura celta não só nesta região mas em todo o noroeste peninsular. Com esta iniciativa pretende-se também a valorização dos respectivos vestígios e símbolos e o relançamento da riqueza patrimonial material e imaterial de toda esta área geográfica.Ao promover a realização do terceiro Congresso versando sobre a Cultura Celta no Noroeste Peninsular (o primeiro teve lugar na cidade de Ferrol em 1997 e o segundo em Ponte da Barca em 2006) a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a Comunidade Urbana Valimar, como organizadores do evento, tem como fito mais uma vez promover a discussão, num espectro mais alargado, de qual o peso da cultura celta na nossa herança cultural.
Saliente-se, também, o envolvimento dos estabelecimentos de ensino dos mais diversos níveis ( ensino básico ao superior ) neste evento, desenvolvendo trabalhos que vão desde a simples recolha de elementos, à execução de projectos e obras nos mais diversos contextos que procuram valorizar a temática.O tema da presença celta tem sido acaloradamente debatido e investigado pela comunidade cientifica nacional, que se tem dividido nas suas opiniões, ora afirmando ora rebatendo, a possível celtização deste território e quais os seus vestígios.Vários especialistas, portugueses e espanhóis, como António Martinho Baptista, Ramon Sainero ( Director do Instituto de Estudios Celtas - Espanha ), Fernando Alonso Romero e Nieves Herrero Pérez( Un. Santiago de Compostela ), entre outros, confirmaram já a sua participação neste evento que tem como coordenadora científica a Dra. Fátima Lobo da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Braga.
ficha de inscripción
Será certamente muito interessante e até vai incluir música celta ao vivo!

VOTAR BERLENGA NA ELEIÇÃO DAS 7 NOVAS MARAVILHAS DA NATUREZA

A Berlenga foi reconhecida a nível mundial como um dos candidatos seleccionados na corrente eleição das 7 Novas Maravilhas da Natureza. No preciso momento em que escrevemos esta postagem a Berlenga ocupa o 259º lugar, numa votação em que a Ásia e as suas maravilhas da natureza continuam a preponderar. Vamos então trabalhar para fazer subir a nossa maravilha da natureza, a Berlenga, naquela classificação, o que todos poderemos fazer (já!) no seguinte endereço:
Nós já o fizemos!

Tuesday, November 04, 2008

A CARTOGRAFIA AO SERVIÇO DA POLÍTICA, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

-A Cartografia ao Serviço da Política-
PALESTRA por JOSÉ AZEVEDO E SILVA
5 de NOVEMBRO - 14H30 - ENTRADA LIVRE
Em 1494 era assinado entre Portugal e Castela o Tratado de Tordesilhas, que definia a partilha do Novo Mundo entre as duas Coroas pela marcação de um meridiano. No entanto, a impossibilidade técnica da medição rigorosa da longitude criou obstáculos insanáveis na demarcação do Tratado e na sua aplicação. Perante a dificuldade de determinar com precisão a linha demarcatória dos dois hemisférios, tanto portugueses como espanhóis procuraram tirar proveito dessa indefinição. Os cartógrafos régios de um e outro país sacrificaram o rigor científico às exigências da política, usando artifícios para "puxar" para o "seu" hemisfério determinados teritórios.Nesta comunicação serão apresentadas e discutidas tais distorções cartográficas, pelo recurso à projecção de exemplares cartográficos elucidativos. A palestra estará a cargo de José Azevedo e Silva, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Esta palestra faz parte do programa de actividades que o Museu da Ciência tem vindo a desenvolver em colaboração com a Ordem dos Engenheiros.
Não há dúvida de que este museu marca mesmo a diferença, para melhor! É de ir!

HORIZONTES TRIO (INTEGRANDO O CLARINETISTA ALCOBACENSE ANTÓNIO ROSA) ACTUA EM COIMBRA

6 de Novembro - 21 e 30 - COIMBRA
CASA MUNICIPAL DA CULTURA – Ciclo AS QUINTAS DO FESTIVAL
HORIZONTES TRIO
Luísa Barriga, soprano
António Rosa, clarinete
António Oliveira, piano
Obras de Louis Spohr, Franz Schubert e Eurico Carrapatoso
Promete ser mais que bom: muito bom!

VI JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE ESTUDOS MEDIEVAIS, EM ALCOBAÇA, BATALHA E PORTO DE MÓS

VI JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE ESTUDOS MEDIEVAIS
De 6 a 8 de Novembro
Alcobaça é, no próximo dia 7 de Novembro, sexta-feira, o Centro Internacional de eleição para os Estudos Medievais Ibéricos. Subordinada ao tema “A Guerra e a Sociedade na Idade Média”, a VI edição das Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval em Portugal marca presença em três localidades do Distrito de Leiria: Alcobaça, Batalha e Porto de Mós.

AS JORNADAS
Com vontade de organizar um encontro diferente do habitual, ou seja, fora das Portas das Universidades Portuguesas, a SPEM – Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais decidiu arriscar e os locais eleitos para esta edição são: o Museu Militar de S. Jorge, Porto de Mós (6 de Novembro), o Mosteiro de Alcobaça (7 de Novembro) e Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha (8 de Novembro). Monumentos que se destacam pelo seu elevado significado patrimonial e memorial, e por pertencerem a uma região que foi palco de acontecimentos bélicos de grande relevância na História de Portugal e da Península Ibérica em tempos medievais.
A realizar-se quadrienalmente, alternando entre Portugal e Espanha, os trabalhos das VI Jornadas irão incidir sobre as seguintes secções: “A guerra em acto. Aljubarrota em debate”; “No rasto da guerra”; “Negociar e manter a paz” e ainda “Memórias e celebrações”. Os trabalhos serão discutidos e aprofundados por especialistas portugueses e espanhóis, e contam com presenças de personalidades da área oriundas de países como Brasil, França e Espanha.
No dia 7 de Novembro, pelas 22h00, no Mosteiro de Alcobaça, o cantor Lírico Luís Peças propicia aos participantes um belíssimo concerto.

QUEM PODE PARTICIPAR E COMO?
Público em geral e todas as pessoas que se dedicam à leitura da Época Medieval e têm obra escrita podem participar nestas Jornadas, basta apresentar a comunicação livre mediante a temática escolhida. A organização prevê mais de uma centena de participantes.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
Participantes e comunicantes que sejam sócios da SPEM - inscrição gratuita;
Não-sócios ou sócios sem as quotas em dia: € 35.00
Preço de inscrição para Estudantes (a confirmar por fotocópia actualizada do cartão de estudante): € 10.00
-PROGRAMA-
Conferências Livres - Grupo IV
7 de Novembro - Mosteiro de Alcobaça
ÁREA 4 - Memórias e celebrações (Sala 4)
11.45-12.00h - ARMANDO DE SOUSA PEREIRA
- A Porta de Martim Moniz, memória nobiliárquica de um feito de armas.
12.00-12.15h - JOEL MATA
- Uma reflexão sobre os cavaleiros mortos na tomada de Tavira, por D. Paio Peres Correia.
12.15-12.30h - COVADONGA VALDALISO CASANOVA
- Construcciones de la memoria: la Batalla de Nájera en las crónicas de la época.
12.30-12.45h - ANTÓNIO REI
- O Redactor da Crónica do Mouro Rasis. Novos elementos para a sua identificação.
12.45-13.00h - MARIA CRISTINA PIMENTA
- Em torno de uma memória: a padeira de Aljubarrota.
15.00-15.15h - CÉSAR OLIVERA SERRANO
- La memoria de Aljubarrota en Castilla.
15.15-15.30h - LUÍS FILIPE MONTEIRO PONTES
- A memória da guerra em epitáfios de cavaleiros, 1400-1521.
15.30-15.45h - FILIPA AVELLAR
- Memória de um feito militar: a inscrição funerária de Luís Henriques.
15.45-16.00h - TINA SABATER
- La guerra en el recuerdo. El caballero en la imagen laica y religiosa de la plástica gótica.
16.00-16.15h - FILIPA ROLDÃO
- Construção da memória de uma guerra à escala local no século XV.
17.15-17.30h - MARIA BARCELÓ CRESPÍ
- Guerra y victoria. Celebraciones en Mallorca durante el reinado de Fernando el
Católico.
17.30-17.45h - MARIA DE LURDES ROSA
- Por detrás de Santiago e para além das feridas bélicas. Mitologias perdidas da
função guerreira.
17.45-18.00h - ALBANO FIGUEIREDO
- Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto? Duas histórias de guerra na cronística medieval portuguesa.
18.00-18.15h - MARIA JOÃO BRANCO
- A conquista de Silves aos olhos de um Cruzado: a forma e o conteúdo de uma memória
muito particular.

8 de Novembro - Anfiteatro do Mosteiro da Batalha
ÁREA 2 - No rasto da guerra (continuação)
11.30-11h45h - BERNARDO VASCONCELOS E SOUSA -
A Guerra Civil de 1355
11.45-12h00h - MARIA DO ROSÁRIO BARBOSA MORUJÃO
- Bispos em tempos de guerra: os prelados de Coimbra na segunda metade do século XIV.
12.00-12h15h - ANÍSIO MIGUEL DE SOUSA SARAIVA -
A cidade de Viseu no rasto da guerra: dos conflitos fernandinos à paz definitiva com Castela.
12.15-12h30h - ARMANDO NORTE
- As elites intelectuais e a Guerra: manifestações ideológicas e modelos proselitistas.
12.30-12h45h - AIRES GOMES FERNANDES
– No interromper da oração ou o perturbante reflexo da guerra nalguns mosteiros.
Interessantíssimo: a não perder!

VINTAGE DE LUXE CABARET REGRESSA AO MAXIME, EM PLENO!

SÁBADO - 8 de NOVEMBRO
Cabaret Maxime - Praça da Alegria, 58 - Lisboa
abertura portas 22h - espectáculo 23h00

VINTAGE deLUXE CABARET
CANTORES ROMÂNTICOS
BURLESCO (vintage strip)
VAUDEVILLE
URSOS E MAGIA

Miss Suzie
Jimmy Lopez (Gimba)
Francis Martini (Francisco Ferro)
Elvis Ramalho (Manuel João Vieira)
maestro Jürgen Lukas (João Lucas)
Estrela convidada:Mariana (Soaked Lamb)
BURLESCO (vintage strip)
Go Go Lolita
Lady Gin
VAUDEVILLE
Lucky Lu
Miss Scarlett
Michelle d’Orleans
The Charisse Sisters
DJ: Miss Scarlett & Carlos
Palavras para quê, é o glamour dos antigos cabarets vivinho da costa em Lisboa!
É de ir!

Monday, November 03, 2008

SOLISTAS DE AMANHÃ, EM ALCOBAÇA, NO EXCHANGE 2008

EXCHANGE
2.º Festival Internacional de Dança de Alcobaça
The 2nd International Dance Festival of Alcobaça

Cine-Teatro de Alcobaça / Grande Auditório
Alcobaça's Theatre / Large Auditorium
5 de Novembro - 21h30 / November the 5th - 21.30 pm
6 de Novembro - 10h30 / November the 6th - 10h30 am

Solistas de Amanhã
Soloists of tomorrow

Participação do elenco da CeDeCe na construção da 1ª parte deste programa sobre música de José Carlos Godinho. Featuring the CeDeCe Company dancers with music by José Carlos Godinho.
Intervalo
Intermission

Academia de Dança Contemporânea, Setúbal
Picasso
Coreografia Choreography Karen Bell-Kanner

Restante programa a anunciar Other programme to be announced

Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN)
Consolações
Coreografia Choreography George Garcia

Satanella
Coreografia Choreography Marius Petipas
Alunos Students Mariana Rodrigues

Chamas de Paris
Coreografia Choreography Vasily Vainonen
Alunos Students Marcelino Sambé

Matiz
Coreografia Choreography Catarina Moreira
Alunos Students Marcelino Sambé
Escola de Dança do Conservatório de Praga
O Pássaro Azul
Coreografia Choreography Marius Petipa
Alunos Students Lucie Rákosniková . Michal Krcmar

Le Retour
Coreografia Choreography Dietmar Seyffert
Alunos Students Lucie Rákosniková . Michal Krcmar

Royal Ballet School – Inglaterra
Le Corsaire
Coreografia Choreography Marius Petipa
É de ir!

PRÉMIOS ARCO-ÍRIS 2008 ENTREGUES NO PRÓXIMO SÁBADO, EM LISBOA

Em 2008, a associação ILGA Portugal decidiu atribuir o Prémio Arco-Íris às seguintes entidades: Revista Com'Out, Fernanda Câncio, Rádio Clube Português e Solange F., em reconhecimento pelos seus contributos para uma democracia mais aberta, inclusiva e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de Direitos. A ILGA Portugal convida-nos agora (a todos!) para conhecer os premiad@s na cerimónia de entrega pública daqueles prémios, no próximo sábado, 8 de Novembro, pelas 18 horas, em Lisboa, no centro LGBT - Rua de S. Lázaro, 88 (ao Martim Moniz). Felicitemos publicamente quem continua a lutar por um país livre de preconceitos pré-históricos! É de ir!

O ESTADO PORTUGUÊS E MAIS UMA ATITUDE DE DESPREZO POR PROFISSIONAIS PORTUGUESES (NESTE CASO DA FOTOGRAFIA) - UMA PETIÇÃO (DO CONTRA) A ASSINAR!

Mais uma vez vão o Ministério da Economia e da Inovação, o Turismo de Portugal, e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, realizar a Campanha Portugal - Europe's WestCoast contratando, directamente, através da agência de publicidade BBDO, o fotógrafo Steven Klein, para realizar seis fotografias pela quantia de um milhão de euros. Perante mais esta forma de desprezo pelos melhores profissionais portugueses da fotografia, precisamos de reclamar de forma veemente, para que os melhores artistas nacionais não continuem a ser esquecidos pelo seu próprio Estado. Assinar a petição abaixo assinalada e divulgá-la junto de todos os profissionais das diversas áreas que intervêm na publicidade e criatividade em Portugal, e não só, é imperativo! Já! O endereço daquela petição on line é:

CONVIVER COM TRINA PAULUS, EM LISBOA, NO TERRAÇO DO CENTRO DO GRAAL

O Terraço, Centro do Graal, em Lisboa (Rua Luciano Cordeiro, nº 24, 6º A), convida-nos (a todos!) para um encontro com Trina Paulus sobre questões relacionadas com a sustentabilidade do Planeta. Esse encontro realiza-se hoje mesmo, segunda–feira, 3 de Novembro, das 19.00 às 21.00 horas. Trina Paulus é conhecida como artista plástica e escultora. Escreveu um livro que ela própria ilustrou: Hope for the Flowers, actualmente traduzido em 13 línguas, que foi e continua a ser um gesto de protesto, um alerta sobre o estado de um mundo em que a maioria parece fazer tudo para subir a um cume qualquer, profissional, social, económico, financeiro sem saber afinal para quê… Viveu no Egipto e algum tempo em Portugal. Actualmente, nos EUA, o foco principal da sua acção e paixão é a causa da sustentabilidade do Planeta, congregando a sua energia, empenhamento e criatividade na procura de um alargamento da consciência dos cidadãos a partir de um centro do Graal, em Ohio, nos Estados Unidos, onde desenvolve uma ecovillage.
Amanhã, terça-feira, 4 de Novembro, é o dia das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América do Norte. Haverá casa aberta no Terraço a partir das 18.00 horas para se ver e comentar estas eleições presidenciais americanas, também com a Trina que, tem imenso gosto de o fazer com todas as pessoas que aqui quiserem passar. É de ir!

Sunday, November 02, 2008

A NOSSA APOSTA DA SEMANA: ALCOPÁZIO BAR APRESENTA MANO A MANO MAIS MANO A MANO DE SEMPRE EM ALCOBAÇA!

A nossa aposta desta semana é o muito aguardado Dj Set Mano a Mano entre os Dj's alcobacenses CÉSAR VASCO & JOSÉ ALBERTO VASCO, que será apresentado em ALCOBAÇA, no ALCOPÁZIO BAR, no próximo sábado, 8 de NOVEMBRO, a partir das 24 horas. Será, certamente, O MANO A MANO MAIS MANO A MANO DE SEMPRE EM ALCOBAÇA e o mínimo que se poderá prometer é que nessa noite poderá valer tudo menos tirar olhos, em termos musicais, claro está... Pequenas amostras do gosto pessoal de cada um daqueles Dj's poderão ser recolhidas em:
DJ JOSÉ ALBERTO VASCO
Promete ser sempre a abrir, mesmo nas curvas! É de ir!

CDU ALCOBAÇA PROMOVE MAIS UM DOS SEUS AFAMADOS JANTARES

A CDU Alcobaça volta a promover um dos seus afamados jantares/debate, na próxima quinta-feira, 6 de Novembro, às 20 horas. Esse jantar CDU realizar-se-á no Restaurante 3 Torres, situado na Estrada Nacional 8, entre Carrascas e Alfeizerão. O prato forte da ementa propriamente dita será o não menos afamado Bacalhau à 3 Torres, seguindo-se ao repasto outros pratos fortes em termos de temas para debater. Serão eles: O Carro à Frente dos Bois no Restauro do Mercado Municipal, O Rei Vai Nu na Feira de S. Simão Sem Colectividades e A Empresa Sem Alicerces e Sem Paixão dos Centros Escolares. A organização do referido jantar informa ainda que em termos das freguesias do concelho de Alcobaça será dado maior destaque às da Cela, Alfeizerão e São Martinho do Porto e que os interessados em se inscrever ou ter mais esclarecimentos sobre aquele jantar devarão contactar Herberto Gomes através do celular 932159527. Será certamente um jantar em tons de vermelho!

III ENCONTRO DO GRUPO VIOLÊNCIA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, MÉDIA E JUSTIÇA: EM COIMBRA

III ENCONTRO do Grupo VIOLÊNCIA: Informação, Investigação, Intervenção (www.violencia.online.pt)
Violência Doméstica, Média e Justiça.

Dias 3 e 4 de Novembro de 2008
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra
Unidade de Sobral Cid
-PROGRAMA-

Dia 3 de Novembro
Local: SERVIÇO DE VIOLÊNCIA FAMILIAR – Pavilhão 4
18:00 – 21:00 H
OFICINA: “Avaliação do risco no contexto da violência doméstica. Que estratégias?”
Animadores:
Dr. João Redondo (Serv. Viol. Familiar, CHPC; Grupo Violência)
Drª Paula Garcia (Departamento de Investigação e Acção Penal - Coimbra - Grupo Violência)

Dia 4 de Novembro
Local: AUDITÓRIO da Unidade de Alcoologia de Coimbra - IDT

MANHÃ
09:30 H -
ABERTURA do SECRETARIADO
10:00 H -
RECEPÇÂO dos PARTICIPANTES
Dr. Fernando Almeida (Presid. Conselho de Administração do CHPC)
Drª Emília Borges (Centro Distrital de Solid. e Seg. Social Coimbra; Grupo Violencia)
10:30 H -
CONFERÊNCIA de Abertura “Violência Doméstica: Crime Público e Dever de Denúncia”
Conferencista: - Dr. Laborinho Lúcio (Juíz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado)
Moderador:- Dra Fátima Mota (Fundação Bissaya Barreto; Grupo Violência)
11:15 H –
Café
11:30 H -
SESSÃO PLENÁRIA: “Violência Doméstica e Media”
Palestrantes:
- Inspector Camilo Oliveira (Policia Judiciária Coimbra)
- Prof. Doutor José Manuel Mendes (CES, Fac Econom, Univ. Coimbra)
- Dr. Miguel Gonçalves (Jornalista do JN)
Moderador: - Dr. Fernando Gomes da Costa (Administração Regional de Saúde Centro; Grupo Violência)
13:00 H -
ALMOÇO
TARDE
15:00 H -
SESSÃO PLENÁRIA: “Violência Doméstica, Coação e Mudança”
Palestrantes:
- Dr.ª Paula Garcia (DIAP Coimbra; Grupo Violência)
- Dr. Josean Echauri * (EPASIC Instituto Navarro de Psicologia Jurídica – Pamplona, Espanha)
- Dr. Rui do Carmo (Tribunal Família Menores, Coimbra)
- Prof. Doutora Madalena Alarcão (Fac.Psicologia, Univ.Coimbra; Grupo Violência)
Moderador: - Dr. João Redondo (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra; Grupo Violência)
16:30 H -
CONFERÊNCIA de Encerramento: “Violência Doméstica: Portugal, Hoje”
Conferencista: - Drª Graça Frias (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
Moderador: - Dra. Rosário Lemos (Instituto Nacional de Medicina Legal, Grupo Violência)
17:15 H -
ENCERRAMENTO das Sessões Plenárias

Grupo VIOLÊNCIA: Informação, Investigação, Intervenção:
Administração Regional de Saúde do Centro
Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Distrito de Coimbra
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra
Delegação de Coimbra do Instituto de Medicina Legal
Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), Coimbra
Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência do CHC
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Fundação Bissaya Barreto
Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra – APAV
Instituto Nacional de Emergência Médica—Delegação Regional do Centro
Polícia de Segurança Pública de Coimbra
Serviço de Urgência do Hospital Geral do Centro Hospitalar de Coimbra

Dia 5 de Novembro 2008

OFICINA:
“Intervenção com agressores”
Josean Echauri e María Martínez,
Psicólogos, membros da equipa terapêutica de intervenção com agressores do Governo de Navarra
EPASIC Instituto Navarro de Psicologia Jurídica,
Pamplona, ESPANHA

HORÁRIO: 09:30 – 12:30 H
LOCAL: SERVIÇO DE VIOLÊNCIA FAMILIAR - Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra
No Serviço de Violência Familiar uma OFICINA dinamizada por Josean Echauri e María Martínez, psicólogos, membros da equipa terapêutica de intervenção com agressores do Governo de Navarra (EPASIC Instituto Navarro de Psicologia Jurídica, Pamplona-ESPANHA).

SECRETARIADO:

Serviço de Violência Familiar
Pavilhão 4
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra
Unidade de Sobral Cid
Apartado 1
3031- 801 CEIRA
Telef.: 239 796 400 — Ext. 520 (Dr.ª Generosa Morais)
E-mail: svf@chpc.min-saude.pt
Trata-se, efectivamente, de um encontro muito pertinente e a ter em conta!


É POSSÍVEL OUVIR O PROGRAMA UM OLHAR SOBRE A SEMANA EM DIRECTO, EM TODO O MUNDO, VIA INTERNET

Vai hoje para o ar, entre as 12 e as 13 horas, na Rádio Cister de Alcobaça, a oitava emissão do programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana. O programa é editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues como comentadores residentes. O programa tem sido muito bem sucedido, estando já as suas emissões anteriores disponíveis para consulta na divisão Programas da secção Arquivo do site da Rádio Cister na Internet. Através desse site é também possível ouvir todas as suas transmissões em directo, em todo o mundo, do Alasca ao Afeganistão, de Luanda a Pequim ou até à Indonésia, bastando, para que esse facto se concretize, aceder àquele site, digitando www.cister.fm. E a partir daí basta ouvir...
A emissão de hoje do programa Um Olhar Sobre a Semana terá como tema:
-34 anos após o 25 de Abril voltamos a ouvir acusações de que "a liberdade de expressão e de criação não está garantida na província", nomeadamente nos órgãos de comunicação social. Em Alcobaça, chegou-se mesmo a realizar um "jantar de desagravo" contra essa situação, em que, curiosamente, foi criticado um comentário feito por um dos comentadores residentes deste programa... A situação é assim tão grave ou andará por aí alguma mania da perseguição?-
Promete! Será que alguém vai ficar com as orelhinhas a arder?