Friday, November 07, 2008

9ª EMISSÃO DE UM OLHAR SOBRE A SEMANA, NA RÁDIO CISTER DE ALCOBAÇA, JÁ NESTE DOMINGO

A Rádio Cister, de Alcobaça (FM 95,5 Mhz) apresenta no próximo domingo, 9 de Novembro, a nona emissão do seu programa de reflexão e comentário político Um Olhar Sobre a Semana, que está a ser apresentado todos os domingos, entre as 12 e as 13 horas. Esse espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues. Os temas em debate na nona emissão do programa Um Olhar Sobre a Semana serão os seguintes:
1. Câmara Municipal de Alcobaça anunciou que vai isentar de taxas de licenciamento todas as indústrias e empresas comerciais que se pretendam instalar no seu concelho. Será que essa medida ainda vem a tempo de gerar bons frutos em termos de investimento e emprego nesta região?
2. Na proposta de Orçamento de Estado para 2009 do actual governo da República, o distrito de Leiria surge no último lugar ao nível de afectação do Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) regionalizado ao considerar-se a capitação dos investimentos previstos. O Distrito de Leiria é o 6º Distrito em termos populacionais do país e no PIDDAC 2009 é apenas contemplado com 97 euros per capita, sendo esse valor o mais baixo dos distritos do continente nesse documento. Isso é aceitável ou haverá aí gato escondido com o rabo de fora?
3. Em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, a actual líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou esta semana que "a construção do novo Aeroporto de Lisboa e do TGV Lisboa-Porto será apenas um luxo", adiantando ainda que "as grandes obras públicas apenas servem para baixar a taxa de desemprego, não em Portugal, mas em Cabo Verde ou na Ucrânia". Essas afirmações geraram protestos de vária ordem, mas serão assim tão desajustadas?
A qualidade e o interesse das suas oito emissões anteriores tem conduzido o programa a maiores audiências, para o que muito tem contribuido a independência e o apurado sentido crítico dos seus comentadores residentes, num programa em que a razão e a paixão continuam de mãos dadas... É de ouvir!

No comments: