Saturday, November 24, 2007

VAMOS VER A BANDA PASSAR NO FESTIVAL DE MÚSICA DA MAIORGA

Amanhã, domingo, 25 de Novembro, todos poderemos ir ver a(s) banda(s) passar na Maiorga, às 15 horas, num desfile pelas ruas daquela simpática localidade do concelho de Alcobaça. O desfile terá como destino o Centro Cultural da Sociedade Filarmónica Maiorguense, onde após aquele desfile se iniciará o Festival de Música da Maiorga. Nesse festival actuarão a Banda Filarmónica da Amadora, a Banda Filarmónica de Almada e a Banda Filarmónica da Maiorga, num evento com entradas livres e saídas altas, ou seja, com boa música filarmónica!

HOJE HÁ NOVA TERTÚLIA EM S. MARTINHO DO PORTO

Ora aí está mais uma Tertúlia de São Martinho do Porto: o tema é Os Níveis de Educação na Freguesia, e ocorrerá na noite sábado, 24 de Novembro, às 21 e 30, na Estalagem Concha (Largo Vitorino Fróis – São Martinho do Porto). É hoje à noite e valerá certamente a pena lá ir!

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ALCOBAÇA REVISITADA; VIVÊNCIAS E PATRIMÓNIO FOI NOVAMENTE ADIADA

Tal como aqui noticiámos estava marcada para hoje a inauguração da muito aguardada exposição Alcobaça Revisitada: Vivências e Património, na Galeria de Exposições Temporárias da Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça. A nova data prevista para essa inauguração ocorrerá muito provavelmente em meados do próximo mês de Dezembro. Esperamos...

Friday, November 23, 2007

CASA DA CULTURA DE S. MARTINHO DO PORTO ORGANIZA PASSEIO PEDESTRE NA PEDERNEIRA

A Casa da Cultura José Bento da Silva de S. Marinho do Porto organiza no próximo doming, 25 de Novembro, mais um dos seus habituais passeios de domingo. Desta vez, o passeio vai ter como local a vizinha Pederneira, registando também as participações do Grupo de Caminheiros dos Pimpões de Caldas da Rainha e do Clube Desportivo Pederneirense. O PERCURSO INICIAR-SE-Á ÀS 10 E 45, NA PRAÇA BASTIÃO FERNANDES, SEGUINDO PELA RUA DO MIRANTE, IGREJA DA MISERICÓRDIA, CEMITÉRIO, CAMINHO REAL E DEPOIS JUNTO AO EUCALIPTAL DA CÂMARA, PELA MATA FLORESTAL EM DIRECÇÃO AO MONTE DE S. BRÁS, DAÍ REGRESSANDO EM DIRECÇÃO À PEDERNEIRA, TERMINANDO NA PRAÇA BASTIÃO FERNANDES. O grau de dificuldade do percurso caracteriza-se como médio, sendo a sua duração de duas horas e trinta e o seu total de 8 Km. Recomenda-se a utilização de calçado apropriado para o campo e de indumentária adequada às condições climatéricas da época. Para participar, basta aparecer, não sendo necessário ser sócio de nada... É só ir!

CD DE TERESA CARDOSO DE MENEZES INCLUI COMPOSIÇÃO DE SÉRGIO AZEVEDO

Está já disponível no mercado o CD Upon a Star, da soprano Teresa Cardoso de Menezes, que inclui, em estreia discográfica, a composição Do Do, L'enfant Do, de autoria do compositor contemporâneo português Sérgio Azevedo. Essa peça é a primeira das Trois Petites Comptines, para voz e harpa, compostas expressamente para Teresa Cardoso de Menezes e para a harpista Andreia Marques, que tivemos o prazer de ouvir há alguns anos em Alcobaça, num concerto do Festival Música em Leiria, e que também participa neste interessantíssimo disco. Upon a Star inclui também composições populares e tradicionais de Natal e ainda peças de Vivaldi, Liszt, Schumann e Gershwin. Ora aí está uma bela sugestão para prenda de Natal!

CICLO THOMAS BERNHARD RELEMBRA O NÁUFRAGO E GLENN GOULD CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Está a decorrer até 1 de Dezembro em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, um Ciclo Thomas Bernhard, que relembra a relação daquele escritor norte-americano com a música e com o teatro. Na próxima segunda-feira, 26 de Novembro, as atenções sobre esse ciclo centram-se numa sessão de leitura de um dos seus mais conhecidos romances, O Náufrago, que será lido pelo actor Tiago Rodrigues. Essa sessão decorrerá a partir das 21 horas, na Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém, e o seu interesse avoluma-se (e muito), dado que àquela leitura se seguirá a projecção do filme Glenn Gould: Variações Goldberg, realizado por Bruno Monsaigeon. Trata-se mesmo de uma sessão imperdível!

Thursday, November 22, 2007

GALERIA CONVENTUAL APRESENTA NOVA EXPOSIÇÃO DE D'ASSIS CORDEIRO EM ALCOBAÇA

A Galeria Conventual apresenta a partir do próximo sábado, 24 de Novembro, uma nova exposição de D'Assis Cordeiro em Alcobaça. Já todos sabemos que aquele é um dos artistas de representação visual mais queridos daquela galeria e do seu público, sendo esta nova exposição de D'Assis Cordeiro na Galeria Conventual intitulada e tematizada Apontamentos Sobre o Mosteiro de Alcobaça. Não basta escrever que é uma exposição imperdível, sendo mesmo necessário lá ir, para ver como é! A inuaguração está marcada para as 17 horas do próximo sábado.

ÉRAMOS TODOS MUITO AMIGOS, MAS A VERDADE É QUE ANDÁMOS AOS TIROS UNS AOS OUTROS EM ALCOBAÇA

Éramos realmente todos muito amigos, mas a verdade é que andámos mesmo aos tiros uns aos outros em Alcobaça. Tudo isso se passou durante o chamado Verão Quente de 1975 em Alcobaça e foi em boa hora que o programa Publicamente, semanalmente realizado e apresentado por Piedade Neto, na Rádio Cister de Alcobaça, se lembrou de recordar esses (apesar de tudo) memoráveis tempos em Alcobaça. Essa emissão especial Verão Quente de 1975 em Alcobaça será apresentada na emissão do próximo sábado do Publicamente, a partir das 11 e 30, prometendo um final de manhã cheio de belas e muito agitadas recordações na Rádio Cister de Alcobaça. Os convidados de Piedade Neto para essa emissão especial do Publicamente são José Alberto Vasco, José Costa Pombo, Paulo José Moniz e Rui Baltazar, tendo todos eles muito a dizer e recordar para esses tempos em que Alcobaça quase parecia o Far West... A não perder!

PAULA LEMOS APRESENTA NOVO LIVRO NA MARINHA GRANDE

A JORLIS, Edições e Publicações e a autora Paula Lemos promovem a sessão de lançamento do livro Vidas de Carvão - As Carvoeiras do Pinhal do Rei, no sábado, 24 de Novembro, às 15 e 30 horas, no Parque Florestal do Engenho, Marinha Grande. A obra será apresentada pelo Professor Doutor Moisés Espírito Santo. Paula Lemos nasceu na Marinha Grande, distrito de Leiria. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante Português/Inglês), pela faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1987, obteve o grau de Mestre em Estudos Portugueses (variante Culturas Regionais Portuguesas) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2006. Lecciona há 20 anos a disciplina de Português. Actualmente integra o quadro da Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria.
Sinopse da obra:
No extremo norte do concelho da Marinha Grande situa-se a aldeia do Pilado. No meio do pinhal, isolada do restante concelho e sem quaisquer atractivos, desde sempre os seus habitantes se habituaram a viver em autarcia. Amanhavam a terra, trabalhavam nas fábricas da Marinha e, dada a proximidade do Pinhal de Leiria, dedicaram-se à arte de fazer carvão. "Vidas de Carvão - As Carvoeiras do Pinhal do Rei" resulta da adaptação para livro da sua tese de Mestrado em Estudos Portugueses (variante de Culturas Regionais Portuguesas) realizada pela autora, sob o título “
As Carvoeiras da aldeia do Pilado e o Pinhal do Rei – uma abordagem etnossociológica”, sob a orientação do Professor Doutor Moisés Espírito Santo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, com a classificação de Muito Bom. O livro aborda o modo de vida de um grupo social desta aldeia: as carvoeiras – suas condições sociais, os segredos da produção artesanal de carvão, a relação destas mulheres com o meio envolvente, nomeadamente o Pinhal de Leiria. Com efeito, este Pinhal tem sido o seu maior aliado, pois dele tiravam lenha para o carvão, caruma para os animais, madeira para móveis e casas. Com uma história secular, este pinhal, tal como as pessoas, tem uma grande história para contar… Como se fabrica o carvão artesanal nesta aldeia no século XXI? Quem o faz? Será uma actividade em vias de extinção? Como foi a vida desta gente no passado? As respostas a estas questões podem ser agora encontradas nesta publicação.
Valerá certamente a pena. É de ir!

DJ FRANK MAUREL EM VISEU, NO NB CLUB

O Dj Frank Maurel será a grande atracção da noite de sexta-feira, 23 de Novembro, em Viseu, no NB Club. Trata-se de uma Paulo Almeida Birthday Party, com champanhe à borla, e as mesas de mistura do NB Club serão também partilhadas pelos DJ's Marco Bastos e Xaninho. É de ir!

RUI HORTA APRESENTA SCOPE NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Dança / Multimédia


SCOPE
Rui Horta Portugal
23 a 25 Novembro 2007
Grande Auditório
Centro Cultural de Belém

Dia 23 // 19h00 + 21h30
Dia 24 // 19h00 + 21h30
Dia 25 // 16h00 + 19h00
“Aprofundar o olhar sobre a comunicação e as inevitáveis fronteiras que entre nós colocamos. Espaço de manobra para a percepção dos mais ínfimos detalhes e das mais subtis diferenças.

O público dentro de um universo de dúvida e estranheza, num espaço cénico partilhado com os intérpretes, que a cada instante, condiciona a percepção. Aceitar esse lugar único de público em diálogo com a obra, de público transformador.

A percepção, o diferente olhar que temos da mesma realidade. Os intérpretes descobrem-se a si mesmos e o público reinventa o ângulo de visão. “Como és” e não “quem és” A enorme distância entre o “como” e o “quem” é a viagem da obra em busca do objecto o mais subjectivo de todos, o do desejo. “Vai-vem” entre a razão e a emoção, a surpresa e o trompe-l’'oeil.
Percurso sinuoso, construção virtual habitada pelos nossos próprios fantasmas, funcionando como uma verdade, algo que desloca o “que vemos” para o “que queremos ver”.
E que território de mal-entendido mais universal existirá que o do amor?
Cada um verá o que entender, ou melhor ainda, entenderá à sua maneira aquilo que quer ver.”

Rui Horta

Conceito, Espaço Cénico, Textos - RUI HORTA
Coreografia em colaboração com os intérpretes - RUI HORTA
Desenho de Luz e Multimédia - RUI HORTA / HELDER CARDOSO
Criação e Operação de Multimédia - HELDER CARDOSO
Música Original - TIAGO CERQUEIRA
Intérpretes - ROMEU RUNA / ELISABETH LAMBECK
Textos Adicionais - MIGUEL ROCHA
Adereços de Figurinos - LUIS LACERDA / NUNO TOMAZ
Produção - FILIPA HORA
Direcção Técnica - LUÍS BOMBICO
Co-Produção - CENTRO CULTURAL DE BELÉM, LISBOA / LABORAL ESCENA - CIUDAD DE LA CULTURA, GIJON / DANCECITY, NEWCASTLE / O ESPAÇO DO TEMPO, MONTEMOR-O-NOVO
Apoios Institucionais - MINISTÉRIO DA CULTURA / DIRECÇÃO GERAL DAS ARTES
Apoios - CÂMARA MUNICIPAL DE MONTEMOR-O-NOVO , ESCOLA SUPERIOR DE DANÇA, RESTART - ESCOLA DE CRIATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS
Tour Manager Nacional - FILIPA HORA | O ESPAÇO DO TEMPO
Tour Management Internacional - BRUNO HEYNDERICKX | CAMPAI VZW

Para maiores de 16 anos


Wednesday, November 21, 2007

THE POSTCARD BRASS BAND APRESENTA O SEU PRIMEIRO CD

É verdade! A The Postcard Brass Band vai apresentar o seu primeiro CD, também chamado The Postcard Brass Band, hoje à noite, em Lisboa, no Lux Jazz Sessions, às 22 horas. O som da banda é alegre e bem disposto, assumindo uma clara opção pelo mais puro jazz de New Orleans. A The Postcard Brass Band é formada por três excelentes e cada vez mais prestigiados instrumentistas alcobacenses: Mário Marques, no saxofone soprano, Ruben Santos, no trombone e Sérgio Carolino, no sousaphone, acompanhados pelo sabedor Michael Lauren, na percussão. O disco é lançado hoje à noite, mas o Nas Faldas da Serra já o anda a ouvir há alguns dias. E a verdade é que está a ficar cada dia mais deliciado com o que ali se toca e a maneira como ali se toca. Esse CD inclui, por exemplo, uma interpretação tão inebriante de Basin Street Blues (Basin Sousa Blues) de Spencer Williams que consegue ser muito mais que apenas mais uma excelente versão daquele tema: é uma das melhores que já ouvimos!

ÚLTIMA HORA! CASSETE CLINIC ALTEROU DATA DE ENTREGA DE CANDIDATURAS

A novidade foi mesmo agora recebida na redacção deste blogue e anuncia que foi alterada a data de entrega de candidaturas das bandas concorrentes ao Cassete Clinic/1º Concurso Bandas Com Sangue Novo, que está a ser promovido pelo Clinic Bar, de Alcobaça. Essa data foi alterada de 22 de Novembro para 6 de Dezembro, dando assim uma nova oportunidade de gravação de maquetes para as bandas interessadas em concorrer ao Cassete Clinic. E a verdade é que valerá certamente a pena, aqui se recordando, por exemplo, que além de terem a possibilidade de mostrar o seu talento em palco essas bandas poderão também ter à sua inteira disponibilidade uma digressão ibérica com oito datas. De que é que estão à espera?

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA COMEMORA 6º ANIVERSÁRIO

Tendo iniciado a sua actividade em 2001, a Biblioteca Municipal de Alcobaça tem a missão de facilitar e promover o acesso dos cidadãos e munícipes à informação (através de vários suportes documentais), à formação, à cultura, ao lazer e às novas tecnologias da comunicação. Trata-se de uma casa que se preocupa e actua na formação de cidadãos leitores, participativos e integrados na sociedade, e não só... Eu, como cliente diário e assíduo daquela brilhante instituição, posso até garantir que aquele espaço cultural é sem dúvida a melhor sucedida instituição de interesse público do concelho de Alcobaça. Sem espinhas! A Biblioteca Municipal de Alcobaça tem contemplado os princípios definidos no Manifesto da UNESCO para as bibliotecas públicas, bem como as directrizes subjacentes à Rede Nacional de Leitura Pública, promovida pelo Ministério da Cultura.
A Biblioteca Municipal de Alcobaça comemora seis anos de existência no próxima sexta-feira, dia 23 de Novembro. O aniversário vai contar com um dia repleto de animação, que inicia logo pela manhã, às 10h30, com a actividade Cantar Contos”, dirigida por António Castanheira, contador de histórias. O contador regressa pelas 14h30 com uma nova história: A Viola e Outras histórias, seguido de Carlos Moreira, que interpreta Conto Para Que Tu Contes. As velas serão apagadas à noite, com a presença de elementos do executivo camarário. A partir das 21h30, a sessão estará aberta para um “Serão de Contos”, da responsabilidade de grandes contadores de histórias como o já referido António Castanheira, António Craveiro, Carlos Moreira, Júlio Santos entre outros. As comemorações continuam no dia 24, com o workshop O Lugar Onde Moram as Palavras, e com a actividade oficina de leitura O Universo Dentro de Mim, organizado pelo grupo Leituras em Movimento. Muitos parabéns Biblioteca Municipal de Alcobaça!

EXTENSÃO DO DOC LISBOA 2007 AO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA INAUGURA-SE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Foi no último mês de Outubro, entre os dias 18 e 28, que o mundo e o documentário passaram por Lisboa. A 5ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa superou as melhores expectativas. Durante onze dias passaram pelas seis salas que acolheram o festival 32 601 espectadores, mais 10 100 espectadores que em 2006. O Doc Lisboa foi assim, e mais uma vez, um ponto de encontro privilegiado do público com realizadores e outros profissionais nacionais e estrangeiros do documentário (produtores, distribuidores, programadores, críticos...) e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo. Após o sucesso obtido nesta última edição, o Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa segue agora nas extensões e chega ao Cine-Teatro de Alcobaça, entre os próximos dias 23 e 26 de Novembro. Pela segunda vez naquele concelho, a extensão Doc Lisboa dará a oportunidade única de descobrir alguns dos filmes premiados e volta a destacar-se pela exibição de obras de produção nacional. Os filmes já estão escolhidos: "Poeticamente exausto, verticalmente só-A História de José Bação Leal" de Luísa Marinho (sexta, 23, às 14h 30 e 21h 30), "& etc" de Claúdia Clemente e "Era preciso fazer as coisas" de Margarida Cardoso (os vencedores na categoria de Melhor Curta e Longa-metragem Nacional respectivamente no sábado, 24, 21h 30), "A casa do Barqueiro" de Jorge Murteira (Melhor Primeira Obra Portuguesa no domingo, 25, 21h 30) e "Convicções" de Julies Fréres (Menção Especial para Melhor Filme Nacional na segunda, 26, às 14h 30 e 21h 30). Trata-se mesmo de uma séria aposta na descoberta de novos territórios cinematográficos, na grande diversidade, e na vitalidade do cinema do real. Por outras palavras: uma autêntica festa do documentário. É de ver!

Tuesday, November 20, 2007

ALCOBACENSE IRINA RAIMUNDO REALIZA WORKSHOP -OFICINAS DE PREPARAÇÃO DO NATAL- , EM LISBOA

A Casa dos Arcos promove os workshops Oficinas de Preparação do Natal I e II, nas suas instalações do Beco de Santa Helena nº 9, em Alfama (Lisboa). O primeiro desses workshops, Oficina I–Criação de Enfeites de Natal, decorrerá no próximo sábado, 24 de Novembro, entre as 15 e 30 e as 17 e 30, sendo ministrado pela alcobacense Irina Raimundo (Quando as luzes, os enfeites e outras decorações de natal começam a povoar as ruas da cidade começamos a pensar como vamos decorar a nossa árvore de natal. Neste natal a ATLA propõem que os enfeites de natal sejam personalizados, criados por si – reinventados; Que assumam novas cores - as suas cores; Que possam fazer as delícias de um amigo porque foram feitas por si – para ele; Vamos trazer para este Workshop coisas guardadas nos armários e nas gavetas – fios, linhas, tecidos, papéis e, tornar a decoração do próximo natal a mais bonita de todas).
A Oficina II – Criação de Embrulhos e Postais de Natal, realizar-se-á em 8 de Dezembro, também entre as 15 e 30 e as 17 e 30, sendo ministrado por Inês Pardal (Nesta oficina, vamos explorar o mundo dos materiais de desperdício e a riqueza que estes nos podem dar. Vamos poder fazer nosso próprio papel de embrulho e enfeites, tornando os nossos presentes ainda mais especiais, para além de também ter a oportunidade de criar os nossos próprios postais de natal. Os participantes podem trazer alguns materiais de desperdício que achem interessantes para o Workshop (papéis vários, tecidos, plásticos, tampinhas, etc.).
O preço de inscrição em cada um desses workshops é de 20 euros por pessoa, estando disponíveis inscrições e informações
pelos telefones 218879739 e 964217926, e pelo e-mail: cfac-atla@sapo.pt Será certamente muito interessante!

CIRQUE DU SOLEIL REGRESSA A LISBOA EM ABRIL DE 2008, PARA UM ESPECTÁCULO ÚNICO (E EXTRAORDINÁRIO!)

Anime-se quem não conseguiu bilhete para se deslumbrar com as suas recentes e memoráveis actuações em Lisboa e ficou cheinho de pena... O Cirque du Soleil estará de volta a Portugal, com um espectáculo extraordinário, em Abril de 2008. Não perca a experiência única de assistir a um espectáculo Cirque du Soleil no Grand Chapiteau, a assinatura cenográfica da companhia, e vá-se preparando para tentar garantir o seu ingresso em mais uma grande festa do circo contemporâneo em Portugal!

JOSÉ CID, O GRANDE JOSÉ CID, ACTUA NO CAMPO PEQUENO

José Cid vai provar a razão de ser da frase “Campo Pequeno em Grande!”, ó se vai! Não importa sol ou sombra, camarotes ou barreiras, lá estaremos ombro-a-ombro para aplaudir o grande Zé! É que as canções não acabaram, por muito que inteligentes, antiquários e fadistas – de crista lancem farpas! Por isso o controverso e camaleónico autor de “20 Anos”, “Domingo em Bidonville”, “Nossa Senhora do Tejo”, e outros êxitos de “Ontem Hoje e Amanhã”, convida Lisboa inteira para ouvir a sua música numa faena eclética em terrenos que lhe são favoráveis – o rock e a pop, e vice versa! José Cid está de volta às lides! Pela forma como faz da tristeza graça é um artista que terá sempre direito a uma saída em ombros – ou não fosse ele nascido na Chamusca! Olé! Vai ser no próximo sábado, 24 de Novembro, às 21 e 30, e além do mestre Cid e da sua banda estarão em palco convidados como André Sardet, Luís Represas e o quase mítico Quarteto 1111, que ali fará o seu tão aguardo reencontro. Promete ser mesmo uma noite imparável!

Monday, November 19, 2007

BANDAS FINALISTAS DO 1º CONCURSO DE MÚSICA BANDAS COM SANGUE NOVO/CASSETE CLINIC SÃO DIVULGADAS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Tal como já aqui divulgámos, decorre até quinta-feira, 22 de Novembro, o prazo de candidatura ao 1º Concurso de Música Bandas Com Sangue Novo/Cassete Clinic, organizado em Alcobaça, pelo Clinic. Na noite seguinte, a de sexta-feira, 23 de Novembro, serão anunciadas, à noite, no Palco Why Not do mesmíssimo Clinic, as oito bandas que disputarão entre si a fase final daquele concurso. Já vamos a caminho!

ZOMBIE 5/12: THE RETURN OF THE LIVING DEAD! THIS IS NOT A MOVIE...

Já visitei inúmeras exposições. Dos mais diversificados géneros e tipologias. Durante muitos anos. Penso que chegou a minha hora de também apresentar uma exposição de minha autoria. E vou fazê-lo. Trata-se de uma exposição de onze painéis com uma série de 124 fotografias a cores sobre papel, que comemora vinte anos de colaboração na imprensa local, regional e nacional. Essa exposição intitula-se Zombie 5/12: The Return of The Living Dead! This is Not a Movie… Sendo apresentada ao público entre 1 e 15 de Dezembro de 2007, em Coz, no Bazar das Monjas. A ideia surgiu-me dos filmes de George Romero e da fotografia de John Baldessari. As minhas personagens aparentam ser naturezas mortas, estáticas, inertes… Todavia, receio que a noite lhes permita ganhar vida e circular por esse mundo fora… Chamo-me José Alberto Vasco e ficarei eternamente agradecido pela amável visita de todos os que pretendam compartilhar a minha suposta arte de representação visual. Vale?

ENCONTRO IBÉRICO: REFLEXÕES EM TORNO DE MARÍA ZAMBRANO, EM LISBOA, NO INSTITUTO CERVANTES

Decorrerá na próxima quinta-feira, 22 de Novembro, em Lisboa, no Instituto Cervantes, o Encontro Ibérico: Reflexões em Torno de María Zambrano. O evento pretende relembrar o universo ímpar de ideias de María Zambrano (1904-1991), que desvela uma multiplicidade de sujeitos: a estética, a política, a poesia, a ética, a fenomenologia dos sonhos ou a religião, entre tantos outros. Entre os participantes contam-se Nuno Nabais, Maria João Cantinho, António Cabrita e Fernanda Henriques, garantindo a qualidade de um acontecimento que terminará às 22 horas, na Fábrica Braço de Prata, onde poderemos assistir a uma mesa redonda sobre a a importante filósofa. A não perder!

UNIVERSIDADE DO PORTO HOMENAGEIA STEPHEN STOER

Esta homenagen tem como objectivo chamar a atenção da comunidade académica e do público em geral para figuras da Universidade do.Porto que se tenham distinguido pelas acções que dedicaram à cidade e à sua Universidade, através de exposições evocativas da sua vida e obra. Nos anos anteriores, foram homenageados Abel Salazar, Marques da Silva, Magalhães Basto e Augusto Nobre.

PROGRAMA "HÍBRIDOS E IMAGINÁRIOS"

Homenagem a Stephen Stoer:

CONFERÊNCIAS:
Dia 23 de Novembro
Auditório do antigo edifício da Reitoria (Rua D. Manuel II), 17h30

Producing the global knowledge-based economy: the role of the international agencies
- Susan Robertson (University of Bristol)

Substantiation and Instantiation of the Globally Structured Agenda for Education
- Roger Dale (University of Auckland)

Homenagem a Stephen Stoer:
MESA REDONDA:
Dia 28 de Novembro
Auditório do antigo edifício da Reitoria (Rua D. Manuel II), 17h30

O imaginário nos labirintos da educação
- Alberto Carneiro (Escultor e professor da FAUP)
- Fernanda Flores (Psicoterapeuta)
- Carolina Negreiros (Professora da Escola Secundária Filipa de Vilhena
- José Adriano Fernandes (Médico Psiquiatra, Hospital Conde Ferreira)

CONFERÊNCIA:
Dia 2 de Dezembro
Galeria do Palácio, Biblioteca Almeida Garrett, 17h00

- Celeste Malpique, Médica Psiquiatra, Professora ICBASUP
- José Alberto Correia, Professor FPCEUP


A entrada é livre em todos os eventos.


Sunday, November 18, 2007

EXPOSIÇÃO -ALCOBAÇA REVISITADA: VIVÊNCIAS E PATRIMÓNIO- VAI SER INAUGURADA EM 24 DE NOVEMBRO

Vai ser inaugurada na tarde do próximo sábado, 24 de Novembro, na Galeria de Exposições Temporárias da Ala de S. Bernardo (Ala Sul) do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a exposição Alcobaça Revisitada: Vivências e Património. Essa exposição, coordenada pelo historiador alcobacense Jorge Pereira de Sampaio, reúnirá mais de mil e quinhentas fotografias alusivas ao concelho de Alcobaça, procurando proporcionar um reencontro/descoberta entre os alcobacenses e a sua história. Lá estaremos!

PORTUGAL GANHOU À ARMÉNIA, EM LEIRIA, MAS A NOSSA SELECÇÃO NÃO SE LIVROU DE UMA MONUMENTAL ASSOBIADELA

A selecção nacional de futebol venceu ontem à noite, em Leira, a sua congénere arménia, por um a zero. O Nas Faldas da Serra não faltou à chamada, e lá esteve, de cachecol lusitano ao peito, a torcer pela dita selecção de todos nós. Além de uma natural satisfação por aquela vitória, ficámos também muito felizes em ter contribuido para pela primeira vez esgotar a lotação dessa infra-estrutura praticamente inútil e claramente dispendiosa que é o Estádio Dr Magalhães Pessoa, cuja lotação em jogos do clube da casa raramente atinge o milhar de espectadores... Infelizmente, essas satisfações ficaram claramente obscurecidas pelo facto de aquele jogo ter constituido um espectáculo deplorável, cuja fraca qualidade acabou por ser distinguida, por grande parte do público presente, com uma monumental assobiadela! É verdade que estava mesmo muito frio em Leiria, mas isso não constitui desculpa para profissionais pagos a preço de ouro terem defraudado em campo as expectativas dos milhares de espectadores que pagaram os seus bilhetes, não só na expectativa de assistir a uma vitória de Portugal, mas também de presenciar a arte de jogadores como o Cristiano Ronaldo, o Simão Sabrosa ou o Ricardo Quaresma, que pareceram estar-se nas tintas para as numerosas famílias completas (como a minha) que ali se deslocaram, pagando os seus bilhetes... Apenas o resultado se salvou daquele naufrágio e a verdade é que se exigia muito mais de uma equipa recheada de vedetas, que durante mais de uma hora e meia não se conseguiu mostrar superior a uma fraquísssima equipa da Arménia, que pouco melhor nos pareceu do que as equipas de solteiros e casados que costumam mostrar os seus dotes futebolísticos aos domingos de manhã no velho campo da bola do Carvalhal de Aljubarrota (infelizmente também ameaçado de destruição pelo socrático, no pior sentido, TGV Lisboa-Porto). Espero que na próxima quarta-feira à noite o público do Porto tenha mais sorte!