Saturday, July 05, 2008

JUNTA DE FREGUESIA DOS MONTES INAUGURA EXPOSIÇÃO E LANÇA NOVO LIVRO

Domingo, 6 de Julho, às 15 horas, a Junta de Freguesia dos Montes, no concelho de Alcobaça, inaugura a exposição fotográfica Uma Visão Sobre a Freguesia e apresenta o novo livro Entre Cós e Alpedriz, de autoria do montense José Cipriano Catarino. Os Montes são mesmo uma simpática freguesia e merecem claramente mimos deste género. É de ir!

UMA APOSTA SOBRE A MAIOR METAMORFOSE DE TODOS OS TEMPOS EM ALCOBAÇA

Vai ser já amanhã, domingo, 6 de Julho, e já não se fala de outra coisa em Alcobaça... O mágico Luis de Matos vem a Alcobaça fazer isso mesmo: magia! Aposta-se que o homem vai fazer desaparecer o Mosteiro de Alcobaça (quiçá transmutá-lo para a Benedita...), outros dizem que o Mosteiro vai levitar (seria um giríssimo regresso aos sixties!) e ainda há quem aposte que ele vai tirar definitivamente a circulação automóvel da Praça 25 de Abril (pareceria mesmo um sonho...). Contudo, continua a anunciar-se uma metamorfose e não um desaparecimento. Reflectimos bastante sobre o assunto e chegámos à conclusão de aqui deveríamos lançar uma nossa aposta sobre o que vai acontecer: apostamos muito claramente que o mágico Luis de Matos vai metamorfosear o Mosteiro de Alcobaça em dois túmulos gigantes de D. Pedro e Dª Inês de Castro! Alguém duvida?

6 DE JULHO - DIA MUNDIAL DO TIBETE - NÃO O ESQUEÇAMOS!

6 de Julho - Dia Mundial do Tibete
O Grupo de Apoio ao Tibete vem desta forma apelar à vossa participação neste dia de celebração. Um dia pelo Tibete, pela sua cultura e também o dia em que se celebra o aniversário de S.S. o Dalai Lama. Em todo o mundo, Tibetanos, apoiantes e Grupos de Apoio estarão em festa, por um Tibete Livre. Relembramos que o Tibete continua sob uma forçada ocupação Chinesa, que coloca em causa as mais essenciais liberdades humanas. Tibetanos, incluíndo monges e monjas Budistas, continuam a ser detidos, interrogados e torturados. É ainda uma grande preocupação o paradeiro desconhecido de milhares de Tibetanos, desaparecidos desde 10 de Março, assim como o tratamento brutal inflingido aos manifestantes pacíficos Tibetanos, no Nepal, dado a influência do governo Chinês sobre o governo Nepalês. Desta forma, a 6 de Julho, estarão disponíveis para assinatura três cartas. Uma dirigida ao Consulado do Nepal em Portugal apelando à cessação do tratamento brutal inflingido pelas forças de segurança Nepalesa aos manifestantes Tibetanos. As outras duas cartas são respectivamente endereçadas ao Senhor Primeiro-Ministro assim como ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, apelando à sua não comparência à cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos, dada a contínua política brutalmente repressiva Chinesa sobre o Tibete. As referidas cartas serão enviadas a 7 de Julho. Posteriormente mantê-los-emos informados das respostas recebidas. Até breve ! E não se esqueçam: chapéu, roupas confortáveis e bastante água !
Em Lisboa, a concentração será na Alameda Keil do Amaral, no Parque de Monsanto, de onde, às 14 horas, partirá uma Caminhada Pela Paz no Tibete. Entre as outras actividades programadas para este dia de apoio ao torturado povo do Tibete anunciam-se ainda sessões de Yoga Tibetano, a História do Tibete, a História de Buda e meditação. Às 16 e 30 haverá um grande piquenique (levando cada um a sua contribuição) e às 17: um concerto pelos Hipnotica. Decorrerão, durante toda a tarde, e em simultâneo, actividades destinadas às crianças.
Libertemos o Tibete! A todo o custo!

CICLO DE CINEMA A MÁFIA NÃO EXISTE, EM LISBOA, NO BACALHOEIRO

A Máfia Não Existe
Sistema, poder, corrupção nas terras de ninguém

Sempre existiu um equívoco de fundo nas tentativas de definição do que chamamos "máfia". Pode parecer óbvio, mas é necessário considerar a "máfia" (que, em realidade, seria mais oportuno denominar por máfias), antes que uma organização criminosa, uma organização de poder e um sistema empresarial que se constrói sobre o controlo de um território e incrementa a sua força quanto mais desenvolve a capacidade de estabelecer ligações rentáveis nos mais variados sectores do mercado. Isto evidencia como a sua principal garantia de existência não consta somente nos proveitos das actividades ilícitas, mas nas alianças e colaborações com funcionários do Estado, políticos e também com certos estratos de população. O malentendido está em considerar tais organizações de poder como forças do "Mal", contrapostas por uma força do "Bem". Parece mais oportuno utilizar o termo "máfia" para indicar uma maneira de organizar coisas não necessariamente ilícitas, uma forma de pensar, um sistema de valores, bem como culturais. Não é de se surpreender que exista quem creia esta maneira como a mais justa para se relacionar com o mundo.
Propomos neste ciclo um conjunto de filmes italianos – todos menos um produzidos entre os anos noventa e dois mil – que, utilizando dispositivos e formas heterogéneas e, por vezes, não falando directamente de máfia, pretendem abordar o tema controverso das suas ligações com o poder politico, com a comunicação social e, enfim, com a sociedade italiana. Apesar do cinema, principalmente americano, tenha produzido inúmeros filmes de "genro", as vezes fornecendo uma visão estereotipada da máfia e dos mafiosos, o que se verificou é incrível:
Já não é o cinema a observar o mundo criminal para apanhar os comportamentos mais interessantes. Acontece exactamente o contrário […] O cinema é um modelo de onde descriptografar modos de expressão. Em Nápoles […] os camorristas devem formar-se uma imagem criminal que, as vezes, não têm e que encontram no cinema. [R.Saviano, Gomorra, Mondadori – Strade Blu, Milano, 2006]
Ciclo programado por Adriano Smaldone
PROGRAMAÇÃO
8 de Julho, 22h30

"A memoria", Ciprì e Maresco, 1996, Itália, 38', mudo, p/b,V.O. original Italiano, legendas inglês, doc. "Grazie Lia – Breve inchiesta su Santa Rosalia", Ciprì e Maresco, 1994, Itália, 43', p/b, V.O. original Italiano, legendas inglês, doc.
É necessário um olhar cínico e lucidíssimo, longe dos lugares comuns e das imagens de postais, para representar aquela grande cidade, entre sonho e resignação, que é Palermo. Estes dois filmes-revelação expressam, como toda obra da dupla de realizadores, um dos olhares mais radicais do cinema contemporâneo. Preto e branco, planos fixos, degradação, detritos: o protagonista parece ser a periferia extrema, a terra de ninguém onde sempre foi lícito especular, o não-lugar governado pelas organizações de poder. Aqui não há nada, senão restos: ruínas de construções, resíduos de linguagem e de crenças, dejectos humanos. A periferia siciliana é, na realidade, a súmula de uma Itália autêntica, que talvez não convenha ver.

15 de Julho, 22h30
"Viva Zapatero!", Sabina Guzzanti, Itália, 2005, Itália, 98', V.O. original Italiano, legendas inglês, doc.
A partir da história do programa televisivo RaiOT, o documentário faz uma descrição da situação da liberdade de expressão e de informação em Itália. O programa foi encerrado com um gesto censório pela direcção da TV pública italiana em 2003, a causa das "complicações que originaram os ataques ao Presidente do Governo, Berlusconi, e aos seus colaboradores". Utilizando excertos televisivos, entrevistas a pessoas evolvidas, jornalistas e personagens que sofreram acções censórias, o filme (que se inspira nos documentários-inquéritos), consegue abrir a reflexão sobre o quadro das ligações entre média e poder político e, enfim, sobre o desconcertante tema do conflito de interesses, do abuso dos poderes na gestão do Governo e na relação entre as instituições em Itália

22 de Julho, 22h30
"I Cento Passi" (Os cem passos) Marco Tullio Giordana, Itália, 1999, 104', V.O. original Italiano, legendas inglês, fic. Cinisi, Palermo, anos '70. Cem passos dividem a casa de Peppino Impastato da casa de Tano Badalamenti, o boss mafioso daquela zona. Cem passos que Peppino, activista de esquerda, jornalista e speaker da rádio Aut, percorre somente para gritar "não" à conivência e à corrupção da geração do seu pai. O corpo de Impastato foi encontrado na linha de comboio Palermo-Trapani, desmanchado com 6 kg de TNT em 1978. O caso foi arquivado como suicídio; vinte anos mais tarde Badalamenti foi imputado como mandante do assassinato. O filme baseia-se em factos verídicos.

29 de Julho, 22h30

"Le Mani Sulla Città" (As mãos sobre a cidade) Francesco Rosi, Itália, 1963, 105' V.O. original Italiano, legendas espanhol, fic., p/b
Um homem olha para a paisagem e indica os prédios no fundo: "Aquilo é o novo ouro do Sul". Num bairro popular de Nápoles cai um prédio em obras provocando a morte de dois obreiros e o grave ferimento de uma criança. O empreiteiro é Eduardo Nottola, conselheiro municipal e militante do partido de direita, o que detêm a maioria. Objecto de uma interrogatória para acertar as responsabilidades, Nottola é forçado a abandonar a vida politica para silenciar o escândalo e não comprometer o partido. Mas a ambição do empreiteiro é mais forte dos receios dos seus dirigentes: trocando partido, pelo do centro, consegue ser nomeado vereador e prosseguir o seu projecto de especulação, cujo resultado será o de mudar o rosto da cidade. O cimento é o verdadeiro ouro do Sul. Os empreiteiros de sucesso do Sul fundam as suas fortunas no cimento.
Bacalhoeiro* grátis para os sócios cartão de sócio 5 eu / ano vàlido até Out 08
Rua dos Bacalhoeiros 125 Lisboa
218864891
Um ciclo de cinema que é uma realidade imperdível! Absolutamente!

RECITAL DE ANTÓNIO PINHO VARGAS NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM: HOJE MESMO!

António Pinho Vargas regressa ao Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém para o recital de lançamento do seu novo trabalho a solo, no sábado, 5 de Julho, às 21 horas. Depois de cerca de sete anos afastado dos palcos enquanto performer, António Pinho Vargas, grande referência da composição erudita contemporânea em Portugal, regressa às gravações e aos concertos. A propósito do lançamento do primeiro de dois CD duplos a solo - Imperfeições 1 & 2 - o CCB recebe o aguardado reencontro de Pinho Vargas com o público. O compositor propôs que este concerto de lançamento tivesse lugar no mesmo local onde foi gravado em Dezembro de 2007: o Pequeno Auditório. Neste recital, António Pinho Vargas revisita, em novas versões para piano solo e com uma nova atitude face ao acto de improvisar, as composições para os seus grupos de jazz (de 1976 a 2000) e quatro outras peças suas nunca gravadas.
PROGRAMA
Brinquedos
Dança dos Pássaros
O movimento parado das árvores
June
Cantiga para Amigos
General Complex
Dinky Toys
Tom Waits
Intervalo
Casa de Granito no Minho
Alentejo, Alentejo
Fado Negro
Quedas d’água (com lágrimas)
As Mãos
Lindo Ramo, Verde Escuro
La Corazon
TRANSMISSÃO EM DIRECTO- DEVIDO À TRANSMISSÃO DIRECTA DESTE CONCERTO, PEDE-SE AO PÚBLICOQUE COMPAREÇA NA SALA 15 MINUTOS ANTES DO INÍCIO DO ESPECTÁCULO. NÃO É PERMITIDA A ENTRADA APÓS O INÍCIO DO CONCERTO.
É de ir! Valerá certamente a pena!

Friday, July 04, 2008

CLARINET CONSORT DÁ CONCERTO NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

O ensemble Clarinet Consort actuará na noite de sábado, 5 de Julho, às 21 horas, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. O tema do concerto será A Música Europeia na Transição da Renascença Para o Barroco e uma das suas maiores curiosidades será o regresso da música de Johann Hermann Schein (1856-1630) a uma cidade que ainda em Maio passado assistiu a um concerto (pelo Vocal Ensemble) e a uma conferência (por Vasco Negreiros) integrados na programação do XVI Cistermúsica, em que a música poética daquele compositor desempenhou papel muito relevante. É de ir. Tem entradas gratuitas. Aconselhamos que vão bem agasalhados, já que aquela sala é muito fresquinha durante a noite (mesmo no Verão)!

ALCOBAÇA PROMETE MAIOR METAMORFOSE DE TODOS OS TEMPOS, EM ALCOBAÇA, NO PRÓXIMO DOMINGO

Na sequência da conquista do tão almejado galardão, em 7 de Julho de 2007, como uma das 7 Maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça promete ser palco, no próximo domingo, 6 de
Julho, pelas 22h13, da Maior Metamorfose de Todos os Tempos. Luís de Matos foi a cara da campanha O Truque é Votar, que levou o Mosteiro a ser considerado pelos portugueses uma das 7 Maravilhas Nacionais, e volta a Alcobaça para presentear a comunidade com um espectáculo nunca antes visto, com entrada absolutamente livre.
O QUE FAZER NA TARDE DE DOMINGO?
A partir as 14 horas do dia 6 de Julho, a Praça 25 de Abril encher-se-á de actividades radicais como: escalada, slide, matraquilhos humanos, fotopaper (o prémio para o vencedor da prova é um fim-de-semana para duas pessoas num Hotel de *** ou **** estrelas), animação de rua e musical, e ainda a possibilidade de conhecer o monumento através de visitas guiadas com figuras ilustres da região, durante todo o dia, de forma gratuita. O momento chave será centrado no espectáculo de grande envergadura e mediatismo do mágico Luís de Matos, o tal momento que nos promete a Maior Metamorfose de Todos os Tempos (aceitam-se apostas, aqui!).
Como participar nas actividades?
Para participar nas actividades radicais, que terão um custo simbólico, os interessados terão apenas de se dirigir à Praça 25 de Abril e trazer boa disposição e espírito aventureiro.
Quanto à prova de fotopaper, as inscrições devem ser feitas até às 16h30 do dia 6 de
Julho, através do número: 262580908 ou através do e-mail
desporto@cm-alcobaca.pt
Deverá ser mesmo muito interessante! É de ir e não perder pitada!

THE GREAT LESBIAN SHOW E JORGE FERRAZ TRIO AO VIVO, EM LEIRIA, NO BEAT CLUB

You're Not Human Tonight Tour
The Great Lesbian Show + Jorge Ferraz Trio
ao vivo no Beat Club, Leiria, Sábado, 5 de Julho, às 23 horas
+ dj set: super fury djs
É de ir! A todo o gás!

5 SENTIDOS OPEN AIR POOL PARTY NA PISCINA DO YOUR HOTEL & SPA DE ALCOBAÇA: EM 5 DE JULHO!

Este ano, a Seven Events proporcionar-lhe-á a grande festa do Verão 2008, sob o signo de "5 Sentidos". A festa 5 Sentidos terá lugar nos fantásticos jardins exteriores do Your Hotel & Spa (antigo Hotel Termas da Piedade), em Alcobaça, com início previsto para as 23h30 do dia 5 de Julho (Sábado).Para além de um completo enquadramento com cada um dos 5 Sentidos - Paladar, Audição, Tacto, Visão e Olfacto - ainda iremos oferecer:- Pista principal com Dezperados, Tha Bloody Bastards e Dj Alfa & Don Falcon; -Espaço Clinic powered by ThiIsClinic; -Zona Lounge com John Player Special; -Zona Spa com diversos tipos de massagens; -Cobertura mediática: TV (RTP1), revistas; -Bengaleiro; -Zona de comida Entre outras surpresas...
Artistas
DJ ALFA DON FALCON
Promete durar até às tantas... da matina!

Thursday, July 03, 2008

SÉRGIO CAROLINO ACTUA EM AMSTERDAM, NO FESTIVAL JAZZ ON THE ROOF

O (justamente!) premiado tubista alcobacense Sérgio Carolino continua a sua brilhante carreira internacional, um pouco por todo o mundo. O emérito tubista está agora em Amsterdam (ai que inveja!), onde atuou ontem à noite, tocando num bar de música improvisada com o seu projecto Flayed Frogs in a Hong Kong Market (4 tubas e bateria), Na noite de sexta-feira, 4 de Julho à noite, Sérgio Carolino actuará com os Low Frequency Tuba Band no Festival Jazz on the Roof. Esse irresistível quarteto, do qual assistimos no ano passado a um inesquecível concerto em Lisboa, no Jazz em Agosto, é composto pelo português Sérgio Carolino, pelo inglês Oren Marshal e pelos norte-americanos Jay Rozen e Marcus Rojas, nas tubas, e pelo baterista norte-americano Michael Lauren. Posso garantir que eles fazem maravilhas com a música de Frank Zappa e Jimi Hendrix, mas não só! Justifica um viagenzita à Holanda...

UMA NOITE DE GRANDE (KUMPANIA) ALGAZARRA EM ALCOBAÇA

Inserido num vasto programa de Verão, Alcobaça Summer Nights, que a Câmara Municipal de Alcobaça apresenta para as noites quentes de 2008, os Kumpania Algazarra, que actuam na Praça D. Afonso Henriques (na zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça), hoje, 3 de Julho, pelas 22h00, com entrada livre. Um espectáculo que serve também para dar as boas vindas à etapa em Alcobaça do Campeonato do Mundo de Orientação, que tem início no dia 26 de Junho na Marinha Grande e término no dia 5 de Julho, no Pedrógão.
Os KUMPANIA ALGAZARRA surgiram em 2004 nas ruas de Sintra, aliando a música à animação num trabalho performativo que convida à festa. No Festival Andanças, em 2005, obtiveram o devido reconhecimento que motivou o grupo para o lançamento de um EP ainda no mesmo ano. Em 2006 deram os primeiros passos na internacionalização, marcando presença nalguns festivais em Espanha e numa tournée pela Eslovénia.
Um grupo que apresenta música do mundo, e que num espectáculo de 85 minutos, propõe proporcionar aos espectadores uma animada viagem ao encontro de diferentes sonoridades, que cruza influências da música folk de leste, árabe, afro com ska, polka, swing entre outros. A originalidade na fusão, a energia das letras e as melodias vibrantes contribuem para o ambiente festivo que o grupo leva ao palco. Um espectáculo que se prevê altamente contagiante. Lá estaremos!

TRÊS CONCERTOS DE CAM DEAS EM PORTUGAL

Cam Deas dá três concertos em Portugal:

3 de Julho
Ogâmico, Perto do Principe Real, Lisboa
www.ogamico.com (mapa inside)

4 de Julho
Salão Brazil, Coimbra

5 de Julho
Maus Hábitos, Porto
(c/ Team Judas dj Sessions)

Cam Deas cresceu em Inglaterra, nos arredores de Londres. A sua abordagem à guitarra segue a escola de John Fahey e Robbie Basho, linha à qual acrescenta o drone, a manipulação sonora, gravações de campo, o minimalismo, a guitarra eléctrica e vocalizações, remetendo para um universo transcendente e psicadélico. Tem produzido nos últimos tempos uma série de registos onde todas estas abordagens se espelham transmitindo sólidas ideias que têm chamado a atenção dos seus pares. O mais recente chama-se For the Silver Waters, Sing! recentemente editado através da Blackest Rainbow casa onde já editaram nomes activos na actual cena underground como Hush Arbours, Voice of the Seven Woods, Sunburned Hand of the Man ou Peter Wright. Na tour que o traz a Portugal, aborda a guitarra de 12 cordas um pouco na linhagem de nomes como Glenn Jones, James Blackshaw, com quem já partilhou o palco, ou Steffen-Basho Junghans. Todos músicos que já passaram pelo nosso país...
O Nas Faldas da Serra aconselha: Muito!

Wednesday, July 02, 2008

UMA NOSSA APOSTA GANHA: ALCOBAÇA EM DESTAQUE NUM SIMPÁTICO BLOGUE BELGA!

Demos aqui a novidade, numa nossa postagem de 21 de Maio deste ano. A novidade referia-se à existência de um blogue belga, chamado Casa Portuguesa, que dá especial atenção a Portugal e a muitos dos seus mais bonitos espaços, escrevendo em português (no seu português!). Apostámos então que Alcobaça seria alvo de uma das suas próximas postagens. E é claro que ganhámos a aposta! A tal postagem já lá está publicada, assinada pelo simpático Alfacinha, e é mesmo digna de visita e particular atenção. Para aceder a esse blogue basta clicar:
Garantimos que não perderá o seu tempo!

PRIMEIRÍSSIMA MÃO: SÉRGIO CAROLINO DISTINGUIDO COM DOIS IMPORTANTES PRÉMIOS NA ITEC 2008

Haviamos aqui anunciado, também em primeiríssima mão, que o tubista alcobacense Sérgio Carolino era um dos principais favoritos na atribuição daquilo que então nos arriscámos a classificar de óscares da tuba mundial. Podemos agora aqui anunciar, com a merecida pompa e circunstância, que o nosso grande amigo e notável artista se sagrou justo e merecido vencedor em dois dos prémios atribuidos nesse evento! O seu superlativo CD a solo Steel aLive! ganhou o Roger Bobo Award Prize for Excelence in Recording na Categoria Tuba Solo com grande ensemble e a obra encomendada por, escrita para e dedicada a Sérgio Carolino, SoNotas, para tuba e piano, do compositor madeirense Francisco Loreto (obra publicada na editora Suiça - BIM), ganhou o Harvey Phillips Award for Excelence in Composition - categoria tuba solo! A entrega e divulgação desses prémios foi feita no passado sábado, 28 de Junho, nos E.U.A., na Universidade de Cincinnati (Ohio), durante a International Tuba Euphonium Conference ITEC 2008 - www.iteaonline.org
Muitos parabéns, Sérgio Carolino! Já sabes que o Nas Faldas da Serra é e continuará a ser um fiel e dedicado seguidor da tua superlativa arte. Um grande viva para ti!

SAGA, UMA ÓPERA EXTRAVAGANTE, DE JORGE SALGUEIRO, NOS JERÓNIMOS

Até 13 de Julho continua a ser representada a ópera extravagante Saga, com música de Jorge Salgueiro e libreto de João Brites, a partir de contos e poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen. Os espectáculos decorrem de quinta a domingo às 21h30m, em Lisboa, nos Jerónimos/Museu de Marinha, custando os bilhetes entre 12 e 15 euros (à venda no CCB, FNAC e TICKETLINE. Aconselhamos levar agasalho. Os pápéis e intérpretes em palco são:
JOANA: Inês Madeira (mezzo soprano dramático)
MIGUEL: João Sebastião (tenor lírico)
MULHER DO SILÊNCIO: Sara Belo (soprano dramático)
HOMEM DO SILÊNCIO: Rossano Ghira (contratenor)
DEUSA PIRATA e CAPITÃO PIRATA: Filipa Lopes (soprano coloratura)
DEUS PIRATA e ARMADOR PIRATA: Fernando Ribeiro (voz gutural "Moonspell")
ou Rui Sidónio (voz gutural "Bizarra Locomotiva")
MARIA: Cristina Ribeiro (pop rock e fado)
GUSTAVO: Francisco Fanhais (cantautor de intervenção)
LAURA: Ana Brandão (actriz-cantora)
ISABEL: Sandra Rosado (bailarina-cantora)
JOÃO: Pedro Ramos (bailarino-tenor dramático)
BANDA DA ARMADA PORTUGUESA: maestro CARLOS RIBEIRO ou DÉLIO GONÇALVES
É de ir! Absolutamente!

Tuesday, July 01, 2008

UMA VIAGEM AO INTERIOR DA TERRA, QUE SE PODE FAZER NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA


VIAGEM AO INTERIOR DA TERRA
Porque há tremores de terra? Os continentes já estiveram todos juntos? Como é um vulcão por dentro? A maior montanha do mundo continua a subir?
Porque estamos no Ano Internacional do Planeta Terra, nestas FÉRIAS NO CHIMICO do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

VAMOS FALAR DE...
- terra nova que se forma no fundo do mar...
- terra que se junta e forma montanhas...
- vulcões que expelem lava e gases...
- géiseres que deitam jactos de água a ferver...
- grutas que se formam por acção da água...
- rochas que se transformam umas nas outras...
- fósseis de seres vivos há muito desaparecidos...
- como os geólogos descobrem o interior da Terra...

QUANDO PODES PARTICIPAR?
Julho
S T Q Q S S D
8 9 10 11
15 16 17 18
29 30 31
Agosto
S T Q Q S S D
1
19 20 21 22
Setembro
S T Q Q S S D
2 3 4 5
10h00-13h00 (5-7 anos)
14h30-17h30 (8-12 anos)

- 30 euros por criança
- 4 manhãs ou tardes
- 3h00 de duração/dia
- inscrição prévia

Museu da Ciência / Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra
www.museudaciencia.pt
geral@museudaciencia.pt
Telefone 239 85 43 50 - Fax 239 85 43 59

E ainda há quem tenha a lata de apregoar que nunca há nada para fazer nas férias...


ORQUESTRA GULBENKIAN E PIANISTA SA-CHEN ENCERRAM 26º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

O 26º Festival Música em Leiria promete terminar em excelente plano, com o seu cncerto de encerramento, na próxima quinta-feira, 3 de Julho, às 21 e 30, no Teatro José Lúcio da Silva. Esse concerto assinalará a estreia em palcos nacionais da premiada pianista chinesa Sa-Chen, que com a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção da maestrina Joana Carneiro (também estreante em Leiria) apresentará um espectáculo que servirá também com uma espécie de ensaio e de preparação para a gravação do mesmo repertório, em CD, poucos dias depois. Tendo Chopin em destaque, aquele concerto leva a palco a jovem pianista chinesa galardoada com o prémio Crystal no último Concurso Internacional de Piano Van Cliburn. Com a Orquestra Gulbenkian, Sa-Chen permitirá escutar num mesmo espectáculo os dois concertos para piano escritos pelo compositor polaco, bem como uma peça de Zoltan Kodaly. Trata-se mesmo de um espectáculo imperdível!

Monday, June 30, 2008

JOAQUIM MANUEL PINTO SERRA E MARIA ARMANDA TAVARES BELLO APRESENTAM UMA PROFESSORA AO CANTO DO OLHO, NA MEALHADA

A Câmara Municipal da Mealhada (Biblioteca Municipal), a editora Mar da Palavra e os autores, Joaquim Manuel Pinto Serra e Maria Armanda Tavares Belo, convidam-nos (a todos!) a estar presentes no lançamento editorial, na Mealhada, do livro Uma Professora ao Canto do Olho, em sessão pública a realizar na próxima terça-feira, 1 de Julho, pelas 15h30, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal da Mealhada (na Avenida Quinta da Nora). A apresentação da obra, que dá continuidade à colecção Boa Onda, será efectuada pelo co-autor Joaquim Manuel Pinto Serra, que se dispõe a autografar este ou qualquer outro dos seus livros e a partilhar a sua visão das ocorrências literárias em que está envolvido, promovendo as leituras possíveis de textos ficcionais e poéticos, entre outros, a exemplo da sua também recente colectânea de contos O Outro Mundo em Nós. Quem disse que a literatura portuguesa não (se) mexe?

PARQUE DE LAZER DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA ABRE NA NAZARÉ, EM 1 DE JULHO

O simpático Parque de Lazer do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), situado na Nazaré, abre as portas ao Verão a partir de 1 de Julho, até 31 de Agosto. Trata-se de uma infra-estrutura que foi recuperada no âmbito de um protocolo celebrado entre o IPL e a Câmara da Nazaré, em 22 de Junho de 2004, e transformada em parque de lazer e acampamento, dispondo de piscina, bar e tendas para aluguer. Estando em funcionamento durante 24 horas por dia, este Parque destina-se a estudantes, funcionários docentes e funcionários não docentes do IPL, estudantes de outras instituições de Ensino Superior, estudantes das Escolas Secundárias do Distrito de Leiria e habitantes da Nazaré, entre outros que pretenderem usufruir de bons momentos de lazer naquele acolhedor espaço.
Preçário
ESCALÃO 1 – 4 Euros
» Estudantes e funcionários docentes e não docentes do IPL
» Estudantes das Escolas Secundárias do distrito de Leiria
» Habitantes da Nazaré
ESCALÃO II – 5 Euros
» Estudantes de outras Instituições de Ensino Superior
ESCALÃO III – 6 Euros
» Outras situações
CRIANÇAS
» Até aos 5 anos inclusive - gratuito
» Dos 6 aos 12 anos - 50% do escalão pelo qual são abrangidos
Nota: O preçário aplica-se por dia de utilização (24h) e inclui o usufruto da piscina

PISCINA
» Escalão único 2,50 euros/dia
(gratuito para crianças com menos de 3 anos)
ALUGUER DE TENDAS
» 1 Euro por noite
(capacidade para dois adultos)
Não se pode dizer que não é uma infraestrutura apetecível, não é?

KENNY GARRETT E O SEU QUARTETO DERAM CONCERTO MEMORÁVEL EM ALCOBAÇA

O concerto do Kenny Garrett Quartet no passado sábado, no Cine-Teatro de Alcobaça suplantou todas as expectativas anteriormente criadas em seu redor, confirmando, para melhor ainda, a nossa previsão de que se arriscava a ser o concerto do ano em Alcobaça. Foi realmente notável a arte dos quatro instrumentistas em palco e a sua capacidade de contacto com o público, parte do qual acompanhou toda a segunda parte do espectáculo de pé, dançando e cantando em conjunto com os músicos, tendo mesmo uma sua boa parte subido alegremente ao palco, numa euforia raramente vista por aquelas bandas. Memorável é o termo exacto para qualificar este concerto, com um Kenny Garrett imparável em saxofone alto, saxofone soprano e piano eléctrico, acompanhado por um substancial Lenny Stallworth no baixo eléctrico, por um fantástico Jeff Motley em órgão hammond (what a sound!) e sintetizador e por um inesquecível Justin Brown na bateria. Muitos parabéns a Rui Morais e à sua equipa por terem trazido este espectáculo a uma Alcobaça, que num futuro muito próximo poderá receber outras grandes figuras da música mundial. Constou-nos que Rabi Abou-Kalil já está de malas aviadas para actuar em S. Martinho do Porto e que o guitarrista Kurt Rosenwinkel poderá ser o grande senhor que se segue no palco do Cine-Teatro de Alcobaça... Boa!