Saturday, January 13, 2007

LEITURAS MUITO ACONSELHÁVEIS PARA UMA ADEQUADA REFLEXÃO ANTES DO REFERENDO DE 11 DE FEVEREIRO

Não tendo ainda começado o período de campanha propriamente dito antes do referendo de 11 de Fevereiro sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, não deixará de ser útil e adequada a leitura de documentos entretanto publicados sobre tão premente assunto. Não deixando novamente de aqui evidenciar que a nossa luta e o nosso empenhamento se posicionam pelo voto no SIM nesse referendo e pelo apelo a que ninguém nesse dia fuja às suas responsabilidades como cidadão de um país do chamado mundo civilizado, serve esta postagem para chamar a atenção sobre alguns desses imprescindíveis documentos.
Começo por chamar a atenção para um notável artigo de opinião da eurodeputada Assunção Esteves hoje publicado na página 7 do diário Público. Sob a intitulação e inspiração O Aborto, a Tragédia Grega e o Coro, Assunção Esteves assume a sua defesa pelo voto SIM a 11 de Fevereiro num texto em que navegando pela perspicaz moralidade da tragédia grega e por bem fundamentadas razões de justiça, aquela jurista defende o voto SIM "Não por razões de solidariedade ou piedade", mas por "razões de justiça". É um texto de leitura imprescindível!
Chamo aqui também a atenção dos nossos prováveis visitantes para o ensaio Sete Teses Sobre o Aborto, de autoria de Miguel Oliveira da Silva, há poucos anos editado pela Editorial Caminho. Embora os meus pontos de vista sobre a resolução legal do problema no nosso país não coincidam totalmente com os daquele professor universitário, não deixo de aqui aconselhar a leitura de uma obra que contribui para uma oportuna reflexão sobre a actualidade da despenalização da interrupção voluntária de gravidez em Portugal.
De leitura imprescindível é também o livro Por Uma Vida de Escolhas, esta semana lançado em Lisboa pelo Movimento Cidadania e Responsabilidade Pelo Sim. Esse livro é uma compilação de pertinentes textos que fundamentam algumas incontornáveis razões para votar SIM no referendo de 11 de Fevereiro. Por Uma Vida de Escolhas reune textos de personalidades como Alice Brito, Ana Vicente, Ana Luisa Amaral, Fernanda Câncio, Fina d'Armada, Helena Matos, Inês Lourenço, Inês Pedrosa, Júlio Machado Vaz, Leonor Xavier, Lídia Jorge, Maria Antónia Palla, Maria Teresa Horta, Miguel Vale de Almeida, Paula Moura Pinheiro, Possidónio Cachapa,
Rui Zink e Teresa Pizarro Beleza. É claro que esta é uma obra de essencial leitura para quem entenda que esta não será, acima de tudo, uma questão de liberalização mas sim uma questão de despenalização e justiça!

Friday, January 12, 2007

BOCAGE É O HERÓI DO NOVO ROMANCE DO ESCRITOR ALCOBACENSE LUIS ROSA

Uma das maiores novidades de Janeiro da Editorial Presença é o lançamento do novo romance do escritor alcobacense Luis Rosa. O título desse novo romance é Bocage-A Vida Apaixonada de Um Genial Libertino e o mínimo que se espera é que neste seu novo romance se mantenha e reforce a qualidade literária anteriormente manifestada nas produções literárias de Luis Rosa. Devo confessar que fiquei "cliente" dos romances de Luis Rosa logo quando em Julho de 2002 li o seu inspirado romance de estreia, O Claustro do Silêncio, muito justamente galardoado com o prémio Virgílio Ferreira. A esse romance seguiram-se nos anos seguintes a escrita e lançamento de outros interessantíssimos romances de Luis Rosa, como foi o caso de O Terramoto de Lisboa e a Invenção do Mundo e O Amor Infinito de Pedro e Inês, também editados sob a chancela da Editorial Presença. Vamos ler!

Thursday, January 11, 2007

UMA TOMADA DE POSIÇÃO, PELO SIM, QUANTO AO PRÓXIMO REFERENDO SOBRE A INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ

Estamos hoje a precisamente um mês da data marcada para o próximo referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária de gravidez, que se realizará a 11 de Fevereiro. A pergunta que nessa data vai ser colocada a todos os eleitores portugueses será a seguinte: "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?". A questão é aparentemente simples e a resposta apenas se poderá referendariamente situar num SIM ou num NÃO, o que não será para muitos assim tão simples... Quanto a mim, o problema diz respeito a todos, homens ou mulheres, e não é um caso para meias tintas ou evasivas... A resposta tem quanto a mim essencialmente a ver com a efectiva despenalização de quem aborta logo no início da gravidez, com o fim do perigoso aborto clandestino em "clínicas de vão de escada" e com o respeito por quem toma uma decisão afectivamente tão dura e complicada. Em nome da dignidade das mulheres e da saúde pública, a minha posição neste referendo apenas poderá ser pelo SIM e vou continuar a intervir publicamente pela posição que neste âmbito continuarei convictamente a defender.
No que respeita ao referendo marcado para o próximo dia 11 de Fevereiro, o meu posicionamento identifica-se claramente com a Declaração de Princípios de um dos movimentos que pretende intervir na discussão e debate sobre o assunto que se desenrolará na sociedade portuguesa até àquela data: o Movimento Voto Sim. O Movimento Voto Sim entregou ontem na Comissão Nacional de Eleições o seu processo de formalização para efeitos de campanha eleitoral, acompanhado de 11211 assinaturas de cidadãos e cidadãs portuguesas. A minha era uma dessas assinaturas, bem como outras que publicamente recolhi na minha cidade de Alcobaça.
Termino esta postagem relembrando que neste caso não basta defender o voto SIM e intervir publicamente nesse sentido. É também necessário e essencial dar também a cara no próprio dia 11 de Fevereiro, não metendo a cabeça na areia nem olhando para o lado a fingir que não se vê nem se sabe... Em 11 de Fevereiro é mesmo necessário ir lá e votar: SIM!

Wednesday, January 10, 2007

UMA NECESSÁRIA PETIÇÃO PELA ACESSIBILIDADE ELECTRÓNICA PORTUGUESA QUE SERÁ URGENTE ASSINAR!

Foi lançada no início deste mês uma petição electrónica à Assembleia da República, cujo objectivo é intervir para que a Internet, o Software, o Multibanco, a Televisão, as comunicações móveis e as máquinas de produtos e serviços se tornem maioritariamente acessíveis a deficientes e pessoas idosas, que corporizam cerca de 20% da população nacional. A aprovação de tal medida conduziria a uma substancial melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas, tanto a nível pessoal como profissional. Os meios electrónicos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, sendo a sua utlização cada vez mais importante. Por isso, é imperioso que todas as pessoas deles tenham acessam e deles possam usufruir, o que presentemente está longe de suceder. É preciso dar a volta a esta situação! Se o nosso prezado visitante e leitor é cidadão português de maior idade e se interessa pelo bem geral da sua comunidade, colabore para uma melhor acessibilidade de cerca de dois milhões milhões de portugueses, assinando essa petição em:
http://www.lerparaver.com/acessibilidade
e divulgando-a junto dos seus amigos, colegas de trabalho, familiares e conhecidos, ficando com a certeza de que está mais uma vez a lutar por uima boa causa!

IN TEMPUS APRESENTA LUNA SAPIENS NO SANTIAGO ALQUIMISTA

Noticiámos em Novembro do ano passado o lançamento do CD Luna Sapiens, o interessantíssimo carrtão de visita do projecto In Tempus, criado pela efervescente veia artística de David Reis, anteriormente ligado a projectos como Phantom Vission e Trauma. Na noite do próximo sábado, 13 de Janeiro, In Tempus lança oficialmente Luna Sapiens em Lisboa, num espectáculo que terá lugar no não menos efervescente palco do Santiago Alquimista, o lúdico bar situado entre a Sé de Lisboa e o Miradouro de Santa Lúzia. O projecto de David Reis apresentar-se-á agora ainda muito mais esmerado e convincente, prometendo 13 músicas e 13 músicos em palco, de entre os quais se deverão muito justamente destacar os Roncos do Diabo, privilegiando também em palco a componente étnica e de improviso que pautou essencialmente a concepção de Luna Sapiens! O espectáculo contará ainda com a participação dos DJs Yggdrasil e Lady Starlight e beneficia também do especial condão de chamar a atenção para a necessidade de preservação do não menos fascinante lobo ibérico (Canus Lupus Signatus), espécie em extinção de que restam apenas cerca de 300 em liberdade... Fica bem este género de preocupações!

LOTO DE KALASHNIKOV EM PUNHO ESTA NOITE NO CAIS DO SODRÉ

Não se assustem, prezados visitantes, que esta notícia não é o que à primeira vista parece... É evidente que estes Loto são mesmo a fascinante banda pop alcobacense que tanto apreciamos, mas as armas que eles habitualmente usam são essencialmente os seus instrumentos e a sua música. O que se passa é que os Loto actuam esta noite em Lisboa, no Music Box, situado em pleno Cais do Sodré, que continua o imperdível local de aventura(s) de sempre... Quanto aos Kalashnikov, eles também disparam apenas música e serão a outra banda em palco esta noite. A coisa promete, não é?

Monday, January 08, 2007

ROAD SHOW DAS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL ESTARÁ EM ALCOBAÇA A 3 E 4 DE MARÇO

Foi ontem publicamente anunciada a realização de um Road Show do camião/exposição da organização da escolha das 7 Maravilhas de Portugal, que se fará à estrada em digressão pelas 18 cidades que albergam os 21 candidatos finais . O Mosteiro de Alcobaça é um desses candidatos e o Nas Faldas da Serra já há muito cumpriu a sua obrigação de bom alcobacense, não só votando no nosso mosteiro mas também incentivando muitos outros a fazerem o mesmo... A Tour Nacional das 7 Maravilhas de Portugal estará em Alcobaça a 3 e 4 de Março e o mínimo que podemos esperar da nossa Câmara Municipal e da nossa Junta de Freguesia é que já tenham começado a trabalhar no assunto há pelo menos 15 dias... O "assunto" é dar o litro pela divulgação da candidatura do nosso Mosteiro de Santa Maria e distribuir computadores por tudo quanto é sítio, para proporcionar a todos a possibilidade de votarem no nosso mosteiro! Bora aí!

ALCOBAÇA VAI TER UM FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA EM 2007

A novidade tem circulado quase em surdina e praticamente não se tem dado por ela. A própria imprensa local, regional e nacional também parece ainda não ter acordado para o assunto. Até hoje, a blogosfera também não... Decidimos então aqui publicar precisamente agora essa novidade em primeira mão, o que fazemos com todo o gosto e prazer!
Sendo assim, o Nas Faldas da Serra orgulha-se muito de anunciar que entre 2 e 17 de Novembro de 2007 decorrerá em Alcobaça o Exchange Festival '07/Festival de Dança de Alcobaça. Segundo o que já apurámos, os espectáculos daquele festival realizar-se-ão essencialmente no Cine-Teatro de Alcobaça, havendo outros locais ainda em estudo para o efeito. Segundo também apurámos, a organização e a direcção artística do Festival estarão a cargo da CeDece-Companhia de Dança Contemporânea e só podemos aqui afiançar que a coisa promete!
Apenas para aguçar um bocadinho o apetite dos nossos visitantes mais dados a estas coisas da dança e do bailado, podemos já aqui adiantar que uma das participações já garantidas no Exchange Festival '07- Festival de Dança de Alcobaça é a do Rijeka Ensemble/Croatian National Ballett, que actuará no Cine-Teatro de Alcobaça em 9 e 10 de Novembro deste belo aninho de 2007. Esperemos então pela próximas novidades sobre o assunto...

Sunday, January 07, 2007

CIRCOLANDO APRESENTA QUARTO INTERIOR NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Para enorme desilusão de todas as tiazinhas que já apregoavam a morte do Centro Cultural de Belém após a sua decisão de suspender este ano a (sua) Festa da Música, aquela instituição iniciará na próxima quinta-feira a excelente e multidisciplinar programação de espectáculos que anunciou para o primeiro trimestre deste ano. A companhia teatral Circolando protagonizará essa abertura de época, apresentando entre 11 e 14 de Janeiro, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, a peça teatral Quarto Interior, que inicia o seu ciclo Poética da Casa. Segundo a companhia dirigida pelo actor André Braga, em Quarto Interior a circolando prossegue a procura de paisagens de sonho e desta vez procura-as nas moradas do espaço íntimo: casas, sótãos, quartos, abrigos de memórias e devaneios... É claro que estamos plenamente ao lado de quem nos fala de quartos que transcendem a geometria e se confundem com espaços de sonho e liberdade... O nosso teatro continua a respirar saúde!

BODY RICE DE HUGO VIEIRA DA SILVA, UM POEMA PUNK EM FORMA DE CINEMA

Entre as várias estreias cinematográficas anunciadas para a próxima quinta-feira, 11 de Janeiro, em Portugal, destaco muito especialmente a do filme Body Rice, realizado por Hugo Viera da Silva, cineasta português radicado na Alemanha. O filme chega a Portugal laureado com uma Menção Especial do Júri na última edição do Festival de Locarno, documentando com invulgar impacto narrativo e extrema originalidade as aventuras de uma comunidade de jovens alemães socialmente desintegrados que procura reorganizar a sua vida no Alentejo. Jean Michel Frodon, um dos críticos dos Cahiers du Cinema analisou Body Rice como um "poema punk, elegia sensual e desarticulada, onde as personagens principais são o ritmo e a luz dura, o vazio e a angústia, um vibrato de revolta captado com uma visão rara e um sentido da beleza que enfeitiça e subitamente nos deixa estupefactos". O filme conta com a produção de Paulo Branco e a sua banda sonora inclui temas dos Einsturzende Neubaten, Joy Division, Kosmonau Tentraum e Hilliard Ensemble, entre outros... Todavia, Body Rice é um filme com muito mais que aquilo que aqui escrevemos e tal como todo o bom cinema é um filme que deve ser visto e fruido numa sala de cinema, com todas as condições logísticas a isso necessárias. Body Rice é um filme imprescindível para quem está farto de histórias da carochina, venham elas de onde venham!