Friday, March 23, 2007

INTERESSANTÍSSIMO DOCUMENTÁRIO E AINDA HÁ PASTORES? EXIBIDO EM MATINÉS CINÉFILAS NO CENTRO CULTURAL DO REDONDO

CCR - Centro Cultural do Redondo e CIEP-UE (Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora) apresentam: Matinées Cinéfilas (sessões de cinema de qualidade com presença de realizadores e cinéfilos, mensalmente ao Domingo à Tarde) no Auditório do Centro Cultural do Redondo (durante Março e Junho de 2007), evento realizado no âmbito do Projecto "Cinema e Multiculturalidade" (CIEP-UE). As Matinées Cinéfilas posicionam-se como uma actividade que pretende divulgar cinema para lá dos circuitos comerciais no Auditório do Centro Cultural do Redondo.
Na sessão de inauguração será apresentado o interessantíssimo documentário Ainda há Pastores?, um filme de Jorge Pelicano que aborda a vida, em claro processo de extinção, dos pastores da Serra da Estrela. Será no domingo, 25 de Março de 2007, às 16 horas no Auditório do Centro Cultural do Redondo.
Nesta sessão, o jovem realizador Jorge Pelicano, premiado com esta película na última edição do CineEco, estará presente no Auditório do Centro Cultural do Redondo para conversa ao vivo após a exibição da sua película.
Reservas e Informações: 266 989217 (9h-12.30h -15.30h-19h)

ASSOCIAÇÃO POUCO DE BRANCO FESTEJA PRIMAVERA EM ALCOBAÇA

Esta é mesmo uma história simples, embora interessante: a Associação Pouco de Branco resolveu festejar a ainda fresquíssima Primavera de 2007, na noite deste sábado 24 de Março, a partir das 22h, em Alcobaça, no nº 31 da Rua Frei Fortunato. É simples e tão interessante que até merece a nossa visita! E a sua!

LOJA DAS CONVENIÊNCIAS E WONDERLAND CLUB DJ'S EM FIM-DE-SEMANA DO CEFALÓPODE

O lisbonense Cefalópode continua a marcar a cadência na Costa do Castelo de Lisboa. Este fim-de-semana a coisa volta a prometer, sexta-feira, 23 de Março, com a presença em palco da banda tuga Loja das Conveniências, formada pelo Eduardo Carvalho: baixo, pelo João Braz: guitarra, pelo Vasco Furtado: bateria e pelo Tiago Albuquerque: saxofone. Na noite de sábado, 24 de Março, a coisa vai ser diferente, prometendo também uma noite bem animada, dessa vez com a presença do duo The Wonderland Club DJs ( Lady Bambi and Withell), que apresentarão a sua noite 'SMALL WONDER' ( playing 60's Garage, Fuzz, Post Punk, New Wave, Rock'n'Roll Sleazy Beats, Glam Rock and anything else they desire...), ainda com a participação especial de "the one and only" Go-Go Girl Mirelle. Vai ser giríssimo!

Thursday, March 22, 2007

JOSÉ CID, O GRANDE E ENORMÍSSIMO JOSÉ CID, ACTUA DUAS NOITES NO MELHOR CABARET DE LISBOA: O MAXIME!

Já várias vezes aqui escrevemos que José Cid, o grande e enormíssimo José Cid, continua imparável. A sua actual digressão nacional O Rock ao Piano chega no próximo fim-de-semana a Lisboa, e, como não podia deixar de ser, ao melhor e mais emblemático cabaret da capital do nosso reino: o Maxime! O Maxime tem agora (como todos sabemos ou deveríamos saber) gerência do (não menos) grande e enormíssimo Manuel João Vieira, agora dedicado à justa causa de ajudar a noite lisboeta a manter o equilíbrio, homérica tarefa que parece não demover o altruismo do histórico fundador dos Ena Pá 2000 e dos Irmãos Catita, nomes grandes e enormíssimos da cultura nacional.
José Cid actua no Maxime nas noites de sexta-feira, 23 de Março, e sábado, 24 de Março. As portas do Maxime abrem impreterivelmente às 22 horas. O bilhete de entrada custa 15 euros e inclui as mordomias habituais, ou seja, a oferta de uma bebida e a rara oportunidade de assistir a um espectáculo que não se repetirá... É de ir!

HOJE À NOITE, EM LEIRIA: GALA DOS 60 ANOS DO ORFEÃO DE LEIRIA / CONSERVATÓRIO DE ARTES

O ministro José Vieira da Silva, o Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, e Paolo Pinamonti, o até agora director artístico do Teatro Nacional de São Carlos, depois de ultrapassada a polémica da ruptura, são apenas algumas das personalidades nacionais que participarão nesta noite de quinta-feira, 22 de Março, na Gala evocativa dos 60 Anos do Orfeão de Leiria. Será às 21.30 no Teatro José Lúcio da Silva, uma das mais modernas salas de espectáculo do país.

Considerada uma das mais ecléticas e vanguardistas instituições de ensino artístico do país, com 30 frentes de intervenção cultural e um concerto diário em média – o que contribui para que Leiria tenha o mais alto dos ratios per capita nacionais em termos de oferta artística -, o Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes tem vindo a receber prémios sobre prémios a nível internacional por algumas das suas produções, e, designadamente, pelas obras encomendadas para o Festival Música em Leiria, que promove este ano pela 25ª vez consecutiva.

A Gala compõe-se de oito temas, ilustrados por mais de cem artistas da região e do país, em alguns casos com produções próprias como as coreografias de Cláudia Nóvoa e Catarina Moreira para a sua Escola de Dança e para o TILT, a sua Companhia profissional de bailado. Também o Hot Club de Portugal, a Orquestra de Sopros de Leiria, Andrew Swinnerton, Carla Seixas, João Paulo Santos, Susana Teixeira, Roberto Maddalena, Ana Paula Russo e Ensemble de Guitarras, estarão entre os participantes neste espectáculo multimédia, cuja receita reverte por inteiro para a Obra Social da Liga dos Amigos do Hospital de Santo André, em Leiria.
Muitos parabéns!

Wednesday, March 21, 2007

UM POEMA DE MANUEL GUSMÃO NO DIA MUNDIAL DA POESIA (QUE É TAMBÉM O PRIMEIRO DIA DA PRIMAVERA DESTE ANO)

Comemora-se hoje, dia 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia, proclamado pela UNESCO na sua 30.ª sessão realizada em Paris nos meses de Outubro e Novembro de 1999. Os nossos habituais visitantes sabem que neste blogue é sempre Dia Mundial da Poesia, o que significa que hoje ficámos ainda mais felizes que o habitual... A Editorial Caminho, para quem todos os dias são também Dia Mundial da Poesia, associou-se a esta comemoração, oferecendo na sua mailing list um poema do livro Migrações do Fogo, de Manuel Gusmão. A ideia é mesmo amorosa e feliz, não é? É por isso que aqui cometemos agora o crime de oferecer também esse poema a todos os nossos amigos e visitantes:


HAVIA SÉCULOS

Havia séculos
e eram florestas sobre florestas escritas.
O canto cantava: era o incêndio do vento

folheando a memória da terra

essa maranha de raízes aéreas que nasciam enterrando
mais fundo as árvores anteriores;
essa teia nocturna de troncos e lianas, de ramos e folhas,
nervuras que os versos enervam irrespiráveis;
esse mapa em relevo lavrado pela paciência da luz
que atrasando-se recorta
estas estranhas esculturas do tempo:
os poemas selvagens

o máximo excesso de uma rosa aquática e frágil
sempre a nascer desfiladeiros
e falésias, fendas, quebradas, ravinas
vulcões que deflagram em écrans sucessivos

Havia séculos
e o cinema dos astros
acendia ampolas e bagas, campânulas, cápsulas, lâmpadas;
punha em música a infinita noite dos versos que longamente
escutam
aqueles que muito antes ou muito depois vieram ou virão
até estes anfiteatros que os desertos invadem.

Havia séculos
e / atravessando as ruínas dessa terra quente, as páginas
de água dessa rosa alucinada / havia esse:
o comum de nós que dos seus se dividindo, verso
a verso, procura ainda alguém. E assim
era de novo o início.

A grande migração das imagens — havia séculos —
desde há muito começara, desde sempre, já.
E sem cessar migrávamos nós, inquietos e perdidos

sem paz e sem lei, sem amos nem destino.


MANUEL GUSMÃO

(Migrações do Fogo, Editorial Caminho, Lisboa, 2004)







Tuesday, March 20, 2007

ENCONTRO COM A COLECÇÃO DE MANUEL DE BRITO NO CENTRO DE ARTE DO PALÁCIO ANJOS

Um ano após o seu falecimento, a notável colecção de arte de Manuel de Brito ficou instalada em Algés, no Palácio Anjos, que após obras de remodelação reabriu em Novembro de 2004, agora com a designação de Centro de Arte- Colecção de Manuel de Brito, reunindo a maior parte do espólio que o fundador da Galeria 111 foi reunindo ao longo de muitas décadas. No próximo fim-de-semana, aquela instituição promove novos encontros com a Colecção de Arte de Manuel de Brito, sábado e domingo, 24 e 25 de Março, belíssima oportunidade para visitar e conhecer aquele museu.
Estaremos assim de volta para mais um encontro sobre uma parte importante do nosso património artistico, muitas vezes deplorado e ignorado. Alguns nossos amigos defendem que é urgente e imperioso divulgar a Colecção Manuel de Brito, reclamando que a Câmara Municipal de Oeiras não o tem feito suficientemente, crítica extensiva à Junta de Freguesia de Algés...
O museu presentemente instalado no Palácio Anjos sob a designação Centro de Arte- Colecção Manuel de Brito, alberga esta colecção de 150 obras de alguns dos artistas portugueses mais importantes do sec. XX. É até muito curioso que estando esta colecção avaliada em 18 milhões de euros, este museu não tenha website nem sequer número de telefone!
A Colecção de Manuel de Brito inclui obras de importantes artistas de representação visual como Almada Negreiros, Mário Eloy, Mário Cesariny, Vieira da Silva, Ângelo de Sousa, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar, Paula Rego, Graça Morais e Amadeo de Souza-Cardoso , entre muitos outros, muitos deles lançados pelo próprio Manuel de Brito e pela sua histórica Galeria 111.
Termino esta postagem fazendo novamente eco das preocupações dos meus amigos que me transmitiram esta notícia: divulguemos aquela exposição e não nos esqueçamos de a visitar
Está em Algés, no Centro de Arte- Colecção de Manuel de Brito, e para quem não conhece, basta lá chegar e perguntar onde fica o Palácio Anjos, que aqui podemos adiantar ficar mesmo junto à Biblioteca Municipal do Parque Anjos, em Algés. É de ir!

Monday, March 19, 2007

ENTRE AS BRUMAS DA MEMÓRIA, UM NOVO LIVRO DE JOANA LOPES

Chamamos hoje a atenção para o lançamento de um novo livro de Joana Lopes, versando o relacionamento dos católicos portugueses com a ditadura deposta no nosso país em 25 de Abril de 1974. Esse novo livro conta com um prefácio de Pedro Tamen, sendo publicado sob a chancela da Ambar e sendo incluído na sua colecção Enciclopédia Moderna/História Actual. O lançamento do livro "Entre as Brumas da Memória" de Joana Lopes terá lugar amanhã, terça-feira, 20 de Março, na Fnac do Chiado, em Lisboa, pelas 18h, sendo apresentado por José Manuel Galvão Teles e Nuno Teotónio Pereira.

Sunday, March 18, 2007

ORFEÃO DE LEIRIA COMEMORA 60º ANIVERSÁRIO COM ESPECTÁCULO DE GALA NO TEATRO JOSÉ LÚCIO DA SILVA

O Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes está a comemorar o seu 60º aniversário. Por feliz coincidência outra efeméride se lhe sobrepõe neste ano, a 25ª edição do Festival Música em Leiria, que com tanto êxito tem promovido. Por isso mesmo se organiza um Espectáculo de Gala essencialmente recreativo (dividido em duas partes de 50 minutos cada). Será na próxima quinta-feira, 22 de Março, pelas 21.30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, que é hoje uma das salas mais modernas para as artes do espectáculo no nosso país.
O espectro de intervenções do Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes, é hoje muito amplo e sem paralelo no país. São trinta frentes que abarcam desde o ensino básico e vocacional da música, dança e outras artes – é a Escola com curricula oficiais com mais alunos no país – à produção artística, da animação cultural à edição multimédia:
Vários períodos de particular evidência, o relacionamento singular com um «cluster» de instituições de eleição, entre muitas outras, bem como um escol de personalidades, deixaram marcas no historial da casa.
Com a sua própria produção artística, amadora e profissional, apoiada pela colaboração amiga de outros artistas, individuais e em grupos, que ao longo dos anos participaram no Festival Música em Leiria, a Gala de Aniversário do Orfeão de LeiriaTeatro Nacional de São Carlos à Fundação Calouste Gulbenkian e ao Hot Club de Portugal, entre outras. Que por isso mesmo estarão presentes ao mais alto nível, e/ou com os seus artistas. Bem como o Governo e boa parte da comunidade artística e intelectual portuguesa.
O Galardão de Homenagem deste 60º aniversário do Orfeão de Leiria é uma estatueta em bronze, réplica em miniatura do monumento que será erguido em Maio em frente ao edifício principal do Orfeão de Leiria. A receita desta Gala reverte por inteiro para apoiar a obra social ímpar ainda que não suficientemente divulgada da Liga dos Amigos do Hospital de Santo André.

DIA MUNDIAL DA MARIONETA COMEMORADO EM ALCOBAÇA PELA S.A. MARIONETAS COM ESPECTÁCULO GRÁTIS

Quarta-feira, 21 de Março comemora-se o “Dia Mundial da Marioneta”. Para assinalar esse dia a companhia alcobacense S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, vai realizar no Auditório Adães Bermudes (antiga escola primária de Alcobaça) na cidade de Alcobaça, uma apresentação da sua mais recente produção o “Theatrum Puparum – A Padeira de Aljubarrota”, pelas 21.30h, com entrada livre. Nessa mesma noite será divulgado o programa das comemorações do 10º aniversário da companhia S.A. Marionetas, que decorrerão durante o ano de 2007.
A companhia S.A.Marionetas -Teatro & Bonecos, convida todos os amigos da marioneta a festejar consigo tão importante data.