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Saturday, May 29, 2010
TEATRO TAPA FUROS APRESENTA-SE EM COIMBRA, NO PORTUGAL DOS PEQUENITOS
CUARTETO CASALS INICIA XVIII CISTERMÚSICA, NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA
Friday, May 28, 2010
DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO, EM ALCOBAÇA
Para além do Simulacro de um Acidente Rodoviário agendado para as 9h30, na Avenida dos Combatentes, o período da tarde está reservado para a cerimónia de entrega dos equipamentos de protecção individual a cada corporação, a partir das 15h00, seguida de um desfile apeado e motorizado das corporações, marcado para as 15h30.
NOTAS IMPORTANTES
Encerramento das ruas ao trânsito da rede viária no dia 30 de Maio:
- Avenida dos Combatentes – Das 8h30 às 12h00 – Realização do Simulacro
- Rua Frei António Brandão – Das 14h30 às 16h30 – Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro
- Da Rua Bernardino Lopes Vieira até à rotunda da Variante da Guarita das: 12h30 às 16h30 - Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro
IV ENCONTRO DE SABERES / PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS, NO FREIXIAL
IV ENCONTRO DE SABERES
PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS
LOLLYPOP IN WONDERLAND, UM DESFILE DE MODA EM ALCOBAÇA
LOLLYPOP IN WONDERLAND
(DESFILE DE MODA)
Sábado . 29 de Maio . 21h30
Um evento que se realiza duas vezes por ano na cidade de Alcobaça, e que tem como objectivo apresentar
à população do concelho as tendências do mundo da moda
A Praça da República é o local escolhido para a iniciativa.
É de ir!
Thursday, May 27, 2010
N.I.P. AO VIVO EM ALPEDRIZ, NO GENESIS BAR
Sábado . 29 de Maio . 23 horas
N.I.P.
N.I.P, é uma banda de covers constituida por musicos muito experientes, tem uma vocalista, Susana, com uma belíssima voz e vão decerto PROPORCIONAL UMA BELA NOITE DE MUITA DIVERSÃO.
Vítor Copa, natural e residente na praia da Nazaré, começou a tocar bateria aos 14 anos, como auto didacta, aos 19 decidiu apostar na formação, e teve a possibilidade de estudar com alguns dos melhores professores residentes em Portugal. Inicialmente com o Professor André Sousa Machado na Escola de Musica da Câmara Municipal da Nazaré, mais tarde com Sertório Calado na Escola de Jazz de Torres Vedras e com Bruno Pedroso na Academia de Alcobaça. Participou em workshops de José Salgueiro, Alexandre Frazão dos guitarristas Mário Delgado, Bruno Santos, Gonçalo Pereira e Luís Moreno, das vocalistas Joana Rios, Marta Hugon e Paula Oliveira. Em 2006 frequentou o curso de uma semana (musicaldas) no conservatório das Caldas da Rainha com o Professor Michael Lauren, acompanhado do guitarrista Pedro Madaleno e o baixista Iury Daniel. Em 2007 teve uma participação com a orquestra do Festival de Jazz da Estremadura sob a orientação do Saxofonista Pedro Moreira. O seu gosto pelo Jazz e música improvisada surgiu quando começou a trabalhar com o excelente professor, maestro e amigo Adelino Mota na Orquestra Juvenil da Nazaré e mais tarde nos combos Meninos da Naza, Nip jazz Version e Mê Quintete. Vítor Copa tocou em vários Festivais de Jazz, como o Festival de Jazz de Seia, JazzMin (Aljustrel), JazzMinde, Jazz do Valado dos Frades, Jazz S.Luis (Lisboa),Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede, Jazz Foncastin (Espanha) e Cangas jazz (Galiza-Espanha). Para além destes Festivais, costuma tocar em bares em todo o distrito de Leiria e não só, com os seus variados projectos. Neste momento realiza trabalhos como freelancer, toca com Nip (soul music, rock dos anos 80), DixieNazaJazzBand (dixieland), Quarteto de jazz da Ama (jazz), cargarlic..s quartet(jazz e musica improvisada), Banda da Coina (Carnaval) Mê Quintet (jazz cantado) e Mê trio (Bossa Nova). Actualmente é professor de educação musical nas escolas primárias do concelho de Alcobaça, dá aulas de bateria na Academia de Música de Alcobaça, na Biblioteca Instrução e Recreio (Valado dos Frades),dá também aulas particulares em sua casa e ainda está inserido num projecto com carácter pedagógico, sob a orientação do professor e maestro Adelino Mota, que se chama Aprender a ouvir Jazz, este projecto conta com o apoio da revista Jazz Portugal e o Festival In Jazz a decorrer neste momento em todo o país.
É de ir!
MAIS UM DIA DE MÚSICA NO DIVÃ, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA
Música no Divã
29 de Maio
MÚSICA E PAISAGENS
WORKSHOP
10:00 - 11:30 SALA ENSAIO 1
Conferencista: ALEXANDRE ALVES COSTA arquitecto
ÁLVARO DOMINGUES geógrafo
Moderador: RUI REININHO músico
MÚSICA E CÉREBRO
WORKSHOP
10:00 - 11:30 SALA SUGGIA
Conferencista: STEFAN KOELSCH psicólogo
EMMANUEL NUNES compositor
Moderador: MANUEL LARANJEIRA neurocirurgião
PSICOLOGIA DO INTÉRPRETE
CONFERÊNCIA
11:45 - 13:15 SALA 2
Conferencista: EMILIO POMÀRICO maestro
Comentador: PAULO FERREIRA DE CASTRO musicólogo
Moderador: JÚLIO MACHADO VAZ psiquiatra
DA SAÚDE DAS "ORQUESTRAS"
CONFERÊNCIA E ENCERRAMENTO
15:00 - 17:00 SALA SUGGIA
Conferencista: JOÃO LOBO ANTUNES neurocirurgião
Comentador: RISTO NIEMINEN director artístico
EDWARD SMITH director artístico
Moderador: JÚLIO MACHADO VAZ psiquiatra
Sábado | 29 Maio 2010
18:00, Sala Suggia
O mundo é uma sinfonia
A Terceira Sinfonia de Mahler é um mundo à parte. Escrita para contralto solista, coro feminino, coro infantil e uma orquestra de grandes dimensões, incluindo oito trompas, a sua duração ultrapassa uma hora e meia. Mas o tempo passa depressa perante a prodigiosa imaginação com que Mahler retrata a natureza que nos rodeia relatando o que nos contam as flores, os campos, os animais da floresta, o homem, os sinos da manhã e o amor. Nesta interpretação sob a direcção de Christoph König, é solista a meio-soprano alemã Anke Vondung, um dos nomes mais requisitados do teatro lírico da actualidade. | |
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO CORO CASA DA MÚSICA CORO INFANTIL DO CPO Christoph König direcção musical Anke Vondung meio-soprano Gustav Mahler Sinfonia nº 3 |
OS GAMBUZINOS APRESENTAM A MEDEIA DE EURÍPEDES, NA BENEDITA
MEDEIA de Eurípedes
representado pelo grupo de teatro "Os Gambuzinos"
encenação: José Saramago
MEDEIA de Eurípedes
pelo grupo de teatro "Os Gambuzinos"
Sessões:
29 de Maio > 21h30
4 | 5 | 11 | 12 de Junho > 21h30
Local: Grande Auditório
Bilhete: 5€ > normal | 2€ > Estudante
» à venda na bilheteira local
SINOPSE
Eurípedes, dramaturgo da Grécia antiga, constrói o retrato psicológico de Medeia, numa das mais duras e impressionantes tragédias da dramaturgia universal.
Medeia, oscila entre o amor e o ódio e ao ser traída pelo seu esposo Jasão é acometida por uma fúria terrível que a leva a perpetrar uma terrífica e insana vingança.
A recriação poética de Sophia de Mello Breyner Andresen acentua a beleza trágica da peça.
ENCENAÇÃO
José Carlos Saramago
ELENCO
Ana Guilherme
Andreia Pereira
Bruno Fialho
Catarina Gomes
Catarina Serralheiro
Cláudia Almeida
Gazela
Inês Belo
Inês Moreira
Juliana Machado
Leya da Fonseca
Leonor Lemos
Mariana Ferreira
Micaela Bento
Paulo Batista
Rafael Santos
Rita Pereira
Rui Lopes
Sara Vicente
Sofia Serrazina
Tiago Santos
CENÁRIOS | FIGURINOS | GUARDA-ROUPA E ADEREÇOS
Adelina Serralheiro
Dalila Sousa
Helena Fernandes
José Luís Gamanho
Mariana Ferreira
Marisela Marques
MÚSICA
Daniel Machado
DIRECÇÃO DE CORO
Leonor Lemos
Mariana Ferreira
DESENHO DE LUZ
Baltasar Silva
LUZES
Beatriz Serrazina
Maria Petúnia
MULTIMEDIA
Fábio Santos
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM
COMPANHIA OLGA RORIZ . ORCHESTRUTOPICA . METROPOLITANA
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA
30 Mai 2010 - 17:00
2 Jun 2010 - 21:00
3 Jun 2010 - 17:00
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA
Quase um século de Sagração
A Sagração da Primavera é uma das mais importantes obras sinfónicas do século XX. Encerra uma trilogia de bailados (depois de Pássaro de Fogo, em 1910, e Petrushka, em 1911) que Igor Stravinsky compôs para a companhia dos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev. Com a coreografia do famoso bailarino Vaslav Nijinksy, a nova obra, que estreou a 29 de Maio de 1913 em Paris, agitou o mundo da música e da dança. Ainda hoje, a riqueza harmónica e a densidade dos ritmos provoca surpresa ao primeiro contacto.
Também a 29 de Maio, mas 97 anos depois, Luís Tinoco e Olga Roriz estreiam as suas próprias criações, atestando da intemporalidade desta obra seminal. “Sinto que andei sempre a ouvi-la, que esteve sempre comigo, e mantenho um enorme apreço por ela desde a primeira vez que a ouvi” – o interesse de Luís Tinoco pela partitura de Stravinsky vem do tempo de estudante de Composição. Para Olga Roriz, o contacto decisivo com a Sagração da Primavera foi já enquanto coreógrafa, ao assistir à criação de Pina Bausch.
A memória histórica e cultural à volta da composição de Stravinsky é a base de inspiração deste programa. Mas as obras a apresentar nascem de um universo muito pessoal, como Olga Roriz afirma: “A Sagração há-de estar dentro de mim.”
Sobre o que sinto
Duas são, à partida e penso que à chegada, as minhas âncoras nesta peça que, inesperadamente, me proponho, predisponho ou imponho agora criar.
Digo inesperadamente porque ao longo de todo o meu percurso como coreógrafa, e já lá vão 32 anos, a única peça que decididamente nunca quereria coreografar era precisamente “A Sagração da Primavera”.. As razões, até há 3 anos atrás, eram todas elas tão óbvias que nem por um momento me preocupei ou lamentei com essa minha decisão.
E agora aqui estou perante a obra recusada. Perante essa obra assustadoramente maior. No entanto tenho de confessar, talvez com alguma arrogância ou inconsciência, que pouco a pouco me deixa de assustar.
Talvez porque me estou a apaixonar ou já me apaixonei e quando isso me acontece sou imparável e só me tranquilizo quando consumo totalmente esse objecto desejado.
…
Olga Roriz | 28 de Fevereiro de 2010
Obras em Estreia
Before Spring - a tribute to the Rite
Composição LUÍS TINOCO
Direcção musical CESÁRIO COSTA
ORCHESTRUTOPICA
A Sagração da Primavera
Direcção/Coreografia OLGA RORIZ
Música IGOR STRAVINSKY (1882-1971) A Sagração da Primavera
Interpretação ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
Direcção musical CESÁRIO COSTA
Cenário PEDRO SANTIAGO CAL
Figurinos OLGA RORIZ | PEDRO SANTIAGO CAL
Desenho de Luz CLEMENTE CUBA
Ensaiadora SYLVIA RIJMER
Professores JÁCOME FILIPE | SYLVIA RIJMER | TERESA RANIERI | VÍTOR GARCIA
Assistente da direcção artística LAURA MOURA
Assistente de guarda-roupa, cenografia e adereços MARIA RIBEIRO | MIGUEL JUSTINO
Montagem, afinação e operação de luz DANIEL VERDADES
Costureira FLORINDA BASÍLIO
Director de produção PEDRO QUARESMA
Produtor executivo TERESA BRITO
Intérpretes ADRIANA QUEIROZ | ALBA FERNANDEZ | CARLA WEISSMANN | CATARINA CÂMARA | CHARLOTTE GOESAERT | EUNICE FREITAS | LILIANA GARCIA | MARLENE VILHENA | MARTA LOBATO FARIA | RAFAELA SALVADOR | SÃO CASTRO | BRUNO ALEXANDRE | BRUNO ALVES | FILIPE BARACHO | HUGO GOEPP | HUGO MARTINS | JÁCOME FILIPE | PEDRO SANTIAGO CAL | RICARDO MACHADO | RICARDO TEIXEIRA | YONEL SERANO
Absolutamente imperdível!
A NAIFA, AO VIVO, EM CALDAS DA RAINHA
Sábado . 29 de Maio . 21h30
A Naifa
A Naifa é o único grupo português que reveste o fado com uma sonoridade contemporânea, mantendo a coerência e um interesse estético. Depois de um ano de luto, A Naifa volta à luta.
Com Sandra Baptista no baixo e Samuel Palitos na bateria, a semente deixada por João foi lançada de novo à terra e volta a dar frutos.
O reencontro com o público acontecerá já em Maio com a edição de um livro/DVD biográfico dos primeiros quatro anos de carreira e uma digressão nacional que passará por 11 cidades.
O livro retrata o universo d’A Naifa, visto de dentro e de fora - os poemas que deram origem às canções dos três discos e as obras gráficas que fizeram as capas; fotografias de mais de uma centena de espectáculos e os testemunhos do público que, em muitos casos, criou com a banda laços afectivos que se prolongaram muito para além do momento dos concertos.
O DVD contém um filme/concerto, gravado na digressão 2008 e um documentário produzido em 2006.
Para que a memória não se apague e A Naifa continue «a rasgar a vida».
É de ir!
ENA PÁ 2000 GRAVAM CD AO VIVO, EM LISBOA, NO MAXIME
É de ir!
ANTUNES DECLAMA POESIA EM ALQUEIDÃO DA SERRA
Sábado . 29 de Maio . 21 horas
Antunes
apresenta pela primeira vez a sua poesia
Antunes
tem também uma exposição de desenho e escultura patente em
Mire de Aire, no Centro de Exposições (antiga igreja local), até 16 de Junho
É de ir!
Wednesday, May 26, 2010
CASA DA MÚSICA COLOCA MÚSICA NO DIVÃ, NO PORTO
Sexta-Feira . 28 de Maio . Sala 2 . 11 horas
MÚSICA NO DIVÃ - SESSÃO DE ABERTURA
Júlio Machado Vaz comissário
António Jorge Pacheco, Daniela Coimbra, Rui Pereira, Andrew Bennett organizing committee
João Vaz, Luísa Saraiva assessoria técnica do comissário
Tuesday, May 25, 2010
OS BICHOS - A BIODIVERSIDADE NO TEMPO DOS NOSSOS AVÓS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto OS BICHOS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.
Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com zoologia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de pesca, pastorícia, pecuária, que possam ter sido usados - ou ainda sejam usados - por pescadores, pastores ou produtores de gado nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com as diversas áreas da biologia.
As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido.
Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever-nos para geral@museudaciencia.pt
27 de Maio de 2010 | 15H00
Os parceiros do projecto OS BICHOS reúnem-se na seguinte data, para fazer um balanço do projecto e partilharem com o público as suas descobertas.
Histórias de bichos contadas na madeira
por Maria do Rosário Martins e Maria Arminda Miranda (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra)
O Projecto BioDiversity4All
por Filipe Ribeiro, Luís Tiago Ferreira, Patrícia Tiago e Marcel Dix (BioDiversity4All)
BI da Pomba, pretexto para falar de Ecologia e Evolução
por Ana Isabel Queiroz (IELT) mais...
11 burros caem num estômago vazio
documentário da autoria de Tiago Pereira (em parceria com a AEPG)
As sessões será orientadas por Ana Paula Guimarães (IELT) e Carlota Simões (MCUC) e serão gravadas e editadas para publicação no site Memoria Media .
É de ir!
Monday, May 24, 2010
FABIO BIONDI & EUROPA GALANTE INAUGURAM 28º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA
Quarta-feira . 26 de Maio . 21h30
Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)
FABIO BIONDI & EUROPA GALANTE
Fabio Biondi, maestro
Filipe Mesquita de Oliveira, apresentação
Arcangelo Corelli (1653-1713)
Concerto Grosso em Si bemol maior, op.6 nº11
Antonio Brioschi (fl. c. 1725-1750)
Sinfonia em Ré maior
Pietro Antonio Locatelli (1695-1764)
Concerto Grosso em Ré maior, op.1 nº 5
Antonio Vivaldi (1678-1741)
La Stravaganza, Concerto para Violino em Lá menor, RV 357
Antonio Vivaldi
Sinfonia para cordas, em Sol maior, Il Coro delle Muse, RV 149
Concerto para Violino, Violoncelo e cordas, em Si bemol maior, RV 547
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Concerto para Violino e cordas, em Sol menor, BWV 1056
Francesco Geminiani (1687-1762)
Concerto Grosso Nº 12, em Ré Maior, La Follia
Apresentação
Do ponto de vista etimológico, a palavra concerto provém de duas raízes diferentes. Por um lado, Consentio cujo um dos sentidos é "entender-se", "estar de acordo", no português actual "consenso". Por outro, Certatio que quer dizer "contenda", "disputa". Da simultaneidade entre o consenso e o confronto nasce o concerto como expressão acabada da união dos contrários, da total harmonia das coisas. Na Itália do período barroco essa ideia foi recriada em palco através do concerto enquanto género musical que opunha uma orquestra de cordas, o tutti ou ripieno, a um pequeno grupo de músicos ou a apenas um solista, respectivamente o concertino e solo. O diálogo estabelecido entre ambos era representativo da própria ideia de perfeição em música, já que nele podíamos sentir a velha concepção grega baseada no mito de Orfeu. Este apaziguava a bestialidade das fúrias dos Infernos através da beleza do seu canto, conseguindo a harmonia a partir do caos onde reinava o constante desacordo.
A Ars violinística do Barroco italiano reveste-se precisamente desse lado órfico/apolíneo da linguagem musical, accionado o jogo de tensões e distensões num constante acordo e confronto entre pares. O resultado é a imanência da agitação pânica da teatralidade barroca imortalizada pela música dos compositores/violinistas italianos, cujas obras ouviremos esta noite. Partindo de Corelli, isto é, da fórmula inicial do género, o concerto grosso que opõe um concertino a um tutti, seremos guiados pela música de Vivaldi até à expressão eloquente de duas figuras maiores do barroco violinístico tardio, Locatelli e Geminiani. Ainda haverá espaço para Bach, numa das tantas homenagens geniais que prestou ao género, nomeadamente o Concerto para violino e cordas, BWV 1056.
Filipe Mesquita de Oliveira
Provavelmente será o grande concerto do ano no distrito de Leiria: é de ir!
Sunday, May 23, 2010
FABIO BIONDI & EUROPA GALANTE REGRESSAM A LISBOA, COM IAN BOSTRIDGE COMO CEREJA NO TOPO DO BOLO
Segunda-Feira . 24 de Maio . 21 horas
Europa Galante
Fabio Biondi (maestro)
Ian Bostridge (tenor)
CICLO DE MÚSICA ANTIGA
Terça-Feira . 25 de Maio . 21 horas
EUROPA GALANTE
FABIO BIONDI (maestro)
Arcangelo Corelli
Concerto Grosso em Ré maior, op. 6 nº 4
Antonio Brioschi
Sinfonia em Ré maior
Pietro Antonio Locatelli
Concerto Grosso em Ré maior, op. 1 nº 5
Antonio Vivaldi
La Stravaganza, Concerto para Violino em Lá menor, RV 357
Sinfonia da ópera Ercole sul Termodonte, RV 710
Concerto para Violino e Violoncelo, em Si bemol maior, RV 547
Concerto para três Violinos, em Fá maior, RV 551
Francesco Geminiani
Concerto Grosso La Follia
Estarão certamente ambos entre os grandes concertos do ano em Portugal. É de ir!