Saturday, May 29, 2010

TEATRO TAPA FUROS APRESENTA-SE EM COIMBRA, NO PORTUGAL DOS PEQUENITOS

A partir de um convite da Fundação Bissaya Barreto, o Teatro TapaFuros apresentará em Coimbra o espectáculo Ciranda - Baú de Lendas, no Portugal dos Pequenitos. Criado para assinalar o 70º aniversário deste prestigiado local, faz parte de uma ampla programação que se encontra disponível no sítio da internet: www.portugaldospequenitos.pt.

«Da pedra sai estória. Histórias de tantos séculos, vozes de há muito tempo… Uma caravana colorida atravessa planícies, montanhas, vales, os cães ladram e a caravana vai passando. Nela vão barbas postiças e baús e capas e espadas. Vão vestidos de cetim e bolas de cristal! Saltimbancos de verbo fácil e olhar solto chegam às praças de vilas e cidades e contam de povos que aqui viveram, amaram, morreram…»

«Ciranda de gentes com lendas que foram plantando neste jardim à beira-mar, espelho d'água a saber a sal, tanta cor de Norte a Sul, de Este às Ilhas. Saltimbancos em ciranda, abrindo baús de lendas estranhas e belas. Correndo um Portugal também de pequenitos: desde Santa Maria da Feira a Beja, passando por encantos de Sintra ou da branca e antiga Lisboa… E o povo junta-se nas praças com olhos de ver e ouvido bem no ar. Com sorriso rasgado a desvendar segredo escondido. Com prazer no Cirandar!


de 1 a 7 de Junho

dias úteis - 14h30

fim-de-semana e feriados - 15h30


«A criação de um conceito de romance lendário guiou-nos na construção de Ciranda, Baú de Lendas. Partindo de lendas cuja origem se perde nas malhas do tempo, criaram-se textos de liberdade, dando asas à imaginação sem, porém, esquecer preciosos conteúdos e ensinamentos ancestrais. Será uma viagem mágica, guiados por povos que em terras lusas foram deixando a sua cultura, o seu imaginário, o espírito que nos molda… Uma Ciranda por tempos e espaços, um Baú de Lendas que abrimos para descobrir Portugal de Pequenitos e graúdos! Cirande connosco!»

Rui Mário

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Encenação / Texto Rui Mário; Música Original/Interpretação Pedro Hilário; Interpretação Flávio Tomé, Rui Mário, Rute Lizardo, Samuel Saraiva; Cenografia/Figurinos Flávio Tomé; Costureira Madalena Henriques; Produção Executiva Luísa Reis; Produção Marco Martin

É de ir!

CUARTETO CASALS INICIA XVIII CISTERMÚSICA, NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA

Inicia-se amanhã o XVIII Cistermúsica, numa ano em que o tema escolhido pela sua direcção artística, mais uma vez da responsabilidade de Alexandre Delgado, foi Música e Literatura. O concerto inaugural do Cistermúsica 2010 será apresentado no domingo, 30 de Maio, às 18 horas, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Em palco estará o excelentíssimo Cuarteto Casals, que regressa ao festival quatro anos após um seu brilhante e inesquecível concerto no Mosteiro de Coz. Neste concerto serão interpretados quartetos de cordas de Béla Bartok, Benjamin Britten e Bedrich Smetana, esperando-se que a actuação do jovem e já consagrado quarteto espanhol volte a encantar o público alcobacense. E eu recordo muito especialmente o encore do seu concerto de há quatro anos em Coz, em que uma sentida interpretação do El Sombrero de Tres Picos, de Manuel de Falla, me mandou literalmente às cordas. Bueníssimo! É de ir e não perder pitada!

Friday, May 28, 2010

DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO, EM ALCOBAÇA

A Câmara Municipal de Alcobaça comemora, este Domingo, 30 de Maio, o DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO. O evento será celebrado anualmente e conta com a colaboração das quatro Corporações de Bombeiros Voluntários: Alcobaça, Benedita, São Martinho do Porto e Pataias. O objectivo principal será homenagear os soldados da paz pelo seu desempenho ao longo do ano, em missões tão importantes como a segurança e o bem-estar das comunidades.

Para além do Simulacro de um Acidente Rodoviário agendado para as 9h30, na Avenida dos Combatentes, o período da tarde está reservado para a cerimónia de entrega dos equipamentos de protecção individual a cada corporação, a partir das 15h00, seguida de um desfile apeado e motorizado das corporações, marcado para as 15h30.


NOTAS IMPORTANTES

Encerramento das ruas ao trânsito da rede viária no dia 30 de Maio:

  • Avenida dos Combatentes – Das 8h30 às 12h00 – Realização do Simulacro
  • Rua Frei António Brandão – Das 14h30 às 16h30 – Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro
  • Da Rua Bernardino Lopes Vieira até à rotunda da Variante da Guarita das: 12h30 às 16h30 - Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro
É de ir!


IV ENCONTRO DE SABERES / PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS, NO FREIXIAL

IV ENCONTRO DE SABERES

PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS

O Museu Etnográfico do Freixial realiza no próximo sábado, 29 de Maio, a partir das 14 horas, o IV Encontro de Saberes, subordinado ao tema “Plantas Aromáticas e Medicinais”, a ter lugar nas instalações do auditório do Rancho Folclórico do Freixial.


A iniciativa, desenvolvida no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Diversidade Biológica, conta com a participação de especialistas, como António Flor, do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros – PNSAC e José Barraca, investigador em matéria de plantas aromáticas e medicinais.

O IV Encontro de Saberes, dirigido ao público escolar, associações e a todos os interessados nas temáticas em debate, pretende facultar uma partilha de saberes relativos à utilização de várias plantas, quer na culinária, quer no uso terapêutico, aliando os conhecimentos mais antigos aos mais modernos.

No final, todos os participantes serão convidados para uma prova de compotas e de infusões quentes e frescas.

As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas através dos seguintes contactos: telefone e fax: 244 745 600, telemóvel: 91 733 501 9 ou por e-mail: rffmuseu@gmail.com.

Museu Etnográfico do Freixial

Rua da Ratôa, n.9

Freixial (Arrabal) . LEIRIA


É de ir!



LOLLYPOP IN WONDERLAND, UM DESFILE DE MODA EM ALCOBAÇA

LOLLYPOP IN WONDERLAND

(DESFILE DE MODA)

Sábado . 29 de Maio . 21h30


Um evento que se realiza duas vezes por ano na cidade de Alcobaça, e que tem como objectivo apresentar

à população do concelho as tendências do mundo da moda

A Praça da República é o local escolhido para a iniciativa.

A entrada é livre

É de ir!

Thursday, May 27, 2010

N.I.P. AO VIVO EM ALPEDRIZ, NO GENESIS BAR

Genesis Bar . Alpedriz
Sábado . 29 de Maio . 23 horas

N.I.P.

N.I.P, é uma banda de covers constituida por musicos muito experientes, tem uma vocalista, Susana, com uma belíssima voz e vão decerto PROPORCIONAL UMA BELA NOITE DE MUITA DIVERSÃO.

Vítor Copa, natural e residente na praia da Nazaré, começou a tocar bateria aos 14 anos, como auto didacta, aos 19 decidiu apostar na formação, e teve a possibilidade de estudar com alguns dos melhores professores residentes em Portugal. Inicialmente com o Professor André Sousa Machado na Escola de Musica da Câmara Municipal da Nazaré, mais tarde com Sertório Calado na Escola de Jazz de Torres Vedras e com Bruno Pedroso na Academia de Alcobaça. Participou em workshops de José Salgueiro, Alexandre Frazão dos guitarristas Mário Delgado, Bruno Santos, Gonçalo Pereira e Luís Moreno, das vocalistas Joana Rios, Marta Hugon e Paula Oliveira. Em 2006 frequentou o curso de uma semana (musicaldas) no conservatório das Caldas da Rainha com o Professor Michael Lauren, acompanhado do guitarrista Pedro Madaleno e o baixista Iury Daniel. Em 2007 teve uma participação com a orquestra do Festival de Jazz da Estremadura sob a orientação do Saxofonista Pedro Moreira. O seu gosto pelo Jazz e música improvisada surgiu quando começou a trabalhar com o excelente professor, maestro e amigo Adelino Mota na Orquestra Juvenil da Nazaré e mais tarde nos combos Meninos da Naza, Nip jazz Version e Mê Quintete. Vítor Copa tocou em vários Festivais de Jazz, como o Festival de Jazz de Seia, JazzMin (Aljustrel), JazzMinde, Jazz do Valado dos Frades, Jazz S.Luis (Lisboa),Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede, Jazz Foncastin (Espanha) e Cangas jazz (Galiza-Espanha). Para além destes Festivais, costuma tocar em bares em todo o distrito de Leiria e não só, com os seus variados projectos. Neste momento realiza trabalhos como freelancer, toca com Nip (soul music, rock dos anos 80), DixieNazaJazzBand (dixieland), Quarteto de jazz da Ama (jazz), cargarlic..s quartet(jazz e musica improvisada), Banda da Coina (Carnaval) Mê Quintet (jazz cantado) e Mê trio (Bossa Nova). Actualmente é professor de educação musical nas escolas primárias do concelho de Alcobaça, dá aulas de bateria na Academia de Música de Alcobaça, na Biblioteca Instrução e Recreio (Valado dos Frades),dá também aulas particulares em sua casa e ainda está inserido num projecto com carácter pedagógico, sob a orientação do professor e maestro Adelino Mota, que se chama Aprender a ouvir Jazz, este projecto conta com o apoio da revista Jazz Portugal e o Festival In Jazz a decorrer neste momento em todo o país.

É de ir!

MAIS UM DIA DE MÚSICA NO DIVÃ, NO PORTO, NA CASA DA MÚSICA

Casa da Música . Porto . Sala 2
Música no Divã
29 de Maio

MÚSICA E PAISAGENS
WORKSHOP
10:00 - 11:30 SALA ENSAIO 1
Conferencista: ALEXANDRE ALVES COSTA arquitecto
ÁLVARO DOMINGUES geógrafo
Moderador: RUI REININHO músico

MÚSICA E CÉREBRO
WORKSHOP
10:00 - 11:30 SALA SUGGIA
Conferencista: STEFAN KOELSCH psicólogo
EMMANUEL NUNES compositor
Moderador: MANUEL LARANJEIRA neurocirurgião

PSICOLOGIA DO INTÉRPRETE
CONFERÊNCIA
11:45 - 13:15 SALA 2
Conferencista: EMILIO POMÀRICO maestro
Comentador: PAULO FERREIRA DE CASTRO musicólogo
Moderador: JÚLIO MACHADO VAZ psiquiatra

DA SAÚDE DAS "ORQUESTRAS"
CONFERÊNCIA E ENCERRAMENTO
15:00 - 17:00 SALA SUGGIA
Conferencista: JOÃO LOBO ANTUNES neurocirurgião
Comentador: RISTO NIEMINEN director artístico
EDWARD SMITH director artístico
Moderador: JÚLIO MACHADO VAZ psiquiatra

Sábado | 29 Maio 2010
18:00, Sala Suggia
O mundo é uma sinfonia
A Terceira Sinfonia de Mahler é um mundo à parte. Escrita para contralto solista, coro feminino, coro infantil e uma orquestra de grandes dimensões, incluindo oito trompas, a sua duração ultrapassa uma hora e meia. Mas o tempo passa depressa perante a prodigiosa imaginação com que Mahler retrata a natureza que nos rodeia relatando o que nos contam as flores, os campos, os animais da floresta, o homem, os sinos da manhã e o amor. Nesta interpretação sob a direcção de Christoph König, é solista a meio-soprano alemã Anke Vondung, um dos nomes mais requisitados do teatro lírico da actualidade.
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO
CORO CASA DA MÚSICA
CORO INFANTIL DO CPO
Christoph König
direcção musical
Anke Vondung meio-soprano

Gustav Mahler Sinfonia nº 3
Absolutamente a não perder!

OS GAMBUZINOS APRESENTAM A MEDEIA DE EURÍPEDES, NA BENEDITA

Centro Cultural Gonçalves Sapinho . Benedita

MEDEIA de Eurípedes

representado pelo grupo de teatro "Os Gambuzinos"

encenação: José Saramago

MEDEIA de Eurípedes

pelo grupo de teatro "Os Gambuzinos"

Sessões:

29 de Maio > 21h30

4 | 5 | 11 | 12 de Junho > 21h30

Local: Grande Auditório

Bilhete: 5€ > normal | 2€ > Estudante

» à venda na bilheteira local

SINOPSE

Eurípedes, dramaturgo da Grécia antiga, constrói o retrato psicológico de Medeia, numa das mais duras e impressionantes tragédias da dramaturgia universal.
Medeia, oscila entre o amor e o ódio e ao ser traída pelo seu esposo Jasão é acometida por uma fúria terrível que a leva a perpetrar uma terrífica e insana vingança.
A recriação poética de Sophia de Mello Breyner Andresen acentua a beleza trágica da peça.

ENCENAÇÃO

José Carlos Saramago

ELENCO

Ana Guilherme

Andreia Pereira

Bruno Fialho

Catarina Gomes

Catarina Serralheiro

Cláudia Almeida

Gazela

Inês Belo

Inês Moreira

Juliana Machado

Leya da Fonseca

Leonor Lemos

Mariana Ferreira

Micaela Bento

Paulo Batista

Rafael Santos

Rita Pereira

Rui Lopes

Sara Vicente

Sofia Serrazina

Tiago Santos

CENÁRIOS | FIGURINOS | GUARDA-ROUPA E ADEREÇOS

Adelina Serralheiro

Dalila Sousa

Helena Fernandes

José Luís Gamanho

Mariana Ferreira

Marisela Marques

MÚSICA

Daniel Machado

DIRECÇÃO DE CORO

Leonor Lemos

Mariana Ferreira

DESENHO DE LUZ

Baltasar Silva

LUZES

Beatriz Serrazina

Maria Petúnia

MULTIMEDIA

Fábio Santos

É de ir!


A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém
COMPANHIA OLGA RORIZ . ORCHESTRUTOPICA . METROPOLITANA
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

“Uma decisão inequívoca.”

Luís Tinoco


“Uma loucura completa.”

Olga Roriz


É em fase de plena maturidade artística que o compositor Luís Tinoco e a coreógrafa Olga Roriz aceitam esta encomenda do CCB. Luís Tinoco propõe-se lançar uma ponte para a música de Stravinsky, e Olga Roriz criará a sua própria Sagração da Primavera, “ritual” quase obrigatório no percurso de um coreógrafo.
29 Mai 2010 - 21:00
30 Mai 2010 - 17:00
2 Jun 2010 - 21:00
3 Jun 2010 - 17:00

M/12 ANOS

GRANDE AUDITÓRIO


A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

Quase um século de Sagração

A Sagração da Primavera é uma das mais importantes obras sinfónicas do século XX. Encerra uma trilogia de bailados (depois de Pássaro de Fogo, em 1910, e Petrushka, em 1911) que Igor Stravinsky compôs para a companhia dos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev. Com a coreografia do famoso bailarino Vaslav Nijinksy, a nova obra, que estreou a 29 de Maio de 1913 em Paris, agitou o mundo da música e da dança. Ainda hoje, a riqueza harmónica e a densidade dos ritmos provoca surpresa ao primeiro contacto.
Também a 29 de Maio, mas 97 anos depois, Luís Tinoco e Olga Roriz estreiam as suas próprias criações, atestando da intemporalidade desta obra seminal. “Sinto que andei sempre a ouvi-la, que esteve sempre comigo, e mantenho um enorme apreço por ela desde a primeira vez que a ouvi” – o interesse de Luís Tinoco pela partitura de Stravinsky vem do tempo de estudante de Composição. Para Olga Roriz, o contacto decisivo com a Sagração da Primavera foi já enquanto coreógrafa, ao assistir à criação de Pina Bausch.
A memória histórica e cultural à volta da composição de Stravinsky é a base de inspiração deste programa. Mas as obras a apresentar nascem de um universo muito pessoal, como Olga Roriz afirma: “A Sagração há-de estar dentro de mim.”

Sobre o que sinto

Duas são, à partida e penso que à chegada, as minhas âncoras nesta peça que, inesperadamente, me proponho, predisponho ou imponho agora criar.

Digo inesperadamente porque ao longo de todo o meu percurso como coreógrafa, e já lá vão 32 anos, a única peça que decididamente nunca quereria coreografar era precisamente “A Sagração da Primavera”.. As razões, até há 3 anos atrás, eram todas elas tão óbvias que nem por um momento me preocupei ou lamentei com essa minha decisão.

E agora aqui estou perante a obra recusada. Perante essa obra assustadoramente maior. No entanto tenho de confessar, talvez com alguma arrogância ou inconsciência, que pouco a pouco me deixa de assustar.
Talvez porque me estou a apaixonar ou já me apaixonei e quando isso me acontece sou imparável e só me tranquilizo quando consumo totalmente esse objecto desejado.

Olga Roriz | 28 de Fevereiro de 2010

Obras em Estreia

Before Spring - a tribute to the Rite

Composição LUÍS TINOCO
Direcção musical CESÁRIO COSTA
ORCHESTRUTOPICA


A Sagração da Primavera

Direcção/Coreografia OLGA RORIZ
Música IGOR STRAVINSKY (1882-1971) A Sagração da Primavera
Interpretação ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
Direcção musical CESÁRIO COSTA
Cenário PEDRO SANTIAGO CAL
Figurinos OLGA RORIZ | PEDRO SANTIAGO CAL
Desenho de Luz CLEMENTE CUBA
Ensaiadora SYLVIA RIJMER
Professores JÁCOME FILIPE | SYLVIA RIJMER | TERESA RANIERI | VÍTOR GARCIA
Assistente da direcção artística LAURA MOURA
Assistente de guarda-roupa, cenografia e adereços MARIA RIBEIRO | MIGUEL JUSTINO
Montagem, afinação e operação de luz DANIEL VERDADES
Costureira FLORINDA BASÍLIO
Director de produção PEDRO QUARESMA
Produtor executivo TERESA BRITO
Intérpretes ADRIANA QUEIROZ | ALBA FERNANDEZ | CARLA WEISSMANN | CATARINA CÂMARA | CHARLOTTE GOESAERT | EUNICE FREITAS | LILIANA GARCIA | MARLENE VILHENA | MARTA LOBATO FARIA | RAFAELA SALVADOR | SÃO CASTRO | BRUNO ALEXANDRE | BRUNO ALVES | FILIPE BARACHO | HUGO GOEPP | HUGO MARTINS | JÁCOME FILIPE | PEDRO SANTIAGO CAL | RICARDO MACHADO | RICARDO TEIXEIRA | YONEL SERANO

Absolutamente imperdível!


A NAIFA, AO VIVO, EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Caldas da Rainha . Grande Auditório
Sábado . 29 de Maio . 21h30
A Naifa

A Naifa é o único grupo português que reveste o fado com uma sonoridade contemporânea, mantendo a coerência e um interesse estético. Depois de um ano de luto, A Naifa volta à luta.

A vontade de continuar a fazer esta música sobrepôs-se à dor da perda e uma nova Naifa nasceu no espectáculo de homenagem a João Aguardela no CCB.

Com Sandra Baptista no baixo e Samuel Palitos na bateria, a semente deixada por João foi lançada de novo à terra e volta a dar frutos.

O reencontro com o público acontecerá já em Maio com a edição de um livro/DVD biográfico dos primeiros quatro anos de carreira e uma digressão nacional que passará por 11 cidades.

O livro retrata o universo d’A Naifa, visto de dentro e de fora - os poemas que deram origem às canções dos três discos e as obras gráficas que fizeram as capas; fotografias de mais de uma centena de espectáculos e os testemunhos do público que, em muitos casos, criou com a banda laços afectivos que se prolongaram muito para além do momento dos concertos.

O DVD contém um filme/concerto, gravado na digressão 2008 e um documentário produzido em 2006.

Para que a memória não se apague e A Naifa continue «a rasgar a vida».

É de ir!

ENA PÁ 2000 GRAVAM CD AO VIVO, EM LISBOA, NO MAXIME

Os Ena Pá 2000 - lendária agremiação musical de rock-enrola - fizeram (finalmente!) 25 anos! Para celebrar esta data histórica, vão editar um CD comemorativo, que além de uma selecção de luxo das suas melhores melodias de sempre, contará com alguns temas originais.
Nos próximos espectáculos da banda – e como ao vivo é que é, e ao vivo é que é bom - vão ser gravadas algumas das novas canções. A primeira destas gravações históricas está marcada para dia 29 de Maio, no não menos histórico (nem menos lendeário) Maxime, o Pavilhão Atlântico da Pr. da Alegria!
Esta é a convocatória oficial para quem queira aparecer com as suas palmas, os seus guinchos e a sua gritaria histérica na gravação de "Traz Um Preservativo Também" (título provisório), um registo magneto-digital que vai ficar para a posteridade, para os nossos tetra-netos. Pretende-se um público tipo Tony Carreira mas em bom, ou melhor: em boas - cultas, intelectual e sexualmente hiper-activas. Sim, porque com a banda de Lello Marmelo tudo pode acontecer, e se a coisa descambar para a orgia - o que é mais que natural - toda e qualquer vibração sexual vai ser captada pela perafernália técnica dos estúdios móveis da editora pioneira que leva avante tão ousado projecto.
Garganta afinada, desinibição total, líbido à solta e predisposição para a pedrada colectiva. Se achas que cumpres estes requisitos, traz um preservativo também. Porque esperas?... Comparece e enrouquece!

sábado . 29 maio . 2010
cabaret maxime . pç. alegria, 58 em lisboa
abertura de portas 22h . espectáculos 23h30 . bilhetes €10

É de ir!

ANTUNES DECLAMA POESIA EM ALQUEIDÃO DA SERRA

Alqueidão da Serra . Auditório junto à Igreja
Sábado . 29 de Maio . 21 horas
Antunes
apresenta pela primeira vez a sua poesia
Antunes
tem também uma exposição de desenho e escultura patente em
Mire de Aire, no Centro de Exposições (antiga igreja local), até 16 de Junho
É de ir!

Wednesday, May 26, 2010

CASA DA MÚSICA COLOCA MÚSICA NO DIVÃ, NO PORTO

Casa da Música . Porto

Sexta-Feira . 28 de Maio . Sala 2 . 11 horas

MÚSICA NO DIVÃ - SESSÃO DE ABERTURA
Júlio Machado Vaz comissário
António Jorge Pacheco, Daniela Coimbra, Rui Pereira, Andrew Bennett organizing committee
João Vaz, Luísa Saraiva assessoria técnica do comissário

11:30 . .Sala Suggia

No contexto do Áustria 2010 e sob a égide de Sigmund Freud, a Casa da Música lança a Conferência "Música no Divã", com a qual pretende contribuir para a aproximação e cruzamento de saberes de diferentes comunidades ligadas às várias vertentes da actividade musical e à investigação científica.

Preço por Conferência/Workshop € 5
Preço conjunto € 20

MÚSICA E PSICANÁLISE
CONFERÊNCIA
11:30 - 13:00 SALA 2
Conferencista: JAIME MILHEIRO psicanalista
Comentador: RUI PEDRO PEREIRA editor de programação
Moderador: JÚLIO MACHADO VAZ psiquiatra

A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO
WORKSHOP
15:00 - 16:30 CYBERMUSICA
Conferencista:
PEDRO BURMESTER músico
RUI MOTA CARDOSO psiquiatra
Moderador: DANIELA COIMBRA psicóloga musical

DROGAS E PREFERÊNCIAS MUSICAIS
WORKSHOP
15:00 - 16:30 SALA 2
Conferencistas: SÉRGIO GODINHO músico
LUÍS FERNANDES psicólogo
Moderador: GABRIELA MOITA psicóloga

O FILHO DE LEOPOLD MOZART
CONFERÊNCIA
16:45 - 18:15 SALA 2
Conferencista: JÚLIO MACHADO VAZ psiquiatra
Comentador: PAULO FERREIRA DE CASTRO musicólogo

Um evento absolutamente imperdível!

Tuesday, May 25, 2010

OS BICHOS - A BIODIVERSIDADE NO TEMPO DOS NOSSOS AVÓS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto OS BICHOS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.

Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com zoologia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de pesca, pastorícia, pecuária, que possam ter sido usados - ou ainda sejam usados - por pescadores, pastores ou produtores de gado nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com as diversas áreas da biologia.
As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido.

Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever-nos para geral@museudaciencia.pt


27 de Maio de 2010 | 15H00

Os parceiros do projecto OS BICHOS reúnem-se na seguinte data, para fazer um balanço do projecto e partilharem com o público as suas descobertas.

Histórias de bichos contadas na madeira
por Maria do Rosário Martins e Maria Arminda Miranda (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra)

O Projecto BioDiversity4All
por Filipe Ribeiro, Luís Tiago Ferreira, Patrícia Tiago e Marcel Dix (BioDiversity4All)

BI da Pomba, pretexto para falar de Ecologia e Evolução


por Ana Isabel Queiroz (IELT) mais...

11 burros caem num estômago vazio


documentário da autoria de Tiago Pereira (em parceria com a AEPG)



As sessões será orientadas por Ana Paula Guimarães (IELT) e Carlota Simões (MCUC) e serão gravadas e editadas para publicação no site Memoria Media .

É de ir!





Monday, May 24, 2010

FABIO BIONDI & EUROPA GALANTE INAUGURAM 28º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA

-28º Festival Música em Leiria-

Quarta-feira . 26 de Maio . 21h30
Teatro José Lúcio da Silva (Leiria)

FABIO BIONDI & EUROPA GALANTE

Fabio Biondi, maestro
Filipe Mesquita de Oliveira, apresentação

Arcangelo Corelli (1653-1713)
Concerto Grosso em Si bemol maior, op.6 nº11

Antonio Brioschi (fl. c. 1725-1750)
Sinfonia em Ré maior

Pietro Antonio Locatelli (1695-1764)
Concerto Grosso em Ré maior, op.1 nº 5

Antonio Vivaldi (1678-1741)
La Stravaganza, Concerto para Violino em Lá menor, RV 357

Antonio Vivaldi
Sinfonia para cordas, em Sol maior, Il Coro delle Muse, RV 149
Concerto para Violino, Violoncelo e cordas, em Si bemol maior, RV 547

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Concerto para Violino e cordas, em Sol menor, BWV 1056

Francesco Geminiani (1687-1762)
Concerto Grosso Nº 12, em Ré Maior, La Follia

Apresentação

Do ponto de vista etimológico, a palavra concerto provém de duas raízes diferentes. Por um lado, Consentio cujo um dos sentidos é "entender-se", "estar de acordo", no português actual "consenso". Por outro, Certatio que quer dizer "contenda", "disputa". Da simultaneidade entre o consenso e o confronto nasce o concerto como expressão acabada da união dos contrários, da total harmonia das coisas. Na Itália do período barroco essa ideia foi recriada em palco através do concerto enquanto género musical que opunha uma orquestra de cordas, o tutti ou ripieno, a um pequeno grupo de músicos ou a apenas um solista, respectivamente o concertino e solo. O diálogo estabelecido entre ambos era representativo da própria ideia de perfeição em música, já que nele podíamos sentir a velha concepção grega baseada no mito de Orfeu. Este apaziguava a bestialidade das fúrias dos Infernos através da beleza do seu canto, conseguindo a harmonia a partir do caos onde reinava o constante desacordo.

A Ars violinística do Barroco italiano reveste-se precisamente desse lado órfico/apolíneo da linguagem musical, accionado o jogo de tensões e distensões num constante acordo e confronto entre pares. O resultado é a imanência da agitação pânica da teatralidade barroca imortalizada pela música dos compositores/violinistas italianos, cujas obras ouviremos esta noite. Partindo de Corelli, isto é, da fórmula inicial do género, o concerto grosso que opõe um concertino a um tutti, seremos guiados pela música de Vivaldi até à expressão eloquente de duas figuras maiores do barroco violinístico tardio, Locatelli e Geminiani. Ainda haverá espaço para Bach, numa das tantas homenagens geniais que prestou ao género, nomeadamente o Concerto para violino e cordas, BWV 1056.

Filipe Mesquita de Oliveira

Provavelmente será o grande concerto do ano no distrito de Leiria: é de ir!

Sunday, May 23, 2010

FABIO BIONDI & EUROPA GALANTE REGRESSAM A LISBOA, COM IAN BOSTRIDGE COMO CEREJA NO TOPO DO BOLO

Fundação Calouste Gulbenkian . Lisboa . Grande Auditório

Segunda-Feira . 24 de Maio . 21 horas

Europa Galante

Fabio Biondi (maestro)

Ian Bostridge (tenor)

CICLO DE MÚSICA ANTIGA

Árias para os «Três Tenores» : Francesco Borosini, Annibale Pio Fabri e John Beard

Terça-Feira . 25 de Maio . 21 horas

EUROPA GALANTE
FABIO BIONDI (maestro)

Arcangelo Corelli
Concerto Grosso em Ré maior, op. 6 nº 4

Antonio Brioschi
Sinfonia em Ré maior

Pietro Antonio Locatelli
Concerto Grosso em Ré maior, op. 1 nº 5

Antonio Vivaldi
La Stravaganza, Concerto para Violino em Lá menor, RV 357
Sinfonia da ópera Ercole sul Termodonte, RV 710
Concerto para Violino e Violoncelo, em Si bemol maior, RV 547
Concerto para três Violinos, em Fá maior, RV 551

Francesco Geminiani
Concerto Grosso La Follia

Estarão certamente ambos entre os grandes concertos do ano em Portugal. É de ir!