Thursday, May 27, 2010

A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA, NO CENTRO CULTURAL DE BELÉM

Centro Cultural de Belém
COMPANHIA OLGA RORIZ . ORCHESTRUTOPICA . METROPOLITANA
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

“Uma decisão inequívoca.”

Luís Tinoco


“Uma loucura completa.”

Olga Roriz


É em fase de plena maturidade artística que o compositor Luís Tinoco e a coreógrafa Olga Roriz aceitam esta encomenda do CCB. Luís Tinoco propõe-se lançar uma ponte para a música de Stravinsky, e Olga Roriz criará a sua própria Sagração da Primavera, “ritual” quase obrigatório no percurso de um coreógrafo.
29 Mai 2010 - 21:00
30 Mai 2010 - 17:00
2 Jun 2010 - 21:00
3 Jun 2010 - 17:00

M/12 ANOS

GRANDE AUDITÓRIO


A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA

Quase um século de Sagração

A Sagração da Primavera é uma das mais importantes obras sinfónicas do século XX. Encerra uma trilogia de bailados (depois de Pássaro de Fogo, em 1910, e Petrushka, em 1911) que Igor Stravinsky compôs para a companhia dos Ballets Russes, de Sergei Diaghilev. Com a coreografia do famoso bailarino Vaslav Nijinksy, a nova obra, que estreou a 29 de Maio de 1913 em Paris, agitou o mundo da música e da dança. Ainda hoje, a riqueza harmónica e a densidade dos ritmos provoca surpresa ao primeiro contacto.
Também a 29 de Maio, mas 97 anos depois, Luís Tinoco e Olga Roriz estreiam as suas próprias criações, atestando da intemporalidade desta obra seminal. “Sinto que andei sempre a ouvi-la, que esteve sempre comigo, e mantenho um enorme apreço por ela desde a primeira vez que a ouvi” – o interesse de Luís Tinoco pela partitura de Stravinsky vem do tempo de estudante de Composição. Para Olga Roriz, o contacto decisivo com a Sagração da Primavera foi já enquanto coreógrafa, ao assistir à criação de Pina Bausch.
A memória histórica e cultural à volta da composição de Stravinsky é a base de inspiração deste programa. Mas as obras a apresentar nascem de um universo muito pessoal, como Olga Roriz afirma: “A Sagração há-de estar dentro de mim.”

Sobre o que sinto

Duas são, à partida e penso que à chegada, as minhas âncoras nesta peça que, inesperadamente, me proponho, predisponho ou imponho agora criar.

Digo inesperadamente porque ao longo de todo o meu percurso como coreógrafa, e já lá vão 32 anos, a única peça que decididamente nunca quereria coreografar era precisamente “A Sagração da Primavera”.. As razões, até há 3 anos atrás, eram todas elas tão óbvias que nem por um momento me preocupei ou lamentei com essa minha decisão.

E agora aqui estou perante a obra recusada. Perante essa obra assustadoramente maior. No entanto tenho de confessar, talvez com alguma arrogância ou inconsciência, que pouco a pouco me deixa de assustar.
Talvez porque me estou a apaixonar ou já me apaixonei e quando isso me acontece sou imparável e só me tranquilizo quando consumo totalmente esse objecto desejado.

Olga Roriz | 28 de Fevereiro de 2010

Obras em Estreia

Before Spring - a tribute to the Rite

Composição LUÍS TINOCO
Direcção musical CESÁRIO COSTA
ORCHESTRUTOPICA


A Sagração da Primavera

Direcção/Coreografia OLGA RORIZ
Música IGOR STRAVINSKY (1882-1971) A Sagração da Primavera
Interpretação ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
Direcção musical CESÁRIO COSTA
Cenário PEDRO SANTIAGO CAL
Figurinos OLGA RORIZ | PEDRO SANTIAGO CAL
Desenho de Luz CLEMENTE CUBA
Ensaiadora SYLVIA RIJMER
Professores JÁCOME FILIPE | SYLVIA RIJMER | TERESA RANIERI | VÍTOR GARCIA
Assistente da direcção artística LAURA MOURA
Assistente de guarda-roupa, cenografia e adereços MARIA RIBEIRO | MIGUEL JUSTINO
Montagem, afinação e operação de luz DANIEL VERDADES
Costureira FLORINDA BASÍLIO
Director de produção PEDRO QUARESMA
Produtor executivo TERESA BRITO
Intérpretes ADRIANA QUEIROZ | ALBA FERNANDEZ | CARLA WEISSMANN | CATARINA CÂMARA | CHARLOTTE GOESAERT | EUNICE FREITAS | LILIANA GARCIA | MARLENE VILHENA | MARTA LOBATO FARIA | RAFAELA SALVADOR | SÃO CASTRO | BRUNO ALEXANDRE | BRUNO ALVES | FILIPE BARACHO | HUGO GOEPP | HUGO MARTINS | JÁCOME FILIPE | PEDRO SANTIAGO CAL | RICARDO MACHADO | RICARDO TEIXEIRA | YONEL SERANO

Absolutamente imperdível!


No comments: