Tuesday, May 25, 2010

OS BICHOS - A BIODIVERSIDADE NO TEMPO DOS NOSSOS AVÓS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

No âmbito do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto OS BICHOS, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.

Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com zoologia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de pesca, pastorícia, pecuária, que possam ter sido usados - ou ainda sejam usados - por pescadores, pastores ou produtores de gado nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com as diversas áreas da biologia.
As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido.

Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever-nos para geral@museudaciencia.pt


27 de Maio de 2010 | 15H00

Os parceiros do projecto OS BICHOS reúnem-se na seguinte data, para fazer um balanço do projecto e partilharem com o público as suas descobertas.

Histórias de bichos contadas na madeira
por Maria do Rosário Martins e Maria Arminda Miranda (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra)

O Projecto BioDiversity4All
por Filipe Ribeiro, Luís Tiago Ferreira, Patrícia Tiago e Marcel Dix (BioDiversity4All)

BI da Pomba, pretexto para falar de Ecologia e Evolução


por Ana Isabel Queiroz (IELT) mais...

11 burros caem num estômago vazio


documentário da autoria de Tiago Pereira (em parceria com a AEPG)



As sessões será orientadas por Ana Paula Guimarães (IELT) e Carlota Simões (MCUC) e serão gravadas e editadas para publicação no site Memoria Media .

É de ir!





No comments: