Saturday, October 20, 2007
PERITOS INTERNACIONAIS DEBATEM NOVOS DESAFIOS DA BIOLOGIA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
sociedade e política, após dois dias de discussão. Especialistas americanos, europeus e dos países do hemisfério sul reúnem-se a 22 e 23 de Outubro, em Coimbra, com o objectivo de partilhar experiências e conhecimentos e de antecipar a biologia do futuro, numa análise das respostas emergentes e das possíveis consequências do trabalho actual dos biólogos.
“Como é que faz sentido falar em medicamentos específicos para uso específico a pacientes de
determinadas raças (com o BiDil, um fármaco desenvolvido para afro-americanos nos EUA) se o
Genoma humano nos disse ser incapaz de distinguir raças?”. Eis uma das reflexões sobre as quais os participantes do congresso se vão debruçar. O colóquio pretende assim focar os recentes avanços na investigação biomédica, mas não apenas.
“Vamos discutir não só novos tipos potenciais de intervenções em Medicina (relativa ao uso de
células estaminais ou ao uso da genómica e proteómica para prever a incidência de doenças e
criar medicamentos específicos para diferentes pessoas, por exemplo), mas também como essas
aplicações estão a ser pensadas ao nível das relações de investigadores com companhias
farmacêuticas e prestadores de cuidados, e destes com saberes tradicionais”, esclarece João
Ramalho, membro do Centro de Neurociências e Biologia Celular e coordenador do projecto.
O Projecto Genoma Humano (que permitiu estabelecer um mapa genético do organismo humano e que procura obter a sequenciação de todos os genes humanos) favoreceu a melhoria dos diagnósticos, a optimização dos tratamentos terapêuticos e da prevenção, assim como muitos avanços tecnológicos no domínio da genética. Surgem muitos estudos promissores que criaram esperanças, mas também incertezas e preocupações no domínio das ciências da vida.
Vão estar presentes durante as reflexões do grupo de trabalho Anne Fausto-Sterling (Brown
University, Estados Unidos), Adele Clarke (University of California, San Francisco, Estados
Unidos), Ana Soto, Carlos Sonnenschein (Tufts University, Estados Unidos), Vololona Rabeharisoa (Centre de Sociologie de l'Innovation, França), Carlos Machado de Freitas (Fundação Oswaldo Cruz - Brasil) e Jorge Sequeiros (Instituto de Biologia Molecular e Celular, Portugal).
A palestra insere-se no ciclo "Ciências da Vida e Sociedade: Desafios da Era Pós-Genómica" que,
segundo a organização, visa a “criação dum fórum que traga para um mesmo espaço cientistas
dessa área e das ciências sociais e humanas numa discussão aberta, intensiva e transdisciplinar
sobre alguns dos novos desafios que estão a emergir na papel da biologia no século XXI”.
O ciclo compõe-se de três encontros fechados com vários participantes convidados, cada um
deles seguido de um colóquio em que os assuntos neles abordados e as suas conclusões retiradas
serão partilhados com o público geral. As duas próximas sessões subordinadas aos temas “A
mercadorização da vida, saúde e ambiente: desafios e respostas” e “Redesenhando a vida
humana: reprodução medicamente assistida, células estaminais e genética” estão agendadas
para Fevereiro e Maio de 2008, antes da publicação das comunicações e dos relatórios dos
debates em livro. O evento conta com o apoio do Museu da Ciência, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do British Council e da Fundação Calouste Gulbenkian e deve ser mesmo muito útil e interessante!
MAL VISTOS: VISÕES ÚTEIS EM CENA, NO PORTO, NO TEATRO HELENA SÁ DA COSTA
Friday, October 19, 2007
O TEATRÃO EM LISBOA, NO TEATRO DA COMUNA
Thursday, October 18, 2007
SALZBURG SOLISTEN ACTUAM NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA NO PRÓXIMO DOMINGO
SÍTIO DO CEFALÓPODE DESPEDE-SE DA ENCOSTA DO CASTELO DE S. JORGE E DEIXA APELO PÚBLICO ÀS AUTORIDADES (IN)COMPETENTES
Nesta sua despedida da encosta do Castelo de S. Jorge os responsáveis pelo Sítio do Cefalópode prometem ontinuar a organizar actividades culturais com a sua marca, em vários sítios de Lisboa... e do país, aproveitando também para fazer um apelo público às autoridades (in)competentes que de uma maneira ou outra nos continuam a (des)governar. Com um enormíssimo abraço de saudação tomamos a liberdade de seguidamente reproduzir esse apelo do Sítio do Cefalópode:
Por uma cidade com mobilidade!
"Deixamos um apelo público às autoridades (in)competentes, para que melhorem a acessibilidade aos bairros históricos, nomeadamente ao Castelo e Alfama, ou pelo menos que reponham a pouca que existia antes. A falta de circulação veio prejudicar gravemente a formação de públicos e o desenvolvimento cultural nestas zonas antigas; todo o comércio local ficou muito afectado e a qualidade de vida das pessoas piorou.
Não basta fechar um bairro nem é legítimo fazê-lo, muito menos quando essa medida é aplicada de forma autista e prepotente, e não é acompanhada por um plano para reparar o consequente impacto sobre a acessibilidade ao bairro e enfim sobre a vida do bairro e das pessoas. Os parqueamentos continuam escassos, aliás, é quase impossível estacionar; não foi criada sequer uma praça de táxis que sirva a zona; os transportes públicos são altamente insuficientes e não foram aumentados; não foi criada uma carreira nocturna (o último eléctrico é às 23 horas)... Enfim, uma medida desenquadrada, uma total irresponsabilidade política! Esperemos que a recente mudança camarária traga uma mudança de atitude em relação ao problema da acessibilidade aos bairros antigos".
Até à próxima, caros cefalópodes! Voltem sempre!
Wednesday, October 17, 2007
LIVRARIA ARQUIVO PROMOVE WORKSHOP -CRIAÇÃO DE PROJECTOS CULTURAIS-, EM LEIRIA
Objectivos: Dotar os participantes de metodologias e ferramentas apropriadas para a elaboração de projectos culturais, privilegiando-se o saber-fazer através de exercícios práticos, acompanhados pela componente teórica necessária.
Destinatários:Responsáveis de organizações e instituições culturais públicas ou privadas: Associações, Cooperativas, Fundações, Câmaras Municipais, etc. Todas as pessoas interessadas em desenvolver projectos sustentáveis em diversas áreas/sectores. Salientamos a versatilidade desta formação em termos de idades, sendo adequada tanto para jovens, como para adultos ou seniores.
Conteúdos: - Apresentação/Introdução O que é um projecto? Fases e tarefas de um projecto O guião para o desenho de projectos culturais Fase emergente: as ideias e vontades iniciais-brainstorming Contextualização do projecto: finalidades;
- Análise da dinâmica territorial Análise da dinâmica sectorial Enquadramento no contexto das políticas e práticas culturais Análise interna da organização Diagnóstico;- Definição do projecto destinatários/públicos da cultura Conteúdos Objectivos e critérios de avaliação;- Estratégias Actividades Financiamento Produção do projecto Planificação da produção;- Estrutura organizacional e equipa Marketing e Comunicação Infra-estruturas e meios técnicos Aspectos jurídicos;
- Orçamentação e financiamento Gestão da qualidade Avaliação/Revisão Ferramentas para gestão de projectos: Excel e Ms Project.
Horário:Sábado : 10h às 13H 14h às 18hDomingo:10h às 13H 14h às 18h
Carga Horária:14 horas (2 sessões de 7 horas cada)
Número de vagas: 20
Data limite das inscrições: 22 de Outubro
Preço: 100,00 euros
Será entregue um certificado de frequência.A realização do curso está condicionada a um número mínimo de 10 participantes. Caso não se atinja este numero o valor da inscrição será devolvido na totalidade até ao prazo máximo de oito dias após a data prevista para a sua realização.
Rui Matoso é gestor e programador cultural, autor de diversos ensaios e artigos sobre arte e cultura, é director da revista Espaço Público editada pela Cooperativa de Comunicação e Cultura, onde vem programando diversas actividades. É membro da direcção da Associação Agostinho da Silva onde coordena o projecto Portal Agostinho da Silva, um pensamento a descobrir!. Cursa o Mestrado Práticas Culturais para Municípios, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo anteriormente realizado uma formação avançada (pós-graduação) em Gestão Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (CAP).
Só podemos escrever que valerá certamente a pena frequentar este workshop! Vale?
Tuesday, October 16, 2007
MOSCOW PIANO QUARTET ACTUA SEXTA-FEIRA EM COZ
1ª Parte- Ludwig Van Beethoven: Grave - Allegro ma non troppo do Quarteto com Piano op. 16 bis (1810), Gustav Mahler: Quarteto com Piano (1878), Alfred Schnitke: Quarteto com Piano (1988), Robert Schumann: Andante cantabile do Quarteto com Piano op. 47 (1842), Johannes Brahms: Scherzo do Quarteto com Piano nº 2 op. 26 (1861). 2ª Parte- Joly Braga Santos: Quarteto com Piano op. 26 (1957), Serguei Taneiev: Adagio piu tosto largo do Quarteto com Piano op. 20 (1905), Joaquin Turina: Vivo do Quarteto em l· menor op. 67 (1932), Eduard Napravnik: Allegro risoluto do Quarteto com Piano op. 42 (1882).
Apenas pode esperar-se um espectáculo em que tudo corra bem, sendo também para isso essencial que o público chegue a horas, desligue os telemóveis durante o concerto e não se ponha a desenrolar papéis de rebuçado durante o espectáculo, que será repetido, no sábado, às 18 horas, no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias. É de ir!
Monday, October 15, 2007
GALERIA DO CRÉDITO AGRÍCOLA DE ALCOBAÇA APRESENTA EXPOSIÇÃO DE PAULA TERESA
REGULAMENTO DO PRADBA 2007 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL EM INGLÊS
PROGRAMA PONTOS CARDEAIS DO PORTO CANAL EMITE REPORTAGEM SOBRE CONCELHO DE ALCOBAÇA
Essa reportagem foi um trabalho elaborado pela produtora de programas televisivos Zoomvídeo e apenas esperamos que tenha mais novidades e mais interesse que a emissão ontem à noite apresentada na RTP 2 por José Hermano Saraiva...
FASCINANTE CANTORA NORTE-AMERICANA LISA DOLBY ACTUA EM LISBOA, NO MAXIME
O Cabaret Maxime recebe na noite de quinta-feira, 19 de Outubro, a fascinante estrela internacional Lisa Doby, cantora americana que recusa ser ligada ao R&B e ao Hip-Hop por causa da cor da pele. Artista de voz poderosa, Lisa canta num universo vasto de referências que vão dos Genesis aos Beatles, passando pelos Police – curiosamente, influências “brancas” que Lisa torna “negras” com a sua voz possante e segura, algures entre uma Joan Armatrading e uma Tracy Chapman. Lisa encontra-se a meio da tournée europeia de promoção ao seu último CD “Free 2 Be”, gravado em França e refinado pela mão dos produtores John Burns (Genesis, Jethro Tull), e Ian Caple (Tricky, Jaques Higelin). Algumas dessas canções podem ser escutadas em lisadoby.com/music.html O percurso musical de Lisa começou pelo gospel na sua Carolina do Norte natal. Depois aprendeu violino e trompete e passou por várias bandas até chegar à Europa e aos grandes palcos, integrando os coros numa digressão de 18 meses com Patricia Kaas. Lisa partilhou também palcos com Seeed, Lucky Peterson, Solomon Burke, Joe Cocker, e já como primeira figura, abriu a última digressão de Ray Charles. Não é todos os dias que um artista deste gabarito pisa palcos nacionais trazendo tão boa música. Obrigatório reservar a noite de 19 de Outubro para ouvir e ver bem de perto a grande Lisa Doby: é imesmo mperdível!
VERT APRESENTA SOME BEANS & AN OCTUPUS EM PORTUGAL
ESTUDO SOBRE MULHERES QUE REALIZARAM INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DE GRAVIDEZ
CONSERVATÓRIO REGIONAL DE PALMELA ABRIU INSCRIÇÕES PARA O PRÓXIMO ANO LECTIVO
![]() | ||
Conservatório Regional de Palmela
HÁ MÚSICA NA VILA INSCRIÇÕES ABERTAS
Professores altamente especializados Para mais informações e inscrições.: 212350235 | crp@sfh.pt ou geral@sfh.pt |