Thursday, October 18, 2007

SÍTIO DO CEFALÓPODE DESPEDE-SE DA ENCOSTA DO CASTELO DE S. JORGE E DEIXA APELO PÚBLICO ÀS AUTORIDADES (IN)COMPETENTES

Pois é. O Sítio do Cefalópode vai despedir-se da encosta do Castelo de S. Jorge, em Lisboa. É pena. Durante o tempo em que ali abriu as suas portas ao público o Sítio do Cefalópode foi muito mais que um bar, afirmando-se claramente como um local de cultura. O Sítio do Cefalópode organiza a sua Festa de Despedida do Castelo, durante as noites da próxima sexta-feira, 19 de Outubro, e sábado, 20 de Outubro, a partir da 23 horas, em duas noites marcadas pela presença e participação de vários live acts, vários dj's e mais uma das suas implacáveis jam sessions free style. É claro que a coisa vai ser mesmo em grande, tal como eles inteiramente merecem!
Nesta sua despedida da encosta do Castelo de S. Jorge os responsáveis pelo Sítio do Cefalópode prometem
ontinuar a organizar actividades culturais com a sua marca, em vários sítios de Lisboa... e do país, aproveitando também para fazer um apelo público às autoridades (in)competentes que de uma maneira ou outra nos continuam a (des)governar. Com um enormíssimo abraço de saudação tomamos a liberdade de seguidamente reproduzir esse apelo do Sítio do Cefalópode:
Por uma cidade com mobilidade!
"Deixamos um apelo público às autoridades (in)competentes, para que melhorem a acessibilidade aos bairros históricos, nomeadamente ao Castelo e Alfama, ou pelo menos que reponham a pouca que existia antes. A falta de circulação veio prejudicar gravemente a formação de públicos e o desenvolvimento cultural nestas zonas antigas; todo o comércio local ficou muito afectado e a qualidade de vida das pessoas piorou.
Não basta fechar um bairro nem é legítimo fazê-lo, muito menos quando essa medida é aplicada de forma autista e prepotente, e não é acompanhada por um plano para reparar o consequente impacto sobre a acessibilidade ao bairro e enfim sobre a vida do bairro e das pessoas. Os parqueamentos continuam escassos, aliás, é quase impossível estacionar; não foi criada sequer uma praça de táxis que sirva a zona; os transportes públicos são altamente insuficientes e não foram aumentados; não foi criada uma carreira nocturna (o último eléctrico é às 23 horas)... Enfim, uma medida desenquadrada, uma total irresponsabilidade política! Esperemos que a recente mudança camarária traga uma mudança de atitude em relação ao problema da acessibilidade aos bairros antigos".
Até à próxima, caros cefalópodes! Voltem sempre!

No comments: