Friday, September 22, 2006

NEW KIDS ON THE BLOG!

Tive hoje conhecimento de um novo e interessante blogue alcobacense. O seu endereço é http://50anos.blogspot.com e é o blogue oficial do evento "Portugal- 50 Anos de Ciclismo", que pretende ser uma "merecida homenagem às maiores lendas vivas do ciclismo português". Ao leme do referido blogue está o meu amigo Timóteo de Matos, Presidente da Assembleia Geral do Alcobaça Clube de Ciclismo e Coordenador da Comissão Organizadora daquele evento. Devo confessar que nunca fui grande ciclista e que a minha amizade com o Timóteo tem muito mais a ver com corridas musicais do que com corridas de bicicleta... Contudo, não posso deixar de aqui referir que este novo blogue é o blogue com mais pedalada da blogosfera alcobacense!

ORQUESTRA GULBENKIAN INAUGURA FESTIVAL MÚSICA VIVA 2006

Se existem eventos que este blogue aprecia muito especialmente, um deles é, sem margem para quaisquer dúvidas, o Festival Música Viva 2006, que a partir de amanhã, sábado, 23 de Setembro, inicia a sua 12ª edição. Mais uma vez, o festival decorrerá com uma programação delineada pelo seu fundador e director artístico, Miguel Azguime, assumindo em termos de subintitulação as vertentes Intersecção de Novas Linguagens e Estéticas Musicais/ Metamorfoses da Criação Musical Contemporânea. Pretendendo "mais uma vez afirmar a vitalidade e a diversidade da criação musical contemporânea", o Festival Música Viva voltará nesta sua edição evidenciar as particularidades que o têm desde sempre dignificado e distinguido a nível nacional, não só pela sua marcada e marcante opção pela divulgação da música culta contenporânea, dando-nos a conhecer notáveis e inéditas produções musicais da segunda metade do século XX e do início do século XXI, mas também, e muito essencialmente pelo facto de aliar a nova criação musical contemporânea nacional à dos importantes vultos mundiais que desde o seu primeiro ano de realização tem trazido a Portugal. É claro que o "gosto musical" do Nas Faldas da Serra é muitíssimo coincidente com proposto por Miguel Azguime e pelos seus companheiros na organição de um dos mais relevantes festivais de música portugueses e que este blogue vai acompanhar muito dedicadamente a sua edição deste ano.
O concerto inaugural do Música Viva 2006 será então apresentado no sábado, 23 de Setembro, a partir das 21 horas, em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, que este blogue considera ser o melhor que existe no nosso país. Sem espinhas! Em palco estará a Orquestra Gulbenkian, que na primeira parte daquele concerto será dirigida pelo Maestro Pedro Pinto Figueiredo. Nela serão interpretadas as composições Clepsidra, de Carlos Caires; Peça Para Cordas, de Pedro M. Rocha; e Ramifications, de Gyorgy Ligeti, a segunda das quais em estreia mundial. Na segunda parte deste concerto inaugural do Festival Música Viva 2006, a Orquestra Guklbenkian será dirigida pelo Maestro Pedro Amaral, na interpretação de Trans, de Karlheinz Stockhausen, que será interpretada em estreia nacional.
A música culta contemporânea não morde, antes pelo contrário, e este espectáculo será certamente uma inauguração à altura dos pergaminhos de um dos raros festivais de música portugueses que continua a manifestar uma vincada e interessante personalidade. É mesmo a não perder!

Thursday, September 21, 2006

X-WIFE REGRESSAM À CLÍNICA MAIS FAMOSA DE ALCOBAÇA, SEXTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO, À MEIA-NOITE!

O s X-Wife não estão doentes. Antes pelo contrário! A clínica mais famosa de Alcobaça não é um hospital. Nem um centro de saúde. Os X-Wife, segundo alguns, são a melhor banda portuguesa de rock do momento. O Clinic é o bar alcobacense que restaurou e requalificou em Alcobaça um histórico posicionamento do Bar Ben dos anos 1990. O de apresentar regularmente espectáculos com os agrupamentos mais renovadores e interessantes da área pop/rock nacional. Os X-Wife regressam a Alcobaça, e ao palco do Clinic, na noite de sexta-feira, 22 de Setembro, para apresentar o seu novo trabalho discográfico. Que, muito curiosamente, até inclui um tema chamado Clinic. Que até consta ter tido origem num dos seus ensaios para um espectáculo no Clinic... Essa é boa, não é? A coisa promete. É mais uma noite a não perder... No Clinic, que fica bem no centro de Alcobaça!
Já agora, a festa continua, de um modo diferente, na noite de sábado, 23 de Setembro, com um Dj/Set pela dupla Rádio Piratas. Ninguém sabe quem são. Utilizam pseudónimos como Jan, Leo e Inspector Roc. Há quem afiance que eles até são cá da terra... E se chamam Nuno Gonçalves e David Mariano... Acompanhados por um tal Francisco Rocha... A única coisa que prometem é não deixar ninguém descansar enquanto estiverem a praticar o seu vício preferido. Apresentar Dj/Sets! Podia-lhes ter dado para pior...
Não faltem !

Tuesday, September 19, 2006

ENSEMBLE JER, A MAIS FAMOSA ORQUESTRA DE PLÁSTICO DA PENÍNSULA IBÉRICA, VAI INTERPRETAR STEVE REICH AO VIVO, EM LISBOA

Vai decorrer em Lisboa, entre 21 e 30 deste mesinho de Setembro de 2006, a Luzboa/Bienal Internacional da Luz. Logo na sua inauguração, na noite da próxima 5ª feira, 21 de Setembro, aquele evento vai apresentar em palco a mais famosa orquestra de plásticos da Península Ibérica, o lisboeta Ensemble JER, liderado pelo inalienável José Eduardo Rocha, nele apoiado pelos seus fiéis e não menos impagáveis comparsas Nuno Morão, Paulo Guia, Susana Ribeiro e Vasco Lourenço. Este agrupamento evidencia-se desde há alguns anos pelo engenho e criatividade na interpretação de música culta contemporâena em instrumentos de plástico e a verdade é que os seus espectáculos se tornam sempre inesquecíveis. Nesta sua performance, o Ensemble JER actuará a partir das 20 horas no Largo do Teatro Nacional de S. Carlos, nos Jardins do Príncipe Real e no Largo das Portas do Sol, podendo-se apenas aqui adiantar que aquela inimitável Orquestra de Plásticos de Lisboa premiará naquela noite os lisboetas com inesquecíveis interpretações de duas composições do norte-americano Steve Reich: Music For Pieces of Wood e Clapping Music. O espectáculo intitula-se Reich de Luxe e o mínimo que aqui poderei escrever é que será mesmo uma performance de luxo! Depois não digam que não foram aqui avisados...